Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 16, Número: 58, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

    Oliveira, Carlos Alberto Serpa de
  • A judicialização das relações escolares e a responsabilidade civil dos educadores

    Chrispino, Alvaro; Chrispino, Raquel S. P.

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta o fenômeno que chamamos judicialização das relações escolares, que se caracteriza pela ação da Justiça no universo da escola e das relações escolares, resultando em condenações das mais variadas, buscando mostrar que os atores principais da educação não estão sabendo lidar com todas as variáveis que caracterizam as relações escolares. Apresenta os deveres dos educadores instituídos pelo Novo Código Civil, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Código de Defesa do Consumidor que, em geral, não são alvo de estudos dos educadores. Exemplifica os problemas da relação escolar levados à Justiça e ordena a jurisprudência. Por fim, propõe um novo pacto entre os atores educacionais (professores, gestores e comunidade) a fim de preparar os educadores para que possam dar direção e tomar decisões sobre o universo escolar, fazendo-se efetivos protagonistas das relações escolares.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta el fenómeno que llamamos judicialización de las relaciones escolares, que se caracteriza por la acción de la Justicia en el universo de la escuela y de las relaciones escolares, resultando en condenaciones de las más variadas, buscando mostrar que los actores principales de la educación no están sabiendo lidiar con todas las variables que caracterizan las relaciones escolares. Presenta los deberes de los educadores instituidos por el Nuevo Código Civil, por el Estatuto de los Infantes y de los Adolescentes y por el Código de Defensa del Consumidor que, en general, no son objeto de estudios de los educadores. Ejemplifica los problemas de la relación escolar llevados a la Justicia y ordena la jurisprudencia. Por fin, propone un nuevo pacto entre los actores educacionales (profesores, gestores y comunidad) a fin de preparar los educadores para que puedan dar dirección y tomar decisiones sobre el universo escolar, haciéndose efectivos protagonistas de las relaciones escolares.

    Resumo em Inglês:

    This report presents the phenomenon called judicial school relations, which is characterized by the Justice act in the school and in its relations environment, having as a result the most variable in sentences, trying to show that the education main actors don't know how to deal with all the variables which characterize these relations. It presents the educators duties established by the New Civil Code, the Statute of Children and Teenagers and the Customer Defense Code which, generally, are not educators' study target. It exemplifies the school relation problems that are taken to the Justice and demands jurisprudence. Finally, it proposes a new deal with the educational performers (teachers, managers and community) in order to prepare them, so that they become able to give directions and make decisions about the school environment, becoming effective school relations protagonists.
  • Avaliação do desempenho dos estudantes da educação superior: a questão da eqüidade e obrigatoriedade no Provão e Enade

    Paiva, Giovanni Silva

    Resumo em Português:

    A questão da qualidade do ensino no Brasil é enfatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A avaliação da educação superior tem destaque dentre as políticas educacionais com a criação de avaliações periódicas das instituições e cursos superiores, iniciada com a realização anual de exames nacionais. A avaliação do desempenho dos estudantes da educação brasileira é uma modalidade avaliativa implantada desde meados da década de 90. Inicialmente operacionalizada por meio do Exame Nacional de Cursos, que contou com oito aplicações anuais durante o período de 1996 a 2003, foi reformulada com a implantação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei nº. 10.861/2004. As duas experiências avaliativas do desempenho acadêmico são objetos de observação minuciosa no presente trabalho, em face dos princípios de eqüidade e obrigatoriedade descritos na Constituição da República Federativa do Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    La cuestión de la calidad de la educación en el Brasil se destacó por la Ley de Directrices y Bases de Educación. La evaluación de la educación superior ha puesto de relieve entre las políticas de educación con la creación de evaluaciones periódicas de las instituciones y cursos de educación superior, que se inició con la celebración de los exámenes nacionales anuales. La evaluación del desempeño de los estudiantes en la educación brasileña es un modo de evaluación aplicado desde mediados-90. Inicialmente realizada a través del Examen Nacional de Curso, a la que asistió con ocho solicitudes anuales durante el período de 1996 a 2003, ha sido refundida con el despliegue de Examen del Rendimiento Nacional de Estudiantes, que forma parte del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior, creada por la Ley No. 10.861/2004. Las dos experiencias de evaluación de desempeño académico son objetos de observación en este exhaustivo trabajo, en vista de los principios de equidad y obligatoriedad descritos en la Constitución de la República Federativa del Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The education quality issue in Brazil is emphasized by the Law of Guidelines and Bases of Education. The evaluation of higher education has been highlighted among the educational policies by the creation of periodic evaluations of institutions and higher education courses, which has started with the beginning of annual national examinations. The evaluation of the students' performance in Brazilian education is an evaluation method implemented since the mid-90. Initially, it was operated by the National Examination Course, and it was consisted of eight yearly exams during the period of 1996-2003, it was recast with the deployment of National Examination Performance of Students, which is part of the National System of Evaluation of the Higher Education, established by the Law no. 10.861/2004. The two evaluation experiences of academic performance are objects of thorough observation in this paper, based on the principles of equity and mandatory described in the Constitution of the Federative Republic of Brazil.
  • Considerações sobre avaliação de desempenho

