Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 20, Número: 74, Publicado: 2012
  • Editorial

    Pinto, Fátima Cunha Ferreira
  • A produção científica sobre avaliação educacional e gestão de sistemas e de escolas: o campo da questão entre 2000 e 2008

    Martins, Angela Maria; Sousa, Sandra Zákia

    Resumo em Português:

    O texto analisa produções acadêmicas que exploram possíveis relações entre gestão escolar e avaliação, com base em dissertações e teses, artigos de periódicos e anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), totalizando 25 documentos. O foco aqui aprofundado originou-se de Estado da Arte sobre gestão, autonomia e o funcionamento de órgãos colegiados em escolas públicas, que abrangeu o período entre os anos de 2000 a 2008 e reuniu 753 fontes documentais. A partir da identificação de eixos temáticos aglutinadores da produção em pauta, o texto busca explicitar contribuições teórico-metodológicas das pesquisas para compreensão da referida temática, bem como apontar eventuais subsídios para gestores de escolas e de redes. Verificou-se que, embora ainda incipiente, investigações que se dedicam a analisar as relações entre avaliações em larga escala e gestão escolar tendem a aumentar em curto espaço de tempo, tendo em vista a centralidade que o tema vem conquistando nas diretrizes políticas da área da educação.

    Resumo em Espanhol:

    El texto analiza producciones académicas que investigan posibles relaciones entre gestión escolar y evaluación, usa como base disertaciones y tesis, artículos de periódicos y anales de la Asociación de Posgrado e Investigación en Educación (Anped) y de la Asociación Nacional de Política y Administración de la Educación (Anpae)- Brasil, lo que resulta un total de 25 documentos. El foco analizado se originó del Estado del Arte sobre gestión, autonomía y el funcionamiento de órganos colegiados en escuelas públicas, lo que abarcó el período entre los años 2000 a 2008 y reunió 753 fuentes documentales. A partir de la identificación de ejes temáticos aglutinadores de la producción en pauta, el texto busca explicitar contribuciones teórico-metodológicas de las investigaciones para la comprensión del tema, así como también señalar eventuales subsidios para gestores de escuelas y de redes. Se verificó que, aunque todavía incipiente, estudios que se dedican a analizar las relaciones entre evaluaciones de gran escala y gestión escolar tienden a aumentar en poco tiempo, teniendo en vista la centralidad que la temática viene conquistando en las directrices políticas del área de la educación.

    Resumo em Inglês:

    The text examines academic productions that focus on possible relationships between school management and evaluation, based on dissertations and theses, journal articles and proceedings from Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anpae), in a total of 25 documents. The focus here deepened originated in the State of Acre on the management, autonomy and functioning of collegiate bodies in public school systems which covered the period between the years 2000 and 2008, and gathered 735 documental sources. From the identification of the agglutinated thematic axes in question, the text aims to clarify contributions to the theoretical-methodological searches of that understanding, as well as to point out any possible subsidies for school managers and networks. It was found that, although still incipient, investigations that have dedicated themselves to analyze the relationship between large-scale assessment and school management tend to increase in a short period of time, in view of the prominence that the theme has been conquering in political guidelines in the field of education.
  • Gestão estratégica multicultural baseada no Balanced Scorecard em instituições de ensino

