Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 17, Número: 37, Publicado: 2007
  • Construindo saberes em Psicologia: a teia do conhecimento e o tempo da travessia Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Preparação psicológica para admissão hospitalar de crianças: uma breve revisão Pesquisas Teóricas

    Doca, Fernanda Nascimento Pereira; Costa Junior, Áderson Luiz

    Resumo em Português:

    A preparação psicológica constitui uma ampla modalidade de intervenção, que inclui diferentes procedimentos e técnicas, recomendadas por pesquisadores em psicologia da saúde e da psicologia pediátrica para uso com pacientes e familiares expostos a condições potencialmente estressantes. Entre os benefícios apontados consta a redução de efeitos aversivos associados à experiência de hospitalização, o aumento dos índices de adesão ao tratamento e o desenvolvimento de estratégias mais eficientes de enfrentamento. No entanto, observa-se que a literatura ainda não dispõe de uma sistematização metodológica suficiente que permita apontar relações funcionais precisas entre intervenção e efeitos. Este trabalho tem por objetivo efetuar uma revisão bibliográfica sobre o tema da preparação psicológica para hospitalização da criança, destacando princípios metodológicos que envolvem o planejamento e a execução da intervenção e propor, também, um modelo de programa de preparação psicológica para admissão hospitalar infantil.

    Resumo em Espanhol:

    La preparación psicológica constituye una amplia modalidad de intervención, que incluye distintos procedimientos y técnicas, recomendadas por investigadores en psicología de la salud y de la psicología pediátrica para uso con pacientes y familiares expuestos a condiciones potenciales de estrés. Entre los beneficios señalados están la reducción de los efectos de aversión asociados a la experiencia de hospitalización, el aumento de los índices de adhesión al tratamiento y el desarrollo de estrategias más eficientes de afrontamiento. Sin embargo, se nota que la literatura todavía no dispone de una sistematización metodológica suficiente que permita apuntar relaciones funcionales bien delimitadas entre intervención y efectos. Este estudio se propone a realizar un repaso bibliográfico acerca del tema de preparación psicológica para la hospitalización de niños, subrayando principios teóricos y metodológicos que incluyen el planeamiento y la realización de la intervención y propone también un modelo de programa de preparación psicológica para admisión hospitalaria infantil.

    Resumo em Inglês:

    The psychological preparation for hospital admission in children constitutes an intervention modality, that includes different procedures and techniques, recommended by professionals of health and pediatric psychology to be used with patients and families exposed to potentially stressing conditions. Some benfits may be highlighted as reduction of the stress effect associated to the hospitalization experience, increased adherence to the treatment and the development of better coping strategies to face the treatment. However, the literature still doesn't have a systematic methodology that would help to understand the functional relationship between intervention and effects. This study contains a bibliographical revision about the psychological preparation for hospitalization, points out some methodological principles involved in the intervention planning and execution, and proposes a psychological preparation model program for pediatric hospital admissions.
  • Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos Pesquisas Teóricas

    Barbosa, Heloiza Helena de Jesus

    Resumo em Português:

    A presente revisão tem o objetivo de analisar o que estudos acadêmicos e experimentais têm revelado sobre os processos cognitivos de desenvolvimento envolvidos na conceituação de número pela criança. Presentemente, dois grupos de orientações teóricas opostas têm argumentado sobre a natureza da habilidade numérica das crianças. Apesar de inconcluso o debate, estudos revistos neste artigo parecem apontar para a existência de uma interconexão entre conceitos e procedimentos no processo de construção do sentido de número. Veremos, também, como a qualidade do sentido de número construído pelas crianças pode estar relacionada com o desempenho acadêmico na área da matemática.

    Resumo em Espanhol:

    La revisión presentada se ocupa de analizar qué nos revelan los estudios académicos y experimentales sobre procesos cognitivos de desarrollo implicados en la conceptuación de número hecha por los niños. Presentemente, dos grupos de orientaciones teóricas opuestas han argumentado sobre la naturaleza de la habilidad numérica de los niños. Aunque el debate esté todavía abierto, investigaciones revistas en este artículo parecen apuntar para la existencia de una interconexión entre conceptos y procedimientos en el proceso de construcción de sentido de número. Veremos, también, como la calidad del sentido de número construido por niños puede estar relacionada con su desempeño académico en matemática.

