Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 18, Número: 40, Publicado: 2008
  • Qualidade, diversidade e acessibilidade do conhecimento científico Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações Pesquisas Teóricas

    Coelho Junior, Francisco Antonio; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    A literatura em comportamento organizacional apresenta diversos estudos referenciando o conceito aprendizagem aplicado no âmbito das organizações. Porém, verifica-se o uso pouco crítico ou sistemático deste conceito. O objetivo do presente artigo consiste em realizar uma análise conceitual do termo aprendizagem, justificando sua transposição para estudos organizacionais. Aplicaram-se técnicas de análise conceitual propostas por Ryle. Como resultado, verificou-se que a natureza multifacetada do conceito de aprendizagem favorece o advento das diversas definições associadas a ele. Espera-se que haja maior sistematicidade acerca do uso do termo aprendizagem aplicado em estudos organizacionais, considerando seus níveis de análise e as dimensões presentemente discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura acerca del comportamiento en las organizaciones contiene muchos estudios con referencia al concepto de aprendizaje. No obstante, hay poco uso crítico de cuesto concepto. El objeto del artículo es desarrollar un análisis conceptual de la palabra aprendizaje, en el intento de justificar su aplicación en estudios de organización. Se aplicó las técnicas de análisis técnico-conceptual de Ryle. Como resultado, verificamos que el carácter multifacético del concepto aprendizaje favorece la aparición de las distintas definiciones que conocemos de él. Se prevé que habrá una reflexión crítica acerca del uso del concepto de aprendizaje en los estudios de la organización, teniendo en cuenta el análisis y las dimensiones actualmente en debate.

    Resumo em Inglês:

    Literature on organizational behavior presents several studies referring to the learning concept applied to the context of organizations, however, its use lacks critical or systematic analyses. This study aimed to develop a conceptual analysis of the word learning that can justify its transposition to organizational studies. Ryle's conceptual analysis techniques were applied. As a result, the text demonstrates that the nature of the multifaceted learning concept favors the appearance of various definitions associated with it. Given the levels and dimensions discussed regarding the word learning, a more systematized use of the concept in organizational studies is expected.
  • Dialogismo e a investigação de processos desenvolvimentais humanos Pesquisas Teóricas

    Amorim, Katia de Souza; Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde

    Resumo em Português:

    Na elaboração de instrumental para compreender e investigar processos desenvolvimentais humanos, relacionais e situados, aproximamo-nos da noção de dialogismo. Procurando explicitar esta noção, realizou-se revisão bibliográfica, além de leituras de Bakhtin, aqui apresentadas. A análise levanta implicações teórico-metodológicas que, tanto apontam ao lugar da alteridade no ser e desenvolver-se humano, como indicam questões do fazer do pesquisador. Finalmente, apresenta-se um episódio de interação mãe-bebê, utilizando-se a concepção de dialogismo. A análise do caso aponta a necessidade de considerar o lugar do corpo nos processos de investigação, remete também à busca por noção de linguagem além do verbal e (re)conceituação da cultura enquanto prática discursiva.

    Resumo em Espanhol:

    La elaboración de instrumentos para comprender e investigar los procesos de desarrollo humano, relacionales y situados, nos acercamos de la noción de "dialogismo". En la búsqueda de una explanación para eso concepto, se realizó una revisión bibliográfica general, además de considerar en detalle la obra de Bakhtin. El análisis llevó a implicaciones teóricas y metodológicas que, además de mostrar el lugar de la alteridad en el ser y en el desarrollo humano, indicaran cuestiones de la práctica del investigador. Además, se presenta una situación real de interacción de una mama con su bebe, considerando el concepto de dialogismo. El análisis del caso muestra la necesidad de considerar el lugar del cuerpo en los procesos de investigación. Además, llega a la búsqueda de una noción de lenguaje más allá de la comunicación verbal y una nueva conceptualización de la cultura en cuanto una práctica discursiva.

