Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 25, Número: 62, Publicado: 2015
  • Os Desejos e a Expressão de Gratidão dos Jovens Articles

    Tudge, Jonathan Richard Henry; Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Mokrova, Irina L.; Wang, Yudan Chen; O'Brien, Marion

    Resumo em Português:

    Resumo Poucos estudos examinaram o desenvolvimento da gratidão em jovens, e nenhum estabeleceu relações entre sua gratidão e seus desejos. Assim, solicitamos a 358 participantes norte-americanos entre 7 e 14 anos de idade (56% meninas; 55% brancos) que escrevessem qual seria o seu maior desejo e o que eles fariam a seu benfeitor. Utilizando qui quadrado e estimativa de curva linear, encontramos que os mais jovens (de 7 a 10 anos de idade) foram significativamente mais propensos a expressar desejos hedonistas (desejo por ganho imediato) e gratidão concreta (não considerando os desejos do benfeitor); os jovens mais velhos (de 11 a 14 anos de idade) foram significativamente mais propensos a desejar seja algo envolvendo bem-estar futuro para si mesmos seja o bem-estar de outros e gratidão conectiva (levando em conta os desejos do benfeitor).Em ambos os grupos etários, houve uma relação inversa significativa entre desejos hedonistas e gratidão conectiva.Esta pesquisa tem implicações para encorajar o sentimento e a expressão de gratidão conectiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Pocos estudios han examinado el desarrollo de gratitud en los jóvenes, y ninguno ha relacionado su gratitud a sus deseos. Por lo tanto, pedimos a 358 participantes de América del Norte de 7 a 14 años de edad (55% femenino, 55% blanco) a escribir su mayor deseo y lo que harían por su benefactor. Utilizando un distribución ji-cuadrado y estimación curva lineal, encontramos que los más jóvenes (de 7 a 10 años de edad) fueron significativamente más propensos a expresar los deseos hedonistas (deseo de ganancia inmediata) y la gratitud de concreto (no tomar los deseos del benefactor en cuenta); los jóvenes mayores (de 11 a 14 años de edad) fueron significativamente más propensos a desear sea para algo relacionado con el bienestar futuro para sí mismos o para el bienestar de los demás y gratitud conectivo (tomando en cuenta los deseos del benefactor). Dentro de ambos grupos de edad, existe una relación inversa significativa entre los deseos hedonistas y gratitud conectivo. Esta investigación tiene implicaciones para fomentar el sentimiento y la expresión de gratitud conectivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Little research has examined the development of gratitude in youth, and none has related their gratitude to their wishes. We therefore asked 358 7- to 14-year-old North American participants (56% female; 55% White) to write their greatest wish and what they would do for their benefactor. Using chi-square and linear curve estimation, we found that younger youth (aged 7 to 10) were significantly more likely to express hedonistic wishes (desire for immediate gain) and concrete gratitude (not taking the benefactor's wishes into account); older youth (aged 11 to 14) were significantly more likely to wish either for something involving future well-being for themselves or the well-being of others and connective gratitude (taking into account the benefactor's wishes). Within both age groups, there was a significant inverse relation between hedonistic wishes and connective gratitude. This research has implications for encouraging the feeling and expression of connective gratitude.
  • Programa de Intervençãonas Representações de Criatividade e Motivação Acadêmica de Adolescentes Articles

    Morais, Maria de Fátima; Jesus, Saul Neves de; Azevedo, Ivete; Araújo, Alexandra M.; Viseu, João

    Resumo em Português:

    Resumo A criatividade e sua promoção geram grande preocupação em educação. Contudo, poucos esforços têm existido para implementar programas destinados a sua promoção e de outros aspetos relacionados (e.g., motivação acadêmica). O Future Problem Solving Program International(FPSPI), criado para melhorar as representações de criatividade e a resolução criativa de problemas em jovens, tem sido um dos mais implementados. Os seus materiais e atividades foram adaptados para estudantes portugueses, efetuando-se um estudo longitudinal. O programa foi implementado durante quatro meses, semanalmente, por treze professores, que receberam formação antes e durante a implementação. O grupo experimental incluiu 77 estudantes do Ensino Básico e Secundário, apresentando o grupo de controlo 78 estudantes com características equivalentes. Os dados sobre a motivação e criatividade foram recolhidos num pré e pós-teste. Os resultados sugerem um aumento significativo na motivação e crenças apropriadas de criatividade no grupo experimental. Implicações práticas e perspectivas para investigações futuras são apresentadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La creatividad y su promoción generan gran preocupación en educación. Sin embargo, han sido llevados a cabo pocos esfuerzos para implementar programas de promoción de la creatividad y otros aspectos (e.g., motivación académica). El Future Problem Solving Program International (FPSPI), creado para mejorar las representaciones de creatividad y la solución creativa de problemas en jóvenes, ha sido bastante implementado. Se adaptaron sus materiales y actividades para estudiantes portugueses, y se desarrolló un estudio longitudinal. El programa se implementó semanalmente durante cuatro meses por trece profesores, que recibieron formación antes y durante la implementación. El grupo experimental incluyó 77 estudiantes de Educación Primaria y Secundaria y el grupo de control incluyó 78 estudiantes con características semejantes. Los datos de motivación y creatividad fueron recogidos en un pre y post-test, sugiriendo un aumento significativo de motivación y creencias apropiadas sobre la creatividad en el grupo experimental. Se presentan implicaciones prácticas y perspectivas para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Creativity and its promotion are widespread concerns in education. However, few efforts have been made to implement intervention programs designed to promote creativity and other related aspects (e.g., academic motivation). The Future Problem Solving Program International (FPSPI), aimed for training creativity representations and creative problem solving skills in young people, has been one of the most implemented programs. This intervention's materials and activities were adapted for Portuguese students, and a longitudinal study was conducted. The program was implemented during four months, in weekly sessions, by thirteen teachers. Teachers received previous training for the program and during the program's implementation. Intervention participants included 77 Basic and Secondary Education students, and control participants included 78 equivalent students. Pretest-posttest measures of academic motivation and creativity representations were collected. Results suggest a significant increase, in the intervention group, in motivation and the appropriate representations of creativity. Practical implications and future research perspectives are presented.
  • Ideação Suicida em Estudantes Universitários: Prevalência e Associação com a Escola e o Género Articles

    Pereira, Adelino; Cardoso, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo A ideação suicida é frequentemente um indicador de problemas mentais e um dos principais fatores de risco para o suicídio. Este estudo pretende apresentar a prevalência de ideação suicida e comparar por gênero e por escola estudantes de uma universidade portuguesa. No total, 366 alunos de quatro escolas preencheram o Questionário de Ideação Suicida (pontuação ≥ 41 é significativa) e questões sobre a ideação suicida ao longo da vida e na semana anterior. Realizaram-se análises de frequências e o teste Qui-quadrado. Ao longo da vida, no ano e na semana anteriores verificaram-se prevalências de 12.6%, 10.7% e 10.7%, respetivamente. A maior porcentagem de alunos com ideação suicida pertence às Ciências Humanas e Sociais e ao gênero feminino. No entanto, estas variáveis não se relacionam significativamente com a ideação suicida. Estes dados suscitam mais investigação e reforçam a importância de auxiliar os alunos a enfrentar as contingências pessoais e profissionais desafiadoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La ideación suicida es frecuentemente un indicador de problemas mentales y uno de los principales factores de riesgo para el suicidio. Este estudio intenta presentar la prevalencia de ideación suicida y comparar por género y por escuelas estudiantes de una universidad portuguesa. En total, 366 alumnos de cuatro escuelas completaron el Cuestionario de Ideación Suicida (puntuación ≥ 41 es significativa) y cuestiones sobre la ideación suicida durante su vida y semana anterior. Se realizaron análisis de frecuencias y la prueba ji-cuadrado. Durante su vida, en el año y semana anterior se encontraron prevalencias de 12.6%, 10.7% y 10.7%, respectivamente. El mayor porcentaje de alumnos con ideación suicida pertenece a las Ciencias Humanas y Sociales y el género femenino, pero estas variables no se relacionan significativamente con la ideación suicida. Los datos suscitan más investigación y refuerzan la importancia de ayudar a los estudiantes a enfrentar las contingencias personales y profesionales desafiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Suicidal ideation is often an indicator of mental health problems and a major risk factor for suicide. This study aims to present the prevalence of suicidal ideation and compare students of a Portuguese university by school and gender. A total of 366 individuals from four schools completed the Suicidal Ideation Questionnaire (cut-off point ≥ 41 is significant) and specific questions about lifetime and past week suicidal ideation. Frequency analysis and chi-square tests were performed. The lifetime, past year and past week prevalence of suicidal ideation was 12.6%, 10.7% and 10.7%, respectively. A higher percentage of suicidal ideators were attending the School of Human and Social Sciences, and were of the female gender. However, these variables are not significantly associated with suicidal ideation. The results obtained emphasize the need for more research and the importance of taking special precautions to help students to deal with their personal and professional contingency challenges.
  • Evidências de Validade e Precisão Para Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland Articles

