Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 19, Número: 73, Publicado: 2011
  • Editorial Editorial

    Pinto, Fátima Cunha Ferreira
  • Uma re-análise dos resultados do PISA: problemas de comparabilidade

    Klein, Ruben

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresenta-se um problema de comparabilidade de resultados entre aplicações do Pisa, em alguns países, em diversos anos e entre países. Esse problema ocorre porque a idade escolar de cada país não é considerada e porque não há uma regra para a data de aplicação da prova em relação aos anos letivos de cada país. A mudança de data da aplicação em um país modifica a composição do alunado entre as séries, tornando os universos não comparáveis. Analisa-se com detalhes o caso do Brasil e mostra-se que os universos de 2000 e 2009 não são comparáveis. Analisa-se também alguns outros países, entre eles Luxemburgo e Chile, que, juntos com o Brasil, foram destacados como tendo a maior evolução de desempenho desde 2000. Em Luxemburgo, não houve melhoria de desempenho de 2003 para 2009 e é preciso investigar porque os resultados de 2000 e 2003 são tão diferentes. O Chile apresenta melhoria de desempenho, mas provavelmente não tão grande quanto o apontado.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presenta un problema de comparabilidad de resultados entre las aplicaciones del PISA en algunos países, en diversos años y entre los países. Ese problema ocurre porque no se considera la edad escolar de cada uno de los países ni tampoco existe una regla para la fecha de aplicación de la prueba con relación a los años lectivos de cada país. El cambio de fecha de la aplicación en un determinado país modifica la composición del alumnado entre los grados, tornando los universos incomparables. Se analiza con detalles el caso de Brasil y se muestra que los universos de 2000 y 2009 no se pueden comparar. Se analiza también algunos otros países, entre ellos Luxemburgo y Chile, que, juntos con Brasil, se destacaron por tener la mayor evolución de desempeño desde 2000. En Luxemburgo no hubo mejora de desempeño de 2003 para 2009 y es necesario investigar porque los resultados de 2000 y 2003 son tan distintos. Chile presenta mejora de desempeño, pero quizás no tanto como lo señalado.

    Resumo em Inglês:

    In this paper it is shown a comparability problem in Pisa results of some countries among years and among countries. This problem occurs because the school age of each country is not considered and because there is no rule for the application date of the test in relation to the school year of each country. The case of Brazil is analyzed with detail. There are analysis of some other countries too, among them Luxembourg and Chile, that together with Brazil, were pointed out as having the biggest evolution in performance since 2000. It is shown that this evolution of performance may not be real.
  • Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino

    Werle, Flávia Obino Corrêa

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os processos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da Educação Básica até a Pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute el panorama de la educación brasileña y destaca los procesos de evaluación en larga escala implementados en las décadas de 1990 y 2000. Se refiere a tres niveles (federal, provincial y municipal) en que estas evaluaciones actúan y su alcance desde los segmentos iniciales de la Educación Básica hasta el Posgrado. Analiza los últimos cinco años como fase de síntesis, estructuración y consolidación de un cuadro general de acción política referente a procesos externos de evaluación en larga escala en Brasil, el cual pasa de un nivel de diagnóstico para otro de significados pautados por el pragmatismo y la operacionalización.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the panorama of education in Brazil, highlighting the processes of large-scale assessments implemented in the 1990s and 2000s. It refers to the three levels in which these assessments are operating (federal, state and municipal or macro, meso and micro), and their coverage from the initial segments of Basic Education to Postgraduate studies. It analyzes the last five years as a stage of synthesis, structure and consolidation of a general framework for political action related to external processes of large-scale assessment in Brazil, from a diagnostic level to the meanings guided by pragmatism and operationalization.
  • Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades

    Morgado, José Carlos

    Resumo em Português:

