Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 23, Número: 55, Publicado: 2013
  • Adjusting Editing With the International State of the Art: Paidéia Adopts XML Language to Markup Full Texts Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Consonância Cultural, Religião e Sofrimento Psicológico em uma Comunidade Urbana Articles

    Dressler, William W.; Dengah II, H. J. Francois; Balieiro, Mauro Campos; Santos, José Ernesto dos

    Resumo em Português:

    Consonância cultural é o grau em que os indivíduos se aproximam dos protótipos codificados nos modelos culturais. Consonância cultural baixa é associada a sofrimento psicológico. A religião pode moderar a associação entre consonância cultural e sofrimento psicológico. O Brasil apresenta uma diversidade religiosa, sendo, portanto, uma sociedade importante para examinar esta hipótese. Este estudo, realizado em Ribeirão Preto, Brasil, utilizou delineamento de métodos mistos. As medidas de consonância cultural foram derivadas de métodos etnográficos e aplicadas em um estudo de levantamento realizado com 271 participantes, selecionados de quatro estratos socias. Consonância cultural baixa mostrou-se associada a sofrimento psicológico alto em análise de regressão múltipla ( B = - 0,430, p < 0,001). Membros de igrejas protestantes pentecostais relataram menor sofrimento psicológico independente dos efeitos da consonância cultural ( B = - 0,409, p < 0,05). A religião não moderou o efeito da consonância. São discutidas as implicações desses resultados para o estudo da relação entre religião e saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Consonancia cultural es el grado en que individuos se acercan a prototipos codificados en modelos culturales. Consonancia cultural baja está asociada con alto nivel de trastornos psicológicos. La religión puede moderar la relación entre consonancia cultural y trastornos psicológicos. Brasil, con variación religiosa considerable, es una sociedad importante para examinar esta hipótesis. La investigación fue realizada en Ribeirão Preto, Brasil, utilizando un diseño de métodos mixtos. Medidas de consonancia cultural se obtuvieron utilizando métodos etnográficos y luego se aplican en una encuesta de 271 personas procedentes de cuatro estratos sociales. Consonancia cultural baja se asoció con una mayor angustia psicológica en el análisis de regresión múltiple ( B = -.430, p < .001). Los miembros de las iglesias protestantes pentecostales manifiestan una menor angustia psicológica independientemente del efecto de la consonancia cultural ( B = -.409, p < .05). La religión no moderó el efecto de la consonancia. Las implicaciones de estos resultados para el estudio de la relación entre religión y salud se discuten.

    Resumo em Inglês:

    Cultural consonance is the degree to which individuals approximate prototypes encoded in cultural models. Low cultural consonance is associated with higher psychological distress. Religion may moderate the association between cultural consonance and psychological distress. Brazil, with substantial variation in religion, is an important society for the examination of this hypothesis. Research was conducted in Ribeirão Preto, Brazil, using a mixed-methods design. Measures of cultural consonance were derived using ethnographic methods and then applied in a survey of 271 individuals drawn from four distinct social strata. Low cultural consonance was associated with higher psychological distress in multiple regression analysis ( B = -.430, p < .001). Members of Pentecostal Protestant churches reported lower psychological distress independently of the effect of cultural consonance ( B = -.409, p < .05). There was no buffering effect of religion. Implications of these results for the study of religion and health are discussed.
  • Solidariedade Intergeracional e Satisfação com a Vida: Efeitos de Mediação com Adultos Emergentes Articles

    Coimbra, Susana; Mendonça, Marina Goulart

    Resumo em Português:

    A crescente dependência dos adultos emergentes em relação à sua família e as suas menores expectativas em relação ao futuro desafiam as trocas de solidariedade entre gerações e podem afetar a satisfação com a vida. Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito mediador do familismo, maturidade filial e satisfação com a relação na associação entre diferentes direções de apoio (recebido, dado e discrepância entre ambos) e a satisfação com a vida. Foram utilizados questionários de autorresposta em uma amostra de conveniência de 243 adultos emergentes de ambos os sexos, estudantes, trabalhadores e pertencentes a diferentes níveis socioeconômicos. Os resultados corroboram o efeito mediador das variáveis em estudo e sugerem que a magnitude do seu impacto depende da direção do apoio: são observadas mediações parciais para o apoio recebido e mediações totais para o apoio dado.