    Meireles, Everson; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Interesses profissionais representam uma síntese das características pessoais que atua como fator de orientação para a escolha profissional. O presente estudo apresenta evidências de validade e precisão para a interpretação dos escores de uma medida dos tipos profissionais. Foram analisadas as respostas de 1.265 estudantes do Ensino Médio aos itens da Escala de Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias demonstraram que a estrutura de seis fatores é adequada e consistente para representar os tipos RIASEC. Foram demonstradas evidências de validade convergente-discriminante de parcelas de itens para representar os fatores latentes da ATPH. Resultados de análises multidimensionais e de correlação phiconfirmaram parcialmente as hipóteses de circularidade e de congruência entre os tipos profissionais, os quais se organizaram no acrônimo RASIEC. As implicações dos resultados aqui encontrados e as limitações do estudo são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Intereses profesionales representan una síntesis de las características personales que actúa como guía para la elección de carrera. Este estudio muestra evidencia de la validez y fiabilidad para la interpretación de las puntuaciones de una medida de tipos profesionales. Se analizaron las respuestas de 1.265 estudiantes de secundaria a los artículos de la Escala de Evaluación de los Tipos Profesionales de Holanda (ATPH). Análisis factorial exploratorio y confirmatorio mostraron que la estructura de seis factores es adecuada y consistente para representar los tipos RIASEC. Se demostró evidencias de validez convergente-discriminante de las parcelas de artículos para representar los factores latentes de la ATPH. Análisis multidimensional y correlación phi confirmaron parcialmente la hipótesis de la circularidad y la congruencia entre los tipos de profesionales, que se organizan en el acrónimo RASIEC. Se discuten las implicaciones de los resultados actuales y las limitaciones del estudio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Professional interests are a synthesis of personal characteristics and function as a guiding factor for one's career choice. This study shows evidence of validity and reliability for the interpretation of the scores of a measure of career types. The responses of 1,265 high school students to 154 items from the Escala de Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH) ENT#091;Assessment Scale of Holland's Career TypesENT#093; were used. Exploratory and confirmatory factor analyses showed that the six-factor structure is appropriate and consistent to represent the RIASEC types. Evidence of convergent-discriminant validity of parcels of items was demonstrated to represent the latent factors of the ATPH Scale. Results of multidimensional analysis and phi correlation phi partially confirmed the hypothesis of circularity and congruence among the career types, which are organized in the acronym RASIEC. The implications of these results and study limitations are discussed.
  • Evidências de Validade do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino Articles

    Batista, Giovani de Paula; Portilho, Evelise Maria Labatut; Rufini, Sueli Édi

    Resumo em Português:

    Resumo A utilização de instrumentos com evidências de validade para a pesquisa no campo da educação resulta em avanços na produção de conhecimentos. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade fatorial e consistência interna dos itens que compõem o Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Participaram da pesquisa 1000 professores de diferentes níveis de ensino. A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura de quatro fatores, aos quais se agruparam 55 itens com carga fatorial superior a .30. O trabalho de correlação permitiu identificar o quanto os quatro fatores estabelecem relação entre si. Ao final, o questionário ficou composto de 40 itens, distribuídos em 10 para cada estilo de ensino. Foram encontradas evidências de validade fatorial e consistência interna dos itens que compõem o instrumento. A ANOVA indicou que a escala foi sensível a diferenças individuais na comparação entre os quatro estilos de ensino e as variáveis gênero e nível de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La utilización de instrumentos con evidencias de validez para investigaciones en el campo de la educación resulta en avances en la producción de conocimientos. La finalidad en este estudio fue conocer evidencias de validez factorial y consistencia interna de los ítems componentes del Cuestionario Portilho/Banas de Estilos de Enseñanza. Participaron de la investigación 1000 profesores de diferentes niveles de enseñanza. El análisis factorial exploratorio indicó una estructura de cuatro factores a los que se agruparon 55 ítems con carga factorial superior a .30. El trabajo de correlación permitió identificar cómo los cuatro factores establecen relación entre sí. Como resultado final, el cuestionario consta de 40 artículos, divididos en 10 para cada estilo de enseñanza. Se observaron evidencias de la validez factorial y consistencia interna de los ítems que componen el instrumento. El ANOVA indicó que la escala era sensible a las diferencias individuales cuando se comparan los cuatro estilos de enseñanza y las variables de género y nivel de educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The use of instruments with evidence of validity in education research brings advances to the production of knowledge. This article reports the stages of a survey of teaching style and the evidence for its validity. One thousand teachers participated in a study of different levels of education. An exploratory factor analysis indicated a structure of four factors in which 55 items had a factorial load greater than .30. The correlation steps made it possible to identify how the four factors are related to each other. As a final result, the questionnaire was composed of 40 items, distributed into groups of 10 items organized by teaching style. Evidence of factorial validity and internal consistency of the items that make up the instrument was seen. Analysis of variance indicated that the scale is sensitive to individual differences in the comparison among the four different teaching styles and the gender and teaching level variables.
  • Evidências de Validade da Escala de Comportamentos de Redesenho do Trabalho Articles

