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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 4, Número: 1, Publicado: 1996
  • EDITORIAL Editorial

    Silva, Graciette Borges da
  • Situação da pesquisa em enfermagem em hospitais do município de São Paulo Artigos Originais

    Adami, Nilce Piva; Salzano, Sonia Della Torre; Castro, Rosa Apparecida Pimenta de; Stefanelli, Maguida Costa

    Resumo em Português:

    Tendo por objetivo descrever a situação da pesquisa em enfermagem em hospitais do município de São Paulo, no período de 1989 a 1993, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, abrangendo 14 estabelecimentos sendo sete públicos e sete da rede privada. Nos públicos foram produzidas 114 pesquisas e nos privados 40, predominando as apresentadas em eventos científicos. Foram expressas as facilidades e dificuldades para a produção de pesquisa nestas instituições, bem como, a incorporação dos resultados destas na prática, principalmente quando o objetivo de estudo emerge de problemas percebidos no processo assistencial. Centros de pesquisa, parceria serviço-universidade e contratação de enfermeiras pesquisadoras foram estratégias adotadas para o desenvolvimento de pesquisas em algumas das instituições estudadas.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del presente estudio es la descripción de la situación de la investigación en enfermería en los hospitales de la ciudad de São Paulo, Brasil, en el período de 1989 hasta 1993. El diseño utilizado fue exploratorio-descriptivo, abarcando 14 instituciones hospitalarias, de las cuales 7 corresponden al sector público y 7 al sector privado. En los primeros fueron realizadas 114 investigaciones y 40 en los hospitales del sector privado. Hubo predominancia de investigaciones presentadas en coloquios científicos. Las facilidades y las dificultades para la utilización de sus resultados en la atención de enfermería, en especial cuando el objeto del estudio tuvo su origen en el proceso asistencial. Para el desarrollo de la investigación en las instituciones estudiadas, fueron empleadas algunas estrategias entre ellas: centros de investigaciones, integración servicio-universidad y contratación de enfermeras investigadoras.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to show nursing research situation in public and private hospitals in the city of São Paulo, form 1989 to 1993. It is an exploratory and descriptive research. The questionnaire was answered by nursing directors of 14 hospitals - 7 public and private. 114 researches were developed in public hospitals and 40 in private hospitals. The results demonstrated that the majority of studies were developed by four or more authors and most of them were presented in scientific events. The facilities and difficulties to develop research and to implement the results in nursing practice were also pointed out. Research centers, faculty-practice nursing, and admission of nurses researcher were registered ad strategies to develop research in some of these institutions.
  • Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão Artigos Originais

    Lima, Cristina Maria Garcia de; Dupas, Giselle; Oliveira, Irma de; Kakehashi, Seiko

    Resumo em Português:

    O presente estudo visa apresentar algumas considerações teóricas sobre a pesquisa etnográfica com o propósito de divulgar este tipo de investigação para a enfermagem. O texto apresenta definição de alguns autores, bem como aspectos metodológicos desta abordagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio presenta algunas consideraciones teóricas sobre la investigación etnográfica, con el propósito de divulgar este tipo de investigación para enfermería. el texto contempla la definición de algunos autores, así como los aspectos metodológicos de este abordaje.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at presenting a number of theoretical considerations related to ethnographic investigation viewing the disclosing of that type of nursing research. This study shows the definitions provided by various authors is addition to the methodology aspects regarding this type of approach.
  • Estudo comparativo da nomenclatura das matérias e disciplinas do currículo mínimo com a utilizada pelas escolas de enfermagem da região sudeste - Brasil Artigos Originais

    Angerami, Emília Luigia Saporiti; Gomes, Daisy Leslie Steagall; Mishima, Silvana Martins; Hayashida, Miyeko; Ribeiro, Célia Maria Mendonça; Reis, Jader Naves dos

    Resumo em Português:

    É comparada a nomenclatura das matérias e disciplinas, constantes no currículo mínimo de graduação vigente, com a utilizada pelas Escolas de Enfermagem da região Sudeste do Brasil. Os questionários respondidos por 48 Escolas mostram fragmentação de conteúdos, resultando em um número elevado de disciplinas, conformando programas distintos para a execução do currículo mínimo e pleno.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio compara las nomenclaturas de las materias y disciplinas constantes en el currículo mínimo a nivel de pre-grado vigente, con la utilizada por las escuelas de enfermería de la región sureste del Brasil. Los cuestionarios respondidos por 48 escuelas muestran fragmentación de contenidos, resultando un número elevado de disciplinas, conformando programas distintos para la ejecución de currículo mínimo y pleno.

