Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 25, Número: 61, Publicado: 2015
  • High-Impact Open Access Scientific Publishing Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Energia Vital e Vida Após a Morte: Implicações Para a Ciência Cognitiva da Religião Theorethical Study

    Roazzi, Maira Monteiro; Johnson, Carl N.; Nyhof, Melanie; Koller, Silvia Helena; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    A literatura que investiga conceitos acerca de agentes sobrenaturais apontam para uma teoria da mente intuitiva por trás de tais ideias, no entanto, recentes estudos sugerem a presença de teorias intuitivas acerca da energia vital subjacentes de tais conceitos. O presente artigo centra-se na análise da cultura e desenvolvimento das concepções das pessoas sobre a energia vital. Foi feita uma busca bibliográfica utilizando a palavra-chave vital energy, revisando literatura oriunda da Antropologia, Psicologia e Ciência Cognitiva. Em seguida, foi feita uma revisão sobre o tema tecendo considerações acerca do desenvolvimento das concepções das pessoas sobre a energia vital. Resultados apontam que uma biologia intuitiva, baseada em ideias de energia biológica (energia vital), pode ser a base de uma compreensão de alma, espírito e energia sobrenatural. Estudos empíricos futuros devem investigar o desenvolvimento de teorias intuitivas sobre energia vital com populações de diferentes faixas etárias e culturas.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura que investiga las opiniones de la gente sobre agentes sobrenaturales apunta a una teoría de la mente intuitiva detrás de esas ideas, sin embargo, estudios recientes sugieren la presencia de teorías intuitivas acerca de energía vital detrás de estos conceptos. Este artículo se centra en el análisis de la cultura y el desarrollo de las concepciones sobre energía vital. Se realizó una búsqueda bibliográfica con la palabra clave vital energy revisando literatura procedente de Antropología, Psicología y Ciencias Cognitivas. Se realizó una revisión sobre el tema con consideraciones sobre el desarrollo de las concepciones de energía vital. Los resultados muestran que una biología intuitiva, basada en las ideas de energía biológica (energía vital), puede ser la base de una comprensión del alma, el espíritu y el poder sobrenatural. Futuros estudios empíricos deben investigar el desarrollo de teorías intuitivas sobre energía vital con poblaciones de diferentes edades y culturas.

    Resumo em Inglês:

    Literature investigating people’s concepts of supernatural agency (such as ghosts and deities) points to an intuitive theory of mind underlying such ideas, however, recent studies suggest that intuitive ideas over vital energy could also be involved. The present paper focuses on examining the culture and development of people’s conceptions on vital energy. A search was made using the keyword vital energy targeting literature from Anthropology, Psychology and Cognitive Science. A literature review over this topic was made yielding reflections over the development of vital energy concepts. Results suggest that an intuitive biology, grounded on ideas of biological energy (vital energy), may underlie an understanding of soul, spirit, and supernatural energy. Future empirical studies should target the development of vital energy intuitive theories with different age ranges and cultures.
  • Diferenças Intra e Inter Individuais na Inteligência Social de Estudantes Portugueses Articles

    Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Gaspar, Neide; Taveira, Maria do Céu

    Resumo em Português:

    A inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional.

    Resumo em Espanhol:

    La inteligencia social es una condición favorable para la toma de decisiones y el desarrollo de la carrera. Se caracterizan los niveles de inteligencia social y sus diferencias intra e interindividuales en estudiantes portugueses en transición pre-profesional. Participaron 1095 estudiantes (552, 50.4% mujeres) con una edad media de 14.78 (DE = 1.86), del 8º (542, 49,5%), 10º (295, 26.9%) y 11º (258, 23.6%) años escolares. Se administró la Prueba Cognitiva de Inteligencia Social (PCIS) en dos ocasiones, con seis meses de diferencia. Los resultados indican que los estudiantes del 8º grado obtuvieron puntajes medios más altos en la Resolución de Problemas, Motivación y Confianza (T1), mientras que los del 10º grado obtuvieron mejores resultados en la Resolución de Problemas, Motivación y Familiaridad (T2). Entre momentos de evaluación se registra, para todos los años, un aumento en la Resolución de Problemas y Confianza en situaciones sociales. Estos resultados constituyen condiciones psicológicas favorables a la promoción del cuestionamiento ético en las intervenciones de orientación profesional.

