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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 15, Número: 6, Publicado: 2007
  • Educação a distância: indo além Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Marziale, Maria Helena Palucci
  • As contribuições da comunidade para o trabalho da equipe de um PSF Original Articles

    Marin, Maria José Sanches; Oliveira, Luciana Rocha de; Ilias, Mércia; Higa, Elza de Fátima Ribeiro

    Resumo em Português:

    Considerando a relevância da participação popular na construção de novos modelos de saúde, o presente estudo propõe-se a verificar as contribuições dessa participação nas ações de saúde de uma Unidade de Saúde da Família. Trata-se de estudo de análise documental, a partir de atas de 24 reuniões mensais da equipe com a comunidade. Após a leitura dos registros, os assuntos discutidos foram agrupados em quatro temáticas: recursos materiais e humanos, acesso aos serviços de saúde de maior complexidade, adesão da comunidade às atividades oferecidas pela unidade e promoção da saúde e prevenção de doenças. Constata-se que, embora as discussões vislumbrem a visão integral da saúde e possibilitem co-responsabilidade, fortalecimento do vínculo e troca de informação, ainda é necessário maior avanço para se obter a efetiva participação da comunidade na co-gestão do sistema de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando la relevancia de la participación de la población en la construcción de nuevos modelos de salud, el presente estudio propone caracterizar y analizar las contribuciones de la participación de la comunidad en las acciones de salud de una Unidad de Salud de la Familia. Se trata de un estudio de análisis documentario, basado en actas de 24 reuniones mensuales del equipo con la comunidad. Después de la lectura de los registros, los asuntos fueran clasificados en cuatro temáticas: recursos materiales y humanos, accesos a los servicios de salud de nivel secundario, adherencia de la comunidad a las actividades ofrecidas por la unidad y promoción de la salud y prevención de enfermedades. Verificó-se que las discusiones destacaron una visión íntegra de la salud e hicieron posible la co-responsabilidad, fortalecimiento del vínculo y cambio de información. Todavía es necesario avanzar para obtener la efectiva participación de la comunidad en la co-gestión del sistema de salud.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of people participating in the construction of new health models, this study aimed to characterize and analyze contributions brought by community to health actions carried out in a Family Health Unit. It is a documentary analysis based on the records of 24 monthly meetings between the team and community. After reading the records, subject was divided into four themes: material and human resources, availability to secondary level health services, community adherence to the unit activities, health promotion and disease prevention. Discussions opened a wide perspective on health and stimulated co-responsibility, stronger links and information exchanging. Nevertheless, there is a need to improve community effective participation in the co-management of the health system.
  • Uma proposta de construção da base operacional do processo de trabalho educativo em saúde coletiva Original Articles

    Pereira, Érica Gomes; Soares, Cássia Baldini; Campos, Célia Maria Sivalli

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou construir a base operacional do trabalho educativo em saúde, a partir da vertente marxista. Teve como base empírica os relatos de experiência da enfermagem na rede básica de serviços de saúde, publicados entre 1988 e 2003. O objeto foi capturado a partir dos sujeitos dos agentes da ação, do objetivo, das concepções de saúde e de educação - saber fazer; e da necessidade geradora. Os meios/instrumentos foram identificados por meio do espaço físico, dos recursos didáticos, da freqüência dos encontros e da concepção de educação em saúde - saber operante. Para captar a finalidade identificou-se o tipo de avaliação, a quem foi dirigida, a meta a ser alcançada, a articulação do saber fazer e do saber operante. O trabalho educativo em saúde coletiva será um potencial de fortalecimento aos grupos sociais quando se constituir em uma práxis que assume o sujeito como co-produtor dialógico do trabalho em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo construir la base operacional del trabajo educativo en salud a partir de la vertiente marxista. Los relatos de experiencia de enfermeras que laboraron en la red básica de servicios de salud, publicados entre 1988-2003, fueron utilizados como base empírica. El objetivo fue capturado a partir: de los sujetos, de los agentes de acción, del objetivo, de las concepciones de salud y de educación - saber hacer, y de la necesidad generadora. Los medios/instrumentos fueron identificados por medio: del espacio físico, de los recursos didácticos, de la frecuencia de sesiones, y de la concepción de educación en salud - saber operante. Para captar la finalidad se identificó: el tipo de evaluación, a quien fue dirigida, la meta a ser alcanzada, la articulación entre el saber hacer y el saber operante. El trabajo educativo en salud colectiva será un potencial de fortalecimiento para los grupos sociales cuando se constituya en una praxis que asume el sujeto como co-productor dialógico del trabajo en salud.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to construct the operational base of the educative work in health from a Marxist perspective. Reports of nursing experiences in the basic health services, published between 1988-2003, served as empirical base. The object was captured from: the participants; the action agents; the objective; health and education conceptions; and the generating necessity. The means/instruments were identified through: physical space; didactic resources; frequency of meetings; and the conception of health education. The type of evaluation; to whom it was directed; the goal to be reached and articulation between the theoretical and operational knowledge were identified in order to capture the purpose. The educative work in collective health can strengthen social groups when it becomes praxis that assumes the participant as a dialogical co-producer of the work in health.
  • Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro Original Articles

    Tavares, Darlene Mara dos Santos; Simões, Ana Lúcia de Assis; Poggetto, Márcia Tasso Dal; Silva, Sueli Riul da

    Resumo em Português:

    Este artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.

