Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 19, Número: 4, Publicado: 2010
  • Desafios metodológicos para a enfermagem na pesquisa do cuidado Editorial

    Truisi, Martha Lucia Vásquez
  • A enfermagem como grupo oprimido: as vozes das protagonistas Artículo Original

    Moya, Jose Luis Medina; Backes, Vânia Marli Schubert; Prado, Marta Lenise do; Sandin, Mari Paz

    Resumo em Português:

    Estudo etnográfico que teve o objetivo de analisar as relações de poder e dominação na perspectiva freireana no ensino de enfermagem e sua repercussão na conformação de uma identidade profissional subordinada. Participaram docentes e estudantes de uma das escolas universitárias de enfermagem espanholas e enfermeriras assistenciais. Os dados foram obtidos por triangulação de métodos: observação participante e não participante e entrevistas. Utilizou-se o registro em notas de campo e audio e os dados foram analisados mediante o método de comparações constantes. Os resultados evidenciam mecanismos mediante os quais as ideologias dominantes na formação de profissionais de saúde dão forma e conteúdo a subjetividade das professoras e estudantes dirigindo-as em conformidade e subordinação para as práticas estabelecidas nas instituições de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio etnográfico que tuvo como objetivo analizar las relaciones de poder y dominación desde la perspectiva freireana en la enseñanza de la enfermería y su repercusión en la conformación de una identidad profesional subordinada. Participaron docentes y estudiantes de una de las escuelas universitarias de enfermería españolas y enfermeras asistenciales. Los datos fueron obtenidos por triangulación de métodos: observación participante y no participante y entrevistas. Se registraron en un cuaderno de notas de campo o en cinta magnetofonica y se analizaron mediante el método de las comparaciones constantes. Los resultados muestran mecanismos mediante los cuales las ideologías dominantes en la formación de profesionales de la salud dan forma y contenido a la subjetividad de profesoras y estudiantes dirigiéndolas hacia la conformidad y subordinación para con las prácticas establecidas en las instituciones sanitárias.

    Resumo em Inglês:

    Ethnographic study which is aimed at analyzing the relations of power and domination in Freire's perspective on nursing education and its impact on shaping a subordinate professional identity. Participated are professors and students of the spanish university school of nursing and nurses assistance. Data were obtained by triangulation methods: participant and non participant observation and interviews. We used the record of field notes and audio, and data were analyzed using constant comparison method. The results indicate mechanisms by which the dominant ideologies in the training of health professionals form and content of the subjectivity of teachers and students in addressing the compliance and subordination to the established practices in health institutions.
  • Usando role playing na integração do conhecimento no processo ensino-aprendizagem em enfermagem: avaliação dos alunos Original Article

    Riera, José Ramón Martínez; Cibanal, Juan Luis; Mora, María Jesus Pérez

    Resumo em Português:

    Avaliar o role-playing como metodologia no proceso ensino-aprendizagem no ensino de graduação de enfermagem. Identificar as atitudes dos estudantes de enfermagem relacionadas ao role-playing. Analisar a resposta dos alunos no proceso ensino-aprendizagem após realizarem o role-playing. a relação de ajuda é uma das principaisfunções dos cuidados de enfermagem, em todas as dimensões e, através da comunicação terapêutica busca o desenvolvimento das pessoas para enfrentar os diversos estímulos da vida. A comunicação terapêutica permite às enfermeiras reconhecerem seu papel, como um marco para "saber estar" na relação de ajuda. Estudantes de terceiro ano da Escola de Enfermagem "X" nos períodos letivos de 2006-2007 e 2007-2008. A natureza reflexiva desta pesquisa qualitativa baseia-se no interacionismo simbólico. A categoria temática selecionada foi o role-playing, que permitiuuma classificação em subcategorias e códigos. Os resultados permitiram identificar o que realmente acontece com o uso do role-playing como uma ferramenta de ensino e aprendizagem em enfermagem, porquê e quais suas consequências.

    Resumo em Espanhol:

    Evaluar el role-playing como metodología en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza del Grado de Enfermería. Identificar la actitud de los estudiantes de enfermería ante el role-playing. Analizar la respuesta de los estudiantes después de realizar el role-playing en su proceso de enseñanza-aprendizaje. La relación de ayuda es una de las funciones principales de los cuidados de enfermería, en todos los ámbitos con el fin de que se pueda desarrollar y hacer frente a los diversos estímulos de la vida a través de la comunicación terapéutica, que permite a las enfermeras ver su rol con las personas como un marco para "saber estar" en la relación de ayuda. Estudiantes de tercer año de la Escuela de Enfermería de la "X". Año académico 2006-2007 y 2007-2008. El carácter reflexivo de la investigación cualitativa está fundamentado en el Interaccionismo Simbólico. La categoría temática seleccionada, es la de role-playing que permite una clasificación de subcategorías y códigos. Los resultados del análisis de las síntesis nos han permitido identificar lo que sucede realmente con la utilización del role-playing como herramienta de enseñanza-aprendizaje en enfermería, por qué y cuáles son las consecuencias.

    Resumo em Inglês:

    To assess role-playing as a methodology in the teaching-learning process for the Nursing Degree. To identify the attitude of nursing students towards role-playing. To analyze the response of students to their teaching-learning process after role-playing. Relationship is one of the main functions of nursing care in all fields, as it contributes to developing and coping with the various stimuli of life through therapeutic communication, which helps nurses know their role and how to behave according to the situation. Third-year students from the Nursing School of the "X". Academic years 2006-2007 and 2007-2008. The reflexive nature of qualitative research is based on Symbolic Interactionism. The subject category chosen is role-playing and it is sorted into the subcategories and codes. Findings from the analysis of the summaries have allowed us to see what actually happens when using role-playing as a teaching-learning tool in nursing, why and what the consequences are.
  • Vivências de mulheres Brasileiras com incontinência urinária Artigo Original

    Higa, Rosângela; Rivorêdo, Carlos Roberto Soares Freire de; Campos, Lia Keuchguerian; Lopes, Maria Helena de Moraes; Turato, Egberto Ribeiro

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo foi aprofundar os conhecimentos sobre as vivências com a perda urinária entre mulheres brasileiras. Utilizou-se o método clínico-qualitativo com entrevistas semi-dirigidas. Oito mulheres, faxineiras, de 30 a 45 anos, de baixa situação socioeconômica, com queixa de perda urinária e que nunca realizaram tratamento, foram selecionadas pela técnica "bola de neve", com fechamento amostral pelo critério de saturação. A técnica de análise de conteúdo com abordagens psicodinâmicas possibilitou a criação de duas categorias: um assunto velado e uma vivência solitária. Para as mulheres, a perda urinária é um assunto que deve ser escondido, um obstáculo nas interações interpessoais, um estigma que impede a busca de tratamento. Elas convivem com o medo e a vergonha. Calam-se, sofrem sozinhas, e para resistir, reagem com a solidão. Concluímos que as mulheres incontinentes preferem o silêncio a ter que pedir ajuda, encontram no isolamento a forma de proteção, e na solidão, a sobrevivência.

    Resumo em Espanhol:

    Nuestro objetivo fue profundizar los conocimientos acerca de las experiencias con la pierda de orina de mujeres brasileñas. Utilizamos el método clínico-cualitativo y entrevistas semi-dirigidas. Ocho mujeres incontinentes, empleadas domésticas, con edad entre 30 a 45, bajo estatus socioeconómico y que nunca trataran la incontinencia urinaria, fueran seleccionadas por la técnica de "bola de nieve" y pelo criterio de saturación. La técnica de análisis de contenido con enfoque psicodinámico permitió la creación de dos categorías: una cuestión encubierta y una experiencia solitaria. Para las mujeres, la incontinencia urinaria es un problema que debe ser ocultado, un obstáculo en las interacciones interpersonales y un estigma que impide la búsqueda de tratamiento. Viven en el miedo y vergüenza. Silencian, sufren solas y reaccionan con la soledad. Concluimos que estas mujeres prefieren el silencio a tener que pedir ayuda, encuentran en el aislamiento, la forma de protección, y en la soledad, la supervivencia.

