Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 18, Número: 39, Publicado: 2008
  • Contribuições da Psicologia para a reflexão sobre o contemporâneo Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Paidéia: cadernos de psicologia e educação: relatório de gestão 2007 Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos; Melo-Silva, Lucy Leal; Risk, Eduardo Name
  • Apresentação: pessoa e ambiente, as duas faces da mesma moeda Dossiê

    Günther, Isolda de Araújo
  • Psicologia ambiental, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil: integração possível? Dossiê

    Campos-de-Carvalho, Mara; Souza, Tatiana Noronha de

    Resumo em Português:

    Objetiva-se mostrar como vem sendo feita a integração entre Psicologia Ambiental, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil, tendo como base pesquisas empíricas com foco na organização espacial em creches, agrupadas em duas linhas: (1) pesquisas sobre arranjo espacial (maneira como móveis/equipamentos estão posicionados em salas de crianças de 1-2/2-3/3-4 anos), evidenciaram como um dos elementos ambientais mediadores da interação criança-criança e criança-educador favorece certas práticas educativas e interativas e impede outras; (2) estudos sobre uma escala norte-americana de avaliação de qualidade de ambientes infantis coletivos e outro sobre análise de princípios de qualidade de creches em documentos nacionais e estrangeiros indicaram a adequabilidade da escala para nosso contexto e o compartilhamento de indicadores de qualidade. Tais dados empíricos demonstram a possibilidade de integração entre Psicologia Ambiental, do Desenvolvimento e Educação Infantil.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo es demostrar como viene siendo hecha la integración entre Psicología Ambiental, Psicología del Desarrollo y Educación Infantil, teniendo como base investigaciones empíricas con foco en el tema organización de espacios en guarderías, agrupadas en dos líneas: (1) investigaciones sobre el arreglo espacial (forma como los muebles/equipos están dispuestos en clases de niños de 1-2/2-3/3-4 años), que se mostraron como uno de los elementos ambientales mediadores de la interacción niñoniño y niñoeducador, favoreciendo ciertas prácticas educativas e interactivas e impidiendo otras; (2) estudios sobre una escala norte-americana de evaluación de calidad de ambientes infantiles y otro sobre análisis de principios de calidad de guarderías en documentos nacionales y extranjeros indicaron la adecuación de la escala para nuestro contexto y los indicadores de calidad compartidos. Tales datos empíricos demuestran la posibilidad de integración entre Psicología Ambiental, Psicología del Desarrollo y Educación Infantil.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to show the integration between Environmental Psychology, Developmental Psychology, and Early Childhood Education, focusing on two groups of empirical studies on spatial organization in day-care centers: (1) studies on spatial arrangement (the way in which furniture / equipments are arranged in rooms for 1-2/2-3/3-4 year-old children); (2) studies on a North-American scale for assessing the quality of center-based child care, and another study on principles of quality of day-care centers in national and foreign documents. The first group has shown that spatial arrangement is one of the environmental elements which mediate interaction between child-child and child-educator, favoring certain educational and interactive practices and avoiding others. The second group has indicated that the scale is suitable for the Brazilian context and quality indicators can be shared. Such empirical data demonstrate the possibility of integrating Environmental Psychology, Developmental Psychology and Early Childhood Education.
  • Reflexões sobre o comportamento infantil em um pátio escolar: o que aprendemos observando as atividades das crianças Dossiê

    Fernandes, Odara de Sá; Elali, Gleice Azambuja

    Resumo em Português:

    Buscando compreender os diferentes tipos de relações infantis estabelecidas com o ambiente, foi investigada a utilização de várias áreas de um pátio escolar e a interação entre crianças (três a sete anos), durante o recreio. A coleta de dados recorreu ao mapeamento comportamental, método observacional de pesquisa característico da Psicologia Ambiental. Os resultados revelaram: brincadeiras em grupo foram predominantes, ocorrendo preferencialmente em algumas áreas equipamentos de múltiplas utilidades, quadra de esportes e grande área livre e sombreada; diferenças na utilização dos espaços em relação ao gênero e idade das crianças. Conclui-se apontando a necessidade de reflexão sobre o planejamento dos pátios escolares, no sentido de organizar áreas que promovam diversidade de atividades e contribuam para a qualidade de vida das crianças, independentemente de sua idade ou gênero.

