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Economia e Sociedade, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2018
  • Incerteza, tomada de decisão, hábito e instituição: uma possível articulação entre keynesianos e neoinstitucionalistas Artigos Originais

    Terra, Fábio Henrique Bittes; Goudard, Gustavo Chagas

    Resumo em Português:

    Resumo Por um lado, é possível, a partir de Keynes e dos pós-keynesianos, inferir que existem duas naturezas para a incerteza: a que diz respeito ao processo pelo qual o sujeito conhece (epistemológica) e a que se refere ao comportamento da realidade que se quer conhecer (ontológica), sendo que nos processos de tomada de decisão, ambas incertezas estão presentes. Por outro lado, para a abordagem neoinstitucionalista, o hábito como substrato das instituições possui repercussão tanto em nível do indivíduo quanto em âmbito do todo. Assim sendo, não seriam os hábitos e as instituições hábeis a reduzir a incerteza? O objetivo deste trabalho é responder a esta questão, articulando as teorias keynesiana e neoinstitucionalista no que toca ao modo pelo qual, nesta, os hábitos e as instituições podem contribuir para que se tenha, com base naquela, a diminuição das incertezas epistemológica e ontológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract On the one hand, following Keynes and the Post Keynesians, it is possible to infer two types of uncertainty: one that refers to the process of obtaining knowledge (the epistemological uncertainty) and the other which deals with the reality that one has to understand (the ontological uncertainty). It is important to stress that both are related to the decision-making process. On the other hand, regarding the Neoinstitutionalist perspective, habits are the substance of institutions and as so being they reverberate in the individual as well as at the structural level. Hence, are habits and institutions not able to reduce uncertainty? This paper aims to answer this question, articulating the Keynesian and the Neoinstitutionalist theories. The point is to show how habits and institutions in the latter can contribute to reducing uncertainty in the former approach.
  • Abba Lerner à sombra e à luz de John Maynard Keynes: convergência e divergência em teoria e política econômica Artigos Originais

    Carvalho, Marcelo Soares de

    Resumo em Português:

    Resumo O texto pretende apresentar brevemente os conteúdos da obra de Abba P. Lerner, com foco em sua abordagem para o problema do desemprego involuntário e em suas propostas para a geração do pleno emprego. Tendo em vista seu alegado alinhamento às construções teóricas de John M. Keynes a respeito dos mesmos temas, será feita uma comparação entre os conceitos e propostas apresentados pelos dois autores, aí apontando seus pontos de convergência e de divergência. Verifica-se que os autores compartilhavam uma orientação profundamente reformista em relação às economias capitalistas, cada um a seu modo propondo um padrão - ainda que decisivo, em ambas as abordagens - para a ação do Estado. A despeito desse aspecto comum, verifica-se que uma série de conteúdos teóricos da obra de Lerner o distanciaram sobremaneira de elementos fundamentais da visão original de Keynes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text aims to briefly present the contents of Abba P. Lerner's work focusing on his approach to the involuntary unemployment issue, as well as on his proposals to attain full employment. Given his alleged alignment to John M. Keynes's theoretical framework on the same matters, a comparison between those two authors will be made in terms of concepts and proposals , thus presenting the convergence and divergence of the points made by both authors. It appears that the authors shared a deeply reformist orientation towards capitalist economies, with each proposing his own pattern - although crucially, regarding both approaches - for state policies. Despite this common feature, it seems to be clear that a series of theoretical content in Lerner's work caused him to distance himself from fundamental components of Keynes's original approach.
  • Demanda e distribuição de renda: uma análise do crescimento econômico brasileiro de 1993 a 2013 Artigos Originais

