Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 21, Número: 48, Publicado: 2011
  • Consolidando o legado de uma longa trajetória Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Paidéia: relatório de gestão - 2010 Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • O autoconceito de adolescentes escolares Artigos

    Saldanha, Ana Alayde Werba; Oliveira, Isabel Cristina Vasconcelos de; Azevedo, Regina Ligia Wanderlei de

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar e comparar o autoconceito dos adolescentes escolares de uma amostra da cidade de João Pessoa-PB, Brasil, associado às variáveis sexo, faixa etária e tipo de escola frequentada (pública ou privada). Para tanto foi utilizado o Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito em 686 adolescentes estudantes. De modo geral, os adolescentes apresentaram autoconceito positivo, variando em função do sexo (maior para o feminino), idade (quanto menor a idade, maior a percepção negativa masculina e a feminina com maior evidência entre os 16 e 18 anos) e tipo de escola (autoconceito mais positivo na escola pública). Estes resultados fornecem subsídios para a elaboração de estratégias mais coerentes com o perfil dos adolescentes, seja no âmbito familiar, escolar ou social.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetivó identificar y comparar el autoconcepto de los adolescentes escolares de una muestra de la ciudad João Pessoa - PB, Brasil, asociado a las variables sexo, franja de edad y tipo de escuela frecuentada (pública o privada). Para tanto fue utilizado el Inventario de los Esquemas de Género del Autoconcepto en 686 adolescentes estudiantes. De modo general, los adolescentes presentaron autoconcepto positivo, variando en función del sexo (mayor para el femenino), edad (cuánto menor la edad, mayor la percepción negativa masculina y femenina con mayor evidencia entre los 16 y 18 años) y tipo de escuela (autoconcepto más positivo en la escuela pública). Estos resultados producen subsidios para la elaboración de estrategias más coherentes con el perfil de los adolescentes, sea en el contexto familiar, escolar o social.

    Resumo em Inglês:

    This study objectives identify and compare the self-concept of school adolescents of a sample of the city of , João Pessoa - PB, Brazil, the variables involving sex, age and type of school attended (public or private). For this was implemented the Inventory of Schemes Genre of Self-Concept in 686 adolescent students. In general, young people have positive self-concept, depending on the sex (higher for females), age (the lower the age, the greater the negative perception male and female most obviously with between 16 and 18 years) and type of school (more positive self-concept in public school). These results provide subsidies for the development of strategies more consistent with the profile of adolescents, whether in the family, school or social.
  • Indicadores de depressão do Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC) Artigos

    Villemor-Amaral, Anna Elisa de; Machado, Maria Aparecida dos Santos

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo verificar se os indicadores de depressão que compõem a Constelação de Depressão (DEPI) do Rorschach no Sistema Compreensivo (SC) auxiliam no diagnóstico de depressão por meio do Zulliger SC. Participaram 27 pacientes com depressão e 27 não-pacientes, do sexo feminino. Para coleta de dados utilizou-se a SCID-I, questionário de identificação e o Zulliger. O tempo de aplicação dos instrumentos foi de 45 a 100 minutos. Os protocolos foram codificados e recodificados por outra pesquisadora às cegas e eventuais discordâncias foram resolvidas por um terceiro juiz. Após análises estatísticas descritivas, aplicou-se o teste t-student. Dentre as variáveis do DEPI, alcançaram valores significativos FD + V, Sum-SH, Índice-egocentricidade, CF + C < FC, Determinantes-mistos e Intelectualização. Conclui-se que o ZSC é um instrumento que pode contribuir no diagnóstico da depressão.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este trabajo fue verificar la validez de los indicadores de depresión de la constelación DEPI del Rorschach-Sistema Comprehensivo (SC) (considerando el Zulliger SC como instrumento diagnóstico. La muestra incluyó 27 pacientes con depresión y 27 no-pacientes, todas mujeres. Para recoger los datos se utilizó el SCID-I, el cuestionario de identificación y El test de Zulliger. El tiempo de aplicación de los instrumentos varió entre 45 y 100 minutos. Los protocolos fueron codificados y recodificados por otro investigador a ciegas y cualquier desacuerdo se resolvió mediante un tercer juez. Tras el análisis estadístico descriptivo, se hizo la prueba t de Student. Entre las variables estudiadas, alcanzó valores significantes el FD + V, Sum-SH,-índice de egocentrismo, CF + C < FC, los determinantes mixto y el índice de intelectualización. Se concluye que el ZSC es una herramienta que puede ayudar en el diagnóstico de la depresión.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to verify the validation Zulliger in System-Comprehensive (ZSC) in Brazil, considering the indicators of depression of the DEPI Constellation in the Rorschach-SC. The participants were 54 women, 27 patients with depression and 27 non-patients. The instruments were the SCID-I, questionnaire for the identification and Zulliger test. The time of application of the instruments was 45/100 minutes. The protocols were coded and recoded by another researcher blind and any disagreements were resolved by a third judge. After descriptive statistical analysis, was the t-student test. Among the variables of the DEPI, were substantial FD + V, Sum-SH, Index-egocentric, CF + C < FC, mixed-determinants and Intelectualization Concluding, the ZSC is a tool that can help in the diagnosis of depression.
  • Avaliação cognitiva psicométrica e assistida de crianças com baixa visão moderada Artigos

