Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 18, Número: 67, Publicado: 2010
  • Editorial

    Pinto, Fátima Cunha Ferreira
  • Códigos para a análise da política de educação locais no Chile: questões pendentes

    Paredes, Moyra Castro

    Resumo em Português:

    O artigo tenta mostrar a política educacional a partir de uma perspectiva do território e como ela tende a invisibilidade e complexidade nas instituições subnacionais, ou seja, os municípios e serviço de educação. Ele descreve brevemente a dinâmica da política nacional de educação relacionada com as reformas educacionais ocorridas no último quarto do século XX e caracteriza a sua aplicação no contexto subnacional. Os temas são distribuídos apenas para fins práticos nas áreas de financiamento, gestão, participação e convivência cidadã, regulamento e currículo. No final, apresenta algumas considerações para a política de educação municipal, seu potencial de apropriação e progressão nos governos locais.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo intenta significar la política educativa desde una visión de territorio y como ésta tiende a la invisibilidad y a la complejidad en las instituciones subnacionales, en concreto, los Municipios y sus servicios de educación. Para ello, describe brevemente la dinámica de la política educativa nacional vinculada a las reformas educativas acontecidas en el último cuarto del siglo XX y caracteriza su implementación en el contexto subnacional. Los temas están distribuidos sólo con fines prácticos en ámbitos de financiamiento, gestión, participación y conviavilidad, regulación y currículum. Al final, contempla algunas consideraciones ante la política educativa municipal, sus posibilidades apropiación y progresión en los gobiernos locales.

    Resumo em Inglês:

    This article attempts to present an educational policy from a perspective of territory and how it tends to invisibility and complexity in sub-national institutions, namely the municipalities and educational department. It outlines briefly the dynamics of national education policy related to educational reforms occurring in the last quarter of the twentieth century and characterizes its implementation at the sub-national context. The topics are distributed only for practical purposes in areas of financing, management, participation and citizen coexistence, regulation and curriculum. Finally, at the end of the article, it provides some considerations to the municipal education policy, its potential ownership and progression in local government.
  • Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha

    Wielewicki, Hamilton de Godoy; Oliveira, Marlize Rubin

    Resumo em Português:

    A transição para o século XXI é marcada por profundas mudanças nas relações da sociedade. A educação é parte desse processo e, neste sentido, a relação indissociável entre a unificação da Europa e a de sua educação superior denota tal percepção. Este trabalho objetiva trazer elementos para a compreensão do Processo de Bolonha, analisando aspectos de sua implementação; estabelecendo vínculos entre suas características e objetivos e a racionalidade à qual o Processo parece estar afiliado; e indicando possíveis impactos para a educação superior brasileira. A análise indica que, na medida em que a Europa deseja estabelecer parcerias internacionais que ampliem seu leque de opções para a educação superior, pode-se presumir que a pauta tende a apontar para interesses da própria Europa. Isso exige uma postura de discussão e negociação que tenha como base as noções de alteridade e diversidade, com a universidade como locus privilegiado de análise crítica, propositiva e, sobretudo, prospectiva.

    Resumo em Espanhol:

    La transición hacia el siglo XXI ha sido marcada por profundos cambios en la sociedad. La educación es parte de eso y el proceso de unificación de Europa e lo de su educación superior es emblemática de esa percepción. Este trabajo busca traer elementos para la comprensión del Proceso de Bologna, analizando aspectos de su implementación; buscando establecer vínculos entre sus características e objetivos y la racionalidad a la cual el Proceso parece estar ahijado. De ese modo, consideramos impactos de Bologna en el escenario de la educación superior brasileña. El análisis emprendido indica que mientras Europa manifiesta su intento de establecer parcerías internacionales que se le garantice un abanico de opciones más amplio para la educación superior, el interés de Europa debe hablar más fuerte. Eso exige discusión y negociación basada en las nociones de alteridad y diversidad, con la universidad en condición de locus de análisis crítica, prepositiva e, además, prospectiva.