    Resumo em Inglês:

    Social intelligence is a favorable condition for career decision-making and development. The social intelligence indices of Portuguese students in school years prior to a career transition are characterized and intra and interindividual differences are analyzed. Participants were 1095 students (552, 50.4% women) with a mean age of 14.78 years (SD = 1.86), in the 8th (542, 49.5%), 10th (295, 26.9%) and 11th (258, 23.6%) grades. The Cognitive Test of Social Intelligence (PCIS) was administered at two moments, six months apart. Results indicate that the 8th grade obtained higher average scores in Problem Solving, Motivation and Self-confidence (time 1), while the 10th grade obtained better results in Problem Solving, Motivation and Familiarity (time 2). Between the assessment moments, all school years register an increase in Problem Solving and Self-confidence in social situations. These results constitute favorable psychological conditions for the promotion of ethical questioning in career guidance interventions.
  • Avaliação Quantitativa e Qualitativa das Perspectivas de Futuro dos Adolescentes Articles

    Carvalho, Renato Gomes

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento de perspectivas temporais de futuro (PTF) na adolescência tem sido associado a comportamentos adaptativos em contexto escolar. Contudo, persiste a necessidade de compreensão de como essas PTF são construídas. Neste trabalho, apresentamos dois estudos sobre a PTF, destacando a sua ligação com a experiência presente. Os participantes foram adolescentes com idades entre 14 e 18 anos. No primeiro estudo (N = 551), analisamos a estrutura fatorial de um questionário construído para avaliar a PTF em contexto escolar. Identificamos uma associação significativa entre desempenho académico e PTF. No segundo estudo (N = 11), através de uma análise, fundada na Grounded Theory, de dados qualitativos decorrentes de entrevistas, verificamos que os adolescentes se preocupam com o seu futuro, referindo-se predominantemente a dimensões relacionadas com a carreira. Tais resultados apontam ainda para a influência que diferentes agentes educativos e a participação em múltiplas atividades têm no seu pensamento prospetivo.

    Resumo em Espanhol:

    El desarrollo de perspectivas de futuro (PTF) en la adolescencia se asocia con varias conductas adaptativas en contexto escolar. Sin embargo, sigue existiendo la necesidad de comprender cómo se construyen estas PTF. En este trabajo se presentan dos estudios sobre la PTF, destacando su conexión con la experiencia presente. Los participantes fueron adolescentes de 14 hasta 18 años. En el primer estudio, se analiza la estructura factorial de los resultados de un cuestionario diseñado para evaluar la PTF en contexto escolar. Fue encontrada además una asociación significativa entre PTF y el rendimiento académico. En el segundo estudio, a través de un análisis basado en la Grounded Theory a datos cualitativos obtenidos de entrevistas, se encontró que los adolescentes se preocupan por su futuro, refiriéndose predominantemente a dimensiones relacionadas con la carrera. Estos resultados también apuntan hacia la influencia de los diferentes agentes educativos y de participación en múltiples actividades en su visión de futuro.

    Resumo em Inglês:

    Developing perspectives concerning the future in adolescence has been associated with several adaptive behaviors in school context. However, a need to understand how these prospects are build remains. In this paper, two studies on adolescents’ future time perspective (FTP) are presented, highlighting its connection to the present experience. Participants were adolescents, aged 14 to 18. In the first study (N = 551), it is analyzed the factorial structure of a questionnaire designed to assess FTP in school context. A significant association of academic performance with FTP was found. In the second study (N = 11), through an analysis, based on Grounded Theory, to qualitative data derived from interviews, it was found that adolescents think considerably about their future, despite showing to be predominantly focused on career related dimensions. The influence on prospective thinking of both educational agents of the participation in multiple activities was also identified.
  • Real-World Outcomes e Pensamento Crítico: Análise Diferencial por Área e Género Articles

    Franco, Amanda; Almeida, Leandro da Silva

    Resumo em Português:

    O Real-World Outcomes é um inventário que avalia comportamentos problemáticos do dia-a-dia que representam decisões onde se presume que o pensamento crítico está ausente; ao avaliar os resultados negativos de decisões quotidianas pobres, permite inferir o grau de pensamento crítico que medeia o raciocínio no quotidiano. Neste artigo, descreve-se o processo de tradução e adaptação cultural deste inventário para a língua Portuguesa. Apresentam-se dados da sua administração a 259 estudantes universitários relativos à consistência interna, e as diferenças de acordo com a área académica e género. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, nem decorrentes da área académica, nem do género. Os resultados sugerem a relevância deste instrumento para avaliar a tomada de decisão no dia-a-dia e seu impacto na vida dos sujeitos, e também, para estimar a qualidade do pensamento crítico usado na vida quotidiana.

