Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 20, Número: 47, Publicado: 2010
  • A política de difusão aberta do patrimônio científico Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Validação de questionário de auto-relato de comportamento anti-social em adolescentes: CACSA Artículos

    Bañares, Paula Alarcón; Pérez-Luco, Ricardo; Salvo, Sonia; Roa, Gloria; Jaramillo, Katherine; Sanhueza, Carla

    Resumo em Português:

    O estudo tem por objetivos apresentar a validação de um instrumento formulado racionalmente para avaliar, mediante auto-relato, o comportamento social de adolescentes chilenos (CACSA) e descrever o comportamento social de dois grupos: adolescentes escolarizados (N=1914) e adolescentes infratores da lei (N=264). O questionário consiste de 56 itens que exploram três dimensões gerais: a) Comportamento Pró-social (CPRO), b) Anti-Social (CAT) c) Vítimas de Abuso de Poder (VAP). CAT contém seis dimensões específicas: Delitos (D), Transgressões de Ofensa à Propriedade (TPRO), Transgressões Contra as Pessoas (TPER), Comportamentos Abusivos entre Pares (CAP), Consumo do Álcool e Drogas (OHD) e Transgressões Sociais Leves (TSL). O estudo incluiu também uma escala de desejabilidade social e outra atitudinal. Os resultados revelam que o instrumento mostra excelentes qualidades psicométricas e capacidade de discriminação entre os adolescentes escolarizados e os infratores da lei. Discute-se a importância de reconhecer a prevalência de comportamentos anti-sociais por meio de auto-relato e a relação entre condutas pró-sociais e anti-sociais em adolescentes chilenos.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene por objetivo presentar la validación de un instrumento formulado racionalmente para evaluar, mediante auto-reporte, el comportamiento social en adolescentes chilenos (CACSA) y describir el comportamiento social de dos grupos: adolescentes escolarizados (N=1914) y adolescentes infractores de ley (N=264). El cuestionario posee 56 ítemes que exploran tres dimensiones generales, a) Comportamiento Prosocial (CPRO), b) Comportamiento Antisocial Total (CAT); y c) Víctima de Abuso de Poder (VAP); CAT contiene seis dimensiones específicas: Delitos (D), Transgresiones Contra la Propiedad (TPRO), Transgresiones Contra las Personas (TPER), Comportamiento Abusivo con Pares (CAP), Consumo de Alcohol y Drogas (OHD); y Transgresiones Sociales Leves (TSL). El estudio incluye también una escala de deseabilidad social y otra actitudinal. Los resultados revelan importantes fortalezas psicométricas del instrumento y capacidad de discriminación entre adolescentes escolarizados e infractores de ley. Se discute la importancia de reconocer por auto-reporte la prevalencia de comportamientos antisociales y la relación entre conductas prosociales y antisociales en adolescentes chilenos.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the validation of a rationally built self-report instrument to assess social behavior in Chilean adolescents (CACSA) and presents the findings on social behavior from two samples: school attending adolescents (N=1914) and juvenile offenders (N=264). The questionnaire consists of 56 items, which explore three general behavioral dimensions: Prosocial (CPRO) and Antisocial (CAT) behavior, and Victims of Abuse of Power (VAP); CAT contains six specific dimensions: Crimes (D), Transgressions Against Property (TPRO), Transgressions Against Persons (TPER); Abusive Behavior with Peers (CAP), Substance Abuse (OHD); and Minor Social Transgressions (TSL). The study also includes a social desirability scale and an attitudinal scale. Results revealed the questionnaire has important psychometric strengths, as well as discriminative properties between the school attending adolescents and the juvenile offenders. The importance and reliability of self-report data for building indices of antisocial behavior is discussed, as well as the relationship between prosocial and antisocial behavior among Chilean adolescents.
  • Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe Artigos

    Königstedt, Martina; Taveira, Maria do Céu

    Resumo em Português:

    Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9º ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Os resultados do teste do sinal evidenciaram ganhos significativos (p<0,01) nas dimensões de exploração e diminuição significativa da falta de informação profissional (p<0,01) e do total das dificuldades de decisão (p<0,05). Observou-se um padrão de correlações negativas (ró de Spearman) entre as duas medidas vocacionais, evidenciando uma relação entre a informação explorada na intervenção e a diminuição das dificuldades de decisão por falta de motivação. Em geral, os resultados suportam a importância do papel da exploração da carreira na diminuição das dificuldades de tomada de decisão.