    Resumo em Inglês:

    The transition to the XXI Century has deeply changed relationships within society. Education is part of such process and, thus, the relationship between the process of unification of Europe itself and of its Higher Education is emblematic of such perception. This paper aims to bring about elements to understand the Bologna Process; analyzing aspects of its implementation; seeking for links between its characteristics and the goals and reasoning underlying that Process; and discuss likely impacts upon the Brazilian context. Our analysis indicates that as Europe aims to establish international partnerships to widen the scope of options for its higher education, one can assume that the agenda to be proposed tends to be screened by European interests. That, in its turn, requires some discussion and negotiation that foregrounds the notions of otherness and diversity, with the university fully performing its condition of privileged locus for critical, propositional and prospective analysis.
  • Políticas educacionais na formação da professora dos anos iniciais do ensino fundamental em cursos de licenciatura

    Oliveira, Leandra Martins de

    Resumo em Português:

    Este texto discute as políticas públicas sobre a formação das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível superior, expressadas em legislações e reformas curriculares. Aponta as políticas educacionais para implementar essa formação em cursos de Pedagogia e Normal Superior e suas repercussões na comunidade educacional, abrangendo os seguintes aspectos: 1) o contexto histórico no qual esse debate vem-se construindo e as configurações que vêm assumindo ao longo das políticas educacionais e dos movimentos dos educadores; 2) as diretrizes curriculares nacionais exaradas sob influência desse contexto, que implicam mudanças relevantes nas propostas dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. Dessa forma, objetiva compreender as propostas atuais para a formação da professora dos anos iniciais do ensino fundamental num contexto marcado por lutas concorrenciais e pelo desenvolvimento da sociedade brasileira. Finaliza com reflexões sobre a melhoria educacional declarada nas leis e diretrizes e sobre o discurso de formação ampla adotado pelas políticas públicas vigentes.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto discute las políticas públicas sobre la formación de las profesoras de los años iniciales de la enseñaza fundamental, en nivel superior, expresadas en legislaciones y reformas curriculares. Apunta las políticas educacionales para implementar esa formación en cursos de Pedagogía y Normal Superior y sus repercusiones en la comunidad educacional, abarcando los siguientes aspectos: 1) el contexto histórico en el cual el debate viene construyéndose y las configuraciones que viene asumiendo a lo largo de las políticas educacionales y de los movimientos de los educadores. 2) las directrices curriculares nacionales labradas bajo influencia de ese contexto, que implican cambios relevantes en las propuestas de los cursos de Pedagogía y Normal Superior. De esa forma, objetiva comprender las propuestas actuales para la formación de la profesora de los años iniciales de la enseñanza fundamental en un contexto marcado por concurrencias y por el desarrollo de la sociedad brasileña. Finaliza con reflexiones sobre la mejoría educacional declarada en las leyes y directrices y sobre el discurso de formación amplia adoptado por las políticas públicas vigentes.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses public policies on primary school teacher education at university level expressed in legislations and curricular reforms. It also points out educational policies to implement teacher education in "Pedagogy" and "Normal Superior" courses and it's repercussions on the educational community; comprising the following aspects: 1) historic context in which this debate has been constructed and the configurations it has been assuming during educational policies and educators movements, 2) the national curriculum drafted under influence of this context which implies on relevant changes on the "Pedagogy" and "Normal Superior" course proposals. We aim to comprehend the present proposals for primary school teacher education in the context characterized by competitive contests and the development of Brazilian society. The article finalizes with reflections on educational improvement declared in laws and on the discourse on broad education adopted by public policies in vigor.
  • Avaliação socioeconômica e de fatores que levam a violência com detentos de Cascavel/PR

    Armani, Thiago Eugênio; Cruz-Silva, Claudia T. A.

    Resumo em Português:

    A violência não é caracterizada apenas por sequestros, roubos, assaltos, mas também por se destruir a identidade social, cultural e econômica de um povo. A violência aprisiona a capacidade de um país evoluir, porque coloca seus jovens no mundo das drogas, da prostituição, do analfabetismo, enfim na marginalização social, pois todo o desenvolvimento de um povo só acontece graças a uma evolução social, cultural, econômica, psíquica e biológica, que é ditada principalmente pela educação empregada nas escolas. Baseado nisto este trabalho analisou as características sociais, educacionais e econômicas de sujeitos entre 18 e 60 anos que se encontram em cárcere privado na cidade de Cascavel/PR. Através da aplicação de um questionário com perguntas e respostas objetivas, que a partir do seu preenchimento forneceu ideia de quais são os possíveis fatores geradores de violência, com a pesquisa sendo realizada diretamente com os detentos. Foi constatado que há problema educacional, social e econômico com os detentos cascavelenses, porque os mesmos possuem pouca escolaridade, sofrem com desemprego, baixa renda, entre outros problemas, que influenciam a entrada para a criminalidade.

