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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2000
  • Desafios das organizações de enfermagem no despontar da nova era Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa
  • Curso de especialização em enfermagem - modalidade residência: experiência de implantação em um hospital-escola Artigos Originais

    Barros, Alba Lucia Botura Leite de; Michel, Jeanne Liliane Marlene

    Resumo em Português:

    Relatamos aqui a implantação de um Curso de Especialização em Enfermagem na modalidade "Residência", no hospital-escola da Universidade Federal de São Paulo, cuja estrutura respeita as exigências legais para os cursos de pós-graduação "lato sensu", porém com características semelhantes às da Residência Médica, no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades práticas. Tem por objetivos: 1) Capacitar enfermeiras, em diversas áreas de especialidade, através de intenso programa de treinamento em serviço, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva; 2) Contribuir com a implementação do cuidado sistematizado de enfermagem; e 3) Melhorar a qualidade da assistência de enfermagem prestada no Hospital São Paulo. Os resultados levam-nos a crer que este seja um caminho para preparar enfermeiras para prestar uma assistência de qualidade, além de contribuir para o desenvolvimento de trabalhos científicos voltados para a prática profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Relatamos aquí la implantación de un Curso de Especialización en Enfermería en la Modalidad "Residencia" en el Hospital Escuela de la Universidad Federal de São Paulo, cuja estructura respeta las exigencias legales para los cursos de Post-Grado "Latus-Sensus", sin embargo con características semejantes a las de la Residencia Médica, en lo que se dice respecto al desenvolvimiento de las actividades prácticas. Este curso fue iniciado en Febrero de 1995, con los siguientes objetivos: 1) capacitar enfermeras, en diversas arreas de especialidad, a través de un intenso programa de entrenamiento en servicio, en régimen de tiempo integral y dedicación exclusiva; 2) contribuir con la implementación del cuidado sistematizado de enfermería; y 3) mejorar la calidad de la asistencia de enfermería dada en el Hospital São Paulo. Los resultados nos llevan a creer que este sea un camino para preparar Enfermeras que presten una asistencia con calidad, además de colaborar para el desarrollo de trabajos científicos orientados hacia la práctica profesional.

    Resumo em Inglês:

    This is a report about the experience of setting up a Specialization Program for Nurses in a "Residence" format, at the school-hospital of the Federal University of São Paulo, which mixes the traditional structure of specialization programs in Brazil with the model of the resident physician practical training. It began on february 1995, with the following objectives: 1) to qualify nurses, in different specialities, by an intensive training program, on a full-time schedule; 2) to contribute to improve the process of nursing care and; 3) to increase the quality of nursing assistance in our hospital.. The results of our experience allow us to suggest that's a good way to qualify nurses for the best nursing practice, and to increase nursing research in a very practical basis.
  • O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça Artigos Originais

    Braga, Violante Augusta Batista; Silva, Graciette Borges da

    Resumo em Português:

    O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.

    Resumo em Espanhol:

    La enseñanza de la disciplina de Enfermería Psiquiátrica en los Cursos de Pre-grado en Enfermería en el Estado de Ceará, tema de éste estudio, es una realidad que se viene construyendo, fundiéndose, en el contexto más amplio, con la enseñanza de Enfermería como un todo. Para estudiarla, buscamos sumergirnos en el discurso formal de las instituciones, ("currículos" y programas de disciplina) y en el discurso ideológico de los actores sociales responsables por la transmisión del saber ahí asimilado, producido y reproducido. En el análisis, hecho dentro de una perspectiva histórico ¾ estructural, fue posible constatar que las disciplinas de Enfermería Psiquiátrica pasan por un momento de reflexión, incertidumbres y mudanzas, provocado por el proceso de reforma curricular y de la asistencia psiquiátrica. El cambio de paradigma se muestra, aún, como una utopía no compartida integralmente por todos, pero buscada por la mayoría.