    Cunha, Ana Cristina Barros da; Enumo, Sônia Regina Fiorim; Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza

    Resumo em Português:

    Provas assistidas, que incluem uma fase intermediária de mediação, podem promover uma percepção mais otimista do desempenho cognitivo. Este estudo analisou o desempenho de 12 crianças, com idade entre cinco e nove anos, com baixa visão moderada, em provas assistidas (Jogo de Perguntas de Busca para Crianças com Deficiência Visual -PBFG-DV ou Children Analogical Thinking Modifiability - CATM) e uma psicométrica (Escala de Maturidade Mental Columbia - EMMC). Na EEMC, a mediana foi 68; no PBFG-DV, o perfil cognitivo foi ganhador e, no CATM, todas as quatro crianças em idade pré-escolar tiveram perfil de desempenho ganhador. Os tipos de ajuda mais utilizados pela examinadora foram a instrução e o feedback informativo, fornecidos desde a fase inicial das provas assistidas. Estas foram sensíveis para avaliar e diferenciar essas crianças que apresentaram baixa classificação na prova psicométrica, mostrando seu potencial de aprendizagem; porém, discute-se, ainda, a adequação do CATM para essa população.

    Resumo em Espanhol:

    Pruebas dinámicas, que incluyen una fase intermedia de mediación, pueden promover una percepción más optimista del rendimiento cognitivo. Este estudio analizó el desempeño de 12 niños de edades comprendidas entre 5 y 9 años, con deficiencia visual moderada, en pruebas dinámicas (Juego de Pregunta de Búsqueda para Niños con Discapacidad Visual - PBFG-DV o Children Analogical Thinking Modifiability - CATM) y psicométrica (Escala Columbia Mental Madurez - ECMM). En ECMM, la mediana fue de 68; en PBFG-DV, el perfil cognitivo fue el ganador y en CATM, los cuatro niños en edad preescolar han perfil cognitivo como ganador. Los tipos de ayuda más utilizadas por el examinador son la instrucción y la retroalimentación de información, siempre en una fase temprana de las pruebas dinámicas. Estas fueron sensibles para evaluar y diferenciar aquellos niños que tenían puntuaciones bajas en la prueba psicométrica, mostrando su potencial de aprendizaje; sin embargo, todavía se discute la adecuación de CATM para esta población.