    Resumo em Inglês:

    The authors compared the names of the subjects that form the official curriculum to those offered by the schools of nursing in the South East of Brazil. Forty eight schools replied to the questionnaire, a variance in the names and numbers of the subjects offered was found, indicating a difference in the way each school performs the curriculum.
  • O ensino de enfermagem psiquiátrica e a lei do exercício profissional da enfermagem Artigos Originais

    Barros, Sônia; Rolim, Marli Alves

    Resumo em Português:

    O presente trabalho trata dos questionamentos surgidos durante discussões sobre a lei do exercício profissional da Enfermagem e como ela tem sido contemplada no desenvolvimento do ensino teórico-prático da disciplina Enfermagem Psiquiátrica I, da Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio trata de algunos asuntos acerca de la legislación de la práctica de la Enfermería Psiquiátrica. Fue analizado cómo los principios de la legislación han sido abordados en el proceso de la enseñanza de Enfermería Psiquiátrica.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some questions about the legislation that affects nursing practice. Authors analyzed how the principles of this legislation have been used in the psychiatric, nursing teaching process.
  • O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar Artigos Originais

    Vendrúscolo, Dulce Maia Silva; Manzolli, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    Este estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se apoya en la premisa de que toda práctica educacional se hace fundamentada en presupuestos de naturaleza filosófica y pedagógica, representando el currículo, la visión de mundo percibida por la escuela e sus profesores. La orientación de esta investigación así se coloca: Cual es la percepción del profesor acerca de las concepciones curriculares norteadora del currículo de pre-grado de Enfermería? Parciparon de la investigación 36 profesores de 9 escuelas paulistas de Enfermería que respondieron a la entrevista formulada a partir de la técnica del Diferencial Semántico. Las concepciones educacionales, tradicionalistas, cognitivista, comportamentalistas, de autorrealización y de reconstrucción social, orientaron este análisis. Los resultados de la investigación expresaron las preferencias de los sujetos por posturas educacionales de carácter humanístico y social, demostrando existir orientaciones ora para posturas más renovadoras, ora para más tradicionales, caracterizándose por no haber una concepción predominantes en la orientación del currículo. La realidad curricular de la Enfermería demuestra la existencia de un pluralismo de posturas filosóficas y pedagógicas en la orientación de la enseñanza de pre-grado, siendo estas opciones, muchas veces, resultantes de las aspiraciones y de los ideales del propio profesor atribuidos al proceso educacional vigente en la Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study relies on the premise that all educational practices are based on presuppositions of philosophic and pedagogical nature, representing the curriculum, the vision of the world, perceived by the school and its professors. The leading question in this research can be formulated as: what is the professors' perception on the guiding concepts of the nursing degree curriculum? 36 professors form 9 nursing schools in the State of São Paulo participated in the research answering enquiries based on the technique of Semantics Differential. The traditional, cognitive, behaviorist, self-realization and social reconstruction concepts guided this analysis. The results of the research expressed the subjects preference for postures of humanistic and social character, demonstrating the orientation for more renovating postures, as well as for more traditional postures, enabling the authors to conclude that there is no predominant guiding conception in the nursing curriculum.
  • Pensando a espiritualidade no ensino de graduação Artigos Originais

    Benko, Maria Antonieta; Silva, Maria Júlia Paes da

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objetivo verificar a opinião dos docentes de enfermagem sobre a espiritualidade e a assistência espiritual no ensino de graduação, identificando sua presença no ensino atual e propondo aspectos para a sua abordagem junto aos alunos. Foram entrevistados 24 docentes durante o mês de novembro de 1994 e 95,8% responderam considerar o homem um ser espiritual, citando diferentes maneiras de como essa dimensão altera e influencia seu dia-a-dia; 66,6% referiram ser importante o ensino da assistência espiritual na graduação. Frente a diversidade dos conceitos e respostas ficou evidenciada a necessidade de reflexão conjunta.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tuvo como objetivos verificar la opinión de docentes de enfermería sobre la espiritualidad y la enseñanza de la asistencia espiritual en los cursos de pre-grado, identificando su presencia en la enseñanza actual y proponiendo aspectos para su abordaje con los alumnos. Fueron entrevistados 24 docentes durante el mes de noviembre de 1994 y 95,8% consideran el hombre cómo un ser espiritual, citando diferentes maneras de cómo esa dimensión altera e influye en su día a día, 66,6% hicieron referencia a la importancia de que la asistencia espiritual sea abordada en el pre-grado. Frente a la diversidad de los conceptos y respuestas se hizo evidente la necesidad de reflexiones conjuntas.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed at identifying the opinion of nurses' teachers about spirituality and spiritual assistance within their education program, as well as its presence in courses and their suggestions about spiritual aspects to be included. 24 teachers were interviewed during November 1994; 95,8% of them thought the human being to be a spiritual being, mentioning ways this dimension alter and influences daily life; 66,6% of the teachers thought about the importance to include spiritual assistance within their educational program. In the light of the variety of answers the authors emphasize the importance to reflect about this subject.
  • Saúde internacional: uma das possibilidades de atuação da enfermagem no campo da saúde coletiva Artigos Originais