    Resumo em Espanhol:

    Este artigo tuvo por objetivo describir y evaluar el programa "Integrando conocimientos para la atención integral a la familia", compuesto por cinco proyectos que visaron ampliar conocimientos y desarrollar habilidades en el académico, para la realización de acciones de salud, con base en las necesidades de la familia y comunidad. Participaron 33 académicos de los cursos de enfermería, medicina y biomedicina de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro", por ocho meses en los Programas de Salud de la Familia, ambulatorios y Hospital Escuela, atendiendo a 2.000 clientes. Los académicos fueron sujetos de su aprendizaje, vivenciando y reflexionando sobre la realidad social. El programa favoreció integración interinstitucional y indisociabilidad enseñanza-investigación-extensión.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to describe and evaluate the extension program "Integrating knowledge to the family integral care" composed of five projects that aimed to enrich knowledge and develop skills in the academic field, to accomplish health actions, based on the families' and community' needs. A total of 33 faculties from the nursing, medical and biomedical schools at the "Triângulo Mineiro Federal University" participated in the projects during eight months in the "Family Health Program", out-patient clinics and at the School Hospital, attending 2,000 clients. The faculty members were subjects in their own learning process, experiencing and reflecting upon this social reality. The program also favored inter-institutional integration, as well as, showed connection between teaching-research-extension.
  • Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em curso profissionalizante de enfermagem Original Articles

    Aguiar, Raymunda Viana; Cassiani, Silvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste estudo foram: desenvolver e avaliar o ambiente virtual de aprendizagem na temática de administração de medicamentos em Curso Profissionalizante de Enfermagem, na cidade de Curitiba, PR. A elaboração do programa foi dividida em três fases: a primeira fase, desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem; a fase 2, formatação e avaliação do uso e a fase 3, avaliação da aprendizagem. As avaliações do programa demonstraram que o mesmo está de acordo com os objetivos educacionais propostos para desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educacional. A avaliação da aprendizagem demonstrou que os alunos tiveram porcentagem de 85% de acertos nas questões abordadas. As possibilidades na elaboração de novas tecnologias educacionais serão válidas tanto para auxiliar no processo ensino/aprendizagem como para o desenvolvimento de futuros profissionais na enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetos de este estudio fueron: desarrollar y evaluar el Ambiente Virtual de Aprendizaje en la temática administración de medicamentos en cursos profesionalizantes de enfermería en la ciudad de Curitiba/PR. La elaboración del programa se divide en tres fases: 1 - desarrollo del Ambiente Virtual de Aprendizaje; 2 - implementación; 3 - evaluación del aprendizaje. Las evaluaciones del programa demostraron que está en conformidad con los objetivos educacionales propuestos para desarrollo e implementación de una tecnología educacional. La evaluación del aprendizaje demostró que los alumnos alcanzaron un porcentaje de 85% de aciertos en las cuestiones tratadas. La posibilidad de la elaboración de nuevas tecnologías educacionales serán válidas tanto para auxiliar en el proceso enseñanza/aprendizaje como para desarrollar futuros profesionales de Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to: develop and evaluate a Virtual Learning Environment in the theme administering medications in a professional nursing course in Curitiba/PR, Brazil. The program's elaboration was divided in three phases: 1- Virtual Learning Environment development Guide. Phase 2, corresponded to implementation and assessment of its use. Phase 3, learning Evaluation. The program evaluations demonstrate that it is in accordance to the educational goals intended to develop and implement an educational technology. The assessment on learning showed that the students answered correctly 85% of the questions discussed. The possibility of elaborating new educational technologies can be helpful in the teaching/learning process, as well as in the development of future nursing professionals.
  • Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro Original Articles

    Feresin, Cátia; Sonzogno, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    Este estudo visa caracterizar a disciplina de Nutrição ministrada em seis cursos de graduação em enfermagem quanto à formação do docente, carga horária, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação a partir da ótica do professor que a ministra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da Análise Temática. Verifica-se que o conteúdo das disciplinas abrange tanto o aspecto da Nutrição no ciclo vital e na prevenção de doenças quanto no aspecto curativo. Salienta-se a importância do professor estar atento quanto à complexidade dos conteúdos necessários para a formação do enfermeiro. Os conhecimentos da Nutrição favorecem a atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional em saúde. Sugere-se formação de grupos de estudo de professores das disciplinas de Nutrição em Cursos da área da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue caracterizar la disciplina de Nutrición en seis cursos de la graduación en cuanto a la formación docente, carga horaria, contenidos, estrategias y evaluación a partir de la óptica del profesor que la ministra. Trátase de una investigación descriptiva, realizada a través de entrevistas semiestructuradas, analizadas por medio del Análisis de Contenido Temático. Se pudo observar que el contenido de las disciplinas abarca tanto el aspecto de la Nutrición en el ciclo vital como la prevención de la enfermedad en cuanto al aspecto curativo. La importancia del profesor estar atento a la complejidad de los contenidos necesarios para la formación del enfermero fue enfatizada. Los conocimientos de la Nutrición favorecen la actuación del enfermero en el equipo multiprofesional en salud. La evaluación del aprendizaje de los alumnos es predominantemente somativa, dificultando la posibilidad de retomar sus errores. Sugiérese la formación de grupos de estudio de profesores de las disciplinas de Nutrición en Cursos del área de la salud.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to characterize the Nutrition discipline in six undergraduate courses in nursing regarding to the professor background, workload, content, strategies of education and evaluation from the perspective of the professor who teaches it. This is a descriptive research, carried out through semi-structured interviews, analyzed through the Thematic Analysis. It was verified that the discipline content approaches Nutrition in the vital cycle in the prevention of illnesses, as well as, in the healing aspect. The importance of the professor to be attentive to the content complexity necessary to the Nursing Education is highlighted. Nutrition knowledge favors the performance of the Nurse in a multifunctional health team. The formation of study groups with professors from Nutrition disciplines in the health area of undergraduate programs is suggested.
  • Visão de coordenadores de enfermagem sobre dimensionamento de pessoal de enfermagem: conceito, finalidade e utilização Original Articles