    Resumo em Inglês:

    The dynamic assessment, which includes an intermediate phase of mediation, can promote a more optimistic perception of cognitive performance. This study analyzed the performance of 12 children, ages 5 and 9 years old, with moderate visual impairment, in the dynamic (PBFG-DV-Through Question Game for Visually Impaired Children or CATM - Children Analogical Thinking Modifiability) and psychometric (Scale Columbia Mental Maturity - EMMC) tests. In the EEMC, the median was 68; in the PBFG-DV, the cognitive profile was the winner and in the CATM, all of four preschool children had cognitive profile as winner. The types of mediation most used by the examiner were instruction and feedback information, provided at an early phase of the dynamic assessment. These were sensitive to assess and to differ those children who had low scores on psychometric test, showing their potential for learning; however we also discuss the suitable of the CATM for this population.
  • Atribuição de estados mentais e compreensão conversacional: estudo com pré-escolares Artigos

    Maluf, Maria Regina; Gallo-Penna, Eliana Cristina; Santos, Maria José dos

    Resumo em Português:

    A habilidade de atribuir a si próprio e ao outro estados mentais como desejos, intenções e crenças é denominada teoria da mente. Pesquisas recentes mostram relações entre aspectos da linguagem e aquisição de uma teoria da mente. Este estudo investiga as relações entre compreensão conversacional, entendida como um aspecto da pragmática da linguagem, e a atribuição de estados mentais. Participaram da pesquisa 28 crianças de quatro a seis anos, de ambos os sexos, de nível socioeconômico baixo, distribuídas em dois grupos de idade. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação individual de tarefas de compreensão conversacional e de teoria da mente. Os resultados mostraram efeito da idade a favor das crianças mais velhas, para as duas variáveis, bem como uma correlação positiva entre elas, o que está de acordo com achados de pesquisas anteriores.

    Resumo em Espanhol:

    La habilidad de atribuir a si mismo y al otro estados mentales como deseos, intenciones e creencias ha sido denominada teoría de la mente. Investigaciones recientes muestran relaciones entre aspectos del lenguaje y la adquisición de la teoría de la mente. Este estudio investiga las relaciones entre la comprensión conversacional, vista como uno de los aspectos del lenguaje, y la atribución de estados mentales. Participaron 28 niños de 4 a 6 años, de los dos sexos y bajo nivel socioeconómico. Para la evaluación de la comprensión conversacional y la teoría de la mente fueron aplicadas individualmente tareas existentes en la literatura. Los resultados mostraron efecto de la edad a favor de los niños mayores para las dos variables, bien como una correlación positiva entre ellas. Esos resultados son discutidos considerándose otras investigaciones en la literatura.

    Resumo em Inglês:

    The ability to attribute to oneself and to someone else mental states as desires, intentions and beliefs, has been called theory of mind. Recent studies show links between aspects of language and acquisition of theory of mind. This study investigates the relationship between conversational awareness, seen as an aspect of the pragmatic of language, and the attribution of mental states. Twenty eight children from 4 to 6 years old, both genders and low socioeconomic level participated in it. For the assessment of conversational awareness and theory of mind, tasks from the literature were used. The results showed the effects of age in favor of older children for the two variables and a positive correlation between them. These results are discussed based on other studies in the literature.
  • Análise de instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil Artigos

    Sigolo, Ana Regina Lucato; Aiello, Ana Lúcia Rossito

    Resumo em Português:

    A literatura mostra a importância da identificação precoce de sinais de atraso no desenvolvimento infantil e a dificuldade na escolha de instrumentos de avaliação. Os objetivos foram comparar o Denver II e a EDC com uma escala de referência (EEDP) quanto à identificação de crianças com atraso de desenvolvimento, verificar diferença nos resultados considerando gênero dos participantes e averiguar a convergência dos resultados das escalas. Participaram 24 bebês de cinco a onze meses, de ambos os sexos, frequentadores de creches municipais. Os instrumentos foram aplicados individualmente e em sequência pré-definida. A análise estatística revelou que a escala EDC e o Denver II não podem ser considerados semelhantes à escala EEDP. Quanto ao gênero, não houve diferença significativa. Não houve convergência de itens falhos segundo as áreas. Assim, é importante ter cautela na escolha de instrumentos para triagem e obter informações de diferentes fontes sobre o desenvolvimento da criança.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura muestra la importancia de la identificación temprana de signos de retraso en el desarrollo del niño y la dificultad en la elección de instrumentos de evaluación. El objetivo fue comparar el Denver II y la EDC con una escala de referencia (EEDP) cuanto a la identificación de los niños con retraso en el desarrollo; verificar la diferencia en los resultados, teniendo en cuenta el género de los participantes e investigar la convergencia de los resultados de las escalas. Participaron 24 bebés con edades entre cinco y once meses, de ambos sexos, que iban a guarderías municipales. Los instrumentos fueron administrados individualmente o en secuencia predeterminada. El análisis estadístico mostró que la escala de EDC y el Denver II no puede considerarse similar a la escala EEDP. En cuanto al sexo, no hubo diferencia significativa. No hubo convergencia de los puntos malogrados según las áreas. Por lo tanto, es importante ser cuidadoso en la elección de los instrumentos de selección y obtener informaciones procedentes de diferentes fuentes sobre el desarrollo del niño.