    Resumo em Espanhol:

    La creciente dependencia de los adultos emergentes (AE) con respecto a su familia y sus menores expectativas sobre el futuro desafían el intercambio de solidaridad entre las generaciones y pueden influir en su impacto sobre la satisfacción con la vida. Este estudio tiene como objetivo evaluar el efecto mediador del familismo, de la madurez filial y de la satisfacción con la relación entre diferentes direcciones de apoyo (recibido, dado y discrepancia entre ambos) y la satisfacción con la vida. Los datos fueron recogidos mediante la administración de cuestionarios de auto-respuesta a una muestra de conveniencia de 243 AE de ambos sexos, estudiantes y trabajadores, pertenecientes a diferentes niveles socioeconómicos. Los resultados apoyan el efecto mediador de las variables estudiadas y sugieren que la magnitud de su impacto depende de la dirección del apoyo: se observan mediaciones parciales por el apoyo recibido y mediaciones totales por el apoyo dado.

    Resumo em Inglês:

    The increasing dependency of emerging adults (EA) on their family of origin and their lower future expectations challenge intergenerational family support exchanges and may affect their impact on satisfaction with life. This study aims to examine the mediation effect of familism, filial maturity, and relationship satisfaction between different directions of support (received, given and anticipated between both) and satisfaction with life. Data was collected through the administration of self-report questionnaires to a convenience sample of 243 EA (18-30 years old) of both genders, students and workers, of different socioeconomic statuses. Results corroborate the mediation effect of the study variables and suggest that the magnitude of this impact depends on the direction of the support: partial mediations are observed for the received support, whereas total mediations are observed for the given support.
  • Elaboração de Instrumentos Para Aferir Vergonha e Culpa em Adolescentes: Diferenças Empíricas Entre os Construtos Articles

    Laskoski, Lorena Maria; Natividade, Jean Carlos; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    Vergonha e culpa são termos facilmente confundidos no cotidiano e muitas vezes usados como sinônimos. Embora sejam palavras com usos semelhantes, elas representam emoções morais teoricamente diferentes. Os objetivos deste estudo foram construir e validar instrumentos para avaliar vergonha e culpa e testar a independência empírica dos construtos. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade 16,0 anos. Os participantes responderam a um questionário com perguntas sociodemográficas e escalas projetadas para este estudo para aferir vergonha e culpa. As escalas elaboradas apresentaram adequadas evidências de validade e fidedignidade. Um único fator foi extraído para aferir vergonha e para a culpa foram extraídos dois fatores (reconhecimento do erro e arrependimento). Os construtos mostraram-se correlacionados, mas independentes. Considera-se haver evidências suficientes para sustentar que vergonha e culpa são emoções com peculiaridades distintivas e são passíveis de serem aferidas com os instrumentos construídos neste estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Vergüenza y culpa son términos que se confunden fácilmente en la vida cotidiana y muchas veces son utilizados como sinónimos. Aunque sean palabras con propósitos similares, representan emociones morales teóricamente diferentes. Los objetivos de este estudio fueron construir y validar instrumentos para evaluar vergüenza y culpa y testar la independencia empírica de los constructos. Participaron 580 estudiantes del secundario en tres Estados brasileños, 55% mujeres, edad promedia 16,0 años. Los participantes respondieron un cuestionario con preguntas demográficas y las escalas creadas en este estudio para evaluar vergüenza y culpa. Las escalas elaboradas presentaron evidencias adecuadas de validez y confiabilidad. Un único factor para evaluar vergüenza fue extraído y para culpa fueron dos factores (reconocimiento de erros y arrepentimiento). Los constructos se mostraran correlacionados, pero independientes. Se considera haber pruebas suficientes para sostener que vergüenza y culpa son emociones que demuestran peculiaridades distintivas e que pueden medirse con los instrumentos construidos en esta investigación.