    Resumo em Espanhol:

    El Real-World Outcomes es un inventario que evalúa comportamientos problemáticos del cotidiano que representan decisiones en que se presume la ausencia de pensamiento crítico; al evaluar los resultados negativos de malas decisiones cotidianas, permite inferir el grado de pensamiento crítico que media el razonamiento en el cotidiano. En el presente artículo, describimos el proceso de traducción y adaptación cultural del inventario para la lengua Portuguesa. Se presentan datos de su administración a 259 estudiantes universitarios relativos a consistencia interna, y a diferencias en función de la área científica de estudios y del género. No fueron encontradas diferencias estadísticamente significativas entre los participantes, ni decurrentes de la área, ni del género. Los resultados sugieren la relevancia de este instrumento para evaluar la toma de decisión en el cotidiano y su impacto en la vida de los sujetos, y además, para estimar la cualidad del pensamiento crítico utilizado en la vida diaria.

    Resumo em Inglês:

    The Real-World Outcomes is an inventory that measures everyday problematic behaviors that represent decisions where critical thinking is presumably absent; assessing the negative outcomes of poor daily decisions helps to infer the degree of critical thinking that mediates everyday reasoning. In the present paper, we describe the process of translation and cultural adaptation of this inventory to Portuguese. We present evidence of its administration to 259 college students concerning reliability, and differences based on academic major and gender. No statistically significant differences were found, either due to academic major or gender. Results suggest the value of this instrument to assessing daily decision making and life outcomes, and also, to estimate the quality of critical thinking in everyday life.
  • Mídia e Insatisfação com a Vida Como Preditores de Insatisfação Corporal Articles

    Jaeger, Melissa Bittencourt; Câmara, Sheila Gonçalves

    Resumo em Português:

    A insatisfação corporal pode contribuir para prejuízos sociais, ocupacionais e recreativos, constituindo-se em fator de risco à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar os preditores de insatisfação corporal em relação a variáveis demográficas, mídia e satisfação com a vida entre universitários. A amostra foi composta por 321 participantes com idade superior a 18 anos. A insatisfação corporal, satisfação com a vida e internalização de mensagens midiáticas foram avaliadas, respectivamente, pela Escala de Silhuetas para Adultos Brasileiros, Escala de Bem-Estar Subjetivo e Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3. Os dados foram coletados pela ferramenta de pesquisa on-line SurveyMonkey® e analisados mediante regressão linear múltipla. Verificou-se que a insatisfação corporal está associada positivamente com inacurácia na percepção do tamanho corporal, Índice de Massa Corporal, insatisfação com a vida, internalização de mensagens midiáticas e exposição à televisão. Estes achados evidenciam a importância destes preditores na dinâmica da insatisfação corporal, o que pode favorecer o planejamento de intervenções preventivas e de tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    La insatisfacción corporal puede contribuir para pérdidas sociales, ocupacionales y recreativas, constituyéndose en factor de riesgo para la salud. El objetivo de este estudio fue evaluar los predictores de insatisfacción corporal con relación a variables demográficas, media y satisfacción con la vida entre universitarios. La muestra se compuso por 321 participantes con edad superior a 18 años. La insatisfacción corporal, la satisfacción con la vida e internalización de mensajes mediáticas fueron evaluadas, respectivamente, por la Escala de Silhuetas para Adultos Brasileiros, Escala de Bem-Estar Subjetivo, e Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3. Los datos fueron colectados por la herramienta de investigación online SurveyMonkey® y analizados mediante regresión linear múltiplo. Fue verificado que la insatisfacción corporal está asociada positivamente a inexactitud en la percepción del tamaño corporal, índice de masa corporal, insatisfacción con la vida, internalización de mensajes mediáticas y exposición a la televisión. Estos resultados evidencian la importancia de estos predictores en la dinámica de la insatisfacción corporal, lo que favorece la planificación de intervenciones preventivas y de tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    Body dissatisfaction can contribute to social, occupational and recreational losses, constituting a risk factor to health. This study aimed to evaluate the predictors of body dissatisfaction regarding demographic variables, media and life satisfaction among university students. The sample consisted of 321 participants older than 18 years. Body dissatisfaction, life dissatisfaction and media messages internalization were evaluated by Escala de Silhuetas para Adultos Brasileiros, Subjective Well-Being Scale and Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3, respectively. Data were collected by an online survey tool (SurveyMonkey®) and were analyzed using multiple linear regression. It was found that body dissatisfaction was positively related to inaccuracy in the perception of body size, Body Mass Index, life dissatisfaction, media messages internalization and television exposure. These findings evidence the importance of these predictors in the dynamics of body dissatisfaction, which support the development of preventive and treatment interventions.
  • A Importância da Resiliência Para o Bem-Estar na Aposentadoria Articles

    Nalin, Cristiane Pimentel; França, Lucia Helena de Freitas Pinho

    Resumo em Português:

    O aumento da população idosa incentivou pesquisas sobre a aposentadoria. Esta pesquisa investigou a importância da resiliência, da satisfação socioeconômica, do tempo de aposentadoria e do planejamento para o bem-estar na aposentadoria de 270 participantes. A maioria da amostra foi composta por homens (64 %), média de idade de 65 anos (DP = 5,7), membros de associações de aposentados de 10 organizações públicas e privadas no Rio de Janeiro. Foram efetuadas análise fatorial e regressão hierárquica. Os resultados da regressão revelaram a resiliência determinada – maestria, adaptabilidade, desenvoltura e perseverança – e a satisfação socioeconômica como os principais preditores e explicam 28% deste modelo. O bem-estar na aposentadoria está relacionado à satisfação socioeconômica e à resiliência determinada. São sugeridas pesquisas comparando aposentados participantes ou não de associações de aposentados e recomendada a promoção de atitudes de resiliência nos programas de preparação para a aposentadoria.

    Resumo em Espanhol:

    El aumento de la población mayor alentó a una investigación sobre la jubilación. Se investigó la importancia de la resiliencia, la satisfacción socioeconómico, el tiempo de jubilación y la planificación para el bienestar en el retiro de 270 jubilados. La mayoría de la muestra consistió em hombres (64%). El promedio de edad de los participantes fue de 65 años (DE = 5.7), miembros de asociaciones de jubilados de 10 organizaciones públicas y privadas en Río de Janeiro. Se realizaron análisis factorial y de regresión jerárquica. Los resultados de la regresión revelaron que la resiliência decidida – la maestría, la adaptabilidad, el ingenio y la perseverancia – y la satisfacción socioeconómico son los principales predictores y explican el 28% del modelo. Por lo tanto, el bienestar de la jubilación está estrechamente relacionada com la satisfacción socioeconómico y resiliencia determinada. Se sugieren los estudios que comparan participantes activos o no en las asociaciones de jubilados, y se recomienda la promoción de actitudes de resiliencia en los programas de preparación para la jubilación.

    Resumo em Inglês:

    The increase in the elderly population has prompted research on retirement. This study investigated the importance of resilience, economic satisfaction, the length of retirement, and planning to well-being during retirement of 270 participants. The majority of this sample were men (64%), and the mean age was 65 years (SD = 5.7). The participants were retired members of 10 public and private organizations in Rio de Janeiro. Factor analysis and hierarchical regression were performed. The results showed that determined resilience (mastery, adaptability, confidence and perseverance) and socioeconomic satisfaction were the main predictors of well-being in retirement and explained 28% of this model. The findings suggest that well-being in retirement is closely related to socioeconomic satisfaction and determined resilience. Additional research should address the importance of resilience for the well-being of retirees who are or not members of retirement associations. Resilience attitudes should be promoted in Retirement Education Programs.
  • Valores e Sentimentos nos Projetos de Vida dos Jovens Brasileiros Articles

    Pinheiro, Viviane Potenza Guimarães; Arantes, Valéria Amorim

    Resumo em Português:

    Projetos de vida são projeções sobre o futuro embasadas em ações passadas e fundamentadas no presente, comportando processos de integração e regulação entre valores e sentimentos. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar tais processos nos projetos de vida de jovens brasileiros. Participaram 200 jovens, entre 15 e 19 anos, estudantes de escolas públicas das cinco macrorregiões do Brasil. Aplicou-se um questionário aberto, escrito e individual formulado pelo Stanford Center on Adolescence, adaptado aos propósitos da pesquisa. Identificamos sete formas de projetar o futuro, em que foram observadas diferentes dinâmicas do pensamento, com grande complexidade na integração entre valores e sentimentos. Para grande maioria dos jovens, família e trabalho constituíram valores centrais e compareceram de forma integrada aos sentimentos, sendo os mais frequentes: felicidade, bem-estar e satisfação. Tais resultados oportunizam maior compreensão da organização psíquica na elaboração de projetos de vida, abrindo novas possibilidades para os estudos em psicologia moral.

    Resumo em Espanhol:

    Los proyectos de vida son proyecciones sobre el futuro sobre la base de las acciones pasadas y presentes, incluyendo procesos de integración y regulación entre los valores y sentimientos. En esta investigación, nuestro objetivo está en analizar estos procesos en los proyectos de vida de los jóvenes brasileños. 200 jóvenes, entre 15 y 19 años, estudiantes de escuelas públicas en las cinco regiones geográficas de Brasil contestaron un cuestionario abierto, escrito e individual del Stanford Center on Adolescence, adaptado a los objetivos de esta investigación. Se identificaron siete formas de proyectar el futuro, con diferentes dinámicas de pensamiento y gran complejidad en la integración de los valores y sentimientos. Para la gran mayoría de los jóvenes, familia y trabajo fueron valores centrales, de manera integrada a los sentimientos de felicidad, bienestar y satisfacción. Estos resultados fomentan una mayor comprensión de la organización psíquica, abriendo nuevas posibilidades para los estudios en la psicología moral.