    A complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitações que hoje se colocam às escolas têm avivado a importância estratégica que a educação continua a ter em termos sociais. Assim se compreende a atenção que a educação tem merecido por parte do poder político e se justificam as reformas desencadeadas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos. Nesse processo, tem sido atribuído um papel especial aos professores, já que deles dependem, em grande parte, as transformações a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes. Porém, a possibilidade de os professores perseguirem em melhores condições as finalidades educativas depende, em nosso entender, de três factores: competência profissional, identidade profissional e profissionalidade docente. Partindo dos elementos referidos, reflectimos sobre alguns dos desafios e problemas com que actualmente se confrontam as escolas e os professores e que têm dificultado a mudança e melhoria das suas práticas. Além disso, elencamos vários aspectos fundamentais para revalorizar a profissão e devolver aos professores o protagonismo e o reconhecimento que merecem por parte da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    La complejidad del tiempo presente y la diversidad de solicitaciones que hoy se le plantean a las escuelas han aumentado la importancia estratégica que la educación ha merecido por parte del poder político y también así se justifican las reformas desencadenadas con el objeto de adecuar los sistemas educativos a los desafíos contemporáneos. En ese proceso, se les ha atribuido un rol especial a los profesores, ya que de ellos dependen, en gran parte, las transformaciones que se realizarán en la enseñanza y el éxito educativo de los estudiantes. Pero, la posibilidad de que los profesores persigan en mejores condiciones las finalidades educativas depende, según nuestra opinión, de tres factores: la competencia profesional, la identidad profesional y la profesionalidad docente. Partiendo de los elementos mencionados, reflexionamos sobre algunos de los desafíos y problemas que actualmente enfrentan las escuelas y los profesores y que han dificultado el cambio y la mejora de sus prácticas. Además especificamos varios aspectos fundamentales para revalorar la profesión y devolver a los profesores el protagonismo y el reconocimiento que merecen por parte de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    The complexity of the present time and the diversity of solicitations that schools have to face nowadays have reinforced the strategic importance that education still has in our society. As a consequence, education has deserved a quite particular attention by the political power. This attention has been translated into various changes aiming at adjusting the educational systems to the present time. Along this process, teachers have been given a special role, as the transformations that are to be implemented in the teaching area and the success of the students depend, widely, on them. Nevertheless, the possibility of the teachers to pursue, in better conditions, the aims of education depend, in our opinion, on three factors: professional competence, professional identity and professional teaching. Bearing in mind the aspects referred to above, we have analyzed some of the challenges and problems that schools and teachers have to face nowadays. These have obstructed the change and the improvement of their daily practice. Besides that, we have listed some aspects that we consider essential to raise the prestige of this profession and to give back to the teachers the leading role and recognition that they deserve in our society.
  • Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de estado?

    Calderón, Adolfo Ignacio; Poltronieri, Heloisa; Borges, Regilson Maciel

    Resumo em Português:

    O presente artigo, de cunho teórico, analisa o lugar dos rankings nas políticas de Educação Superior do Estado Brasileiro tendo como parâmetro quatro mandatos presidências, dois mandatos do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), marcados pela implantação das reformas neoliberais, e dois mandatos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), como alternativa de esquerda democrática para América Latina diante da expansão neoliberal. Defende-se a hipótese de que passados quatro mandatos e o governo de dois presidentes representantes de projetos políticos teoricamente opostos, os rankings, enquanto estratégias de estímulo da concorrência para a melhoria da qualidade da educação superior ganharam consenso e legitimidade técnica no âmbito governamental, deixando de serem políticas de governos específicos para se tornarem política de longo prazo do Estado Brasileiro, acima dos interesses dos grupos políticos que se alternaram no poder.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo, de cuño teórico, analiza el lugar de los rankings en las políticas de Educación Superior del Estado brasileño, y tiene como parámetro cuatro mandatos presidenciales, dos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), marcados por la implantación de las reformas neoliberales, y dos del gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), considerado como una alternativa de la izquierda democrática para América Latina frente a la expansión neoliberal. Se defiende la hipótesis de que después de cuatro mandatos y el gobierno de dos presidentes, representantes de proyectos teóricamente opuestos, los rankings, en la condición de estrategias de estímulo de la competición para la mejora de la calidad de la educación superior, obtuvieron consenso y legitimidad técnica en el ámbito gubernamental, dejando de ser vistos como políticas de determinados gobiernos para convertirse en una política a largo plazo del Estado brasileño, sin relación con los intereses de los grupos políticos que se alternaron en el poder.

