Acessibilidade / Reportar erro
Revista Estudos Feministas, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2011
  • Editorial Editorial

  • Multidões queer: notas para uma política dos "anormais" Artigos

    Preciado, Beatriz

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da formação dos movimentos e das teorias queer, da relação que mantêm com os feminismos e da utilização política que fazem de Foucault e de Deleuze. Também explora as vantagens teóricas e políticas da noção de "multidão" em relação à "diferença sexual" para a teoria e o movimento queer. Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, os movimentos queer na Europa inspiram-se nas culturas anarquistas e nas emergentes culturas transgêneros para combater o "Império Sexual", propondo, notadamente, uma desontologização das políticas de identidades. Não há mais uma base natural ("mulher", "gay" etc.) que possa legitimar a ação política. O que importa não é a "diferença sexual" ou a "diferença dos/as homossexuais", mas as multidões queer. Uma multidão de corpos: corpos transgêneros, homens sem pênis, gounis garous, ciborgues, femmes butchs, bichas lesbianas... A "multidão sexual" aparece, assim, como o sujeito possível da política queer.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the emergence of queer movements and theories, with their relations to feminisms, and with the political use they make of Foucault and Deleuze. It also explores the theoretical and political advantages of the notion of "multitude" in relation to that of "sexual difference" for queer theory and movements. Differently from what happens in the United States, queer movements in Europe follow the anarchist and the emerging transgender cultures to fight the "Sexual Empire", proposing a deontology of identity politics. There is no longer a natural basis ("woman", "gay", etc) to legitimate political action. What matters is not "sexual difference" or "the difference of homosexuals", but the queer multitudes. A multitude of bodies: transgender bodies, men without penises, gounis garous, cyborgs, butch women, lesbian gays... "Sexual multitude" appears, then, as the possible subject of queer politics.
  • Ética corporal y sexuación: plasticidad y fluidez en el sujeto del postfeminismo

    Balza, Isabel

    Resumo em Espanhol:

    La posición sexual analizada por Jacques Lacan en su Seminario XX (1973) muestra la estructura de la heterosexualidad normativa: un orden binario de los cuerpos sexuados que asumen dos modos excluyentes de la sexualidad. Esta economía sexual se cifra en la ecuación tener/ser el falo. Frente a esta ética corporal lacaniana, el pensamiento feminista ha planteado otras posiciones sexuales. Propongo analizar el feminismo radical de Monique Wittig, interpretando su El cuerpo lesbiano (1973) como un modo crítico de ser el falo lacaniano, y examinar la crítica de Judith Butler con su falo lesbiano (Cuerpos que importan, de 1993). Butler rompe la lógica binaria excluyente, abriendo la posibilidad a un cuerpo sexuado de ser y tener el falo al mismo tiempo. Por último, analizaré la propuesta de los dildos que Beatriz Preciado plantea en su Manifiesto contra-sexual (2002).

    Resumo em Inglês:

    The sexual position analyzed by Jacques Lacan in his Seminar XX (1973) shows the structure of normative heterosexuality: a binary order of the sexed bodies assuming two exclusive modes of sexuality. This sexual economy encodes the equation having/being the phallus. Facing the lacanian body ethics, feminist thought has posed other sexual positions. I propose to analyze Monique Wittig's radical feminism, interpreting The Lesbian Body (1973) as a critical mode of being the lacanian phallus, and to examine Judith Butler's critique in her discussion of the lesbian phallus (Bodies that Matter, 1993). Butler breaks the exclusive binary logic, opening the possibility for a sexed body to be and to have the phallus simultaneously. Lastly, I will examine the proposal of dildoes that Beatriz Preciado raises in her Manifesto contra-sexual (2002).
  • As filhas de Eva: religião e relações de gênero na justiça medieval portuguesa Artigos