    Resumo em Inglês:

    Purposes are projections about the future based on past and present actions, including the integration and regulation of values and feelings. In this study, we aimed to analyze these processes in the purposes of young Brazilians. A total of 200 young people between 15 and 19 years of age who were public school students from the five geographical regions of Brazil participated in the survey. We applied a written, individual, and open-ended questionnaire that was constructed by the Stanford Center on Adolescence and adapted for this study. We identified seven different ways by which the future was designed, observing different dynamics of thought and great complexity in the integration of values and feelings. For the vast majority of respondents, family and work constituted central values and appeared in an integrated manner in the feelings they expressed: happiness, welfare, and satisfaction. These results cultivate a greater understanding of psychic organization in purposes, opening up new possibilities for studies in moral psychology.
  • Felicidade no Trabalho: O Impacto dos Valores Organizacionais e da Compatibilidade Indivíduo-Organização Articles

    Sousa, Juliana Moraes de; Porto, Juliana Barreiros

    Resumo em Português:

    Apesar da quantidade de pesquisas sobre compatibilidade indivíduo-organização (IO), há carência de estudos utilizando teorias de valores aplicáveis aos níveis do indivíduo e da organização. Neste estudo adotou-se a literatura de compatibilidade IO, a teoria de valores de Schwartz e a analogia das vitaminas de Warr para avaliar o efeito da compatibilidade de valores IO na felicidade no trabalho. Com uma amostra de 145 questionários coletados em uma organização militar, foram realizadas regressões quadráticas hierárquicas e análises da superfície da regressão polinomial no nível individual. Valores organizacionais revelaram relação curvilinear com felicidade no trabalho, sendo essa relação moderada pelos valores individuais (R2 = 0,25; p < 0,01). Adicionalmente, concordância entre elevados níveis de valores promoveram maiores níveis de felicidade no trabalho (0,07 ≥ R2 ≤ 0,18; p < 0,05). Conclui-se que compatibilidade IO entre valores afeta a felicidade no trabalho, obtendo-se suporte para a analogia das vitaminas de Warr.

    Resumo em Espanhol:

    Malgrado la cantidad de investigaciones sobre el ajuste persona-organización (PO), poca investigación empírica ha utilizado las teorías de valores aplicadas a los niveles individuales y organizacionales. Este estudio incorpora la literatura de ajuste PO, las teorías de valores de Schwartz y de bienestar laboral de Warr para evaluar el efecto del ajuste de valores PO sobre la felicidad laboral. Con una muestra de 145 cuestionarios recogidos en una organización militar fueron realizadas regresiones cuadráticas jerárquicas y análisis de superficie de regresiones polinomiales en nivel individual. Valores organizacionales revelaron relación curvilínea con felicidad, y los valores individuales moderan esa relación (R2 = 0,25; p < 0,01). Adicionalmente, la concordancia entre niveles más altos de valores han promovido mayor felicidad laboral (0,07 ≥ R2 ≤ 0,18; p < 0,05). La conclusión es que el ajuste PO de valores afecta a la felicidad laboral, apoyando la analogía de las vitaminas de Warr.

    Resumo em Inglês:

    Despite the large quantity of research on person-organization (PO) fit, there is a lack of empirical research using axiological theories applicable to the value structure at the individual and organizational levels. In this study, we incorporated the PO fit literature, Schwartz’ values theory and Warr’s vitamin analogy to evaluate the effect of values’ PO fit on happiness at work. Using a sample of 145 questionnaires collected in a military organization, data analyses were performed using hierarchical quadratic regressions and surface analysis of polynomial regressions, conducted at an individual level. Individual values moderated the curvilinear relationship between organizational values and happiness at work (R2 = .25; p < .01). Additionally, agreement between higher levels of values promoted higher levels of happiness at work (.07 ≥ R2 ≤ .18; p < .05). We concluded that axiological PO fit affects happiness at work and provide empirical support for Warr’s vitamin analogy.
  • Evidências de Validade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade em Amostra Psiquiátrica Articles

    Abela, Roberta Katz; Carvalho, Lucas de Francisco; Cho, Sabrina Jisun Myung; Yazigi, Latife

    Resumo em Português:

    Foi desenvolvido no Brasil o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) para avaliação das características patológicas da personalidade. O presente estudo buscou evidências de validade com base em critério externo, diagnóstico psiquiátrico, das dimensões do IDCP. Examinou-se o perfil no IDCP de 105 pacientes de ambulatório de psicoterapia, previamente diagnosticados com transtornos da personalidade. Comparou-se o perfil no IDCP da amostra clínica com o perfil da amostra normativa não clínica e realizou-se o procedimento de análise de perfis por medidas repetidas visando investigar se o IDCP é capaz de discriminar perfis coerentes para os distintos diagnósticos e em comparação à população geral. Os resultados sugerem evidências de validade com base no critério externo para as dimensões do IDCP, bem como aponta para a utilidade clínica do instrumento.