    Resumo em Inglês:

    The present review describes what academic and experimental studies in mathematics have revealed about cognitive processes in young children's numerical abilities. Currently, two groups with opposite theoretical approaches are discussing the nature of children's numerical abilities. Although the debate is far from being conclusive, the studies revised in this article seem to indicate that there is a dynamic interconnection between concepts and procedures in the process of constructing the sense of number. In addition, it is discussed how the quality of the number sense constructed by the child might be connected with his/her school math achievement.
  • "A querela dos direitos": loucos, doentes mentais e portadores de transtornos e sofrimentos mentais Pesquisas Teóricas

    De Tilio, Rafael

    Resumo em Português:

    Implementar e garantir direitos básicos aos portadores de sofrimento mental são necessidades que a reforma psiquiátrica exigiu. Mas, se em tese estes são considerados sujeitos-de-direito, os códigos legislativos brasileiros ainda os qualificam como incapazes e periculosos. Pretendeu-se, através de leituras da produção científica da área, destacar concepções e práticas sobre a loucura desde a Antigüidade até os atuais conflitos entre as concepções reformistas e os Códigos Civil e Penal brasileiros. Como conclusão atenta-se à necessidade de se formarem profissionais cientes desses conflitos e dispostos a lutar pela reestruturação dos códigos e das práticas como maneira de efetivar os direitos desses cidadãos.

    Resumo em Espanhol:

    Implementar y garantizar derechos básicos a los portadores de sufrimiento mental son necesidad que la reforma psiquiátrica exigió. Más si supone que estos sean considerados sujetos de derecho, los códigos criminales y civiles brasileños todavía los califican incapaces y peligrosos. Pretendió a través de lecturas de la producción científica en la área, destacar las concepciones y practicas sobre la locura desde de la Antigüedad hasta los actuales conflictos entre las concepciones reformistas y los códigos civil y penal brasileño. Como conclusión atentamos a la necesidad de formación de profesionales críticos de los conflictos y dispuestos a luchar por la reestructuración de los códigos y de las prácticas como forma de implantar los derechos de dichos ciudadanos.

    Resumo em Inglês:

    To implement and to guarantee basic rights to the sufferers of mental disorders are some of conditions required by the psychiatric reform . Although considered citizens-with rights , the brazilian criminal and civil codes still consider them incapable and dangerous. By consulting specific literature on the subject, it was possible to highlight concepts and practices about insanity since the Antiquity up to the actual conflicts between reform formulations and the Brazilian Civil and Criminal codes. In conclusion we call attention to the increasing necessity of training professionals aware of these conflicts and willing to fight for the reformulation of codes and practices as to assure the rights of these citizens.
  • A persuasão e o dinamismo psíquico em sermões de Antônio Vieira Pesquisas Teóricas

    Gontijo, Sandro Rodrigues; Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    Dentro de uma história dos saberes psicológicos desenvolvida no Brasil, identificam-se várias origens e influências, dentre elas uma rica herança colonial. No século XVII, o tema da persuasão é produtivamente explorado pela oratória religiosa da época, mais especificamente a dos jesuítas - ordem religiosa de influência marcante no Brasil - a qual pertence o Pe. Antônio Vieira. Essa oratória proporciona um modelo explicativo do "psiquismo" humano, além de propor um mecanismo de intervenção neste, através da palavra, pelo uso da retórica aristotélica. Busca-se averiguar de que maneira Vieira articula em seus sermões os recursos retóricos para intervir no universo "psíquico" dos ouvintes e conseguir a persuasão, bem como evidenciar a psicologia filosófica dos jesuítas que o fundamenta. Pode-se também, compreender um pouco mais sobre a visão de homem estabelecida no período.