    Resumo em Espanhol:

    Evalúa-se el impacto de una intervención psicológica que fomenta la exploración y la decisión vocacional en adolescentes portugueses. Fueran efectuadas actividades de exploración del medio ambiente y del yo en contexto curricular de clase con 39 alumnos y 43 alumnas del curso 3º ESO, 13 hasta 17 años (M=14,4, DP=0,95). Utilizó-se un diseño pre/pos-teste, con aplicación del Career Exploration Survey (CES) y Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Resultados del test del señal evidencian beneficios significativos (p<0,01) en las dimensiones de la exploración, reducción significativa de ausencia de información ocupacional (p<0,01) y total de dificultades de decisión (p<0,05). Ha sido observado un patrón de correlaciones negativas (ró de Spearman) entre las dos medidas vocacionales, mostrando relación entre la información explorada e la disminución de las dificultades de decisión por falta de motivación. En general, resultados sostienen la importancia de la exploración de carrera en la disminución de las dificultades de decisión.

    Resumo em Inglês:

    This study analyses the impact of a psychological intervention to promote vocational exploration and decision-making in Portuguese adolescents. Activities to foster exploration of self and environment were developed in a classroom program with 39 boys and 43 girls, all 9th grade students, between 13 and 17 years of age (M=14,4, SD=0.95). Following a pre/post-test design, the Career Exploration Survey (CES), and the Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ) were administered. Results of sign-test showed significant increments (p<0.01) in all of the exploration dimensions, significant reduction of lack of occupational information (p<0.01) and of the total of career decision-making difficulties (p<0.05). Negative correlations (Spearman's rho) between the two career measures was observed, evidencing a relationship between information explored during intervention and decreased difficulty with decision-making due to lack of motivation. In general, results support the importance of career exploration on diminishing decision-making difficulties.
  • Qualificação profissional a distância: avaliação da transferência de treinamento Artigos

    Zerbini, Thaís; Abbad, Gardênia

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa é identificar variáveis explicativas da aplicação de habilidades ensinadas aos participantes de um curso de qualificação profissional a distância, via internet. Foram aplicadas as escalas, submetidas à validação estatística: Ambiente de Estudo e Procedimentos de Interação, Estratégias de Aprendizagem, Reação aos Procedimentos Instrucionais, Reação ao Desempenho do Tutor e Transferência de Treinamento. A coleta de dados foi realizada em três momentos distintos. O modelo de regressão múltipla teve como variável critério a média das respostas de 470 participantes aos itens da escala de Transferência de Treinamento. As variáveis preditoras foram as médias das respostas dos participantes aos itens das demais escalas. Os resultados revelaram que o participante que percebeu favoravelmente o seu Contexto de Estudo e os Procedimentos Instrucionais do curso e utilizou com mais frequência as estratégias de aprendizagem Elaboração e Monitoramento da Compreensão, foi também aquele que relatou maior ocorrência de Transferência de Treinamento.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación es identificar variables explicativas de la aplicación de habilidades enseñadas a los participantes de un curso de calificación profesional a distancia, por internet. Fueron aplicadas las escalas, sometidas a validación estadística, Ambiente de Estudio y Procedimientos de Interacción, Estrategias de Aprendizaje, Reacción a los Procedimientos de Instrucción, Reacción al Desempeño del Tutor y Trasferencia de Entrenamiento. La recolección de datos fue realizada en tres periodos distintos. El modelo de regresión múltiple tuvo al promedio de las respuestas de 470 participantes a los ítems de la escala de transferencia de entrenamiento como variable criterio. Los resultados mostraron que el participante que percibió favorablemente su Contexto de Estudio y los Procedimientos de Instrucción del curso y utilizó con más frecuencia las estrategias de aprendizaje Elaboración y Supervisión de la Comprensión fue también aquel que relató la mayor ocurrencia de Transferencia de Entrenamiento.

    Resumo em Inglês:

    This study identifies variables that explain the application of skills taught to participants of a web-based professional education distance-learning program. The scales Ambient of Study and Interaction Procedures, Learning Strategies, Reaction to Instructional Procedures, Reaction to Tutor Performance and Training Transfer were applied and submitted to statistical validation. Data collection was performed in three different points in time. The multiple regression model displayed the average of the answers of 470 participants in relation to the items of the scale Transfer of Training as a variable criterion. The predictor variables were the average answers of participants to items of the remaining scales. The results revealed that the participant who favorably perceived his/her Context of Study and Instructional Procedures and more frequently used the learning strategies known as Elaboration and Comprehension Monitoring also reported an increased occurrence of Training Transfer.
  • Criatividade no Ensino Médio segundo seus estudantes Artigos