    Reifschneider, Marina Becker

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é oferecer uma visão geral do processo de avaliação de desempenho: significado, obstáculos a implementação e efetividade, benefícios, problemas, abordagens, práticas e componentes essenciais, com foco especial na avaliação de professores. Ênfase é dada ao desenvolvimento de indicadores de desempenho. Para finalizar é apresentada uma proposta de avaliação que leva em consideração os tópicos discutidos, delineando as principais fases e participantes do processo. Espera-se demonstrar que esse processo, essencial para a saúde institucional e para a qualidade de seu serviço e produto, deve ser participativo, dinâmico e sujeito a constantes revisões.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es ofrecer una visión general del proceso de evaluación de desempeño: lo que significa, obstáculos en su implementación y efectividad, beneficios, problemas, abordajes, prácticas y componentes esenciales, con enfoque especial en la evaluación de profesores. Se da énfasis al desarrollo de indicadores de desempeño. Al final se presenta una propuesta de evaluación que considera los tópicos discutidos identificando las principales fases y participantes del proceso. Se espera demostrar que este proceso, esencial para la salud institucional y para la calidad de su servicio e producto, debe ser participativo, dinámico y sujeto a constantes revisiones.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to offer a comprehensive view of the performance evaluation process: meaning, barriers to implementation and effectiveness, benefits, problems, approaches, practices, and essential components, focusing on teachers' evaluation. Emphasis is given to the development of performance indicators. Finally, an evaluation proposal which takes into consideration the topics discussed is presented, delineating the main phases and participants of the process. We expect this article shows that this process, which is essential to the institutional health and to the quality of its services and products, should be participative, dynamic, and open to constant revisions (reviews).
  • Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia

    Borges, Zulmira Newlands; Meyer, Dagmar Estermann

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a analisar os limites e as possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Esta ação tem sido financiada pelo programa "Brasil Sem Homofobia", do Ministério da Saúde, e apoiada pelo Ministério da Educação. O objetivo dessa pesquisa foi entender o que os/as professores/as perceberam como dificuldades e problemas relativos a questões vinculadas à sexualidade e à homofobia, que os motivaram a buscar a capacitação no curso e que efeitos essa formação produziu em suas atividades escolares. A metodologia utilizada foram grupos de discussão e entrevistas com professoras que participaram, como alunas, da formação do curso "Educando para a Diversidade". Os principais resultados mostram um recorrente pânico moral, que se refere à idéia de contaminação e estimulação de uma sexualidade não hegemônica, acabando por colocar os próprios participantes do referido curso em uma situação de vulnerabilidade perante a escola, colegas de profissão e familiares.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto se propone analizar los límites y posibilidades de una acción educativa en la reducción de la vulnerabilidad a violencia y a homofobia. Esta acción ha sido financiada por el programa "Brasil Sem Homofobia" del Ministerio de la Salud y tiene apoyo del Ministerio de la Educación. El objetivo de esta investigación fue comprender lo que las profesoras percibieran como dificultades e problemas relativos a cuestiones vinculadas a la sexualidad y homofobia que los motivaran a buscar la capacitación en el curso y que efectos esta formación ha producido en sus actividades escolares. La metodología utilizada fue grupos de discusión y entrevistas con profesoras que participaron, como estudiantes, de la formación del curso "Educando para a Diversidade". Los resultados muestran un fuerte pánico moral que se refiere a la idea de contaminación y estimulación de una sexualidad no hegemónica que termina por ubicar los participantes mismos del curso en una situación de vulnerabilidad frente su escuela, colegas de profesión y familiares.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze limits and possibilities of an educational action towards minimizing violence and homophobia. This action has been sponsored by the Health Ministry Program "Brasil Sem Homofobia", supported by the Education Ministry. The target of this research was to understand what teachers have realized as difficulties and problems, related to sexuality and homophobia, what has motivated them to strive for a qualification in the course and what kinds of results this formation has produced in their school activities. The methodology used was focused on groups of discussion and interviews with teachers who had enrolled, as students, in the course "Educando para a Diversidade". The main results show a strong moral panic related to the contamination and to the encouragement of a non-hegemonic sexuality, this situation end up putting, even those who have taken the course, in a vulnerable position, to face the school, profession colleagues and family.
  • Relação entre o desempenho no vestibular e o desempenho durante o curso de graduação

