Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2005
  • Interdisciplinaridade: questões conceituais e aplicadas Editorial

    Gastaldo, Denise
  • O trabalho interdisciplinar: aproximações possíveis na visão de enfermeiras de uma unidade de emergência Artigos Originais - Pesquisa

    Alves, Marília; Ramos, Flávia Regina Souza; Penna, Cláudia Maria de Mattos

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou compreender a visão dos enfermeiros acerca do trabalho interdisciplinar no contexto do atendimento de emergência de um hospital público. Os dados foram coletados por meio de entrevista e a análise apontou para uma apreensão de concepções de interdisciplinaridade relacionadas às possibilidades concretas do exercício do trabalho em equipe, permeada pelas idéias de papéis individuais, finalidades das ações e dos potenciais de troca, parceria e respeito nas relações entre os trabalhadores. Limites teóricos e práticos são apontados, bem como perspectivas que ainda não se efetivaram no cotidiano do trabalho, mas que são significativas dos atuais desafios no campo da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo que se propuso comprender la visión de los enfermeros acerca del trabajo interdisciplinario en el contexto del atendimiento de emergencia de un hospital público. Los datos fueron colectados por medio de la entrevista y el análisis señaló una aprehensión del concepto relacionado con las posibilidades concretas del ejercicio del trabajo en equipo, orientado por las ideas de los roles individuales, metas de las acciones y de los potenciales de intercambio, parceria y respeto en las relaciones entre los trabajadores. Los limites teóricos y prácticos son indicados así como las perspectivas que todavía no se efectuaron en el cutidiano, siendo significantes de los actuales retos en el campo de la salud.

    Resumo em Inglês:

    This objective of this qualitative study was to understanding the view of nurses regarding interdisciplinary work in the context of emergency care in a public hospital. The data was collected by means of interview. The analysis pointed out the gathering of the concept related to the concrete possibilities in carrying out the work in teams, permeated by the ideas of individual roles, objectives of the action and of the potential of exchange, partnership and respect in relationships among the workers. Theoretical and practical boundaries are pointed out, as well as perspectives which have not yet been affected in the day to day, and they are meaningful considering the current challenges in the field of health.
  • Adesão do cliente hipertenso ao tratamento: análise com abordagem interdisciplinar Artigos Originais - Pesquisa

    Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Frota, Mirna Albuquerque; Cruz, Daniele Morais; Holanda, Samanta Daisy O.

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório-descritivo, cujo objetivo foi analisar a adesão do cliente hipertenso ao tratamento com abordagem interdisciplinar. Foi desenvolvido com 50 clientes acompanhados na Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Messejana, em Fortaleza-Ceará.Os dados foram coletados através da entrevista. Na amostra investigada, somente 6 (12%) entrevistados revelaram algum conhecimento sobre a hipertensão arterial e 28 (56%) conheciam parcialmente a suas conseqüências. A adesão ao tratamento foi considerada insatisfatória, principalmente em relação às condutas higieno-dietéticas. A irregularidade no esquema medicamentoso esteve associada ao custo e aos efeitos colaterais. Os resultados demonstram a necessidade de atuação interdisciplinar da equipe de saúde, junto à clientela hipertensa, contribuindo para a adesão às condutas de manutenção e promoção da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio exploratorio-descriptivo, cuyo objetivo fue analizar la adhesión del cliente hipertenso al tratamiento con un abordaje interdisciplinario. Fue desarrollado con 50 clientes en seguimiento inscritos en la Liga de Hipertensión Arterial del Hospital de Messejana, en Fortaleza-Ceará. Los datos fueron recolectados mediante la entrevista. En la muestra investigada, solamente 6 (12%) entrevistados revelaron tener algún conocimiento sobre la hipertensión arterial y 28 (56%) conocían parcialmente sus consecuencias. La adhesión al tratamiento fue considerado como insatisfactorio, principalmente, con respecto a las conductas higiénico-dietéticas. La irregularidad en el esquema medicamentoso estaba asociado al costo y a los efectos colaterales. Los resultados demuestran la necesidad de una actuación interdisciplinaria del equipo de la salud junto a la clientela hipertensa, contribuyendo para su adhesión frente a las conductas de manutención y promoción de la salud.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory-descriptive study, whose aim was to analyze the hypertensive client's adhesion to their treatment with an interdisciplinary approach. It was developed with 50 clients accompanied by the League of Arterial Hypertension of Messejana Hospital, in Fortaleza-Ceará. The data was collected through interviews. In the investigated sample only 6 (12%) revealed some knowledge about arterial hypertension and 28 (56%) knew partially of its consequences. Their adhesion to the treatment was considered unsatisfactory, principally in relation to their hygiene-dietetic conduct. The irregularity in following the medicinal treatment was associated to its cost and to its collateral effects. The results show the necessity for interdisciplinary action on the part of the health team towards hypertensive clientele, contributing to their adhesion to maintaining and promoting their health behavior.
  • O cuidado interdisciplinar à família do portador de transtorno mental no paradigma da desinstitucionalização Artigos Originais - Pesquisa