    Resumo em Inglês:

    Our aim was to amplify the knowledge about the life experiences with urinary incontinence of Brazilian women. Were used the clinical-qualitative method with semi-directed interview. Eight women, housemaids, the 30 to 45 years, low socioeconomic status, with complain of urinary incontinence and never seek treatment, were selected by the "snowball" technique, and the size closing was by saturation criterion. The content analysis technique and psychodynamic approaches allowed the creation of two categories: one hidden problem and lonely life experience. For women, urinary incontinence is a problem that should be hidden, one obstacle in interpersonal interactions, a stigma that prevents the search for treatment. They live in fear and shame. They silenced, suffer alone, and to resist, react with the loneliness. The conclusions were that incontinent women prefer silence to having to ask for help, the insulation in was the protection form and aloneness, survival.
  • Passando pela experiência do tratamento para tuberculose Artigo Original

    Souza, Sabrina da Silva de; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou conhecer a experiência de realizar o tratamento para tuberculose. Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados através de entrevistas com cinco grupos amostrais, totalizando 26 pessoas. A codificação e a análise dos dados permitiram identificar duas categorias: Fazendo o tratamento e Abandonando o tratamento. Fazer o tratamento inclui: tomar os medicamentos; ir às consultas; fazer exames; ficar afastado do trabalho; fazer alimentação consistente; fazer repouso. Os fatores relacionados ao abandono do tratamento da tuberculose são complexos e não estão relacionados somente aos efeitos colaterais da medicação, uso de álcool e drogas. Ter a renda comprometida, não conseguir ficar na perícia e não conseguir ficar internado são situações que podem contribuir para o abandono. A obtenção do sucesso do tratamento vai além da eficácia farmacológica, existindo dificuldades relacionadas à pessoa com tuberculose, ao tratamento empregado e ao tipo de atenção recebida.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio cualitativo con el objetivo de conocer la experiencia vivida al realizar el tratamiento para la tuberculosis. Como marco teórico metodológico se utilizó la Teoría Fundamentada. La recolección de los datos se hizo por medio de entrevistas con cinco grupos de muestras, para un total de 26 personas. A partir de la codificación y el análisis de los datos se identificaron dos categorías, a saber: Hacer el tratamiento y Abandonar el tratamiento. La primera incluye: tomar los remedios; ir a las consultas; hacer los exámenes; retirarse del trabajo; alimentarse correctamente; descansar. Los factores relacionados con el abandono del tratamiento de la tuberculosis son complejos y no están relacionados solamente con los efectos colaterales de los medicamentos, el uso de bebidas alcohólicas y las drogas. Otros factores que también pueden contribuir para el abandono del tratamiento de la tuberculosis son: la disminución del sueldo, la imposibilidad de obtener el permiso médico y de ser hospitalizado. El suceso del tratamiento va más allá de la eficacia farmacológica, existiendo dificultades relacionadas a la persona con tuberculosis, al tratamiento empleado y al tipo de atención recibida

    Resumo em Inglês:

    A qualitative study that aims to know the experience of undergoing the tuberculosis treatment. The Grounded Theory was used as a methodological reference. The data were collected through interviews with five sampling groups, with a total of 26 people. The data coding and analysis allowed identifying two categories: undergoing treatment and abandoning treatment. Undergoing treatment includes: taking the medications; seeing the doctor; running tests; staying away from work; having a consistent feeding; resting. The features related to abandoning treatment of tuberculosis are complex and are not related only to the medication collateral effects, use of alcohol and drugs. Having the income compromised, not being able to stay away from work and not remaining in hospital are situations that can contribute to abandoning. The treatment success is beyond the pharmacological efficacy, there are difficulties related to the person with tuberculosis, to the treatment employed and the kind of attention received.
  • Necessidades de familiares de pacientes internados em unidade de terapia intensiva neonatal Artigo Original

    Soares, Lucineia Oliveira; Santos, Regina Ferreira dos; Gasparino, Renata Cristina

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste estudo foram avaliar a confiabilidade do Inventário de Necessidades e Estressores de Familiares em Terapia Intensiva numa amostra de 72 familiares de recém-nascidos internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal e identificar a importância dessas necessidades. O estudo quantitativo, descritivo e transversal foi desenvolvido no período de julho a setembro de 2008. Para avaliar a importância das necessidades, foi calculada a média dos escores de cada subescala e do total de itens do instrumento; e para avaliar a confiabilidade, foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach. O instrumento apresentou satisfatórios valores de consistência interna para o total de itens e para as subescalas do instrumento, e as necessidades julgadas como as de maior importância foram aquelas relacionadas à segurança, informação e proximidade. Conhecer as necessidades dos familiares permite ao enfermeiro implantar ações que garantam melhor qualidade da assistência oferecida aos recém-nascidos e às suas famílias.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos del presente estudio son: evaluar la confiabilidad del Inventario de Necesidades y Estresores de Familiares de Pacientes en Cuidados Intensivos en 72 familiares de recién nacidos internados en una unidad de cuidados intensivos neonatales e identificar la importancia de dichas necesidades. El estudio cuantitativo, descriptivo y transversal se realizó durante el período de julio a septiembre de 2008. Para evaluar la importancia de las necesidades se calculó el promedio de cada subescala y del total de los ítems del instrumento, y para la confiabilidad se calculó el coeficiente alfa de Cronbach. El instrumento presentó satisfactorios valores de coherencia interna para todos los ítems y las subescalas del instrumento. Las necesidades consideradas como las de mayor importancia fueron las relacionadas con seguridad, información y proximidad. El conocer las necesidades de los familiares le permite al enfermero implementar acciones que garanticen una asistencia de mejor calidad a los recién nacidos y sus familias.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of the present study were to assess the reliability of the Critical Care Family Needs Inventory on a sample of 72 relatives of newborns staying in a neonate intensive care unit and to identify the importance of these needs. This quantitative, descriptive, cross-sectional study was carried out from July to September 2008. To assess the importance of the needs, the mean scores of each subscale were calculated together with the total of the items in the instrument. To assess reliability, Cronbach's alpha coefficient was calculated. The instrument presented adequate values of internal consistency for the total of items and for the subscales. The most important needs were those related to safety, information and closeness. To be aware of family members needs enables nurses to introduce actions to ensure a better quality of care provided to newborns and their families.
  • Conhecimento dos professores sobre o manejo da criança com diabetes mellitus Artigo Original

    Simões, Ana Lúcia de Assis; Stacciarin, Thaís Santos Guerra; Poggetto, Márcia Tasso Dal; Maruxo, Harriet Bárbara; Soares, Helga Marízia; Simões, Ana Carolina de Assis

