Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 17, Número: 38, Publicado: 2007
  • Perspectivas de inclusão em tempos de exclusão social: construindo pontes e mundos possíveis Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais Pesquisas Teóricas

    Pires, Sergio Fernandes Senna; Branco, Angela Uchoa

    Resumo em Português:

    Neste artigo discutem-se as conceituações de protagonismo infantil e as possibilidades de participação das crianças na sociedade, diante das práticas sociais relacionadas à institucionalização da infância e à separação entre crianças e adultos. A partir da construção social do conceito de infância, baseado na pressuposição da incapacidade e da incompletude infantis, analisam-se os possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios. Conclui-se que uma abordagem socio-histórico-cultural permite compreender como o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de outros critérios poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidades e compromissos.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se discute los conceptos del protagonismo infantil y las posibilidades de participación de los niños en la sociedad, mediante las prácticas sociales relacionadas a institucionalización de la infancia y la separación entre los niños y los adultos. A partir de la construcción social del concepto de infancia, basado en la presuposición de incapacidad e in complejidad infantil, se analizan los posibles niveles de la participación infantil en los procesos decisorios. Concluye que un abordaje socio-cultural-histórico permite comprender como el desarrollo del concepto de infancia y la adopción de otros criterios podrá promover mayor aproximación entre los niños y los adultos y sus formas de compartir proyectos, responsabilidades y compromisos.

    Resumo em Inglês:

    In this article, the meaning of child participation and his/her effective possibility to take initiatives concerning social practices are discussed considering the institutionalization of childhood and children's segregation from the "adult world". Starting from the social construction of the childhood concept, based on the assumption of children inabilities and incapacities, follows a discussion concerning the possible different levels of children participation in decision making. From a sociocultural-historical approach, it is possible to understand how the development of the 'childhood' concept and the adoption of different criteria may promote a closer approach between children and adults and the sharing of projects, responsibilities and commitments.
  • Injustiça, autonomia moral e organização escolar: análise exploratória de relações Pesquisas Teóricas

    Fischmann, Roseli

    Resumo em Português:

    Este artigo procura analisar aspectos do solapamento da autonomia moral dos indivíduos no interior de organizações, em especial da escola, e sua relação com a construção democrática, a partir do debate da relação entre diversidade e direitos humanos, tomados como "conhecimento histórico profético", segundo Bobbio. Toma como base para propor o questionamento as relações: entre indivíduos e grupos, de acordo com Lorenz e Bobbio; entre organizações e seus membros, conforme Weber e Habermas; entre processos e práticas organizacionais e a capacidade de resistência e autonomia, segundo Kelman, Moore-Jr e Adorno. Procura explorar possibilidades para a educação, em face dessas relações, de forma a ser promotora da autonomia individual e da democracia.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo procura analizar aspectos del solapamiento de la autonomía moral de los individuos en el interior de organizaciones, en especial de la escuela y su relación con la construcción democrática, desde el debate de la relación entre la diversidad e los derechos humanos, considerados como "conocimiento profético", segundo Bobbio. Tiene como bases, para proponer el cuestionamiento, las relaciones: entre individuos y grupos, de acuerdo con Lorenz y Bobbio; entre organizaciones y sus miembros conforme Weber y Habermas; entre procesos y prácticas organizacionales y la capacidad de resistencia y autonomía segundo Kelman, Moore-Jr y Adorno. Trata de explorar posibilidades para la educación, en respecto a esas relaciones, de modo que pueda ser promotora de la autonomía individual como también de la democracia.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze undermining aspects of moral autonomy of individuals within organizations, particularly in the school context, and its relation with democratic construction. The starting point is the relation between diversity and human rights, taken as "prophetic historical knowledge", according to Bobbio. The questioning proposed in this study is based on relations between individuals and groups, as proposed by Lorenz and Bobbio; between organizations and their members, according to Weber and Habermas; and organizational practices and processes and resistance and autonomy abilities, according to Kelman, Moore-Jr and Adorno. In view of these relations, it seeks to explore education possibilities towards the promotion of individual autonomy and democracy.
  • Entre a Filosofia e a Ciência: Merleau-Ponty e a Psicologia Pesquisas Teóricas