    Lamonica, Marcos Tostes; Lima, Sergiany da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é investigar empiricamente o crescimento da economia brasileira de 1993 a 2013. Isto foi feito à luz da modelagem de Naastepad (2006), que analisa se o regime de demanda é wage-led ou profit-led. Assim, para determinar o regime de demanda no período, foram estimadas as equações de investimento, exportação e propensão média a poupar. As equações estimadas nos permitiram realizar o cálculo do efeito multiplicador e do efeito elasticidade do investimento e da exportação. Destas estimativas deduziu-se que a economia brasileira experimentou um regime de demanda caracterizado pelo wage-led, devido especialmente à baixa participação dos investimentos e das exportações na composição da renda nacional. Todas as equações foram estimadas por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com desvio padrão robusto dos parâmetros. Os testes estatísticos realizados após a estimação sugerem um modelo não viesado e consistente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to empirically investigate Brazilian economic growth from 1993 through 2013. It is based on Naastepad's model, which determines whether the demand-led growth is wage-led or profit-led. Thus, in order to determine the demand regime of the period, we estimated the equations for investment, exports and aggregate propensity to save. Estimating the equations allowed us to calculate the multiplier effect and investment and export elasticity effect. The demand regime in the period was wage-led, mostly due to low participation of investments and exportations in the national income. All equations were estimated by Ordinary Least Squares and showed robust standard deviation of parameters. The statistical tests, carried out after the estimation, suggest an unbiased and consistent model.
  • Divisa-chave, elasticidade, liquidez internacional e autonomia de política econômica no Sistema Monetário Internacional Artigos Originais

    Sampaio, Adriano Vilela; Weiss, Maurício Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo A autonomia de política econômica dos países no sistema monetário internacional (SMI) foi uma preocupação fundamental de Keynes nos acordos que deram origem ao regime de Bretton Woods e ainda é objeto de grande interesse na economia internacional. Neste artigo é feita uma análise entre a autonomia de política econômica e um dos componentes do SMI, a divisa-chave. Mais especificamente, buscou-se analisar dois elementos relacionados à divisa-chave, quais sejam, a elasticidade do sistema e a liquidez internacional. É defendido aqui que em um sistema mais elástico, em que a liquidez internacional não seja restringida, seria possível reduzir a assimetria entre os países de moeda conversível e inconversível. Para isso é fundamental que tais variáveis (elasticidade e liquidez) sejam passíveis de serem administradas por instituições internacionais ou por mecanismos de cooperação. Ademais, tratou-se das implicações políticas advindas de sistemas em que os países tenham maior ou menor autonomia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Economic policy autonomy of the countries comprising the international monetary system (IMS) was a central concern in Keynes´ proposals on the Bretton Woods Agreements and is still the object of research in the field of international economy. In this paper, an analysis is carried out between autonomy of political economy and one of the central elements of the IMS, i.e., the key currency. More specifically, it sought to analyze two elements related to the key currency, the elasticity of the system and the international liquidity. It is argued here that in a more elastic system and one in which the international liquidity is not restricted, it would be possible to reduce the asymmetry between peripheral and central countries. In order to achieve such a goal, it is necessary that such variables (elasticity and liquidity) remain under the management of policy makers. Moreover, possible political implications originating from systems in which countries have higher or lower autonomy were analyzed.
  • Análise crítica do papel das inovações financeiras na crise do subprime Artigos Originais

    Mello, Guilherme Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo estudar a importância central assumida pelo mercado de derivativos na dinâmica do capitalismo contemporâneo, debruçando-se particularmente sobre o mercado de derivativos de crédito e sua contribuição para a formação e eclosão da crise financeira que abalou os EUA e o mundo em 2007/2008. Esta dimensão está marcada pela forma derivativo, que altera as relações de propriedade, introduz novos agentes e motivações, aumenta a integração financeira entre os agentes e transforma a lógica de precificação dos principais mercados financeiros. Sendo assim, descreve-se a transformação pela qual passou o mercado de crédito imobiliário norte-americano, argumentando-se que tais mudanças ganharam vigor renovado e apenas se completaram com a ascensão e crescimento dos derivativos de crédito (CDS) e dos CDOs sintéticos, que foram fundamentais para a manutenção das taxas baixas de juros sobre as hipotecas, contribuindo assim diretamente para a bolha no mercado imobiliário que culminou na crise econômica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to study the central importance assumed by the derivatives market in the dynamics of contemporary capitalism, focusing in particular on the credit derivatives market and its contribution to the formation and the outbreak of the financial crisis that impacted the U.S. and the world economy in 2007/2008. This dimension is marked by the derivative form, that changes the property relations, introduces new agents and motivations, increases financial integration between the agents and transforms the pricing logic of the major financial markets. Therefore, the paper describes the transformation that the American mortgage market went through,, arguing that such changes gain renewed vigor and are only completed with the rise and growth of credit default swaps (CDS) and synthetic CDOs, that were fundamental to the maintenance of low interest rates on mortgages, thus contributing directly to the bubble in the property market that resulted in the economic crisis.
  • Nacionalismo econômico e desenvolvimentismo Artigos Originais