    Silva, Edlene Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as representações de mulheres presentes nas Ordenações Afonsinas, código jurídico português elaborado no século XV que definiu e classificou detalhadamente vários crimes considerados tipicamente femininos e estipulou punições rigorosas. Dentre esses delitos, trataremos de alguns aspectos do adultério, do concubinato e da alcovitagem. Informado pelas representações de gênero, o discurso jurídico do Estado monárquico luso legitimou a perseguição empreendida pela Igreja às mulheres "desviantes". O olhar da justiça era influenciado pelo imaginário religioso cristão e medieval, repleto de ideias patriarcais e misóginas que associavam o feminino ao arquétipo da Eva pecadora, a primeira mulher que se deixou seduzir pelos ardis malignos do demônio.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the representations of women in the Ordenações Afonsinas, the Portuguese juridical code elaborated in the 15th century that defined and classified in detail several crimes considered typically feminine, and that stipulated rigorous punishments. Among those crimes, we will discuss some aspects of adultery, concubinage, and panderism. Informed by gender representations, the juridical discourse of the Lusitanian monarchical State legitimated the persecution of "deviating" women undertaken by the Church. The view of justice was influenced by Christian/medieval religious imaginary, full of patriarchal and misogynistic ideas that associated the feminine to Eve's archetype of the sinner, the first woman to be seduced by the Devil's evil artifices.
  • Dos cuidados com o corpo feminino em reclames na Revista do Globo da década de 1930 Artigos

    Schossler, Joana Carolina; Correa, Sílvio Marcus de Souza

    Resumo em Português:

    Desde as primeiras décadas do século XX, a moda dos banhos de mar contribuiu para despir pouco a pouco mulheres, homens e crianças no Rio Grande do Sul (Brasil). As mulheres foram o público-alvo preferencial dos reclames de produtos higiênicos, farmacêuticos, cosméticos e de vestuário. Para o veraneio, uma gama desses produtos foi anunciada na Revista do Globo durante a década de 1930. Com o fito de satisfazer "novos desejos" femininos por meio de novos produtos, esses anúncios permitem uma análise histórica das representações da mulher moderna, principalmente da emergência de um novo corpo feminino. O presente artigo trata da mudança nas representações do feminino na década de 1930, com base na publicidade da revista de maior circulação no Rio Grande do Sul à época.

    Resumo em Inglês:

    Since the beginning of the 20th century, the habit of going to the beach allowed for the progressive revelation of the bodies of women, men, and children in Rio Grande do Sul (Brasil). Women were the main targets of advertisements for hygiene and pharmaceutical products, cosmetics, and fashion. During the 1930s, a wide variety of such products was advertised in the Revista do Globo magazine. With the aim of satisfying new feminine desires through new products,these advertisements allow for a historical analysis of the representation of the modern woman, especially the birth of a new feminine body. This article discusses the changes in the representation of women, during the 1930s, based on the advertisements which appeared in the most widely read magazine in the state of Rio Grande do Sul at the time.
  • La política sexual y la segregación ocupacional en las sociedades pesquera

    Broullón Acuña, Esmeralda

    Resumo em Espanhol:

    El siguiente texto es el resultado de una investigación en el sector de las pesquerías donde abordamos la pesca como sistema cultural, incidiendo en los procesos cognitivos de las poblaciones marítimas. Al mismo tiempo que mostramos el éxodo propio de los colectivos que viven de los recursos del mar, hacemos visible el trabajo femenino en el litoral occidental español.

    Resumo em Inglês:

    The following text is the result of an investigation in the context of the fishing industry, with fishing considered as a cultural system which affects the cognitive processes of the populations of maritime towns. At the same time that we show the exodus of groups that live of resources of the sea, we render visible the feminine labor in the western coastline of Spain.
  • A escrita de si como prática de uma literatura menor: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade Artigos

    Ionta, Marilda

    Resumo em Português:

    No interior de uma cultura falocêntrica a escrita epistolar foi considerada pelos críticos literários uma literatura menor. Por sua vez, os historiadores entenderam por longos anos as cartas pessoais como uma fonte de pesquisa inapropriada ao conhecimento histórico. Neste texto, procuro positivar a literatura de si oriunda das correspondências originadas no âmbito privado, destacando que essa forma de produção literária pode ser tão transgressiva quanto a denominada "grande literatura", isto é, aquela que visa transpor os limites da linguagem, pois nesse caso específico trata-se de recriar a nós mesmos, de transpor as fronteiras do que somos no espaço intersubjetivo da troca epistolar e da amizade. Assim, interpreto as cartas pessoais da artista plástica paulista Anita Malfatti (1889-1964) endereçadas ao escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945) como uma literatura menor, no sentido apontado por Gilles Deleuze e Felix Guattari. Essa escrita de caráter privado está associada à construção de uma escultura de si, de uma estética da existência para usar o conceito formulado por Michel Foucault. Portanto, leio a literatura de si das cartas da artista plástica como uma escritura contra-hegemônica e política, pois nas linhas de suas missivas o enredo que se compõe é o da produção de uma subjetividade feminina autônoma que resiste às subjetivações ligadas à família, ao Estado e à Igreja.