    Verissimo, Danilo Saretta; Furlan, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Merleau-Ponty abordou um problema da tradição filosófica que se agudizou após o desenvolvimento das ciências humanas: a discordância entre a visão que o homem pode ter de si mesmo pela reflexão ou consciência e aquela que se obtém relacionando suas condutas às condições externas das quais elas dependem. Merleau-Ponty procurou resolver essa discordância à luz das próprias experiências das ciências, particularmente, da psicologia. Segundo ele, essas experiências demandam uma revisão da ontologia moderna. Neste contexto, no presente artigo, abordamos algumas facetas do diálogo estabelecido por Merleau-Ponty com a psicologia. Apresentamos uma leitura de questões tratadas, sobretudo em seus trabalhos iniciais.

    Resumo em Espanhol:

    Merleau-Ponty abordó un problema de la tradición filosófica que agudizo después del desarrollo de las ciencias humanas: la discordancia entre la visión que el hombre pode tener de si mismo pela reflexión o conciencia, y aquella que se obtiene relacionando sus conductas a las condiciones externas de las cuales ellas dependen. Merleau-Ponty intentó resolver ese desacuerdo a la luz das propias experiencias de las ciencias, particularmente, con la psicología. Según él, esas experiencias exigen una revisión de la moderna ontología. En este contexto, en el presente artículo, abordamos algunas facetas del diálogo establecido por Merleau-Ponty con la psicología. Presentamos una lectura de las cuestiones por él tratadas, sobretodo en sus trabajos iniciales.

    Resumo em Inglês:

    Merleau-Ponty approached a philosophical tradition problem that has become critical after the development of human sciences, that is, the discordance between the view man can have of himself through reflection or conscience and the view obtained by relating behavior to the external conditions it depends on. Merleau-Ponty tried to solve this discordance in the light of scientific experimentation, mainly that of psychology. According to him, scientific experimentation demands a review of modern ontology. In this frame, the present paper addresses some of the facets of the dialogue established by Merleau-Ponty with psychology by presenting an interpretation of the subjects treated by the author, especially in his initial writings.
  • Concepções pedagógicas e método de ensino: o manual didático Processologia na Escola Primária Pesquisas Teóricas

    Valdemarin, Vera Teresa; Campos, Daniela Gonçalves dos Santos

    Resumo em Português:

    Esse artigo analisa o manual didático Processologia na Escola Primária, de autoria de Caio de Figueiredo Silva, publicado em 1956, com o objetivo de compreender o processo de incorporação das concepções pedagógicas da Escola Nova nas prescrições para a prática pedagógica. O método empregado foi a análise do discurso expresso na fonte primária aliada a um conjunto de referências bibliográficas de cunho historiográfico que possibilitaram comentar o processo de inovação e permanência na educação, ressaltando as influências de tradições já estabelecidas e a importância dos textos didáticos como instrumentos mediadores para a difusão e circulação de idéias.

    Resumo em Espanhol:

    Ese artículo analiza el manual didáctico Processologia na Escola Primária, de autoría de Caio de Figueiredo Silva, publicado en 1956, con el objetivo de verificar la articulación entre prácticas preescritas y concepciones teóricas. El método usado fue la análisis del discurso expreso en la fuente primaria con analices históricas que posibilitaran comentar el proceso de innovación y permanencia en la educación resaltando la influencia de tradiciones ya establecidas y la importancia de los textos como instrumentos didácticos mediadores para la difusión y circulación de ideas.