    Silva, Maelin da; Padoin, Maristela Jorge

    Resumo em Português:

    Para ingressar no ensino superior público ou privado o candidato precisa realizar um exame de ingresso, o chamado exame vestibular. A formação básica, a qual tem a função de desenvolver o educando, dando subsídios para exercer a cidadania e também para progredir no trabalho e em estudos posteriores, tem um papel muito importante para a aprovação no vestibular. Aberto aos concluintes do ensino médio e aprovados no vestibular, o ensino superior deve ser acessível a todas as pessoas no decorrer da vida. O nosso objetivo com o presente trabalho foi o de verificar se os primeiros e os últimos colocados no vestibular para o curso de ciências biológicas mantêm esses resultados durante o curso, e quais os fatores que contribuem para a continuidade ou não desse desempenho. Para coleta de dados foram aplicados questionários direcionados aos cinco primeiros e cinco últimos classificados no vestibular para o curso de ciências biológicas nas duas modalidades licenciatura e bacharelado; também foram analisados os históricos acadêmicos dos indivíduos, a fim de determinar o desempenho nas disciplinas. Para estudo dos resultados foi utilizada uma análise quantiqualitativa. Concluímos que, de maneira geral, os primeiros colocados mantêm um desempenho relativamente melhor que os últimos, e que fatores como a formação básica (ensino fundamental e médio), trabalhar durante o curso e a idade dos alunos são intimamente relacionados com o desempenho durante o mesmo. As duas turmas analisadas mostram características peculiares, e o período em que os cursos são ofertados tem papel relevante nesta diferença, pois abrange públicos muito distintos, e consequentemente reflete dados muito contrastantes. A prova de vestibular de maneira imediata separa quais são os alunos mais bem preparados dos menos preparados para a trajetória acadêmica, no entanto durante o curso outros fatores como família, emprego, formação básica, identificação com o curso determinam o desempenho destes alunos. Outras pesquisas que visem a caracterizar a condição sócioeconômica e também condições de aprendizado de cada aluno parecem ser necessárias para afirmar com exatidão que estes fatores contribuem efetivamente para um desempenho considerado bom ou ruim.

    Resumo em Espanhol:

    Para ingresar en la educación superior pública o privada, el candidato necesita realizar un examen de ingreso llamado examen vestibular. La formación básica, que tiene la función de desarrollar el educando, dándole subsidios para ejercer la ciudadanía y también para progresar en el trabajo y en estudios posteriores, tiene un papel muy importante para la aprobación en la competencia de la universidad. Abierto a los concluyentes de la educación secundaria y aprobados en la competencia de la universidad, la educación superior debe ser accesible a toda la gente en el transcurso de la vida. Nuestro objetivo con el actual trabajo fue verificar si los primeros y los últimos colocados en el examen para el curso de ciencias biológicas mantienen los mismos resultados durante el curso y cuales factores contribuyen para la continuidad de ese desempeño. Fueron aplicados cuestionarios dirigidos a los cinco primeros y a los cinco últimos clasificados en la competencia para el curso de ciencias biológicas en las dos modalidades: licenciatura y bachillerato. También fueron analizados los históricos académicos de los estudiantes para determinar sus desempeños en las asignaturas del curso. Para el estudio de los resultados un análisis cuanticualitativo fue utilizado. Concluimos que, de modo general, los primeras colocados mantuvieron un resultado relativamente mejor que los últimos colocados y que factores como la formación básica (educación básica y secundaria), trabajar durante el curso y la edad de los alumnos están relacionados con el desempeño durante el curso. Los dos grupos analizados presentaran características peculiares. El período de los cursos tuvieron papel relevante en esta diferencia, pues incluyó público distinto y reflejó datos contrastantes. La prueba de la competencia de la universidad distingue los alumnos más bien preparados para la trayectoria académica. Durante el curso otros factores como familia, trabajo, formación básica, identificación con el curso determinan el desempeño de esos estudiantes. Otras pesquisas que caractericen las condiciones socio-económicas y también las condiciones de aprendizaje de cada alumno parecen necesarias para afirmar con exactitud que estos factores contribuyen efectivamente para un buen o mal desempeño.