    Resumo em Espanhol:

    A fin de entender las diferentes relaciones que los niños establecen con el ambiente, fueron investigadas la utilización de varias zonas del patio de una escuela y la interacción entre los niños (de tres a siete años), durante el tiempo de recreo. El acercamiento definido apeló a la observación sistemática, especialmente a lo mapear, centrado en el lugar, una técnica de observación usada en la Psicología Ambiental. Según lo que fue observado: la broma en el grupo era predominante, a pesar de la existencia más grande en algunas áreas, como en los sectores que tenían equipos con múltiples utilidades, bloque de deportes y en la área libre grande y sombreada; además hay diferencias en la utilización de los espacios entre edad y género de los niños. Concluye apuntando la necesidad de reflexión sobre el planeare de los patios escolares, con finalidad de organizar áreas que promuevan la diversidad de actividades y contribuyan para la calidad de vida de los niños independientes de la edad o genero.

    Resumo em Inglês:

    To understand the different relations children establish with the environment, an investigation on the use of several areas of a school patio and the interaction between children, (three to seven years old), during recreation time was performed. Data were collected through systematic observation, and place-centered mapping, which is an observational technique used in Environmental Psychology. According to the observed: playing in group was predominant, specially in areas with multiple-utility equipments, sports court, and in large open shady areas; differences in the use of the spaces were found related to children's age and gender. The implications of these results appoint to the need of planning outdoor areas that allow diverse activities, and promote quality of life for children regardless their age or gender.
  • Ambiente de moradia e controle primário em idosos Dossiê

    Khoury, Hilma Tereza Tôrres; Günther, Isolda de Araújo

    Resumo em Português:

    Este trabalho investigou a relação entre ambiente de moradia e duas modalidades de controle percebido controle primário (CP) e controle secundário (CS), referentes a esforços empreendidos para adaptar o ambiente às próprias necessidades e realizar metas (CP); adaptar-se ao ambiente (CS). Participaram 315 idosos (105 homens; 210 mulheres) residentes em Brasília-DF, entre 60 e 92 anos, selecionados de forma não-probabilística, por cotas de gênero. Os dados foram coletados no domicílio por meio de entrevista incluindo questões sócio-demográficas e uma escala de controle. Os resultados apontam: (1) Relação inversa entre CP e densidade social do ambiente de moradia - DESAM (r = -0,119; p < 0,05); (2) Percepção de controle significativamente maior nos que dispunham de quarto exclusivo (t = 2,21; df = 313; p < 0,05). Conclui-se que baixa DESAM facilita o CP nessa fase da vida em que muitas atividades são realizadas no domicílio, convertendo a liberdade de ação e a privacidade em necessidades importantes.

    Resumo em Espanhol:

    Se investigó la relación entre ambiente de vivienda y dos modalidades de control percibido: control primario (CP) y control secundario (CS), referentes a esfuerzos emprendidos para adaptar el ambiente a las propias necesidades y realizar metas (CP); adaptarse al ambiente (CS). Participaron 315 ancianos (105 hombres; 120 mujeres) residentes en Brasilia - DF, entre 60 y 92 años, seleccionados de manera no probabilística, por cuotas de género. Los datos fueron colectados en la dirección por medio de entrevista incluyendo cuestiones socio-demográficas y una escala de control. Los resultados apuntan: 1) Relación inversa entre CP y densidad social del ambiente de vivienda - DESAM (r = -0,119; p < 0,05); 2) percepción de control significativamente mayor en los que disponían de habitación exclusiva (t = 2,21; df = 313; p < 0,05). Se concluyó que baja DESAM facilita el CP en esa etapa de la vida en que muchas actividades son realizadas en la dirección, convirtiendo la libertad de acción y la privacidad en necesidades importantes.