    Resumo em Inglês:

    The article focuses on the analysis of the textbook Processologia in Primary School, by Caio de Figueiredo Silva, published in 1956. The goal is to understand the process of incorporating pedagogical conceptions from the Progressive School in prescriptions to the pedagogical practice. The method used was the analysis of speech expressed in primary sources allied to historical references. The textbook allows to elucidate aspects of innovating pedagogical ideas and maintenance processes in education. It seems to be possible to show the influence of established tradition and the importance of textbooks used as instruments for the diffusion and circulation of ideas.
  • Adoção de comportamentos de risco por adolescentes: uma comparação das opiniões de adolescentes e adultos

    Karaman, Neslihan Güney; Çok, Figen

    Resumo em Português:

    A adoção de comportamentos de risco pelos adolescentes é uma das principais preocupações na investigação atual sobre adolescência. Este estudo tem como objetivo comparar as perspectivas de adultos e adolescentes sobre adoção de comportamentos de risco pelos adolescentes. Participaram 10 adultos, com idades entre 40 e 50 anos, e 10 adolescentes, na faixa etária de 16 a 19 anos, de nível socioeconômico médio, provenientes da cidade de Ankara, Turquia. As entrevistas transcritas procuraram investigar como adultos e adolescentes definem o comportamento de risco, exemplos e suas causas subjacentes. Os resultados mostraram que as crenças dos adolescentes sobre adoção de comportamentos de risco não incluem uma perspectiva temporal, nem refletem sobre as possíveis conseqüências dos seus atos para o futuro. Em contrapartida, as crenças dos adultos sobre adoção de comportamentos de risco pelos adolescentes parecem ser mais realistas, levando em consideração suas conseqüências para o futuro. São necessários estudos posteriores para comprovar as diferenças entre os dois grupos.

    Resumo em Espanhol:

    La adopción de los comportamientos de riesgo por los adolescentes es una de las principales preocupaciones en la investigación actual sobre la adolescencia. Esto estudio tiene como objetivo comparar las perspectivas de los adultos y de los adolescentes sobre la adopción de comportamientos de riesgo pelos adolescentes. En esto estudio participarán 10 adultos, con edades entre 40 y 50 años, y adolescentes, entre 16 y 19 años, provenientes del medio socio económico medio, de la ciudad de Ankara, en la Turquía. Las entrevistas realizadas procuran analizar el modo como los adultos y adolescentes definen el comportamiento de riesgo, los ejemplos que ellos dan y las causas que están en su entorno. Las entrevistas fueron transcritas. Los resultados muestran que las creencias de los adolescentes sobre la adopción de comportamientos de riesgo no incluyen una perspectiva en el tiempo, también no hace reflexión sobre las posibles consecuencias de sus actos para el futuro. En contraposición, las creencias de los adultos sobre la adopción de comportamientos de riesgo pelos adolescentes parecen ser más realistas, teniendo en cuenta sus consecuencias para el futuro. Futuros estudios son necesarios para comprobar las diferencias entre los dos grupos.

    Resumo em Inglês:

    Adolescent risk-taking is one of the most important issues in current research on adolescence. This study aimed to exam the opinion of adolescents and adults regarding adolescent risk-taking. A total of 10 adults aged between 40-50 and 10 adolescents aged between 16-19 from middle socio-economic background residing in Ankara, Turkey, were interviewed. Adults' and adolescents' definitions and examples of risk-taking, and their perspectives regarding its sources were studied. Interviews were transcribed. Results showed that adolescents' beliefs regarding risk-taking lack a long-term perspective as they do not consider consequences of their actions and future results. Adults' beliefs on adolescent risk-taking seem to be more realistic and more related to life events than that of adolescents. Future research comparing views of both groups is needed.
  • Proposta de instrumento para avaliar conhecimento de jovens sobre métodos contraceptivos Pesquisas Empíricas

    Silva, Nancy Capretz Batista da; Bomfim, Thiago; Cardozo, Nilceu Pfitter; Franco, Maria Aparecida Paiva; Marques, Susi Lippi

    Resumo em Português:

    No Brasil, as ocorrências de gravidez na adolescência têm gerado discussões e preocupação no âmbito da saúde pública. Visto que a associação com o uso inadequado de métodos contraceptivos é direta, torna-se essencial avaliar o conhecimento de adolescentes sobre tais métodos para intervir adequadamente. Este estudo realizou este levantamento e avaliou a eficácia de um questionário construído para medir tal conhecimento de estudantes do nível médio de uma cidade do interior de São Paulo. Foi encontrada falta de conhecimento adequado sobre os métodos contraceptivos (como são, uso, eficácia, indicação), independente do sexo e do tipo de escola. O instrumento apresentou níveis psicométricos satisfatórios, adequado para ser disponibilizado e os dados obtidos por meio dele mostram-se confiáveis. Sua utilização enquanto recurso técnico de avaliação poderá servir como apoio para a elaboração de intervenções que almejem maior conhecimento sobre métodos contraceptivos, sexo seguro e menores taxas de gravidez na adolescência.

    Resumo em Espanhol:

    En Brasil el embarazo en la adolescencia viene generando esfuerzos de prevención desde la salud pública. Debido a su asociación directa con el uso inadecuado de métodos contraceptivos se torna esencial, para lograr una intervención adecuada, el indagar sobre el conocimiento que los adolescentes tienen sobre dichos métodos. Así, además de presentar esta información, este trabajo analiza la eficacia de un cuestionario construido para evaluar tal conocimiento a partir de una muestra de 406 estudiantes del nivel medio, pertenecientes a escuelas públicas y privadas de una ciudad del interior paulista. Se realizó un análisis comparativo de los grupos considerando los puntajes obtenidos en la encuesta, así como la temática de los ítems empleados. Se encontró una falta de conocimientos adecuados sobre los métodos contraceptivos (cómo son, uso, eficacia, recomendación), independientemente del sexo y tipo de escuela considerada. El instrumento presentó niveles psicométricos satisfactorios y podrá servir como apoyo para la elaboración de programas de intervención que brinden un mayor conocimiento sobre los métodos contraceptivos, sexo seguro y menores tasas de embarazo en la adolescencia.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, the occurrence of pregnancy in adolescence has generated discussions and concern in the public health area. Considering that the association with inadequate use of contraceptive methods is direct, it is essential to evaluate adolescents' knowledge regarding these methods to intervene appropriately. This study aimed to evaluate the efficacy of a questionnaire built to measure the knowledge of high schools students in a city in the interior of Sao Paulo. Lack of adequate knowledge about contraceptive methods (how they are, use, efficacy, indication) was found, despite gender and type of school. The instrument presented satisfactory psychometric levels, reliability and appropriateness to be used as evaluation tool. Its use can support the elaboration of interventions towards improved knowledge on contraceptive methods, safe sex, and reduced rates of pregnancy in adolescence.
  • Escolha de parceiros afetivos: influência das seqüelas de fissura labiopalatal Pesquisas Empíricas

    Brasil, Fernanda Renda; Tavano, Liliam D'Aquino; Caramaschi, Sandro; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim

    Resumo em Português:

    Adolescentes, fissurados ou não, se vêem diante de sensações novas perante si mesmos e em relação ao sexo oposto durante a busca de parceiros afetivos, estabelecendo critérios para essa seleção. Este estudo objetivou verificar critérios que adolescentes fissurados estabelecem para selecionar parceiros afetivos e se esses diferem dos utilizados pelos seus pares, não fissurados. Participaram, respondendo a um questionário, 74 adolescentes, de 14 a 21 anos, de ambos os sexos, divididos em dois Grupos: Fissurados (GF) e Não Fissurados (GNF). Os resultados sugerem que não há diferença significativa entre os grupos considerando as características que valorizam em si e no outro para a escolha do parceiro afetivo. Verificou-se que o GNF valorizou mais o rosto do que o GF, apresentando correlação estatisticamente significativa. Tais resultados permitiram concluir que a fissura interfere na visão de si mesmo ou do outro na busca por parceiros afetivos.