    Resumo em Inglês:

    Shame and guilt are terms easily mixed in everyday life and often used as synonyms. Although they are words of similar use, they represent theoretically different moral emotions. The aims of this study were to develop and validate instruments to assess shame and guilt and to test the empirical independence of the constructs. Five hundred and eighty high school students from three Brazilian states participated in this study, 55% of them female, with an average age of 16.0 years. The participants answered a questionnaire containing socio demographic questions and scales designed for this study in order to assess shame and guilt. The scales developed gave appropriate evidence of validity and reliability. A single factor was extracted to assess shame and two factors to assess guilt (recognition of mistake and regret). The constructs revealed to be correlated, but independent. It is considered that there is sufficient evidence to affirm that shame and guilt are emotions with distinctive peculiarities and can be measured using the instruments developed in this research.
  • Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Um Estudo com Amostras Distintas Articles

    Noronha, Ana Paula Porto; Rueda, Fabián Javier Marín; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo analisar diferenças entre os desempenhos no Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) de crianças dos estados de Minas Gerais e Paraíba, bem como comparar com os resultados apresentados pelo manual do teste. Participaram da pesquisa 511 crianças, ambos os sexos, com idades variando de 6 a 10 anos ( M = 8,21, DP = 1,33), sendo 50,7% do sexo masculino. As crianças eram provenientes de dois estados, quais sejam Minas Gerais ( n = 298, 58,3%) e Paraíba ( n = 213, 41,7%). O B-SPG foi aplicado coletivamente nas salas de aula. As pontuações médias no B-SPG das crianças de Minas Gerais e da Paraíba foram muito próximas e não significativas estatisticamente. No que diz respeito à comparação entre os dois estados e a amostra normativa, três resultados foram significativos, sendo que dois favoreceram as crianças de São Paulo e o outro, as de Minas Gerais e Paraíba, revelando pouca variação nos resultados do B-SPG.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo analizar diferencias entre los desempeños en el Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) [Sistema de Puntación Gradual] de niños de los estados de Minas Gerais y Paraíba, Brasil, y compararlos con los resultados presentados en el manual de la prueba. Participaron 511 niños, ambos sexos, con edades variando de 6 a 10 años ( M = 8,21, DE = 1,33), siendo el 50,7% del sexo masculino. Los niños provenían de dos estados: Minas Gerais ( n = 298, 58,3%) y Paraíba ( n = 213, 41,7%). El B-SPG fue aplicado de forma grupal en las clases. Los promedios de puntuaciones en el B-SPG de Minas Gerais e Paraíba fueron próximos y no significativos. Respecto a la comparación entre los dos estados y la muestra normativa, tres resultados fueron significativos, siendo que dos entre ellos favorecieron a los niños de São Paulo y el otro a los niños de Minas Gerais y Paraíba, mostrando poca variación en los resultados del B-SPG.

    Resumo em Inglês:

    The aim in this study was to analyze differences between children’s performances on the Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) [Gradual Scoring System] in the states of Minas Gerais and Paraíba, and to compare them with the results presented in the test manual. The participants were 511 children, both sexes, aged 6-10 years ( M = 8.21, SD = 1.33), and 50.7% male. The children were from two states, Minas Gerais ( n = 298, 58.3%) and Paraiba ( n = 213, 41.7%). The SPG was administered collectively in classrooms. The mean B-SPG scores between the children from Minas Gerais and Paraiba were very similar and not statistically significant. Regarding the comparison between the two states and the normative sample, three results were significant, two of which favored the children from São Paulo and the other the children from Minas Gerais and Paraíba, showing little variation in the results of the B-SPG.
  • Pós-Graduação e Graduação: Vizinhança sem Afinidade? Articles

    Menandro, Paulo Rogério Meira; Tourinho, Emmanuel Zagury; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt; Yamamoto, Oswaldo Hajime

    Resumo em Português:

    O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta dos conjuntos de información de interés histórico para la psicología: sobre el contexto en el que se reguló la profesión de psicólogo y la capacitación en el nivel de postgrado. Estas informaciones son utilizadas para discutir la difi cultad de promover efectivamente la articulación entre la formación de pregrado y postgrado. Se trata de una difi cultad especialmente curiosa porque, a partir de la organización inicial de los estudios de postgrado, la necesidad de considerar la integración con la formación a nivel universitario siempre se destacó. Sin embargo, siguen existiendo difi cultades en relación a esta integración. Algunas propuestas de actividades que pueden llevar a las articulaciones entre los diferentes niveles de formación se presentan para el debate, tanto en el ámbito de la educación y orientación como en el contexto de la investigación, con referencia también a actividades relacionadas que puedan servir al mismo propósito.