    Resumo em Espanhol:

    Podemos identificar dentro de una historia de los saberes psicológicos desenvuelta en Brasil, varios orígenes e influencias, entre ellos una rica herencia colonial. En el siglo XVII, el tema de la persuasión es productivamente explorado por la oratoria religiosa de la época, mas específicamente la de los jesuitas - orden religiosa de grande influencia en Brasil - a la cual pertenece el Padre Antônio Vieira. Esa oratoria proporciona un modelo explicativo del "psiquismo" humano, además de proponer un mecanismo de intervención en éste, a través de la palabra, por el uso de la retórica aristotélica. Buscase averiguar de qué manera Vieira articula en sus sermones los recursos retóricos para intervenir en el universo "psíquico" de los oyentes y conseguir la persuasión, bien como evidenciar la psicología filosófica de los jesuitas que lo fundamenta. Pódese también, comprender un poco mas sobre la visión del hombre establecida en el período.

    Resumo em Inglês:

    Various origins and influences may be identified within the history of psychological knowledge developed in Brazil, among them a rich colonial inheritance. The theme persuasion was productively explored in the 17th century by the religious oratory of the time, more specifically that of the Jesuits - a religious order of remarkable influence in Brazil - to which Father Antonio Vieira belonged to. This oratory provides an explanatory model for human "psychism", besides proposing that it should be intervened by a mechanism using Aristotle's rhetoric through words. It is sought to verify in which way Vieira articulates rhetoric resources in his sermons in order to intervene in the "psychic" universe of the listeners and obtain persuasion, as well as to evidence the presence of the Jesuit philosophical psychology in these sermons. One may also understand some more about the vision of man as established in that period.
  • A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire Pesquisas Teóricas

    Oliveira, Paulo César de; Carvalho, Patricia de

    Resumo em Português:

    Esse estudo trata a questão da intencionalidade da consciência no processo educativo. O objetivo é mostrar que a conscientização, finalidade última da educação, somente é alcançada mediante a consciência de que o homem está no mundo e com o mundo. A metodologia utilizada consistiu na análise de algumas obras de Paulo Freire que nos permitiram perceber que é, justamente, na praxis, que o homem toma consciência. A esse processo dá-se o nome de "conscientização". Percebeu-se, nesse estudo, que existe uma relação de profunda dependência entre o processo de conscientização, o processo educacional e o processo concreto de libertação do homem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio ocupa de la cuestión de la intencionalidad de la consciencia en el proceso educativo. El objetivo es demostrar que concienciar, finalidad última de la educación, es alcanzada solamente por medio de la consciencia de que el hombre está en el mundo y con el mundo. La metodología usada consistió en el análisis de algunos libros de Paulo Freire que permitió percibir que es justamente, en la praxis, que el hombre adquirí consciencia. A este proceso se da el nombre de "concienciar". Fue percibido, en este estudio, que existe una relación de profunda dependencia entre el proceso de "concienciar", el proceso educativo y el proceso concreto de libetación del hombre.

    Resumo em Inglês:

    This study deals with the question of conscious intentionality in the educational process. The objective is to show that awareness, the final purpose of education, is only reached when man becomes conscious that he is in the world and with the world. The methodology used consisted of analysis of some Paulo Freire writings , which allowed us to perceive that it is in the praxis, that man really takes conscience. This process was called "awareness". It was perceived in this study, that a deep dependence exists between the awareness and educational processes and the concrete process of man liberation.
  • Importância e domínios de avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia Pesquisas Empíricas

    Noronha, Ana Paula Porto; Nunes, Maiana Farias Oliveira; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo

    Resumo em Português:

    Essa pesquisa investigou a importância conferida e a percepção de domínio de estudantes de Psicologia quanto a competências de avaliação psicológica. Participaram do estudo 112 estudantes, predominantemente do sexo feminino e da região Centro-Oeste, de todos os períodos do curso. Foi utilizado um questionário baseado nas definições das competências essenciais apontadas pela American Psychological Association, em que constaram 20 itens que foram respondidos separadamente para o domínio e importância, abordando temas como o conhecimento de construtos psicológicos, saber usar e interpretar testes, entre outros. Os itens considerados menos importantes foram ter noções de estatística e ter conhecimento de ampla gama de testes. Algumas contradições foram observadas ao comparar a importância e o domínio, a exemplo das noções de estatística. A análise de diferenças de média revelou poucas diferenças ao observar os itens de importância entre os diferentes anos do curso, porém os de domínio, em sua maioria, apresentaram diferenças significativas.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo investigó la importancia dada y la percepción de dominio de estudiantes de Psicología en relación a competencias de la evaluación psicológica. Participaron del estudio 112 estudiantes, predominantemente del sexo femenino y de la región Centro-Oeste, de todos los periodos de la carrera. Fue utilizado un cuestionario con base en las definiciones de las competencias esenciales apuntadas por la American Psychological Association, que contenía 20 ítems que fueron respondidos de forma separada para el dominio y para la importancia, abordando temas como el conocimiento de constructor psicológicos, saber usar e interpretar testes, además de otros. Los ítems considerados menos importantes fueron, tener nociones de estadística y conocimiento de la amplia gama de testes. Algunas contradicciones fueron observadas al comparar la importancia y el dominio, a ejemplo de las nociones de estadística. El análisis de las diferencias de promedio mostró pocas diferencias al observar los ítems de importancia entre los diferentes años del curso, pero los de dominio, en su mayor parte, presentaron diferencias significativas.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the level of importance that psychology students give to their competence and knowledge in psychological assessments. One hundred and twelve students from the central-west region of the country, mainly women, from all periods of the course, participated in the study.The questionnaire used was based on the definition of essential competencies as indicated by the American Psychological Association,and was composed by 20 items answered separately for competence and importance. It addressed themes like knowledge about psychological constructs and how to use and interpret tests, among others. Items considered less important were "having statistical notions" and "knowing a wide range of tests". Some contradictions were found when importance and knowledge were compared, as for example in the knowledge of statistical principles. The ANOVA statistical analysis revealed few differences related to importance items between students of different years of the course, but most knowledge items showed significant differences.
  • Atitudes de leitura e desesperança em idosos Pesquisas Empíricas

    Oliveira, Katya Luciane de; Cruvinel, Mirian; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa buscou-se averiguar a relação entre atitudes positivas e negativas em leitura e desesperança em idosos. Participaram deste estudo 79 idosos provenientes de centro de terceira idade, de um posto de retirada de medicamentos e de uma instituição asilar. A média de idade foi de 69 anos e 8 meses. Utilizou-se um questionário para os dados de caracterização dos idosos, o Inventário de Desesperança de Beck e uma escala de atitudes de leitura. Os resultados evidenciaram relação estatisticamente significativa entre a pontuação na escala de atitudes de leitura e o nível de desesperança nos idosos.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se buscó investigar la relación entre actitudes positivas y negativas en lectura y desesperanza en ancianos. Participaron del estudio 79 ancianos provenientes del centro de la tercera edad, de un puesto de retirada de medicamentos y de una institución asilar. El promedio de edad fue de 69 años y 8 meses. Se utilizó un cuestionario para los datos de caracterización de los ancianos, el Inventario de Desesperanza de Beck y una escala de actitudes de lectura. Los resultados evidenciaron relación estadísticamente significativa entre la puntuación en la escala de actitudes de lectura y el nivel de desesperanza en los ancianos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationship between positive and negative reading attitudes and hopelessness in the elderly. Seventy nine aged individuals, on average 69 years and 8 months old paticipated in the study. They originated from a center for third age people, a medicine distribution facility and from an asylum for the elderly. The material used in the study was a data collecting questionnaire for elderly characterization, the Beck's Despair Scale and a reading attitude scale. The results indicated a significant association between scores in the reading scale and despair level.
  • Percepção de padrões concêntricos em crianças de 8 a 13 anos Pesquisas Empíricas