    Campos, Luciana de Freitas; Melo, Marcia Regina Antonietto da Costa

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo conceituar dimensionamento de pessoal de enfermagem, segundo o entendimento dos profissionais que o realizam e desvelar, segundo eles, qual a finalidade e utilização da estimativa de recursos humanos em enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa. Procedeu-se à análise do conteúdo. A definição apreendida vem ao encontro daquelas encontradas na literatura e, quanto à finalidade, serve à previsão dos profissionais, garante a operacionalização do trabalho de enfermagem, atende à expectativa do cliente com relação às suas necessidades, provê os setores de pessoal e garante a distribuição desses, na escala. Quanto à utilização no gerenciamento do pessoal, ocorre como justificativa para aumentar o quadro por meio de contratação.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue la de conceptualizar el cálculo de personal de enfermería de acuerdo con la comprensión de los profesionales que lo hacen y mostrar la finalidad y utilización de la estimación de recursos humanos en enfermería según ellos. Esto es un estudio exploratorio descriptivo del tipo cualitativo. Fue realizado el análisis de contenido. La definición descubierta corresponde a aquellas encontradas en la literatura y, con respecto a la finalidad, sirve para prever el número de profesionales; garante la operacionalización del trabajo de enfermería; cumple la expectativa del cliente con respecto a sus necesidades; provee los sectores de personal y garantir la distribución de los profesionales en la escala. En cuanto a la utilización de la definición en la gestión del personal, sirve como justificación para aumentar el cuadro mediante contractación.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to conceptualize the dimensioning of nursing staff, as it is understood by professionals who realize this task, and also to reveal their aim and use of estimation of nursing human resources. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach analyzed through Content analysis. The definition obtained corresponds to those found in literature and, as to its aim, it serves to preview the number of professionals; to guarantee the operation of the nursing work; to attend clients' expectations regarding their needs; to provide personnel and to guarantee their allocation in the work scale. As to the use of this definition in personnel management, it provides a justification to increase staff through new contracts.
  • Dificuldades dos pacientes diabéticos para o controle da doença: sentimentos e comportamentos Original Articles

    Péres, Denise Siqueira; Santos, Manoel Antônio dos; Zanetti, Maria Lúcia; Ferronato, Antônio Augusto

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades dos pacientes diabéticos em relação ao tratamento para o controle da doença. Participaram 24 diabéticos acompanhados no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos, em 2003. Para obtenção dos dados utilizou-se de relato escrito, de forma individual, em dia pré-determinado, a partir de uma questão norteadora previamente elaborada. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que são inúmeras as dificuldades relacionadas ao seguimento do tratamento: rejeição e negação da condição de doente, sofrimento e revolta devido às restrições impostas pela alimentação, atividade física e medicamento. É possível inferir que o enfoque da abordagem educativa não deve se restringir apenas à transmissão de conhecimentos, mas é importante englobar os aspectos emocionais, sociais e culturais que influenciam no seguimento do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades de los pacientes diabéticos en relación al tratamiento para el control de la enfermedad. Participaron 24 diabéticos acompañados en el Centro Educativo de Enfermería para Adultos y Ancianos en 2003. Para obtener los datos, se utilizó un relato escrito, de forma individual, en día predeterminado, a partir de una pregunta orientadora previamente elaborada. En el análisis de los datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados mostraron que son innumeras las dificultades relacionadas al seguimiento del tratamiento: rechazo y negación de la condición de enfermo, sufrimiento y revuelta debido a las restricciones impuestas por la alimentación, actividad física y medicamentos. Es posible inferir que el enfoque de la aproximación educativa no debe restringirse apenas a la transmisión de conocimientos; también es importante que englobe aspectos emocionales, sociales y culturales que influencian en el seguimiento del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify difficulties diabetic patients face during treatment in controlling the disease. A total of 24 diabetic patients, attended in the Nurse Educational Center for Adults and Elders in 2003, participated in the study. The data was collected individually, through a written report guided by a question previously elaborated, on a pre-scheduled date. The Content Analysis technique was used in the data analysis. The results showed several difficulties related to the treatment follow up: rejection and denial of the patient's condition, suffering and revolt due to restrictions imposed by the diet, physical activity and medication. It is possible to infer that the focus of the education approach should not be restricted to the transmission of knowledge; it should also include emotional, social and cultural aspects that also influence in the treatment follow up.
  • Itinerário terapêutico do adolescente com diabetes mellitus tipo 1 e seus familiares Original Articles

    Mattosinho, Mariza Maria Serafim; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da

    Resumo em Português:

    Estudo de natureza qualitativa, do tipo convergente assistencial, objetivou compreender o itinerário terapêutico de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e seus familiares, vinculados a uma instituição de saúde de Florianópolis, SC. Foi utilizado o modelo de Cuidado à Saúde de Kleinman que inclui os subsistemas profissional, familiar e popular. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e observação de campo com vinte pessoas: familiares e adolescentes com diabetes. A análise incluiu a codificação e categorização dos dados. Foram construídas duas categorias: decisões e negociações sobre a saúde, os cuidados e os tratamentos e o percurso nos três subsistemas de saúde. O estudo permitiu compreender que os tratamentos e cuidados do subsistema profissional não são únicos, havendo diferentes práticas em saúde que são realizadas a partir da avaliação que cada família faz daquilo considera adequado para o adolescente com diabetes mellitus.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de naturaleza cualitativa, de tipo convergente-asistencial, tuvo como objetivo comprender el camino terapéutico de los adolescentes con diabetes mellitus tipo I y sus familiares, vinculados a una institución de salud de Florianópolis, entre las edades de 15 y 25 años, a través del modelo del Cuidado para la Salud, que incluye los subsistemas profesional, familiar y popular. Los datos fueron obtenidos a través de la entrevista en profundidad y la observación de campo con 20 personas (familiares y adolescentes con diabetes). El análisis incluye la codificación y la categorización de los datos. Fueron construidos dos categorias: Las decisiones y negociaciones sobre la salud, los cuidados y los tratamientos y El percurso en los tres subsistemas de la salud. El estudio permitió comprender que los tratamientos y los cuidados del subsistema profesional no son los únicos, existiendo diferentes prácticas en la salud que son realizadas a partir de la evaluación que cada familia hace a partir de aquello que considera adecuado para el adolescente con diabetes mellitus.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative assistential convergent study. Its main objective is to understand the therapeutic itinerary of adolescents with type 1 mellitus diabetes, as well as that of their families. The sample was composed of adolescents, between 15 and 25 years old, involved with a health institution in Florianópolis through the Health Care model that includes professional, family, and popular subsystems. Data were obtained through in-depth interviews and field observation of 20 people (relatives and adolescents with diabetes). The data analysis included data codification and categorization. Two categories were constructed: Decisions and negotiations about health, care and treatment; and the journey through the three subsystems of health care. The study permitted to understand that the treatment and care within the professional subsystem are not the only ones available. There are different practices in health performed from the evaluation each family makes, of what they believe adequate for their adolescent with diabetes.
  • Prevalência da infecção tuberculosa entre profissionais de um hospital universitário Original Articles