    Resumo em Inglês:

    This article presents two sets of information of historical interest for Psychology: regarding the context in which the profession of psychologist was regulated, and the graduate level formation. These sets of information are used to discuss the difficulty in promoting de facto articulation between undergraduate and graduate level programs. This is an especially curious difficulty, as, since the initial phase of the organization of the Brazilian Graduate Program, the need to consider its integration with the undergraduate formation has always been highlighted. Nevertheless, some difficulties still persist with respect to this integration. Some proposals of activities that could provide articulation between the different levels of formation are presented for debate, both in the sphere of teaching and supervision, as well as in the context of research, with related activities that can serve the same purpose also being mentioned.
  • Análise Multimodal da Competência Social Estimada e Observada de Pré-Escolares com/sem Comportamentos Problemáticos Articles

    Dias, Talita Pereira; Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    Habilidades sociais competem com comportamentos problemáticos, e a combinação destes aspectos pode levar a diferenças na competência social. Este estudo teve como objetivo avaliar diferenças e semelhanças na competência social de 26 pré-escolares em função de: (1) grupos a que pertenciam, sendo um com habilidades sociais e três com comportamentos problemáticos (internalizantes, externalizantes e mistos); (2) tipos de avaliação, considerando-se estimativas de mães e de professoras e observação direta em situação estruturada; e (3) situações estruturadas como demandas para cinco classes de habilidades sociais. O desempenho das crianças em cada situação foi avaliado por juízes e estimado pelas mães e professoras. Verificou-se similaridade na competência social estimada por mães, professoras e no desempenho observado. Somente professoras diferenciaram os grupos (maior competência social para o grupo com habilidades sociais e menor para os grupos internalizantes e mistos). Demandas de assertividade diferenciaram os grupos. Foram discutidas as questões metodológicas e o potencial clínico-educacional das situações estruturadas para promoção de habilidades sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Habilidades sociales compiten con problemas de conducta, y la combinación de estos aspectos puede dar lugar a diferencias en la competencia social. Este estudio evaluó similitudes y diferencias en la competencia social de 26 preescolares en función de: (1) grupos a que pertenecían, siendo uno con habilidades sociales y tres con problemas de conducta (internalizantes, externalizantes y mixtos), (2) tipos de evaluación, considerándose estimaciones de madres y profesoras y observación directa en situaciones estructuradas; y (3) situaciones estructuradas como demandas para cinco clases de habilidades sociales. El desempeño de los niños fue evaluado por jueces y estimado por las madres y profesoras. Se encontró similitud en la competencia social estimada por madres, profesoras y en el desempeño observado; solamente profesoras diferenciaron los grupos (mayor competencia social para el grupo con habilidades sociales y menor para los grupos internalizantes y mixtos). Demandas de asertividad diferenciaron los grupos. Fueron discutidas cuestiones metodológicas y el potencial clínico y educacional de situaciones estructuradas para promover habilidades sociales.

    Resumo em Inglês:

    Social skills compete with behavior problems, and the combination of these aspects may cause differences in social competence. This study was aimed at assessing the differences and similarities in the social competence of 26 preschoolers resulting from: (1) groups which they belonged to, being one with social skills and three with behavior problems (internalizing, externalizing and mixed); (2) types of assessment, considering the estimates of mothers and teachers, as well as direct observation in a structured situation; (3) structured situations as demands for five categories of social skills. Children’s performance in each situation was assessed by judges and estimated by mothers and teachers. There was a similarity in the social competence estimated by mothers, teachers and in the performance observed. Only the teachers distinguished the groups (higher social competence in the group with social skills and lower in the internalizing and mixed groups). Assertiveness demands differentiated the groups. The methodological aspects were discussed, as well as the clinical and educational potential of the structured situations to promote social skills.
  • Psicoterapia Pais-Bebê e Depressão Pós-Parto Materna: Participação do Pai Articles

    Silva, Milena da Rosa; Prado, Luiz Carlos; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Em função das especificidades da depressão pós-parto materna, a literatura recomenda a participação do pai em intervenções psicológicas nesse contexto. Este estudo buscou investigar a participação do pai na psicoterapia breve pais-bebê no contexto de depressão pós-parto materna. Participaram duas famílias com um bebê com idade entre 7 e 8 meses, cujas mães apresentavam indicadores de depressão. Estas famílias participaram de uma psicoterapia pais-bebê de aproximadamente 12 sessões. A análise do modo como os pais participaram da psicoterapia mostrou que sua presença na sessão permite que sejam trabalhados com ele aspectos relativos à paternidade, além de diminuir a sensação da mãe de ser a única responsável pelo processo de mudança da família. Em relação à técnica, a presença do pai na sessão permite ao terapeuta visualizar as dificuldades da tríade no tratamento, as quais podem ser trabalhadas na sessão.