    Resumo em Espanhol:

    La violencia no sólo se caracteriza por los secuestros, robos, asaltos, sino también por la destrucción de la identidad social, cultural y económica de las personas. La violencia aprisiona la capacidad de un país evolucionar por que coloca sus jóvenes en el mundo de las drogas, de la prostitución, del analfabetismo, en fin en la marginalización social, pues todo el desarrollo de un pueblo sólo pasa a través de la evolución social, cultural, económica, psicológica y biológica, que es dictada principalmente por la educación en las escuelas. Este trabajo analizó las características sociales, educacionales y económicas de sujetos entre 18 y 60 años que están en una casa de detención en la ciudad de Cascavel/PR. Mediante la aplicación de un cuestionario con preguntas y respuestas objetivas sobre los posibles factores que generan la violencia. Las investigaciones se realizaran directamente con los detenidos. Se observó que existen problemas educacionales sociales y económicos con los detenidos, porque tienen poca educación, sufren de desempleo, bajos ingresos, entre otros problemas, lo que influye para la entrada en la criminalidad.

    Resumo em Inglês:

    Violence isn't just featured by kidnapping, robberies, onsets, but also by destroying the social, cultural and economical identity of a population. Violence shuts up the developing ability of a country, because puts its young people in the world of drugs, prostitution, illiteracy, marginalizing them because all people's development just happens thanks to a social, cultural, economical, psychologist and biologist evolution, which is told mainly by the education given at schools. Based on this, this work analyzed the social, educational and economic characteristics of guys between 18 and 60 years old, who were in private jail in the city of Cascavel- PR, through a filling out of a questionnaire, with objective questions and answers, directly done with the prisoners, that gave an idea about the possible elements that generates violence. It was verified that there is an educational, social and economic problem with the prisoners from Cascavel, because they have limited studies, suffer from unemployment, low salaries, among other problems that inclines them to get in the world of violence.
  • Aspectos da política educacional carioca: trajetórias da educação infantil

    Tatagiba, Ana Paula

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente trabalho é divulgar a trajetória que as políticas públicas voltadas para a infância de 0 a 6 anos percorreram na cidade do Rio de Janeiro, situando as ações desenvolvidas nas áreas de Educação e Assistência Social. Considerando as repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente desde 1996 são apresentadas análises do contexto contemporâneo, no qual a educação infantil figura como um direito social. Direito este ainda em vias de efetivação já que, apesar da vinculação das creches aos sistemas municipais de ensino, a obrigatoriedade de que os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas creches e pré-escolas sejam docentes é um desafio a ser superado

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente trabajo es divulgar la trayectoria de las políticas públicas dirigidas a los niños de 0 a 6 años en la ciudad de Rio de Janeiro, situando las acciones desarrolladas en las áreas de Educación y Asistencia Social. Considerando las repercusiones de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional vigente a partir de 1996, es presentado el análisis del contexto contemporáneo en que la educación infantil figura como un derecho social. Derecho este aún en vía de implementación, puesto que, a pesar de la vinculación de las guarderías a los sistemas municipales de enseñanza, la obligatoriedad de que los profesionales que actúan directamente junto a los niños sean profesores es un desafío que hay que superar.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to reveal the trajectory of the public policies destined to children from 0 to 6 years old in the city of Rio de Janeiro, situating the actions developed in the areas of Education and Social Assistance. Considering the repercussion of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, valid since 1996, analysis of the contemporary context are presented, in which the childhood education is considered a social right. Such right is still to be completely effective for, despite the binding of the daycare centers (crèches) to the municipal educational systems, the obligatorily of the professionals that deal directly with children being educators is a challenge yet to be overcome.
  • A docência e a violência estudantil no contexto atual