    Resumo em Inglês:

    The teaching of Psychiatric Nursing Course in the Nursing Undergraduate Programs in Ceará, topic of this study, is a reality that has been building up, fusing itself, in a broader context, the teaching of Nursing as a whole. To study it, attempts have been made in order to go deep in the Institutions' formal discourse, (Syllabuses, Course Programs) and in the ideological discourse of social actors which are responsible for the passing on the knowledge absorbed there, produced and reproduced. In the analysis under a structural-historical approach it has been possible to notice that the Psychiatric Nursing Courses are going through a moment of reflection, uncertainties and changes which have been originated by the process of syllabus reform and of the psychiatric assistance. The change of paradigm still turns out be an utopia, not wholly shared by everyone concerned, yet searched for by the majority.
  • Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem Artigos Originais

    Lima, Maria Auxiliadora da Cruz; Cassiani, Silvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue identificar y analizar los artículos publicados en revistas nacionales e internacionales en los últimos cinco años, de julio/1992 a julio/1997, que contenían la expresión "pensamiento crítico" en el título o en su resumen. Realizamos una Investigación bibliográfica buscando responder a las preguntas de los educadores sobre cómo mejorar la enseñaza de Enfermería. Analizamos 52 artículos publicados en los índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. El análisis de los datos demostró que el desarrollo del pensamiento crítico necesita ser materializado en la educación de Enfermería, lo que exige planeación de los currículos y estrategias de enseñanza que favorezcan la participación activa del alumno.

    Resumo em Inglês:

    In this study we identify and analyse articles published in national and international journals, that used the term "critical thinking" in the title or summary. The aim of the analysis was to seek answers to educators' queries as to how to improve teaching-learning the process in nursing. We analysed 52 articles published in the indexes Comprehensive Medline, Lilacs and Cinahl, in the last five years, from July, 1992 to July, 1997. Data analysis showed that critical thinking should be implemented in nursing education, what demands syllabus planning and teaching-learning strategies that will favour active participation by both educators and learners.
  • Percepção social do enfermeiro Artigos Originais

    Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros

    Resumo em Português:

    O objetivo deste experimento foi escalonar a percepção social do enfermeiro pelo método psicofísico de estimação de categorias. Para tal, foram convidados estudantes universitários das áreas de Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Medicina. Os resultados mostraram: 1) em nosso meio o traço asseado exerce um papel de centralidade, o qual juntamente com o traço responsável servem como estereótipo do enfermeiro e 2) as altas correlações entre as estimativas de categorias dos subgrupos refletem uma grande concordância nos graus de atribuições dados pelas diferentes amostras de estudantes universitários aos traços que caracterizam o profissional enfermeiro, indicando que as estimativas são estáveis entre as amostras.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este experimento fue evaluar la percepción social del enfermero por el método psicofísico de estimación de categorías. Para tal fin, fueron invitados estudiantes universitarios de las áreas de psicología, enfermería, odontología y medicina. Los resultados muestran: 1) En nuestro medio el trazo aseado ejerce un papel central, el cual en conjunto com el trazo responsable sirve como estereotipo del enfermero. 2) Las altas correlaciones entre las estimativas de categorías de los subgrupos, reflejan una grán concordancia entre los grados de atribuciones dados por las diferentes muestras de estudiantes y los trazos que caracterizan el profesional de enfermería, indicando que las estimativas son estables entre las muestras.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to scale nurses' social perception through the psychophysics method of category estimation. Therefore, undergraduate students from the areas of psychology, nursing, dentistry and medicine were invited to participate in the study. Results showed: 1) in our environment the characteristic tidy has a central role, and with the characteristic responsible form nurse's stereotype and 2) the high correlations among the category estimations of the sub-groups reflect a great concordance in the levels of attributions given by different samples of university students regarding the characteristics of the nurse professional, indicating that the estimations are stabilized among the samples.
  • Gerenciamento da qualidade: utilização no serviço de enfermagem Artigos Originais

    Antunes, Arthur Velloso; Trevizan, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    O Gerenciamento da Qualidade vem sendo cada vez mais utilizado e se tornando uma realidade nas instituições hospitalares. Com base nisto, os autores enfatizam sua importância para a Enfermagem e analisam sua utilização no Serviço de Enfermagem de um hospital privado, com o objetivo de avaliar a forma de implantação, o envolvimento dos enfermeiros e a aplicação dos Princípios de Deming. Os dados, colhidos através de entrevista e aplicação de um formulário, mostram que a implantação tem ocasionado bons resultados, que os enfermeiros estão empenhados no processo e que os Princípios de Deming estão sendo utilizados, alguns de forma adequada outros inadequadamente.