    Mizrahi, Saul Eliahú; Canen, Alberto G.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os fundamentos para a construção de uma proposta de gestão estratégica para escolas de Ensino Básico com princípios do Balanced Scorecard em uma abordagem multicultural, consolidando um conjunto integrado de procedimentos e recomendações metodológicas, de modo a promover a valorização da diversidade cultural para o sucesso escolar. Para atingir este objetivo, buscou-se identificar e analisar elementos que facilitam ou dificultam a gestão nesta perspectiva. As vantagens encontradas neste trabalho são seu foco na melhoria institucional, proporcionando maior comunicação entre as partes. Apoia, assim, a realização dos objetivos de democratização da gestão do ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los fundamentos de un enfoque multicultural para la construcción de una propuesta de gestión estratégica para escuelas de Enseñanza básica con principios del Balanced Scorecard, consolidando un conjunto integrado de procedimientos y recomendaciones metodológicas, con el objeto de promover la valoración de la diversidad cultural para obtener éxito escolar. Para alcanzar este objetivo, se buscó identificar y analizar elementos que facilitan o dificultan la gestión intercultural. Se enfocó la mejoría institucional a través de una mayor comunicación multilateral. De esta forma, el trabajo da soporte a la obtención de los objetivos de democratización de la gestión de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the basis of a multicultural approach for the construction of a strategic planning policy proposal for Basic Education schools based on Balanced Scorecard principles, in a multicultural approach, strengthening an integrated set of procedures and methodological guidance in order to promote cultural diversity appreciation in order to obtain teaching success. To meet this goal, the elements that simplify intercultural planning or make it more difficult were identified, analyzed and elucidated. The advantages found in this work are the focus on institutional improvement, through an increase of multilateral communication . In this manner, this study helps to reach the democratization objectives of teaching planning.
  • Avaliação de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: breves notas sobre a produção científica em periódicos

    Castro, Pedro Marcos Roma de; Porto, Geciane Silveira

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção científica, notadamente das hard sciences de docentes atuantes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP). O estudo busca a mensuração de variações da produção registrada em periódicos científicos em um panorama ex ante e ex post e encontra-se circunscrito nessas quatro grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde. O pós-doutorado pode ser visualizado como um local privilegiado para a complementaridade da capacitação docente enquanto forma de atualização e/ou reciclagem profissional, com a lógica embutida e a expectativa de que haja benefícios, também, para o programa de pós-graduação de origem. Como toda atividade de pesquisa não pode ficar implícita, as atividades de pesquisa do pós-doutorado, também, necessitam ser tornadas públicas via conhecimento externalizado que se traduz no conhecimento cristalizado sob a forma de publicações científicas que são compartilhadas pela comunidade acadêmica. Com uma população de 86 doutores que realizaram pósdoutorado até junho de 2005, os dados levantados com o confronto da produção em Ciência e Tecnologia (C&T), antes e depois do treinamento pós-doutoral apontam para um comportamento de variação da produtividade em mídia qualificada cujo resultado demonstra uma "homogeneização" relativa entre publicações registradas em periódicos Qualis 'B' e 'C', nacionais e/ou internacionais, mas sugere haver diferenças no que tange a uma influência sobre o aumento de publicações em revistas Internacionais Qualis 'A' possuindo influência positiva mais visível sobre essa produção para estágios realizados no Exterior, nas grandes áreas do conhecimento investigadas.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tiene por objeto evaluar la influencia de la etapa del posdoctorado sobre la producción científica, específicamente de las hard sciences de profesores de programas de posgrado de la Universidad de San Pablo - USP. La investigación abarca cuatro grandes áreas del conocimiento - Biológicas, Ingenierías, Exactas, Geociencias y Salud - y busca determinar las variaciones de la producción en revistas científicas en el panorama ex ante y ex post. El posdoctorado puede considerarse como un espacio privilegiado para la complementariedad de la formación de profesores en el afán de actualizarse, con la lógica integrada de la expectativa de que también existen beneficios para el programa de posgrado de origen. Como toda actividad de investigación no puede ser implícita, así también las actividades del posdoctorado deben venir a público por medio del conocimiento que se traduce en publicaciones científicas compartidas por la comunidad académica. Con una población de 86 doctores que realizaron la etapa posdoctoral hasta junio de 2005, los datos obtenidos de la producción en ciencia y tecnología - C&T, antes y después de la etapa posdoctoral señalan una estabilidad de las publicaciones en revistas de medio y menor impacto, tanto nacionales como internacionales, y, por otro lado, indican que la pasantía trae consigo una tendencia de aumento de artículos en revistas internacionales con mayor impacto y una influencia más visible sobre la producción para la capacitación realizada en el extranjero dentro del ámbito de las áreas del conocimiento analizadas.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to evaluate the influence of the post-doctoral research on scientific production in particular of those 'hard science' professors in graduate studies of the University of São Paulo (USP). The study investigates the variations of registered production in scientific Journals in an before and after 'Post-Graduate' and it is circumscribed in four great areas of knowledge: Biological, Engineering, Exact and Geosciences and Health. The post-doctoral programs may be seen as an extra privileged space in any complementation of an academic career as a form of bringing up to date and/or professional recycling, with embedded logic and the expectation that the benefits, too, will come to their original postgraduation programs. As all research activity cannot be implied, the research activities of the post-doctorate stage also need to be made known to the public, externalized and translated into crystallized knowledge in the form of scientific publications that are shared by the academic community. This study worked with a population of 86 researchers who held the stage until June/2005 and the results obtained of production in Science & Technology - S&T, before and after the postdoctoral training, indicated a relative 'stability' between registered publications in national/international Qualis 'A' and 'C' journals of medium and smaller impact, but it also suggested an increase of publications in internationals periodicals Qualis 'A' with greater impact when sabbaticals or post-doctoral research abroad occur.
  • Um salto para a performatividade: sentidos atribuídos à qualidade da educação