    Resumo em Inglês:

    In a falogocentric culture letter writing has been considered by literary critics as a minor form of literature. Historians, on their part, have considered personal letters as an inadequate source of historical knowledge. In this text I seek to give positive value to the epistolary literature originating from a private exchange of letters, stressing that this kind of literary production can be as transgressive as the so-called "great literature", i.e. that literature that seeks to transpose the limits of language, since in this specific case we recreate ourselves, transgressing the limits of what we are in the intersubjective space of letter exchange and of friendship. Thus, I interpret the personal letters of the São Paulo plastic artist Anita Malfatti (1889), addressed to the modernist writer Mário de Andrade (1893-1945), as a form of "minor literature", in the sense given by Gilles Deleuze and Felix Guattari. This private kind of writing is connected to the construction of a self-sculpture, an "art of oneself", in the words of Michel Foucault. I therefore read the self writing in the letters of Malfatti as a counter hegemonic and political writing, for in the plot developed in her letters she produces an autonomous feminine subjectivity which resists subjectivities connected to the family, to the state, and to the church.
  • Entregas, adopciones y dilemas en el campo de organismos destinados a la infancia

    Villalta, Carla

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analizan los debates y dilemas que plantean las denominadas "entregas directas" en el campo de instituciones y agentes responsables de conceder las adopciones de niños. Este término designa la entrega que las madres u otros miembros de la familia biológica realizan de sus niños a otras personas para que los adopten. Para dar cuenta de los significados actualmente asociados a estas prácticas, por un lado, se describe y analiza el proceso a través del cual el procedimiento de la entrega de niños por escritura pública fue suprimido de la legislación argentina y, por otro lado, se focaliza el análisis en casos de adopciones legales de niños que fueron entregados en forma directa por sus madres y/o familias de origen. A través de este análisis, se examinan las formas que la intervención estatal asume cuando tiene por objetivos proteger a una población considerada 'vulnerable' y combatir el 'tráfico de niños'. Esta indagación conduce a explorar el dilema que representa la adopción de niños en una sociedad atravesada por profundas desigualdades sociales, y a reflexionar sobre cuáles son los derechos que les son reconocidos a aquellas mujeres para quienes la entrega de un hijo en adopción constituye una opción dentro de un limitado abanico de opciones.

    Resumo em Inglês:

    In this article we analyze the different debates and dilemmas outlined by the so-called "direct surrenders" in the field of institutions and agents responsible for granting the adoption of children. This term designates the surrender that mothers or other members of the biological family make of their children to other people for their adoption. To account for the meanings currently associated to these practices, on one hand, we describe and analyze the process through which the surrender of children performed by public deed was suppressed by Argentine legislation. On the other hand, we focus on the analysis of legal adoption cases of children who were directly surrendered by their mothers and/or families of origin. Through this analysis, we examine the ways assumed by governmental intervention whenever the aim is to protect a population deemed "vulnerable" and to fight "children trafficking". This investigation leads to explore the dilemma represented by child adoption in a society engulfed by deep social inequities, and to meditate on which are the "rights" acknowledged to those women for whom the surrender of a child in adoption constitutes an option within a limited range of possibilities.
  • Karin Ellen Von Smigay (1948-2011) Nota De Falecimento

  • Bravos novos mundos: uma leitura pós-colonialista sobre masculinidades ocidentais Ensaio