    Resumo em Espanhol:

    La Gerencia de la Calidad viene siendo cada vez mas utilizada y tornandose una realidad en los hospitales. Con base en esto, los autores enfatizan su importancia para la Enfermería y analizan su utilización en el Servicio de Enfermería de un hospital privado, con el objetivo de evaluar la forma de implantación, el involucramiento de los enfermeros y la aplicación de los Princípios de Deming. Los datos, recojidos a través de entrevista y aplicación de un formulario, muestran que la implantación ha ocasionado buenos resultados, los enfermeros están empeñados en el proceso y los Principios de Demig han sido utilizados, algunos de forma adecuada y otros de forma inadecuada.

    Resumo em Inglês:

    The Quality Management has been used and it is a reality in the hospitals. Thus the authors comment about its importance for Nursing and analyse its utilization in a Nursing Service of a private hospital, with purpose to evaluate the implementation form, nurses' involvement and the Deming' Principles application. Data show that the implementation has brought good results, nurses are engaged in the process and the Deming's Principles have been utilized, adequate or inadequately.
  • Algumas considerações sobre o paciente cirúrgico e a ansiedade Artigos Originais

    Peniche, Aparecida de Cássia Giani; Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    Este artigo é parte resultante da pesquisa intitulada "A influência da ansiedade na resposta do paciente no período pós-operatório imediato" e tem como objetivos oferecer os aspectos teóricos da ansiedade e compartilhar as dificuldades existentes em avaliar o estado emocional do paciente no período pré-operatório, assim como insuficiência de embasamento teórico da enfermeira para intervir nesta situação.

    Resumo em Espanhol:

    Este articulo es parte resultante de la investigación titulada "La influencia de la ansiedad en la respuesta del paciente en el periodo pós-operatorio inmediato" y tiene como objetivos ofrecer los aspectos teóricos de la ansiedad y compartir las dificultades existentes al evaluar el estado del paciente en el periodo pre-operatorio, así como insuficiencia de soporte teórico de la enfermera para intervenir en esta situación.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at giving theorical aspects of the anxiety and discussing about the difficulty faced by nurses to evaluate the emotional state of the patient, considering that the theorical basis of the nurse is not enough to interfere in this situation.
  • A compreensão do significado cultural do aneurisma cerebral e do tratamento atribuídos pelo paciente e familiares: um estudo etnográfico Artigos Originais

    Pinto, Maria Helena; Zago, Márcia Maria Fontão

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste de um estudo etnográfico descritivo, com 13 pacientes acometidos pelo aneurisma cerebral e seus familiares, com o objetivo de compreender o significado da doença e do tratamento. Os dados foram coletados por entrevistas e observações durante a hospitalização e depois da alta, no ambulatório e na residência. O tema central obtido do estudo foi "Tinha que ser para mim. Deus sabe o que faz". Este tema revela uma interpretação religiosa para a doença e uma fundamentação mágica para o tratamento. Assim, o aneurisma cerebral é interpretado como uma doença material (corpo) e uma doença espiritual (alma).

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación consiste en un estudio etnográfico de los pacientes afectados por aneurisma cerebral y sus familiares, con el objetivo de objetivo de comprender el significado de la enfermedad y el tratamiento. Los datos fueron recolectados por entrevistas y observaciones durante la hospitalización y después del alta en la consulta externa y en la residencia. El tema central obtenido del estudio fue: "Tenia que ser para mi. Dios sabe lo que hace". Este tema manifiesta una interpretación religiosa para la enfermedad y una fundamentación mágica para el tratamiento. Así, el aneurisma cerebral es comprendido como una enfermedad material (del cuerpo) y una enfermedad espiritual (del alma).

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive ethnographic study with 13 patients with cerebral aneurysm and their relatives aiming at understanding the meaning of the illness and the treatment. The data were collected by interviews and observations during the hospitalization and, after the discharge, in the outpatient clinic and at home. The central theme obtained from the study was "It had to be for me! God knows what He does". This theme reveals a religious interpretation for the illness and a magic basis for its cure.Thus, cerebral aneurysm is interpreted as a material illness (body) and a spiritual illness (soul).
  • Influência do açúcar no processo de cicatrização de incisões cirúrgicas infectadas Artigos Originais

    Haddad, Maria do Carmo Lourenço; Bruschi, Luiz Carlos; Martins, Eleine Aparecida Penha