    Resumo em Inglês:

    The literature shows the importance of early identification of child development delays and difficulty in choosing assessment instruments. The objectives of this study were to compare the Denver II and RDB with a scale of reference (EEDP) concerning children identification with delay of development; to verify difference in the results considering gender of the participants and to investigate results convergence of the scales. Participants were 24 babies with ages ranging from five to 11 months, both sex, attending to local nurseries. The instruments were administered individually and sequentially pre-defined. Statistical analysis revealed that the scale RDB and the Denver II may not be considered similar to the scale EEDP. Considering sex, there was no significant difference. There was no convergence of faulty items in the areas. Therefore, important to be careful on the choice of instruments for screening and obtaining information from different sources on child development.
  • Práticas educativas parentais e repertório comportamental infantil: comparando crianças diferenciadas pelo comportamento Artigos

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    A identificação de práticas parentais contingentes aos comportamentos dos filhos é importante para subsidiar intervenções. Este estudo teve como objetivo comparar práticas educativas parentais e comportamentos de crianças de um grupo de crianças considerado clínico/com problema de comportamento (n = 27), com um grupo de crianças não clínico/sem problema de comportamento (n = 26). O critério de inclusão das crianças nos grupos clínico e não clínico foi obtido a partir do CBCL, e os dados da interação pais-filhos foram colhidos por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), que avalia práticas positivas e negativas de educação, contexto, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis. Procedeu-se às análises qualitativa e quantitativa (Teste Mann Whitney) de forma a comparar os grupos. Os resultados apontam que os comportamentos que diferenciam os grupos clínico e não clínico são, sobretudo, os relacionados às práticas educativas positivas e às habilidades sociais infantis.

    Resumo em Espanhol:

    La identificación de las habilidades sociales es importante para las intervenciones de apoyo educativo a los padres. El objetivo es comparar las prácticas de crianza y el comportamiento de niños de un grupo de niños considerados clínicos con problemas de comportamiento (n = 27), con un grupo de niños no clínicos o sin problemas de comportamiento (n = 26). El criterio para la inclusión de los niños en clínicos o no clínicos se obtuvo a partir del CBCL, y los datos de la interacción padre-hijo fueron recogidos mediante el Guión de Entrevista de Habilidades Sociales para Educación de los Padres (RE-HSE-P), que evalúa las prácticas educación positiva y negativa, el contexto, los problemas de comportamiento y habilidades sociales para los niños. Se efectuó análisis cualitativo y cuantitativo (Mann Whitney) para comparar los grupos. Los resultados indican que las conductas que diferencian a los grupos son principalmente los relacionados con las prácticas educativas positivas y habilidades sociales para los niños.

    Resumo em Inglês:

    Identifying parental practices contingent to the behavior of children is important to support interventions. This study compares parental disciplinary practices with the behavior of children in a clinical group with behavioral problems (n = 27) and of a group of children without behavioral problems (n = 26). The criterion to assign children in the clinical and non-clinical groups was obtained from the Child Behavior Checklist (CBCL). Information concerning parents-children interaction was obtained through the application of the Parental Educative Social Skills Interview Script (RE-HSE-P), which evaluates positive and negative educational practices, context, behavioral problems and children's social skills. Qualitative and quantitative analyses (Mann Whitney's test) were used in the groups' comparison. The results indicate that behaviors that differentiate between the clinical and non-clinical groups are mainly those related to positive educational practices and children's social skills.
  • Paciente laringectomizado total: perspectivas para a ação clínica do psicólogo Artigos