    Resumo em Espanhol:

    El Inventario Dimensional Clínico del Personalidad (IDCP) fue desarrollado en Brasil para evaluación del el IDCP prueba. Este estudio tuvo como objetivo buscar evidencias de validez en base a criterios externos, diagnóstico psiquiátrico, a un instrumento para la evaluación de los trastornos de personalidad típica síntomas, el IDCP. Examinamos el perfil en IDCP de 105 pacientes de la clínica de psicoterapia, previamente diagnosticados con trastornos de la personalidad. Los perfiles se compararon con el perfil de la muestra no clínica normativa y que se llevó a cabo el análisis de medidas repetidas para investigar si el IDCP es capaz de discriminar los perfiles consistentes para diferentes diagnósticos en comparación con la población general. Los resultados sugieren evidencia de validez sobre la base de criterios externos a dimensiones del IDCP y puntos para la utilidad clínica del instrumento.

    Resumo em Inglês:

    The Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP) was developed in Brazil for the assessment of pathological personality traits. This study aimed to seek validity evidence for the dimensions of IDCP based on external criteria, psychiatric diagnosis. We examined the profile in IDCP of 105 psychotherapy outpatients, previously diagnosed with personality disorders. The profiles were compared with the profile of the normative non-clinical sample and we conducted the repeated measures analysis to investigate whether the IDCP is able to discriminate consistent profiles for different diagnoses and compared the general population. The results suggest validity evidence based on external criteria for the IDCP dimensions and points to the clinical effectiveness of the instrument.
  • Relações Entre Funções Executivas e Diferentes Dimensões Sintomatológicas no Transtorno Obsessivo-Compulsivo Articles

    Pedron, Ana Cristina; Ferrão, Ygor Arzeno; Gurgel, Léia Gonçalves; Reppold, Caroline Tozzi

    Resumo em Português:

    Não há consenso na literatura quanto ao funcionamento neuropsicológico, a gravidade dos sintomas obsessivo-compulsivos (SOC) e as definições de suas dimensões. Realizou-se um estudo transversal para investigar a relação entre as funções executivas e a gravidade dos SOC nas várias dimensões, de acordo com os critérios dimensionais da Escala de Sintomas Obsessivo-compulsivos de Yale-Brown. Foram avaliados 28 pacientes com SOC, por meio de oito instrumentos de avaliação das funções executivas. A gravidade dos SOC, na dimensão contaminação/limpeza, correlacionou-se negativamente com as funções executivas controle inibitório e atenção. A gravidade da dimensão colecionismo foi positivamente correlacionada com a flexibilidade cognitiva, o processamento visual e o raciocínio lógico. Houve uma correlação negativa com a capacidade de desenvolver estratégias eficientes de resolução de problemas. Houve também uma correlação positiva entre a gravidade na dimensão simetria/ordenação e controle da atenção. Resultados sugerem que o perfil de funções executivas no TOC é definido pela gravidade das dimensões dos SOC.

    Resumo em Espanhol:

    No hay consenso en la literatura sobre el funcionamiento neuropsicológico, la gravedad de los síntomas obsesivo-compulsivos (SOC) y las definiciones de sus dimensiones. Fue llevado a cabo un estudio transversal para investigar la relación entre la función ejecutiva y la gravedad de la SOC en diversas dimensiones de estudio, de acuerdo con los criterios de trastorno obsesivo-compulsivo Escala de Síntomas Dimensión de Yale-Brown. Fueron evaluados 28 pacientes con SOC, utilizando ocho instrumentos para evaluar las funciones ejecutivas. La gravedad de los SOC en la dimensión contaminación / limpieza se correlaciona inversamente con la función ejecutiva control inhibitorio y atención. La gravedad de la dimensión de la recolección se correlacionó positivamente con la flexibilidad cognitiva, el procesamiento visual y el razonamiento lógico. Fue encontrada una correlación negativa con la capacidad de desarrollar estrategias eficaces para la resolución de problemas. Hubo también una correlación positiva entre la gravedad en la dimensión simetría / ordenación y control de la atención. Los resultados sugieren que el perfil de funciones ejecutivas en el TOC se define por la gravedad de las dimensiones de los SOC.