    Pereira, Talita Vidal; Velloso, Luciana

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos discutir os efeitos da instauração da cultura da performatividade (BALL, 2004) nas escolas da rede municipal de ensino na cidade do Rio de Janeiro, a partir da implementação do Projeto "Salto de Qualidade na Educação Carioca". Trata-se de um projeto de intervenção que envolve múltiplas ações desenvolvidas ao longo de 2009 e que tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças. Com base na teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2004) procuramos problematizar os sentidos atribuídos à qualidade. A análise foi desenvolvida a partir das declarações dos gestores da administração municipal, que através da mídia impressa procuram impor os sentidos que atribuem à educação de qualidade. Analisamos também os relatos colhidos em entrevistas em uma escola da rede envolvida no projeto.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por objeto discutir los efectos de la instauración de la cultura de la performatividad (BALL, 2004) en las escuelas municipales de la ciudad de Río de Janeiro, a partir de la implementación del Proyecto denominado SALTO DE CALIDAD EN LA EDUCACIÓN CARIOCA. Se trata de un proyecto de intervención que involucra múltiples acciones desarrolladas a lo largo de 2009 y que tiene como objetivo la mejora de la calidad de la enseñanza ofrecida a los alumnos. Con base en la teoría del discurso (LACLAU y MOUFFE, 2004) se busca problematizar los sentidos atribuidos a la calidad. El análisis se desarrolló a partir de las declaraciones de los gestores de la administración municipal, que a través de los medios impresos buscan imponer los sentidos que le atribuyen a la educación de calidad. Se analizan también los relatos recogidos a través de entrevistas hechas en una escuela de la red que participa en el proyecto.

    Resumo em Inglês:

    In this article we seek to argue the effects of introducing the culture of performativity (BALL, 2004) in the municipal schools of the city of Rio de Janeiro, with the implementation of the Project "Leap of Quality Education in Rio". This is an intervention project that involves multiple actions developed during the year of 2009, with the objective of improving the quality of the education offered to children. Based on discourse theory (LACLAU; MOUFFE, 2004), we question the meanings attributed to quality. The analysis was developed from the statements of managers of the municipal administration, who, through the printed media, try to impose the meanings they attribute to quality education. We also analyzed the accounts collected in a school network involved in the project.
  • Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB

    Paiva, Polyana Barcelos de; Freire, Fátima de Souza; Fernandes, José Lúcio Tozetti

    Resumo em Português:

    O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco do Ministério da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Com base nos mecanismos de avaliação disponíveis pelos órgãos avaliadores, questiona-se: qual conceito os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) dariam ao seu curso? O objetivo do trabalho é identificar pontos fortes e fracos do curso, permitindo que um olhar interno, de seus alunos iniciantes e concluintes, seja instrumento de autorreflexão e compreensão da realidade em busca de aperfeiçoamento e melhora da qualidade da educação. Foi feita uma adaptação do questionário (Reconhecimento de Cursos de Graduação de Bacharelado e Licenciatura) da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado aos alunos de Ciências Contábeis da UnB que fizeram a prova do Enade em 2009. Conclui-se que, enquanto as qualificações do coordenador e do corpo docente são os principais pontos fortes, o laboratório especializado, o programa de atendimento extraclasse, o estágio supervisionado e a assinatura de periódicos são os principais gargalos do curso. De uma nota entre 1 a 5, o conceito geral dado ao Curso de Ciências Contábeis pelos seus alunos ficou igual a 3, significando suficiente; vale ressaltar que os iniciantes atribuíram notas mais altas que os concluintes.

    Resumo em Espanhol:

    El Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes en Brasil (ENADE) y las evaluaciones in loco del Ministerio de Educación permiten la producción de indicadores de calidad. Con base en los mecanismos de evaluación de las instituciones responsables, surge la pregunta: ¿qué concepto los estudiantes de Ciencias Contables de la Universidad de Brasilia (UnB) le darían a su curso? El objetivo de este trabajo es identificar los puntos fuertes y débiles del curso, permitiendo que una mirada interna, de sus estudiantes iniciantes y de los avanzados en la carrera, sea un instrumento de autorreflexión y comprensión de la realidad en búsqueda de perfeccionamiento y mejora de la calidad de la educación. Se realizó una adaptación del cuestionario (Reconocimiento de Cursos de Graduación Básica y de Licenciatura) usado en la evaluación de los cursos de Graduación Básica del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anísio Teixeira (INEP). Dicha adaptación se ha aplicado a los estudiantes de Ciencias Contables de la UnB que hicieron el examen del ENADE en 2009. Se concluye que, por un lado, las calificaciones del coordinador y de los profesores son los principales puntos fuertes, pero, por otro, el laboratorio especializado, el programa de atención extra-clase, la pasantía supervisada y las suscripciones a publicaciones periódicas son las principales debilidades del curso. En una escala de 1 a 5, los alumnos evaluaron el curso de Ciencias Contables en el grado 03, lo que equivale a suficiente. De este conjunto de estudiantes, los iniciantes atribuyeron notas más altas que los de final de carrera.

    Resumo em Inglês:

    The National Examination of Students Performance (Enade/NESP) and the on-site evaluations of the Ministry of Education allows for the production of quality indicators. Based on the assessment mechanisms made available by the appraisal organizations, we question: what assessment grade the students in Accounting Sciences from the University of Brasília (UnB) would give to their course? The objective is to identify the strengths and weaknesses of the course, allowing an inside look from the course's freshmen students and senior undergraduates, also working as a self-reflection and understanding of the reality in search of refinement and improvement of education quality. An adaptation of the questionnaire used for the evaluation of graduation courses by the National Institute of Educational Studies and Research Teixeira (Inep) (Recognition of Undergraduate Courses and Bachelor Degree) was produced and thus applied to students of the Accounting Sciences course of UNB who made the Enade test in 2009. We conclude that while the qualifications of the coordinator and faculty are key strengths of the course, the specialized laboratory, the extra-care program, the supervised training and subscriptions to periodicals are the main hindrances of the course. From the range of possible scores - between 1 and 5 -, the students general assessment grade of the Accounting Sciences Course was equal to 3, meaning sufficient; it should be mentioned that freshmen attributed higher scores than senior undergraduates.
  • Educação e inclusão social das crianças e dos adolescentes