    Resumo em Inglês:

    This article, of a theoretical approach, examines how the rankings work in the policies of Higher Education of Brazilian State, taking as a parameter four presidential terms: two mandates of the government Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), marked by the implementation of neoliberal reforms, and the other two of the government Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), an alternative to the democratic left in Latin America in face of the neoliberal expansion. It is supported the hypothesis that after four terms and two different presidents that represent theoretically opposing political projects, the rankings, considered as strategies for stimulating competition to improve the quality of Higher Education gained technical consensus and legitimacy within the government, ceasing to be policies of specific governments to become long-term policies of the Brazilian State, above the interests of political groups that alternated in power.
  • Para que servem os testes de alfabetização?

    Oliveira, João Batista Araujo e; Silva, Luiz Carlos Faria da

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa os testes de alfabetização disponíveis no Brasil à luz da evidência empírica sobre o tema. O objetivo é verificar quais competências são medidas nesses testes, os construtos sobre alfabetização implícitos ou explícitos pelos indicadores e a robustez dos itens em relação aos indicadores. Os resultados da análise permitem concluir que os diferentes testes usados no Brasil desconhecem a literatura científica sobre o tema, não dialogam entre si e, consequentemente, não avaliam os mesmos indicadores, não apresentam validade de construto nem possuem itens suficientes para medir as competências centrais da alfabetização. Em comum, esses testes compartilham e refletem a confusão conceitual entre os construtos de alfabetização e compreensão.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo analiza los exámenes de alfabetización disponibles en Brasil a la luz de la evidencia empírica sobre el tema. Tiene por objeto verificar cuáles son las competencias que se miden en dichos exámenes, analizar los constructos sobre alfabetización implícitos o explícitos de esos indicadores y la robustez de los ítems con relación a ellos. Los resultados del análisis permiten concluir que los diferentes exámenes utilizados en Brasil desconocen la literatura científica sobre el tema, no dialogan entre sí y, consecuentemente, no evalúan los mismos indicadores, no presentan validez de constructo ni poseen ítems suficientes para medir las competencias centrales de la alfabetización. Esos exámenes comparten y reflejan la confusión conceptual entre los constructos de alfabetización y comprensión.

    Resumo em Inglês:

    The paper analysis the literacy tests available in Brazil using the empirical evidence about what skills are involved in learning to read. The purpose of the paper is to identify the abilities measured by these tests, the implicit or explicit constructs implied in the indicators and the robustness of the test items in relation to the indicators. The results suggest that the various tests used in Brazil ignore the current literature about learning how to read, are not consistent with each other and, as a result, do not evaluate the same indicators. They also neither present construct validity nor sufficient items to measure the central skills associated to learning to read. The tests share and reflect a conceptual confusion between the constructs of reading and understanding.
  • Análise da evasão no ProJovem Urbano: uma abordagem através do Modelo de Regressão Logística Multinível

    Soares, Tufi Machado; Ferrão, Maria Eugénia; Marques, Cláudio de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Apesar das grandes conquistas verificadas no Brasil nas últimas décadas em Educação, o sistema educativo brasileiro ainda apresenta características estruturais que constituem obstáculo ao seu desenvolvimento social e econômico: as elevadas taxas de retenção e abandono escolar. Como consequência, o nível de instrução da população em idade ativa é baixo. Sob a responsabilidade da Presidência da República, foi desenhado o programa ProJovem Urbano, cuja finalidade prioritária é promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. Não obstante o programa atrair o interesse de elevado número de jovens, a desistência e evasão que se verificam ao longo do programa são muito elevadas. Este trabalho tem como principal objetivo identificar os grupos de maior incidência da evasão, tendo como propósito apoiar a implementação de medidas que a reduzam. Nestes termos, usando um modelo logístico multinível, são exploradas as seguintes características da população abrangida: sexo, idade, raça-cor, última série frequentada, nível de conhecimento em Matemática e Língua Portuguesa à entrada no Programa, nível socioeconômico e a região metropolitana. Os resultados sugerem que os grupos de maior incidência da evasão são definidos pelas variáveis sexo, idade e região.