    Resumo em Inglês:

    The relation between home environment and two modalities of perceived control: primary control (PC) and secondary control (SC), was investigated. PC and SC refer to efforts exerted to: a) adapt the environment to the residents' needs and attainment of goals; b) adapt to the environment. The non-probabilistic quota sample was composed of 315 residents in Brasília-DF, Brazil, (105 male; 210 female), between 60 and 92 years old. Data were collected through interviews at the respondents' households. Results indicated: 1) Inverse correlation between PC and social density of the home environment - DESAM (r = -0.119; p < 0.05); 2) Perceived control was significantly higher among elderly who had their own bedroom (t = 2.21; df = 313; p < 0.05) compared to those who did not have an exclusive bedroom. The results suggest that low DESAM favors PC in this stage of life, when many activities are performed at home, and freedom of action and privacy are very important needs.
  • Preparação psicológica para a cirurgia em pediatria: importância, técnicas e limitações Pesquisas Teóricas

    Broering, Camilla Volpato; Crepaldi, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura sobre os programas e técnicas de preparação psicológica para cirurgia em crianças e discute os limites da pesquisa neste campo. Os procedimentos cirúrgicos produzem elevados níveis de ansiedade para os pacientes pediátricos, podendo provocar distúrbios psicológicos. A preparação pode reduzir a ansiedade, comportamentos negativos e inadequados no pós-cirúrgico, e ser eficaz para reduzir a ansiedade dos pais. Discutem-se limitações referentes à pesquisa, além de sugerir sua importância e o desenvolvimento de trabalhos científicos na área que avaliem melhor os procedimentos, como também, salientem e justifiquem a importância dos pais no trabalho de preparação pré-cirúrgica.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una revisión de la literatura sobre los programas y técnicas de preparación psicológica para la cirugía en los niños y discute los límites de la investigación en este campo. Los procedimientos quirúrgicos producen altos niveles de ansiedad en pacientes pediátricos, y puede causar trastornos psicológicos. La preparación puede reducir la ansiedad, las actitudes negativas y mala conducta en la post cirugía, y ser eficaces para reducir la ansiedad de los padres. Discutí las limitaciones referentes as investigaciones y sugiere su importancia, en el desarrollo de trabajos científicos en el área con la finalidad de mejor evaluar los procedimientos y enfatizar y justificar la importancia de los padres en los procedimientos de preparación para la cirugía.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a critical review of literature on the programs and techniques of psychological preparation for surgery in children and discusses the limits of research in this field. Surgical procedures produce high levels of anxiety in pediatric patients that can lead to some traumatic psychological disturbances. Preparing these patients can reduce anxiety, negative and inadequate behaviours in the post-operative period, and it can also be efficient to reduce the parents' anxiety. Limitations regarding the study, its importance, and need of further scientific research to better evaluate procedures and the inclusion of parents in the pre-surgical preparation are discussed.
  • Enfrentamento de desastres naturais: o uso de um coping coletivo Pesquisas Teóricas

    Krum, Fernanda Menna Barreto; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    Os desastres naturais estão, atualmente, entre os mais comuns tipos de trauma. O impacto sofrido pelos indivíduos e pela comunidade atingida gera inúmeras respostas emocionais, tornando imperativa a mobilização de esforços para lidar com o evento. Esses são entendidos como estratégias de coping utilizadas para adaptar-se a situações estressoras. Muitos modelos e classificações foram propostos para explicar este conceito, entretanto a maioria permanece com uma percepção individual do processo. O modelo multi-axial de coping de Hobfoll traz uma perspectiva social ao fenômeno, vinculando o indivíduo ao contexto em que está inserido. Nesse sentido, sugere-se uma alternativa de entendimento do coping de vítimas de desastres naturais, propondo o conceito de coping coletivo.

    Resumo em Espanhol:

    Actualmente, los desastres naturales son los más comunes entre los diferentes tipos de trauma. El impacto sufrido por las personas y por la comunidad afectada genera innumeras respuestas emocionales, haciendo imperativo movilizar recursos para hacer frente al evento. Esos son entendidos como estrategias de coping utilizadas para adaptarse a situaciones de estrés. Muchos modelos y clasificaciones fueron propuestos para explicar este concepto, sin embargo la mayoría permanece con una percepción individual del proceso. El modelo multiaxial de coping de Hobfoll trae una perspectiva social al fenómeno vinculando el individuo al contexto en el que está inserido. En este sentido, se sugiere una alternativa de entendimiento del coping de víctimas de desastres naturales, proponiendo el concepto de coping colectivo.