    Resumo em Inglês:

    To enter a public or a private higher education institution the candidate must take an ingression examination, the initial call examination. The basic formation, which is responsible for developing the students skills, by giving them subsidies to exert the citizenship and also to improve in their jobs and future studies, has a very important role in the result of the university contest. Open to people who had finished high school and passed the examinations, higher education must be accessible to everyone during their whole lives. Our goal with this paper was to check if the first and the last ones placed in the university contest for the biology course keep the same results during the course, and what factors contribute to the continuity or not of this performance. To collect these data, questionnaires were given to the first and last five candidates classified in the vestibular contest for the two modalities of the biology course: licentiate and bachelor of biology; it also analyzed the academic descriptions of the students, in order to see their performance in the disciplines. To study the results a statistic analysis was made. We conclude that, in general, the first placed students perform better than the last ones, and reasons like basic formation (basic and average education), work and the age of the pupils are related to their performance during the course. The two analyzed groups show peculiar characteristics, and the period when the courses are offered makes a big difference, because it encloses a very distinct group, and, as a consequence, it reflects very different data. The test of the university contest immediately separates the students who are prepared to enroll the university from those who aren't, besides that, other reasons like: family, job, primary formation and identification to the course also determine the performance of these pupils. Other researches that aim to characterize the socio-economic condition and also the learning conditions of each pupil seems to be necessary to affirm that these reasons contribute to a good or bad performance.
  • Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (Lei 10.639) e novos desafios

    Santos, Sônia Querino dos Santos e; Machado, Vera Lúcia de Carvalho

    Resumo em Português:

    O artigo "Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (lei 10.639) e novos desafios" tem por base a dissertação de mestrado "População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)", defendida por Sônia Querino dos Santos e Santos na PUC-Campinas em dezembro de 2007. Pretende considerar como o processo de identificação é construído no plano simbólico, nas opções curriculares, nas metáforas interditas que permeiam as idéias pré-concebidas que carregamos, pois nem sempre o diferente que vemos nos encanta, pelo contrário, muitas vezes, nos desafia e nos faz revisar nossas opções individuais e nossos valores.
  • O ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocos Página Aberta 1

    Castro, Claudio de Moura

    Resumo em Português:

    Ensino Médio, ponto de encontro das muitas contradições do ensino brasileiro, tem papéis demais. Pode-se dizer que é um nível em crise permanente. O dilema mais grave do médio está entre preparar a metade dos alunos para o trabalho e a outra metade para o superior. São coisas díspares, com maiores distâncias entre valores e atitudes funcionais em cada uma das opções. O ensino médio herda todas os problemas de qualidade do fundamental e soma a eles um modelo inédito no mundo: não há caminhos alternativos nem entre escolas com perfis diferentes (modelo europeu) nem a possibilidade de trilhar trajetórias divergentes dentro da mesma escola (modelo americano). Há amplo debate sobre as múltiplas saídas para o nosso ensino médio. Algumas grandes linhas podem ser sugeridas, justamente por lidarem com erros flagrantes, cuja correção se faz necessária. Mas, mais cedo ou mais tarde, porém, será preciso ter a coragem para resolver o impasse de um sistema único que, na teoria, oferece a mesma escola para todos e, na prática, não oferece nada para ninguém, nem um ensino que preste. Ademais, ainda, discrimina os mais pobres. Só o Brasil apresenta esse sistema. Só o Brasil paga o preço dessa utopia impossível.