    Bresser-Pereira, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo O nacionalismo é a ideologia da formação e desenvolvimento dos estados-nação. O nacionalismo foi central no desenvolvimento dos países centrais ou de desenvolvimento original, mas é ainda mais importante nos países periféricos, assim denominados porque foram submetidos ao imperialismo moderno dos primeiros. O nacionalismo supõe uma história e um destino comum; não necessariamente uma etnia comum. Quando a etnia se torna definidora do nacionalismo, este deixa de ser econômico para ser étnico e populista. O nacionalismo está associado à imaginação criativa e ao pensamento crítico. O desenvolvimentismo é irmão gêmeo do nacionalismo econômico, enquanto é a ideologia do desenvolvimento voltado para a industrialização tendo como pressupostos uma intervenção moderada do Estado na economia e a defesa do interesse nacional em um mundo no qual a competição entre as nações é mais forte do que a cooperação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Nationalism is the ideology of the formation and the development of nation-states. Nationalism was key to the development of the central countries that first industrialized, but it was even more important in the peripheral countries, so named because they were subjected to the modern imperialism of the former countries. Nationalism presupposes a common history and destiny; not necessarily a common ethnicity. When ethnicity defines nationalism, it ceases to be economic to be ethnic and, therefore, authoritarian and populist. Nationalism is associated with creative imagination and critical thinking. Developmentalism is the twin brother of economic nationalism, as it is the ideology of development geared toward industrialization that assumes a moderate state intervention in the economy and the defense of national interest in a world in which competition between nations is stronger than cooperation.
  • O Papel do BNDES e o financiamento do desenvolvimento: considerações sobre a antecipação dos empréstimos do Tesouro Nacional e a criação da TLP Artigos Originais

    Pereira, Thiago Rabelo; Miterhof, Marcelo Trindade

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a decisão do governo Temer de devolver antecipadamente, de dezembro de 2016 a agosto de 2018, R$ 280 bilhões de empréstimos do Tesouro ao BNDES e de indexar o custo do crédito ofertado à curva de títulos públicos de 5 anos em IPCA, pela criação da TLP em substituição à TJLP. Para além dos aspectos legais, são avaliadas as implicações econômicas e alocativas de tais medidas. Defende-se que a visão tradicional, que circunscreve a missão de um banco de desenvolvimento (BD) à correção do desvio entre os retornos social e privado de projetos intensivos em externalidades, deve ser combinada a uma atuação de caráter estabilizador, via canal do crédito, de um BD atuando em escala sistemicamente relevante em contraponto as propensões pró-cíclicas e de curto prazo da finança privada. Em particular, deve-se considerar a contribuição do BNDES como mitigador da severidade extrema do racionamento de crédito de longo prazo no Brasil, associada aos juros historicamente altos, o que inibe o investimento privado e gera viés contra projetos capital intensivos e portadores de ganhos de escala relevantes. Assim, é preciso avaliar os custos, mas também os benefícios fiscais derivados de sua contribuição ao crescimento econômico e à estabilidade financeira. Também são propostas mudanças na regra de formação do custo do crédito, via TLP, visando preservar alguma flexibilidade para os formuladores de política responderem aos desafios presentes em cada conjuntura econômica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the decision of the Brazilian government to prepay R$ 280 billion in Treasury loans to the BNDES and also to index the cost of BNDES funding to a 5-year market rate indexed to IPCA, through the substitution of TJLP for the new TLP. In addition to the legal aspects, the allocative and economic implications are assessed. It is argued that the traditional view, which circumscribes the mission of a development bank to the correction of deviations between the social and private return of projects intensive in externalities, should be combined with a vision emphasizing the stabilizing character, via the credit channel, of a development bank, acting in a relevant systemic scale, as a tool to offset the pro-cyclical and short term propensities of private finance. Furthermore, we should consider its contribution to development through the mitigation of the extreme severity of long-term credit rationing over private investment in Brazil linked to the historically high interest rates, that removes a bias against capital intensive projects and those with significant potential scale economies. The paper emphasizes the need for an evaluation of both the costs and the fiscal benefits derived from the banks' contribution to economic growth and financial stability. It also proposes a change in the rule of formation of the new TLP such as to preserve some degree of flexibility required for policy makers to be able to react to the challenges posed to monetary and credit policies in different economic contexts.
  • Integração e desenvolvimento econômico: estratégias de financiamento do investimento de infraestrutura sul-americana Artigos Originais