    Chinelato, Renata Silva de Carvalho; Ferreira, Maria Cristina; Valentini, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo Os comportamentos de redesenho do trabalho dizem respeito às mudanças efetuadas pelos trabalhadores em seu contexto laboral para ajustar suas atividades às suas preferências. Buscou-se adaptar e reunir evidências de validade da Escala de Comportamentos de Redesenho do Trabalho para o contexto brasileiro, em uma amostra de 491 trabalhadores, com idade média de 26,7 anos. As análises fatoriais confirmatórias revelaram que o instrumento final se compôs de três dimensões (aumento dos recursos estruturais, aumento dos recursos sociais, aumento das demandas desafiadoras), que apresentaram bons índices de consistência interna. Tais dimensões apresentaram correlações positivas moderadas ou baixas com o engajamento no trabalho, o capital psicológico positivo, os afetos positivos no trabalho e o desempenho intrapapéis de trabalho. Concluiu-se que a escala demonstrou evidências de validade, o que recomenda seu uso para futuras pesquisas sobre as mudanças que os indivíduos realizam em seu trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Comportamientos de rediseño se refieren a los cambios realizados por los trabajadores en su contexto de trabajo para ajustar sus actividades a sus preferencias. El estudio buscó adaptar y reunir evidencias de validez de la Escala de Comportamientos de Rediseño del Trabajo para el contexto brasileño, en una muestra de 491 trabajadores, con una edad media de 26,7 años. Los análisis factoriales confirmatorios demostraron que el instrumento final consistió en tres dimensiones (aumento de los recursos estructurales, aumento de los recursos sociales, aumento de las demandas desafiantes), que presentaron adecuados índices de consistencia interna. Estas dimensiones demostraron correlaciones bajas o moderadas con el engagement en el trabajo, el capital psicológico positivo, los afetos positivos en el trabajo y el desempeño in-rol. La conclusión es que la escala mostró evidencias de validez, que recomiendan su uso para investigaciones futuras sobre los cambios que las personas hacen en su trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Job crafting behavior refers to the changes made by workers in their job context for adjusting their activities to their preferences. We sought to adapt and collect validity evidences of the Job Crafting Behaviors Scale for the Brazilian context, in a sample of 491 workers, with a mean age of 26.7 years. Factor analysis revealed that the final instrument consisted of three dimensions (increasing structural job resources, increasing social job resources, increasing challenging job demands), which showed good internal consistency indexes. These dimensions showed low or moderate correlations with work engagement, positive psychological capital, positive job affect, and in-role performance. The scale showed evidence of validity, the use of which is recommended for future research on the changes that people make in their jobs.
  • Padrões Normativos do Rorschach (Escola de Paris) em Adolescentes do Brasil Articles

    Jardim-Maran, Maria Luísa Casillo; Pasian, Sonia Regina; Okino, Erika Tiemi Kato

    Resumo em Português:

    RESUMO Dentre os métodos projetivos de avaliação psicológica, a relevância do Rorschach destaca-se na investigação da personalidade, embora sem referenciais normativos na Escola de Paris para adolescentes no Brasil. Esse estudo atende a essa lacuna, construindo padrões normativos do Rorschach (Escola de Paris) para essa faixa etária, analisando-se especificidades da produção associadas a sexo, idade e origem escolar. O Rorschach foi administrado individualmente a 180 estudantes de 15-17 anos de idade, com sinais de desenvolvimento típico, examinando-se descritiva e inferencialmente dados de 54 variáveis do método. Os principais resultados médios foram: (a) produtividade: R = 17,7; (b) modos de percepção: G = 35,0%, D = 33,4%, Dd = 30,3% e Dbl = 1,1%; (c) determinantes e índices formais: F% = 54,5%, F+% = 55,6% e F+ext% = 57,3%; (d) conteúdos predominantes: A% = 51,0% e H% = 20,9%; (e) Ban = 17,0%. Foi possível identificar especificidades de produção em função de sexo, idade e origem escolar, embasando análise e interpretação das variáveis do Rorschach em adolescentes do Brasil no contexto contemporâneo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Entre los métodos proyectivos de evaluación psicológica, la relevancia del Método de Rorschach se destaca en la investigación de la personalidad, aunque la ausencia de normas para la Escuela de Paris para adolescentes en Brasil. Este estudio desarrolló normas del Rorschach para este grupo de edad y evaluó la producción asociada con el sexo, la edad y la escuela. Fueron evaluados individualmente por Rorschach (Escuela de Paris) 180 estudiantes de 15-17 años de edad, con signos típicos de desarrollo, examinando descriptivo y por inferencia de datos 54 variables del método. Los principales resultados medios fueron: (a) rendimiento: R = 17,7; (b) modos de percepción: G = 35,0%, D = 33,4%, Dd = 30,3%, Dbl = 1,1%; (c) determinantes y índices formales: F% = 54,5%, F+% = 55,6%, F+ext% = 57,3%; (d) el contenido predominante: A% = 51,0%, H% = 20,9%; (e) Banalidades = 17,0%. Fueran encontrados patrones específicos de respuesta como una función de el sexo, la edad y la escuela y, a partir de los resultados, es posible el interpretación de Rorschach en adolescentes en Brasil en el contexto contemporáneo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Among the projective methods of psychological assessment, the relevance of the Rorschach method stands out in the investigation of personality, albeit without normative references in the Parisian School for adolescents in Brazil. This study addresses this gap by developing normative standards of the Rorschach method (Parisian School) for this age group, evaluating specificities of production associated with sex, age and school system. The Rorschach tests were individually administered to 180 students aged from 15 to 17 years old, with typical signs of development. Data considering the 54 Rorschach's variables were descriptively and inferentially examined. The main average results were: (a) productivity: R = 17.7; (b) modes of apperception: G = 35.0%, D = 33.4%, Dd = 30.3% and Dd = 1.1%; (c) determinants and formal indexes: F% = 54.5%, F+% = 55.6% and F+ext% = 57.3%; (d) predominant content: A% = 51.0% and H% = 20.9%; (e) Ban = 17.0%. Specificities of production according to sex, age and school system were identified, which supports the analysis and interpretation of Rorschach's variables with contemporary Brazilian adolescents.
  • Impacto das Piores Experiências Escolares em Estudantes: Um Estudo Retrospectivo Sobre Trauma Articles