    Oliveira, Sandra Maria do Valle Leone de; Honner, Michael Robin; Paniago, Anamaria Mello Miranda; Aguiar, Eliana Setti Albuquerque; Cunha, Rivaldo Venâncio da

    Resumo em Português:

    Vários estudos têm demonstrado prevalência elevada de infecção tuberculosa, tanto quanto de adoecimento, entre os profissionais de saúde. Este estudo, realizado em um Hospital Universitário, situado na cidade de Campo Grande, MS, teve como objetivo conhecer a prevalência de infecção pelo Mycobacterium tuberculosis entre esses profissionais. Na análise de 194 indivíduos, encontrou-se prevalência global de positividade da prova tuberculínica de 38,7%. Observou-se associação com o tabagismo (p 0,01, e RP 1,72 (1,20-2,45) - corrigido por Yates). Conclui-se que é necessário estabelecer um programa de triagem tuberculínica de rotina para acompanhamento de viragem tuberculínica, juntamente, com a instituição de intervenções para reduzir o risco de transmissão nosocomial.

    Resumo em Espanhol:

    Varios estudios han demostrado la alta prevalencia de infección tuberculosis, y también de la propia enfermedad, entre los profesionales de salud. Este estudio, realizado en un Hospital Universitario ubicado en la ciudad de Campo Grande-MS, tuvo como objetivo conocer la existencia de la infección causada por el Mycobacterium tuberculosis. En el análisis de 194 personas, fue encontrada la existencia de la prueba tuberculinilla del 38,7%. Fue observada una asociación con el tabaquismo (p 0,01, y RP 1,72 (1,20-2,45) corregido por yates). Concluimos que es necesario un programa de selección tuberculinilla de rutina para acompañar el viraje tuberculínico, junto a intervenciones para reducir el riesgo de transmisión nosocomial.

    Resumo em Inglês:

    Several studies have demonstrated an elevated prevalence amongst professionals of mycobacterium tuberculosis, both in the rate of infections and illness. This study was carried out in a School Hospital in Campo Grande, MS, Brazil, aiming to establish the prevalence of infection with Mycobacterium tuberculosis. The results of the analysis of 194 subjects showed an overall positivity for the tuberculin test of 38.7%. There was a correlation with smoking (p=0.01, RP=1. 72 (1.20-2.45- Yates's correction). The conclusion is that the establishment of a program of tuberculin screening jointly with the implementation of interventions is necessary in order to reduce the risk of nosocomial transmission.
  • Avaliação do grau de incapacidade em hanseníase: uma estratégia para sensibilização e capacitação da equipe de enfermagem Original Articles

    Silva Sobrinho, Reinaldo Antonio da; Mathias, Thais Aidar de Freitas; Gomes, Eunice Alves; Lincoln, Patrícia Barbosa

    Resumo em Português:

    Os principais problemas decorrentes da hanseníase são as incapacidades físicas. O presente estudo avaliou o grau de incapacidade dos pacientes em tratamento e em alta, em 11 municípios da 14ª Regional de Saúde do Paraná, ao mesmo tempo em que promoveu discussão e capacitou os profissionais de enfermagem das equipes locais. Verificou-se que 79,8% da população avaliada apresentava algum grau de incapacidade e que parte dos profissionais desconhecia a técnica de avaliação. Foi grande a porcentagem de pacientes com grau de incapacidade I e II, fato que corrobora o diagnóstico tardio dos casos. Destaca-se a necessidade de permanente processo de autocuidado, associado à poliquimioterapia e avaliação contínua dos casos novos e antigos para evitar as incapacidades físicas conseqüentes do agravo.

    Resumo em Espanhol:

    Los principales problemas originados de la lepra son las inhabilidades. El actual estudio evaluó el grado de incapacidad de los pacientes en tratamiento y los que ya habían sido curados en 11 ciudades de la 14ª Regional de la Salud de Paraná, Brasil. Al mismo tiempo, promovió discusión y capacitación de los profesionales de enfermería de los equipos locales. Fue verificado que el 79,8% de la población evaluada presentó cierto grado de incapacidad y que los profesionales no conocían la técnica de evaluación. Era alto el porcentaje de pacientes con grado de incapacidad I e II, hecho que comprueba la diagnosis retrasada de los casos. Se destaca la necesidad de un proceso permanente de autocuidado, asociado a la poliquimioterapia y la evaluación continua de los casos nuevos y viejos para prevenir las inhabilidades consiguientes de la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    The main problems caused by leprosy are physical incapacities. This study evaluated the level of patients' incapacity in treatment and in discharge in 11 municipal districts of the14th Regional of Health of Paraná, at the same time it promoted discussion and qualified nursing professionals of local teams. It was verified that 79.8% of the population evaluated presented some degree of incapacity and that some of the professionals ignored the evaluation technique. The percentage of patients with incapacity levels I and II was high, fact that corroborates the late diagnosis of cases. The need of a permanent self-care process associated to polichemotherapy and continuous evaluation of new and old cases in order to avoid the illness physical incapacities is highlighted.
  • Ansiedades e sentimentos de profissionais da enfermagem nas situações de terminalidade em oncologia Original Articles

    Faria, Daniella Antunes Pousa; Maia, Eulália Maria Chaves

    Resumo em Português:

    Trata-se de investigação de caráter transversal que avaliou o nível de ansiedade da equipe de enfermagem que lida com o paciente terminal com câncer, procurando identificar os fatores que a influenciam, bem como os sentimentos dos profissionais frente ao atendimento destes pacientes. Foram analisados 50 auxiliares e técnicos de enfermagem do hospital de referência de atendimento ao câncer do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados através de questionário e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Os resultados revelaram que 69,8% dos profissionais possuem Ansiedade-Estado média e 30,2% alta. O número de pacientes atendidos e 'trabalhar em outra instituição' interferiram na Ansiedade-Estado. Os sentimentos mais destacados foram sofrimento e tristeza, e 'criança' foi apontada como sendo a faixa-etária mais difícil de se lidar. Verifica-se a necessidade de realização de estratégias de apoio para profissionais a fim de reduzir e/ou prevenir altos níveis de ansiedade e estresse.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una investigación transversal que evaluó el nivel de ansiedad del equipo de enfermería que se dedica al enfermo terminal con cáncer, investigando los factores que influencian este equipo, así como los sentimientos de los profesionales ante la atención a estos enfermos. Fueron analizados 50 auxiliares y técnicos de enfermería del hospital de referencia de atención al cáncer de Rio Grande do Norte, Brasil. Datos fueron recolectados a través de un cuestionario y del Inventario de Ansiedad Rasgo-Estado. Resultados revelaron que el 69,8% posee ansiedad-estado media y el 30,2% alta. El número de enfermos atendidos y 'trabajar en otra institución' interfirieron en el nivel de ansiedad-estado. Los sentimientos más destacados fueron sufrimiento y tristeza, y 'niño' fue indicado como el grupo de edad más difícil de dedicarse. Se verifica la necesidad de estrategias de apoyo para los profesionales a fin de reducir y/o prevenir altos niveles de ansiedad y estrés.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate, through a cross-sectional study, factors that influence anxiety levels and feelings of a nursing team who care for terminal patients with cancer. The sample consisted of 50 Nursing Assistants and Technicians from the Hospital reference on cancer care in Rio Grande do Norte, Brazil. Data were collected through the State-Trait Anxiety Inventory. Results showed that 69.8% of the professionals have medium anxiety levels and 30.2% have high levels of anxiety. The Number of Patients attended and "Working in another Institution" interfered in the anxiety levels. The most remarkable professionals' feelings were suffering and sadness, and Child was the most difficult age group to care for. Studies which develop support strategies to those health professionals are necessary to reduce and/or to prevent high anxiety and stress levels.
  • Levantamento do custo do procedimento de hemodiálise veno-venosa contínua em unidades de terapia intensiva Original Articles

    Secco, Lígia Maria dal; Castilho, Valéria

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste estudo foram: caracterizar a clientela submetida ao tratamento dialítico de Hemodiálise Veno-Venosa Contínua (CVVHD) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), levantar o tempo de duração dos procedimentos, calcular o custo da mão-de-obra dos enfermeiros, estimar o custo médio direto dos procedimentos. O estudo foi desenvolvido em um hospital escola público no município de São Paulo. A amostra foi constituída por 93 procedimentos realizados em 50 pacientes. Os resultados mostraram predominância do sexo masculino (62%), a idade média foi de 60,8 anos, o tempo médio de permanência na UTI foi de 19,2 dias, 86% evoluíram a óbito e a média do número de procedimentos por paciente foi de 1,9. A insuficiência renal aguda (IRA) estava presente em 76% dos pacientes. A duração média do procedimento foi de 26,6 horas. O custo da mão-de-obra direta do enfermeiro foi em média R$ 592,04, representando 28,7% do custo total. O custo total médio do procedimento foi de R$ 2.065,36, variando de R$ 733,65 a R$ 6.994,18.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue identificar características sócio-demográficas de los pacientes sometidos al tratamiento de Hemodiálisis Vena-Venosa Continua (CVVHD) en Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); identificar el tiempo de duración de los procedimientos; calcular el costo del tiempo de los enfermeros y evaluar el costo promedio directo de los procedimentos. El estudio fue realizado en un hospital escuela público en la ciudad de São Paulo. La muestra fue constituida por 93 procedimientos realizados en 50 pacientes. Los resultados mostraron la predominancia del sexo masculino (62%); la edad promedia fue de 60,8 años; el tiempo promedio de permanencia en la UTI fue de 19,2 días; el 86% evolucionó a óbito y el promedio del número de los procedimientos por paciente fue de 1,9 días. La insuficiencia renal aguda (IRA) está presente en el 76% de los pacientes. La duración promedia fue de 26,6 horas. El costo del tiempo del enfermero fue en promedio R$ 592,04 y representó el 28,7% del costo total. El costo total promedio del procedimiento fue de R$ 2.065,36, con variación de R$ 733,65 a R$ 6.994,18.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to characterize patients submitted to dialytic treatment with CVVHD in ICUs; monitor procedure time duration; estimate nurses' labor wages and; estimate the direct procedures mean costs. The study was developed in a public teaching hospital located in São Paulo, Brazil. A total of 93 procedures performed in 50 patients composed the sample. The results showed the predominance of male patients (62%); mean age was 60.8 years old; ICU hospitalization time was 19.2 days; 86% of the patients died; 76% of the patients presented acute renal insufficiency and, mean procedure time per patient was 1.9. The mean procedure duration was 26.6 hours. The mean cost of nurses' wages were R$ 592.04 which represented 28.7% of the total cost. The mean total expenditure was R$ 2,065.36 ranging from R$ 733.65 to R$ 6,994.18.
  • A Instituição de Longa Permanência para Idosos e o sistema de saúde Original Articles

    Creutzberg, Marion; Gonçalves, Lúcia Hisako Takase; Sobottka, Emil Albert; Ojeda, Beatriz Sebben