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo experimental, realizado através de análises microbiológicas, que teve por objetivo avaliar a influência do açúcar cristal no processo de cicatrização de incisões cirúrgicas infectadas de 25 pacientes. Nas deiscências foram identificadas as presenças de bactérias gram positivas, gram negativas e fungos. Todos os indivíduos receberam antibioticoterapia sistêmica e tiveram suas incisões tratadas localmente com açúcar cristal, através de 3 curativos diários. A análise estatística demonstrou, através da correlação de Pearson, que o açúcar cristal não influenciou o processo de cicatrização de incisões cirúrgicas infectadas de indivíduos desnutridos, obesos e com idade avançada.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio experimental, realizado a través de análisis microbiológicos, que tuvo como objetivo evaluar la influencia del azúcar cristal en el proceso de cicatrización de incisiones quirúrgicas infectadas de 25 pacientes. En las dehiscencias fue identificada la presencia de bacterias "gram positivas", "gram negativas y hongos. Todos los individuos recibieron antibioticoterápia sistémica y tuvieron sus incisiones tratadas localmente con azúcar cristal, a través de tres curaciones diarias. El análisis estadístico mostró, a través de la correlación de Pearson, que el azucar cristal no influenció el proceso de cicatrización de incisiones quirúrgicas infectadas de individuos desnutridos, obesos y con edad evanzada.

    Resumo em Inglês:

    This is an experimental research based on microbiological analysis. Our aim was to evaluate the influence of sugar on the healing process of infected surgical wounds in 25 patients. On the dehiscences, there have been identified gram positive and gram negative bacteria, and fungi as well. Every patient was administered systemic antibiotics and had the wounds treated locally with cristal sugar three times a day. Statistics showed, by Person's correlation, that sugar did not influence on the healing process of infected surgical wounds in undernourished, overweigh and elderly individuals.
  • Monitoramento da colonização pelo Staphylococcus aureus em alunos de um curso de auxiliar de enfermagem durante a formação profissional Artigos Originais

    Santos, Branca Maria de Oliveira

    Resumo em Português:

    Tendo em vista o nosso objetivo de conhecer o quadro de colonização pelo Staphylococcus aureus em alunos de um curso de Auxiliar de Enfermagem, durante a formação profissional, realizamos a coleta de material da cavidade nasal (N) e mãos direita (Md) e esquerda (Me) de 42 alunos, em diferentes momentos da formação, relacionando as taxas com as atividades desenvolvidas durante a programação do curso. Os resultados evidenciaram uma oscilação nas taxas de colonização nos diferentes momentos e a possibilidade de transmissão recíproca do agente entre os alunos e os receptores dos cuidados prestados, considerando o tipo de contato mantido entre eles.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando nuestro objetivo de conocer el cuadro de colonización por Staphylococcus aureus en alumnos de un curso de auxiliar de enfermería durante su formación, realizamos la colecta de material de la cavidad nasal (N), manos derecha (Md) e izquierda (Me) de 42 alumnos, en diferentes momentos de su formación, relacionando las tasas con las actividades desarrolladas durante la programación del curso. Los resultados evidenciaron una oscilación en las tasas de colonización en los diferentes momentos y la posibilidad de transmisión mutua del agente entre los alumnos y los receptores de los cuidados, considerando el tipo de contacto mantenido entre ellos.

    Resumo em Inglês:

    Considering our goal of understanding the colonization by Staphylococcus aureus in students from a nursing auxiliary program, during their professional formation, we collected material from the nasal cavity (N), right (Md) and left (Me)hands from 42 students on different moments of their formation relating the levels of colonization to the activities developed during the program. Results showed an oscillation in the colonization rate in different moments and the possibility of agent reciprocal transmission between the students and the taken care receptors, considering the type of contact.
  • O papel da enfermeira na reabilitação do idoso Artigos Originais

    Diogo, Maria José D'Elboux

    Resumo em Português:

    Com o crescente aumento da população idosa em nosso país, torna-se cada vez mais freqüente a presença de idosos nos serviços de saúde e em especial nos de reabilitação. Trazemos neste texto descritivo os principais aspectos envolvidos na reabilitação do idoso: as peculiaridades referentes à reabilitação nesta faixa etária, a avaliação funcional como um importante indicativo da qualidade de vida, as fases da reabilitação do idoso e a assistência de enfermagem sistematizada, por meio da qual a enfermeira, inserida na equipe multidisciplinar atua com o idoso e sua família, de maneira individualizada.