    Resumo em Inglês:

    In the construction of a theoretical-methodological instrument, aimed to understand and investigate relational and situated human developmental processes, the notion of dialogism was reached. Seeking to make this notion more explicit, a bibliographical review and reading of bakhtinian propositions were carried out and presented in this study. Theoretical-methodological issues and practical implications were raised during the analysis, which appoint to issues like the place of the otherness in the self and human development. A series of issues concerning the research process is discussed. Finally, a mother-infant interactional episode is analyzed through the concept of dialogism. The analysis appoints to the need of considering the body in the investigation process. It also indicates the search for language notion that goes beyond its verbal dimension and re-conceptualization of culture as discursive practice.
  • Pesquisa com famílias: aspectos teórico-metodológicos Pesquisas Teóricas

    Böing, Elisângela; Crepaldi, Maria Aparecida; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta reflexões conceituais e teórico-metodológicas consideradas relevantes no planejamento de pesquisa com famílias. Evidenciam-se as conseqüências da transição paradigmática da ciência na produção de conhecimento relacionada à família, principalmente, na variação dos objetos de estudo e estratégias de investigação. Frente à complexidade do tema família, para a qual converge uma multiplicidade de olhares teóricos possíveis, surge a necessidade do uso adequado e combinado de diferentes estratégias e instrumentos metodológicos. Entende-se que a compreensão da complexidade das famílias não pode ser atingida com um único estudo, mas sim por meio da conjunção de diversos estudos, apontando a importância e necessidade da contextualização do processo de investigação para melhor responder às demandas científicas e sociais.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo presenta reflexiones conceptuales y teórico-metodologicas consideradas nucleares para el planeamiento de investigaciones con familias. Se analizan las consecuencias de la transición paradigmática de la ciencia en la producción del conocimiento vinculado a la familia, principalmente, en las variaciones de los focos de estudio y estrategias metodologicas de intervención. Reconociendo la dimensión de la complexidad inherente al tema familia, en el cual converge una multiplicidad de posicionamientos teóricos posibles, surge la necesidad de un uso adecuado y combinado de diferentes estrategias e instrumentos metodológicos. Se considera que la comprensión de la complexidad, en los estudios con familias, se da através de la conjunción de diversos estudios, destacando la importancia y necesidad de la contextualización del proceso de investigación, para tener una respuesta más coherente con las realidades científicas y sociales.

    Resumo em Inglês:

    This article presents conceptual and theoretical-methodological aspects considered important in the planning of research on families. The consequences of the pragmatic transition of science, in the production of knowledge related to the family, are evidenced, especially in the variation of objects of study and strategies of investigation. Considering the complexity of the topic "family", to which a multiplicity of theoretical perspective converges, emerges the need of adequate and synchronized use of different strategies and methodological instruments. Understanding of families' complexity cannot be achieved through a single study but a mix of several studies, which appoints to the importance and need of contextualizing the investigation process to better respond to scientific and social demands.
  • Escuta de crianças vítimas de abuso sexual no âmbito jurídico: uma revisão crítica da literatura Pesquisas Teóricas

    Froner, Janaina Petry; Ramires, Vera Regina Röhnelt

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma revisão da literatura que aborda o tema do atendimento de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar no âmbito do Judiciário. São discutidas as diversas metodologias de escuta da criança, realizadas por profissionais da área da saúde e pelos operadores do Direito. As exigências e os ritos do Sistema Judiciário, assim como as necessidades e demandas das crianças que sofreram abuso sexual também são discutidas, com base na literatura nacional e internacional disponível. Foram abordadas a complexidade e a peculiaridade desse atendimento, a importância e a necessidade de um trabalho interdisciplinar.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta una revisión de la literatura que se ocupa de la atención de los niños víctimas de abuso sexual en el plano judicial. Se examinaran los distintos métodos de escuchar al niño, llevada a cabo por profesionales de la salud y los operadores de la ley. Los requisitos y los ritos del poder judicial, y si realizo una discusión de las necesidades y demandas de los niños que sufrieron abuso sexual, con base en la literatura nacional e internacional disponible. La complejidad y la peculiaridad de la atención de estos niños, así como si abordaron la importancia y la necesidad del trabajo interdisciplinario.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a literature revision about the children victims of sexual abuse assistance in the Judiciary scope. Several methodologies of listening children are argued, accomplished by professionals of the health area and by the judiciary operators. The demands and the legal system rites, as well as the needs and children's demands who suffered sexual abuse are also argued, with base in the national and international available literature. The complexity and the peculiarity of this assistance, and the importance and need of an interdisciplinar work were boarded.
  • A importância do apoio social em pacientes coronarianos Pesquisas Teóricas