    Queiroz, Amélia Maria Noronha P. de

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da inclusão social de crianças e adolescentes, tendo a educação como principal agente de mudança, visando a atingir nível de desenvolvimento humano desejável. Para conhecer a situação atual, foi feita breve análise da legislação referente à criança e ao adolescente no Brasil, assim como dos indicadores de saúde e educação baseados em dados do Ministério da Educação, da Saúde, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da realidade da relação educação e trabalho. É apresentada proposta de criação de Polos, focando principalmente escolas, postos de saúde e de assistência social já existentes, que seriam definidos num processo democrático sociopolítico, envolvendo Governo e Sociedade. Os protagonistas das ações seriam profissionais de reconhecida competência para desenvolver a proposta, incluindo as funções de monitoramento, acompanhamento e avaliação necessários para maior eficiência e eficácia de suas ações e a quem seriam concedidas condições de trabalho físicas e financeiras compatíveis com sua função, assim como possibilidade de ascensão profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata sobre la inclusión social de niños y adolescentes, y tiene a la educación como principal agente de cambio, y por objeto alcanzar nivel de desarrollo humano deseable. Para conocer la situación actual se hizo un breve análisis de la legislación referente al niño y al adolescente en Brasil, y de los indicadores de salud y educación basados en datos del Ministerio de Educación, de Salud, del Pesquisa Nacional por Muestras de Domicilio (PNAD), del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y de la realidad de la relación educación y trabajo. Se presenta la propuesta de creación de Polos, focalizando principalmente escuelas, puestos de salud y de asistencia social ya existentes, que serían definidos en un proceso democrático sociopolítico, involucrando Gobierno y Sociedad. Los protagonistas de las acciones serían profesionales de reconocida competencia para desarrollar la propuesta, incluyendo las funciones de monitoreamiento, acompañamiento y evaluación necesarios para una mayor eficiencia y eficacia de sus acciones y a quien serían concedidas condiciones laborales físicas y financieras compatibles con su función, así como posibilidad de ascenso profesional.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the proposal for social inclusion of children and teenagers, having education as the main changing agent, aiming to give them a desirable level of human development. In order to understand the current situation, we present an abbreviated analysis of the legislation related to Brazilian children and teenagers, as well as indicators of health and education, based on data from the Ministry of Health, Education, PNAD, IBGE, and the reality of the relationship education and work. We propose the creation of Poles, focusing mostly schools, health posts and social assistance posts already existent, that should be defined in a democratic socio-political process, involving Government and Society. The protagonists of the actions should be professionals of well-known competence to develop the proposal, including the functions of monitoring, following-up and evaluating needed for the best efficiency and effectiveness of their actions and to whom physical and financial working conditions, compatible with their functions, should be granted as well as the possibility of professional promotion.
  • A recuperação paralela no ensino de física: o que pensa o professor?

    Dutra, Glênon; Martins, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos apresentar a evolução da prática de estudos de recuperação no sistema escolar brasileiro focando a prática desses estudos em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte. Além disso, corroborado por uma pesquisa feita com professores de Física de Minas Gerais apresentamos alguns questionamentos a respeito da eficácia da recuperação paralela praticada na maioria das escolas do município. Observamos certa semelhança entre a prática atual da recuperação paralela e o antigo sistema de segunda época. Indicariam esses resultados certa descrença por parte do professor de Física no que diz respeito à eficácia da recuperação?

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se busca presentar la evolución de la práctica de estudios de recuperación en el sistema escolar brasileño centralizando su práctica en Minas Gerais, principalmente en Belo Horizonte. Confirmado por una investigación hecha con profesores de Física de Minas Gerais se presentan algunos planteos sobre la eficacia de la recuperación paralela tal como se la practica en la mayoría de las escuelas del municipio. Se observa una cierta semejanza entre la práctica actual de la recuperación paralela y el antiguo sistema de segunda época escolar. ¿Tales resultados significarían una cierta falta de fe, por parte del profesor de Física, en la eficacia de la recuperación?