    Bertolozzi, Maria Rita

    Resumo em Português:

    Presente artigo relata a experiência de participação em um programa no campo da Saúde Internacional, que vem sendo promovido pela Organização Panamericana da Saúde. A partir da síntese do conceito de Saúde Internacional, a autora descreve os objetivos do Programa bem como as atividades desenvolvidas para a consecução dos mesmos. Após essa exposição aponta-se a necessidade de que a categoria de Enfermeiras participe do mesmo, no sentido de ampliar a visibilidade do saber e do fazer em Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta un relato sobre la participación en un programa en el campo de la Salud Internacional, el cual ha sido promovido por la Organización Panamericana de la Salud. La autora hace una síntesis del concepto de la Salud Internacional, describe los objetivos del Programa las actividades que fueron desarrolladas durante el mismo. Además, enfatiza la importancia de la participación de las enfermeras en este Programa con el sentido de ampliar la visibilidad del saber y de qué hacer en Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a report about the participation in one program in the field of International Health witch has been promoted by Panamerican Health Organization. The author presents a synthesis of the concept of International Health, describing the objectives of the Program and the activities developed during the process to achieve it. Beside this, the author indicates the importance of the participation of nurses in this kind of Program in order to enlarge the visibility of nursing knowledge.
  • Reflexões sobre o planejamento em saúde e o processo da reforma sanitária brasileira Artigos Originais

    Lana, Francisco Carlos Félix; Gomes, Elizabeth Laus Ribas

    Resumo em Português:

    Neste trabalho. os autores procuraram desenvolver algumas reflexões sobre as formulações das políticas sociais brasileiras nos regimes populista, militar e de transição democrática e os modelos de planejamento, partindo do pressuposto que o planejamento social emerge na América Latina como instrumento para a formulação de políticas sociais. Trataram, ainda, de considerar algumas tendências do Planejamento na América Latina destacando o Enfoque Estratégico da Programação em Saúde, formulado pela Escola de Saúde Pública de Medellín; o Pensamento Estratégico elaborado por Mario Testa; e o Planejamento Estratégico Situacional desenvolvido por Carlos Matus.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, los autores buscaron desarrollar algunas ponderaciones acerca de las formulaciones de la política social brasileña, en los regimenes populistas, militares, los llamados de transición democrática y los modelos de planificación, con la premisa de que el proyecto social emerge en América Latina como un instrumento para la formula de políticas sociales. Se trató además, considerar alunas tendencias de la planificación en América Latina sobresaliendo el Enfoque Estratégico de la Programación en Salud, formulados por la Escuela de Salud Publica de Medellín, el Pensamiento Estratégico elaborado por Mario Testa; y la Planificación Estratégico Situacional desarrollado por Carlos Matos.

    Resumo em Inglês:

    The authors considered carefully the Brazilian social policies at the regimes of populism and militarism as well as at the democratic transition following the presupposition that the social planning in Latin America emerged as an instrument for social policies formulation. The authors also considered some tendencies of the Latin America Planning emphasizing the Strategic Focus of the Health Program formulated by the Public Health School of Medellin; the Strategic Thought elaborated by Mario Testa; and the Strategic Situational Planning developed by Carlos Matus.
  • Autonomia/mutualidade na assistência de enfermagem Artigos Originais

    Sadala, Maria Lúcia Araújo

    Resumo em Português:

    Utilizando um estudo de caso como ilustração, a autora discute as possibilidades da participação ativa dos pacientes na assistência à saúde, visando estimulá-los ao autocuidado. A partir de considerações sobre as formas tradicionais e autoritárias da assistência à saúde nos quais os profissionais determinam os procedimentos e os pacientes aceitam passivamente o que lhes é determinado, o estudo discute as questões da dependência e independência da enfermeira e do cliente no processo saúde-doença, propondo uma inter-relação que mantenha a autonomia de um e de outro. No sentido de que ambos participem ativamente do processo de enfermagem. Tal postura entre a autonomia e a mutualidade é descrita como uma relação dialética entre duas pessoas que se percebem nas suas especificidades e potencialidades, tendo como objetivo comum desenvolver uma assistência de enfermagem que contempla os valores éticos e humanísticos.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo como referenciales principales las consideraciones sobre las formas tradicionales y autoritarias en la asistencia a la salud, la autora discute las cuestiones de la dependencia e independencia de la enfermera y del enfermo en el proceso salud-enfermedad. Dentro de esto concepto se propone una relación de interdependencia en la cual se mantengan la autonomía de uno y de otro de forma que los dos tengan participación activa en el proceso de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Taking into consideration the traditional official health assistance forms, the present paper discusses questions related to dependence and independence of nurse and patient in the health/illness process. Under that perspective it proposes a relationship that preserves the autonomy of one and the other, so that both can participate in the process of nursing and self-care.
  • Perspectiva de ampliação das funções da unidade básica de saúde: relato de experiência Artigos Originais

    Mendes, lranilde José Messias; Battaglion Neto, Ângelo; Pereira Júnior, Jether A.

    Resumo em Português:

    Os autores relatam uma experiência de atenção primária à saúde à partir de uma abordagem holística de atenção ao homem, enfatizando os aspectos de promoção da saúde dentro do modelo epidemiológico "O Campo de Força e Paradigma de Bem Estar". Esta experiência engloba atividades de exercícios físicos, lazer, excursões e curso sobre a saúde individual e ambiental para 255 adultos com idades de 35 a 80 anos em uma praça pública nas imediações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Alertam sobre a necessidade dos políticos e serviços de saúde redirecionarem suas atividades numa concepção abrangente de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Los autores relatan una experiencia de atención primaria en Salud, a partir de un abordaje holístico de atención al hombre, enfatizando los aspectos de Promoción de a Salud dentro del Modelo Epidemiológico: "El Campo de fuerza y el paradigma del bienestar". Esta experiencia engloba actividades de ejercicios físicos, pasatiempo, excursiones y curso acerca de la salud individual y ambiental para 255 adultos con edad de 35 a 80 anos, realizados en una plaza de las proximidades de la Unidad Básica de Salud (UBS). Alertan sobre la necesidad de una orientación de las actividades de los servicios de salud en una concepción amplia de salud.

    Resumo em Inglês:

    The authors report an experience of primary health care emphasizing aspects of Health Promotion within the Epidemiologic Model: "The field of force and the Paradigm of well-being". This experience combines physical exercises, leisure, excursions and a course about individual and environmental health to 255 adults (35 to 80 years old) in a square near the Basic Health Unit. The authors mention the necessity of a new arrangement of health services activities comprehending a wide conception of health.
  • Expectativa do administrador hospitalar frente as funções administrativas realizadas pelo enfermeiro Artigos Originais

    Melo, Marcia Regina Antonietto Costa; Fávero, Neide; Trevizan, Maria Auxiliadora; Hayashida, Miyeko

    Resumo em Português:

    Objetivando averiguara expectativa do administrador hospitalar frente a função administrativa inerente ao enfermeiro, este estudo utilizou-se das funções propostas pela Teoria Neoclássica da Administração: planejamento, organização, direção e controle como referencial teórico, Aplicou-se um instrumento fundamentado em TREVIZAN (1989) a 11 administradores hospitalares. 0s resultados mostraram que estes esperam que as quatro funções sejam realizadas pelos enfermeiros, É de fundamental importância a interação entre estes dois profissionais para o aprimoramento da assistência prestada ao paciente.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como propósito averiguar la expectativa del administrador hospitalario con respecto a las funciones administrativas inherentes a enfermería, utilizando como referencial teórico las funciones propuestas por la Teoría Neoclásica de la Administración: planificación, organización, dirección y control. Fue aplicado uno instrumento basado en TREVlZAN (1989) a 11 administradores hospitalarios Los resultados mostraron que los administradores esperan que las cuatro funciones sean realizadas por enfermeros Por tanto la interacción entre los dos profesionales es fundamental para perfeccionar la asistencia a los pacientes