    Abreu-Rodrigues, Marcela; Seidl, Eliane Maria Fleury

    Resumo em Português:

    O presente estudo descreve a relação entre apoio social e doença coronariana tendo por base artigos empíricos ou de revisão publicados. A revisão bibliográfica foi realizada por meio de buscas eletrônicas nas bases de dados do PsycINFO, MedLine e SciELO. Após aplicação dos critérios de exclusão, 23 artigos sobre suporte social e doença coronariana foram selecionados, além de estudos clássicos sobre o tema. Conclui-se que há evidências da relação positiva entre disponibilidade de suporte social e melhora da saúde do paciente coronariano. Buscou-se caracterizar, ainda, algumas variáveis responsáveis por essa relação, uma vez que o suporte social tem se mostrado relevante para promover a adesão ao tratamento. Esses resultados justificam a importância do fornecimento de orientação ao cuidador sobre a saúde do paciente, assim como sobre as formas de prover apoio.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio describe la relación entre apoyo social y enfermedad coronaria basada en los artículos empíricos o revisiones publicadas. La revisión bibliográfica se realizó a través de búsquedas electrónicas en bases de datos de PsycINFO, MedLine y SciELO. Después de la aplicación de los criterios de exclusión, 23 artículos sobre el apoyo social y enfermedad coronaria fueron seleccionados, así como estudios clásicos sobre el tema. De ello se desprende que hay pruebas de la relación positiva entre la disponibilidad de apoyo social y la mejora de la salud del paciente coronario. El objetivo fue caracterizar además, algunas de las variables responsables de esa relación debido a que el apoyo social ha demostrado ser importante para fomentar la adherencia al tratamiento. Estos resultados justifican la importancia de proporcionar orientación a las personas que cuidan de la salud del paciente, así como sobre la forma de prestar apoyo.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the relationship between social support and coronary heart disease based on empiric or review published articles. The study bases on computerized search strategy of PsycINFO and MedLine and SciELO. Not only classic studies, but also 23 articles related to social support and coronary heart disease were selected after applying exclusion criteria. Evidences about the positive relation between availability of social support and better health outcomes of coronary patients, are shown. Variables responsible for this linkage are described, once social support has been shown relevant for treatment adherence. These circumstances justify the importance of giving instructions to the caregiver concerning patient's health as well, as how they can provide support.
  • A experiência da sexualidade em jovens adultos na França: entre errância e vida conjugal Pesquisas Empíricas

    Giami, Alain

    Resumo em Português:

    Este estudo se baseia em uma pesquisa qualitativa realizada com 24 estudantes franceses de 18 a 22 anos. No período de transição de suas vidas, rapazes e moças atravessam uma fase de errância, de experimentação afetiva e sexual, ao mesmo tempo em que aspiram a um ideal de vida conjugal. A errância sexual e afetiva constitui a prática e o sentido dados à sua experiência para uma importante parte das pessoas entrevistadas. A vida conjugal ou o estabelecimento de uma relação de casal monogâmica e estável constitui o ideal da maioria dos homens e mulheres entrevistados. A sexualidade é vivida, ao longo desse período de transição, como uma experiência de iniciação, às vezes difícil ou confusa e visa a construção de si e, mais a longo termo, do casal, mais que a uma multiplicação de experiências "recreativas".

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se basa en una investigación cualitativa realizada con 24 estudiantes franceses de 18 a 22 años. En este periodo de transición de sus vidas, los muchachos y las muchachas atraviesan una fase de errancia, de experimentación afectiva y sexual, al mismo tiempo aspirando a un ideal de vida en pareja. La errancia sexual y afectiva constituye la práctica y el sentido dado a su experiencia para una importante parte de las personas entrevistadas. La vida en pareja o, el establecimiento de una relación de pareja monogámica y estable, constituye el ideal de la mayoría de los hombres y de las mujeres entrevistadas. La sexualidad es vivida, a lo largo de este período de transición, como una experiencia de iniciación, a veces difícil o confusa e tiene por objeto la construcción de si y, más a largo plazo, de la pareja, más que una multiplicación de experiencias "recreativas".

