Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 17, Número: 62, Publicado: 2009
  • Editorial

    Oliveira, Carlos Alberto Serpa de
  • Equidade e iniquidade no ensino superior: uma reflexão

    Felicetti, Vera Lucia; Morosini, Marília Costa

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a questão da equidade no Ensino Superior sob três focos: equidade de acesso, de participação e de resultados. Reflete e questiona o que é equidade nesse nível de ensino. O referencial teórico considera os estudos apresentados na Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) 2008 e outros. Apresenta um comparativo estatístico entre as últimas médias dos alunos aprovados no vestibular de uma IES pública, em 2008, e o argumento último dos aprovados no vestibular da mesma instituição, em 2007. A interlocução teórica e o estudo estatístico caracterizam o estado de conhecimento do assunto sob aspectos qualitativos e quantitativos, fortalecendo a identificação dos fatores intervenientes à equidade ou iniquidade no Ensino Superior. Destaca a existência de políticas de ações afirmativas como uma forma de aumentar a equidade de acesso. Os resultados apontam a existência da iniquidade no ensino público fundamental e médio. O artigo ressalta a necessidade de estudos mais aprofundados acerca da equidade na Educação.

    Resumo em Espanhol:

    En el artículo se analiza la cuestión de la equidad en la Educación Superior a partir de tres fuentes: la equidad de acceso, de participación y de resultados. Refleja en tela de juicio lo que es equidad en ese nivel de la educación. El marco teórico utilizado se basa en estudios presentados en la Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) 2008. Muestra una comparación estadística entre la última media de los estudiantes aprobados en el examen de una IES pública, en 2008, y el último argumento de los aprobados en la misma institución, en 2007. El diálogo teórico y estudio estadístico presentados caracterizan el estado del conocimiento de la materia en virtud de los aspectos cualitativos y cuantitativos. Destaca la existencia de políticas de acción afirmativa como una manera de aumentar la equidad de acceso en la Educación Superior. Los resultados de la cuestión indican la existencia de la desigualdad en la educación pública básica y media. Identifica la necesidad de más estudios en profundidad sobre la cuestión de la equidad en la Educación.

    Resumo em Inglês:

    The article addresses the equity issue in Higher Education from three aspects: equity of access, of participation and of results. It reflects and asks what is equity in this level of education. The theoretical framework was based on the studies presented at the Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD) 2008 and others. It presents a statistical comparison between the latest average scores of the students approved in the vestibular (Brazilian university admission exam) of a public HEI (Higher Education Institution) in 2008 and the minimum score of the approved students in the admission exam of the same institution, in 2007. The theoretical interlocution and the statistical study characterize the state of knowledge of the subject under qualitative and quantitative aspects, strengthening the identification of the involved in the equity or the inequity in Higher Education. This paper highlights the existence of policies of affirmative actions as a way to increase the equity of access. The results indicate the existence of inequity in the primary and secondary education. The article emphasizes the need of further studies on equity in Education.
  • Benefícios e riscos da proteção e comercialização da pesquisa acadêmica: uma discussão necessária

    Oliveira, Rodrigo Maia de; Velho, Léa

    Resumo em Português:

    As práticas de publicação, os sistemas de avaliação e recompensa, a construção das agendas de pesquisa, os mecanismos de proteção e comercialização, a defasagem de infraestrutura e a escassez histórica de recursos humanos qualificados e dedicados ao ensino e à pesquisa são apenas alguns dos inúmeros aspectos que provocam as transformações internas atualmente vividas pela universidade. Este artigo tem como foco principal a análise do impacto do processo de proteção e comercialização dos resultados da pesquisa acadêmica sobre as demais atividades tradicionalmente conduzidas pela universidade. Ainda que a visão mais otimista valorize os impactos positivos dos direitos de propriedade intelectual na academia, não se podem ignorar os eventuais custos ou riscos envolvidos nesse processo. Por fim, o artigo sugere novos estudos que podem contribuir para o acompanhamento e avaliação das universidades brasileiras e para a elaboração de políticas de Ciência e Tecnologia e de Educação Superior.