    Barbosa, Leopoldo Nelson Fernandes; Francisco, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    A cirurgia de laringectomia total implica a necessidade de procedimentos agressivos e provoca lesões estéticas e funcionais irrecuperáveis, acarretando repercussões biopsicossociais. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa foram investigadas as repercussões psicossociais na construção subjetiva de pacientes laringectomizados e de seus cuidadores. O percurso do adoecimento é vivido como um momento de crise em que predomina o sentimento de desamparo e desalojamento. A perda da fala pode levar o paciente a isolar-se socialmente, afastar-se de suas funções profissionais, com sentimentos de vergonha e culpa, provocando intensa angústia e sofrimento. Os cuidadores sofrem diante da possibilidade da perda de um ente querido e, também, por tentativas, nem sempre bem sucedidas, de dar suporte e oferecer ambiência para as novas necessidades que se apresentam. Os resultados evidenciam que conhecer as repercussões psicossociais dessa experiência pode fornecer importantes subsídios para a psicologia clínica.

    Resumo em Espanhol:

    La cirugía de laringectomía Total implica la necesidad de procedimientos agresivos que causan lesiones estéticas y funcionales irrecuperables y una serie de consecuencias biopsicosociales. Por una metodología cualitativa investigamos las repercusiones psicosociales posibles en la construcción subjetiva de pacientes laringectomizados y sus cuidadores. Todo el pasaje alrededor de la enfermedad es vivido como un momento de crisis donde el sentimiento de abandono predomina. La pérdida de la habla asume prioridad, conduciendo el paciente para aislarse de su cordialidad social, marcharse de sus funciones profesionales, con sentimientos inadecuados, estima propia baja, vergüenza y culpa. La familia sufre doblemente: de un lado por la percepción de la fragilidad y el temor de la pérdida y de otro por tentativas, ni siempre exitosas, para dar apoyo y ofrecer el ambiente para las nuevas necesidades que se presentan. Conocer las repercusiones psicosociales de esa experiencia puede traer importantes subsidios para la psicología clínica

    Resumo em Inglês:

    Total laryngectomy surgery implies aggressive procedures that cause irretrievable esthetic and functional injuries, causing a series of biopsychosocial implications. Through a qualitative research, we have investigated psychosocial repercussions in the subjective construction of laryngectomized patients and their caregivers. The path through illness is experienced as a moment of crisis in which abandonment and destitution feelings prevail. The loss of speech may lead patients to social isolation, deviation from professional functions, with feelings of shame and guilt, leading to anguish and suffering. Caregivers suffer not only due to the possibility of a loss, but also because of their attempts, nor always successful, to give support and offer ambience for new necessities that appear. Results show that knowing psychosocial repercussions of this experience may provide important subsidies to clinical psychology
  • O apoio da rede social a transexuais femininas Artigos

    Soares, Milene; Feijó, Marianne Ramos; Valério, Nelson Iguimar; Siquieri, Carmem Lúcia dos Santos Maia; Pinto, Maria Jaqueline Coelho