    Albuquerque, Paloma Pegolo de; Williams, Lucia C. A.

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura indica a existência de danos para a saúde mental de estudantes em casos de violência no contexto escolar. O objetivo deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto psicológico da vitimização escolar em estudantes universitários e analisar a associação dos sintomas de TEPT com variáveis relacionadas à vitimização. No total, 691 estudantes universitários responderam à Escala sobre Experiências Traumáticas em Estudantes. Escores clinicamente significativos nas subescalas variaram de 4,7% (sintomas somáticos) a 20% (hipervigilância), sendo frequentes sintomas descritos na literatura resultantes de vitimização, como: depressão, desesperança, dificuldades cognitivas e rememoração do evento traumático. Adicionalmente, 7,8% apresentaram sintomas de TEPT após a sua pior experiência escolar. Foram encontradas associações entre os sintomas de TEPT e o incômodo sentido após a experiência, benefícios percebidos após o evento e duração do mesmo. Tais dados indicam o potencial nocivo das experiências de vitimização escolar, podendo contribuir para futuras pesquisas em tal área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La literatura indica que casos de violencia en el contexto escolar causan daños a la salud mental de los estudiantes. El objetivo de este estudio retrospectivo fue evaluar el impacto psicológico de la victimización escolar en estudiantes universitarios y analizar la asociación de los síntomas de TEPT con variables relacionadas a la victimización. Un total de 691 estudiantes universitarios respondieron a la Escala de Experiencias Traumáticas en los Estudiantes. Puntuaciones clínicamente significativas en las subescalas oscilaron entre el 4,7% (síntomas somáticos) y el 20% (hipervigilancia), y se encontraran síntomas frecuentes descritos en la literatura resultante de victimización, tales como: depresión, desesperanza, problemas cognitivos y recuerda excesiva del evento traumático. Además, el 7,8% tenía síntomas de TEPT un mes después de su peor experiencia escolar. Se encontraran asociaciones con los síntomas de TEPT y el malestar que se siente después de la experiencia; beneficios percibidos después del evento y su duración. Los resultados indican el potencial nocivo de las experiencias de victimización escolar y pueden contribuir a investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literature indicates damage to students' mental health in cases of school violence. The aim of this retrospective study was to evaluate the psychological impact of school victimization in university students, and to analyze the association between PTSD symptoms and variables related to school victimization. 691 University students responded to the Portuguese version of the Student Alienation and Trauma Survey (SATS). Clinically significant scores in the subscales ranged from 4.7% (somatic symptoms) to 20% (hypervigilance), with frequent symptoms described in the literature resulting from school victimization, such as depression, hopelessness, cognitive difficulties, and traumatic event recollection. Additionally, 7.8% of participants presented PTSD symptoms after suffering their "worst school experience". Associations were found between PTSD symptoms and the level of distress after the experience, as well as the perceived benefits after the event, and duration. The results confirm the potential detrimental effects of school victimization, and may be useful to further investigations on this topic.
  • Perfil Discriminante de Jovens Dependentes de Internet: O Papel das Relações Familiares Articles