    Resumo em Inglês:

    There is no consensus in the literature as to neuropsychological functioning, the severity of obsessive-compulsive symptoms (OCS) and the definitions of the OCS dimensions. We conducted a cross-sectional study investigating the relationship between executive function and OCS severity in the various dimensions, according to the Dimensional Yale-Brown Obsessive-Compulsive Scale criteria. We evaluated 28 patients with OCS, using eight neuropsychological instruments to evaluate executive function. We found that OCS severity in the contamination/cleaning dimension correlates negatively with executive function, inhibitory control and attentional control. Severity in the hoarding dimension correlated positively with cognitive flexibility, visual processing and logical reasoning, whereas it correlated negatively with the capacity to develop efficient complex problem-solving strategies. There was also a positive correlation between severity in the symmetry/ordering dimension and attentional control. Our findings suggest that the profile of executive function in OCD is defined by the severity of the various OCS dimensions.
  • Monitoramento e Controle de Memória em Adultos Jovens e de Idade Intermediária Articles

    Zortea, Maxciel; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    A maneira como adultos percebem e regulam a aprendizagem (metamemória) é importante indicador de como desempenham tarefas de memória. O objetivo deste estudo foi avaliar o monitoramento, o controle e o desempenho de memória em adultos jovens e de idade intermediária conforme tipo de item na tarefa (pares de palavras com e sem relação semântica), o momento em que os JOLs foram feitos (JOLs imediatos e tardios) e idade. Participaram 26 adultos jovens (M = 22 anos) e 18 adultos de idade intermediária (M = 47 anos), que responderam a um paradigma experimental de metamemória. Observou-se que pares de palavras relacionados levaram à maior magnitude dos JOLs e melhores escores na evocação com pista. A precisão dos JOLs foi semelhante para os grupos etários, sendo JOLs tardios mais precisos apenas para adultos jovens. Adultos de idade intermediária contaram menos com seus JOLs ou com a evocação com pista para guiar o tempo de reestudo do que adultos jovens.

    Resumo em Espanhol:

    La forma en que los adultos perciben y regulan el aprendizaje (metamemoria) es un indicador importante de cómo ejecutan tareas de memoria. La finalidad de este estudio fue evaluar el monitoreo, control y desempeño de memoria en adultos jóvenes y de edad intermediaria de acuerdo al tipo de estímulo (pares de palabras con o sin relación semántica), tipo de juzgamiento de aprendizaje (JOL - inmediato y retrasado), y edad. Participaron 26 adultos jóvenes (M = 22 años de edad) y 18 adultos de edad intermediaria (M = 47 años), que respondieron a un paradigma experimental de metamemória. Fue observado que los pares de palabras relacionadas condujeron a un aumento de magnitud de los JOLs y una mejor recuperación con pista. La precisión de JOL fue similar en ambos grupos de edad, siendo que JOLs retrasados tuvieran mayor precisión sólo para adultos jóvenes. Adultos de edad intermediaria parecen haber basado su tiempo de re-estudio menos en sus JOLs o recuperación con pista que los adultos jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    The way adults perceive and regulate learning (metamemory) is an important indicator of how they perform on memory tasks. This study assessed memory monitoring, control and performance in young and intermediate-age adults according to item type (with or without semantic relation), type of judgment of learning (JOL - immediate or delayed), and age. Twenty-six young adults (M = 22 years old) and 18 intermediate-age adults (M = 47 years old) participated, who responded to an experimental paradigm to evaluate metamemory. Results showed that related word-pairs received higher magnitude for the JOLs and better cued-recall scores. JOLs’ accuracy was similar between the age groups, delayed JOLs being more accurate only for young adults. Intermediate-age adults apparently based their allocation of study time less on JOLs or cued-recall than young adults.
  • Movimento Implícito em Imagens Estáticas Revelou um Processamento Biológico do Tempo Articles

    Nather, Francisco Carlos; Anelli, Vinicius; Ennes, Guilherme; Bueno, José Lino Oliveira

    Resumo em Português:

    A percepção visual é adaptada para compreender melhor os movimentos da própria espécie do que aqueles de outras espécies. O objetivo deste estudo foi verificar se a percepção temporal seria afetada por fotografias de diferentes espécies de animais levando em consideração a escala evolutiva. Imagens sem (“S”) e com movimento implícito (“M”) de um cachorro, guepardo, chimpanzé e homem foram expostas a estudantes universitários. As imagens S e M de cada espécie foram apresentadas em ordem aleatória ou uma após a outra (S-M ou M-S) para dois grupos de participantes. Escalas Semânticas para Movimento, Velocidade e Arousal foram utilizadas para a caracterização de algumas propriedades das imagens. O movimento implícito afetou a percepção do tempo: as imagens M foram superestimadas. Os resultados foram discutidos em termos da percepção visual de movimento relacionada a um processamento de tempo biológico que pode ter sido estabelecido cedo em termos de adaptação do homem ao meio ambiente.