    Resumo em Espanhol:

    Con el aumento creciente de los ancianos en nuestro país, se torna cada vez más frecuente la presencia del anciano en los servicios de salud y sobre todo de rehabilitación. Traemos en este texto descriptivo, los principales aspectos involucrados en la rehabilitación del anciano: las peculiaridades referentes a la rehabilitación en este grupo de edad, la evaluación funcional como un importante indicativo de la calidad de vida, las fases de la rehabilitación del anciano y de la atención sistematizada de enfermería por medio de la cual la enfermera, insertada en el equipo multidisciplinario actúa con el anciano y su familia, de manera individualizada.

    Resumo em Inglês:

    As the elderly people in our country are increasing it becomes more and more frequent the elderly's presence in the services of health and especially of rehabilitation. We bring in this descriptive text the main aspects involved in the elderly's rehabilitation: the referring peculiarities to the rehabilitation in this age group, the functional evaluation as an important indicative of the life quality, the phases of the elderly's rehabilitation and the systematized nursing care through the nurse, inserted in the multidisciplinar team acts with the elderly patient and his family, in an individualized way.
  • A família vivenciando o acidente doméstico: relato de uma experiência Artigos Originais

    Souza, Luiza Jane Eyre Xavier de; Rodrigues, Ana Kelve de Castro; Barroso, Maria Grasiela Teixeira

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivos conhecer a vivência da família frente ao acidente doméstico na criança, identificar os fatores de risco no ambiente doméstico, a partir da percepção da família e analisar o contexto socioeconômico-cultural contribuindo para a ocorrência do acidente doméstico com a criança. Foi realizado com uma família que vivenciou um caso de intoxicação exógena, com uma criança de 4 anos. A metodologia utilizada foi a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Os resultados evidenciaram que a família convive com o acidente doméstico na criança como fatos repetidos e o contexto socioeconômico-cultural influencia na quantidade e qualidade desses casos.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo tuvo por objetivos conocer la vivencia de la familia frente el accidente doméstico en el niño, identificar los factores de riesgo en el ambiente doméstico, a partir de la percepción de la familia y analizar el contexto socioeconómico, cultural, contribuyendo para la ocurrencia del accidente doméstico con el niño. Fue realizado con una familia que vivencio el caso de una intoxicación exógena de un niño de 4 años. La metodologia usada fue la observación participante y la entrevista semi-estructurada. Los resultados evidenciaran que la familia convive con el accidente doméstico en el niño como hechos repetidos y el contexto socioeconómico y cultural influencia la cantidad y calidad de los accidentes.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at knowing the behaviour of the family facing the home accidents among children, identifying the risk factors in the home environment, in the family's perception and analysing the socioeconomic-cultural context contributing to the occurrence of children's home accident. The work was made in a family that had experienced a case of poisoning of a 4 year-old child. Participant observation and the semi-structured interview were used as methodology. The results evidenced that the family constantly lives among children's home accidents and the socioeconomic-cultural context has a strong influence in the amount and quality of these cases.
  • Em contato com a violência: os profissionais de saúde e seus pacientes vítimas de maus tratos Artigos Originais

    Braz, Marlene; Cardoso, Maria Helena C.A.

    Resumo em Português:

    Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, esse artigo delineia a percepção de profissionais de saúde, sobretudo pediatras, acerca da violência e sua responsabilidade em denunciar os casos que vivenciaram. Embora tratando-se de um estudo de caso - a experiência no Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ - a preocupação é a de fornecer material para a reflexão acerca do posicionamento frente à morbidade infantil por "causas externas", traçando sugestões para uma prática/ação que ponha em pauta a articulação entre violência e assistência à saúde da criança.

    Resumo em Espanhol:

    Valiéndose de un abordaje cualitativo, este artículo traza la percepción de los profesionales de la salud, sobre todo pediatras, acerca de la violencia y la responsabilidad de ellos para denunciar los casos que se les presentan día a día. Apesar de tratarse de un estudio de caso -la experiencia en el Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ - la preocupación es la de proporcionar material para la reflexión sobre el posicionamento frente a la morbilidad infantil por "causas externas", dando sugerencias para una práctica/acción que ponga en discusión la articulación entre violencia y atención de la salud del niño.