    Wegner, Rubia Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar esquemas do financiamento do investimento para integração econômica sul-americana em infraestrutura. As iniciativas consideradas abrangem aumento da participação acionária desses países no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e sua atuação regional; Fonplata e BID. A análise destes esquemas ocorreu com base nos recursos que aportaram na carteira IIRSA-Cosiplan em relação à participação de Tesouros Nacionais pela comparação entre número e volume de recursos destinados aos EID, no escopo dos projetos que financiam, na evolução da sua carteira de créditos como um todo ou para a integração física regional e número de projetos concluídos em relação aqueles em execução e previstos naquela carteira. Um resultado que se destaca é a existência de esquemas isolados e, em parte, insuficientes de financiamento da integração física regional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to analyze the investment financing schemes for South American economic integration in infrastructure. The initiatives considered include increasing the stake of these countries in the Development Bank of Latin America (CAF) and its regional role; Fonplata and IDB. The analysis of these schemes was based on resources that included the IIRSA - Cosiplan portfolio in relation to the participation of National Treasures by comparing the number and volume of resources for the EID - the scope of the projects they finance, the evolution of its loan portfolio as a whole or for regional physical integration and number of projects completed compared to those already running and predicted for portfolio. An important result that must be highlighted is the existence of isolated schemes and, in part, inadequate regional physical integration funding.
  • Investimento público no Brasil e suas relações com ciclo econômico e regime fiscal Artigos Originais

    Orair, Rodrigo Octávio; Siqueira, Fernando de Faria

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a trajetória dos investimentos públicos na economia brasileira e suas relações com ciclo econômico e regime fiscal. A abordagem de Auerbach e Gorodnichenko (2012) é utilizada para estimar multiplicadores fiscais que variam conforme o ciclo econômico. Os multiplicadores do investimento público estimados para o Brasil podem alcançar valores elevados em recessões (superiores a 2) e muito mais baixos nas expansões (no máximo 0,8). Estes resultados dão subsídios ao uso do investimento público como instrumento de política anticíclica e também indicam que sua retração em conjunturas de crise econômica como em 2015 tem fortes repercussões negativas. Por fim, o artigo explora os fatores por trás da inflexão para uma trajetória de queda da taxa de investimentos a partir de 2011, com destaque para o papel do regime fiscal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines trends in Brazilian public investments and how they relate to business cycles and fiscal regime. The approach of Auerbach and Gorodnichenko (2012) is used to estimate fiscal multipliers that may change according to the business cycle. Public investment multipliers estimated for Brazil may reach high values during recessions (above 2) and much lower values in booms (at most 0.8). These results support the use of public investments as an instrument of anti-cyclical policy also in addition to the claim that cutting such investments during economic crisis as in the year 2015 has strong unfavorable repercussions. Finally, the article explores the main factors that lie behind the change towards a falling trend of public investments since 2011 with a particular emphasis on the role of the fiscal regime.
  • Infraestrutura e desenvolvimento econômico: proposta de um modelo analítico Artigos Originais

    Sebben, Fernando Dall'Onder

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho apresenta um modelo analítico para analisar o impacto das políticas públicas de infraestrutura no desenvolvimento econômico. Para tanto, utiliza duas varáveis principais: 1) padrão de relacionamento entre os setores público e privado, que representa o grau de cooperação entre os setores público e privado (autonomia inserida); 2) política infraestrutural, classificadas como horizontais, quando seu princípio norteador é a busca pela eficiência e têm como foco o fortalecimento de vantagens comparativas, e verticais, quando sua essência é a busca pela construção de capacidades produtivas e tecnológicas, articuladas à indústria, e seu foco é a criação de vantagens competitivas. Essa combinação dá origem a quatro tipos ideais, que correspondem a resultados esperados em políticas públicas: Estado Neo-utilitário, Estado Autônomo, Estado Facilitador e Estado Desenvolvimentista. O resultado apresenta um modelo analítico que permite classificar e avaliar satisfatoriamente as políticas públicas de infraestrutura e seu resultado esperado em termos de desenvolvimento econômico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents an analytical model to analyze the impact of public policy infrastructure on economic development. To do so, it uses two main variables: 1) the pattern of relationships between the public and private sectors, which is the degree of cooperation between the public and private sectors (embedded autonomy); 2) infrastructural policy, classified as horizontal when its guiding principle is the pursuit of efficiency and which are focused on the strengthening of comparative advantages, and vertical when its essence is building productive and technological capabilities, linked to the industry, and it is focused on the creation of competitive advantages. This combination gives rise to four ideal types, which correspond to expected results in public policy: Neo-utilitarian State, Autonomous State, Facilitating State and Developmental State. The result presents an analytical model that makes it possible to classify and satisfactorily evaluate infrastructure's public policy and its expected results in terms of economic development.
  • Influência do Programa Bolsa Família na alocação de recursos: uma análise considerando a presença de mulheres no domicílio Artigos Originais