    Resumo em Espanhol:

    La percepción visual es adaptada para comprender mejor los movimientos de la misma especie que aquellos de otras especies. Este estudio examinó si la percepción del tiempo se vería afectada por fotografías de diferentes especies de animales, teniendo en cuenta la escala evolutiva. Imágenes sin (“S”) y con movimiento implícito (“M”) de un perro, guepardo, chimpancé y hombre fueron expuestas a estudiantes universitarios. Las imágenes S y M de cada especie se presentaron en orden aleatorio, o una después de la otra (MS o MS), para 2 grupos de participantes. Escalas semánticas para Movimiento, Velocidad y Arousal fueron utilizadas para la caracterización de las imágenes. Movimiento implícito afectó la percepción del tiempo: M imágenes fueron sobreestimadas. Los resultados se discutieron en términos de la percepción visual del movimiento relacionada con lo procesamiento biológico del tiempo que pueda haberse fijado al principio de la adaptación del hombre con el medio ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Visual perception is adapted toward a better understanding of our own movements than those of non-conspecifics. The present study determined whether time perception is affected by pictures of different species by considering the evolutionary scale. Static (“S”) and implied movement (“M”) images of a dog, cheetah, chimpanzee, and man were presented to undergraduate students. S and M images of the same species were presented in random order or one after the other (S-M or M-S) for two groups of participants. Movement, Velocity, and Arousal semantic scales were used to characterize some properties of the images. Implied movement affected time perception, in which M images were overestimated. The results are discussed in terms of visual motion perception related to biological timing processing that could be established early in terms of the adaptation of humankind to the environment.
  • Representações Sociais do Meio Ambiente na Mídia Impressa Articles

    Polli, Gislei Mocelin; Camargo, Brigido Vizeu

    Resumo em Português:

    Os temas ambientais recebem destaque na mídia de grande alcance e meios científicos. Da década de 1960 até os anos 2010, houve mudanças na forma das pessoas se relacionarem com o meio ambiente, houve uma mudança de paradigma ambiental. Este estudo buscou identificar o conteúdo representacional divulgado pela mídia impressa sobre o meio ambiente em diferentes períodos. Foi realizada uma pesquisa documental de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos através de textos publicados em uma revista de circulação nacional. Os dados foram analisados lexicograficamente através do programa Alceste. Foi identificado que a mídia impressa reflete as mudanças paradigmáticas, e as publicações que datam do final da década de 1960 são compatíveis com o paradigma antigo, evoluindo através do tempo, e atualmente são compatíveis com o novo paradigma ambiental. Os resultados indicam que atualmente o meio ambiente precisa de cuidados em todos seus aspectos e a falta de cuidado gera impactos globais.

    Resumo em Espanhol:

    Las cuestiones ambientales dan prominencia en los medios de comunicación y los medios científicos. Desde los años 60 hasta los años 2010 se produjeron cambios en la forma en que las personas se relacionan con el medio. Este estudio trata de identificar el contenido representacional divulgado por los medios de comunicación impresos acerca del medio ambiente en diferentes períodos. Se realizó un estudio documental cualitativo, cuyos datos se obtuvieron a través de los textos publicados en una revista de circulación nacional. Se realizó un análisis lexicográfica con el programa ALCESTE. Se identificó que el material de impresión refleja los cambios de paradigma ambiental, y publicaciones que datan de finales de los años 60 son compatibles con el viejo paradigma, que evoluciona con el tiempo, y ahora son compatibles con el nuevo paradigma ambiental. Los resultados indican que, en la actualidad, el medio ambiente necesita atención en todos sus aspectos y la negligencia crea impactos globales.

    Resumo em Inglês:

    Environmental issues are given prominence in the media and scientific circles. From the 60’s until early 2010 there were changes in the way people related to the environment, with a paradigm shift occurring regarding the environment. This study sought to identify the representational content disseminated by the press media on the environment in different periods. A qualitative survey was therefore conducted of documents, and data were obtained through texts published in a magazine with national circulation. The data were analyzed using the ALCESTE program with a Lexicographic Analysis. It was identified that the press media reflects the paradigm shifts, and publications dating from the late 60’s are compatible with the old paradigm, evolving over time, and are now compatible with the new environmental paradigm. The results indicate that currently the environment needs care in all its aspects and lack of care creates global impacts.
  • Erratum: Social Skills, Social Support and Well-Being in Adolescents of Different Family Configurations Erratum

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br