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study was carried out with 24 French students, ages between 18 and 22 years. During this transitional period of their lives, young adults experience a sexual and affective wandering phase, and at the same time, aspire to an ideal married life. Sexual and affective wandering refers to the experience and its meaning for the most part of those interviewed. A married life or establishment of a monogamous stable relationship is the ideal aspired by the majority of men and women interviewed. Sexuality is experienced, throughout this transitional period, as a sometimes difficult and confusing experience of initiation that aims the construction of the self, and in the long term, the construction of the couple, beyond multiple "recreational" experiences.
  • Significância clínica de mudança em processo de psicoterapia psicodinâmica breve Pesquisas Empíricas

    Yoshida, Elisa Medici Pizão

    Resumo em Português:

    A presente investigação é parte de um trabalho em andamento cujo objetivo é a análise do processo de mudança e o resultado de psicoterapias breves em pacientes de clínicas comunitárias brasileiras. Mais especificamente, objetivou-se explorar um método para determinar a mudança clinicamente significante de sintomas avaliados por meio de medidas de auto-relato, quando dados normativos não estão disponíveis. Constitui um uso específico do bem conhecido método de Jacobson e Truax para estimar a significância clínica de um tratamento. Para calcular os escores de mudança e os pontos de corte de medidas sintomáticas utilizaram-se dados de amostra de universitários, como representativa da população funcional. Mudanças em um processo psicoterapêutico foram analisadas. Os resultados sugerem que a significância clínica da mudança pode ser determinada de forma fidedigna por meio de medidas de auto-relato. Alguns limites do método foram considerados.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación es parte de un estudio en curso que busca analizar el proceso de cambio y los resultados de psicoterapias breves de pacientes que buscan clínicas brasileñas asentada en la comunidad. Más específicamente, el presente trabajo buscó explorar un método para determinar el cambio clínicamente significante de síntomas evaluados por medio de medidas de auto relato, en situaciones en que no hay dados normativos disponibles. Constituye un empleo específico del bien conocido método de Jacobson e Truax, para estimar la significación clínica de un tratamiento. Para calcular los escores del cambio y los puntos de corte de medidas sintomáticas fueron utilizados datos de una muestra de estudiantes universitarios, como representantes de la población funcional. Cambios en un proceso terapéutico fueron analizados. Los resultados sugieren que la significación clínica del cambio puede ser determinada de manera fidedigna por medio de las medidas de auto relato. Se reflexiona sobre los límites del método.

    Resumo em Inglês:

    The current investigation is part of a work in progress aimed to analyze the process of change and the outcome of brief psychotherapies in patients of Brazilian communitarian health units. Specifically, the current work aimed to explore a method to determine clinically meaningful change of symptoms evaluated by self-report measures, when normative data are not available. It consists in the specific use of the well-known Jacobson and Truax's method to determine the clinical significance of a treatment. To calculate the change scores and cutoffs of symptomatic measures, data from a sample of college students were used as representative of a functional population. Changes of one psychotherapeutic process were analyzed. Results suggest that clinical significance of change can be reliably determined by self-report measures. Some limitations of this method are considered.
  • Concordância parental sobre problemas de comportamento infantil através do CBCL Pesquisas Empíricas

    Borsa, Juliane Callegaro; Nunes, Maria Lucia Tiellet

    Resumo em Português:

    Este estudo versa sobre a concordância entre respostas de pais e mães relativas aos problemas de comportamento do mesmo filho através do instrumento Child Behavior Checklist [CBCL-6/18]. Participaram desta pesquisa, 146 casais, com filhos de seis a dez anos, não-clínicos, estudantes do ensino fundamental de Porto Alegre-RS, Brasil. Os questionários foram enviados para todos os pais de crianças desta faixa etária. As respostas ao CBCL classificam a criança como Clínica ou Não-Clínica nas escalas: Competência Social, Problemas Internalizantes, Problemas Externalizantes e Problemas Totais de Comportamento. A concordância entre as respostas de pais e mães para os Problemas Internalizantes e Externalizantes foi moderada (K=0,464; K=0,572); para a Competência Social e Problemas Totais de Comportamento, a concordância foi baixa (K=0,327; K=0,347). Tais resultados apontam que pais e mães tendem a não concordar quando solicitados a se pronunciar sobre problemas de comportamento dos filhos.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio constató la concordancia entre las respuestas de padres y madres con respecto a los problemas del comportamiento de un mismo hijo a partir del Child Behavior Checklist 6/18 [CBCL-6/18]. Los informantes fueron 146 parejas, con hijos de seis a diez años, no-clínicos, estudiantes de escuelas primarias de Porto Alegre, RS, Brasil. Los instrumentos fueran enviados para todos parejas con hijos con cuesta edad. Las respuestas a lo CBCL indican si el niño es Clínico o No-Clínico en las escalas Competencia Social, Problemas Internalizantes, Problemas Externalizantes y Problemas Totales de Comportamiento. El análisis indicó concordancia moderada para las respuestas en las escalas Internalizante y Externalizante (K=0,464; K=0,572). En las escalas Competencia Social y Problemas Totales de Comportamiento la concordancia fue baja (K=0,327; K=0,347). Los resultados afirman que padres y madres tienden a no concordar cuando se pronuncian acerca de los problemas de comportamiento de sus hijos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify the agreement level between answers of fathers and mothers related to the behavioral problems of their children through the Child Behavior Checklist 6/18 [CBCL-6/18]. The sampled consisted of 146 couples with non-clinical children aged six to ten years old, students of an elementary school in Porto Alegre, RS, Brazil. Questionnaires were sent to parents of all children in this age range. The parents' answers to the CBCL classify children as Clinical or Non-Clinical in the following scales: Social Competence, Internalizing Problem Behavior, Externalizing Problem Behavior and Total Behavior Problems. Agreement between fathers and mothers answers was moderate for Internalizing and Externalizing problems (K=0.464; K=0.572) and low for Social Competence and Total Behavior Problems (K=0.327; K=0.347). These results confirm findings in the literature, which report little agreement between fathers and mothers reports regarding their children's behavioral problems.
  • Memória de longo prazo modulada pela memória de curto prazo Pesquisas Empíricas

    Moreira-Aguiar, Viviane; Lameira, Allan Pablo; Conde, Erick Quintas; Pereira Júnior, Antônio; Umiltà, Carlo Arrigo; Gawryszewski, Luiz de Gonzaga

    Resumo em Português:

    Quando um estímulo ocorre aleatoriamente à esquerda ou à direita, a resposta é mais rápida quando estímulo e resposta estão no mesmo lado (condição compatível) do que em lados opostos (condição incompatível). Na tarefa de Simon, embora a resposta seja selecionada pela forma (ou cor) do estímulo, a posição deste influencia o Tempo de Reação Manual (TRM). O efeito Simon corresponde à diferença entre as médias dos TRMs nas duas condições (incompatível e compatível). Neste trabalho, estudamos como uma tarefa prévia de compatibilidade realizada com um dedo indicador modula o efeito Simon. Vinte e oito voluntários realizaram uma tarefa de compatibilidade seguida pela tarefa de Simon. No grupo compatível (14 voluntários), encontramos um efeito Simon de 24 ms. No incompatível (14 voluntários), ocorreu um efeito Simon inverso de -16 ms. Estes resultados mostram uma modulação da memória de longo prazo por uma tarefa envolvendo a memória de curto prazo.

    Resumo em Espanhol:

    Cuando un estimulo ocurre aleatoriamente a la izquierda o a la derecha, la respuesta es más rápida cuando el estimulo y la respuesta están del mismo lado (condición compatible), de que cuando están en lados opuestos (condición incompatible). En la prueba de Simon, el color o la forma del estímulo determina la respuesta, pero éste es más rápido cuando hay una correlación espacial entre el estímulo y la respuesta. En este trabajo, estudiamos la modulación del efecto Simon por la tarea de la compatibilidad espacial en la cual uno dedo índice respondió. Veintiocho voluntarios realizaron la prueba de compatibilidad (14 la compatible y 14 la incompatible). Después el voluntario realizó la prueba de Simon. En el grupo compatible, encontramos efecto de Simon de 21 ms. Sin embargo, en el grupo incompatibles, ocurrió un efecto de Simon inverso de -16 ms. Estos resultados demuestran una modulación de la memoria a largo plazo por la memoria a corto plazo.