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo seccional e descritivo que objetivou verificar o conhecimento dos professores sobre o diabetes mellitus e as dificuldades encontradas no manejo da criança com diabetes. Participaram 184 professores da educação infantil de escolas municipais do município de Uberaba-MG, entre os meses de abril e julho de 2009. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados por estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que os professores investigados denotaram conhecimento sobre o que é diabetes (58,15%); no entanto, demonstraram desconhecer as manifestações clínicas (27,72%), as abordagens terapêuticas (33,70%) e as principais condutas adotadas diante de situações adversas (42,40%). Este estudo contribuiu para enfatizar a necessidade de capacitar os professores da educação infantil na temática diabetes mellitus, a fim de possibilitar a abordagem à criança com conhecimento e segurança.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio descriptivo de corte transversal tuvo como objetivo verificar el conocimiento sobre la diabetes mellitus y las dificultades encontradas por los profesores en el manejo de los niños diabéticos. El estudio se hizo con 184 profesores de educación preescolar en las escuelas municipales del municipio de Uberaba-MG, entre abril y julio de 2009. Los datos fueron recolectados a través de cuestionario y se analizaron mediante estadística descriptiva. Los resultados mostraron que los profesores entrevistados tienen conocimiento acerca de la diabetes (58,15%), sin embargo, mostraron desconocimiento sobre las manifestaciones clínicas (27,72%), los enfoques terapéuticos (33,70%) y los principales procedimientos que se adoptarán en situaciones adversas (42,40%). Este estudio contribuyó a resaltar la necesidad de capacitar a los maestros sobre el tema de la diabetes mellitus de la primera infancia, para permitir el acercamiento al niño con conocimiento y seguridad.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive and sectional study that aimed to verify the teachers' knowledge about the diabetes mellitus and the difficulties found in the management of children with diabetes. Participated 184 teachers of infant education in municipal schools of the city of Uberaba, Minas Gerais, between the months of April to July 2009. Data were collected through questionnaire and analyzed using descriptive statistics. The results showed that investigates teachers had denoted knowledge about what is diabetes (58.15%), however, showed disregard the clinical manifestations (27.72%), therapeutic approaches (33.70%) and the main procedures to be adopted in adverse situations (42.40%). This study contributed to emphasize the need to train teachers of the infant education in thematic diabetes in the subject, to enable the approach to children with knowledge and safety.
  • É possível produzir saúde no trabalho da enfermagem? Artigo Original

    Azambuja, Eliana Pinho de; Pires, Denise Elvira Pires de; Vaz, Marta Regina Cezar; Marziale, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender que ações desenvolvidas pelos trabalhadores potencializam a sua saúde ou o seu desgaste; e identificar as possibilidades de expressão da subjetividade no cotidiano de trabalho. Os dados foram coletados em Unidades de Terapia Intensiva de dois hospitais situados na região Sul do Brasil, utilizando-se observação e entrevistas semi-estruturadas com a equipe de enfermagem. As principais situações produtoras de desgaste foram: modelo de gestão centralizador; falta de materiais, equipamentos e pessoal; proximidade com a morte e conflitos no trabalho. E a produtoras da saúde: satisfação com e reconhecimento pelo trabalho exercido; melhora do sujeito cuidado e possibilidade de exercício da autonomia. Conclui-se que a participação do trabalhador no processo de trabalho, a existência de condições de trabalho favoráveis e o estabelecimento de relações saudáveis no trabalho podem ser considerados como essenciais para a produção da saúde dos trabalhadores no cotidiano de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una investigación cualitativa con el objetivo de comprender cuales son las acciones adoptadas por los trabajadores que potencian a su salud o su desgaste y identificar las posibilidades de expresión de la subjetividad en la práctica cotidiana. Los datos fueron recolectados en las unidades de cuidados intensivos de dos hospitales en el sur de Brasil, mediante la observación y entrevistas semi-estructuradas con personal de enfermería. Las principales situaciones en que se produce el desgaste fueron: modelo centralizado de gestión, la falta de materiales, equipo y personal, la proximidad a la muerte y los conflictos en el trabajo. Y las productoras de la salud: la satisfacción y el reconocimiento por el trabajo realizado, mejora del sujeto y su capacidad para ejercer la autonomía. Se deduce que la participación del trabajador en el proceso de trabajo, la existencia de condiciones de trabajo favorables, y el establecimiento de relaciones saludables en el trabajo pueden considerarse esenciales para la producción de salud de los trabajadores en su trabajo diario.

    Resumo em Inglês:

    It concerns a qualitative research which aims to understand what actions developed by the workers provide them with health or strain; and to identify the possibilities of expressing the subjectivity at daily work. Data were collected in Intensive Care Unities of two hospitals in the Brazilian Southern region, applying observation and semi-structured interviews with a nursing staff. The main situations triggering strain were: centralized model of management; lack of material, equipment and staff; proximity with death and conflicts at work. As for providing health: job satisfaction and recognition by the work done; improving of patient outcome and possibility of working with autonomy. We can conclude that participation of the worker in the working process; good work conditions; setting up healthy relationships at work can be considered as essential to provide health for the workers on a daily basis.
  • Incontinência urinária autorreferida no pós-parto Artigo Original

    Lopes, Daniela Biguetti Martins; Praça, Neide de Souza

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, que entrevistou 288 mulheres com até seis meses de pós-parto, frequentadoras de um serviço de saúde do município de São Paulo. Teve como objetivo caracterizar a ocorrência de incontinência urinária autorreferida pela mulher no período pós-parto. Os resultados mostraram que, dentre as 71 mulheres autorreferidas como incontinentes, 20 (28%) relataram que a perda involuntária de urina interferia na sua vida diária; 38 (53,5%) eram primíparas; 277 mulheres (96%) não foram orientadas sobre o preparo do períneo na gestação ou no pós-parto. Verificou-se que, no pós-parto, as mulheres não informam sobre a ocorrência de incontinência urinária ao profissional de saúde, e aquelas que o fazem, não recebem tratamento. A gestação e o pós-parto são momentos importantes para a prevenção desta morbidade.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio epidemiológico, transversal, que entrevistó a 288 mujeres con hasta seis meses del parto, que son frecuentadoras de un servicio de salud del municipio de Sao Paulo. Tuvo como objetivo caracterizar la ocurrencia de incontinencia urinaria automanifestada por las mujeres en el período de posparto. Los resultados mostraron que entre las 71 mujeres con incontinencia automanifestada, 20 (28%) informó que la pérdida involuntaria de orina interfiere con su vida cotidiana; 38 (53.5%) eran primiparas; 277 no estaban orientadas a la preparación del perineo durante el embarazo o en el posparto. Se encontró que las mujeres después del parto no informan al profesional de la salud sobre la aparición de la incontinencia urinaria, y las que lo hacen no reciben tratamiento. El embarazo y el posparto son momentos importantes para la prevención de la morbilidad.

    Resumo em Inglês:

    This is an epidemiological and cross-sectional study. It was interviewed 288 women with up to six months of the postpartum period, who were attended in a health service in São Paulo city. The aim of this study was to characterize the occurrence of the self-reported urinary incontinence in women by the postpartum period. The results showed that among the 71 women self-reported with incontinence, 20 (28%) reported that the unintentional lose of urine interfered with their daily lives; 38 (53.5%) were primiparous; 277 (96%) were not oriented on the preparation of perineum in pregnancy or in the postpartum period. It was found that the postpartum women do not report on the occurrence of urinary incontinence to the health professional and those who do not receive treatment. Pregnancy and postpartum are important moments for the prevention of this morbidity.
  • Os fios visível e invisível da experiência do exame físico para o cliente Artigo Original

    Salomão, Graciela da Silva Miguéis; Azevedo, Rosemeiry Capriata de Souza

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica, que teve por objetivo desvelar a experiência do exame físico para o cliente. Os dados foram coletados nos meses de abril a julho/2009, por meio de entrevista semiestruturada com 14 clientes que passaram pela experiência do exame físico em um hospital universitário de Cuiabá-MT, a partir da questão norteadora: "Conte-me como foi a sua experiência em relação ao exame físico". Os dados foram organizados pela técnica de Giorgi e analisados com base na fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. A unidade de significado emergida foi: O exame físico localiza a doença no corpo, tornando visível o invisível. O fenômeno se desvelou como procedimento importante, capaz de localizar a doença no corpo, utilizando para isso técnicas específicas tais como a inspeção, palpação, percussão e ausculta. Conclui-se que há necessidade de rever as práticas profissionais e dar voz aos clientes que vivenciam a experiência em seu corpo.