    Resumo em Espanhol:

    A pesar de las grandes conquistas verificadas en Brasil durante las últimas décadas en el área de la Educación, el sistema educativo brasileño todavía presenta características estructurales que son obstáculo para su desarrollo social y económico: las altas tasas de retención y abandono escolar. Como consecuencia de ello, el nivel de instrucción de la población en edad activa es bajo. Con la responsabilidad de la Presidencia de la República, se proyectó el programa Projoven Urbano, cuya finalidad es promover la inclusión social de los jóvenes brasileños de 18 a 29 años que, a pesar de alfabetizados, no concluyeron la Escuela Primaria. Aunque el programa atrae el interés de gran número de jóvenes, el abandono y la evasión que se verifican a lo largo del programa son muy altos. Este trabajo tiene como principal objetivo identificar los grupos de mayor incidencia de la evasión, para poder apoyar la implementación de medidas que la reduzcan. En estos términos, se usa un modelo logístico multinivel, se analizan las siguientes características de la población alcanzada: sexo, edad, etnia-color, último grado o año cursado, nivel de conocimiento en Matemáticas y Lengua Portuguesa al entrar en el Programa, nivel socioeconómico y la región metropolitana. Los resultados sugieren que los grupos de mayor incidencia de la evasión son definidos por las variables de sexo, edad y región.

    Resumo em Inglês:

    Despite the great achievements recorded in Brazilian Education in recent decades, the Brazilian system still has structured characteristics that hamper its socioeconomic development: the high rates of retention and school evasion. As a result, the educational level of the working age population is low. Under the responsibility of the Presidency of the Republic, the Urban ProJovem was designed: its primary goal is to promote the social inclusion of 18-29-year-old Brazilians who, even literate, have not completed Primary School. Although the Program attracted the interest of many young people, the withdrawal and evasion were still very high. This study aims to identify the main groups of higher incidence of evasion, with the aim to implement measures to reduce it. Thus, using a multilevel logistic approach, the following characteristics are taken into consideration: sex, age, race, color, last grade attended, levels of knowledge in Math and Portuguese at the entrance to the Program, socioeconomic level and the metropolitan area. The results suggest that the groups with higher incidence of evasion were defined by gender, sex, age and region.
  • O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos

    Amaral, Daniela Patti do; Oliveira, Fátima Bayma de

    Resumo em Português:

    Iniciamos, em 2010, a pesquisa O ProUni e o acesso ao Ensino Superior: estudo introdutório sobre os usuários do programa na zona oeste do município Rio de Janeiro, que tem por objetivo geral avaliar os impactos de uma política pública em educação voltada à inclusão no Ensino Superior privado de populações com baixas chances de acesso ao mesmo. A pesquisa, realizada entre julho de 2010 e abril de 2011, investigou dados acerca dos alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2005 e 2006, primeiros anos do ProUni, em duas IES privadas situadas no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Nossa hipótese inicial foi que, após pelo menos dois anos de conclusão do curso, esses egressos já teriam construído novas trajetórias profissionais e de vida. Os dados iniciais, apesar das suas limitações, indicam que, como política pública, o ProUni tem demonstrado eficácia pela baixa taxa de evasão e que os egressos experimentaram novas trajetórias profissionais e pessoais.

    Resumo em Espanhol:

    Empezamos, en el año 2010, la investigación denominada el ProUni y el acceso a la educación superior: estudio introductorio sobre los usuarios del programa de la zona oeste de la ciudad de Río de Janeiro, cuyo objeto era evaluar los impactos de una política pública en educación orientada hacia la inclusión en la Enseñanza Superior privada de poblaciones con pocas oportunidades de acceso a la misma. La encuesta, realizada entre julio del 2010 y abril del 2011, analizó datos sobre los estudiantes que ingresaron a la educación superior en 2005 y 2006, primeros años del ProUni, en dos instituciones privadas situadas en el barrio de Campo Grande, zona suburbana situada al oeste de Río de Janeiro. Nuestra hipótesis inicial era que, después de dos años, por lo menos, de haber concluido el curso, los graduados ya habrían construido nuevas trayectorias profesionales y de vida. Los datos iniciales, a pesar de sus limitaciones, señalan que, como política pública, el ProUni ha demostrado su eficacia debido a la baja tasa de deserción escolar y también porque los nuevos graduados consiguieron nuevas trayectorias profesionales y personales.