    Waidman, Maria Angélica Pagliarini; Elsen, Ingrid

    Resumo em Português:

    Estudo bibliográfico que objetivou identificar nos estudos sobre desinstitucionalização e família as referências sobre o cuidado multi e interdisciplinar em saúde mental e apreender as categorias que emergem sobre a temática analisada. Foram analisados 41 estudos, 4 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado em enfermagem, 2 dissertações de medicina e 25 artigos publicados em periódicos nacionais de enfermagem e medicina. A técnica de análise de conteúdo utilizada foi a de Bardin. Foram encontradas três categorias: crítica ao cuidado oferecido por alguns profissionais; a necessidade de preparo do profissional para cuidar de famílias de portadores de transtorno mental e; a importância do profissional enquanto agente da desinstitucionalização e resinserção social do portador de transtorno mental. O trabalho interdisciplinar em saúde mental é um dos pressupostos para que a desinstitucionalização seja efetiva, porém, conforme pode ser observado neste estudo, os profissionais apresentam dificuldades em desenvolver essa forma de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de tipo bibliográfico buscó identificar en los estudios acerca de la desinstitucionalización y la familia las referencias sobre el cuidado multi y interdisciplinario en salud mental y apuntar las categorias que emergen según en el tema. Fueron analizados cuarenta y una publicaciones, cuatro tesis y diez disertaciones de maestrado en enfermería, dos disertaciones de medicina y veinticinco articulos publicados en periodicos brasileños de enfermería y de medicina. El análisis del contenido utilizado en este estudio fue de Bardin. Fue señaladas tres categorías: crítica al cuidado ofrecido por algunos profesionales; la necesidad de preparación del profesional de la salud para cuidar de las familias del portadores de trastorno mental y; la importancia del profesional de la salud como agente de desinstitutionalización y reinserción social del portador de transtorno mental. El trabajo interdisciplinario de la salud mental es uno de los supuestos para que la desinstitutionalización sea eficaz, no obstante, en este estudio puede apreciarse que los profesionales de la salud presentaron dificultad para desarrollar esta forma de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This bibliographic study attempted to identify the references concerning multi-care and interdisciplinary care in mental health from studies concerning desinstitucionalization and the family, as well as discover the categories that emerge from within the analysis. Forty-one, four doctoral dissertations in nursing, ten master's thesis's in nursing, two doctoral dissertations in medicine, and twenty-five articles published in national periodicals of nursing and/or medicine. The data analyzed according to the Bardin technique. Three categories were determined: criticism to the care offered by professionals; the need to prepare professional who will care for the mentally disturbed; and the importance of the professional as an agent of desinstitutionalization and social reinsertion of someone with a mental disturbance. Interdisciplinary work in mental health is one presuppositions for desinstitutionalization to be effective; however, as this study demonstrates, professionals face great challenges in developing this type of work.
  • O enfermeiro na equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial e as possibilidades de cuidar Artigos Originais - Pesquisa