    Resumo em Espanhol:

    Estúdio cualitativo de enfoque fenomenológico, que tuvo por objeto revelar la experiencia del examen físico para el cliente. La recopilación de datos fueron los meses de abril hasta julio del 2009, por médio de une encuesta semiestructurada com 14 clientes que pasaron por la experiencia del examen físico em un hospital universitario de Cuiaba em Mato Grosso, a partir de la cuestión norteadora "Cuêntame como fue su experiencia en relación al examen físico". Los datos fueron organizados por la técnica de Giorgi y analisados con base em la fenomenologia de la percepción de Merleau-Ponty. La unidad de significado emergida fue: El examen localiza la enfermedad en el cuerpo, convertiéndose en visible o invisible. El fenomeno se mostrá como procedimiento importante, capaz de localizar la enfermedad en el cuerpo, y para eso, utiliza técnicas especificas tales como la inspección, palpación, percusión y ausculta. Concluye que hay la necesidad de rever las praticas profesionales y dar voz a los clientes que vivenciam la experiência en su cuerpo.

    Resumo em Inglês:

    The qualitative study of phenomenology boarding, that had the purpose to reveal the physical examination experience for the custumer. The data were colected in the months of april and July of two thousand and nine, trough the semi-structures interview with fourteen custumers that had the physical examination experience in a University Hospital in Cuiabá-MT from the question about the topic "Tell me about your physical examination relation". The information were organized by Giorgi and analyzed based on the Merleau-Ponty comprehension. The unit of meaning emerged was: The physical examination finds the disease in the body making visible the inviseble. The phenomenon revealed the important process, able to locate the disease of the body, and because of this use specific techniques just like inspection, palpation, percussoes and auscultation. Concluded the need to review the profitional practies to give voice to the costomers who lived the experience in your body.
  • Satisfação da puérpera com os cuidados de enfermagem recebidos em um alojamento conjunto Artigo Original

    Odinino, Natália Gabriela; Guirardello, Edinêis de Brito

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo que objetivou avaliar a satisfação das puérperas com os cuidados de enfermagem recebidos em um alojamento conjunto e verificar se a mesma difere com relação a algumas variáveis demográficas e obstétricas. Para a coleta de dados utilizou-se o Instrumento de Satisfação do Paciente e a ficha sócio-demográfica e obstétrica. Participaram 187 puérperas com idade média de 26,1 anos. Dessas, 27,8% eram primíparas, 34,8% secundíparas e 37,4% multíparas, com predomínio de parto vaginal. As puérperas relataram satisfação com os cuidados recebidos para todos os domínios do instrumento e àquelas com três ou mais gestações relataram maior nível de satisfação para o domínio educacional em relação àquelas com duas gestações. As mulheres com parto vaginal também estavam mais satisfeitas quanto aos domínios técnico-profissional e educacional em relação às mulheres com parto cesáreo. Conhecer o nível de satisfação das puérperas com os cuidados de enfermagem possibilita ao enfermeiro planejar e implementar uma assistência com qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo que tiene el objetivo de evaluar el nivel de satisfacción de las puérperas a los cuidados de enfermería recibidos en un alojamiento conjunto y verificar si esta satisfacción se diferencia según variables demográficas y obstétricas. Para recopilar los datos se utilizó el Instrumento de Satisfacción del Paciente y un cuestionario de caracterización sociodemográfica y clínica. Participaron 187 puérperas con edad promedio de 26,1 años. En esta muestra, 27,8% eran primíparas, 34,8% secundíparas y 37,4% multíparas, con predominio del parto vaginal. Las puérperas declararon satisfacción con la atención recibida en todos los dominios del instrumento y las que tienen tres o más embarazos declararon mayor nivel de satisfacción en el área educacional comparada con aquellas con dos embarazos. Las puérperas con parto vaginal estuvieron también más satisfechas con respecto al área técnico profesional y educacional en relación a las puérperas con cesárea. El conocimiento del grado de satisfacción de las puérperas con el cuidado de enfermería permite planificar e implementar una asistencia con calidad.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive study with the objective to assess the level of satisfaction of puerperas with the nursing care provided in rooming-in settings and to verify whether this satisfaction differ regarding some demographic and obstetric variables. For data collection, the Patient Satisfaction Instrument and the demographic and obstetric characterization form were used. Participants were 187 puerperas with average age of 26.1 years. From this sample, 27.8% were primiparous, 34.8% secundiparous and 37.4% multiparous, with a predominance of vaginal delivery. The puerperas reported satisfaction with the care received for all domains of the instrument and the one with three or more pregnancies reported greater satisfaction level for the educational domain than those with two pregnancies. The puerperas with vaginal delivery were also more satisfied in relation to technical-professional care and educational domains than puerperas with cesarean births. Knowing the puerperas' satisfaction with nursing care will help nurses to plan and implement an assistance with quality.
  • Comportamento da diarréia infantil antes e após consumo de água pluvial em município do semi-árido Brasileiro Artigo Original

    Joventino, Emanuella Silva; Silva, Sabrina Ferreira da; Rogerio, Raul Feitoza; Freitas, Giselle Lima de; Ximenes, Lorena Barbosa; Moura, Escolástica Rejane Ferreira

    Resumo em Português:

    Objetivou-se investigar a correlação entre consumo de água das cisternas e comportamento da diarréia infantil. Estudo quantitativo, transversal, realizado em Canindé-CE, com 56 famílias. As principais fontes de água utilizadas antes da construção das cisternas foram cacimbão (21-37,5%) e açude (17-30,4%). Verificou-se correlação linear, inversamente proporcional e estatisticamente significante, entre a taxa de diarréia infantil e o número de cisternas construídas por ano (r=-0,943; p=0,001). A cloração foi o principal tipo de tratamento da água, antes (46-82,1%) e depois (37-66%) da aquisição das cisternas, porém com diluição incorreta (41-89,2%). As cisternas de captação de água pluvial refletiram na melhoria da saúde infantil na região, contudo a população ainda necessita melhorar as medidas de tratamento da água consumida.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo investigar la correlación entre el consumo de agua de los tanques y el comportamiento de la diarrea infantil. Es un estudio cuantitativo, transversal, realizado en Canindé-CE, Brasil, con 56 familias. Las principales fuentes de agua utilizadas antes de la construcción de los tanques, fueron "cacimbão" (21-37,5%) y presa (17-30,4%). Se verificó una correlación linear inversa y estadísticamente significativa entre las tasas de diarrea infantil y el número de tanques construidos por año (r= -0,943; p=0,001) y estadísticamente significativa (p= 0,001). La cloración fue el principal tratamiento del agua antes (46-82,1%) y después (37-66%) de la adquisición del tanque, pero con dilución incorrecta (41-89,2%). El uso de las cisternas para captar el agua de la lluvia se refleja en la mejora de la salud infantil en la región, sin embargo, las personas todavía necesitan mejorar las medidas para el tratamiento del agua potable.