    Resumo em Inglês:

    When a stimulus randomly occurs at left or right, the response is faster when stimulus and response are on the same side (compatible condition) than on opposite sides (incompatible condition). In the Simon task, color or shape determines the correct response but it is faster when there is correspondence between stimulus and response key positions. In this research, we studied the Simon effect modulation through a previous spatial compatibility task in which just one index finger presses the keys. Twenty-eight volunteers run compatibility tasks (14 compatible and 14 incompatible). Then, they performed a Simon task in which the correct response was selected by shape. A Simon effect of 24 ms was found in the compatible group. An inverse Simon effect of -16 ms occurred in the incompatible group. These results show long-term memory modulation by task involving short-term memory.
  • Prevalência de maus-tratos em crianças de 1ª a 4ª série da cidade de Ribeirão Preto-SP Pesquisas Empíricas

    Faleiros, Juliana Martins; Bazon, Marina Rezende

    Resumo em Português:

    O presente estudo buscou mensurar a prevalência de maus-tratos em crianças matriculadas de 1ª a 4ª série em escolas da rede pública e particular da cidade de Ribeirão Preto-SP, Brasil, a partir de informações do setor da educação. A investigação adotou uma abordagem descritiva, de caráter epidemiológico. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Cartilha Epidemiológica, aplicada junto aos professores para obter informações sobre o número e as características de casos suspeitos de maus-tratos presentes em sua sala de aula. A amostra aleatória e estratificada foi composta por 151 professores responsáveis por 3.885 crianças. A prevalência obtida foi de 3,9% e as categorias de maus-tratos mais freqüentes foram: Maltrato Emocional, Abandono Emocional e Falta de Controle Parental. A prevalência oficial para a mesma faixa etária foi de 0,36% confirmando as indicações da literatura quanto ao fato de os dados oficiais serem somente a ponta do iceberg.

    Resumo em Espanhol:

    El actual estudio se propuso evaluar la prevalencia de los malos tratos en niños matriculados del 1º al 4º grado de escuelas públicas y particulares en la ciudad de Ribeirão Preto-SP, Brasil, partir de informaciones del sector educativo. La investigación adoptó un abordaje descriptivo, de carácter epidemiológico. El instrumento utilizado para la colecta de datos fue la Cartilha Epidemiológica (Cartilla Epidemiológica), que fue aplicada a los profesores para obtener informaciones de número y características de acontecimientos de malos tratos conocidos en sus clases. La muestra aleatoria y estratificada fue compuesta por 151 profesores responsables por 3.885 niños. La prevalencia obtenida fue de 3,9% y los tipos de malos tratos más frecuentes fueron: Maltrato emocional, Abandono emocional y Falta de control de los padres. La prevalencia oficial para la misma faja de edad fue de 0,36% confirmando las indicaciones de la literatura cuanto al hecho de los datos oficiales sean solamente la punta de un iceberg.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to estimate the prevalence of maltreatment in children, enrolled in 1st to 4th grades in Public and Private schools in Ribeirão Preto-SP, Brazil, using information from the field of education. This is a descriptive study with epidemiological framework. Teachers were interviewed through the instrument Cartilha Epidemiológica (Epidemiological Booklet). It collected information on the number and characteristics of maltreated children attending these teachers' classes. An epidemiological descriptive approach was used to analyze data and 151 teachers, who were responsible for 3,885 children, answered the instrument. The results appointed a prevalence of 3.9%. The most frequent types of child maltreatment were: Emotional Maltreatment, Emotional Abandonment and Lack of Parental Supervision. Official data indicates a prevalence of 0.36%, which is in agreement with literature suggestions that official data report just the tip of iceberg.
  • O desafio da supervisão e pesquisa-ação em casos de abuso sexual: os professores e suas questões Pesquisas Empíricas

    Costa, Liana Fortunato; Ribeiro, Maria Alexina; Penso, Maria Aparecida; Almeida, Tânia Mara Campos de

    Resumo em Português:

    Após desenvolvermos por quatro anos uma pesquisa-ação voltada ao atendimento familiar em grupo, com casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, procuramos conhecer sentimentos e dificuldades na sua implementação com relação aos professores que coordenam, supervisionam, atendem e são responsáveis pelo projeto como um todo. Os sujeitos foram seis professores universitários, responsáveis e atuantes no projeto: cinco deles do sexo feminino e um do masculino, faixa etária entre 30 e 57 anos, tempo de graduação entre 10 e 33 anos. O instrumento foi enviado e respondido por e-mail. Os resultados mostraram que questões emocionais, de gênero e de experiência pessoal estão presentes na supervisão sobre este tema. As supervisoras, embora vistas como frágeis por serem mulheres, expressam uma contribuição significativa para a vida pública e política, por intermédio da criação de oportunidades para que mulheres e crianças tenham vez e voz, além de evidenciarem questões de hierarquia e poder.

    Resumo em Espanhol:

    Desarrollamos una pesquisa acerca del método de atención familiar en grupo, con casos de abuso sexual envolviendo niños y/o adolescentes. En este texto buscamos conocer los sentimientos y dificultades en la adopción de este método con relación a los profesores supervisores que coordinan, hacen supervisión, atienden y también son responsables y actuantes en el proyecto: cinco de ellos del sexo femenino y uno del masculino, con edades entre 30 y 57 años, tiempo de graduación entre 10 y 33 años. El instrumento les fue enviado y respondido por e-mail. Los resultados mostraron que las cuestiones emocionales, de género y de la experiencia personal están presentes en la supervisión acerca del tema. Las supervisoras, aunque sean vistas como frágiles por que son mujeres, expresan una contribución significativa para la vida pública y política, por intermedio de la creación de oportunidades para que las mujeres y los niños tengan vez y voz, además de evidenciar cuestiones de jerarquía y poder.

    Resumo em Inglês:

    After four years developing an action research directed to family care in groups, involving cases of sexual abuse in children and adolescents, the researchers tried to learn the feelings and difficulties, in the research implementation, experienced by teachers who coordinate, supervise, attend and are responsible for the project. Six university teachers, responsible and active in the project were the study subjects: five were female and one male, with ages between 30 and 57 years, bachelor's degree from 10 to 33 years. The instrument was sent and replied by e-mail. The results showed that emotional issues, gender and personal experience are present in the supervision of this theme. The female supervisors, although seen as fragile for being women, significantly contribute for public and political life through the creation of opportunities for women and children, so that they can express themselves and also evidence hierarchy and power issues.
  • Pacientes com câncer: enfrentamento, rede social e apoio social Pesquisas Empíricas

    Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de; Zanin, Carla Rodrigues; Maniglia, José Victor

    Resumo em Português:

    O estudo avaliou as estratégias de enfrentamento, rede e apoio social de pacientes com câncer de cabeça e pescoço atendidos em um hospital do interior paulista. Os 22 participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Questionário de Hábitos de Vida, Ficha Clínica, Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e Medidas de Rede e Apoio Social. Os resultados indicaram que as estratégias de enfrentamento menos utilizadas foram: focalização na emoção (M=2,08, DP=0,63) e busca por suporte social (M=2,62, DP=0,80), a rede social apresentou-se ampla, mas com grau de intimidade baixo, e a média geral do apoio social foi baixa (M=71, DP=10). As principais correlações encontradas foram: apoio emocional e de informação (r=0,785, p<0,01), estratégias focalização no problema e religiosidade (r=0,579, p<0,05). A análise fatorial identificou interação de determinadas estratégias com tipos específicos de apoio social. Discutem-se implicações para as práticas psicológicas visando facilitar a adaptação ao estressor-saúde e melhorar o suporte social dos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio evaluó las estrategias del enfrentamiento, red social, apoyo social de pacientes con cáncer de cabeza y cuello atendidos en un hospital del interior paulista. Los participantes contestaron uno Cuestionario Socio-demográfico y de Costumbres de vida, Ficha Clínica, Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) (Escala Modos de Enfrentamiento de Problemas) y Medidas de Red y Apoyo Social. Las estrategias menos utilizadas fueran enfrentamiento en la emoción (media: 2,08, DP: 0.63) y la busca por soporte social (media=2,62, DP=0,80). La red social es numerosa, mas con grado de intimidad bajo, lo apoyo social presentó nota media general baja (media=71, DP=10). Las principales correlaciones encontradas fueron: apoyo emocional y de información (r=0,785, p<0,01), estrategia focalización en el problema y religiosidad (r=0,579, p<0,05). El análisis de los componentes principales identificó la interacción de determinadas estrategias con tipos específicos de apoyo social. Debátanse implicaciones para las prácticas psicológicas para propiciar mejor adaptación al estrésor-salud y adecuado soporte social a los pacientes.