    Almeida, Janaina Maria Oliveira; Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de

    Resumo em Português:

    O estudo examinou a percepção de alunos do ensino médio quanto ao nível de sua criatividade, de seus professores e colegas, bem como a extensão em que práticas docentes utilizadas por seus professores contemplavam a criatividade. Participaram do estudo 217 alunos de uma escola particular de ensino, os quais responderam uma escala de avaliação do nível de criatividade, uma questão aberta e um inventário de práticas docentes. Os resultados revelaram que os alunos avaliaram-se como significativamente mais criativos do que seus professores e colegas, tendo ainda aproximadamente metade dos estudantes concordado total ou parcialmente que seus professores têm contemplado o desenvolvimento e a expressão do potencial criativo. Constatou-se também que os procedimentos pedagógicos com maiores médias foram estimular os alunos a analisar diferentes aspectos de um problema e levá-los a perceber pontos de vista divergentes sobre um tema em estudo.

    Resumo em Espanhol:

    El studio ha examinado la percepción de alumnos de la enseñanza secundaria cuanto al nivel de su creatividad, la creatividad de sus maestros y compañeros de clase, así como la extensión en cuales prácticas docentes utilizadas por sus maestros contemplaban la creatividade. Han participado del studio 217 alumnos de un colegio de enseñanza privada, los cuales han contestado a una sucesión de evalución del nivel de creatividad, una cuestión abierta y un inventario de prácticas docentes. Los resultados han revelado que los alumnos se evaluaron como significativamente más creativos que sus profesores y compañeros, teniendo aproximadamente la mitad de los estudiantes concordado total o parcialmente que sus profesores han logrado el desarollo y expression del potencial creativo. Se hizo atestiguar también que las tácticas pedagógicas con mayores éxitos fueron incitar los alumnos a investigar distintos aspectos de un obstáculo y llevarlos a juzgar temas distintos concernientes un tema en investigación.

    Resumo em Inglês:

    The study examined high school students' perception about their creativity level, their teachers and colleagues level of creativity as well as the extent to what their teachers' pedagogical practices contemplated creativity. The participants were 217 students from a private school. The instrument used for the data collection included a scale of evaluation of the level of creativity, one open question, and an inventory of pedagogical practices. The results revealed that the students evaluated themselves as significantly more creative than their teachers and colleagues. In addition, nearly half of the students agreed total or partially that their teachers have contemplated the development and the expression of the creative potential. The results also indicated that the teaching practices with higher means were stimulating students to analyze different aspects of a problem and leading them to realize the contrasting points of view about a topic of study.
  • Leitura/escrita de crianças: comparações entre grupos de diferentes escolas públicas Artigos

    Salles, Jerusa Fumagalli de; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Freitas, Lia Beatriz de Lucca

    Resumo em Português:

    A fim de traçar perfis e comparar o desempenho de leitura/escrita de 110 crianças de 2ª série de cinco escolas públicas, foram avaliadas leitura e escrita de palavras/pseudopalavras isoladas e compreensão de leitura textual. Na análise de cluster, identificaram-se três subgrupos: desempenho elevado em leitura/escrita (86,36%); desempenho baixo em leitura/escrita (10%) e desempenho muito baixo em leitura/escrita (3,64%). Um total de 15 crianças (13,64% da amostra) apresentou alguma dificuldade de leitura e escrita de palavras. As diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas para a leitura de palavras, mas na escrita o desempenho das crianças da escola 3 foi significativamente superior ao das crianças das escolas 1, 2 e 5. Mesmo sendo todas escolas públicas, que atendiam a uma população predominantemente de classe média-baixa, houve variabilidade de desempenhos em leitura e escrita, mais expressiva na escrita e na compreensão de leitura textual.

    Resumo em Espanhol:

    Con el fin de trazar perfiles y comparar el rendimiento de la lectura/escrita de 110 alumnos de 2º año de cinco esuelas públicas, fueron evaluadas la lectura y la escrita de palabras/pseudopalabras aisladas y la comprensión de la lectura de texto. En el análisis de cluster se identificaron tres subgrupos: alto rendimiento en lectura /escrita (86,36%); bajo rendimiento en lectura/escrita (10%) y muy bajo rendimiento en lectura/escrita (3,64%). Un total de 15 alumnos (13,64% de la muestra) mostró alguna dificultad de lectura y escrita de palabras. Las diferencias de rendimiento no fueron estadísticamente significativas en la lectura de palabras, sin embargo en la escrita el rendimiento de los alumnos de la escuela 3 fue significativamente superior al de los niños de las escuelas 1, 2 y 5. Hubo variabilidad en la muestra del rendimiento en lectura y escrita, siendo más expresiva en la escrita y en la comprensión de la lectura de texto.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to define the profile and compare the reading/writing performance of 110 2nd grade children from five public schools, their reading and writing of isolated words/pseudowords and reading comprehension were evaluated. Through cluster analysis, three sub-groups were identified: high (86.36%) reading/writing performance; low (10%) reading/writing performance; and very low (3.64%) reading/writing performance. A total of 15 children (13.64% of the total sample) displayed some difficulty in reading and writing words. The differences in performance were not statistically significant for word reading, though the written performance of children from School 3 was significantly better than that of children from the Schools 1, 2 and 5. Even though all the studied schools were public schools in areas where the low-middle social class predominate, variable reading and writing performance was observed, more expressive in writing and reading comprehension.
  • Crianças pré-escolares e suas concepções de família Artigos

    Dessen, Maria Auxiliadora; Ramos, Patrícia Cristina Campos

    Resumo em Português:

    Para compreender o desenvolvimento e a diversidade da família contemporânea, faz-se necessário conhecer as concepções de família na perspectiva de crianças pré-escolares. Participaram deste estudo 33 crianças com idades de três, quatro e cinco anos: 15 do Grupo A (ambos os genitores com ocupação remunerada) e 18 do Grupo B (apenas o pai com ocupação remunerada). Os participantes foram entrevistados sobre suas concepções de família e referiram-se à composição familiar, à coabitação e ao cumprimento das funções de provedora, cuidadora e socializadora. As crianças consideraram como parte da composição da família: o núcleo familiar, membros da família extensa, padrinhos, amigos e animais de estimação. Porém, houve maior ênfase à função socializadora no Grupo B do que no Grupo A e as definições foram mais abstratas e complexas entre crianças de cinco anos. Os dados indicam que as concepções das crianças sobre os atuais modos de vida das famílias precisam ser investigadas em uma perspectiva longitudinal e transcultural.

    Resumo em Espanhol:

    Para comprender el desarrollo y la diversidad de la familia contemporánea, es necesario conocer las concepciones de los niños. En esta investigación participaron 33 niños de edad preescolar (3, 4 y 5 años), 15 en el Grupo A (ambos genitores tenían ocupación remunerada) y 18 en el grupo B (sólo el padre tenía ocupación remunerada). Los niños fueran entrevistados sobre sus concepciones de la familia, se refirieron a la composición familiar, la convivencia y el desempeño de las funciones de proveedor, cuidador y socializador. Los niños incluyeron en la composición de la familia tanto miembros de la familia nuclear, como de la familia amplia, padrinos, amigos y mascotas. Los resultados indican que en el grupo B se daba mayor énfasis a la función de socialización que en el Grupo A. También las concepciones fueron más abstractas y complejas en los niños de 5 años. Los datos indican la necesidad de investigar las concepciones de los niños sobre los actuales modos de vida de la familia desde una perspectiva longitudinal y trans-cultural.

    Resumo em Inglês:

    To understand the development and diversity of the contemporary family, it is necessary to understand children's family conceptions. Thirty-three preschool children participated in the study (aged 3, 4, and 5 years old): 15 composed the Group A (both parents had a paid job), and 18 composed the Group B (only the father had a paid job). They were inquired about their conceptions of family and mentioned the following aspects: family composition, cohabitation, and the roles of provider, caregiver and socializing agent. Children included the nuclear family, extended family members, godparents, friends and pets in the composition of the family. However, the Group B emphasized the socializing function of the family more than the Group A. Moreover, children at aged 5 also provided more abstract and complex definitions than the other ones. The data indicates that children's conceptions on current family lifestyles need to be investigated in a longitudinal and cross-cultural perspective.
  • Acolhimento familiar: caracterização de um programa Artigos