    Resumo em Espanhol:

    Dadas las características específicas de la depresión postparto, la literatura recomienda que los padres participen en las intervenciones psicológicas en este contexto. Este estudio tuvo como objetivo examinar la participación de los padres en la psicoterapia breve padre-bebé en el contexto de la depresión postparto materna. Dos familias participaron en este estudio, con niños de 7 a 8 meses, cuyas madres presentaron síntomas de depresión. Estas familias participaron en una psicoterapia padres-bebé de aproximadamente 12 sesiones. El análisis de cómo los padres participaron en la psicoterapia demostró que su presencia en la sesión permite el trabajo con aspectos de la paternidad. También disminuye la sensación de la madre de ser la única responsable por el proceso de cambio de la familia. En cuanto a la técnica, la presencia del padre en la sesión permite al terapeuta ver las dificultades en el tratamiento de la tríada, que se puede trabajar en la sesión.

    Resumo em Inglês:

    Given the specificities of postpartum maternal depression, the literature recommends that fathers become involved in psychological interventions within this context. This study presents an investigation of the participation of fathers in parent-infant psychotherapy in the context of maternal postpartum depression. Two families participated in this study, both with a child aged between 7 and 8 months old, whose mothers showed depressive symptoms. These families participated in parent-infant psychotherapy lasting approximately 12 sessions. Analysis of the fathers’ participation in psychotherapy showed that their presence during sessions enables the therapy to address aspects of parenthood, and also reduce the feeling of mothers as being the only ones responsible for the family’s process of change. In regard to the technique, the presence of fathers during sessions allows the therapist to see and address the issues concerning mother-father-infant during sessions.
  • Nomeação de Estímulos Novos a Partir da Seleção por Exclusão Articles

    Costa, Aline Roberta Aceituno da; Grisante, Priscila Crespilho; Domeniconi, Camila; Rose, Júlio César Coelho de; Souza, Deisy das Graças de

    Resumo em Português:

    O responder por exclusão em tarefas de escolha de acordo com o modelo é um dos padrões mais robustos do comportamento humano. Contudo, uma única resposta por exclusão não assegura a aprendizagem da relação arbitrária entre dois estímulos. O presente estudo teve por objetivo investigar a quantidade de exposição necessária até que oito pré-escolares nomeassem duas figuras novas emparelhadas, por exclusão, a palavras novas. Após o estabelecimento de uma linha de base de emparelhamentos entre figuras e palavras ditadas, duas palavras novas eram introduzidas em sondas de exclusão. Em cada sonda, uma palavra nova era ditada e uma figura nova era apresentada entre outras figuras definidas experimentalmente. Sondas em tarefas de emparelhamento e de nomeação das figuras mostraram aprendizagem das relações condicionais e emergência da nomeação depois de três a 10 tentativas de exclusão. A nomeação correta tendeu a ocorrer de forma mais regular quando a fase de ensino estabeleceu controle de estímulos por seleção.

    Resumo em Espanhol:

    El responder por exclusión en tareas de igualación a la muestra es uno de los patrones más robustos del comportamiento humano. No obstante, una única respuesta por exclusión no garantiza el aprendizaje de la relación arbitraria entre dos estímulos. El presente estudio investigó la cantidad de exposiciones necesarias para que ocho estudiantes preescolares nominaran dos figuras nuevas emparejadas, por exclusión, con palabras nuevas. Después del establecimiento de una línea de base de emparejamientos entre figuras y palabras dictadas, dos palabras nuevas eran introducidas en pruebas de exclusión. En cada prueba, una palabra nueva era dictada y una figura nueva presentada entre otras definidas. Pruebas de aprendizaje en tareas de igualación al modelo y de nominación de las figuras mostraron que la nominación emergió después de tres a 10 ensayos de exclusión. Se observó que la nominación correcta ocurrió de forma más fidedigna cuando el control era por selección.