    Rocha, Ruth Mylius

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, foi aprofundar o conhecimento sobre a inserção do enfermeiro na equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial, considerando que essa inserção se reflete em suas possibilidades de cuidar do cliente. Os dados foram coletados através de entrevistas, realizadas de dezembro/2004 a janeiro/2005, com três enfermeiros e dois coordenadores de Centro. Os campos da pesquisa foram: um Centro Psicossocial de Saúde Mental e dois Centros de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas, situados: dois no Estado do Rio de Janeiro e um no Estado de São Paulo. Foram atendidas as exigências éticas e científicas da Resolução 196/96. A análise dos dados, de acordo com a categorização empírica, apontou como importantes a questão da formação adequada do enfermeiro para o trabalho nesses Centros e as dificuldades referentes às mudanças que ocorrem nas relações entre os membros de uma equipe interdisciplinar.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación exploratoria de carácter cualitativo, fue profundizar los conocimientos sobre la inserción del enfermero en el equipo interdisciplinario del Centro de Atención Psicossocial, considerando que esto se refleja en sus posibilidades de cuidar a los pacientes. Los datos fueron recolectados a través de la técnica de las entrevistas durante el período de diciembre del 2004 a enero del 2005, con tres enfermeros y dos coordinadores de Centro. Para el campo de la investigación se incluyeron: un Centro de Salud Mental y dos de Usuarios de Alcohol y Drogas. Dos en el estado de Rio de Janeiro y uno en el estado de São Paulo. Fueron cumplidas las exigencias éticas y científicas de la Resolución 196/96. El análisis de datos conforme la categorización empírica, señalaron; la cuestión de la formación adecuada del enfermero para el trabajo y, la dificultad en relación a los cambios ocurridos entre los miembros del equipo interdisciplinario en los respectivos centros de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this exploratory research with a qualitative approach was to deepen our knowledge concerning the nurse's insertion in an interdisciplinary team of the Psychosocial Care Center, considering that this insertion reflects upon the nurse's possibilities to care for patients. The data was collected from interviews carried out from December, 2004 to January, 2005, with three nurses and two coordinators of the Center. The research took place in one Psychosocial Center of Mental Health and two Psychosocial Centers for Users of Alcohol and Drugs. Two of these are located in the State of Rio de Janeiro and one in the State of São Paulo. The ethical and scientific requirements of Resolution 196/96 were followed. The analysis of data, according to the empirical schedule, showed the question of the required formation to work in these Centers, and the difficulties related to the changes that occur in the relationships between the members of an interdisciplinary team.
  • Promovendo a colaboração das disciplinas das ciências da saúde na universidade de Alberta, Canadá Reflection

    Gray, Genevieve

    Resumo em Português:

    A educação interdisciplinar, a pesquisa e a assistência melhoram o cuidado à saúde, a produtividade, a produção acadêmica, as oportunidades de carreira para o trabalhador de saúde e a satisfação sobre o cuidado e o trabalho por parte dos profissionais de saúde e dos pacientes/clientes, embora possam também promover desinteresse, suspeitas e antagonismo, se não existirem recursos suficientes para tais fins. Ter recursos suficientes significa tanto um compromisso altamente visível pela liderança das universidades e dos serviços de saúde quanto orçamentos independentes e realistas para apoiar as iniciativas aprovadas. Para garantir que a contribuição do especialista em todas as disciplinas de saúde para o bem-estar humano seja nutrida na prática, é necessário apoiar de forma adequada a pesquisa e a educação das disciplinas do especialista na saúde. É justamente isto que o Conselho das Ciências de Saúde da Universidade de Alberta tem procurado fazer desde seu princípio. A medida de seu sucesso se encontra no seu reconhecimento, no Canadá, como líder mundial na educação interdisciplinar e pesquisa interdisciplinar na saúde.

    Resumo em Espanhol:

    La educación interdisciplinar, la investigación y la asistencia influyen en la mejoría del área de la salud, así como, en la producción académica, en las oportunidades de la carrera para el trabajador de la salud y en la satisfacción sobre el cuidado y el trabajo por parte de los profesionales de la salud y de los pacientes y/o clientes. Sin embargo, ésta puede también, promover el disinterés y antagonismos si no hubieran los suficientes recursos para tales fines. Tener recursos suficientes significa tanto, un compromiso altamente visible por el liderazgo de las universidades y de los servicios de la salud cuanto, los presupuestos independientes y realistas para apoyar las iniciativas aprobadas. Para garantizar que la contribución del especialista en todas las disciplinas de la salud para el bienestar del ser humano sea nutrida en la práctica, se necesita apoyar de manera adecuada a la investigación y la educación de las disciplinas de los especialistas en el área de la salud. Justamente, es esto que el Consejo de las Ciencias de la Salud de la Universidad de Alberta procuró hacer desde un início. El éxito de esto está en la medida en que se reconoce que el Canadá se considera como un lider mundial en la educación y en la investigación interdisciplinaria para la salud.