    Resumo em Espanhol:

    Las prácticas de publicación, los sistemas de evaluación y recompensa, la construcción de las agendas de investigación, los mecanismos de protección y comercialización, lo atraso de la infraestructura y la escasez histórica de los recursos humanos calificados y dedicados (entregados) a la enseñanza y a la investigación son apenas algunos de los innúmeros aspectos que provocan las transformaciones internas vividas recientemente por la universidad. Este artículo tiene como enfoque principal el análisis del impacto del proceso de protección y comercialización de los resultados de la investigación académica a cerca de las actividades tradicionalmente conducidas por la universidad. Aunque la visión optimista valore los impactos positivos de los derechos de la propiedad intelectual en el medio académico, no se debe ignorar los costos o riesgos envueltos en ese proceso. La universidad, como parte interesada en mantener los beneficios y disminuir los riesgos, debe focalizar los procesos de transformación interna, principalmente los que puedan producir efectos directamente en sus objetivos. Al final, el artículo sugiere nuevos estudios que contribuyan para el acompañamiento y evaluación de las universidades brasileñas y para la elaboración de políticas de Ciencia y Tecnología y de Educación Superior.

    Resumo em Inglês:

    The research university worldwide has been undergoing considerable internal transformation. The reasons are manifold ranging from changes in publishing behaviour triggered by evaluation and research systems, to social and government pressure on the set up of research agendas, to the difficulty in maintaining adequate infrastructure and qualified human resources up to the newly created mechanisms for protection and commercialization of research results. The latter is the focus of this article, which analyses the diverse and conflicting views of the impact of the patenting and licensing process (IPRs) of academic research results on the traditional activities carried out by universities, namely research and teaching. It argues that the benefits of IPRs must be weighted against the risks involved in this process. The article suggests questions and approaches for new studies that could contribute to monitor and assess Brazilian universities and to design Science and Technology and Higher Education policies.
  • Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós - LDBEN/96: evidências e tendências

    Segenreich, Stella Cecilia Duarte; Castanheira, Antonio Mauricio

    Resumo em Português:

    A proposta do presente trabalho é, com base nos Censos da Educação Superior de 1996 a 2006, aprofundar questões relativas à privatização e à diferenciação do sistema brasileiro de educação superior, no contexto de sua expansão, explorando as categorias referentes a instituições, cursos e corpo discente. A análise assumiu como marco divisório o Plano Nacional de Educação de 2001, que vem servindo de parâmetro para as tendências de evolução do sistema. Verificou-se que as políticas públicas de expansão para este nível de ensino estão tendendo a enfatizar a diferenciação do sistema com ênfase na esfera pública, seja por meio de novos tipos de curso/instituições - cursos superiores de tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, - seja pela institucionalização da educação a distância pela Universidade Aberta do Brasil. O processo de privatização continua, menos acelerado, sob outras formas tais como a concessão de bolsas do MEC para o ProUni.

    Resumo em Espanhol:

    La propuesta del presente trabajo es, con base en los Censos de la Educación Superior de 1996 a 2006, profundizar cuestiones relativas a la privatización y a la diferenciación del sistema brasileño de educación superior, en el contexto de su expansión. El análisis asumió como marco divisorio el Plan Nacional de Educación de 2001, que viene sirviendo de parámetro para las tendencias de evolución del sistema. Se identificó que las políticas públicas de expansión para este nivel de enseñanza han inclinado para resaltar la diferenciación del sistema con énfasis en la esfera pública, sea por medio de nuevos tipos de curso/instituciones - cursos superiores de tecnología en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología - sea por la institucionalización de la educación a distancia en las universidades federales - Universidade Aberta de Brasil. El proceso de privatización sigue, menos acelerado y bajo otras formas, tales como, la concesión de becas del MEC para el ProUni.