    Resumo em Espanhol:

    La enseñanza secundaria, punto de encuentro de las muchas contradicciones de la enseñanza brasileña, tiene tareas demasiadas. Se puede decir que es un nivel en crisis permanente. El dilema más grave del curso medio está entre preparar la mitad de los alumnos para el trabajo y la otra mitad para el superior. Son cosas dispares, con grandes distancias entre valores y actitudes funcionales en cada una de las opciones. La enseñanza de grado medio hereda todos los problemas de cualidad de la enseñanza primaria y soma a ellos un modelo inédito en el mundo: no hay caminos alternativos ni entre escuelas con perfiles diferentes (modelo europeo) ni la posibilidad de trillar trayectorias divergentes dentro de la misma escuela (modelo americano). Hay amplio debate sobre las múltiplas salidas para la nuestra enseñanza de grado medio. Algunas grandes líneas pueden ser sugeridas, justamente por lidiaren con errores flagrantes, cuya corrección se hace necesaria. Pero, más temprano o más tarde, será preciso tener el coraje para resolver el problema de un sistema único que, en la teoría, ofrece la misma escuela para todos y, en la practica, no ofrece nada para nadie, ni una enseñanza que preste. Además, aún, discrimina los más pobres. Solo Brasil presenta ese sistema. Solo Brasil paga el precio de esa utopía imposible.

    Resumo em Inglês:

    High School is the meeting point of big contradictions in Brazilian education system because it plays a lot of roles. We can say that it is a level in permanent crises. The major problem of high school is in having to prepare half of its students to work and the other half to higher education. These two things differ a lot from each other; since there's a big distance between values and functional attitudes concerning both. High school inherits all the problems from the primary school and add them new model in the world. There is no alternate route between schools with different faces (European model); and there isn't any possibility of taking different paths in the same school either (American model). There is a wide debate on the solution to our high school system. Some of the big lines can be suggested, principally because they deal with mistakes which corrections are necessary. But, soon, however, it will be necessary to have enough courage to solve the problem concerning the unique system, which in theory, offers the same school to everybody, but in fact, it doesn't offer anything, even a good education. Besides that, it still discriminates the poor people. Only Brazil has this system. Only Brazil pays the price for this impossible utopia.
  • Reforma educacional, racial e política na Bahia, Brasil Open Page 2

    Reiter, Bernd

    Resumo em Português:

    Este artigo discute as principais descobertas e conclusões de minha pesquisa de campo avaliando a reforma escolar no estado da Bahia. A coleta de dados foi feita durante duas viagens exploratórias a Salvador, capital de estado, em 2001 e em 2005. A reforma educacional baiana ("Educar para Vencer"), iniciada pelo governo do estado em 1999 e financiada em grande parte pelo Banco Mundial, alcançou algumas metas muito significativas, a mais importante sendo a expansão do sistema de educação de segundo grau e a ampliação do acesso à educação primária em áreas onde tal acesso era longe de universal. Minha pesquisa também aponta para algumas falhas desta reforma, em particular referente à situação de afro-brasileiros. Racismo estrutural é uma das causas mais indicativas desta falha. Racismo estrutural na Bahia reduz as expectativas de professores e diretores do potencial acadêmico de afro-brasileiros pobres; isto amplia o abismo entre estudantes e diretores, contribuindo para uma alienação mútua destes dois grupos e põe em perigo a criação de alianças estratégicas e sinergias dentro de escolas; o racismo ainda aliena escolas dos seus bairros, obstruindo um envolvimento significativo da comunidade na gestão da escola. Finalmente, o reconhecimento baixo que professores públicos recebem da sociedade como um todo, refletido por baixos salários, e uma falta geral de estruturas institucionais de incentivos capazes de recompensar desempenhos excelentes e sancionar desempenhos deficientes transformou a educação pública baiana num sistema desesperado, onde as motivações de professores e estudantes são sistematicamente negadas e suas esperanças frustradas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute las conclusiones principales de mi investigación en la que evalúo la reforma escolar en el estado de Bahia, Brasil. La recolección de datos fue realizada durante dos viajes exploratorios de investigación a Salvador, la capital del estado, en 2001 y en 2005. La Reforma Educacional en Bahia iniciada por el gobierno del estado en 1999, y financiada en gran parte por el Banco Mundial, ha alcanzado algunos logros importantes como: la expansión de la educación secundaria y la ampliación del acceso a la enseñanza primaria en áreas donde el acceso previo estaba distante de ser universal. No obstante, mi investigación enfatiza en puntos deficientes con respecto a la situación de los afro-brasileños. El racismo estructural proporciona una de las explicaciones más significativas de esta deficiencia. El racismo estructural hace que maestros y directores mantengan muy bajas expectativas acerca del potencial logro académico de los afro-brasileños pobres; el racismo estructural amplia la brecha entre estudiantes y directores, contribuyendo a una enajenación mutua de estos dos grupos, arriesgando así, la creación de alianzas y sinergias estratégicas dentro de escuelas y enajenando las escuelas de los barrios, impidiendo así la participación significativa de la comunidad en la administración de la escuela. Finalmente, el bajo reconocimiento que maestros públicos reciben de la sociedad en general, reflejado en salarios bajos, y en la falta de estructuras institucionales que estimulen y recompensen el desempeño sobresaliente y sancionen el desempeño deficiente ha transformado la educación pública de Bahia en un sistema de desespero, donde las motivaciones de maestros y estudiantes son negadas sistemáticamente y sus esperanzas frustradas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the main findings and conclusions from my field research evaluating education reform in the state of Bahia, Brazil. Data collection was done during two exploratory research trips to Salvador, the state capital, in 2001 and in 2005. The Bahian Education Reform, initiated by the state government in 1999 and funded to a great extent by the World Bank, has achieved some very significant goals, most importantly the expansion of high school education and the broadening of access to primary education in areas where access was far from universal. My research nevertheless points to some sever shortcomings, namely with regard to the situation of Afro-Brazilians. Structural racism provides one of the strongest explanations for this shortcoming. Structural racism in Bahia lowers teachers' and principals' expectations about the potential for academic achievement of poor Afro-Brazilians; structural racism widens the gap between students and principals, contributing to a mutual alienation of this two groups and jeopardizing the creation of strategic alliances and synergies inside schools; and it alienates schools from neighborhoods, impeding meaningful community and parental involvement in school management. Finally, the low recognition that public teachers receive from society as a whole, reflected by low salaries, and a general lack of institutional incentive structures that reward outstanding performance and sanction under-average performance have transformed Bahian public education into a desperado system, where the motivations of teachers and students are systematically grinded and their hopes frustrated.
  • Avaliação revela impacto de um programa de formação de professores Pesquisa Em Síntese

    André, Marli

    Resumo em Português:

    O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto-estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo intenta demostrar el potencial de los estudios de caso para revelar cambios en los contextos escolares y en las concepciones y prácticas de los maestros que frecuentaran el PROFORMAÇÃO - programa que asocia aprendizaje autodirigida y encuentros colectivos. En la primera parte hay una descripción del Programa que visa certificar los maestros que actúan en las regiones más pobres del país. La segunda parte presenta la metodología de la investigación: seis estudios de caso fueron conducidos en tres diversos estados del país, incluyendo observaciones de las aulas; análisis de memoriales escritos por los maestros; encuestas con todos los seguimientos que participaran de la implantación del programa y aplicación de testes de simulación didáctica a los maestros. La tercera parte discute los resultados principales de la evaluación: cambios en las concepciones y prácticas de los maestros; mejora en sus habilidades de escritura y en su autoestima; valoración de las culturas locales y de las experiencias de los estudiantes y efectos positivos en políticas locales y en los contextos de las escuelas.

    Resumo em Inglês:

    Taking into consideration an external evaluation of a Teacher Education Program, this paper intends to show the usefulness of case studies to appraise changes in teachers' perspectives and practices and to disclose the social impact of the program. First, a brief description of the Teacher Education Program shows that it associates self instructional material and group meetings. Next, the paper presents the Program evaluation procedures: six case studies were conducted in three different states in the country, including classroom observations; analysis of teachers' written memories; interviews with teachers, tutors and local staff; and administration of teacher's written tests. The last part of the paper discusses the case studies main outcomes: changes in teachers' conceptions and practices; improvement in their writing abilities; improvement in teachers' self confidence; increasing teachers' evaluation of local culture and pupils' experiences; and positive effects in local policies and in schools contexts.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br