    Martins, Lara Barros; Costa, Nina Rosa do Amaral; Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva caracterizar os principais atores envolvidos em um programa de Acolhimento Familiar e os acolhimentos realizados. Esse programa efetuou 314 acolhimentos entre 1998 e 2007. Neste período, a maioria dos acolhidos eram meninos (51,7%), afrodescendentes (55,3%), de até seis anos (58,7%). As famílias acolhedoras eram constituídas por casais (70,4%), com filhos (84,1%); faixa etária entre 30 e 49 anos; bom nível de escolarização; profissões autônomas; rendas diversificadas e motivações solidárias para acolher. Com relação às famílias de origem não foram encontradas informações. Como principal causa dos acolhimentos foi citada a negligência (33,7%). Sua duração foi de um a seis meses em 46,65% dos casos. Quanto aos encaminhamentos pós-acolhimento, 34,2% das crianças foram adotadas e 33,8%, reintegradas às suas famílias. Caracterizar um programa oferece subsídios para a redefinição de práticas e auxilia na formulação de ações de intervenção em situações complexas como o acolhimento familiar.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo objetiva conocer los principales envueltos en un programa de Acogimiento Familiar y los acogimientos realizados. Ese programa efectuó 314 acogimientos entre 1998 y 2007. En ese período, la mayoría de los acogidos eran niños (51,7%), afrodescendientes (55,3%), hasta 6 anõs (58,7%). Las familias acogedoras eran constituidas por parejas (70,4%), con hijos (84,1%); edad entre 30 y 49 años; buen nivel de escolaridad; profesiones autónomas; ingresos diversificados y motivaciones solidarias para acoger. Sobre las familias de origen no fueron encontradas informaciones. La principal causa de los acogimientos fue la negligencia (33,7%), y su duración de 1 a 6 meses in 46,65% de los casos. Sobre las derivaciones de los acogimientos, 34,2% de los niños fueran adoptados y 33,8%, regresaron a sus familias. Describir un programa ofrece subsidios para la redefinición de prácticas y puede auxiliar a repensar acciones de intervención en el área.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to describe the main actors involved in a Foster Care program and its processes. The program had done 314 fosterings from 1998 to 2007. During this period, most foster children were boys (51,7%), afrodescendants (55,3%), aged up to 6 years old (58,7%). Foster families were formed by couples (70, 4%), with other children (84,1%); aged from 30 to 49 years old; good education level; autonomous professions; diversified incomes and solidarity motivation to foster. No registered information about the biological families was found. The principal reason referred to for fostering was negligence (33,7%). The child remained in foster care from 1 to 6 months in 46,65% cases. Regarding the outcome of the fostering process, 34,2% children were adopted and 33,8% were reintegrated into their families. Describing a program helps to redefine practices and to discuss measures of intervention for the area.
  • Desenvolvimento, escolarização e síndrome de Down: expectativas maternas Artigos

    Lipp, Laura Kolberg; Martini, Fernanda de Oliveira; Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo investigar as expectativas maternas em relação ao desenvolvimento e escolarização do filho com síndrome de Down, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, a partir de análise qualitativa de conteúdo. Participaram do estudo 12 mães de pessoas com síndrome de Down, com idades entre dois meses e 23 anos. Os resultados revelaram que o diagnóstico de síndrome de Down gera impacto nas mães. Em decorrência disso, as mães apresentaram dificuldade de construir expectativas em relação ao desenvolvimento e escolarização. Ressalta-se a importância do apoio e acompanhamento da mãe, no que se refere ao exercício da maternidade, bem como de professores que acompanharão o aluno com síndrome de Down a partir da idade escolar.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo por objetivo investigar las expectativas maternas con relación al desarrollo y la escolarización de hijos con síndrome de Down, basado en una discusión psicoanalítica. Fue realizado un estudio cualitativo, a través de entrevistas, que fueron grabadas, transcritas y posteriormente analizadas, a partir del análisis cualitativo de contenido. Participaron del estudio 12 madres de personas con síndromes de Down, entre 2 meses y 23 años de edad. Los resultados revelan que el diagnóstico del síndrome de Down genera un impacto importante en las madres. Como consecuencia de ello, las madres presentan dificultades en construir expectativas respecto al desarrollo y escolarización de los hijos. El artículo destaca la importancia del apoyo y de la atención psicológica a la madre, relacionada al ejercicio de la maternidad, bien como a los maestros que acompañarán el alumno con síndrome de Down a partir de la edad escolar.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to investigate the mother's expectations in relation to the development and schooling of the child with Down's syndrome, based on a psychoanalytic approach. A qualitative study was carried through, by means of interviews, which have been recorded, transcribed and later analyzed, from qualitative content analysis. Twelve mothers of individuals with Down's syndrome, ages between two months and 23 years, have participated of the study. The results have disclosed that the diagnosis of syndrome of Down generates impact in the mothers. In this result, the mothers have presented difficulty to construct positive expectations in relation to the development and schooling of their children. The importance of a support and following closer of the mother is standing out, as for the exercise of the motherhood, as well as of teachers who will follow up the pupil with Down's syndrome in the school age.
  • A banalização da prescrição de psicofármacos em um ambulatório de saúde mental Artigos