    Santos, Natanael Antonio dos; França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos; Cruz, Éllen Dias Nicácio da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi mensurar a função de sensibilidade ao contraste de padrões circulares concêntricos (FSCr) com freqüências radiais de 0,25; 0,5; 1,0 e 2,0 cpg em crianças (8-9, 10-11 e 12-13 anos) e adultos jovens. Foram estimados limiares de contraste para 40 participantes (30 crianças e 10 adultos jovens) utilizando o método psicofísico da escolha forçada e nível baixo de luminância. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram que as curvas de FSCr de crianças de 8-9, 10-11 e 12-13 anos melhoram de forma significativa com a idade. Os resultados mostraram ainda que a FSCr de crianças de 12-13 anos é mais baixa do que a de adultos jovens. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento da percepção visual de estímulos circulares concêntricos ocorre gradualmente se prolongando além dos 12-13 anos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue mensurar la función de sensibilidad al contraste de padrones circulares concéntricos (FSCr) con frecuencias radiales de 0,25; 0,5; 1,0 y 2,0 cpg en niños (8-9, 10-11 y 12-13 años) y adultos jóvenes. Fueron estimados umbrales de contraste para 40 participantes (30 niños y 10 adultos jóvenes) utilizando el método psicofísico de la elección forzada y nivel bajo de luminancia. Todos los participantes presentaban acuidad visual normal y estaban libres de enfermedades oculares identificables. Los resultados mostraron que las curvas de la FSCr de niños de 8-9, 10-11 y 12-13 años mejoran de forma significativa con la edad. Los resultados mostraron aún que la FSCr de niños de 12-13 años es más baja que la de adultos jóvenes. Estos resultados sugieren que el desarrollo de la percepción visual de estímulos circulares concéntricos ocurrí gradualmente prolongándose después de los 12-13 años.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to measure the function of contrast sensitivity to concentric circular patterns (rCSF) with radial frequencies of 0.25, 0.5, 1.0 and 2.0 cpd in children (8-9, 10-11 and 12-13 years of age) and young adults. Contrast thresholds were measured in 40 participants (thirty children and ten young adults) using the psychophysical forced-choice method and low luminance level. All participants were free from identifiable ocular diseases and had normal acuity. The results showed that curves for rCSFs of 8-9, 10-11 and 12-13 years old improved significantly with age. The rCSFs for the 12-13 years old was lower than those of adults. It is suggested that the development of visual perception in concentric circular stimuli increases gradually beyond 12-13 years of age.
  • A mãe, o filho e a síndrome de Down Pesquisas Empíricas

    Couto, Thais Helena Andrade Machado; Tachibana, Miriam; Aiello-Vaisberg, Tania Maria José

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou investigar, psicanaliticamente, as experiências de mães na criação e educação de filhos com síndrome de Down. A pesquisa consistiu na realização de entrevista aberta individual com quatro mães. Após cada encontro, foram redigidas narrativas psicanalíticas visando apreender os campos psicológico-vivenciais, no contexto dos quais se tornam visíveis eventuais movimentos de superação de dissociações. Foram encontrados dois campos: "O desaparecimento do filho perfeito" e "O que será de meu filho quando eu não mais estiver aqui?". O quadro geral encontrado evidencia que as mães entrevistadas desenvolveram estratégias de sobrevivência emocional diversas, o que lhes permitiu se manterem, por um longo período, no estado de preocupação materna primária especial.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo investigar, psicoanaliticamente, las vivencias de las madres en la creación y la educación de sus hijos con síndrome de Down. La investigación consistió en la realización de entrevista abierta individual con cuatro madres. Después de cada encuentro, narraciones psicoanalíticas fueron escritas con el intuito de captar los campos psicológicos vivénciales, a partir de los cuales fuera posible observar eventuales movimientos de superación de disociaciones. Encontramos dos campos: "El desaparecimiento del hijo perfecto" y "Lo que será de mi hijo cuando yo no estuviere más acá?". El cuadro general evidencia que las madres entrevistadas desarrollaran estrategias de sobrevivencia emocional diversas, que permitió a ellas mantener, por un largo período, en el estado de preocupación materna primaria especial.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was a psychoanalytic investigation about mother experiences in raising and educating children with Down syndrome. The procedures consisted of individual open interviews with four different mothers. After each meeting a psychoanalytic narrative was written with the purpose of apprehending areas of life-related psychology in the context of which the eventual behavior of overcoming dissociation becomes evident. Two areas were found: "The loss of the perfect child" and "What's going to happen to my child once I am no longer here?" The results showed that the mothers who were interviewed had developed different emotional survival strategies which helped them to maintain a special primary maternal preoccupation for a longer period of time.
  • Dialogando com o passado, construindo o futuro Resenha

    Gomes, Marineide de Oliveira; Paschoim, Amabille Silva
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br