    Resumo em Inglês:

    Natural disasters are currently among the most common sources of trauma. Their impact on the community and its individuals cause a variety of emotional responses, which leads to an urgent need of mobilizing efforts to deal with such events. These efforts are understood as the coping strategies one uses to adapt to a stressful situation. Many models and classifications were proposed to explain this concept, but the majority remains with an individual perception of the process. The Hobfoll`s multi-axial model of coping gives a social perspective for this phenomenon, linking the individual with his(er) context. Through this model, an alternative understanding of the coping process of victims of natural disasters is suggested: the concept of collective coping.
  • Abordagem bioecológica e narrativas orais: um estudo com crianças vitimizadas Pesquisas Empíricas

    Alves, Heliana Castro; Emmel, Maria Luisa Guillaumon

    Resumo em Português:

    A partir de uma análise multifatorial do fenômeno da violência e respaldando-se em teorias que consideram a importância dos contos de fadas no desenvolvimento emocional infantil, realizou-se esta pesquisa com um grupo composto por três crianças vítimas de violência doméstica. Os objetivos do estudo foram: descrever o impacto das narrativas dos contos de fadas na emergência de conteúdos emocionais latentes, através das verbalizações das participantes durante as ações lúdicas, e traçar considerações a respeito do contexto em que a criança se desenvolve. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os cuidadores das crianças e intervenções junto ao grupo, a partir de sessões de contação de histórias e atividades simbólicas. Os resultados demonstram aspectos do microssistema, exossistema, mesossistema e macrossistema enquanto fatores de risco para a instalação da violência. Sugere-se ainda que as narrativas orais possam servir como suporte, reunindo em si um repertório de elementos que, ocasionalmente, despertam na criança conteúdos relacionados às vivências pessoais.

    Resumo em Espanhol:

    Partiendo de un análisis multifactorial del fenómeno de la violencia y respaldándose en teorías que consideran la importancia de los cuentos de hadas en el desarrollo infantil, esta investigación se realizó con un grupo de niños víctimas de violencia. Los objetivos fueron: describir el impacto de las narraciones de los cuentos de hadas en la emergencia de contenidos emocionales latentes a partir de las verbalizaciones durante las acciones lúdicas y trazar consideraciones al respecto del contexto en que el niño se desarrolla. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas con los apoderados de los niños e intervenciones junto al grupo a partir de sesiones de narrativa orales y actividades simbólicas. Los resultados apuntan aspectos del microsistema, exosistema, mesosistema y macrosistema, factores de riesgo para la instalación de la violencia. Se sugiere que las narrativas orales pueden servir como soporte, reuniendo en si un repertorio de elementos que, ocasionalmente, despiertan en el niño contenidos relacionados a las vivencias persones.

    Resumo em Inglês:

    This study was carried out with a group of children, victims of domestic violence, based on the ecological perspective of multi-factorial analysis of the domestic violence phenomenon and theories that consider the importance of Fairy Tales in children's emotional development. The objectives were to describe the impact of Fairy Tales in the emergence of latent emotional content from playful actions; set considerations on the context in which the child is raised from an ecological perspective regarding the phenomenon. Semi-structured interviews were carried out with the children's parents and interventions with the group, sessions of storytelling and symbolic activities, were developed. The research results appoint to the familiar micro-system, exosystem, mesosystem and macro-system as risk factors for domestic violence. The compiled data suggest that oral narratives can work as a support, gathering a repertory of elements that awakes in children content related to their personal experiences.
  • O caráter terapêutico da escrita: práticas de letramento em um hospital psiquiátrico Pesquisas Empíricas

    Tfouni, Leda Verdiani; Pereira, Anderson de Carvalho; Assolini, Filomena Elaine de Paiva; Sarti, Milena; Adorni, Alessandra

    Resumo em Português:

    Procurou-se investigar práticas de escrita em um trabalho de alfabetização em um hospital psiquiátrico, através do método de análise do discurso. Levou-se em conta o caráter terapêutico da escrita e também a situação de asilamento psiquiátrico. Relata-se o trabalho com letramento desenvolvido durante três meses junto aos internos do hospital. Durante o trabalho, foram privilegiados os eventos que mostravam o envolvimento entre escrita e subjetividade. Através das possibilidades de reconstrução das histórias desses moradores, pode-se contribuir para resgatar lugares da memória apagados pela patologia, e proporcionar, na materialidade discursiva, a reconstrução de suas verdades.