    Resumo em Espanhol:

    Adolescentes, con fisuras o no, se deparan ante nuevas sensaciones frente a sí mismos y en relación con el sexo opuesto durante la busca de parejas, estableciendo criterio para esa elección. Este estudio tiene como objetivo verificar los criterios que los adolescentes con fisuras establecen para elegir parejas y si tales criterios difieren de los utilizados por sus parejas que no tiene fisuras. Participaron, contestando a un cuestionario, 74 adolescentes de 14 a 21 años, de ambos sexos, divididos en dos grupos: los con fisuras (GF) y de los sin fisuras (GNF). Los resultados sugieren que no hay diferencia significativa entre los grupos, considerando las características que valoran en sí y en el otro para la elección de parejas. Se verificó que el GNF valoró más la cara que el GF, presentando correlación estadísticamente significativa. Tales resultados permitieron concluir que la fisura interfiere en la visión de sí mismo o del otro en la búsqueda de la pareja.

    Resumo em Inglês:

    Adolescents, fissured or not, experience new emotions regarding themselves and the opposite sex when they search for affective partners, establishing criteria for this selection. This study aims to know the criteria used by fissured adolescents in selecting affective partners and whether such criteria differ from those employed by their peers. A total of 74 adolescents, both genders, aged 14 to 21 years, answered a questionnaire and were divided in two groups: Fissured (FG) and Not Fissured (NFG). Results suggest there is no expressive difference between groups, considering the characteristics they value in themselves and in others, for choosing affective partners. It was verified that the NFG adolescents give more value to the face than do FG adolescents, presenting statically significant correlation. These results permitted to infer that the fissure partially interferes in the perception of oneself and of the other in the search for affective partners.
  • Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar Pesquisas Empíricas

    Cianflone, Ana Raquel Lucato; Andrade, Érika Natacha Fernandes de

    Resumo em Português:

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, ao propor a organização do ensino em ciclos e o regime de progressão continuada, introduz importantes modificações na organização escolar e nas práticas de avaliação adotadas nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, os objetivos desta pesquisa foram: investigar as práticas avaliativas que configuram a cultura e o ethos escolares e como esses valores fundamentam e orientam o trabalho pedagógico. Considerando os objetivos propostos, foi adotado referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em três escolas de ensino fundamental da rede estadual paulista junto a professores, equipe pedagógica e direção. Os resultados permitem concluir que há predominância de práticas fundadas no sistema de ensino seriado. Foram observados valores associados à função seletiva da escola e movimentos de resistência e ajustamento às novas medidas, como: remanejamentos informais de alunos, precariedade na formalização das avaliações.

    Resumo em Espanhol:

    La LDB 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional), al proponer la organización de la enseñanza en ciclos y el régimen de progresión continua, introduce importantes cambios en la organización escolar y en las prácticas de evaluación adoptadas por escuelas brasileñas. En ese contexto, los objetivos de la investigación fueron investigar las prácticas de evaluación que configuran la cultura y el ethos escolares y como esos valores fundamentan y orientan el trabajo pedagógico. De acuerdo con los objetivos propuestos, se ha adoptado el referencial teórico-metodológico de la pesquisa cualitativa. El estudio se ha realizado en tres escuelas de enseñanza fundamental del estado de São Paulo con profesores, personal de coordinación pedagógica y dirección. Los resultados permiten concluir que hay predominancia de prácticas fundadas en el sistema de enseñanza serial. Se han observado valores asociados a la función selectiva de la escuela y movimientos de resistencia y de acomodación a las nuevas medidas, como: reacomodaciones informales de alumnos y precariedad en la formalización de las evaluaciones.