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo compreender a relação atual de transexuais femininas com suas redes sociais. Participaram cinco pacientes submetidas à cirurgia de transgenitalização em um hospital público do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Elas responderam à entrevista semi-estruturada e a perguntas para a construção de Genogramas e Mapas de Rede. Os dados foram compreendidos de forma qualitativa a partir da teoria sistêmico-cibernética novo paradigmática. As entrevistadas relataram situações em que sentiram apoio, inclusive diante da decisão de operar, mas também descreveram situações nas quais sentiram humilhação e exclusão pelo fato de expressarem e viverem sua sexualidade de forma diferente da maioria das pessoas. O estudo mostrou que ainda prevalece a posição heteronormativa, sustentando preconceitos e atos de discriminação direcionados às mulheres transexuais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tuvo como objetivo principal comprender la relación actual de las transexuales femeninas con la sociedad en la que están inseridas. Participaron cinco pacientes sometidas a la cirugía de transgenitalización en un hospital público en el interior del Estado de São Paulo, Brasil. Respondieron a una entrevista semi-estructurada y a preguntas para la construcción de Genogramas y Mapas de Red. Los datos fueron basados en un modelo teórico sistémico. Las entrevistadas relataron situaciones en las que recibieron apoyo, incluso en el momento de la decisión de hacer la cirugía, pero también describieron situaciones en las cuales fueron humilladas y sufrieron prejuicio, ya que su sexualidad se difiere de la mayoría de las personas. El estudio comprobó que todavía existe mucho prejuicio en relación a las mujeres transexuales.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at understanding the current ratio of feminines transsexuals with their social networks. The participants were five patients undergoing reassignment surgery in a public hospital in the state of Sao Paulo, B razil. They responded to the semi-structured interview questions for the construction of Genograms and Network Maps. The data were understood in a qualitative way from the new paradigm systemic-cybernetic theory. Interviewees reported situations where they felt supported, even before the decision to operate, but also described situations in which they felt humiliation and exclusion by the fact express and live their sexuality differently from most people. The study showed that still prevails heteronormative position, supporting acts of prejudice and discrimination directed at women transsexuals.
  • Grupo de orientação de mães no contexto de uma clínica-escola Artigos

    Pardo, Maria Benedita Lima; Carvalho, Margarida Maria Silveira Britto de

    Resumo em Português:

    O ambiente familiar vem merecendo atenção de estudiosos que analisam a influência de diferentes ambientes sociais no desenvolvimento infantil. Elaborou-se uma proposta de grupo de orientação para mães de crianças em fila de espera para atendimento psicoterápico. Os objetivos do presente estudo são descrever as características de funcionamento desse grupo e analisar seus resultados sob a perspectiva dos orientadores do grupo e das próprias mães. Os dados foram coletados em entrevistas iniciais e finais e no decorrer dos encontros. Procedeu-se à análise de conteúdo das informações relacionadas às falas das mães e aos procedimentos de intervenção. Os resultados indicaram estar ocorrendo aumento nos diálogos com os filhos, preocupação em dedicar-lhes mais tempo e a entender seus pontos de vista, busca em estabelecer limites, envolvendo também outras pessoas da família. Tais mudanças revelaram, portanto, alterações no funcionamento do microssistema familiar.

    Resumo em Espanhol:

    Los especialistas que analizan la influencia de los diferentes ambientes sociales en el desarrollo del niño se dedican a estudios en torno del ambiente familiar. En este trabajo, se ha elaborado una propuesta para grupo de orientación a las madres. El objetivo consistió en describir las características de funcionamiento de ese grupo y analizar sus resultados desde el punto de vista de los orientadores y de las madres. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas iniciales, finales y durante los encuentros. Se procedió al análisis de contenido de las informaciones relacionadas a los puntos de vista de las madres y a los procedimientos de la intervención. Los resultados revelaron un aumento en los diálogos con los hijos, además de preocupación por dedicarles más tiempo y comprender sus puntos de vista, intentando establecer límites que también involucran a otras personas de la familia. Dichos cambios revelan alteraciones en el microsistema familiar.

    Resumo em Inglês:

    Family has received special attention from scholars who analyze the influence of different social environments in children's development. It was carried out a study with a parent group whose children were waiting for psychotherapy. The aims of this study are to describe the functioning characteristics of such group and analyze their results from the view point of group leaders and mothers themselves. The data was collected from interviews that happened in the beginning and the final processes and throughout the meetings. The content of the information was analyzed concerning mother's opinions and the intervention procedures. The results indicated an increase in the numbers of dialogues with children, preoccupation with dedicating more time to them, understand their points of view and also look forward to establish limits involving other members of the family. Such changes revealed alterations in the familiar microsystem functioning.
  • Um estudo de follow up em psicoterapia psicanalítica de casais Artigos

    Rios, Maria Galrão; Gomes, Isabel Cristina

    Resumo em Português:

    Por 11 anos desenvolvemos uma pesquisa envolvendo uma proposta interventiva com famílias que buscam atendimento em um serviço-escola, com demanda localizada na criança. Por meio da psicoterapia psicanalítica com o casal procuramos atingir a remissão dos sintomas do(s) filho(s). O objetivo deste estudo é refletir sobre a manutenção das mudanças psíquicas ocorridas nesse tipo de clínica, que abrange a esfera conjugal e familiar, ao longo do tempo. Com base na metodologia de estudo de caso e no referencial psicanalítico, foram analisados dois casos clínicos enfatizando-se as sessões de follow up: dois casais que estiveram em processo terapêutico, respectivamente, por três anos e por dois anos e meio, sendo realizadas duas sessões de acompanhamento após o término da terapia. Esse tipo de intervenção mostrou-se efetiva para a elucidação de conflitos conjugais latentes e como promovedora de um ambiente saudável e favorecedor do desenvolvimento emocional da criança.

    Resumo em Espanhol:

    Hace once años hemos desarrollado una investigación que consiste en una propuesta de intervención en familias que buscan atención con una demanda localizada en los niños. Por medio de la psicoterapia psicoanalítica con la pareja, intentamos alcanzar la remisión de los síntomas de lo(s) hijo(s). El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la manutención de los cambios psíquicos ocurridos en ese tipo de clínica, que abarca la esfera conyugal y familiar, a lo largo del tiempo. A partir de la metodología del estudio de caso y del referencial psicoanalítico, dos casos clínicos fueron analizados, enfatizándose las sesiones de "follow up": dos parejas asistidas en psicoterapia, por 3 y 2,5 años, con los cuales se realizaron dos sesiones de acompañamiento después del término de la psicoterapia. Ese tipo de intervención fue efectivo en la detección de los conflictos conyugales latentes, proporcionando un ambiente favorecedor del desarrollo emocional del niño.

    Resumo em Inglês:

    For eleven years we have been conducting a research that consists in a proposal of intervention with families that look for therapy for a child. Through the psychoanalytical psychotherapy of couples, we try to release the child's symptoms. The aim of this article is to reflect about the maintenance over time of the psychic changes obtained in this clinical practice, which evolves conjugal and familiar levels. Making use of the case study methodology and the psychoanalytic theory, two clinical cases were analyzed, with emphasis in follow up sessions: two couples that had been in therapy for 3 years and 2,5 years, and each couple has participated in two follow up interviews after the end of the therapy. This intervention showed up to be effective on the elucidation of latent conjugal conflicts and also as a promoter of a healthy and supportive environment in the emotional development of the child.
  • De Freud a Deleuze: os descaminhos da resistência Artigos

    Canavêz, Fernanda; Herzog, Regina

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende problematizar o lugar marginal que a resistência pode vir a ocupar no campo psicanalítico, tomada como o que deve ser superado para a pretensa boa continuidade do processo de análise. Ao contrário desta perspectiva, indagamos se a resistência não poderia ser entendida como um espaço de produção subjetiva que, como tal, deve ser positivada. Nesse sentido, objetiva-se lançar mão de noções do campo da filosofia percorrendo algumas considerações de Deleuze a respeito do tema, para reconhecer na resistência não apenas um movimento de mero revide, mas uma afirmação primeira que traz a possibilidade efetiva de criação.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo pretende problematizar el lugar secundario que la resistencia viene tomando en el campo de la psicoanálisis, comprendida como lo que debe ser superado para la pretendida buena continuidad del proceso analítico. Al revés, preguntamos si la resistencia podría ser comprendida como un espacio de producción subjetiva que, como tal, debe ser positivada por la psicoanálisis. De esta forma, hacemos uso de la lectura que hace Deleuze acerca de la materia para reconocer la resistencia no como un movimiento de mera revancha, pero una afirmación primera que trae la posibilidad efectiva de creación.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to work the marginal place which resistance has occupied in the psychoanalytical field, taken as what should be overcome in favor of the good continuity of the analytical process. Counter pointing this perspective, we question if the resistance couldn't possible be understood as a space of subjective production which, as such, should be positivated by the psychoanalysis. In this way, we take up the reading Deleuze does about this subject, in order to recognize in the resistance not a movement of simply payback, but a prime affirmation that brings a real possibility of creation.
  • Sigmund Freud, da psicoprofilaxia à educação psicanaliticamente esclarecida: um percurso Artigos