    Resumo em Inglês:

    Last year we started the research ProUni and the access to Higher Education: introductory study on the users of the program in the western of the city of Rio de Janeiro, which aims, in general, to assess the overall impact of public policy in education geared to the inclusion of populations with low access to Higher Education private institutions. The survey, conducted between July 2010 and April 2011, investigated data related to the students who entered Higher Education in 2005 and 2006, the early years of ProUni in two private institutions located in the district of Campo Grande, in the area of Rio de Janeiro. Our initial hypothesis was that, after at least two years of graduation, these graduates would have built new trajectories in their lives and professional careers. The initial data, despite their limitations, indicate that, as public policy, ProUni has been demonstrating efficacy for the low drop-out rate and for the trajectories that graduates experienced in their new professional and personal lives.
  • A responsabilidade social universitária na perspectiva do Sinaes: um estudo de caso no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral

    Barros, Conceição de Maria Pinheiro; Freire, José Célio

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de responsabilidade social do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em Sobral, na perspectiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, tendo como fundamentação teórica as proposições filosóficas de Emmanuel Lévinas, a ética da alteridade radical. A pesquisa foi realizada no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará no campus em Sobral, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com pessoas-chave do Curso. Após a análise dos resultados, percebeu-se que o curso investigado desenvolve ações sociais que oferecem respostas positivas à comunidade em seu entorno, porém ainda há muito a ser feito para a concretização da sua responsabilidade social.

    Resumo em Espanhol:

    Este documento tiene por objeto analizar las acciones de responsabilidad social del Curso de de Medicina de la Universidad Federal de Ceará, en Sobral, según perspectiva del Sistema Nacional de Evaluación de Educación Superior (SINAES). Se realizó una investigación cualitativa, a partir de un estudio bibliográfico e investigación de campo, basado en proposiciones filosóficas de Emmanuel Levinas, la ética de la alteridad radical. La encuesta se realizó en el Curso de Medicina de la Universidad Federal de Ceará, en el campus de Sobral, y se utilizó como instrumento de recolección de datos la aplicación de entrevistas semiestructuradas, realizadas con personas claves del curso. Después de analizar los resultados, se observó que el curso estudiado desarrolla acciones sociales que ofrecen respuestas positivas a la comunidad de su alrededor, pero, sin embargo, aún queda mucho por hacer para la realización de su responsabilidad social.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the actions of social responsibility of the School of Medicine, at the Federal University of Ceará, at Sobral campus, in view of the System of National Assessment of Higher Education (SINAES). We performed a qualitative research from a literature survey and field research, with the theoretical philosophical propositions of Emmanuel Levinas, the ethics of radical alterity. The survey was conducted in the Medical School at the Federal University of Ceará at Sobral campus, using as data collecting instrument the application of semi-structured interviews conducted with the key people in the course. After analyzing the results, we realized that the ongoing investigation develops social activities that offer positive responses to the community around it, but there is still much to be done for the realization of their social responsibility.
  • Impactos das políticas educacionais nas dinâmicas da organização escolar: reflexões na perspectiva do professorado de uma rede municipal

    Molina, Rosane Kreusburg; Lopes, Rodrigo Alberto; Achilles, Helena Soares

    Resumo em Português:

    Este estudo examina impactos de ações decorrentes das políticas educacionais na dinâmica da organização escolar, sob a ótica de um grupo de professores de uma Rede Municipal de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre. As análises estruturam-se na concepção de mundo vivido (HABERMAS, 1999, 2001), vida da escola (MCLAREN, 1997) e sociologia da organização escolar (BALL, 1989, 2006). As evidências foram coletadas mediante análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e grupo de discussão. Colabora com o estudo um grupo de professores com dez anos de docência nestas escolas. As reflexões produzidas dão conta de que, ante as ações decorrentes das políticas educacionais, a atitude dos professores é de adesão ou dissidência cuja complexidade, neste estudo, se desmembra em três dimensões qualitativas: participação, imaginação e alienação.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio examina impactos de las acciones derivadas de las políticas educacionales en la dinámica de la organización escolar, bajo la óptica del cuerpo de profesores de una red municipal de enseñanza de la región metropolitana de Puerto Alegre. Las narrativas se estructuran en la concepción de mundo vivido (HABERMAS), vida de la escuela (McLAREN) y sociología de la organización escolar (BALL). Las evidencias se recogieron por medio de análisis de documentos, entrevistas semiestructuradas, narrativas escritas y grupo de discusión. Colaboró con el estudio un grupo de profesores con diez años de docencia en estas escuelas. De las reflexiones producidas se deduce que, ante las acciones derivadas de las políticas educacionales, la actitud de los profesores es de adhesión o disentimiento cuya complejidad, en este estudio, se analiza en tres dimensiones cualitativas: participación, imaginación y alienación.

    Resumo em Inglês:

    The present study examines the impacts of actions resulting from educational policies on the dynamics of school organization, from the perspective of a group of teachers of a Municipal School System in the Metropolitan Area of Porto Alegre, RS. The analyses are structured on the conceptions of life-world (HABERMAS, 1999, 2001), school life (MCLAREN, 1997) and the sociology of school organization (BALL, 1989, 2006). Evidence was collected by means of document analysis, semi-structured interviews, written narratives, and discussion group. A group of teachers with ten years teaching practice at those schools participated in the study. Their reflections reveal that, in view of the actions resulting from the educational policies, the teachers' attitude is either of agreement/ or disagreement, whose complexity, in this study, is separated into three qualitative dimensions: participation, imagination and alienation.
  • Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação Página Aberta

    Elliot, Ligia Gomes

    Resumo em Português:

    Dada a importância de seus resultados, projetos, programas e serviços dirigidos a diferentes segmentos da sociedade têm sido acompanhados por avaliações que buscam revelar se houve o alcance da desejada qualidade. No entanto, a condução adequada dessas avaliações pode ser posta em cheque, isto é, verificada por meio de meta-avaliações. Meta-avaliação foi definida como a avaliação de uma avaliação. Assim, o presente artigo apresenta algumas abordagens que representam a contribuição de diversos autores para a realização de meta-avaliações. São abordagens aplicáveis a meta-avaliações somativas e formativas. Algumas indicações de meta-avaliações já desenvolvidas fazem parte do artigo, que destaca as possibilidades de utilização da última versão publicada dos padrões internacionais de avaliação, do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation.

    Resumo em Espanhol:

    Dada la importancia de sus resultados, proyectos, programas y servicios dirigidos a diferentes segmentos de la sociedad han debido estar acompañados por evaluaciones que tratan de revelar si se alcanzó la calidad deseada. Aunque las metaevaluaciones han tenido una correcta conducción, ésta puede ser puesta en jaque, es decir, se puede verificar por medio de metaevaluaciones. Es bueno recordar que se definió la metaevaluación como la evaluación de una evaluación. Este artículo presenta algunos abordajes que representan la contribución de diversos autores para la realización de metaevaluaciones. Dichos abordajes se aplican a metaevaluaciones sumativas y formativas. Algunas indicaciones de las metaevaluaciones ya desarrolladas integran este artículo, que pone de relieve las posibilidades de utilización de la última versión publicada de los modelos internacionales de evaluación, del Joint Committee on Standards for Educational Evaluations.

    Resumo em Inglês:

    Given the importance of their results, projects, programs and services aimed at different segments of society have been accompanied by evaluations that seek to reveal whether the scope of the desired quality was reached. However, the proper conduct of these assessments can be put in check, that is verified by metaevaluations. Metaevaluation was defined as the evaluation of an evaluation. Thus, this paper presents some approaches that represent a variety of contributing authors to conduct metaevaluation. Approaches are applicable to summative and formative metaevaluations. Some examples of metaevaluations already developed are part of the article, which highlights the possibilities of using the last version of international standards of evaluation published by the Joint Committee on Standards for Evaluations.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br