    Resumo em Inglês:

    This paper has the purpose of exploring the categories which refer to institutions, courses and student body, aiming at making a study of issues related to privatization and to this system differentiation, in the context of its expansion. It is based on the Brazilian Higher Education Census from 1996 to 2006. The Education National Plan (2001) was considered as a boundary mark, as it has been used as a parameter when evaluating the evolution tendencies of the system. It was possible to verify that public choices to expand such educational level have tended to emphasize the system differentiation, with an emphasis on public sphere, by means of either new types of courses/institutions - Higher Education courses on Technology at the Federal Institutions of Education, Science and Technology - or the institutionalization of Distance Education - Brazilian Open University. The privatization process goes on, not so fast, through other ways like the concession of scholarships to the ProUni.
  • A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"

    Sá, Virgínio

    Resumo em Português:

    Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sócio-políticos muito diversos, primeiro nos países centrais, depois nos países semi-periféricos e periféricos, a agenda avaliativa, nas suas diferentes configurações e domínios de incidência, tem vindo a assumir uma enorme centralidade. No caso de Portugal, as alterações recentes no quadro legislativo que enquadra as nossas escolas e os seus profissionais, com destaque para o novo estatuto da carreira docente do ensino não superior e para a " indexação" dos muito propalados contratos de autonomia à prévia existência de processos auto-avaliativos e de avaliação externa, catapultaram esta problemática para as primeiras páginas da agenda pública. As razões deste (súbito) interesse pelas questões da avaliação educacional em geral, e da avaliação institucional em particular, organizam-se em torno de uma pluralidade de eixos estruturadores filiados em lógicas e racionalidades em tensão, uns mais vinculados às preocupações com o controlo, outros mais sintonizados com uma agenda emancipatória.Neste texto pretende-se discutir algumas daquelas lógicas e racionalidades em tensão, articulando-as com a diversidade de agentes e de agendas que a avaliação pode servir. De modo mais específico, procura-se pôr em evidência alguns dos " efeitos colaterais" decorrentes de concepções e práticas avaliativas que ignoram, ou desprezam, a assunção da escola como " organização educativa complexa".

    Resumo em Espanhol:

    A través de las dos décadas pasadas, en contextos políticos y sociales diversos, primero en los países centrales, después en los países periféricos y semi-periféricos, la agenda evaluativa, en sus diversos configuraciones y dominios de incidencia, ha venido asumir un interés enorme. En el caso de Portugal, los cambios recientes en el cuadro legislativo que regula nuestras escuelas y a sus profesionales, con prominencia para el nuevo estatuto de la enseñanza y de la educación no superior y para la " indexación" de los contratos de la autonomía a los resultados de la auto-evaluación y de la evaluación externa, proyectaron este tema para las primeras páginas de la agenda pública. Las razones de este interés por las cuestiones de la evaluación educativa en general y de la evaluación institucional en particular, se organizan alrededor de una pluralidad de ejes estructuradores, filiados en lógicas y racionalidades en tensión, unos más articulados con las preocupaciones con el control, otros más en sintonía con una agenda emancipatória. En este texto se piensa discutir algunas de esas lógicas y racionalidades en tensión, las articulando con la diversidad de agentes y agendas que la evaluación pueda servir. En una manera más específica, se mira poner en evidencia algunos de los " efectos colaterales" que se desarrollan en consecuencia de las concepciones y prácticas de evaluación que no hacen caso, o desdeñan, de la escuela como " organización educativa compleja".

    Resumo em Inglês:

    Throughout the two last decades, in diverse social political contexts, firstly in central countries, later in the peripheral and the semi-peripherals countries, the assessment agenda, in its different configurations and domains of incidence, has come to assume an enormous centrality. In the case of Portugal, the recent alterations in the educational legislation that fits our schools and its professionals, with prominence for the new statute of the teaching career and for the " indexation" of the contracts of autonomy to the previous existence of internal and external evaluation processes, had raised this problematic on the first pages of the public agenda. The reasons of this interest for the questions of the educational evaluation in general, and the institutional evaluation in particular, organize around a plurality of structuring axles originated in logics and rationalities in tension, some more tied with the concerns with the control, others more syntonized with an emancipatory agenda. In this text we intend to discuss some of those logics and rationalities in tension, articulating them with the diversity of agents and agendas that the evaluation can serve. In a more specific way, we essay to put in evidence some of the " collateral effects" emerging from assessment conceptions and practices that ignore, or disdain, the assumption of the school as a " complex educational organization".
  • Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar

    Leite, Sérgio Antônio da Silva; Kager, Samantha

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo discutir os efeitos aversivos das práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem escolar. Baseando-se em dados de pesquisa coletados através de entrevistas com jovens do último ano do ensino médio, organizaram-se núcleos temáticos que permitiram identificar os aspectos aversivos do processo de avaliação da aprendizagem escolar, bem como os seus efeitos nos alunos. Na discussão, aponta-se como alternativa o processo de avaliação diagnóstica para o trabalho pedagógico dos professores.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo discute los efectos aversivos de las prácticas tradicionales de evaluación del aprendizaje escolar. Con base en dados de investigación, colectados a través de entrevistas con estudiantes de bachillerato, fueron definidos núcleos temáticos que permiten identificar los aspectos aversivos del proceso de evaluación escolar, como también sus efectos en los alumnos. En la discusión, se apunta el proceso de evaluación diagnóstica como alternativa para el trabajo pedagógico del maestro en la escuela.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the effects which are averse to the traditional evaluation practices at schools. Based on research data, collected by interviews with high school students, thematic nucleus were formed to allow the identification of aversive aspects of the evaluation school process and its effects on the pupils. The discussion pointed out the concept of diagnostic evaluation as an alternate process for the teachers' work in class.
  • Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula Página Aberta

    Rêgo, Claudia Carla de Azevedo Brunelli; Rocha, Nívea Maria Fraga

    Resumo em Português:

    O papel da inteligência emocional dentro e fora da escola, exige " educar" as emoções para que as pessoas tornem-se aptas a lidar com frustrações, angústias e medos. Este artigo tem como objetivo geral avaliar a importância da educação emocional no contexto da educação, partindo-se das seguintes indagações: será que a Educação Emocional pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o equilíbrio entre aspectos cognitivos racionais e emocionais do educando? Em caso positivo, que caminhos teórico-metodológicos podem ser trilhados e/ou apontados para que a Educação Emocional se torne realidade nas escolas? A opção metodológica foi a pesquisa-ação, realizada em quinze oficinas, com participação de 14 docentes, 1 coordenador e a pesquisadora. Os resultados das oficinas constituíram-se em um plano de ação que visou a disseminar os estudos da educação emocional nas escolas. As conclusões da pesquisa apontam que as competências da inteligência emocional, como autoconhecimento, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos, podem contribuir para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, conduzindo o ser humano ao equilíbrio da razão e emoção.

    Resumo em Espanhol:

    El rol de la inteligencia emocional dentro y fuera de la escuela, exige " educar" las emociones para que las personas se tornen aptas a lidiaren con frustraciones, angustias y medos. Este artículo tiene como objetivo general evaluar la importancia de la educación emocional en el contexto de la educación, partiendo de las siguientes indagaciones: ¿será que la Educación Emocional puede contribuir en el proceso de enseñanza-aprendizaje, favoreciendo el equilibrio entre aspectos cognitivos racionales y emocionales del educando? En caso positivo, ¿qué caminos teórico-metodológicos pueden ser trillados y/o apuntados para que la Educación Emocional se torne realidad en las escuelas? La opción metodológica fue la investigación-acción, realizada en quince talleres, con participación de 14 docentes, 1 coordinador y la investigadora. Los resultados de los talleres se constituyeron en un plan de acción que visó diseminar los estudios de la educación emocional en las escuelas. Las conclusiones de la investigación apuntan que las competencias de la inteligencia emocional como auto-conocimiento, autogestión, conciencia social y administración de las relaciones, pueden contribuir para la calidad del proceso de enseñanza-aprendizaje, conduciendo el ser humano al equilibrio de la razón y de la emoción.