    Schmidt, Gleisson Roberto

    Resumo em Português:

    Não foram poucas as oportunidades nas quais Freud fez comentários sobre a educação, cuja diversidade alimenta idas e vindas sobre seus textos, no intuito de elucidar aquilo que teria sido sua suposta "tese" sobre o assunto. Neste trabalho tentamos descrever e analisar os pressupostos e as contribuições deste psicanalista no campo da educação a partir de suas elaborações acerca da sexualidade infantil e da organização pulsional. Pretendemos mostrar que Freud abandona, ao longo de sua obra, o ideal de uma educação psicoprofilática, não obstante mantenha sempre presente a esperança de uma "outra educação", menos repressora e mais sublimadora.

    Resumo em Espanhol:

    No fueran pocas las oportunidades en las que Freud realizó comentários sobre la educación, cuya diversidad alimenta idas y venidas sobre sus textos en el intento de dilucidar aquello que sería su supuesta "tesis" sobre el asunto. El presente trabajo es una propuesta de describir y analisar los presupuestos y las contribuciones del psicoanalista en el campo de la educación partiendo de sus elaboraciones acerca de la sexualidad infantil y de la organización pulsional. Pretendemos mostrar que Freud abandona la idea de una educación psicoprofiláctica, sin embargo conserva siempre presente la esperanza de "otra educación", menos represora y más sublimadota.

    Resumo em Inglês:

    There were not few opportunities that Freud made comments on education and this diversity, which still supplies gone and comings about his texts, with the intension of elucidating the one that may have been his supposed "thesis" about the subject. By the present work we try to describe and analyze the assumptions and the contributions by this psychoanalyst in the field of education, from his elaborations about infantile sexuality and the pulsional organization. We intend to demonstrate that Freud abandons, throughout his work, the ideal of a psychoprophylactic education even remains expecting "another education", less repressive and more sublimed.
  • Educação e infância em alguns escritos de Walter Benjamin Artigos

    Schlesener, Anita Helena

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende refletir sobre alguns escritos de Walter Benjamin sobre educação e infância, expressos também na obra Infância em Berlim por volta de 1900. Benjamin coloca em questão a educação burguesa e suas práticas e reflete sobre o imaginário da criança. Relacionando percepção e conceito, Benjamin apresenta conceitos que inserem a educação no contexto da filosofia da historia. O artigo visa a acentuar a originalidade de um autor que, no contexto da sociedade europeia de 1920 até sua morte por suicídio em 1940, colocou relevantes questões sobre educação e sugeriu novos paradigmas de interpretação, conforme a afirmação de Benjamin, método de montagem, como um mosaico ou uma constelação.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este trabajo es discutir algunos escritos de Walter Benjamin sobre la educación y la infancia, emitidos en la obra Berliner Kindheit um Neunzehnhundert. Benjamin pone en tela de juicio la educación burguesa y la práctica y reflexiona sobre la imaginación del niño. Relacionando percepción y concepto, Benjamin introduce los conceptos que forman parte de la educación en el contexto de la filosofía de la historia. El artículo tiene por objeto la originalidad de un autor que, en el contexto de la sociedad europea desde 1920 hasta su muerte en 1940, plantea importantes cuestiones sobre la educación y propone nuevos paradigmas de interpretación, ya la declaración de Benjamín, el método de reunión, como un mosaico o una constelación.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to reflect about some writings of Walter Benjamin about education and childhood, contained in Berliner Kindheit um Neunzehnhundert. Benjamin place in question the education bourgeois and theirs practices and reflect about children's imaginary. Joining perception and concept, Benjamin present concepts that insert education in the context of one philosophy ok history. This article aims at accentuate the originality of a writer that, in context of the European society from 1920 to his death by suicide on 1940, placed importants questions about education and suggested news paradigms of interpretation, accordant Benjamin's affirmation, method of montage, how a mosaic or a constellation.
  • Prevenção de erros no ensino da leitura Resenha

    Witter, Geraldina Porto
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br