    Resumo em Inglês:

    Aimed to investigate the correlation between water tanks and infant diarrhea. Quantitative and transversal study, held in Canindé-CE, Brazil, with 56 families. The main sources of water used before the construction of tanks were "cacimbão" (21-37.5%) and dam (17-30.4%). There was a linear inverse correlation and relation statistically significant between the rates of infant diarrhea and the number of tanks built (r =-0.943; p=0.001). Chlorination was the main type of water treatment before (46-82,1%) and after (37-66%) of the acquisition of the tank, but with incorrect dilution (41-89,2%). Tanks to capture rainwater reflected in an improvement of child health in the region, but people still need to improve the treatment steps of water to be consumed.
  • Relações estabelecidas pelas enfermeiras com a família durante a hospitalização infantil Artigo Original

    Lima, Aline Soares de; Silva, Vívian Karla Bezerra Alves da; Collet, Neusa; Reichert, Altamira Pereira da Silva; Oliveira, Beatriz Rosana Gonçalves de

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou analisar as relações que as enfermeiras estabelecem com a família durante o período de hospitalização de seus filhos e verificar como tem sido a participação da família nos cuidados à criança hospitalizada. Os dados empíricos foram coletados por meio da observação participante e da entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados seguiu os fundamentos da análise temática. Os resultados evidenciam que as relações que as enfermeiras estabelecem com as famílias das crianças hospitalizadas não contemplam as necessidades destas, comprometendo a assistência à díade criança-família. Estas relações são objetivas, sucintas, formais e unilaterais, com predominância da enfermagem. Percebe-se que a família foi inserida na realização dos cuidados à criança, porém tem havido uma delegação de cuidados sem uma coparticipação por parte das enfermeiras, e nem uma negociação dessas ações, remetendo a uma reflexão sobre essas relações de modo que a assistência à díade possa estar balizada pelo princípio da integralidade.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo que tuvo por objetivo analizar las relaciones que las enfermeras establecen con la familia durante el período de hospitalización de sus hijos y examinar cómo la familia participa de los cuidados del niño hospitalizado. Los datos empíricos fueron levantados por medio de la observación participante y de la entrevista semi-estructurada. La interpretación de los datos siguió los fundamentos del análisis temático. Los resultados evidencian que las relaciones que las enfermeras establecen con las familias de los niños hospitalizados no contemplan las necesidades de éstos, comprometiendo la asistencia a la díada niño-familia. Estas relaciones son objetivas, sucintas, formales y unilaterales, con predominio de la enfermería. Se nota que la familia fue inserta en la realización de los cuidados al niño, pero sin embargo se produjo delegación de cuidados sin una coparticipación por parte de las enfermeras, y no hubo una negociación de esas acciones, lo que remite a una reflexión sobre esas relaciones de modo que la asistencia a la díada pueda estar embasada por el principio de la integralidad.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study aimed to analyze the relationships between nurses and the families during their children's hospitalization and investigate how the family had participated in the care. Empirical data was collected through participant observation and semi-structured interview. The data interpretation was based on foundations of thematic analysis. The results have shown that the relationships between nurses and families during the children's hospitalization have not reached their needs, compromising the assistance to the duo child-family frame. These relationships are objective, concise, formal and unilateral, with nursing predominance. It was noticed that the families were included in the implementation of the child care, although it had been a negligence of care co-participation by nurses, and even a negotiation of such actions, taking them to reflect on these relationships so that the duo child-family assistance can be reasoned by the principle of integrality.
  • Terapêutica medicamentosa: conhecimento e dificuldades de familiares de pessoas idosas com transtorno afetivo bipolar Artigo Original

    Monteschi, Maristela; Vedana, Kelly Graziani Giacchero; Miasso, Adriana Inocenti

    Resumo em Português:

    Este estudo descritivo quali-quantitativo teve como objetivo verificar o grau de conhecimento e dificuldades do familiar do idoso com Transtorno Afetivo Bipolar referentes ao tratamento medicamentoso prescrito para o paciente. Participaram do estudo 17 familiares de idosos com Transtorno Afetivo Bipolar atendidos em um Núcleo de Saúde Mental. Para coleta de dados empregou-se a entrevista semiestruturada e aplicação de escala. Identificou-se baixo nível de conhecimento dos familiares, especialmente sobre doses e frequência dos medicamentos prescritos. Dentre as dificuldades relacionadas ao tratamento medicamentoso dos pacientes, relatadas pelos familiares, destacaram-se a ambiguidade em relação à avaliação dos benefícios do medicamento, não aderência dos pacientes ao medicamento, sobrecarga relacionada aos cuidados referentes aos medicamentos, tratamento inadequado, preocupação com o acesso ao medicamento e utilização de bebida alcoólica pelo paciente. É imperativa a necessidade de ações educativas junto à família e sua inclusão na assistência oferecida ao paciente, como colaboradora e alvo das intervenções.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio cualitativo y cuantitativo tuvo como objetivo determinar el grado de conocimiento y las dificultades de los familiares de ancianos con Trastorno Afectivo Bipolar relacionados al tratamiento farmacológico prescrito al paciente. Participaron del estudio 17 familiares de ancianos con Trastorno Afectivo Bipolar que reciben atención en un Servicio de Salud Mental. Para la recolección de datos se utilizó la entrevista semi-estructurada y la aplicación de escala. Se identificó bajo nivel de conocimiento de los familiares, especialmente acerca de las dosis y frecuencia de los medicamentos prescritos. Entre las dificultades relacionadas al tratamiento farmacológico, relatadas por los familiares, se destacan la ambigüedad en relación a la evaluación de los beneficios del medicamento, no adherencia de pacientes al medicamento, sobrecarga relacionada con la atención referente a los medicamentos, tratamiento inadecuado, preocupación con el acceso al medicamento y utilización de bebida alcohólica por los pacientes. Son necesarias acciones educativas junto a las familias, como colaboradoras y blanco de las intervenciones, y su inclusión en la atención ofrecida al paciente.

    Resumo em Inglês:

    This study descriptive qualitative and quantitative aimed to verify the level of knowledge and difficulties of relatives of elderly people with Bipolar Affective Disorder regarding the medication treatment prescribed to patients. The participants were 17 relatives of elderly patients with Bipolar Affective Disorder who receive care in a Mental Health Service. Semi-structured interview and a scale were used for data collection. Low level of knowledge from relatives was verified, especially concerning the doses and frequency of the prescribed medications. Among the difficulties related to patients' medication treatment reported by the relatives, the following were pointed out: ambiguity regarding the evaluation of the medication benefits, non-adherence of patients to the medication, overload related to care concerning medications, inappropriate treatment, preoccupation with the access to medication and use of alcoholic drinks by patients. It is imperative to offer educational actions to the families, as collaborators and target of the interventions, as well as inserting them in the care provided to patients.
  • Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade Artigo Original

    Zampieri, Maria de Fátima Mota; Gregório, Vitória Regina Petters; Custódio, Zaira Aparecida de Oliveira; Regis, Maria Isabel; Brasil, Cássia

    Resumo em Português:

    Pesquisa documental, retrospectiva, que buscou conhecer os significados e a contribuição do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos para gestantes, acompanhantes e acadêmicos. Os dados foram coletados em documentos do Grupo no período de 1996 a 2008. Através da análise de conteúdo, chegou-se às categorias: oportunidade para compreensão do processo de nascimento; caminho para autonomia; preparação para o parto, maternidade e paternidade; extensão do círculo social; conhecimento dos direitos; formação e educação em saúde e valorização da interdisciplinaridade. O Grupo foi considerado um fórum de socialização de conhecimentos e de construção de saberes, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo, assim como para o fortalecimento dos potenciais e autonomia das gestantes e acompanhantes para conduzir o processo de nascimento e exercer a maternidade e paternidade. Constituiu-se também num espaço de ensino-aprendizagem e de práticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Esse estudo amplia a produção científica e pode servir de subsídio para mudanças nas práticas educativas.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación documental, retrospectiva, que buscó conocer los significados y contribución del Grupo de gestantes y parejas embarazadas a gestantes, acompañantes y académicos. Los datos recolectados en documentos del Grupo en el periodo de 1996 a 2008. A través del análisis de contenido se formularon las categorías: oportunidad para comprender el proceso de nacimiento; camino para la autonomía; preparación del parto, maternidad y paternidad; extensión del círculo social; conocimiento de los derechos; formación y educación en salud; valorización de la interdisciplinaridad. El Grupo fue considerado un foro de socialización de conocimientos y construcción de saberes, contribuyendo para el pensar crítico y reflexivo, fortalecimiento de potenciales y autonomía de gestantes y acompañantes para conducir el proceso de nacimiento y ejercer la maternidad y paternidad. Espacio de enseñanza-aprendizaje y de prácticas dialógicas, educativas e interdisciplinares. Este estudio amplía la producción científica y puede servir como auxilio para cambios en las prácticas educativas.