    Resumo em Inglês:

    The LDB 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Directives and Basis for the National Education), introduced important modifications in the organization and assessment practices adopted in Brazilian schools. In this context, the purpose of this study was to investigate the assessment practices that shape school culture and its ethos and also how these values give basis to and guide the pedagogical work. Considering the aims proposed, the qualitative investigation was used as a methodological support. The study was conducted in three state public elementary schools involving teachers, pedagogical coordinators and direction. The results indicate that there is a predominance of practices grounded on a sequencial system instead of a progressive one. Values associated to a selective school function and movements of resistance and of adjustment to the new purposes were noticed as follows: informal handling of student class transfers, precarious ordination of the assessments and the establishment.
  • O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura Pesquisas Empíricas

    Ribeiro, Rejane Arruda; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepção de professores acerca das práticas docentes foi mais favorável comparada a dos estudantes. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação aos fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventário do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio examinó la percepción de 82 profesores universitarios de cursos de licenciatura con especialización didáctica, de instituciones del Distrito Federal, acerca de la extensión en que sus prácticas docentes favorecen el desarrollo de la creatividad de sus estudiantes, así como posibles barreras a la creatividad personal. El estudio ha verificado aun la percepción de 1396 estudiantes acerca de estas prácticas docentes. Fueran utilizados el Inventario de Prácticas de Docencia y el Inventario para Identificación de Barreras a la Creatividad Personal. Los resultados indicaran que la percepción de profesores acerca de las prácticas de enseñanza fue más favorable comparada con de los estudiantes. Además, la percepción de estudiantes de semestres avanzados fue más favorable que la de estudiantes de semestres iniciales con relación a los factores medidos por el Inventario de Prácticas de Docencia. Estudiantes de instituciones particulares evaluaran más positivamente factores de este inventario de que los estudiantes de la institución pública. Falta de Tiempo/Oportunidad fue apuntada por los profesores como la principal barrera a la creatividad personal.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the perception of 82 professors from teaching diploma programs in the Federal District, Brazil, regarding the extent to which their educational practices favor the development of their students' creative expression, as well as potential barriers to their personal creativity. The study also examined the perception of 1396 students regarding their professors' educational practices. The Educational Practice and the Barrier Identification to Personal Creativity Inventories were applied. The results revealed that the professors' perception concerning to what extent their educational practices encourage students' creative expression was more favorable than that of students. Furthermore, the perception of students in advanced semesters was more favorable than that of those in first semesters in relation to the factors measured in the Educational Practice Inventory. Students from private institutions evaluated more positively the factors measured by this inventory than students from public institutions. Professors appointed lack of time/opportunity as the main barriers to personal creativity.
  • Representações sociais da depressão no contexto escolar Pesquisas Empíricas

    Ribeiro, Karla Carolina Silveira; Oliveira, Josevânia da Silva Cruz de; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Araújo, Ludgleydson Fernandes de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão elaboradas por crianças inseridas no Ensino Fundamental, em uma escola publica em João Pessoa-PB. Participaram 553 crianças, de ambos os sexos na faixa etária entre sete e doze anos. Foram utilizados como instrumentos o CDI - Inventário da Depressão Infantil, empregado como screening na seleção da amostra, e a técnica projetiva Desenho-Estória com Tema, o qual foi analisada pelo modelo proposto por Coutinho. Os dados obtidos evidenciam que a depressão está ancorada principalmente a fatores psicossociais, que são expostos pelas crianças como falta de amigos, pessoa isolada e medo de ser rejeitado. Essas associações são resultados das vivências das crianças, como também das informações e representações vinculados ao seu grupo de pertença. Os resultados implicam na necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino com a finalidade de contribuir para uma melhor qualidade de vida desses indivíduos.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tiene el objetivo de aprender las representaciones sociales de la depresión elaboradas por niños del encino fundamental, en una escuela publica en Joao Pessoa-PB. Participaran 553 niños, de ambos los sexos en la faja de edad entre 7 y 12 años. Fueran utilizados como instrumento el CDI - Inventario de la Depresión Infantil, empreñando como screning en la selección de la muestra, y la técnica projetiva Dibujo - Historia con Tema, el cual fue analizada por el modelo propuesto por Coutinho. Los datos obtenidos evidencian que la depresión esta ancorada principalmente en los factores psicosociales, que son expuestos por los niños como falta de amigos, persona aislada y medo de ser rejitado. Esas asociaciones son resultados de vivencias de los niños, como también de informaciones y representaciones vinculadas a sus grupos. Los resultados muestran la necesidad de prácticas preventivas y educacionales en las instituciones de enseñanza con la finalidad de contribuir para una mejor cualidad de vida deses individuos.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to apprehend social representations of depression, held by children, in a Basic Public School in João Pessoa, PB, Brazil. A total of 553 children, both genders, aged between 7 and 12 years, participated in the study. The instruments used were: CDI - Children's Depression Inventory, used in the sample screening process, and the projective technique Drawing-story with Theme, analyzed through the model proposed by Coutinho. The data obtained evidence that depression is mainly based on psychosocial factors, reported by children as lack of friends, isolated person, and fear of being rejected. These associations result from children's experiences, as well as information and representations linked to the group they belong to. Concluding, preventive and educational practices, in teaching institutions, with a view to contributing for a better quality of life of these individualsis are needed.
  • Desenvolvimento percepto-motor em crianças abrigadas e não abrigadas Pesquisas Empíricas

    Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça; Rueda, Fabián Javier Marín; Silva, Marlene Alves da

    Resumo em Português:

    Este estudo explorou eventuais diferenças no desempenho no Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) entre crianças abrigadas e não abrigadas, considerando-se as variáveis sexo, idade e dificuldade das figuras. Participaram 128 crianças, ambos os sexos, com média de 8,80 anos (DP=0,99), distribuídas equitativamente quanto ao tipo de moradia. As nove figuras do Bender foram aplicadas coletivamente em uma única sessão. Os resultados indicaram que as crianças não abrigadas apresentaram um desempenho significativamente superior ao das abrigadas. Quanto à idade, evidenciou-se diferença estatisticamente significativa somente entre os participantes abrigados, sendo que não foram identificadas diferenças significativas por sexo para ambos os tipos de moradia. Quanto à dificuldade das figuras, foi inferida a necessidade de outros estudos que possibilitem futuras comparações. No mesmo sentido, ressalta-se a relevância de que novos estudos sejam realizados com o B-SPG, especialmente, por ser ele um sistema novo de um teste extensamente utilizado há muito tempo.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio exploró eventuales diferencias en el desempeño del Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) entre niños asilados y no asilados, llevando en consideración el sexo, la edad y la dificultad de las figuras. Participaron 128 niños de ambos sexos, con promedio de 8,80 años (DP=0,99) y distribuidas equiparadamente en relación al tipo de vivienda. Las nueve figuras del Bender fueron aplicadas de forma colectiva en apenas una sesión. Los resultados indicaron que los niños no asilados presentaron un desempeño significativamente superior al de las no asiladas. En relación a la edad se verificó diferencia estadísticamente significativa sólo entre los participantes asilados, siendo que no fueron identificadas diferencias significativas por sexo para los dos tipos de vivienda. En relación a la dificultad de las figuras se pensó en la necesidad de otros estudios que permitan realizar futuras comparaciones. En concordancia, se destaca la relevancia de que nuevos estudios sean realizados con el B-SPG, principalmente por el hecho de ser un sistema nuevo de un teste bastante utilizado.

    Resumo em Inglês:

    This study explored eventual differences in the development of sheltered and non-sheltered children through the Bender Gradual Scoring System(B-SPG). The following variables were considered: gender, age and pictures' difficulty. A total of 128 children, both genders, average age of 8,80 years (DP=0,99), equally distributed regarding housing types were studied. The nine Bender's pictures were collectively applied in a single session. The results indicate that non-sheltered children presented significantly higher scores compared to the sheltered ones. A statistically significant difference was evidenced regarding age only for the sheltered participants, whereas, significant differences between genders for both housing types were not found. The need of other studies for future comparisons regarding figures' difficulty was verified. Likewise, further research should be carried out with B-SPG, especially because it is a new system for a test extensively used for a long time.
  • Educação de surdos e educação inclusiva: reflexões sobre a aquisição (ou não) da língua brasileira de sinais Resenha

    Martins, Diléia Aparecida
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br