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study was to investigate hospital administrator's expectations about the administrative role played by nurses, utilizing functions proposed by the Neoclassical Theory of Administration: planning, organization, direction and control as theoretical references. An instrument established in TREVlZAN (1989) was applied to 11 hospital administrators. The results showed they expect the four functions to be done by nurses. Therefore, the interaction between nurses and hospital administrators is critical to improve the patient's assistance.
  • Infecção hospitalar nos hospitais escola: uma análise sobre seu controle Artigos Originais

    Pereira, Milca Severino; Moriya, Tokico Murakawa; Gir, Elucir

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar as metodologias de vigilância e controle da Infecção Hospitalar (IH) e analisar a atuação do enfermeiro no contexto do controle da I.H. MÉTODO: Estudo analítico, realizado em 81 Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de Hospitais Escola, de 21 Estados do Brasil, mediante questionário. As variáveis estudadas foram: características e funcionamento da CCIH, critérios para diagnosticar IH: métodos de coleta de dados, tipos de vigilância epidemiológica, medidas de prevenção e controle e participação do enfermeiro no processo. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente. RESULTADOS: prevalece, para a coleta de dados, a vigilância geral (66,6%) e a associação dos métodos passivo e ativo (48,4%). Medidas preventivas e controle foram mencionadas por 67 CCIH; relacionadas ao trato urinário (54 CCIH); respiratório (48CCIH); ferida cirúrgica (36 CCIH) e sistema vascular (21 CCIH). Vários obstáculos foram mencionados destacando-se a falta de ressonância existente entre as CCIH e as equipes das unidades de internação. CONCLUSÃO: os problemas para a operacionalização do controle de IH são, em sua essência, de caráter filosófico, educacional ou administrativo. Evidencia-se a importância de implantar-se metodologias que facilitem o controle de IH, indicando que a adoção do Processo de Enfermagem, como instrumento, poderá resultar em grande benefício, tanto para a CCIH como para o paciente.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: las metodologías de vigilancia y control de infección hospitalaria (IH); Analizar la actuación del enfermero en el contexto del control de IH. Asociar la actuación del enfermero en el control de IH con la ejecución del Proceso de Enfermería. MÉTODO: Estudio descriptivo analítico realizado en 81 Comisiones de Control de IH (CCIH) de hospitales utilizados para la enseñanza, de 21 Estados del Brasil, mediante cuestionario. Variables de estudio: características y funcionamiento de la CCIH; criterios para diagnosticar IH; métodos de colecta de datos, tipos de vigilancia epidemiológica, medidas de prevención, control y participación del enfermero. El análisis de datos fue de tipo cualitativo y cuantitativo. RESULTADO: Prevalece, para la colecta de datos, la vigilancia general (66,6%) y asociación de los métodos pasivo y activo (48,4%). Medidas preventivas y control fueron mencionadas por 67 CCIH, relacionadas al tracto urinario (54 CCIH), respiratorio (48 CCIH), herida quirúrgica (36 CCIH) y sistema Vascular (21 CCIH). El control antimicrobiano es realizado por 54 CCIH. Varios obstáculos fueron mencionados destacándose la falta de consonancia existente entre las CCIH y los equipos de las unidades de hospitalización. CONCLUSlÓN: Los problemas a la operacionalización del control de IH son, en su esencia, de carácter filosófico, educacional y administrativo. Se evidencia la importancia de implantar metodologías que faciliten el control de IH, indicando que la adopción del proceso de Enfermería, como instrumento, podrá resultar un gran beneficio, tanto para la CCIH como para el paciente.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to identify methodologies of vigilance and-hospital infection control, to analyze nurse's actuation in the context of hospital infection control and to associate nurse's actuation on the control of hospital infection and the execution of nursing process. It is an analytic-descriptive study developed at 81 Commissions of Hospital infection Control (CCIH) at School Hospitals from 21 Brazilian states through a questionnaire, The variables studied were: characteristics and functioning of CCIH; criteria to diagnose hospital infection; methods of data collection; types of epidemiological vigilance, prevention and control measures and nurse's participation. The analysis of data was qualitative and quantitative. The results showed that in the collection of data prevailed general vigilance (66, 6%) and the association of passive and active methods (48, 4%); 67 CCIH mentioned measures of prevention and control, related to urinary tract (54 CCIH) and to respiratory tract (21 CCIH). The antimicrobian control distinguishing the lack of resonance between the CCIH and the units personnel brings to the conclusion that the problems of hospital infection control are, in their essence, of philosophical, educational or administrative character. Authors evidenced the importance of the implementation of methodologies to facilitate the control of hospital infection, indicating that the adoption of nursing process, as an instrument, can result in benefits to CCIH and to patients,
  • Processo saúde-doença ligado à sexualidade de meninas que vivem na rua Artigos Originais