    Resumo em Inglês:

    Interdisciplinary education, research and practice, improves health care, scholarly productivity, professionals career opportunities and patients/clients and health professionals satisfaction with care and work, respectively. However, it can engender disinterest, suspicion and antagonism if it is not adequately resources. Adequate resourcing requires both highly visible commitment from the key leaders in universities and health services and separate, realistic budgets to support initiatives. In addition, and to ensure that the specialist contribution of all health disciplines to human well-being is fostered the practice, research and education of specialist disciplines must also be adequately supported. This is what the Health Sciences Council at the University of Alberta since its inception - tried to do. That it has been successful is reflected in its recognition as national leader in interdisciplinarity in health education and research in Canada.
  • Epistemologia e medicina complexa Reflexión

    Briceño Gil, Miguel Ángel

    Resumo em Português:

    Tendo em vista os descobrimentos no campo da Complexidade, muitas disciplinas científicas têm iniciado esforços para enfrentar os novos desafios que tal situação impõe, tanto do ponto de vista epistemológico, como ontológico, ao próprio sujeito de estudo, sua composição e seu comportamento. A medicina não escapa a esta corrente que emerge e que começou a dar forma e conteúdo ao conhecimento do século XXI, bem como a atuação do cientista. No presente artigo se examina a situação epistemológica atual da medicina e o impacto que ela tem sofrido com os avanços no campo da biologia, da química e da física. São discutidas as considerações que já estão sendo feitas por médicos latino-americanos em torno da complexidade e sua incidência nas relações inter-orgânicas, médico-paciente, mente-corpo, indivíduo-sociedade-ambiente. Ao final se propõe que nas atuais condições, um avanço no campo da medicina deve estar assinalado pela transdisciplinaridade, em uma nova forma de interação e produção de conhecimentos e nova relação com o objeto e seu entorno, que designamos como Medicina Complexa.

    Resumo em Espanhol:

    Con los descubrimientos en el campo de la Complejidad muchas disciplinas científicas han comenzado a hacer esfuerzos para enfrentar los nuevos retos que suponen esta situación que las afecta tanto desde el punto de vista epistemológico, como ontológicamente al propio sujeto de estudio, su composición y comportamiento. La medicina no escapa a esta corriente que emerge y ha comenzado a dar forma y contenido al conocimiento del siglo XXI y a la actuación del científico. En el presente artículo se examina la situación epistemológica actual de la medicina y el impacto que en ella ha tenido los avances en el campo de la biología, la química y la física. Se exponen las consideraciones que ya están haciendo médicos latinoamericanos en torno a la complejidad y su incidencia en las relaciones interorganísmicas, médico-paciente, mente-cuerpo, individuo-sociedad-ambiente. Al final se propone que en las actuales condiciones, un avance en el campo de la medicina debe estar signado por la transdisciplinariedad, en una nueva forma de interacción y producción de conocimientos y nueva relación con el objeto y su entorno que quisiéramos designar como Medicina Compleja.

    Resumo em Inglês:

    With the discoveries in the field of Complexity, many scientific disciplines have begun to make efforts to face the new challenges that presume that this situations affects them as much from the epistemological point of view as the ontological effect on the composition and behavior of the very subjects of this study. Medicine does not escape this current which emerges and has begun to give shape and content to 21th Century knowledge, as well as to scientific production. The present article examines the current epistemilogical situation within medicine and the impact that advances in the field of biology, chemistry, and physics have had on it. It exposes considerations that latin-american doctors are already making in terms of complexity and its incidence in interorganism, doctor-patient, mind-body, and individual-society-environment relationships. Finally, the authors proposethat given the present conditions, an advance in the field of medicine should occur within transdisciplinarity, in a way in which one can consider the form of interaction, knowledge production, and a new relationship with the object and its surroundings; all of which we wish to term Complex Medicine.
  • Interdisciplinaridade, estágios clínicos e desenvolvimento de competências Reflexão

    Alarcão, Isabel; Rua, Marília

    Resumo em Português:

    A natureza do exercício profissional dos enfermeiros na actualidade e os caminhos da sua formação ganham sentido, se perspectivados numa lógica de cruzamentos disciplinares de saberes interpessoais, interprofissionais e interinstitucionais. Os estágios clínicos, momentos de aproximação à vida profissional, emergem como componentes relevantes no processo de formação. Neste artigo explora-se a natureza interdisciplinar da abordagem de supervisão clínico-reflexiva de matriz ecológica baseada na acção, na interacção e na reflexão.