    Jesus, Diego Santos Vieira de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste ensaio é discutir, com base numa perspectiva pós-colonialista, o papel das masculinidades ocidentais em dois momentos de expansão da ordem internacional: as expansões colonial e imperialista dos séculos XVI a XIX e a construção de uma ordem internacional globalizada nos séculos XX e XXI. Ainda que os conceitos que definem tais masculinidades variem com base nas diferenças de cultura, tempo e locais identitários, elas estabeleceram hierarquias entre identidade e diferença. Mesmo assim, é possível pensar no reconhecimento da diversidade e na exploração das possibilidades alternativas das "zonas de contato" psicológico e social. Isso ocorreria a partir do compartilhamento de experiências e de críticas às formas de produção da alteridade consolidadas por relações binárias de poder nas instituições político-sociais, visando à superação de tais perspectivas excludentes no pensamento e na prática. Viabiliza-se, assim, a conversação entre tradições que respondem à opressão gerada no processo de reprodução das masculinidades ocidentais.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this essay is to discuss, based on a post-colonialist perspective, the role of Western masculinities in two moments of the expansion of the international order: the colonial and imperialist expansion from the sixteenth to the nineteenth century and the construction of a global international order in the twentieth and twenty first centuries. Although the concepts that define such masculinities vary based on differences of clture, time and local identities, they established hierarchies between identity and difference. Still, it is possible to think about the recognition of diversity and the exploration of alternative possibilities of psychological and social "contact zones". That would occur with the sharing of experiences and of criticism as to the production of otherness consolidated by binary relations of power in social and political institutions, aiming to overcome those exclusionary practices in thought and in behavior. This sharing allows for a conversation among traditions that respond to the oppression generated in the process of the reproduction of Western masculinities.
  • Heleieth Saffioti, uma pioneira dos estudos feministas no Brasil Ponto De Vista

    Minella, Luzinete Simões
  • Entrevista com Heleieth Saffioti Ponto De Vista

    Mendes, Juliana Cavilha; Becker, Simone
  • Ecofeminismo e ecologias queer: uma apresentação Seção Temática Ecofeminismo E Ecologias Queer

    Gabriel, Alice
  • Paixões desnaturadas? Notas para uma ecologia queer Seção Temática Ecofeminismo E Ecologias Queer

    Mortimer-Sandilands, Catriona

    Resumo em Português:

    O presente artigo se propõe a pensar uma perspectiva queer para a ecologia política. Percebendo o heterossexismo como parte da rede opressiva de relações de poder, por meio da qual as relações humanas com a natureza são organizadas, Sandilands preocupase em propor um outro modo de vermos as relações entre natureza, seres humanos e sexualidade. O artigo trata dos primórdios dos movimentos ambientais na América do Norte e das diferentes ideologias que ligam, heteronormativamente, espaços naturais à heterossexualidade e homossexualidade a uma degeneração urbana. Para confrontar essa oposição entre natureza e homossexualidade, vai buscar na literatura e na história do movimento LGBTT (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) na América do Norte inspiração para propor uma ecologia queer; com esse propósito, nos apresenta Zita Grover com sua conexão metafórica entre a "AIDS e outros desmatamentos" como uma das grandes inspirações para essa tarefa. Sua perspectiva ambiental, fundada na experiência dolorosa partilhada por uma comunidade que se encontrou de repente fortemente afetada pela AIDS, possibilita a ela um olhar ecologicamente sensível.

    Resumo em Inglês:

    This paper advocates for a queer perspective in political ecology. Understanding heterossexism as part of the oppressive network of relations that organizes the human-nature connections, Sandilands proposes another way to view nature-human-sexuality relations. She tells us about the beginning of the environmental movement in North America and the different heteronormative ideologies that connect natural spaces to heterossexuality while seeing homosexuality as related to an urban degenerescence. She seeks inspiration in LGBT literature and history to confront this opposition of nature and homossexuality to propose a queer ecology. The most inspirational words come from Zita Grover, whose perspective in ecology marked by the painful experience of being affected by AIDS is very sensitive, being able to draw metaphorical connections between AIDS and other ecological concepts.
  • Rumo ao ecofeminismo queer Seção Temática Ecofeminismo E Ecologias Queer

    Gaard, Greta Claire

    Resumo em Português:

    O presente texto propõe uma mudança de rumo para o ecofeminismo. Se a conexão simbólica entre mulheres e natureza era criticada por essa perspectiva teórica, a discussão sobre os modos pelos quais nossa imagem de natureza é heterossexualizada e as conexões entre diversidade sexual e natureza não eram exploradas. Gaard afirma que a cultura ocidental é fundada em um medo ou repulsa não apenas de práticas homoafetivas, mas do erotismo como um todo. A isso chama erotofobia, e é por causa dela que práticas sexuais-afetivas não reprodutivas são entendidas como desvio moral ou perversão. Para mostrar que a erotofobia está na raiz de muitas práticas, Gaard analisa a história do cristianismo e da colonização da América, tentando mostrar que nesses exemplos históricos podemos ver como as conexões entre a opressão de mulheres, das sexualidades queer, de pessoas não brancas e da natureza estão interligadas. Esse cuidado em pensar tais ligações e uma vontade de repensar e liberar o erótico caracterizariam uma perspectiva queer para o ecofeminismo.

    Resumo em Inglês:

    The present paper proposes a shift in ecofeminism. If this theorethical perspective already criticized the women-nature symbolic connection, it has not explored yet the connections between sexual diversities and nature and the discussions about our heteronormative projections in nature. Gaard states that Western culture has its grounds in a fear or hatred not only of homosexuals and their sexual intercourse, but of eroticism in general. She names it erotophobia, and it is because of erotophobia that non-reproductive sexual acts are viewed as moral deviation or perversion. To show us how pervasive erotophobia is she analyzes the history of Christianity and the colonization of America to highlight the conections between different forms of oppression (of women, of queer sexualities, of non-white people, of nature). What characterizes a queer perspective in ecofeminism is exactly the attention to thinking those interconnections and a will to rethink and liberate the erotic as a form of power.
  • Tornando queer a educação ambiental Seção Temática Ecofeminismo E Ecologias Queer

    Russel, Constance; Sarick, Tema; Kennely, Jackie

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe uma discussão em torno das possibilidades de uma educação ambiental queer. Tornar queer a educação ambiental significa mais que simplesmente adicionar conteúdo gay/lesbiano/bissexual/transgênero à educação ambiental, mas visa, em seu projeto, problematizar a heteronormatividade, a essencialização das identidades e a heterossexualização de nossas teorias e práticas. Apresentamos neste trabalho uma breve introdução à pedagogia queer e apontamos como a educação ambiental pode contribuir de maneira singular para a interrupção da heteronormatividade e para a problematização da identidade e da experiência. Também exemplificamos esforços por um ambientalismo queer em novos movimentos sociais e produções culturais.

    Resumo em Inglês:

    We wish to initiate discussion on the possibilities for queering environmental education. As a verb, "to queer" means more than simply adding gay/lesbian/bisexual/transgendered content to environmental education. Rather, queering has, at its heart, the project of problematizing heteronormativity, essentialized identities and the heterosexualization of our theories and practices. In this paper, we provide a brief introduction to queer pedagogy, point to the unique ways in which environmental education can contribute to the disruption of heteronormativity and the problematization of identity and of experience, and describe efforts to queer environmentalism in new social movements and cultural productions.
  • Contos de Camp Wilde: tornando queer a pesquisa em educação ambiental Seção Temática Ecofeminismo E Ecologias Queer

    Gough, Noel; Gough, Annette; Appelbaum, Peter; Appelbaum, Sophia; Doll, Mary Aswell; Sellers, Warren

    Resumo em Português:

    Este artigo questiona o relativo silêncio da teoria e da teorização queer sobre a pesquisa em educação ambiental. Exploramos algumas possibilidades para tornar queer a pesquisa em educação ambiental ao criar (estimulando outras/os a fazer o mesmo) narrativas de Camp Wilde, um local imaginário que nos ajuda a expor o fato de este ser um campo marcado por uma construção heteronormativa. Essas narrativas propõem métodos alternativos de representação e (re)produção do sujeito e do objeto de nossas indagações e nossas identidades como pesquisadoras/es. As/os colaboradoras/es utilizam-se de diferentes recursos teóricos como história da arte, desconstrução, ecofeminismo, crítica literária, estudos culturais populares e pós-estruturalismo feminista a fim de desenvolver uma nova orientação para a pesquisa em Educação Ambiental, a qual esperamos que jamais seja categorizada como um 'novo gênero'.