    Terres-Trindade, Michele; Mosmann, Clarisse Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos internacionais têm apontado repercussões das relações familiares na dependência de internet em jovens. Esta pesquisa buscou traçar um perfil discriminante de jovens classificados como dependentes e não dependentes de internet em relação às variáveis sociobiodemográficas, práticas educativas parentais, conflito pais-filho e conflito interparental. A amostra foi constituída por 200 jovens, com idades de 15 a 24 anos, 85,5% residentes no Rio Grande do Sul e 14,5% em outros estados brasileiros. Os participantes responderam individualmente ao protocolo disponível on-line. Os resultados mostraram que o conflito interparental, o conflito pais-filhos e a prática educativa de supervisão de comportamento paterno discriminam os dependentes de internet. A prática educativa de apoio emocional materno foi a única variável discriminante para os não dependentes. Esses achados do contexto nacional corroboram estudos internacionais e reforçam a importância da inclusão da família nas ações de promoção e prevenção à saúde mental dos jovens.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Estudios internacionales señalan las repercusiones de las relaciones familiares en la dependencia de Internet en jóvenes. Esta investigación trazó un perfil discriminante de jóvenes clasificados como dependientes de Internet en relación a variables socio-biodemográficas, prácticas educativas parentales, conflicto padres-hijos y el conflicto interparental. La muestra fue compuesta por 200 jóvenes (152 niñas y 48 niños), con edad de 15 a 24 años, 85,5% con domicilio en Rio Grande Del Sur y 14,5% en otras provincias brasileñas. Los participantes respondieron individualmente al protocolo disponible online. Los resultados mostraron que el conflicto interparental, el conflicto padres-hijos y la práctica educativa de supervisión de comportamiento paterno discriminan los dependientes de Internet. La práctica educativa de apoyo emocional materno fue la única variable discriminante para los dependientes. Estos hallazgos del contexto nacional corroboran estudios internacionales y refuerzan la inclusión de la familia en las acciones de promoción y prevención de la salud mental en jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract International studies have shown effects of family relations on Internet addiction in young people. This research aimed to outline a discriminant profile of young people classified as dependent and not dependent on the Internet regarding to socio-biodemographic variables to parenting practices, parent-child conflict and interparental conflict. The sample consisted of 200 students (152 girls and 48 boys), between 15 and 24 years of age, 85.5% reside in Rio Grande do Sul and 14.5% in other Brazilian states. Participants responded individually to the protocol available online. The results showed that interparental conflict, parent-child conflict and the educational practice of supervision of paternal behavior discriminate dependents on Internet. The educational practice of maternal emotional support was the only discriminating variable for non-dependents. These national findings corroborate the international context studies and reinforce the importance of including the family in promotion and prevention of mental health of young people.
  • Evidências da Estrutura Fatorial e Precisão de Tarefas de Consciência Fonêmica (TCFe) Articles

    Godoy, Dalva Maria Alves; Cogo-Moreira, Hugo

    Resumo em Português:

    Resumo Para avaliar a consciência fonológica, habilidade determinante para a aprendizagem da leitura e da escrita, é necessário prover evidências acerca do construto que um dado instrumento se propõe a mensurar de modo a fornecer parâmetros confiáveis tanto para a pesquisa empírica como para o desenvolvimento de programas de intervenção educacional e de reabilitação. No Brasil, até o momento, não há estudos de evidências de validade com base na estrutura interna para testes de consciência fonológica. Este artigo apresenta os resultados para a validade de um teste de consciência fonológica constituído por três sub-testes: duas tarefas de subtração do fonema inicial e uma de segmentação fonêmica. A análise fatorial confirmatória multidimensional foi aplicada a uma amostra de 176 estudantes brasileiros ( M idade= 9,3 anos) de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Resultados indicaram modelo bem ajustado, com itens de dificuldade mediana e cargas fatoriais altas; corroborando a estrutura interna e concepção teórica adequadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Para evaluar la conciencia fonológica, habilidad determinante para el aprendizaje de la lectura y escritura, es necesario proporcionar evidencias a cerca del constructo que un dicho instrumento se propone a medir a fin de tener parâmetros fiables para la investigación empírica y para el desarrollo de programas de intervención educativa y de rehabilitación. En Brasil, hasta el momento, no hay estudios de evidencia de la validez basada en la estructura interna para pruebas de conciencia fonológica. Este artículo presenta los resultados para la validez de uma prueba de conciencia fonológica constituída por tres sub-pruebas: dos de subtración Del fonema inicial y una de segmentación fonémica. El análisis factorial confirmatorio multidimensional fue aplicado a uma muestra de 176 estudiantes brasileños ( M edad= 9,3 años) de 1º a 5º año del enseñanza básica. Los resultados indicará nun modelo bien ajustado, con items de dificuldad mediana y cargas factoriales altas; corroborando la estructura interna y la concepción teórica adecuadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To assess phonological awareness - a decisive skill for learning to read and write - it is necessary to provide evidence about an instrument construct to present trustworthy parameters for both empirical research and the development of educational intervention and rehabilitation programs. In Brazil, at this moment, there are no studies regarding the internal structure for tests of phonological awareness. This article shows the factorial validity of a test of phonological awareness composed by three sub-tests: two tasks of subtraction of initial phoneme and one of phonemic segmentation. The multidimensional confirmatory factorial analysis was applied to a sample of 176 Brazilian students ( M age= 9.3 years) from the first to fifth grade of elementary school. Results indicated a well-adjusted model, with items of intermediate difficulty and high factor loadings; thus, this corroboratedthe internal structure and well-designed theoretical conception.
  • Interações Interpessoais no Par Conjugal e Saúde Mental: Um EstudoComparativo e Correlacional Articles