    Resumo em Espanhol:

    La naturaleza del ejercicio profesional de los enfermeros actualmente, y los caminos de su formación ganan significado, cuando estos se analizan desde una lógica de cruzamientos disciplinarios de saberes interpersonales, interprofesionales e interinstitucionales. Las prácticas clínicas, como momentos de aproximación en la vida profesional surgen como componentes relevantes en el proceso de formación. En este artículo se explora la naturaleza interdisciplinar del abordaje de la supervisión clínica-reflexiva de matriz ecológica con base en la acción, la interacción y en la reflexión.

    Resumo em Inglês:

    Nursing professional activities in present times and training modalities become more meaningful if viewed in the interplay of interpersonal, interdisciplinary, inter-professional and inter-institutional dimensions. Clinical placements as approaching steps to professional life are key components in the education of health professionals. The clinical-reflective ecological approach to supervision of becoming nurses is discussed. Based on action, interaction and reflection, it highlights the interdisciplinary characteristics of competent nursing.
  • A epistemologia de Ludwick Fleck: subsídios para a prática interdisciplinar em saúde Reflexão

    Matos, Eliane; Gonçalves, Jadete R.; Ramos, Flávia Regina Souza

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o pensamento de Ludwick Fleck de modo a contribuir para a reflexão da interdisciplinaridade em saúde. Inicialmente são apresentadas as teorizações de Fleck acerca da produção do conhecimento no interior das comunidades científicas, da formação e existência de um modo próprio de pensar dessas comunidades e da maneira como o conhecimento circula entre diferentes cientistas e diferentes comunidades de cientistas. A partir desta teorização discute-se as potencialidades da interdisciplinaridade para a prática dos profissionais de saúde na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo presentar una síntesis del pensamiento de Ludwick Fleck con la finalidad de contribuir para la reflexión sobre la interdisciplinariedad en el área de la salud. Inicialmente, se presenta la teoría de Fleck al respecto de la producción del conocimiento dentro de las comunidades científicas, de la formación y la existencia de un modo propio de pensar de estas comunidades y, de la manera, como el conocimiento circula entre los diferentes profesionales y las diferentes comunidades científicas. A partir de esta teoría se discute también, las potencialidades de la interdisciplinariedad para la práctica de los profesionales de la salud en la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a synthesis of the line of thinking of Ludwick Fleck in a way that contributes to the current reflection upon interdisciplinary practices in health care. Initially, Fleck's theories concerning knowledge production within the scientific community as well as the formation and existence of an individual method of thought within this community are laid out. From this theory, the article discusses the potential for interdisciplinary practices among current health care professionals.
  • Saber ambiental: instrumento interdisciplinar para a produção de saúde Reflexão

    Cezar-Vaz, Marta Regina; Soares, Maria Cristina Flores; Martins, Sibele da Rocha; Sena, Janaína; Santos, Liane Rossales dos; Rubira, Lilian Teles; Costa, Valdecir Zavarese da; Lucillo-Baisch, Ana Luiza

    Resumo em Português:

    Este texto trata de uma introdução à discussão teórica concernente ao saber ambiental como instrumento interdisciplinar para a produção de saúde. Através da leitura nas idéias de Enrique Leff apresenta o conceito de ambiente com o objetivo de elucidar as conexões necessárias para argumentar o conceito de produção e reprodução de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto trata de una introducción a la discusión teórica concerniente al saber ambiental como instrumento interdisciplinario para la producción de la salud. A través de la lectura en el pensamiento de Enrique Leff, se expresa el concepto de ambiente en el sentido de aclarar las conexiones necesarias para argumentar el concepto de producción y de reproducción de la salud.