    Ferrazza, Daniele de Andrade; Luzio, Cristina Amélia; Rocha, Luiz Carlos da; Sanches, Raphael Rodrigues

    Resumo em Português:

    A conjunção do desenvolvimento dos psicofármacos modernos com o amplo alcance que assumiu a ênfase preventiva em saúde mental na atualidade modificou as práticas da Psiquiatria, que deixou de ser um saber voltado exclusivamente ao tratamento da loucura para dedicar-se a medicar, através da prescrição de psicofármacos, qualquer manifestação de sofrimento psíquico. O presente trabalho problematiza esse processo atual de medicalização generalizada da população e apresenta dados de um estudo exploratório amostral que objetivou conhecer, através do exame de registros de prontuários, a trajetória dos usuários da porta de entrada do Pronto Atendimento até a prescrição de psicofármacos no âmbito de um Ambulatório de Saúde Mental de uma pequena cidade do oeste paulista. Nossos dados mostram que a maioria (65%) dos usuários já chega ao serviço sob prescrição prévia de psicofármacos e que, encaminhados à consulta psiquiátrica, praticamente todos (99%) recebem prescrição de psicofármacos.

    Resumo em Espanhol:

    La conjunción del desarrollo de los psicofármacos modernos con el amplio alcance que asumió la énfasis preventiva en salud mental en la actualidad modificó las prácticas de la psiquiatría, que dejó de ser un saber vuelto exclusivamente al tratamiento de la locura para dedicarse la medicar cualquier manifestación de sufrimiento psíquico. El presente trabajo problematiza ese proceso actual de medicalización generalizada y presenta datos de un estudio de investigación amostral que objetivó conocer, a través del examen de registros de lista medica, la trayectoria de los usuarios de la puerta de entrada de la Lista Atención hasta la prescripción de psicofármacos en el ámbito de un Ambulatorio de Salud Mental de una pequeña ciudad del oeste paulista. Nuestros datos muestran que la mayoría (65%) de los usuarios ya llega al servicio bajo prescripción previa de psicofármacos y que, encaminados a la consulta psiquiátrica, prácticamente todos (99%) reciben prescripción de psicofármacos.

    Resumo em Inglês:

    The development of modern psychiatric medications coupled with the wide range currently gained by preventive emphasis in mental health changed the practices of psychiatry, which is no longer focused on treating insanity but is also dedicated to treat any psychiatric suffering through the prescription of psychopharmacos. This study discusses the current process in which medication has been generalized, and presents the results of an exploratory study aimed to examine the patients' medical files, the trajectory of users since they enter the service to the prescription of psychiatric medication in the scope of a Mental Health Outpatient Clinic, in a town in the west of the São Paulo state, Brazil. Results revealed that most (65%) users already arrive at the service with previous prescription of psychiatric medications, and nearly all (99%) of them receive prescriptions of psychiatric medication once forwarded to psychiatric consultations.
  • Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola Artigos

    Miranda, Renata Marques Rego; Cury, Vera Engler

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua no contexto de uma escola púbica de uma cidade do interior do Estado São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de inspiração fenomenológica. O referencial teórico norteador foi a psicologia de orientação humanista, especificamente a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida por Carl Rogers. A pesquisadora acompanhou, semanalmente, durante seis meses as aulas de dança e, posteriormente, realizou entrevistas individuais com sete alunos. Foram construídas sete narrativas focadas na experiência vivida pelos participantes da pesquisa sob o prisma da relação intersubjetiva estabelecida entre a pesquisadora e os alunos. Verificou-se que a experiência em foco proporcionou aos alunos a emergência de elementos típicos da experiência de adolescer, o que permitiu concluir que há uma aproximação com a proposta de aprendizagem significativa, desenvolvida por Rogers.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio buscó comprender los significados atribuidos a la experiencia de la danza por adolescentes practicantes de baile de calle en el contexto de una escuela pública en una ciudad en São Paulo. Este es un estudio cualitativo, exploratorio y la inspiración es fenomenológica. El orientación teórica utilizada es la orientación humanista de la psicología, específicamente el enfoque centrado en la persona de Carl Rogers. El investigador siguió, semanalmente, por un período de seis meses las clases de baile de calle, y posteriormente se llevó a cabo entrevistas individuales con siete estudiantes. Para enfocar la experiencia de los participantes de la investigación a través del prisma de la relación intersubjetiva entre el investigador y estudiantes, se han construido siete narrativas. Este estudio mostró que la experiencia facalizada provocou lá emergencia de los elementos tipicos de la experiencia de adolescer y guarda aproximacion con la propuesta de aprendizaje significativa desarollada por Rogers.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand the meanings adolescent street dancers attributed to dancing experiences within the context of a public school in the interior of São Paulo, SP, Brazil. This is a qualitative study with an exploratory approach and phenomenological background. Its guiding theoretical framework is the Humanistic Psychology, specifically the Client-Centered Approach developed by Carl Rogers. The researcher accompanied seven students weekly during six months of dancing classes and at the end of this period individually interviewed each of them. Seven narratives focused on the participants' experience were developed in the light of the inter-subjective relationship established between the researcher and the students. This experience enabled the emergency of typical elements in the adolescent street dancer group, concluding that the adolescents' experience led to significant learning, as developed by Rogers.
  • O corpo na escola: mapeamentos necessários Artigos