    Resumo em Inglês:

    Responding by exclusion in matching-to-sample tasks is a robust behavioral pattern in humans. A single selection, however, does not ensure learning of the arbitrary relationship between the sample and the selected comparison stimulus. The present study aimed to investigate the amount of exposure required until eight preschoolers were able to name two undefined pictures, matched by exclusion, to two undefined words. After establishing a matching-to-sample baseline between pictures and dictated words, two new words were introduced in exclusion probes. On each probe, a new word was dictated and the matrix of comparison stimuli included a new picture and two experimentally defined pictures. Naming emerged after three to10 exclusion trials. Correct naming tended to occur more reliably when the teaching phase established stimulus control by selection.
  • O Papel da Consciência Morfossintática na Segmentação Lexical Convencional Articles

    Guimarães, Sandra Regina Kirchner

    Resumo em Português:

    A partir do estágio alfabético de aquisição da escrita o aprendiz precisa enfrentar questões relativas à ortografia, entre elas a segmentação do escrito em palavras gráficas. O objetivo deste estudo foi investigar a segmentação convencional de palavras e sua relação com a consciência morfossintática em uma amostra de alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas. Os resultados revelaram uma discrepância entre a identificação oral de palavras e o desempenho na segmentação da escrita, sendo três os critérios utilizados pelos alunos para definição de “palavra”: 1º) sentido pleno; 2º) sequência de letras e não apenas uma ou duas; 3º) frequência de utilização do vocábulo. Análises estatísticas mostraram correlações positivas e significativas entre segmentação convencional e consciência morfossintática. Infere-se que as habilidades morfossintáticas favorecem o estabelecimento da noção convencional de palavra e sugere-se que os professores promovam o desenvolvimento dessas habilidades para garantir aos alunos maior domínio na linguagem escrita.

    Resumo em Espanhol:

    Desde la etapa alfabética de adquisición de la escritura, el aprendiz necesita enfrentar cuestiones relativas a la ortografía, entre ellas la segmentación de la escritura en palabras gráficas. Se investigó la segmentación convencional de palabras y su relación con la consciencia morfosintáctica en una muestra de alumnos de 4º y 5º año de la enseñanza primaria de escuelas públicas. Los resultados revelaron discrepancia entre la identificación oral de palabras y el desempeño en la segmentación de la escritura. Los alumnos utilizaron tres criterios para la definición de “palabra”: 1º) sentido pleno; 2º) secuencia de letras, no sólo una o dos; 3º) frecuencia de utilización del vocablo. Análisis estadísticos mostraron correlaciones positivas y significativas entre segmentación convencional y conciencia morfosintáctica. Se infiere que las habilidades morfosintácticas favorecen la noción convencional de palabra y se sugiere que los profesores promuevan el desarrollo de esas habilidades, garantizando mayor dominio del lenguaje escrito.

    Resumo em Inglês:

    Starting with the alphabetic stage of writing acquisition, the learner struggles with issues related to spelling, including the segmentation of writing in graphic words. This study examined the conventional segmentation of words and its relation to morphosyntactic awareness in a sample of students in the 4th and 5th years of elementary education in public schools. Results reveal a discrepancy between the oral identification of words and performance in the segmentation of writing, with three criteria being used by students to define “word”: (1st) full meaning; (2nd) sequence of letters, not only one or two; (3rd) frequency of word use. Statistical analyses revealed significant positive correlations between conventional segmentation and morphosyntactic awareness. It is inferred that morphosyntactic skills support the establishment of the conventional notion of the word, and it is suggested that teachers promote the development of these skills, in order to ensure a greater command of the written language.
  • Estratégias de Aprendizagem e de Regulação Emocional de Estudantes de Pedagogia Articles