    Resumo em Espanhol:

    Se buscó investigar prácticas de escrita en un trabajo de alfabetización en un hospital psiquiátrico, a través del método de análisis del discurso. Se ha considerado el carácter terapéutico de la escrita, y también la situación de asilamiento psiquiátrico. Se relata el trabajo con "escrita" (el proceso socio histórico de adquisición de la escrita) desarrollado durante tres meses junto a los internos del hospital. Durante el trabajo, fueron privilegiados los eventos que mostraban el envolvimiento entre escrita y subjetividad. A través de las posibilidades de reconstrucción de las historias de esas personas, se puede contribuir para rescatar lugares de la memoria borrados por la patología, y proporcionar, en la materialidad discursiva, la reconstrucción de sus verdades.

    Resumo em Inglês:

    We investigated literacy practices in a study carried out in a mental health hospital. Both the therapeutic character of writing and the psychiatric institutionalization were considered. The double interdiction to writing was also taken into account, namely: the marginal position towards its singular uses, as well as the stigmatization of those who live under the sign of insanity. During the study , were privileged those events that showed an especial involvement between writing and subjectivity. Thus, through the reconstruction of inmate stories, we could contribute to the recovery of memories effaced by the pathology, and give them the possibility to reconstruct their truth, within the discourse materiality.
  • Escala de auto-eficácia para atividades ocupacionais: construção e estudos exploratórios Pesquisas Empíricas

    Nunes, Maiana Farias Oliveira; Noronha, Ana Paula Porto

    Resumo em Português:

    Esse estudo visou a construção e validação de uma escala de avaliação da auto-eficácia para atividades ocupacionais e as fontes de auto-eficácia associadas (EAAOc), para uso em Orientação Profissional. O processo de construção foi iniciado pela revisão teórica, tendo passado por testagem piloto, análise de especialistas e verificação da estrutura e da consistência interna. Participaram 333 adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo-Brasil. Foram observadas evidências de validade de conteúdo favoráveis, por meio da alta concordância entre juízes e expectativa teórica. A solução fatorial de três fatores apresentou maior coerência teórica, com os fatores Experiência Pessoal Direta, Aprendizagem Vicária e Persuasão Verbal, com alphas de Cronbach 0,88; 0,62 e 0,72, respectivamente. São discutidas possibilidades de uso e limitações da EAAOc.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio visó la construcción y validación de una escala de evaluación de la autoeficacia para actividades ocupacionales y las fuentes de autoeficacia asociadas (EAAOc), para uso en Orientación Profesional. El proceso de construcción fue iniciado por la revisión teórica, habiendo pasado por actividad piloto de test, análisis de especialistas y verificación de la estructura y de la consistencia interna. Participaron 333 adolescentes de Enseñanza Media de escuelas públicas y particulares del estado de São Paulo-Brasil. Fueron observadas evidencias de validez de contenido favorables por la alta concordancia entre jueces y la expectativa teórica. La solución factorial de tres factores presentó mayor coherencia teórica, con los factores Experiencia Personal Directa, Aprendizaje Vicaria y Persuasión Verbal, con alphas de Cronbach de 0,88; 0,62 y 0,72, respectivamente. Son discutidas posibilidades de uso y limitaciones del EAAOc.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to develop and validate a scale measuring self-efficacy related do occupational activities and associated sources for the use in vocational guidance. The process of construction started by a theoretical review, followed by a pilot test, the analysis of experts, and verification of structure and internal consistency. A total of 333 adolescents attending public and private secondary schools, located in Sao Paulo State, Brazil, participated in this study. Evidence of valid positive content was found, considering the high agreement between specialists and theoretical aspects. Factor solution of three factors: Personal Direct Experience, Vicarious Learning and Verbal Persuasion, showed higher theoretical coherence with Cronbach alphas of 0.88, 0.62 and 0.72, respectively. Possibilities of using the scale and its limitations are discussed.
  • Preciso estudar para ser alguém: memória e representações sociais da educação escolar Pesquisas Empíricas

    Naiff, Luciene Alves Miguez; Sá, Celso Pereira de; Naiff, Denis Giovanni Monteiro

    Resumo em Português:

    As teorias que tratam da memória social e das representações sociais entendem essas modalidades de manifestação mental como construídas e compartilhadas socialmente pelos grupos de vivências semelhantes. O objetivo deste artigo é discutir a escola e seu papel de agente de inclusão ou exclusão nas memórias de vida apresentadas. Foram entrevistadas 15 mães e 15 filhas sobre suas vidas no passado, presente e futuro. Constatamos que a instituição escolar e o ato de estudar, de uma maneira geral, representam aspectos positivos vividos no passado e se projetam nos discursos sobre o futuro como possibilidades de mudança de vida. As práticas sociais, por outro lado, expõem rotinas que não incluem a escola. Podemos inferir que isso ocorre devido ao cotidiano de vulnerabilidade a que estão submetidas as entrevistadas por gerações e a uma provável inadequação da proposta pedagógica da escola pública brasileira no que tange ao combate da evasão escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Las teorías que tratan de la memoria social y de las representaciones sociales relacionan esas modalidades de manifestación psíquica como construidas y compartidas socialmente por los grupos de vivencias semejantes. El objetivo de este artículo es discutir la escuela y su papel de agente de inclusión o exclusión en las memorias de vida presentadas. Fueron entrevistadas 15 madres y 15 hijas acerca de sus vidas en el pasado, presente y futuro. Constatamos que la institución escolar y la acción de estudiar, de manera general, representan aspectos positivos vividos en el pasado y si proyectan en los discursos acerca del futuro como posibilidades de mudanzas en la vida. Las prácticas sociales, por otro lado, exponen rutinas que no incluyen la escuela. Podemos inferir que eso ocurre debido al cotidiano de vulnerabilidades a que están sometidas las entrevistas por generaciones y a una probable inadecuación de la propuesta pedagógica de la escuela pública brasileña en lo que se refiere al combate a la evasión escolar.

    Resumo em Inglês:

    Different theories on social memory and representation perceive these modes of manifestation as socially constructed and collectively shared. The main objective of this article is to discuss the role of the school on the memory of adults and their children. Data were collected through interviews with 15 mothers and their respective daughters on their perceptions regarding the past, present, and future. The interviews showed that, in general, the school is represented by its positive aspects and is seen as an important tool to expand life options. On the other hand, social practices incorporate aspects of everyday life that do not include the school. These differences may be explained by the interviewees' socio-economic vulnerability, and also to inadequate pedagogical practices found in the Brazilian public school system regarding its policies aimed to avoid school dropouts.
  • Inserção social universitária: uma investigação com base no átomo social mínimo Pesquisas Empíricas

    Auad, Juliana Cal; Conceição, Maria Inês Gandolfo

    Resumo em Português:

    Ao longo da história, os deficientes ocupam um lugar de marginalização e sua inserção depende, em grande parte, do contexto social. Este trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática e identificar como o aluno avalia sua inserção a partir dos papéis desempenhados. Criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno e no Mapa Mínimo proposto por Sluzki, que se denominou átomo mínimo. Participaram da pesquisa sete estudantes universitários com deficiência física que foram entrevistados com base no instrumento criado. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo, a universidade foi apontada como um local em que puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção aponta o problema de locomoção dentro do campus. Percebe-se a necessidade de maiores subsídios para políticas de inclusão universitária.

    Resumo em Espanhol:

    Al largo de la historia, los discapacitados ocupan un lugar de marginalización y su integración depende, en gran parte, del contexto social. Este trabajo se propone a dibujar el mapa de las redes sociales de alumnos universitarios con discapacidad física desde una lectura psicodramática e identificar como este alumno evalúa su integración desde los papeles desarrollados. Se creó un instrumento inspirado en el átomo social de Moreno y en el Mapa Mínimo propuesto por Sluzki, que se denominó átomo mínimo. La investigación se realizó con siete participantes con discapacidad física que fueron entrevistados por medio del nuevo instrumento. Los resultados indican que los participantes, juegan diferentes papeles en la familia y en el ambiente de trabajo/estudio. La universidad fue señalada como el sitio donde estos alumnos pudieran probar sus límites y desarrollar lazos de amistad. La mayor dificultad de integración está en el problema de la locomoción dentro del campus. Se percibe una necesidad de más recursos para políticas de integración universitaria.