    Farah, Marisa Helena Silva

    Resumo em Português:

    Este estudo propõe um mapeamento do corpo na escola, na tentativa de possibilitar aos educadores iniciantes uma construção do olhar para o aluno com seu corpo, bem como estimular o educador a se situar com seu corpo nesse contexto. Partindo da análise de dois eixos interdependentes: (1) a concepção de sujeito-corpo e (2) espaços e tempos do corpo na escola, busca-se contribuir para a discussão educacional, expondo como o currículo, a didática e a avaliação, entre outros elementos, podem sinalizar as considerações dadas ao corpo. O estudo conclui mostrando o parodoxo representado pelos mesmos elementos, quando problematizados por meio das relações de poder.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio propone un mapeamento del cuerpo en la escuela en la tentativa de posibilitar a los educadores principiantes una construcción del ojar para el alumno con su cuerpo, bien como estimular el educador a se situar con su cuerpo en ese contexto. Partiendo del análisis de dos ejes interdependientes: (1) la concepción de sujeto-cuerpo y; (2) espacios y tiempos del cuerpo en la escuela; se busca contribuir para la discusión educacional exponiendo como el currículo, la didáctica, la evaluación entre otros elementos, pueden señalizar las consideraciones dadas al cuerpo y concluye mostrando la paradoja representada por los mismos elementos cuando problematizados por las relaciones de poder.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes to map students' bodies in schools in the attempt to enable beginner educators to build a view of students with their bodies, and also to encourage educators to find their place in this context with their own bodies. The analysis of two interdependent axes: (1) concept of body-subject, and (2) space and time of the body in school, is expected to contribute to the educational discussion, by demonstrating how the curriculum, didactics, and evaluation, among other elements can signal considerations assigned to the body. The study concludes revealing the paradox represented by these same elements when defined by power relations.
  • O "super-homem" e o "pai da horda": considerações éticas Artigos

    Perelson, Simone

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a aproximação proposta por Freud entre o "pai da horda primitiva," por ele referido em Totem e Tabu, e a noção de "super-homem" referida por Nietzsche em Assim falou Zaratustra. Por meio desta análise, serão abordados: (1) problemas presentes na interpretação freudiana da noção de "super-homem", (2) diferenças entre Freud e Nietzsche no que concerne à compreensão da "autarquia" e da "desconsideração pela lei", aspectos próprios, segundo Freud, tanto do "super-homem" quanto do "pai da horda" e (3) diferença entre o "desprezo pela moral" reivindicado por Freud e a defesa nietzschiana de uma "moral baseada na transmutação de todos os valores".

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza el acercamiento propuesto por Freud entre el "padre de la horda primitiva" al que se refiere en Totem y Tabu y el concepto de "superhombre" descripto por Nietzsche en Así habló Zaratustra. Serán tratados, a través de este análisis: (1) problemas presentes en la interpretación freudiana del concepto de "superhombre"; (2) diferencias entre Freud y Nietzsche en lo concerniente a la comprensión de la "autarquia" y de la "desconsideración de la ley", aspectos propios, según Freud, tanto del "superhombre" como del "padre de la horda", y (3) diferencia entre el "desprecio de la moral" reivindicado por Freud y la defensa nietzscheana de una "moral basada en la transmutación de todos los valores".