    Bortoletto, Denise; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar relações entre as estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de 298 alunos do 1º ao 4º anos, de ambos os sexos e idade entre 18 e 54 anos dos cursos de Pedagogia de uma universidade pública e uma particular de uma cidade no interior do Estado de Minas Gerais. Buscou-se também analisar a contribuição conjunta da regulação emocional, da idade e do ano de curso nos escores das estratégias de aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de duas escalas para univesitários do tipo Likert: uma de estratégias de aprendizagem e outra de regulação emocional. Resultados evidenciaram uma correlação positiva, moderada e significativa entre as estratégias de aprendizagem e as de regulação emocional dos participantes. A regulação emocional, a faixa etária e o ano de curso mostraram-se conjuntamente associadas aos escores das estratégias de aprendizagem. Os dados obtidos são discutidos em termos de suas implicações psicoeducacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetivó investigar relaciones entre las estrategias de aprendizaje y de regulación emocional de 298 alumnos de primer a cuarto año, de ambos sexos y edad entre 18 y 54 años, de los cursos de Pedagogía de una universidad pública y privada de una ciudad de Minas Gerais-Brasil. Se buscó también analizar la contribución conjunta de la regulación emocional, edad y año de curso en los escores de las estrategias de aprendizaje. Los datos fueron recolectados a través de dos escalas Likert para universitarios: una de estrategias de aprendizaje y otra de regulación emocional. Los resultados evidenciaron una correlación positiva, moderada y significativa entre las estrategias de aprendizaje y las de regulación emocional de los participantes. La regulación emocional, el rango de edad y el año del curso se mostraron conjuntamente asociados a los escores de estrategias de aprendizaje. Los datos obtenidos son discutidos en cuanto a sus implicaciones psicoeducacionales.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the learning strategies and emotional regulation of 298 students of private and public university teacher formation courses of a city in Minas Gerais state. The study also examined the joint contribution of emotional regulation, age group and year of the course on the learning strategies scores of the participants. The participants were of both sexes, ranging from 18 to 54 years of age and enrolled in the first to the fourth year of two universities. Data was collected using two Likert type scales for university students: one for the evaluation of learning strategies and the other for the evaluation of emotional regulation strategies. Results showed a positive, significant, moderate correlation between learning strategies and emotional regulation strategies. Emotional regulation, age range and year of the course showed a joint association with learning strategies scores. Data is discussed in terms of its psychoeducational implications.
  • Sociedade da Capacitação e Políticas de Cognição na Formação de Professores Articles

    Dias, Rosimeri de Oliveira; Kastrup, Virgínia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad del estudio es discutir el problema de la formación de profesores y sus relaciones con la sociedad de capacitación. Esa sociedad de capacitación aparece en las mutaciones del capitalismo y trae consigo la noción de aptitud potencial portátil, estimulando que trabajadores se adapten a aceleración y al corto plazo de la información. La investigación distingue dos políticas de cognición en la formación de profesores: (in)formación y (tras)formación, que coexisten. La primera se apoya en la información y vincula conocer a la transmisión y el procesamiento de representaciones simbólicas. La segunda se pauta en la experiencia y demarca la relación indisociable entre conocimiento e invención. El estudio señala que procesos de formación que la reducen a la capacitación y a la información, con vistas al desarrollo de habilidades y competencias, consideran la formación como adquisición de conocimientos listos para ser consumidos. En otra dirección, la formación es un proceso inventivo, hacia la dirección de problematización y de experiencia de construcción del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the formation of teachers and its relationships with the skills society. According to Sennett the skills society appears in the capitalism mutations and brings within it the notion of portable potential ability, stimulating the workers, so they can cope with acceleration and the short-term of information. The investigation distinguishes two cognition policies in the formation of teachers: (in)formation and (trans)formation, which co-exist. The first is based on information and connects knowing with the transmission and processing of symbolic representations. The second is grounded in experience and highlights the inseparable relationship between knowledge and invention. The study suggests that the processes which reduce formation to training and information, aiming for the development of abilities and competences, consider formation as the acquisition of knowledge ready to be consumed. In another direction, training is an inventive process, which is based on problematization and the knowledge construction experience.
  • Câncer Infanto-Juvenil: Significados Atribuídos à Doença por Pais Cuidadores Articles

    Quintana, Alberto Manuel; Wottrich, Shana Hastenpflug; Camargo, Valéri Pereira; Cherer, Evandro de Quadros