    Resumo em Inglês:

    This text is about an introduction to the theoretical discussion regarding environmental knowledge as a technological instrument for the production of health. Through the reading of Enrique Leff's ideas, we are presented with the environmental concept in order to elucidate the necessary connections to argue the concept of production and reproduction of health.
  • A arte de cuidar do idoso: gerontologia como profissão? Reflexão

    Pavarini, Sofia Cristina Iost; Mendiondo, Marisa Silvana Zazzetta de; Barham, Elizabeth Joan; Varoto, Vania Aparecida Gurian; Filizola, Carmen Lúcia Alves

    Resumo em Português:

    As estatísticas indicam que teremos no Brasil, em 2025, mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A maior longevidade trará um aumento significativo de doenças crônicas que, como conseqüência, poderão acarretar maior dependência dos idosos. Este século será marcado, então, por novas necessidades de cuidado. Considerando que a gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas mais diversas dimensões e que, na prática, na ótica atual, se constitui em uma especialidade de diferentes profissões, este texto traz uma reflexão sobre a formação de profissionais envolvidos na arte de cuidar do idoso. Sendo a gerontologia uma ciência interdisciplinar, o melhor caminho a seguir é a especialização das profissões existentes ou a criação de uma nova profissão? Esta é uma questão polêmica que merece atenção ao se pensar na enfermagem e em outras profissões da área da saúde, e nas perspectivas e dilemas da gerontologia e sua interdisciplinaridade.

    Resumo em Espanhol:

    Las estadísticas indican que en el 2025 tendremos en Brasil más de 32 millones de personas con más de 60 años. La mayor longevidad traerá un aumento significativo de las enfermedades crónicas que, consecuentemente, traerán una mayor dependencia de los adultos mayores. Este siglo será marcado por nuevas necesidades de cuidado. Considerando que la Gerontología es una ciencia que estudia el proceso de envejecimiento en sus diversas dimensiones y que, en la práctica, desde el punto de vista actual, se constituye en una especialidad de diferentes profesiones, este texto trae una reflexión sobre la formación de profesionales envueltos con el arte de cuidar a los adultos mayores. Considerándose a Gerontología como una ciencia interdisciplinar, será que el mejor camino a seguir es la especialización de las profesiones existentes o la creación de una nueva profesión? Esta es una cuestión polémica que merece de atención al pensarse en la Enfermería y en otras profesiones del área de la salud y en las perspectivas y dilemas de la Gerontología y su interdisciplinaridad.

    Resumo em Inglês:

    Statistics indicate that, by 2005, there will be more than 32 million Brazilians over 60 years of age. The increase in longevity will lead to a significant increase in chronic diseases, which, in turn, will increase dependency levels among the elderly. Thus, this century will be marked by new caregiving demands. Considering that gerontology is a science that studies the many dimensions of the aging process but that, in current practice, it is treated as a specialty of various professions, this paper presents a reflection on the preparation of professionals, involved in caring for the elderly. Given that gerontology is an interdisciplinary science, is the best course to follow the specialization of professionals in existing areas, or the creation of a new profession? This is a contentious issue that requires attention when thinking about nursing and other health professions, given the perspectives and dilemmas of gerontology and its interdisciplinary nature.
  • A interdisciplinaridade como requisito para a formação da enfermeira psiquiátrica na perspectiva da atenção psicossocial Reflexão

    Tavares, Cláudia Mara de Melo

    Resumo em Português:

    Reflexão teórica que pretende analisar a interdisciplinaridade como um elemento fundamental para a formação da enfermeira psiquiátrica na perspectiva da atenção psicossocial. A interdisciplinaridade tem sido considerada por diversos autores como uma alternativa para se alcançar as inovações propostas pelo novo modo de atenção em saúde, o qual requer profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com o de toda a rede de saberes envolvidos no sistema de saúde. Analisando a repercussão da interdisciplinaridade no âmbito da enfermagem, percebe-se que a busca desenfreada da identidade profissional da enfermeira psiquiátrica gerou dificuldades para a interlocução da enfermeira com os demais membros da equipe técnica de saúde mental. Conclui-se que a intensificação das parcerias entre universidade e serviço de saúde, a integração curricular de disciplinas de diferentes áreas e o uso de metodologias problematizadoras de ensino constituem estratégias fundamentais para a formação interdisciplinar da enfermeira psiquiátrica.