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Analisar o sistema social organizacional Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e sua relação com o Sistema Único de Saúde (SUS). Identificar as comunicações que ocorrem nos acoplamentos estruturais entre a ILPI e o SUS. Analisar as ressonâncias do acoplamento estrutural com o SUS, na ILPI. MÉTODO: Estudo exploratório descritivo, qualitativo, com uso do método funcional de Niklas Luhmann. A coleta de dados utilizou observações de segunda ordem, por meio de entrevistas com 7 dirigentes e 8 idosos, análise de comunicações de 52 ILPIs brasileiras sem fins lucrativos, de caráter público ou privado e observações de terceira ordem em literatura nacional. RESULTADOS: No sistema de saúde ocorre a exclusão do idoso institucionalizado das ações programáticas em saúde. Há desconhecimento mútuo entre ILPIs e SUS, necessitando estimulação para um acoplamento estrutural mais bem sucedido. CONCLUSÕES: A diminuta sensibilidade do Sistema de Saúde às comunicações da ILPI foi identificada como entrave no desempenho da função social dessas instituições.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVOS: Analizar el sistema social organizacional Institución de Larga Permanencia para Ancianos (ILPI) y su relación con el Sistema de Salud (SUS). Identificar las comunicaciones que ocurren en los acoplamientos estructurales entre la ILPI y el SUS. Analizar las repercusiones del acoplamiento estructural en la ILPI. MÉTODO: Estudio exploratorio descriptivo, cualitativo, con la utilización del método funcional de Niklas Luhmann. La recolecta de datos utilizó observaciones de segundo orden, a través de entrevistas con 7 dirigentes y 8 ancianos, análisis de comunicaciones de 52 ILPIs brasileñas y observaciones de tercer orden en literatura nacional. RESULTADOS: En el sistema de salud ocurre la exclusión del anciano institucionalizado de las acciones programáticas en la salud. Hay un desconocimiento recíproco entre ILPIs y SUS, necesitando estímulos para un acoplamiento estructural más exitoso. CONCLUSIONES: La diminuta sensibilidad del Sistema de Salud a las comunicaciones de la ILPI fue identificada como un obstáculo en el desempeño de la función social de esas instituciones.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Analyze Long Term Care Institutions for Elders (ILPI) organizational social system and its relation to the National Health System (SUS). To identify communication that occurs in the structural couplings between the ILPIs and the SUS and to analyze resonances of the structural coupling between the SUS and the ILPIs. METHOD: A descriptive, exploratory qualitative study using the functional Niklas Luhmann's method. The data were collected using second order observations, through interviews with seven managers and eight elders, communication analysis of 52 Brazilian ILPIs and third order observations in national literature. RESULTS: The exclusion of the institutionalized elder from the programmed health actions occurs in the health system. There is mutual lack of knowledge between the ILPIS and SUS, and stimulus is necessary for a more successful structural coupling. CONCLUSIONS: The little sensitiveness of the SUS regarding the ILPI communications was identified as impediment to the performance of these institutions' social function.
  • Estratégias não farmacológicas no alívio da dor durante o trabalho de parto: pré-teste de um instrumento Original Articles

    Davim, Rejane Marie Barbosa; Torres, Gilson de Vasconcelos; Melo, Eva Saldanha de

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo objetivando avaliar a efetividade de Estratégias Não Farmacológicas (ENF) no alívio da dor de parturientes para fazerem parte de um instrumento de pesquisa a ser utilizado em tese de doutoramento. Para avaliar as ENF, utilizou-se a Escala Analógica Visual (EAV) com 30 parturientes, tendo como local de pesquisa a unidade de parto humanizado de uma maternidade escola em Natal, RN. Verificou-se que, das seis ENF (exercícios respiratórios, relaxamento muscular, massagem lombossacral, banho de chuveiro, deambulação e balanço pélvico), duas foram excluídas após o pré-teste (deambulação e balanço pélvico), por apresentarem dificuldades de aceitação pelas parturientes. As demais (exercícios respiratórios, relaxamento muscular, massagem lombossacral e banho de chuveiro), com índices satisfatórios de aceitação e efetividade, demonstraram ser efetivas na redução da dor dessas parturientes, sendo, portanto, adequadas para a utilização no instrumento de coleta de dados na tese de doutoramento.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo, objetivizando evaluar la efectividad de Estratégias No Farmacológicas (ENF) en el alivio del dolor de parturientas para hacer parte de un instrumento de investigación a ser utilizado en la preparación de Tesis de Doctorado. Para evaluar las ENF, utilizamos la Escala Analógica Visual (EAV), con 30 parturientas, teniendo como local de la investigación la Unidad de Parto Humanizado de una Maternidad Escuela en Natal/RN. Verificamos que, de las seis ENF (ejercicios respiratorios, relajamiento muscular, masaje lombo-sacra, baño de lluvia, deambulación y balance pélvico), dos fueron excluidas después del Pre-Test (deambulación y balance pélvico), por presentar dificultades en su aplicación. Los demás (ejercicios respiratorios, relajamiento muscular, masaje lombo-sacra y baño de lluvia) tuvieron índices satisfactorios de aceptación y aplicación, demostrando ser efectivas en el alivio del dolor de esas parturientas, siendo por lo tanto adecuadas su utilización como instrumento de recolecta de datos en la Tesis de Doctorado.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study aimed to evaluate the effectiveness of Non-Pharmacological Strategies (NFS) on pain relief of parturients as part of a research instrument to be utilized in a Doctoral Dissertation. In order to evaluate the NFS, the Analogous Visual Scale (AVS) was used on 30 parturients attended at the Humanized Labor Unit of a school-maternity hospital in Natal, RN, Brazil. Of the six NFS (respiratory exercises, muscular relaxation, lumbossacral massage, shower washing, deambulation and pelvic swing), two were excluded post-test (deambulation and pelvic swing) for not being accepted by the parturients. The remaining NFS (respiratory exercises, muscular relaxation, lumbossacral massage, and shower washing) which reached satisfactory acceptation and applicability rates, were found to be effective in relieving pain of these parturients, and thus deemed adequate for use in the Doctoral Dissertation data collection process.
  • A dor durante o trabalho de parto: o efeito da deambulação Original Articles

    Mamede, Fabiana Villela; Almeida, Ana Maria de; Souza, Luiz de; Mamede, Marli Villela

    Resumo em Português:

    O trabalho teve como objetivo verificar a presença de correlação entre a distância deambulada e os níveis de dor durante a fase ativa do trabalho de parto. METODOLOGIA: estudo analítico de intervenção do tipo quase experimental. Fizeram parte do estudo 80 parturiente primíparas, em trabalho de parto espontâneo, com idade gestacional de 37 a 42 semanas , no início da fase ativa do trabalho de parto. ANÁLISE DOS DADOS: Coeficiente de Correlação de Spearman. RESULTADOS: as participantes percorreram uma distância média de 1624metros, 63,09% da fase ativa do trabalho de parto e em um tempo médio de 5 horas. Quanto aos escores de dor, verificou-se que a pontuação dos mesmos aumentou à medida que a dilatação cervical avançava. Foi encontrada uma correlação positiva apenas aos 5 cm de dilatação, ou seja, quanto maior os trajetos percorridos maiores foram os escores de dor pontuados pelas parturientes.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este trabajo fue la de verificar la presencia de correlación entre la distancia deambulada y el nivel del dolor de la parturiente durante toda la fase activa del trabajo de parto. METODOLOGÍA: estudio analítico de intervención del tipo casi experimental. Participaron del estudio 80 parturientes primíparas, admitidas en trabajo de parto espontáneo, com 37-42 semanas, en el inicio de la fase activa. ANÁLISIS DE LOS DATOS: test de Correlación de Spearman. RESULTADOS: las participantes transcurrieron una distancia media de 1624 metros, 63,09% de la fase activa del trabajo de parto y en un tiempo promedio de 5 horas. Se verificó que la puntuación de los escores de dolor aumenta a medida que la dilatación cervical avance. Sin embargo, se encontró una correlación positiva significante sólo a los 5 cm. de dilatación, o sea, cuanto mayor los trayectos transcurridos, mayores fueron los escores de dolor alcanzados por las parturientes.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify whether the distance walked is correlated with women's pain level throughout the active phase of labor. METHODOLOGY: We realized an analytic, quasi-experimental intervention study. Study participants were 80 primiparous parturient women, who were admitted during spontaneous labor, with 37-42 weeks, at the start of the active phase. DATA ANALYSIS: Spearman's correlation test. RESULTS: the parturient women walked an average distance of 1,624 meters, 63.09% of the active phase of labor and during an average time of five hours. Pain scores increase along with the advance in cervical dilatation. However, we only found a significant positive correlation when 5cm of dilatation had been reached, that is, the more distance the participants walked, the higher the pain scores they reached.
  • Revisão sistemática do tratamento tópico da úlcera venosa Review Articles

    Borges, Eline Lima; Caliri, Maria Helena Larcher; Haas, Vanderlei José

    Resumo em Português:

    Pacientes com úlcera venosa podem conviver com essa situação durante vários anos, sem obter a cicatrização da lesão se o tratamento não for adequado. A prática profissional, baseada em evidências, produz resultados efetivos para o paciente e para os serviços. O estudo visou realizar revisão sistemática para avaliar o método mais eficaz para melhorar o retorno venoso e o melhor tratamento tópico da úlcera. Buscou-se estudos indexados em oito bases de dados utilizando-se os descritores úlcera de perna, úlcera venosa e similares. A amostra constituiu-se de 33 estudos primários e 2 estudos de metanálise. Identificou-se diversidade de tratamentos que foram agrupados em terapia compressiva (54,3%) e tratamento tópico (45,7%). Evidenciou-se que a terapia compressiva aumenta a taxa de cicatrização da úlcera devendo ser usado em pacientes sem comprometimento arterial. Não é claro qual a melhor terapia tópica, porém, as diferentes opções devem ser associadas à terapia compressiva.

    Resumo em Espanhol:

    Pacientes con úlcera venosa pueden convivir con esta situación durante varios años, sin obtener la cicatrización de la herida caso el tratamiento no sea adecuado. La práctica profesional basada en evidencias produce resultados efectivos para el paciente y para los servicios. La finalidad del estudio fue realizar una revisión sistemática para evaluar el método más eficaz para mejorar el retorno venoso y el mejor tratamiento tópico de la úlcera. Se buscaron estudios indexados en ocho bases de datos, mediante los descriptores úlcera de pierna, úlcera venosa y similares. La muestra incluyó 33 estudios primarios y 2 estudios de metanálisis. Se identificó una diversidad de tratamientos que fueron agrupados en terapia compresiva (54,3%) y tratamiento tópico (45,7%). Fue evidenciado que la terapia compresiva aumenta la tasa de cicatrización de la úlcera y que debe ser usado en pacientes sin comprometimiento arterial. No queda claro cual es la mejor terapia tópica. Sin embargo, las diferentes opciones deben ser asociadas a la terapia compresiva.

    Resumo em Inglês:

    Venous ulcer patients can experience this situation for several years without achieving healing if treatment is inadequate. Evidence-based professional practice generates effective results for patients and services. This research aimed to carry out a systematic review to assess the most effective method to improve venous return and the best topic treatment for these ulcers. Studies were collected in eight databases, using the following descriptors: leg ulcer, venous ulcer and similar terms. The sample consisted of 33 primary studies and two Meta-analyses. A wide range of treatments was identified, grouped in compression therapy (54.3%) and topical treatment (45.7%). It was evidenced that compression therapy increases ulcer healing rates and should be used in patients with intact arteries. There is no consensus about the best topical treatment, although different options should be associated with compression therapy.
  • Atenção à saúde da criança no Brasil: aspectos da vulnerabilidade programática e dos direitos humanos Review Articles

    Figueiredo, Glória Lúcia Alves; Mello, Débora Falleiros de

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo examinar a abordagem epidemiológica nos programas brasileiros de saúde da criança, com vistas à reflexão das atuais diretrizes na perspectiva da vulnerabilidade e dos direitos humanos. Trata-se de estudo descritivo, alicerçado na análise de documentos oficiais veiculados pelo Ministério da Saúde, Brasil. Verificou-se que a ampliação e reorganização das práticas de saúde da família e da atenção integrada às doenças prevalentes na infância preconizam a promoção da saúde e qualidade de vida de crianças e famílias. Os profissionais de saúde, imbuídos de observação e intervenção, podem ser considerados agentes para respeitar, proteger e efetivar direitos humanos.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio es investigar la aproximación epidemiológica en los programas de salud del niño en Brasil, con vistas a la reflexión de las directivas actuales en la perspectiva de la vulnerabilidad programática y de los derechos humanos. Realizamos un estudio descriptivo, basado en el análisis de documentos oficiales elaborados por el Ministerio de la Salud, en Brasil. Verificamos que los objetivos de la amplificación y reorganización de las prácticas de salud de la familia y de la atención integrada a las enfermedades prevalecientes en la infancia son las de promover la salud y cualidad de vida de niños y familias. Los profesionales deben ser agentes públicos imbuidos de observación e intervención para respetar, proteger y efectuar derechos humanos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to examine the epidemiological approach in Brazilian child health programs, towards the reflection on current guidelines from the perspective of program vulnerability and human rights. A descriptive study was carried out, based on the analysis of official documents elaborated by the Brazilian Ministry of Health. The expansion and reorganization of family health practices and integrated care for prevailing childhood diseases are aimed at promoting health and quality of life to children and families. Health professionals, imbued with observation and intervention, can be considered agents to respect, protect and implement human rights.
  • Tendências da produção do conhecimento na educação em saúde no Brasil Review Articles