    Resumo em Inglês:

    The emotional intelligence role inside and outside school demands " to educate" the emotions so that people become apt to deal with their frustrations, anguishes and fears. This article aims to evaluate the importance of the emotional intelligence in the education context, having these inquiries as starting point: Can Emotional Education contribute to the teaching-learning process, in favor of the balance between the students' rational cognitive and emotional aspects? In positive case, what theoretical-methodological ways can be traced and/or pointed so that the Emotional Education come true at schools? The methodological option was the research-action, accomplished in fifteen workshops, with participation of 14 professors, 1 coordinator and the researcher. The workshops results turned into a plan of action that aimed to disseminate the studies of the emotional education at schools. The research conclusions showed that emotional intelligence competences, as self-knowledge, self-management, social conscience and relationship administration, can contribute to the teaching-learning process quality, leading the human beings to balance their reason and emotions.
  • Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Pesquisa Em Síntese

    Andriola, Wagner Bandeira; Andriola, Cristiany Gomes

    Resumo em Português:

    Objetivamos avaliar alguns aspectos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que comprometem a qualidade educacional. Enfocamos, na ocasião, o seguinte: adequação das instalações físicas; adequação dos equipamentos de informática e recursos audiovisuais; envolvimento docente no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi utilizada amostra composta por 124 universitários do curso de Pedagogia da UFC, com idade média de 26,8 anos (desvio-padrão = 7,05 anos), sendo 96 do gênero feminino (77,2%) e 83 do curso noturno (66,9%). Quanto ao semestre de entrada no curso, observamos que 32 dos entrevistados (25,7%) iniciaram seus estudos no período 1999.2, tendo, portanto, conhecimento sobre os aspectos componentes da realidade avaliada há, pelo menos, quatro anos. Os principais resultados apontaram a existência das seguintes classes de problemas: 1) estruturais: inadequação das instalações físicas da FACED; e 2) conjunturais: (a) inadequação da segurança da FACED, (b) inadequação da manutenção e dos equipamentos de informática e audiovisuais, (c) diminuto envolvimento docente em algumas atividades acadêmicas, (d) inadequação do atendimento proporcionado pelos funcionários da Coordenação da Graduação ao corpo discente, (e) diminuta oferta de disciplinas optativas, (f) inadequação da sistemática da matrícula via Internet e, finalmente (g) desprestígio do curso noturno de Pedagogia.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue evaluar algunos aspectos del curso de Pedagogía, de la Facultad de Educación (FACED) de la Universidad Federal de Ceará (UFC) que tienen asociación con la calidad institucional. Enfocamos, en la ocasión, los siguientes: adecuación de las instalaciones físicas; adecuación de los equipamientos de informática y de los recursos audiovisuales; participación de los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Para tal, fue utilizada una muestra compuesta por 124 universitarios del curso de Pedagogía de la UFC, con edad media de 26,8 años (desviación-típica = 7,05 años), siendo 96 del género femenino (77,2%) y 83 del curso nocturno (66,9%). Cuanto al semestre de entrada en el curso, observamos que 32 de los entrevistados (25,7%) empezaron sus estudios en el período 1999.2, teniendo, por lo tanto, conocimientos sobre los aspectos componentes de la realidad evaluada hace, por lo menos, cuatro años. Los principales resultados dan cuenta de la existencia de las siguientes clases de problemas: 1) estructurales: inadecuación de las instalaciones físicas de la FACED; y 2) situacionales: (a) inadecuación de la seguridad de la FACED, (b) inadecuación de la manutención y de los propios equipamientos de informática y audiovisuales, (c) bajo del grado de participación docente en algunas actividades académicas, (d) inadecuación de la atención proporcionada por los funcionarios de la Coordinación de la Graduación al cuerpo discente, (e) inadecuación de la oferta de disciplinas optativa, (f) inadecuación de la sistemática de la matrícula vía Internet y, finalmente (f) el desprestigio del curso nocturno de Pedagogía.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research is to evaluate some aspects of the Pedagogy Course of the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Ceará (UFC) which endangers the quality of education. At that moment, we focus on the following: adequacy of the physical installations; informatics equipments and audiovisual resources as well as teachers' involvement in the teaching-learning process. For so, it was used the sample composed by 124 university students of the UFC Pedagogy course, at the average of 26,8 years of age (Standard deviation = 7.05 years), of which 96 were female (77,2%) and 83 from the night course (66,9%). We observed that 32 of the interviewed students (25, 7%) had enrolled in 1999.2, and were conscious of the aspects that compose the evaluated reality for at least, four years. The main results pointed out the existence of the following kinds of problems:1) structural: inadequacy of the physical installations at the FACED; and 2) conjuncture: (a) safety inadequacy at the FACED, (b) maintenance inadequacy of the audiovisual and informatics equipments, (c) inadequacy of the teachers' involvement in some academic activities, (d) inadequacy of attendance given from the coordination of graduation to the students staff, (e) inadequacy of optional discipline (f) inadequacy of the internet registering system and finally, (g) loss of the evening course of Pedagogy prestige.
  • Cultura de avaliação e política de avaliação como guias para a sua prática: reflexões a respeito da experiência brasileira Communications And Reports