    Resumo em Espanhol:

    Reflexión teórica que se prepone analizar la interdisciplinariedad como un elemento básico para la formación de la enfermera psiquiátrica según la perspectiva de la atención psicosocial. El interdisciplinariedad se ha considerado por los diferentes autores como una alternativa para alcanzarse las ofertas de las innovaciones propuestas por la nueva manera de atención en la salud, el cual requiere a profesionales capaces de articular los conocimientos profesionales específicos con aquel que esta envuelto en toda la red de saberes en el sistema de la salud. Analizando la repercusión del interdisciplinariedad en el ámbito de la enfermería, se percibe que la búsqueda urgente de la identidad profesional de la enfermera psiquiátrica generó dificultades para la interlocución de la enfermería con los otros miembros del equipo técnico de atención al paciente. Concluímos que, la intensa parceria y/o sociedad entre la universidad y el servicio de la salud, la integración del plan de estudios de las diferentes disciplinas de diversas áreas y el uso de las metodologías problematizadoras de la educación constituyen estratégias básicas para la formación interdisciplinar de la enfermera psiquiátrica.

    Resumo em Inglês:

    This study is a theoretical reflection that intends to analyze interdisciplinarity as a basic element for the formation of the psychiatric nurse in the perspective of the psycho-social care. Interdisciplinarity has been considered by diverse authors to be an alternative to reach innovative proposals for a new method of health care, one that requires capable professionals to articulate specific professional knowledge within the total knowledge network of the health care system. Analyzing the repercussions of interdisciplinarity in the scope of the nursing, one perceives that the wild search for professional identity of the psychiatric nurse generated difficulties for dialogue with the remaining members of the mental health care team. One concludes that the intensification of the partnerships between university and health services, the curricular integration of the disciplines of different areas, and the use of problem-solving methodologies within education constitute basic strategies to permit a more interdisciplinary psychiatric nurse.
  • A interdisciplinaridade como construção do conhecimento em saúde e enfermagem Reflexão

    Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Erdmann, Alacoque Lorenzini

    Resumo em Português:

    Este artigo resulta de uma síntese sobre a interdisciplinaridade na construção do conhecimento e práticas em saúde/enfermagem, considerando as múltiplas dimensões que envolvem o processo saúde-doença e a promoção da saúde das comunidades. O objetivo é propiciar reflexão e melhor compreensão da realidade dinâmica e complexa, que impõe que se estabeleça múltiplas interconexões para que as ações se efetivem na promoção da saúde. O pensamento em saúde ainda é fragmentado, levando a ações de prevenção e controle de doenças pontuais e enfoque mutilado da realidade vivida pelos sujeitos. O estabelecimento das inter-relações e integrações disciplinares propiciará uma consciência capaz de enfrentar as complexidades e a integralidade do processo de viver saudável. A partir dessa compreensão, sugere-se a construção de um conhecimento contextualizado em saúde/enfermagem, que responda às necessidades dos sujeitos e facilite a criação de parcerias entre múltiplos atores/sistemas sociais na abordagem por melhores condições de saúde e vida.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo resulta de una síntesis sobre la interdisciplinariedad en la construcción del conocimiento y prácticas en salud/enfermería, considerando las múltiples dimensiones que envuelven el proceso salud-enfermedad y la promoción de la salud de las comunidades. El objetivo es propiciar la reflexión y mejorar la comprensión de la realidad dinámica y compleja, que impone que se establezcan múltiples interconexiones para hacer efectivo las acciones en la promoción de la salud. El pensamiento en la salud, todavía, continua fragmentado, llevando las a acciones de prevención y el control de enfermedades puntuales y a um enfoque mutilado de la realidad vivida por las personas. El establecimiento de las interrelaciones e integraciones disciplinares propiciará una conciencia capaz de enfrentar las complejidades y la integridad del proceso de vivir saludable. A partir de esta comprensión, se sugiere la construcción de un conocimiento contextualizado en salud-enfermería, que responda a las necesidades de las personas y facilite la creación de parcerías entre múltiples actores/sistemas sociales en el abordaje por mejores condiciones de salud y de vida.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a synthesis about interdisciplinarity in constructing knowledge and practices in health care and Nursing, considering the multiple dimensions which involve the health and illness processes and health promotion in communities. The objective of this study is to propitiate better comprehension about the complexity and dynamism of the reality that demands professionals to establish interrelationships among their actions, aiming for effective health promotion. The concepts of health are still fragmented, resulting in reducing professionals' actions toward prevention to controlling illness without considering the individuals' daily life context. Whereas, the professional that establishes the interrelationships between disciplines will be able to face the complexities and wholeness of healthy living process. From this comprehension, the author suggests knowledge construction based on a health care/Nursing context that meets individuals' necessities and facilitates the development of a net partnership between social actors, seeking better health and life conditions for individuals.
  • Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem Reflexão