    Gomes, Romeu

    Resumo em Português:

    O artigo consiste num recorte de uma pesquisa que aborda a relação entre prostituição infantil, processo saúde-doença ligado à sexualidade, e violência, configurada no ambiente de meninas que vivem na rua. Neste trabalho são apresentados apenas os resultados sobre o processo saúde-doença ligado à sexualidade revelados na fala das meninas. Após considerações. básicas sobre a pesquisa e sobre a sexualidade em geral, as meninas estudadas são situadas em seu cenário social. Dentro deste cenário, analisa-se os dados sobre a sexualidade. A partir desta análise, conclui-se que, entre outros aspectos, a interdisciplinaridade é necessária para a Saúde Pública abordar a temática aqui apresentada.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo es parte de una pesquisa acerca la relación entre prostitución infantil, proceso salud-enfermedad de la sexualidad y violencia, presentada en el ambiente de niñas que viven en la calle, En este trabajo son presentados solamente los resultados acerca de el proceso salud-enfermedad de la sexualidad revelados en las palabras de las niñas. Después de las consideraciones esenciales acerca de la investigación y acerca de la sexualidad en general, las niñas son caracterizadas en su escenario social. En este escenario, se hace un análisis de los datos acerca de la sexualidad. Con apoyo en este análisis, se concluye que, entre otros aspectos, que la interdisciplinariedad es imprescindible para que la Salud Pública pueda abordar el tema de este artículo.

    Resumo em Inglês:

    This article is a part of a research focusing on the relationship among child-prostitution, health-sickness-process linked to sexuality and violence; the three categories found in the environment of street girls. This paper, however, only deals with health-sickness-process linked to sexuality revealed by the girls themselves. After the considerations about the research as a whole and about sexuality in general, the street girls are characterized in their social scenery. Within that scenery, data about sexuality are analyzed. Based on this analysis, the author concluded, among other aspects, that the education is necessary to enable Public Health to focus on this matter.
  • Transições relatadas por mulher adulta: subsídios ao modelo de adaptação humana de Schlossberg Artigos Originais

    Moreira, Antonia Silva Paredes; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partesani; Manzolli, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    Através de um estudo de caso, as transições e crises experienciadas foram expressas por uma mulher, em fase de vida adulta. com 42 anos. O conteúdo da fala é apresentado neste trabalho usando para isto o modelo de adaptação humana proposto por SCHLOSSBERG, com os objetivos de obter-se informações sobre crises e transições, assumir a postura de entrevistador não normativo e aplicar um modelo oriundo da Psicologia na Enfermagem, Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para analisar a entrevista. Verificou-se neste estudo que a pessoa enquanto mulher adulta conseguiu trabalhar suas crises em direção a sua adaptação, utilizando-se de recursos pessoais.

    Resumo em Espanhol:

    A través de un estudio de caso, de una mujer de 42 años, fueron expresadas sus transiciones y crisis vividas. El contenido del habla es presentado en este trabajo, utilizando el modelo de adaptación humana propuesto por SCHLOSSBERG, con el objetivo de obtener informaciones sobre crisis y transiciones, se asumió la postura de entrevistador no normativo y se aplicó un modelo originario de la psicología en la Enfermería. Se ha utilizado el análisis de contenidos para clasificar el material de las entrevistas. En los resultados del estudio se constata que la mujer adulta ha conseguido superar las crisis, en dirección de su adaptación, utilizando recursos personales.

    Resumo em Inglês:

    The case study of a forty two years old woman expressed the transition and crisis experienced by an adult woman. The speech content is presented in this article according to the human adaptation model of SCHLOSSBERG and attempting to acquire informations about crisis and transitions. The authors assumed a position of non-normative interviewers applying a psychological model in nursing and used the content analysis technic. They verified that the adult woman crises were solved using her own personal resources.
  • Expandindo as fronteiras da educação em enfermagem globalmente Notas E Informações

    Zanotti, Renzo
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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