    Resumo em Inglês:

    Documental retrospective research, wich aimed to know significances and contributions of pregnant wives and couples Group for pregnant women, attendants and students. Data were collected in documents of the Group from 1996 to 2008. Through analysis of data contents the classes found are: opportunity for comprehension of birthing process; way to autonomy; preparation for childbirth, maternity and paternity; extension of social circle; knowledge of rights; formation and education in health; and valuation of interdisciplinarity. The Group was considered a forum of knowledge socialization and construction, contributing to critical and reflexive thinking, potential consolidation and pregnant women and attendants autonomy to conduct childbirth process and to perform maternity and paternity and as space for teach-learning and for dialogic, educative and interdisciplinary practices. This study increases the scientific production and is a support for changes in educative practices.
  • Doação de órgãos e tecidos para transplante: recusa das famílias Artigo Original

    Dalbem, Giana Garcia; Caregnato, Rita Catalina Aquino

    Resumo em Português:

    Conhecer impeditivos das famílias que negaram doação de órgãos e tecidos foi o objetivo desta pesquisa exploratório descritiva quantitativa, realizada no Hospital Cristo Redentor, Rio Grande do Sul, com uma população de 74 registros das famílias que recusaram a doação em 2008. Coleta de dados retrospectiva, documental, nos formulários da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Das famílias abordadas, 15,7% recusaram doação, sendo 48,6% pelo desconhecimento do desejo do potencial doador. Os outros motivos citados apontaram para 23% da manifestação do doador em vida contrária à doação, 17,6% pelo desejo da família em manter o corpo íntegro e 1,4% por convicções religiosas; 9,4% não registraram a causa da negativa. Considerando depender a doação exclusivamente de autorização familiar, mesmo com taxas de recusa consideradas aceitáveis, há necessidade de campanhas de conscientização, incentivando a população a manifestar seu desejo em doar e discutir em família a decisão tomada.

    Resumo em Espanhol:

    Conocer impedimentos de las familias que negaron donación de órganos y tejidos fue el objetivo de este estudio exploratorio descriptivo cuantitativo, realizado en el Hospital Cristo Redentor, Rio Grande do Sul, en una muestra de 74 registros de las familias que recusaron a la donación en 2008; colecta de datos retrospectiva, documental, en los formularios de la Comisión Intra-hospitalaria de Donación de Órganos y Tejidos para Trasplantes.. De las familias abordadas, 15.7% se recusaron a la donación, siendo 48,6% por desconocimiento del deseo del potencial donador. Los otros motivos citados apuntan 23% de la manifestación de los donantes en vida contrários a la donación, 17.6% por deseo de la familia en mantener el cuerpo íntegro y 1,4% por convicciones religiosas; 9,4% no registró la causa de la negativa. Teniendo en cuenta la donación depender únicamente del compromiso de la familia, mismo con tasas aceptables de rechazo, existe la necesidad de campañas de concienciación, animando a la gente a expresar su deseo de donar y discutir en familia su decisión.

    Resumo em Inglês:

    To know what deters the families that refuse to donate organs and tissues was the goal of this descriptive quantitative exploratory research, that took place at Hospital Cristo Redentor, Rio Grande do Sul, in a sample of 74 records of families that refused donation in 2008; data collection was retrospective, documentary, among the forms from Intra-hospital Commission on Organ and Tissue Transplant Donation data base. Of the families addressed, 15.7% refused to donate; 48.6% doing so for not knowing the potential donor's choice. From the other reasons cited, 23% pointed the express choice of the living donor not to donate, 17.6% said that it was the family's wish to keep the body intact and 1.4% claimed religious views; 9.4% did not register the reason of the negative response. If one considers that the donation depends exclusively on family authorization, even with acceptable refusal rates, there is a necessity of awareness campaigns, claiming the people to express their wish to donate and to discuss the matter within the family.
  • A Unidade Básica de Saúde e sua função na rede de apoio social ao hipertenso Artigo Original

    Faquinello, Paula; Carreira, Ligia; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi identificar como os hipertensos percebem as ações da Unidade Básica de Saúde na sua rede de apoio social com relação ao enfrentamento da condição crônica da doença. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado em Maringá - PR, junto a 20 hipertensos de ambos os sexos, na faixa etária de 50 a 80 anos, que adotou a análise de conteúdo, modalidade temática, para a análise dos dados. Os resultados revelaram que os indivíduos em estudo mantêm um vínculo frágil com a unidade básica e não percebem um acolhimento adequado por parte dos profissionais. Observou-se a falta de incentivo para a participação nas reuniões, sendo que a procura pela unidade acontece quando o indivíduo se percebe "doente" ou para aquisição de medicamentos. Ressalta-se a importância da atuação dos enfermeiros junto aos hipertensos, visando resgatar o foco para a prevenção e promoção em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue identificar cómo los hipertensos perciben las acciones de la Unidad Básica de Salud en la red de apoyo social con relación al enfrentamiento de la condición crónica de la enfermedad. Se trata de un estudio de abordaje cualitativo, realizado en Maringá - PR, Brasil, junto a 20 hipertensos de ambos los sexos, en la franja de edad de 50 a 80 años, que adoptó el análisis de contenido modalidad temática para el análisis de datos. Los resultados revelaron que los individuos en estudio mantienen un vínculo frágil con la unidad básica y no perciben un acogimiento adecuado por parte de los profesionales. Se observó la falta de incentivo para la participación en las reuniones, siendo que la búsqueda por la unidad sucede cuando el individuo se percibe "enfermo" o para adquisición de medicamentos. Se resalta la importancia de la actuación de los enfermeros junto a los hipertensos, pretendiendo rescatar el enfoque para la prevención y promoción en salud.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the study was to identify how hypertensive individuals perceive the actions of the Basic Health Unit in their social support network regarding facing up the chronic condition of the disease. It is a study of qualitative approach, accomplished in Maringá - PR, Brazil, with 20 hypertensive individuals of both genders, from 50 to 80 years of age. The Content Analysis technique - Thematic Modality - was used for data analysis. Results revealed that the individuals in study maintain a fragile link with the basic unit and they do not notice an appropriate reception on the part of the professionals. A lack of incentive regarding the attendance of meetings was observed. Patients only go to the health center when they feel "sick" or when they need medicine refills. The importance on the nurses' performance to support hypertensive patients in order to recover the focus on health promotion and prevention is highlighted.
  • Promoção do autocuidado de idosos para o envelhecer saudável: aplicação da teoria de nola pender Artigo Original

    Silva, Aila Cristina dos Santos; Santos, Iraci dos

    Resumo em Português:

    O envelhecimento saudável é uma condição a ser atingida por quem lida com as mudanças do envelhecer. Neste trabalho, analisa-se a construção de ações de autocuidado de pessoas idosas relacionando-as às concepções da Teoria de Nola Pender. Pesquisa qualitativa, sociopoética, com um grupo pesquisador composto por 11 idosos participantes da Unati, do Estado do Rio de Janeiro, em 2009. Os dados obtidos através de técnicas artísticas foram submetidos à análise categorial sociopoética. RESULTADOS: observou-se que cuidar-se é um recurso para atender às próprias necessidades. Tarefa difícil, principalmente na velhice compreendida como um processo de mudança contínua para reconquistar o equilíbrio. Conclui-se que o modelo de Pender é uma proposta para integrar a enfermagem à ciência do comportamento, identificando os fatores que influenciam comportamentos saudáveis. É também um guia para explorar a motivação ou desmotivação de pessoas idosas em se engajarem em comportamentos promotores de autocuidado no envelhecer saudável.