    Resumo em Inglês:

    The paper examines the approach proposed by Freud between the ‘father of the primal horde' referred to in Totem and Taboo and the concept of ‘superman' described by Nietzsche in Thus Spoke Zarathustra. Based on this analysis, the following points are discussed: (1) problems addressed in the Freudian interpretation of the concept of ‘Superman'; (2) differences between Freud and Nietzsche regarding the understanding of ‘authority' and ‘disregard for the Law', singular aspects, according to Freud, both of the ‘superman' as well as the ‘father of the horde' and (3) difference between ‘contempt for moral' claimed by Freud and Nietzsche's advocacy of a ‘morality based on the transmutation of all values'.
  • Adolescência e organização de personalidade borderline: caracterização dos vínculos afetivos Revisão Crítica Da Literatura

    Jordão, Aline Bedin; Ramires, Vera Regina Röhnelt

    Resumo em Português:

    A demanda clínica atual inclui um número significativo de pacientes borderlines. Esse estudo buscou realizar uma revisão de literatura abrangente e não sistemática sobre os vínculos afetivos de adolescentes com indicadores de personalidade borderline. Foram consultadas bases de dados nacionais e internacionais, privilegiando-se publicações a partir de 1995, no referencial psicanalítico. Os estudos encontrados foram discutidos em três grupos: adolescência e cultura contemporânea, características da organização borderline na adolescência e vínculos afetivos desses adolescentes. Discute-se a importância dos vínculos de apego inseguro, a questão da psicopatologia materna e o papel das experiências traumáticas na história de vida desses pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Hoy la demanda clinica incluye muchos pacientes borderline. Este estudio realiza una revisión exhaustiva y no sistemática de la literatura sobre los vínculos emocionales de los adolescentes borderline. Se consultó a las bases de datos nacionales e internacionales, con preferencia a las publicaciones a partir de 1995, en las referencias psicoanalíticas. Los estudios se examinaron en tres grupos: los adolescentes y la cultura contemporánea, las características de la organización borderline en la adolescencia y vínculos emocionales de los adolescentes. Se discute la importancia del apego inseguro, la psicopatología materna y el papel de las experiencias traumáticas en la historia de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Currently, there are a large number of borderline patients in health services. This is a comprehensive and non-systematic literature review on adolescents' emotional bonds and borderline personality disorder. National and international databases were searched, and publications addressing the psychoanalytic theory since 1995 were analyzed. The identified studies were discussed in three groups: adolescents and contemporary culture; features of borderline organization in adolescence; and adolescents' affective ties. The importance of insecure attachment, maternal psychopathology and the role of traumatic experiences in these patients' lives are discussed.
  • Oficina sobre sexualidade e namoro para pré-adolescentes Relato De Experiência Profissional

    Levandowski, Daniela Centenaro; Schmidt, Márcia Moura

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades realizadas em oficinas sobre sexualidade e namoro para pré-adolescentes, alunos de escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Caxias do Sul-RS, no Programa Comunitário Cidadão do Século XXI. Tais oficinas visavam à troca de experiências e à reflexão sobre as ações e escolhas relativas ao exercício da sexualidade. Os encontros foram organizados de forma lúdica, por meio de dinâmicas de grupo ou atividades dirigidas, como leitura e discussão de textos e filmes, abordando temas diversos. Destaca-se a importância de ações de natureza preventiva para reduzir os riscos psicossociais, abrindo oportunidades para o desenvolvimento saudável dos adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad en este trabajo es relatar las actividades realizadas en talleres sobre sexualidad y relaciones entre enamorados para pre-adolescentes, alumnos de escuelas públicas municipales y estaduales de Caxias do Sul/RS, en el Programa Comunitario Cidadão do Século XXI. Tales seminarios tenían por objetivos el intercambio de experiencias y la reflexión sobre las propias acciones y preferencias relativas al ejercicio de la sexualidad. Los encuentros eran organizados de forma lúdica, por medio de dinámicas de grupo o actividades dirigidas, como lectura y discusiones de textos y películas, tratando de temas diversos. Se destaca la importancia de acciones de índole preventiva para reducir los riesgos psicosociales, abriendo oportunidades para el desarrollo sano de los jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports activities carried out in workshops addressing sexuality and dating directed to adolescent students of public schools in Caxias do Sul/RS, Brazil included in the program Comunitário Cidadão do Século XXI [21st Century Citizen Community]. These workshops aimed to enable the exchange of experiences and reflection about sexuality-related actions and choices. The meetings were organized with a ludic approach, through group dynamics and directed activities such as reading and discussions on texts and movies, addressing several themes. The need to implement preventive actions to reduce psychosocial risk factors, giving these individuals opportunities to achieve healthy development is highlighted.
  • A ciência psicológica para além de sua interface com a saúde: alguns diálogos Resenha

    Scorsolini-Comin, Fabio
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br