    Resumo em Inglês:

    Using qualitative methods of collecting data and analysis, this article outlines the way health care profissionals, mainly pediatricians, feel about violence and their responsibility in denouncing the cases which they were forced to deal with. Although a typical "case study" - the experience in Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ - the major concern of this work is to offer material for reflexion about procedures that should or could be taken in face to child morbidity caused by "external causes", making suggestions for a health conduct that enhances the relationship between violence and the medical practice related to child and adolescent abuse.
  • Atenção à saúde da criança: perspectiva da prática de enfermagem comunitária Artigos Originais

    Monteiro, Akemi Iwata; Ferriani, Maria das Graças Carvalho

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é analisar a prática de enfermagem na assistência comunitária à saúde da criança e apontar perspectivas dessa prática para o próximo milênio. O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura sobre o tema, abordando, de forma sintética, a situação da saúde da população brasileira, e da criança, em particular, dentro do atual contexto social. Fez-se uma breve reflexão sobre a história da prática de atenção à saúde da criança e sobre a prática atual de enfermagem comunitária, observando-se que esta é realizada à luz do Programa Oficial de Assistência à Saúde da Criança. A perspectiva dessa prática é acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança no seio familiar, num trabalho multiprofissional de visita domiciliar e grupos de mães, nos quais uma enfermeira, co-participante, se destaca por sua formação em saúde preventiva e promocional.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente trabajo es analisar la práctica de enfermería en la asistencia del niño en la comunidad y colocar algunas perspectivas de esta practica para el milenio. El estudio fué desarrollado a través de una revisión de la literatura sobre el tema. Abordando de forma sintetica, la situación de la salúd de la población brasileña y del niño en particular, en el actual contexto social. E hace una reflexión sobre la historia de la práctica en la atención a la salud del niño y sobre la práctica actual de la enfermería comunitaria, observandose que ésta es realizada a la luz del Programa Oficial de la Asistencia a la Salud del Niño. La perspectiva de ésta práctica es acompañar el crecimiento y desarrollo del niño en el seno familiar, en un trabajo multidisciplinario de visita domiciliaria y grupos de madres, en los cuales una enfermera, co-participante, se destaca por su formación en salud preventiva y promocional.

    Resumo em Inglês:

    The study aims at analysing the community health nursing practice in the care of children and to point out the perspectives for the coming millenium. The study was conducted by review of the literature. It provides a brief synthesis of the current social context and a short historic reflection about health practices with children and community health nursing practice. It is observed that the practice of nursing is conducted according to the official Health Assistance Program for Children. Despite its goals, however, the program has not been efficient. In this way it will be valued the multiprofessional work in the accompaniment of the growth and developement, domiciliary visit, and "groups of mothers" in which the nurse will be a coparticipant of the staff, with the great contribuition that health professionals with preventions and promotions background frequently offer.
  • Atividade sexual e doenças sexualmente transmissíveis em escolares do 2º grau de Rio Branco-Acre, Brasil Artigos Originais

    Nascimento, Luiz Carlos Souza do; Lopes, Creso Machado

    Resumo em Português:

    Este estudo foi realizado junto a 2.684 alunos do Segundo Grau de Rio Branco¾Acre, Brasil, para verificar aspectos da atividade sexual e a ocorrência de DST/AIDS. Dos alunos pesquisados, 48,9% tiveram relações sexuais, sendo que para o sexo masculino o início mais freqüente foi aos 13 anos, representando 34,3% e para o feminino foi aos 16 anos, com 31,6%. Da ocorrência de DST/AIDS mencionadas 58,4% foi para a Hepatite B, 39,4% para a Monilíase e 2,2% para a Gonorréia. Dos que tiveram relações sexuais 47,6% foi com o/a namorado/a, 25,8% com o/a vizinho/a e 10,5% com a empregada doméstica. Como conclusão, 52,3% dos alunos das escolas particulares, 50,0% da federal, 45,7% das estaduais e 41,8% da municipal, tiveram relação sexual.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se realizó con 2.684 estudiantes de secundaria de Rio Branco-Acre, Brasil, para verificar los aspectos de la actividad sexual y la incidencia de ETS/SIDA. De los estudiantes investigados 48,9% tuvieron relaciones sexuales. De ellos el 34,3% pertenecen al sexo masculino y empezaron a los 13 años de edad. 31,6% son del sexo femenino e iniciaron su vida sexual a los 16 años. De la incidencia referida de ETS/SIDA el 58,4% fue para Hepatitis B, el 39,4% para Candidiasis y el 2,2% para Gonorrea. De los que tuvieron relaciones sexuales, el 47,6% fue con el novio (¾a); el 25,8% con el vecino (-a) y el 10,5% con la empleada domestica de la casa. Por lo tanto, se concluye que el 52,3% de los alunnos de las escuelas privadas, el 50,0% de la federal, el 45,7% de las estatales y el 41,8% de las municipales (provinciales) tuvieron relación sexual.