    Resumo em Espanhol:

    El envejecimiento saludable es una condición alcanzada por quien lidia con los cambios del envejecer. En este artículo se analiza la construcción de acciones de autocuidado de ancianos relacionándolas a las concepciones de la Teoría de Nola Pender. Es una investigación cualitativa y sociopoética, realizada en 2009, con el grupo investigador compuesto por 11 participantes de la Unati de Rio de Janeiro-Brasil. Los datos obtenidos mediante prácticas artísticas fueron sometidos a la categorización sociopoética. RESULTADOS: se observó que el cuidar de sí mismo es un recurso para atender a las necesidades propias. Una tarea difícil, principalmente en la vejez, que comprende un cambio constante para la conquista del equilibrio. Se concluyó que el modelo de Pender es una propuesta para integrar la enfermería a la ciencia del comportamiento, identificando los factores que influyen en los comportamientos saludables. También es una guía para explorar la motivación o desmotivación de los ancianos al adquirir comportamientos de autocuidado para un envejecimiento saludable.

    Resumo em Inglês:

    Healthy aging is a condition to be achieved by those who deal with the changes of aging. This paper analyzes the construction of self-care actions of older people relating to the concepts of the Theory of Nola Pender. Qualitative, poetics, with a research group composed of 11 elderly participants of Unati, the State of Rio de Janeiro in 2009. The data obtained through artistic techniques were analyzed categorical poetics. RESULTS: There was to take care of itself is a resource to meet theirs own needs. Difficult task, especially in old age understood, by a process of continuous change to regain balance. It was concluded that the model of Pender is a proposal to integrate the science of nursing behavior, identifying the factors that influence health behaviors. It is also a guide to explore the motivation or motivation of older people to engage in self-promoting behaviors in healthy aging.
  • Adaptação cultural e validação do herth hope index para a língua portuguesa: estudo em pacientes com doença crônica Original Article

    Balsanelli, Alessandra Cristina Sartore; Grossi, Sonia Aurora Alves; Herth, Kaye Ann

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo a adaptação cultural e validação do Herth Hope Index, um instrumento para mensurar a esperança. Neste estudo metodológico participaram 131 indivíduos: pacientes oncológicos, pacientes com diabetes do tipo 2 e seus familiares ou cuidadores. Os resultados confirmaram a confiabilidade da escala com Alpha de Cronbach de 0,834. O teste-reteste confirmou a reprodutibilidade da escala. A validade de construto foi estabelecida pela validade convergente entre a Escala de Esperança de Herth (versão Brasileira) e a escala de auto-estima de Rosenberg, e a validade divergente entre a Escala de Esperança de Herth e o Inventário de Depressão de Beck. A análise fatorial confirmou três fatores, apesar da composição diferente da escala original. As propriedades psicométricas da Escala de Esperança de Herth foram confirmadas e, portanto, ela pode ser usada para mensurar esperança na população brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo la adaptación cultural y validación de la escala Herth Hope Index, una herramienta para la medición de la esperanza. Incluyó 131 individuos: pacientes con cáncer, con diabetes del tipo 2 y sus familiares o cuidadores. Los resultados confirmaron la fiabilidad de la escala con Alfa de Cronbach 0,834. El test-retest confirmó la reproducibilidad de la escala. La validez de constructo fue creado por la validez de convergencia entre la escala de la Esperanza Herth (versión brasileña) y la escala de autoestima de Rosenberg, y la validez divergentes entre la escala de la Esperanza Herth y el Inventario de Depresión de Beck. El análisis factorial confirmó tres factores, a pesar de la distinta composición de la escala original. Las propiedades psicométricas de la escala de la Esperanza Herth se han confirmado y, por tanto, se puede utilizar para medir la esperanza en la población brasileña.

    Resumo em Inglês:

    This study aims the cultural adaptation and validation of the Herth Hope Index, an instrument to measure hope. In this methodological study participated 131 individuals: cancer patients, type 2 diabetes patients and their relatives or care providers. The results confirmed reliability of the scale with Cronbach alpha of 0.834. The test-retest verified the reproducibility of the scale. The construct validity was established by convergent validity between the Escala de Esperança de Herth (Brazilian version) and the Rosenberg Self-Esteem Scale, and the divergent validity between the Escala de Esperança de Herth and the Beck Depression Inventory. The factorial analysis confirmed three factors though composition different from the original scale. The psychometric properties of the Escala de Esperança de Herth were confirmed and indicate it has potential to be used to measure hope in the Brazilian population.
  • Pesquisa qualitativa e desenvolvimento do conhecimento em enfermagem Reflexión

    Cuesta Benjumea, Carmen de la

    Resumo em Português:

    A pesquisa é o aspecto crucial para o desenvolvimento da disciplina de enfermagem e a pesquisa qualitativa gera um tipo de conhecimento que permite generalizações relacionadas com o fenômeno em estudo. O artigo focaliza inicialmente a disciplina de enfermagem entendendo-a como uma ciência humana, orientada para a prática cujo fenômeno central é o cuidado. O conhecimento da disciplina surge da relação recíproca entre a teoria, o trabalho teórico e a prática. Esta relação permite que os profissionais enfrentem melhor suas obrigações para com a sociedade. Com relação à pesquisa qualitativa, o artigo argumenta que o conhecimento que provém desses estudos permite intervenções de enfermagem eficazes, baseadas realmente nas necessidades do paciente e contextualizadas em situações específicas. Um exemplo ilustra como a pesquisa qualitativa produz um conhecimento científico que fortalece a prática de enfermagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento da disciplina.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación es el crucial para el desarrollo disciplinar de enfermería y la investigación cualitativa genera un tipo de conocimiento que permite generalizaciones relacionadas con el fenómeno en estudio. El artículo primero se centra en la disciplina de enfermería entendiéndola como una ciencia humana, orientada hacia la práctica cuyo fenómeno central es el cuidado. El conocimiento de la disciplina, surge de la relación recíproca entre la teoría, el trabajo empírico y la práctica. Esta relación, permite a los profesionales enfrentar de mejor manera sus obligaciones con la sociedad. Respecto a la investigación cualitativa, el artículo plantea que el conocimiento que proviene de estos estudios permiten intervenciones de enfermería eficaces, basadas realmente en las necesidades del paciente y contextualizadas en situaciones específicas. Con un ejemplo, se ilustra como la investigación cualitativa produce un conocimiento científico que fortalece la práctica de enfermería y por ende, contribuye al desarrollo disciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Research is crucial for the development of the nursing discipline and qualitative research produces a kind of knowledge that permits generalizations relating to the phenomenon under study. The paper first focus on the discipline of nursing considered as a human science, oriented towards practice which its central phenomena is care. The disciplinary knowledge arises out of a reciprocal relationship between theory, empirical work and practice. This relationship permits professional to meet in better manner their obligations to society. Relating to qualitative research, the paper argues that the knowledge coming from these studies permit effective nursing interventions truly based in patient's needs and contextualized in specific situations. With an example is illustrated how qualitative research produces scientific knowledge that strengthens nursing practice and therefore, contributes to disciplinary development.
  • Diretrizes curriculares de enfermagem: governando corpos de enfermeiras Reflexão

    Niemeyer, Fernanda; Silva, Karen Schein da; Kruse, Maria Henriqueta Luce

    Resumo em Português:

    Diretrizes Curriculares objetivam a organização de cursos e carreiras para a constituição de identidades profissionais. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Enfermagem definem os fundamentos para a formação de enfermeiras no Brasil apontando para o tipo de conhecimento considerado importante na profissão. Nos apoiamos nos pressupostos da obra de Michel Foucault para realizar uma análise textual dos discursos veiculados pelas Diretrizes Curriculares de Enfermagem, problematizando-os como uma estratégia de governamento e subjetivação que atua sobre os corpos das futuras enfermeiras. As reflexões apontam para um documento que pode ser visto como um instrumento que pretende normalizar as alunas e constituí-las para que se tornem enfermeiras. Assim, é definido o perfil da "boa" e da "má" profissional, normalizando os corpos e suas atitudes, não as permitindo pensar e fazer de outro modo e instituindo um "regime de verdades" que produz certo tipo de enfermeira.