    Resumo em Inglês:

    In this paper we aim to present the evolution of the practice of parallel recovery studies in the Brazilian school system focusing on Minas Gerais, particularly in Belo Horizonte. Moreover, corroborated by a Physics teachers' research carried out in Minas Gerais, we present some questions concerning the effectiveness of parallel recovery as it is practiced in most municipal schools. We observe certain similarities between the current practices of parallel recovery and the old system called "second opportunity exam". Would these results indicate a certain disbelief by the teacher of Physics with regard to the effectiveness of parallel recovery?
  • Implicações do plano de desenvolvimento da educação para a formação de professores

    Masson, Gisele

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as principais implicações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a formação de professores. A pesquisa utilizou fontes bibliográficas e documentais e foi fundamentada na concepção materialista histórica e dialética. A proposta para a formação de professores presente no PDE é neopragmatista, pois reforça a importância da busca de instrumentos úteis para as demandas imediatas da prática profissional e não contribui para o desenvolvimento de uma sólida e ampla formação. A prioridade dada à formação de professores como solução para os resultados negativos obtidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em vez de um investimento financeiro adequado, revela a prioridade dada às condições subjetivas na resolução dos problemas educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza las principales implicaciones del Plan de Desarrollo de la Educación (PDE), Brasil, para la formación continuada de profesores. La investigación utilizó fuentes bibliográficas y documentales y se basó en la concepción materialista histórica y dialéctica. La propuesta para la formación de profesores presente en el PDE es neopragmatista, pues corrobora la importancia de la búsqueda de instrumentos provechosos para las demandas inmediatas de la práctica profesional y no contribuye para el desarrollo de una sólida y amplia formación. La prioridad dada a la formación de profesores como solución de los resultados negativos del Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb) en vez de un inversión financiera adecuada pone de manifiesto la prioridad dada a las condiciones subjetivas en la solución de los problemas educacionales.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the main implications of the Development Plan of Education (DPE) for teacher training. The research used bibliographic and documentary sources and was based on historical and dialectical materialism concepts. The teacher training education proposal presented by the DPE is neo pragmatist, since it reinforces the importance of searching for instruments that are useful to the immediate demands of the teaching profession and it doesn't contribute to developing a solid and broad education. The fact that it gives priority to teacher training education rather than to proper financial investments as the solution for the negative results registered by the Basic Education Development Index (Ideb) brings out the given priority to the subjective conditions in the resolution of educational problems.
  • O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Projovem: uma análise entre a proposta oficial e a experiência vivida em Goiânia

    Friedrich, Márcia; Benite, Claudio R. Machado; Benite, Anna M. Canavarro

    Resumo em Português:

    A escolarização brasileira é fruto da história desta sociedade em seus modelos econômicos, políticos e sociais ditados por relações de poder de grupos ideologicamente dominantes. Neste contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue à margem, portanto, emerge a constituição de saberes docentes inerentes a esta modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa participante que objetiva tecer reflexões sobre a EJA, voltando o debate às questões relacionadas a políticas públicas, especificamente, ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Ação Comunitária (Projovem), em Goiânia. Apresentamos a caracterização deste tecido social através de seus egressos e também a análise crítica da proposta pedagógica. Considerações sobre a relação entre proposta oficial e a experiência vivida concluem nossa apresentação dos resultados.