    Vila, Ana Carolina Dias; Vila, Vanessa da Silva Carvalho

    Resumo em Português:

    Trata-se de revisão de literatura cujo objetivo foi identificar o conceito de Educação em Saúde, utilizado por pesquisadores em Saúde Coletiva, apresentar as principais tendências e referenciais pedagógicos discutidos nessas pesquisas e exemplificar estudos construídos com o objetivo de promover a educação em saúde por meio de estratégias participativas com o envolvimento da comunidade. Após a leitura e análise de 22 artigos, levantados no Scientific Eletronic Library Online, que atendiam as questões norteadoras do estudo, foram construídas as seguintes categorias de análise: educação em saúde no Brasil - aspectos conceituais, práticas pedagógicas em educação e saúde, educação em saúde aplicada à prática profissional. A educação em saúde é um campo imprescindível ao desenvolvimento de uma sociedade e práticas educativas são espaços de aplicação dos saberes destinados ao crescimento social. Percebe-se a importância de propostas educacionais baseadas na reflexão, crítica, envolvimento e conscientização, e a importância da implementação de novos programas educativos que atendam toda população.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una revisión de literatura cuyo objetivo fue identificar el concepto de Educación en Salud utilizado por investigadores en la Salud Colectiva; presentar las principales tendencias y referenciales pedagógicos discutidos en estas investigaciones y ejemplificar estudios construidos con el objetivo de promover la educación en salud a través de estrategias con la participación de la comunidad. Tras la lectura y análisis de 22 artículos encontrados en el Scientific Eletronic Library Online que atendían a los temas orientadores del estudio, han sido construidas las siguientes categorías de análisis: Educación en Salud en Brasil-aspectos conceptos conceptuales, prácticas pedagógicas en educación y salud; educación en salud aplicada a la práctica profesional. La educación es un campo imprescindible al desarrollo de una sociedad y las prácticas educativas son marcos de aplicación de los saberes destinados al crecimiento social. Se nota la importancia de las propuestas educacionales basadas en la reflexión, en la crítica, en el involucramiento y concientización, y la importancia de implantar nuevos programas educativos que atiendan a toda la población.

    Resumo em Inglês:

    This literature review aimed to identify the concept of Health Education used by researchers in Collective Health; to present the main trends and pedagogical references defended in these studies and to exemplify studies constructed with the objective to promote health education by means of participant strategies with the community's involvement. After reading and analyzing 22 articles searched in the Scientific Electronic Library Online that answered the study questions, the following categories of analysis were constructed: Health Education in Brazil - conceptual aspects; pedagogical practices in education and health; health education applied to professional practices. Health education is an essential field to the development of a society and educative practices are opportunities to apply knowledge directed to social growth. The importance of educational proposals based on the reflection, critique, involvement and awareness is perceived, as well as the importance of implementing new educative programs to meet the population's needs.
  • Representações sociais da família e violência Review Articles

    Diniz, Normélia Maria Freire; Santos, Maria de Fátima de Souza; Lopes, Regina Lúcia Mendonça

    Resumo em Português:

    A idéia de família remete a relações de proteção. Em geral, a família pensada e idealizada denota hegemonia. No Brasil, seria mais apropriado naturalizar a idéia de famílias, considerando a multiplicidade étnico-cultural. No entanto, é nesse refúgio que envolve as relações entre adultos, jovens e crianças, que a violência familiar ocorre, ganhando tal fenômeno relevância. Este artigo de revisão objetiva discutir a relação entre representações sociais de família e de violência no espaço das relações familiares a partir de estudos realizados com grupos sociais diversos. Tomou-se como base tese e dissertações da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Bahia. A leitura integral dos estudos foi acompanhada por uma ficha de registro. Os resultados apontaram a família como valor moral que dificulta o rompimento das relações de violência. Os paradigmas existentes nas áreas sociais e de saúde não respondem a consideração de fenômeno da violência familiar.

    Resumo em Espanhol:

    La idea de familia remete a las relaciones de protección. En general, la familia pensada e idealizada indica hegemonía. En Brasil, sería más apropiado volver natural la idea de familias, considerando la multiplicidad étnica y cultural. Aún así, es en este refugio que involucra las relaciones entre adultos, jóvenes y niños, que la violencia familiar ocurre, ganando tal fenómeno relevancia. Este artículo de revisión objetiva discutir la relación entre las representaciones sociales de familia y de violencia en el espacio de las relaciones familiares, basado en estudios realizados con grupos sociales diversos. Se tomó como base tesis y disertaciones de la Universidad Federal de Pernambuco y de la Universidad Federal de Bahia. La lectura integral de los estudios fue guiada por una ficha de registro. Los resultados apuntaron la familia como valor moral que influencia el rompimiento de las relaciones de violencia. Los paradigmas existentes en las áreas social y de salud, que influencian y determinan las acciones profesionales, no responden a la consideración del fenómeno de violencia familiar.

    Resumo em Inglês:

    The idea of family alludes to relations of protection. Generally, the thought and idealized family connotes hegemony. In Brazil, adopting the idea of families would be more appropriate considering the ethnic and cultural multiplicity. However, it is in this refuge that generally involves relations between adults, youth and children, that domestic violence occurs, which is a social phenomenon of alarming relevance. This review article aimed to discuss the relation between social representations of family and violence in a space of family relations, from studies performed with various social groups composed of women and/or men, children, health professionals and health managers. Theses and dissertations, developed in the Federal Universities of Pernambuco and Bahia, Brazil, were used as the study base. The studies full reading was followed by a registration form. The results pointed the family as a moral value that makes difficulty breaking relations of violence. The existent paradigms in social and health areas that influence and establish professional actions, do not answer to the consideration of the phenomenon family violence.
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