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo compreender os significados que os pais/cuidadores de crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer atribuem à doença de seu filho. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório/descritivo. Os dados foram coletados por meio de grupos de discussões e entrevistas individuais com pais/cuidadores da criança/adolescente, sendo categorizados a partir da análise de conteúdo. As impressões dos pesquisadores foram registradas em diário de campo, contribuindo para a análise dos dados. Os resultados indicam que o adoecimento e tratamento implicam em períodos de sofrimento psíquico que acometem a estrutura familiar. O câncer é relatado como um inimigo real a ser combatido via enfrentamento ou esquiva, o que gera expectativas quanto ao futuro e causa sentimentos de medo, mas também de esperança. Conclui-se que o câncer infanto-juvenil causa repercussões nas relações familiares cujo reconhecimento pode contribuir tanto para o preparo de equipes profissionais que atuam com esse público, quanto nas políticas públicas de saúde desenvolvidas.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue comprender los significados que los padres/cuidadores de niños y adolescentes diagnosticados con cáncer atribuyen a la enfermedad de sus hijos. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio/descriptivo. Los datos fueron recolectados usando grupos de discusión y entrevistas individuales con padres/cuidadores del niño/adolescente, analizados a partir del análisis de contenido. Las impresiones de los investigadores fueron registradas en diario de campo, contribuyendo al análisis de los datos. Los resultados indican que el enfermar y el tratamiento forman períodos de sufrimiento psíquico, acometiendo la estructura familiar. El cáncer es relatado como un enemigo real a ser combatido, sea por medio de enfrentamiento o evitación, generando expectativas cuanto al futuro y causando sentimientos de miedo y esperanza. Se concluye que el cáncer infanto-juvenil repercute en las relaciones familiares. El reconocimiento de tales repercusiones puede contribuir tanto a la preparación de equipos profesionales cuanto a las políticas públicas de salud desarrolladas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to comprehend the meanings that parents/caregivers of children and adolescents diagnosed with cancer attribute to their child’s disease. It is a qualitative, exploratory/descriptive study. Data were collected through group discussions and individual interviews with the parents/caregivers of children/adolescents and categorized using content analysis. The impressions of the researchers were recorded in a field diary, contributing to the data analysis. The results indicate that the disease and treatment involve periods of psychological suffering that affect the family structure. Cancer was reported as a real enemy to be fought through coping or avoidance, which generates expectations about the future and causes feelings of fear, as well as hope. It was concluded that the childhood cancer causes repercussions in the family relationships, the recognition of which can contribute to both the preparation of professional teams who work with this population, as well as the public health policies developed.
  • Consequência da Exposição à Violência Doméstica Para Crianças: Revisão Sistemática da Literatura Systematic Literature Review

    Lourenço, Lélio Moura; Baptista, Makilim Nunes; Senra, Luciana Xavier; Adriana A., Almeida; Basílio, Caroline; Bhona, Fernanda Monteiro de Castro

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as consequências da exposição à violência doméstica (VD) para crianças. Pesquisou-se o período 2005-2011, nas bases Medline, Lilacs, Scielo, Web of Science, Dialnet, Redalyc, GoogleSchoolar e PsycInfo, com os descritores intimate partner violence , domestic violence , descriptors violence ( physical , sexual , psychological ), e child , exposure or witness. Considerou-se autor, país, metodologia, periódico e consequências da exposição à VD. Selecionaram-se 122 artigos. EUA e Brasil totalizaram 78,7% das publicações, sendo as crianças as maiores vítimas (51,6%). As principais consequências de maior impacto na saúde das crianças foram stress pós-traumático e insegurança (75,8%).

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue desarrollar una revisión sistemática de la literatura sobre las consecuencias de la exposición a la violencia doméstica (VD) para los niños. Fue investigado el período 2005-2011, en Medline, Lilacs, SciELO, Web of Science, Dialnet, Redalyc, GoogleSchoolar y PsycInfo, con los descriptores intimate partner violence , domestic violence , descriptors violence ( physical , sexual , psychological ), y child , exposure or witness. Fueron considerados autor, país, metodología, publicación y las consecuencias de la exposición a la VD. 122 artículos fueron seleccionados. EE.UU. y Brasil totalizaron el 78.7% de las publicaciones, con los niños como las mayores víctimas (51.6%). Las principales consecuencias de gran impacto en la salud de los niños fueron la depresión, el estrés postraumático y la inseguridad (75.8%).

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to carry out a systematic review of the literature on the consequences of exposure to domestic violence – DV for children. The period 2005-2011 was searched in Medline, Lilacs, Scielo, Web of Science, Dialnet, Redalyc, Google Scholar and PsycInfo, using the following descriptors: intimate partner violence , domestic violence , violence descriptors ( physical , sexual, psychological ), and child , exposure or witness . The author, country, methodology, journal and the consequences of exposure to DV were considered. 122 articles were selected. The United States and Brazil accounted for 78.7% of the publications, with children being the main victims (51.6%). The major impacts upon children´s health were posttraumatic stress and insecurity (75.8%).
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br