    Santos, Gleiber Couto; Vandenberghe, Luc; Tavares, Wanessa Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Interações interpessoais são a base dos processos sociais. Refletem e influenciam o estado de saúde mental dos indivíduos. O objetivo do estudo foi verificar como interações conjugais se relacionam com saúde mental e investigar evidências de validade para o Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II). Participaram 169 casais do sudeste goiano com idades entre 18 e 55 anos ( M = 21; DP = 5,48), respondendo ao Questionário de Saúde Geral (QSG) e ao CLOIT-II. Os participantes com baixos escores para problemas de saúde mental no QSG (participantes assintomáticos) apresentaram mais posições interpessoais entre Deferência/Confiança e Calor afetivo/Amigabilidade. No grupo com altos escores (participantes sintomáticos), as interações foram definidas por Frieza afetiva/Hostilidade. Problemas de saúde mental apresentaram correlações positivas com desconfiança, frieza e hostilidade e correlações negativas principalmente com posições Afiliativas.Estes resultados, além de apoiar a validade do CLOIT-II, mostram a relevância do estudo de relaçõesinterpessoais para a compreensão da saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Interaccionesinterpersonales son la base de procesos sociales. Reflejane influyen en elestado de saludmental de los individuos. Elobjetivo del estudiofue verificarlas interaccionesmaritalesy su relación consalud mentale investigar evidencia de la validez para el ChecklistdeRelaciones Interpersonales-II (CLOIT-II). Participaron 169parejasdel sudeste del estado de Goiás, Brasil, con edades entre 18y 55años ( M = 21; DE = 5,48), que respondieronal Cuestionario de Salud General(CSG) yalCLOIT-II. Los participantes con puntuaciones bajaspara los problemasde salud mental en el CSGmostraronmás posicionesinterpersonales entreDeferencia/ConfianzayCalor afectivo/Amabilidad. En el grupo conpuntuaciones altas (participantes sintomáticos), lasinteraccionesfueron definidos porFrialdad afectiva/Hostilidad. Problemas de salud mentalmostraroncorrelacionespositivas condesconfianza, frialdad yhostilidad ycorrelacionesnegativas principalmente conposiciones de afiliación. Estos resultados, además de apoyarla validez del CLOIT-II, muestran larelevancia del estudiode las relacionesinterpersonales para comprender la saludmental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Interpersonal interactions as social processes reflect and influence individuals' mental health. The aim of the study was to verify how marital interactions relate to mental health, and to investigate evidence for the validity of the Checklist for Interpersonal Transactions II (CLOIT-II). Participants were 169 couples from the southeast of the Brazilian state of Goiás, aged between 18 and 55 years ( M = 21; SD = 5.48). They responded to a General Health Questionnaire (GHQ) and the CLOIT-II. Participants with low mental health problem scores in the GHQ (asymptomatic participants) tended to occupy interpersonal positions in the range between Deference/Trust and Affective warmth/Friendliness. In the group with high scores (symptomatic participants), interactions were defined by Coldness/Hostility.Mental health problems were positively correlated with mistrust, coldness and hostility and negatively correlated with positions of Affiliation. These results, in addition to supporting the validity of the CLOIT-II, indicate that the study of interpersonal relationships is relevant for the understanding of mental health.
  • Funções Executivas: Influência do Sexo, Idade e Sua Relação com Inteligência Articles

    Ferreira, Larissa de Oliveira e; Zanini, Daniela Sacramento; Seabra, Alessandra Gotuzo

    Resumo em Português:

    Resumo A Torre de Hanói é um instrumento utilizado para avaliação das funções executivas. Contudo, são escassos os estudos que descrevem quais são as funções avaliadas pelo teste. O objetivo deste estudo é investigar as funções executivas, avaliadas pela Torre de Hanói, verificando a influência de sexo, idade e sua relação com inteligência. Foram avaliadas 55 crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, sem diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos. Os resultados demonstraram que o desempenho e o tempo de realização do teste não têm poder discriminativo na comparação entre grupos etários e sexo, e tampouco se observou correlação significativa entre a ToH e o coeficiente de inteligência de execução do WISC III, a organização perceptiva e a velocidade de processamento. Apenas o subteste códigos relacionou-se positivamente com a ToH, demonstrando que esses instrumentos podem medir aspectos relacionados à inteligência e funções executivas, a saber, a inteligência e a memória de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Torre de Hanoi es una herramienta utilizada para evaluar las funciones ejecutivas. Sin embargo, hay pocos estudios que describen las funciones evaluadas en esta prueba. Este estudio investiga las funciones ejecutivas, evaluados por la Torre de Hanoi, la influencia del sexo, la edad y su relación con la inteligencia. Se evaluaron 55 niños y adolescentes entre diez y dieciséis años, sin diagnóstico de trastornos neuropsiquiátricos. Los resultados mostraron que el rendimiento y el tiempo en la Torre de Hanoi no tienen poder discriminativo cuando se comparan grupos de edad y sexo. Tampoco hubo correlación significativa entre ToH y el coeficiente de ejecución del WISC III, la organización perceptiva y la velocidad de procesamiento. Sólo el subtest códigos se relacionó positivamente con ToH, demostrando que estos instrumentos pueden medir aspectos semejantes de la inteligencia y las funciones ejecutivas, a saber, la inteligencia y la memoria de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Tower of Hanoi is a tool used to evaluate executive functions. However, few studies describe what functions are evaluated in this test. This study investigates the executive functions, evaluated by the Tower of Hanoi (ToH), and the influence of gender, age and its relationship with intelligence. We evaluated 55 children and adolescents, between the ages of ten and 16, without diagnosed neuropsychiatric disorders. The results showed that the performance and time in to complete the Tower of Hanoi have no discriminative power when comparing age groups and sex; there was also no significant correlation found between the ToH and the execution quotient of the Wechsler Intelligence Scale for Children - Third Edition (WISC III), perceptual organization and the speed of processing. Only the subtest coding were positively related to the ToH, demonstrating that these instruments may be measuring related aspects of intelligence and executive functions, namely intelligence and working memory.
  • Efeitos de um Treino Breve de Meditação no Afeto Negativo, Ansiedade Traço e Atenção Concentrada Articles

    Menezes, Carolina Baptista; Bizarro, Lisiane

    Resumo em Português:

    Resumo A meditação tem sido associada a desfechos psicológicos positivos, mas intervenções curtas ainda são pouco investigadas. O objetivo deste ensaio piloto, randomizado e controlado, foi avaliar os efeitos de cinco dias de meditação focada no afeto positivo e negativo, na ansiedade estado e traço, bem como na atenção concentrada em uma amostra não clínica distribuída em dois grupos (experimental = 14, 51,8% mulheres, M idade= 23,9; controle = 19, 62% mulheres, M idade= 24,9). Utilizou-se a Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo, o Inventário de Ansiedade Traço e Estado e o Teste de Atenção Concentrada. O grupo da meditação reduziu o afeto negativo e a ansiedade traço, assim como aumentou as respostas corretas do teste de atenção concentrada, comparado ao grupo controle. Estes achados preliminares indicam que mesmo um treino breve de meditação focada pode ajudar a melhorar algumas variáveis psicológicas. Discute-se que a manifestação precoce destes benefícios pode ser especialmente relevante como uma forma de reforçar a motivação para a continuidade e regularidade da prática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La meditación se ha relacionado con resultados psicológicos positivos, todavía intervenciones breves son poco investigadas. Este ensayo piloto controlado yaleatorio evaluó el efecto de cinco días de la meditación focalizada en el afecto positivo y negativo, en el ansiedad estado y rasgo, así como en la atención concentrada en una muestra no clínica distribuida en dos grupos (experimental = 14, 51,8% mujeres, M edad= 23,9, control = 19, 62% mujeres, M edad= 24,9). Se utilizó la Escala de Afecto Positivo y Afecto Negativo, el Inventario de Ansiedad Rasgo y Estado, y la prueba de Atención Concentrada. La meditación ha reducido el afecto negativo y el ansiedad rasgo, así como ha aumenta do las respuestas correctas de la prueba de atención concentrada, en comparación con los controles. Estos hallazgos preliminares indican que incluso un breve entrenamiento con la meditación focalizada puede ayudar a mejorar algunas variables psicológicas. Se argumenta que la manifestación temprana de estos beneficios puede ser especialmente relevante como una manera de fortalecer la motivación para práctica regular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Meditation has been associated with positive psychological outcomes, but few studies have investigated brief interventions. This randomized controlled pilot study assessed the effects of five days of focused meditation on positive and negative affect, state and trait anxiety, as well as concentrated attention in a nonclinical sample distributed in two groups (experimental = 14, 51.8% female, M age= 23.9; control = 19, 62% female, M age= 24.9). The instruments used were the Positive Affect and Negative Affect Scale, State and Trait Anxiety Inventory, and the Concentrated Attention Test. The meditation group reduced negative affect and trait anxiety, and also improved correct responses on the attention test, relative to controls. These preliminary findings indicate that even short focused meditation training may help improve some psychological variables. It is discussed that the early manifestation of these benefits may be especially relevant to strengthen the motivation to continue and practice regularly.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br