    Resumo em Espanhol:

    La escolarización brasileña es el resultado de la historia de esta sociedad en sus modelos económicos, políticos y sociales dictados por las relaciones de poder de los grupos ideológicamente dominantes. En este contexto, la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) sigue al margen, por lo tanto, emerge la constitución de los saberes docentes inherentes a este tipo de enseñanza. Se trata de una investigación participativa que tiene como objetivo la reflexión sobre la EJA, centrar el debate sobre cuestiones relacionadas con la política pública, específicamente el Programa Nacional de Inclusión de Jóvenes: Educación, Formación Profesional y Acción Comunitaria (Projovem) Goiânia. Se presenta la caracterización del tejido social a través de sus graduados, así como el análisis crítico de la propuesta pedagógica. Consideraciones sobre la relación entre la propuesta oficial y la experiencia concluyen esta presentación de resultados.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian school system is the result of the history of this society in its economical, political and social models and is dictated by the relationship of the groups ideologically dominant. In this context, the Education of Youth and Adults (EJA) follows the margin, therefore, emerges the constitution of knowledge inherent in teaching this modality of teaching. This is a participatory research that aims to make reflections on EJA, and the debate goes back to issues related to public policy, specifically to the inclusion of the National Program for Youth: Education, Vocational Training and Community Action (Projovem) Goiânia. We report the characterization of the social designed scheme through its graduates and also the critical analysis of its pedagogical proposal. Considerations on the relationship between the official proposal and the lived experience conclude our presentation of results.
  • Educação em direitos humanos para uma cidadania democrática e inclusiva: como trabalhar na escola e a partir da Educação Física Pagina Abierta

    Rodino, Ana María

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma reflexão a respeito do valor da dignidade humana e os imperativos dela emanados como fundamento do conceito de direitos humanos, assim como apresenta a educação em direitos humanos (EDH) como componente necessário do direito à educação e como direito em si mesmo. Depois de sintetizar as metas, fins e conexões da EDH com a educação para uma cidadania democrática, inclusiva e intercultural, focaliza a escola como espaço privilegiado para desenvolvê-la por meio de distintas modalidades e a partir de diversas disciplinas. Neste sentido, concentra-se na análise do grande potencial da Educação Física, seja como componente curricular, seja como atividade extra-curricular, a partir de três dimensões do seu campo de trabalho: (a) a atenção e o cuidado do corpo e seus movimentos; (b) o contato e as relações com a natureza e (c) as atividades lúdicas e desportivas de caráter coletivo. Conclui examinando o papel decisivo do docente e das suas práticas pedagógicas para concretizar o potencial da Educação Física na construção de uma cultura de direitos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo hace una reflexión sobre el valor de la dignidad humana y los imperativos que se derivan de ella como fundamento del concepto de derechos humanos y también presenta la educación en derechos humanos (EDH) como componente necesario del derecho a la educación y como derecho en sí mismo. Después de sintetizar las metas, fines y conexiones de la EDH con la educación para una ciudadanía democrática, inclusiva e intercultural se focaliza la escuela como espacio privilegiado para desarrollarla con distintas modalidades y desde diferentes asignaturas. En este sentido, se concentra en analizar el gran potencial de la educación física - 0sea como asignatura o como actividad extracurricular - a partir de tres dimensiones de su campo de trabajo: (a) la atención y cuidado del cuerpo y sus movimientos, (b) el contacto y las relaciones con la naturaleza y (c) las actividades lúdicas y deportivas de carácter colectivo. Finalmente analiza el rol decisivo del docente y sus prácticas pedagógicas para hacer realidad el potencial de la educación física en la construcción de una cultura de derechos.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the human dignity value and its deriving imperatives as the foundation of the concept of human rights. As a result, it shows Human Rights Education (HRE) as a right in itself and also as a component of the right to education. Following a synthesis of HRE goals, ends and relationship with building a democratic, inclusive and intercultural citizenship, this study points out that school is a privileged institution for its development by diverse means and curricular subjects. Thus, it focus on Physical education in particular, both as a subject and as an extra-curricular activity, taking into consideration HRE in its three dimensions: (a) as care and attention to the body and its movements; (b) as an incentive to more active contact with the natural environment; (c) as collective leasure and desportive activities. This paper concludes that teachers and school activities play a strategical role to explore physical education potential fully in making up a human right culture.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br