    Resumo em Espanhol:

    Directrices Curriculares objetivan la organización de cursos y carreras para la constitución de identidades profesionales. En este sentido, las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza de Grado en Enfermería definen los fundamentos para la formación de enfermeras en el país, apuntando al tipo de conocimiento considerado importante en la profesión. Nos apoyamos en los presupuestos de la obra de Michel Foucault para realizar un análisis textual de los discursos difundidos por las Directrices Curriculares de Enfermería, problematizándolos como una estrategia de gobernar y de hacer subjetivo que actúa sobre los cuerpos de las futuras enfermeras. Las reflexiones apuntan a un documento que se puede ver como un instrumento que pretende normalizar a las alumnas y constituirlas para que se vuelvan enfermeras. Así se define el perfil de la "buena" y de la "mala" profesional, sistematizando los cuerpos y sus actitudes, sin permitirles que piensen y que hagan las cosas de otro modo e instituyendo un "régimen de verdades" que produce cierto tipo de enfermera.

    Resumo em Inglês:

    Curricular Directives aim to organize courses and careers towards establishing professional identities. In this sense, the National Curricular Directives for Undergraduate Nursing Education define the foundations for the education of nurses in Brazil, pointing out the knowledge considered important for the profession. We base ourselves on the presuppositions found in Michel Foucault's work to carry out a textual analysis of the discourses conveyed by the Curricular Directives for Nursing, questioning them as a strategy to govern and subjectivize that acts upon the bodies of future nurses. The reflections herein point towards a document that can be seen as an instrument that intends to normalize students and constitute them to become nurses. Thus, the profile of a "good" and a "bad" professional is defined, normalizing bodies and attitudes, not allowing them to think and create another way and instituting a "regime of truth" that produces a certain type of nurse.
  • Métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto: uma revisão sistemática Revisão De Literatura

    Gayeski, Michele Edianez; Brüggemann, Odaléa Maria

    Resumo em Português:

    Revisão sistemática que objetivou avaliar os resultados maternos e neonatais decorrentes da utilização de métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto, classificados como tecnologia leve-dura. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados CINAHL, MEDLINE, LILACS, SciELO, SCOPUS e Isi Web of Science. Incluiu-se 12 ensaios clínicos randomizados elegíveis, publicados entre 1980 e 2009, que avaliaram o banho de imersão, a massagem e a aromaterapia. Os resultados mostraram que o banho de imersão deve ser iniciado após 3 cm de dilatação, para não prolongar o trabalho de parto e prejudicar os resultados neonatais. A massagem é eficaz no alívio da ansiedade, dor e estresse, sendo mais efetiva para reduzir a dor, quando utilizada no começo da fase latente. A aromaterapia diminui a ansiedade e o medo. É necessário estabelecer parâmetros de aplicação de cada método para que os resultados maternos e neonatais sejam positivos e contribuam para a satisfação da mulher.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una revisión sistemática con el objetivo de evaluar los resultados maternos y neonatales de la utilización de métodos no farmacológicos para aliviar el dolor durante el parto, que son clasificados como tecnología blanda y dura. Se realizó una búsqueda en las bases de datos CINAHL, MEDLINE, LILACS, SciELO, SCOPUS y el ISI Web of Science. Se incluyeron 12 ensayos clínicos aleatorios elegibles, publicados entre 1980 y 2009, en los que se evaluaron: el baño de inmersión, el masaje y la aromaterapia. Los resultados mostraron que baño de inmersión debe ser iniciado después de 3 cm de dilatación para no prolongar el trabajo de parto y afectar el resultado neonatal. El masaje es efectivo para aliviar la ansiedad, el dolor y el estrés, siendo más eficaz en la reducción del dolor cuando se usa temprano en la fase latente. La aromaterapia reduce la ansiedad y el miedo. Se deben establecer parámetros para cada método de aplicación en la que los resultados maternos y neonatales sean positivos y contribuyan a la satisfacción de las mujeres.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this systematic review was to evaluate the maternal and neo-natal results generated from the utilization of non-pharmacological methods for pain alleviation concerning the strains of delivery, classified as light-to-hard technology. Research was carried out in the following databases: CINAHL, MEDLINE, LILACS, SciELO, SCOPUS, and Isi Web of Science. This study is composed of 12 randomized eligible clinical tests published between 1980 and 2009 which evaluated immersion baths, massages, and aromatherapy. Results show that the immersion bath should be initiated after 3 cm of dilation in order not to prolong the strains of delivery and harm neo-natal results. Massage is efficient in alleviating anxiety, pain, and stress, being most effective in reducing pain when utilized in the beginning of the latent phase. Aromatherapy diminishes anxiety and fear. It is necessary to establish parameters for the application of each method in order that maternal and neonatal results are positive and contribute to the woman's satisfaction.
  • Terapia comportamental para incontinência urinária da mulher idosa: uma ação do enfermeiro Relato De Experiência

    Caldas, Célia Pereira; Conceição, Ivone Renor da Silva; José, Rita Marinela da Cruz; Silva, Barbara Martins Corrêa da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi relatar uma experiência de implementação da Terapia Comportamental para incontinência urinária como uma estratégia para melhorar o controle urinário e qualidade de vida da mulher idosa. Os dados foram coletados em 12 prontuários de mulheres que apresentavam diagnóstico de incontinência urinária mista ou de esforço e são apresentados descritivamente. Três pacientes obtiveram diminuição da frequência e seis pacientes zeraram as perdas. Oito pacientes referiram que os exercícios perineais foram o elemento da terapia que mais ajudou. Seis pacientes referiram que a terapia comportamental melhorou a auto-estima e o autocuidado. Seis pacientes relataram que a Terapia Comportamental ajudou a lidar com o problema. Conclui-se que este procedimento deve ser valorizado como uma ação de enfermagem para a prática clínica em decorrência de sua efetividade observa.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue evaluar la experiencia de la aplicación de la terapia comportamiental para la incontinencia urinaria como una estrategia para mejorar el control de la vejiga y la calidad de vida de las mujeres de edad avanzada. Los datos fueron recogidos de las historias clínicas de 12 mujeres que fueron diagnosticados con incontinencia mixta o de estrés y se presentan de manera descriptiva. Tres pacientes presentaron disminución de la frecuencia y seis pacientes a cero pérdidas. Ocho pacientes informaron de que los ejercicios perineales formaban la parte de la terapia que más las ha ayudado. Seis pacientes reportaron que la terapia comportamental mejora de la autoestima y el autocuidado. Seis pacientes reportaron que la terapia le ayudó a hacer frente al problema. Se concluye que este procedimiento debe ser valorado como una acción de enfermería para la práctica clínica debido a su eficacia observada.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was presente to assess the experience of implementation of behavioral therapy for urinary incontinence as a strategy to improve bladder control and quality of life in elderly women. Data were collected from medical records of 12 women who were diagnosed with mixed or stress incontinence. Data are presented descriptively. Three patients had decreased frequency and six patients zeroed losses. Eight patients reported that perineal exercises were the part of therapy that helped most. Six patients reported that behavioral therapy improved self-esteem and self-care. Six patients reported that behavioral therapy helped them to cope with the problem. It is concluded that this procedure should be valued as a nursing action for clinical practice because of its effectiveness notes.
  • Complementary and alternative medicine in nursing and midwifery: towards a critical social science Resenha

    Otani, Márcia Aparecida Padovan; Barros, Nelson Filice de
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br