    Resumo em Inglês:

    This paper questions the relative silence of queer theory and theorizing in environmental education research. We explore some possibilities for queering environmental education research by fabricating (and inviting colleagues to fabricate) stories of Camp Wilde, a fictional location that helps usto expose the facticity of the field's heteronormative constructedness. These stories suggest alternative ways of (re)presenting and (re)producing both the subjects/objects of our inquiries and our identities as researchers. The contributors draw on a variety of theoretical resources from art history, deconstruction, ecofeminism, literary criticism, popular cultural studies, and feminist poststructuralism to perform an orientation to environmental education research that we hope will never be arrested by its categorization as a "new genre."
  • Ecopoeta queer? Uma análise de "Chitô [Tito]", da poeta japonesa Hiromi Ito Seção Temática Ecofeminismo E Ecologias Queer

    Morita, Keitaro

    Resumo em Português:

    O conceito de natureza tem sido caracterizado por uma série de dicotomias, como natureza externa/natureza interna e ambiente natural/corpo. De uma forma geral, a crítica ambientalista japonesa tem ignorado o lado direito desses dualismos - natureza interna e corpo. Este trabalho enfoca essas dimensões suprimidas através do exame do ecopoema de Hiromi Ito "Chitô [Tito]", retirado do livro Noro to Saniwa [Noro e Saniwa], que escreveu com Chizuko Ueno. Ao falar sobre natureza interna e corpo, o presente estudo ocupa-se especialmente da sexualidade e da queeridade. Hiromi Ito é perspectivada como uma ecopoeta queer, porque em "Chitô", ao questionar implicitamente a 'naturalidade' da heterossexualidade universal, ela problematiza as fronteiras entre heterossexualidade e homossexualidade, mostra sem inibições sua significação erótica retida do estágio anal pré-edipiano em suas explorações sexuais adultas, assim como uma utopia onanista sadomasoquista (SM) reservada apenas a uma mulher, e trata os homens no poema como sendo meros corpos desmembrados e órgãos sexuais objetificados; mais ainda, sua queeridade encontra outras encorporações significantes em sua recusa de se deixar cair na armadilha de identidades sexuais ou sexualidades fixas. Nesse sentido, este trabalho ilumina as dimensões esquecidas das dicotomias natureza externa/ natureza interna e ambiente natural/corpo em "Chitô".

    Resumo em Inglês:

    The concept of nature has been characterized by a number of dichotomies such as outer nature/inner nature and the natural environment/body. Generally speaking, Japanese environmental criticism has so far ignored the right side of such dualisms-inner nature and body. This paper focuses on these suppressed dimensions through an examination of a Hiromi Ito's queer ecopoem "Chitô [Tito]," from the co-authored book Noro to Saniwa [Noro and Saniwa]. I give attention to sexuality, especially queerness, in inner nature and body. The paper positions Hiromi Ito as a queer ecopoet because, in "Chitô," she problematizes the boundary between heterosexuality and homosexuality by implicitly questioning the 'naturalness' of pervasive heterosexuality, shows her uninhibitedly retained erotic significance of pre-Oedipal anality in her adult sexual explorations as well as a self-contained onanist utopia in her 'one-woman' SM relationship, and treats the men in the poem as being mere dismembered bodies and objectified sexual organs; moreover, her queerness finds another significant embodiment in her refusal to let herself fall prey to the pitfalls of fixed sexual identity or sexuality. In this sense, this paper sheds light on the forgotten dimensions of the outer nature/inner nature and the natural environment/body dichotomies in "Chitô": inner nature and body.
  • A árida arte de conciliar carreira e plenitude nos vários âmbitos do viver Resenhas

    Sponchiado, Justina Inês
  • O lirismo dissonante de uma afro-brasileira Resenhas

    Alós, Anselmo Peres
  • Mulheres testosteronadas: adictas, malditas, transgressoras, bombásticas? Resenhas

    Lessa, Patrícia
  • A la ventura de las palabras

    Alloatti, Norma
  • Questões linguísticas envolvendo gênero, sexualidade e interação social Resenhas

    Andrade, Daniela Negraes Pinheiro
  • Igualdade de gênero nos meandros das missões de paz e na carreira Resenhas

    Moreira, Rosemeri
Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário - Trindade, 88040-970 Florianópolis SC - Brasil, Tel. (55 48) 3331-8211, Fax: (55 48) 3331-9751 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ref@cfh.ufsc.br