    Pigatto, Naime

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre as ações docentes diante da violência estudantil. Para tal, apresentamos referencial teórico sobre o papel dos professores na resolução dos conflitos que ocorrem entre os estudantes, bem como buscamos caracterizar a violência na escola. O estudo exploratório teve por base os pressupostos da abordagem qualitativa e caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica e de campo. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações docentes em prol da resolução pacífica da violência estudantil requerem o apoio do Estado e de toda a sociedade. A afetividade, o diálogo reflexivo e a flexibilidade do planejamento pedagógico também perpassam uma docência que busca o aprendizado dos educandos, alicerçado nos princípios de uma educação para a paz.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una reflexión acerca de las acciones de los profesores ante la violencia estudiantil. Con este fin, se presenta el marco teórico sobre el papel de los docentes en la solución de los conflictos que ocurren entre los alumnos, y trata de caracterizar la violencia en la escuela. El estudio exploratorio se basa en la hipótesis de la aproximación cualitativa y una búsqueda bibliográfica y de campo. A partir de los datos recogidos, fue posible identificar que las acciones de los profesores a la solución pacífica para la violencia de los estudiantes requieren el apoyo del Estado y de la sociedad en su conjunto. El afecto, el diálogo reflexivo y la flexibilidad de la planificación del proceso educativo permean el trabajo del profesor, que busca el aprendizaje de los alumnos, basada en los principios de la educación para la paz.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a reflection about the teachers' actions towards the student violence. We present a theoretical study about the role of the teachers concerning to the resolution of the conflicts that occur among the students, as we also try to characterize the violence in the school. The study was based on the qualitative approach and it was characterized for being a bibliographical research as well as a field research. By the collected data we could identify that the teachers' actions to solve the student violence in a pacific way require the support of the State and also the support of the whole society. The affectiveness, the reflexive dialogue and the flexibility of the pedagogical planning constitute a kind of teaching that seeks the students' learning based on the principles of an education for peace.
  • Avaliação de escolas públicas através de desenhos: um estudo comparativo de três escolas da cidade do Rio de Janeiro

    Souza Filho, Edson de; Insfrán, Fernanda; Magalhães, Ana Paula; Rosas, Daise

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi testar um método de avaliação de escolas públicas através do desenho e refletir sobre sua aplicabilidade para compreensão de fenômenos psicossociais que ocorrem no ambiente escolar. Supomos que a linguagem verbal tende a favorecer as normas sociais mais influentes no ambiente acadêmico e fora dele, prejudicando a expressão de indivíduos e grupos que adotam outras normas, supostamente menos legitimas e/ou não reconhecidas socialmente. Os participantes foram estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Eles fizeram um desenho da escola onde estudavam e, em seguida, outro desenho sobre o interior da mesma e, enfim, verbalizaram sobre os desenhos feitos. Constatamos tendências de valorização positiva da imagem da escola e menor envolvimento em atividades típicas de ensino e aprendizagem. A escola desenhada indicou necessidade de um trabalho de dinâmica grupal no ambiente escolar de modo a inserir os estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue testar un método de evaluación de escuelas públicas a través del dibujo y reflexionar sobre su aplicabilidad para la comprensión de fenómenos psicosociales que ocurren en el ambiente escolar. Suponemos que el lenguaje verbal tiende a favorecer las normas sociales más influyentes en el ambiente académico y fuera del mismo, perjudicando la expresión de individuos y grupos que adoptan otras normas, supuestamente menos legítimas y/o no reconocidas socialmente. Los participantes fueron estudiantes de enseñanza primaria y media de escuelas públicas de la ciudad de Rio de Janeiro. Ellos hicieron un dibujo de la escuela donde estudiaban y, seguidamente, otro dibujo sobre el interior de la misma y, finalmente, se expresaron sobre los dibujos hechos. Constatamos tendencias de valorización positiva de la imagen de la escuela y menor envolvimiento con actividades típicas de enseño y aprendizaje. La escuela dibujada indicó la necesidad de un trabajo de dinámica grupal en el ambiente escolar para poder insertar a los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed at testing a method of evaluation of public schools through drawings and to reflect on its applicability to the understanding of psychosocial phenomena taking place in the school's realm. We assume that verbal language tends to favor those social norms which are more influential in the academic milieu and away, which is detrimental to the expression of individuals and groups who adopt other norms thought to be less legitimate and/or socially unrecognized. The participants were elementary and high school students of public schools in the city of Rio de Janeiro. They made a drawing of the school in which they study at and, following, one indoor drawing of it and, finally, they described the drawings they had just made. We verified a tendency to value positively the school's image and less involvement in typical activities of teaching and learning. The drawings of the school pointed to the necessity of a group dynamic work in order to place the students in the school's realm.
  • Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores

    Machado, Laêda Bezerra; Aniceto, Rosimere de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo identifica as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores de Recife e suas implicações práticas, demarcando a saliência e estrutura dessas representações. Participaram do estudo 103 professores. O procedimento de coleta utilizado foi a associação livre de palavras. Os dados foram processados pelo software EVOC, que oferece um gráfico com quatro quadrantes onde localizamos o provável núcleo central e sistema periférico da representação social. Os resultados apontam um discurso racionalizado, ou seja, a saliência dessa representação permite afirmar que os docentes, embora na prática critiquem e rechacem os ciclos de aprendizagem, nas suas representações revelam sintonia com a proposta da rede municipal. Sugerimos, portanto, estudos mais densos das práticas cotidianas desses docentes, para depreender aspectos das representações sociais que nos pareceram pouco revelados.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo identifica las representaciones sociales de los ciclos de aprendizaje entre los profesores de Recife y sus implicaciones prácticas, señalando la importancia y la estructura de estas representaciones. Los participantes fueron 103 docentes. El procedimiento de recolección utilizado fue la asociación libre de palabras. Los datos fueron procesados por software EVOC, que ofrece un gráfico con cuatro cuadrantes donde localizamos el probable núcleo central y sistema periférico de la representación social. Los resultados muestran un discurso racional, es decir, la importancia de esta representación permite afirmar que los profesores, aunque en la práctica critican y niegan los ciclos de aprendizaje, en sus representaciones muestran de acuerdo con la propuesta de la red municipal. Sugerimos, por lo tanto, los estudios más densos de las prácticas cotidianas de los profesores, para inferir aspectos de las representaciones sociales que nos parezcan poco revelados.

    Resumo em Inglês:

    This article identifies the social representations of cycles of learning among teachers of Recife and its practical implications, pointing out the boss and structure of these representations. Participants were 103 teachers. The collection procedure used was the free association of words. The data were processed by EVOC, which provides a chart with four quadrants where we place the likely core and peripheral system of social representation. The results show a streamlined speech, i.e., the boss of this representation to suggest that teachers, although in practice criticize and deny the cycles of learning in their representations reveal line with the proposal of the municipal network. Therefore, we suggest denser studies of everyday practices of teachers, to infer aspects of social representations that seemed little revealed.
  • Eficiência e qualidade dos programas de pós-graduação das instituições federais de ensino superior usuárias do Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF)

    Moreira, Ney Paulo; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Cunha, Nina Rosa da Silveira

    Resumo em Português:

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou, em 1998, o Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF), com o objetivo de propiciar às instituições públicas de ensino maior autonomia na gestão de recursos financeiros destinados ao financiamento dos programas de pós-graduação, e consequente aumento da eficiência e melhoria da qualidade dos cursos. Este estudo apresenta uma análise da eficiência e da qualidade dos programas de pós-graduação das instituições de ensino financiadas pelo PROF no triênio 2001/2003. Para tanto, utilizaram-se testes de médias no intuito de comparar o desempenho dos programas financiados pelo PROF com o desempenho de outros programas. Concluiu-se que os programas de pós-graduação vinculados às instituições de ensino que recebem recursos do PROF apresentaram níveis superiores de qualidade em relação aos demais programas. E quando analisada a eficiência dos programas de pós-graduação, observou-se que os programas financiados pelo PROF apresentaram maior eficiência nos anos de 2001, 2002 e 2003, em relação aos programas financiados por outras modalidades de fomento.