    Resumo em Inglês:

    This study assessed coping strategies, social network and support in patients, with head and neck cancer, treated in a hospital in the State of Sao Paulo, Brazil. The 22 participants completed a Social Demographic Questionnaire Inquiring on Life Style, Clinical File, the Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) (Ways of Coping with Problems Scale) with Measures of Social Network and Support. The least used coping strategies were emotion focused-coping (M: 2,08, SD: 0.63) and search for social support (M: 2.62, SD: 0.80), participants had a large network with low level of intimacy, the general average score for social support was low (M: 71, SD: 10). The main correlations found in the study were emotional support and information (r=0.785, p<0.01), and problem-focused coping and religion (r=0.579, p<0.05). Factorial analysis identified interactions between certain coping strategies and social support. Implications for psychological practice aimed to improve adjustment to health stressors and social support are discussed.
  • Entre escolas e famílias: revelações dos deveres de casa Pesquisas Empíricas

    Resende, Tânia de Freitas

    Resumo em Português:

    Neste estudo investigaram-se as práticas e concepções relativas ao dever de casa, em camadas populares e nas camadas médias, buscando desvelar aspectos do processo educacional referentes às relações família-escola e ao currículo escolar. Os participantes da pesquisa foram professores, alunos e pais de três turmas de 3ª série do ensino fundamental, de duas escolas privadas e uma pública. Realizaram-se observações em sala de aula, aplicou-se um questionário aos pais dos alunos e foram feitas entrevistas com os profissionais e com dez pais de cada escola. A análise dos dados revelou: (a) um consenso entre as famílias investigadas quanto à importância dos deveres de casa e de seu acompanhamento pelos pais do aluno; (b) as desigualdades de condições familiares para esse acompanhamento, bem como as desigualdades de ofertas educacionais das escolas. Tais resultados evidenciam a complexidade escondida nas práticas aparentemente banais ligadas aos deveres de casa.

    Resumo em Espanhol:

    Cuesto estudio investigo las prácticas y concepciones relativas al los deberes de casa, en camadas populares y en las clases medias, buscándose por medio de ellas, revelar aspectos del proceso educacional referente a las relaciones familia-escuela y al currículo escolar .Los participantes de la investigación fueron profesores, alumnos y padres de tres salas de 3º grado de la primaria, de dos escuelas privadas y una pública. Se realizaron observaciones en la sala de aula, se aplicó un cuestionario a los padres de los alumnos y se realizaron entrevistas con los profesionales y con diez padres de cada escuela. El análisis de los datos reveló: (a) un consenso entre las familias investigadas en cuanto a la importancia de los deberes de casa y del acompañamiento de los padres; (b) las desigualdades de las condiciones familiares para ese acompañamiento, así como las desigualdades de ofertas educacionales de las escuelas. Tales resultados evidencian la complejidad escondida en las prácticas aparentemente banales ligadas a los deberes de casa.

    Resumo em Inglês:

    The practices and conceptions related to homework in low income and middle classes were investigated in this study. It aimed to unveil aspects of the educational process concerned to the family-school relation and school curricula. The research participants were teachers, students and parents of three 3rd grade classes from two private schools and one public school. The classes were observed, a questionnaire was applied to the students' parents, and professionals and ten parents from each school were interviewed. The data analysis revealed: (a) consensus was reached regarding the importance of the homework among the investigated families; (b) unequal family conditions for assisting this task and unequal educational support schools offer. These results evidence the complexity hidden in the apparently unimportant practices related to homework.
  • Grupos e exclusão escolar: os nós que amarram a inclusão e os laços que a envolvem Resenhas

    Ávila, Lazslo Antonio
  • Um panorama do cenário brasileiro sobre atendimento psicológico em clínicas-escola Resenhas

    Gauy, Fabiana Vieira; Fernandes, Luan Flávia Barufi
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br