    Resumo em Inglês:

    It is evident through history that disabled individuals occupy marginal positions and their insertion depend, in great part, on the social context. This study aims to investigate the social networks of college students with disabilities from a psychodramatic point of view. To achieve such goal, a new instrument called minimal atom, was created. This instrument was based on Moreno's social atom theory and Sluzki's minimal map. The interview and instrument were applied to seven students with physical disabilities. Results indicate that people with disabilities develop different roles in their families and at work/college. The university seems to be a place where these students can test their limits and develop friendships. The major difficulty for their inclusion in the university is related to their ability of moving around the campus. There is a clear need of supporting public policies for college inclusion criteria.
  • Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar Pesquisas Empíricas

    Ávila, Camila Ferreira de; Tachibana, Miriam; Vaisberg, Tânia Maria José Aiello

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou a investigação psicanalítica do imaginário coletivo de professores de ensino superior sobre inclusão escolar. Foi realizada uma entrevista grupal para abordagem da pessoalidade coletiva, com 12 docentes dos cursos de Letras e de Pedagogia. Para tal, utilizou-se o Procedimento Desenhos-Estórias com Tema como recurso mediador-dialógico, cabendo a cada professor produzir, individualmente, desenhos e histórias sobre o tema "aluno de inclusão". A partir deste material, analisado à luz do método psicanalítico, foram captados quatro campos psicológicos não conscientes: "o menino de sua mãe", "(in)capacidades", "onde está Wally?" e "a dor e a delícia". Em seu conjunto, tais campos revelaram a angústia despertada pelo processo de inclusão escolar nos professores que, em seu imaginário, concebem que o aluno com deficiência deve ser cuidado por sua mãe. Desse modo, compreende-se que o processo de inclusão demanda, além de informações técnicas, um espaço de cuidado emocional a estes profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo intentó la investigación psicoanalítica del imaginario colectivo de profesores de universidad sobre la inclusión escolar. Realizamos una entrevista grupal para abordaje de la personalidad colectiva, con doce (12) profesores de los cursos de Letras y de Pedagogía, mientras la cual utilizamos el procedimiento dibujos-cuentos con tema como recurso mediador dialógico, con los profesores haciendo, individualmente, dibujos y cuentos sobre el tema "un alumno de inclusión". A partir del material, analizado de acuerdo con el método psicoanalítico, captamos cuatro campos psicológicos no conscientes: "el niño de su madre", "(in)capacidades", "¿donde está Wally?" y "la dolor y la delicia". Los campos revelaron que la inclusión escolar despierta angustia en los profesores que, en su imaginario, conciben que el alumno con deficiencia deba ser cuidado por su madre. Partir de ahí, es comprendido que la inclusión exige, además de las informaciones técnicas, un espacio de cuidado emocional a eses profesionales.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to make a psychoanalytic investigation of the collective imaginary of Higher Education Professors regarding school inclusion. A group interview was carried out with 12 faculty members of Language and Pedagogy Programs for the collective imaginary approach. For that, the Thematic Story-Drawing Procedure was used as mediator-dialogical resource. Each professor individually produced drawings and stories on the theme "inclusion student". Through this clinical material, analyzed through the psychoanalytic method, four unconscious psychological fields were collected: "his mother's boy", "(un)capacities", "where's Wally?" and "the pain and the pleasure". In this set, such fields indicated that school inclusion is experienced with anxiety by professors, whose collective imaginary conceives that the student with a deficiency must be cared for by his(er) mother. Thus, it is understood that school inclusion demands, in addition to technical information, space to care for the emotional aspect of these professionals.
  • Aprendizado implícito em usuários intensivos de videogames Investigaciones Empíricas

    Felmer, Lucio Rehbein; Boudon, Paula Alonqueo; Filsecker, Michael

    Resumo em Português:

    O estudo em questão procurou relacionar a evidência acumulada sobre o aprendizado implícito e o potencial impacto que o videogame pode produzir como veículo de tal aprendizado. De forma mais específica, procurou-se averiguar se a experiência intensa e prolongada com videogames gerava vantagens sobre a ausência da mesma, em situações nas quais existiam as condições para aprender de forma implícita. O estudo comparou o desempenho de jogadores intensivos (n=18), jogadores moderados (n=15), e não-jogadores (n=15), em dois exercícios experimentais especialmente desenhados para possibilitar o aprendizado implícito: uma tarefa de Tempo de Reação Serial (TRS) e uma tarefa de Indução de Respostas Direcionadas (IRD). Os resultados de ambos exercícios, embora pouco robustos, mostram que os jogadores intensivos, assim como os moderados, apresentam facilidades para captar as regularidades implícitas, ou presentes de forma subliminar, nestes exercícios. Estes resultados são discutidos em relação à literatura disponível sobre o aprendizado implícito e o potencial do videogame como veículo de aprendizado.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio buscó relacionar la evidencia acumulada sobre aprendizaje implícito y el potencial impacto de los videojuegos como vehiculo de tal aprendizaje. Específicamente, se buscó averiguar si la experiencia intensa y prolongada con videojuegos generaba ventajas por sobre la ausencia de tal experiencia, en situaciones donde existían las condiciones para aprender de manera implícita. El estudio comparó el desempeño de jugadores intensivos (n=18), jugadores moderados (n=15), y no-jugadores (n=15), en dos tareas experimentales especialmente diseñadas para posibilitar el aprendizaje implícito: Una tarea de Tiempo de Reacción Serial (TRS); y una tarea de Inducción de Respuestas Direccionales (IRD). Los resultados con ambas tareas, aunque poco robustos, muestran que los jugadores intensivos, y también los moderados, presentan facilitación para captar las regularidades implícitas, o subliminalmente presentes, en estas tareas. Estos resultados se discuten en relación a la literatura sobre aprendizaje implícito y al potencial de los videojuegos como vehiculo de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to relate the available evidence on implicit learning and the potential role of videogames as a vehicle for such learning. Specifically, it was intended to inquire whether having an intense and long experience with videogames would grant some advantage over the absence of such experience, in situations where appropriate conditions for implicit learning were presented. Hence, the study compared the performance of intensive players (n=18), moderate players (n=15) and non-players (n=15), on two specially designed implicit learning tasks: The Serial Reaction Time (SRT) task, and the Directional Response Induction (DRI) task. Even though the results from both tasks are not robust, they showed that intensive, as well as moderate players, were favored for capturing the implicit (subliminal) regularities present in these tasks. These results are discussed in terms of recent developments in the implicit learning literature, as well as in terms of videogames potential to become learning tools.
  • Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar Pesquisas Empíricas

    Rolfsen, Andréia Bevilacqua; Martinez, Cláudia Maria Simões

    Resumo em Português:

    O ingresso no ensino fundamental constitui um momento importante no processo de escolarização. A literatura aponta que orientar a família nesse processo, a partir de recursos de seu ambiente, pode ser fundamental na prevenção de dificuldades escolares. Nesse contexto, o presente estudo implementou e avaliou uma proposta de intervenção na modalidade de um Programa Psicopedagógico de Orientação a Pais (PPOP), dirigido a pais e familiares responsáveis por crianças com dificuldades de aprendizagem incluídas nas primeiras séries do ensino fundamental de escola pública regular, com objetivo de investigar as condições de implementação do PPOP. Participaram da pesquisa oito pais de alunos e seus filhos. As análises demonstraram que o Programa está apto a ser implementado em maior escala e mostrou-se satisfatório quanto à forma e conteúdo, a partir do relato dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    La entrada en la escuela primaria es un momento importante en el proceso de escolarización. La literatura apunta que orientar la familia en cuesto proceso, partir de recursos de su ambiente puede ser fundamental en la prevención de dificultades escolares. En ese contexto, el presente estudio aplico y evalúo una propuesta de intervención en la modalidad de un Programa Psicopedagógico de orientación a los padres (PPOP), dirigida a los padres y las familias responsables de los niños con dificultades de aprendizaje, inclusos en la primera serie de escuelas primarias regulares en la escuela pública, con el fin de investigar las condiciones de ejecución de PPOP. Participaran de la investigación ocho estudiantes y sus padres. Las análisis demuestran que el programa puede ser aplicado en una escala más amplia y mostró satisfactoria cuanto a la forma y el contenido, partir del relato de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    The entrance to the elementary school is an important moment in the schooling process. The literature indicates that guiding the family in this process, using resources from the family environment, can be crucial in the prevention of school difficulties. In this context, this study implemented and evaluated a proposal of intervention in the form of a psychopedagogical program -"Psychopedagogical Program Parents Orientation" (PPOP in Portuguese), addressed to parents and families responsible for children with learning difficulties, included in the first grades of elementary school in regular public schools, in order to investigate the conditions of implementation of PPOP. Eight students and their respective parents participated in this study. The analysis show that this program can be implemented in large scale and was satisfactory in terms of form and content, according to the participants' reports.
  • Treinamento, desenvolvimento e educação: tendências no estilo de gestão das organizações Resenha

    Zerbini, Thaís
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br