    Berardinelli, Lina Márcia M.; Santos, Mauro Leonardo S. Caldeira dos

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene como objetivo identificar los efectos de la interdisciplinariedad en la enseñanza de la enfermería y el desafío de la misma en la construcción del proceso de cuidado en la enfermería. Son señadas algunas referencias históricas en la construcción de la enseñanza de enfermería en el Brasil y su conexión con el paradigma de la interdisciplinaridad. Se hace enfasis en la presencia de un desvío o de la dificultad de trabajar se las fronteras de las disciplinas, dificultándose la integración prevista por la interdisciplinariedad y la enseñanza de la enfermería. La integración y la reconstrucción de conceptos del cuidado humano y sus cuestiones éticas, estéticas y la conjugación con las ciencias instrumentales se constituyen en un gran desafío de la interdisciplinariedad para garantizar la ampliación de las acciones del cuidado humano y de la enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to identify the interdisciplinary effects on the teaching of nursing and to identify the interdisciplinary challenges in building the process of nursing care. Some historical references about the construction of the teaching of nursing in Brazil and its connection with the interdisciplinarity paradigm are pointed out. It emphasises the difficulty in working the borderlines of disciplines and the integration proposed by intediciplinarity and the teaching of nursing. The integration, the construction of human care concepts and their ethical and esthetical questions, combined with instrumental sciences are challenges of interdisciplinarity which guarantee the enlargement of human care actions and nursing.
  • A construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire Relato De Experiência

    Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria Lerch

    Resumo em Português:

    Num mundo complexo e competitivo, torna-se cada vez mais difícil encontrar estratégias para a resolução de problemas no contexto profissional e institucional. O grande desafio está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética profissional e o respeito à dignidade humana, como balizadores para o desenvolvimento de um processo de humanização institucional. Por meio do método de Paulo Freire, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetivou-se construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito membros. Emergiram como temas geradores, dentre outros: humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo.

    Resumo em Espanhol:

    En un mundo complejo y competitivo, se torna cada vez más difícil visualizar y encontrar estratégias de acción y enfrentamiento colectivos para la solución de problemas en el contexto profesional e institucional. El gran reto está en construir elementos de reflexión y estratégias de intervención capaces de rescatar valores básicos coherentes con la ética profesional y el respeto a la dignidad humana, como para el desarrollo de un proceso de humanización institucional. Por medio del método de Paulo Freire, con base en el diálogo y la reflexión crítica sobre la realidad concreta, se propuso construir un proceso interdisciplinario, con miras a la humanización del ambiente hospitalario, con liderazgon pertenecientes al equipo multiprofesional de la salud, con un total de dieciocho profesionales. Emergieron como temas generadores, entre otros: humanizarse para humanizar, el ser humano un ser de relaciones dialógicas; la humanización pasa por la comunicación, este decurre de la acogido y del vinculo afectivo.

    Resumo em Inglês:

    In a complex and competitive world, it becomes more and more difficult to visualize and find action and collectively-based strategies to solve problems in the professional and institutional context. The greatest challenge lies in constructing elements of reflection and intervention strategies able to rescue basic values coherent with professional ethics and respect to human dignity, indicators for the development of an institutional humanization process. Through Paulo Freire's method, based on the dialogue and critical reflection about one's concrete reality, we aimed at constructing an interdisciplinary process in order to humanize the hospital environment. Among others, the following subjects were generated: to be human in order to humanize; the human being a being of dialogical relations; humanization implies communication and is a result of welcoming and emotional bonds.
  • A construção de um espaço dialógico-reflexivo, no contexto interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar Resumo

    Backes, DS
  • O baixo peso ao nascer em recém-nascidos de mães residentes nas comunidades próximas ao parque industrial do município de Rio Grande/RS: um estudo de casos e controles Resumo

    Backes, MTS
  • Acidentes de trânsito e os estimulantes do tipo anfetaminas: estudo de caso junto às empresas de transporte rodoviário de cargas no estado de Santa Catarina Resumo

    Zeferino, MT
  • Dimensões do processo de cuidar na enfermagem: um olhar da enfermeira Resumo

    Celich, KLS
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br