    Resumo em Inglês:

    This study was realized with 2.684 students of the high school in Rio Branco¾Acre, Brazil, to verify aspects of the sexual activity and the occurrence of DST/AIDS. From the researched students, 48,9% had sexual intercourses, and the largest frequency was 34,3% for male sex, with the beginning at 13 years old, and for female sex 31,6%, with the beginning at 16 years old. The occurrence of mentioned DST/AIDS was: 58,4% for Hepatite B, 39,4% for Monilíase and 2,2% for Gonorrhea. Among those ones who had their first sexual intercourse, 47,6% were with the boyfriend, 25,8% with the neighbor and 10,5% with the domestic maid. Concluding, the students who had sexual intercourses were 52,3% of private schools, 50,0% of federal ones, 45,7% of state ones and 41,8% of municipal ones.
  • Aspectos gerais da sexualidade dos portadores de tuberculose pulmonar atendidos em unidades básicas de saúde de Ribeirão Preto-SP Artigos Originais

    Bertazone, Érika do Carmo; Gir, Elucir

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivos identificar e analisar o conhecimento que os portadores de tuberculose pulmonar têm acerca da doença e as experiências vivenciadas por estes, enfatizando-se as modificações ocorridas no exercício da sexualidade, as reações dos familiares/amigos e os sentimentos emergentes a partir destas experiências. Foram entrevistados cinqüenta pacientes, sexualmente ativos, portadores de tuberculose pulmonar. Os resultados evidenciaram que 15 (30,0%) dos portadores de tuberculose pulmonar não têm conhecimento a respeito da doença e 32 (64,0%) não sabem como prevenir a mesma. Dos 50 entrevistados, 29 (58,0%) perceberam reações negativas, onde o medo do próprio portador de transmitir a infecção/doença, bem como o medo da parceria sexual em adquirir a infecção/doença, pode causar alterações na sua vida social, afetiva e/ou sexual, resultando na diminuição da freqüência das relações sexuais, afetando assim a sua relação.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivos identificar y analizar el conocimiento que los portadores de tuberculosis pulmonar tienen sobre la enfermedad, las experiencias vividas por ellos, enfatizando los cambios ocurridos en el ejercício de la sexualidad, las reacciones de los familiares/amigos y los sentimientos que sobresalen a partir de estas experiencias. Fueron entrevistados cincuenta pacientes, sexualmente activos, portadores de tuberculosis pulmonar. Los resultados evidenciaron que 15 (30,0%) de los portadores de tuberculosis pulmonar no tienen conocimiento sobre la enfermedad y 32 (64,0%) no saben como prevenirla. De los 50 entrevistados, 29 (58,0%) percibieron reacciones negativas, en donde, tanto el miedo del propio portador en transmitir la infección/enfermedad, como el miedo de la compañera sexual en adquirir la infección/enfermedad, pueden causar alteraciones en su vida social, afectiva y/o sexual, llevando a la disminución de la frecuencia de relaciones sexuales.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study was carried out in order to identify and analysing the knowledge that the patients with pulmonary tuberculosis have about the disease and the experiences which they have passed through; to identify some aspects related to their sexuality's changing after acquiring the pulmonary tuberculosis and characterizing the living experiences toward their family, the friends'/relatives' reactions and the emerging feelings. Fifty sexually active patients were interviewed. The results showed that 15 (30,0%) patients with pulmonary tuberculosis did not have any knowledge about the disease and 32 (64,0%) did not know how to prevent it. Among the fifty patients interviewed, 29 (58,0%) have realized negative reactions. The pulmonary tuberculosis do not interferes directly only in these sexual and social people's lives, but also in their partners social lives. This fact has been contributing in order to decrease their sexual relations often.
  • Comunicação não-verbal do paciente em centro de terapia intensiva coronariana submetido a intubação orotraqueal: efeito da presença da máquina Notas E Informações

    Bertoncello, Kátia Cilene Godinho; Sawada, Namie Okino
  • Participación de la comunidad en la problemática de salud: un modelo interdisciplinario de investigación acción Notas E Informaciones

    Hausberger, Margarita; Wacsman, Raquel
  • Álbum seriado para o ensino do laringectomizado Página Do Estudante

    Flausino, Juliana Marcela; Oliveira, Janaína Zambon de; Zago, Márcia Maria Fontão
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