    Rocha, Mirian Aparecida; Mattos, Leonardo Bornacki de; Coelho, Alexandre Bragança

    Resumo em Português:

    Resumo O Programa Bolsa Família (PBF) é o principal programa de transferência de renda do Brasil e representa um incremento de renda nos domicílios, que alocam esses recursos entre diversas categorias de consumo. O objetivo deste trabalho foi identificar em que medida o PBF alterou o valor do dispêndio em cada categoria e as parcelas de dispêndio. Foram utilizadas as Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs) de 2002-2003 e de 2008-2009 e os métodos Propensity Score Matching (PSM), Diferenças em Diferenças e Seemingly Unrelated Regressions (SUR). Os resultados indicaram maior impacto do PBF sobre alimentação e habitação, tanto em termos absolutos como em relativos. Contudo, o efeito sobre alimentação foi surpreendentemente negativo, enquanto o impacto sobre habitação foi positivo. Foi possível concluir que destinar renda preferencialmente às mulheres não afeta o consumo de fumo. Além disso, nos domicílios em que as mulheres têm total autonomia para alocar a renda do PBF, o impacto do acréscimo da renda foi maior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Brazil's Conditional Cash Transfer program, Bolsa Família Program - PBF (Family Allowance), represents a major increase in household income in the country. Households allocate these resources among several consumption categories. This work aimed to identify the impact of the PBF on the expenditure value of each category and on the share of expenditure. Data from the household budget survey - POF, carried out in 2002-2003 and 2008-2009, were used. The following methodologies were combined: Propensity Score Matching (PSM), Differences-in-Differences (DD), and Seemingly Unrelated Regressions (SUR). The results indicate that the largest impact of the PBF was on food and housing, both in absolute and relative terms. However, the effect on food was surprisingly negative. On the other hand, the impact on housing was positive. It was possible to conclude that directing income to women does not affect the consumption of tobacco. The impact of the PBF is also larger in households where women have the autonomy to decide how to allocate the PBF.
  • O Brasil no novo milênio: regulação, progresso técnico e novo desenvolvimentismo Artigos Originais

    Lopes, Herton Castiglioni

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho objetiva analisar o Brasil nos primeiros anos do novo milênio, especialmente a partir do primeiro mandato do presidente Lula quando uma controvérsia significativa se estabeleceu na literatura. Enquanto alguns afirmam que o período inaugurou uma nova fase desenvolvimentista, outros o caracterizam como uma continuidade das políticas neoliberais que se instituíram no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Com vistas a obter maior esclarecimento e algumas conclusões sobre esse debate, o texto integra a Teoria da Regulação (T.R.), a teoria evolucionária neoschumpeteriana e as proposições de política econômica do novo desenvolvimentismo. A partir desses estatutos teóricos, conclui-se que muitos dos problemas levantados pela Cepal e pelo novo desenvolvimentismo se expressam na forma de regulação dos últimos anos. Observa-se uma supremacia da forma de inserção do país no regime internacional que tem repercutido no desempenho da indústria e do progresso técnico, que se mantém frágil ao longo dos últimos anos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aims to analyze Brazil in the early years of the new millennium, especially from the first term of President Lula when a significant controversy was established in the literature. While some claim that the period opened a new developmental stage, others characterize it as a continuation of neoliberal policies that were instituted in the late 1980s and early 1990s. In order to obtain greater clarity and some conclusions about this debate, the text integrates the theory of regulation (RT), the neoschumpeteriana theory and propositions of economic policy regarding the new developmentalism. Based on these theoretical statutes, we conclude that many of the issues raised by ECLAC and the new developmentalism are expressed in the form of regulation in recent years. We observe a supremacy of international integration that has influenced the performance of the industry and technical progress, which has remained fragile over the past few years.
  • The takeover of social policy by financialization: the Brazilian paradox Resenha

    Bruno, Miguel
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