    Resumo em Espanhol:

    La "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior" (CAPES), crió, en 1998 el Programa de Fomento a la Post-graduación (PROF), con el objetivo de propiciar a las instituciones públicas de enseñanza, mayor autonomía en la gestión de recursos financieros destinados a los programas de post-graduación, e consecuentemente, aumento de la eficiencia y mejoría de la calidad de los cursos. Este estudio presenta un análisis de la eficiencia y de la calidad de los programas de post-graduación de las instituciones de enseñanza financiadas por PROF en el periodo de 2001 a 2003. Para lo cual, se utilizaron testes de medias con el propósito de comparar el desempeño de los programas financiados por PROF con el desempeño de otros programas. Concluyendo que los programas de post- graduación vinculados a las instituciones de enseñanza que reciben recursos del PROF presentan niveles superiores de calidad en relación a los demás programas. Cuando fue analizada la eficiencia de los programas de post-graduación, se observa que los programas financiados por PROF presentan mayor eficiencia en los años 2001, 2002 y 2003, en relación con los programas financiados por otras modalidades de fomento.

    Resumo em Inglês:

    In 1998, the "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior" (CAPES) instituted the Post graduation Promotion Program (PROF) in order to provide the public educational institutions with higher autonomy in the management of the financial resources assigned to post graduation programs, and consequently higher efficiency and the course quality improvement. This study analyzes both efficiency and quality of the postgraduation programs in the educational institutions financed by PROF, during the triennium 2001/2003. So, mean tests were used in order to compare the performance of the programs financed by PROF with the performance of other programs. According to the results, the post graduation programs in the educational institutions that receive the PROF resources showed higher quality levels, relative to other programs. When analyzing the efficiency of the post graduation programs, it was observed the PROF-financed programs to show higher efficiency in 2001, 2002 and 2003 in relation to those financed by other supporting modalities.
  • Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas

    Friedrich, Márcia; Benite, Anna M. Canavarro; Benite, Claudio R. Machado; Pereira, Viviane Soares

    Resumo em Português:

    Este artigo traz uma abordagem histórica da Escolarização de Jovens e Adultos e sua trajetória na história da educação no Brasil. Caracteriza-se por uma análise documental sobre o movimento desta modalidade de ensino e as políticas públicas que a regem. Fazemos um paralelo com a evolução histórica, formação de professores, mercado de trabalho no Brasil, utilizando fontes primárias e secundárias de pesquisa, compreendendo o período de 1973 até 2007. Constatamos que a literatura especializada, em geral, descreve acontecimentos cronológicos de iniciativas pontuais na tentativa de solucionar os problemas decorrentes do analfabetismo e falta de qualificação da mão de obra necessária ao modo de produção vigente em cada época, como iniciativas em relação às políticas públicas. No que diz respeito à relação com as propostas pedagógicas para esta modalidade de ensino, com base na análise de documentos legais, diretrizes e programas para o contexto educacional brasileiro, estas se caracterizam por uma educação compensatória, supletiva e emergencial.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo ofrece un enfoque histórico de la escolarización de jóvenes y adultos y su trayectoria en la historia de la educación en Brasil. Se caracteriza por un análisis documental sobre el movimiento de este tipo de educación y las políticas públicas que la rigen. Hacemos un paralelismo con la evolución histórica, la formación del profesorado, el mercado de trabajo en Brasil, utilizando fuentes primarias y secundarias de pesquisa incluyendo el período de 1973 a 2007. Tomamos nota de que la literatura, en general, describe cronológicamente los acontecimientos de iniciativas puntuales en un intento de resolver los problemas del analfabetismo y la falta de calificación de la mano de obra necesaria para el modo de producción de cada época, como las iniciativas con relación a las políticas públicas. Cuanto a la relación con las propuestas educativas para este tipo de educación basado en el análisis de documentos jurídicos, directrices y programas para el contexto educativo brasileño, estas se caracterizan por una educación compensatoria, y complementaria de emergencia.

    Resumo em Inglês:

    This article provides a historical approach of Schooling for Youth and Adults and its trajectory in the history of education in Brazil. It is characterized by an analysis documentary on the movement of this type of education and public policies that govern it. We compare with the historical development, teacher training, the labor market in Brazil, using primary and secondary sources with the search including the period from 1973 to 2007. We note that literature in general, describes events chronologically ad hoc initiatives in an attempt to solve the problems of illiteracy and lack of qualification of the workforce necessary for the current method of production each season, as initiatives for public policies. Regarding the relationship with the educational proposals for this type of education based on the analysis of legal documents, guidelines and programs for the Brazilian educational context, they are characterized by a compensatory, supplementary, and emergency education.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br