    Firme, Thereza Penna; Letichevsky, Ana Carolina; Dannemann, Ângela Cristina; Stone, Vathsala

    Resumo em Português:

    Não há dúvida de que as políticas de avaliação tornam o trabalho do avaliador uma tarefa mais fácil por darem mais transparência ao processo avaliativo e mais segurança às pessoas envolvidas. No entanto, isso só se dá quando essas políticas são apresentadas a stakeholders (interessados) em potencial, em uma linguagem clara, já que elas são divulgadas e utilizadas para guiar a prática. Sugere-se, assim, que a construção de uma cultura de avaliação é necessária para que uma política de avaliação seja implementada efetivamente de modo a ser plenamente utilizada. Esse artigo apresenta, de maneira concisa, o que os autores entendem por " cultura de avaliação" e " política de avaliação" ; discute a importância de políticas de avaliação na prática da avaliação e da meta-avaliação; e destaca as possíveis conseqüências da ausência dessas políticas. A partir de tais considerações, surgem recomendações que têm como intuito inspirar o desenvolvimento e a implementação dessas políticas. Finalmente, são apresentadas reflexões baseadas na experiência brasileira com relação às inter-relações " cultura-política-prática" na avaliação.

    Resumo em Espanhol:

    No hay duda de que las políticas de evaluación tornan el trabajo del evaluador una tarea más fácil por dar más transparencia al proceso de evaluación y más seguridad a las personas participantes. Todavía, eso solo se da cuando esas políticas son presentadas a stakeholders (interesados) en potencial, utilizando lenguaje clara, ya que ellas son divulgadas y utilizadas para guiar la práctica. Se sugiere, así, que la construcción de una cultura de evaluación es necesaria para que una política de evaluación sea implementada efectivamente para ser plenamente utilizada. Ese artículo presenta, de modo conciso, lo que los autores entienden por " cultura de evaluación" y " política de evaluación" ; discute la importancia de políticas de evaluación en la práctica de la evaluación y de la meta-evaluación; y destaca las posibles consecuencias de la ausencia de esas políticas. A partir de tales consideraciones, surgen recomendaciones que tienen como intuito inspirar el desarrollo y la implementación de esas políticas. Finalmente, son presentadas reflexiones basadas en la experiencia brasileña considerando las interrelaciones " cultura-política-práctica" en la evaluación.

    Resumo em Inglês:

    There is no doubt that having evaluation policies makes the evaluator's job easier, by providing more transparency to the evaluation process and more security to those involved. However, this can only happen when policies are presented to potential stakeholders in clear language, as they are disseminated and utilized for guiding practice. This suggests that building an evaluation culture is necessary in order to effectively implement an evaluation policy, so it can be fully utilized. This paper briefly introduces and presents what the authors understand as the concept of " evaluation culture" and " evaluation policy" . Then, it discusses the importance of evaluation policies for practice of both evaluation and meta-evaluation, and points out the possible consequences of absence of policies. Recommendations are derived from these considerations in order to inspire procedures to build and implement evaluation policies. Finally, reflections are presented based on the Brazilian experience about " culture-policy-practice" inter-relations in evaluation.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br