Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 28, Número: 107, Publicado: 2020
  • Convergência na diversidade Editorial

    Chrispino, Alvaro
  • Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Artigo

    Silva, Monica Ribeiro da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo é resultado de uma pesquisa, que teve como objeto de estudo a ampliação do direito à Educação, considerando o acesso ao Ensino Médio para jovens de 15 a 17 anos. Tem como referência legal o que determinam a Constituição Federal, a partir da Emenda Constitucional n o 59/2009, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n o 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei n o 13.005/2014). Considera que um pressuposto para a universalização do acesso à Educação é a condição da obrigatoriedade escolar. É analisado o movimento da matrícula na última etapa da Educação Básica, no período compreendido entre 2009 e 2016. As fontes primárias para coleta dos dados foram o Censo Escolar da Educação Básica e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), apreciando as 27 Unidades da Federação. A análise indica que houve, no período, um processo de inclusão educacional da faixa etária, sobretudo nos estados que apresentavam maior exclusão. Nas redes estaduais, o aumento médio da matrícula foi de 12,7% e na rede federal de 102,4%.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es el resultado de una investigación que tuvo como objeto de estudio la ampliación del derecho a la educación considerando el acceso a la enseñanza media para jóvenes de 15 a 17 años. Tiene como referencia legal lo establecido por la Constitución Federal a partir de la Enmienda Constitucional (EC) 59/2009, la Ley de Directrices y Bases de la Educación (Ley 3.394/1996) y el Plan Nacional de Educación 2014-2024 (Ley 13.005/2014). La condición de la obligatoriedad escolar se ve como un presupuesto para la universalización del acceso. Se analiza el movimiento de la matrícula en la última etapa de la Educación Básica en el período comprendido entre 2009 y 2016. Considera que un presupuesto para la universalización del acceso a la educación es la condición de la obligatoriedad escolar. Se analiza el movimiento de la matrícula en la última etapa de la Educación Básica, en el período comprendido entre 2009 y 2016.Las fuentes primarias para la recolección de los datos fueron el Censo Escolar de la Educación Básica y la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilio (PNAD), apreciando las 27 Unidades de la Federación. El análisis indica que hubo, en el período, un proceso de inclusión educativa de la franja etaria, sobre todo en los Estados que presentaban mayor exclusión. En las redes estatales, el aumento promedio de la matrícula fue del 12,7% y en la red federal del 102,4%.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the result of a research that had as object of study the expansion of the right to secondary education for 15 to 17 year old youngsters. Its legal references are the determinations of the Federal Constitution, through the Constitutional Amendment No. 59/2009, the Guidelines and Base Law (law 9.394/1996) and the National Education Plan 2014-2024 (law 13.005/2014). The study considers that compulsory schooling is a prerequisite for the universalization of access to education. We analyzed enrolment in the last stage of Basic Education, in the period between 2009 and 2016. The primary sources for data collection were the National Household Sample Survey (PNAD), considering the 27 Units of the Federation. The analysis indicates that, during the period, there was a process of educational inclusion of this age group, especially in the states with the highest exclusion. In the state’s networks, the average increase is 12.7% and in the federal network is 102.4%.
  • O que as crianças sabem ao ingressarem na pré-escola na cidade do Rio de Janeiro? Article

    Bartholo, Tiago Lisboa; Koslinski, Mariane Campelo; Costa, Marcio da; Barcellos, Thais

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a necessidade de estudos com desenho longitudinal e de uma linha de base para a construção de modelos de valor agregado para avaliar o impacto de políticas e práticas escolares na pré-escola e nos primeiros anos do ensino fundamental. O objetivo da análise foi identificar fatores da origem familiar e de experiência prévia na creche correlacionados ao ponto de partida das crianças na pré-escola. Os modelos de regressão multivariadas indicam que: a) idade é um importante preditor para o desenvolvimento cognitivo das crianças no ingresso do período obrigatório de escolarização; b) educação dos pais é o principal preditor considerando as características da família; c) o indicador de ambiente educativo do lar sugere uma associação positiva com o teste cognitivo, mesmo após controle das variáveis socioeconômicas e idade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo discute la necesidad de estudios con diseño longitudinal y una línea de base para la construcción de modelos de valor agregado para evaluar el impacto de las políticas y prácticas escolares en preescolar y en los primeros años de la escuela primaria. El objetivo fue identificar los factores familiares o la experiencia previa en una guardería que se correlacionan con el punto de partida en el preescolar. Los modelos de regresión multivariada indican que: (a) la edad es un predictor importante del desarrollo cognitivo de los niños en la escuela obligatoria; b) La educación de los padres es el principal predictor considerando las características de la familia; c) el indicador del entorno educativo en el hogar sugiere una asociación positiva con las pruebas cognitivas, incluso después de controlar las variables socioeconómicas y la edad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper discusses the need for studies with longitudinal design and a baseline for construction of value added models to assess the impact of policies and school practices in pre-school and in the first years of primary school. The objective was to identify family factors or previous experience in a crèche that are correlated with the starting point in pre-school. The multivariate regression models suggest that a) age is a key factor to explain children’s cognitive development when they start compulsory education; b) educational level of parents/guardians is the most significant factor for family characteristics; c) the home learning environment indicator suggests a positive association with the cognitive test, even after control of socio-economic level and age variables.
  • Política educacional, violência e convivencia escolar. A experiência em duas escolas Article

    Olvera, Adriana Carro; Gutiérrez, José Alfonso Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Diante dos resultados ineficazes demonstrados pela abordagem corretiva para enfrentar o fenômeno da violência escolar, surgiram propostas orientadas à prevenção, demostrando que é melhor prevenir as condutas antissociais do que corrigi-las. Nesse contexto, a questão da convivência escolar foi registrada como uma ferramenta de trabalho bem recebida pela academia e pelas instituições no México. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi identificar a política educacional orientada ao desenvolvimento da convivência em duas escolas com contextos diferentes da Educação Básica do Estado de Tlaxcala, México. O método de trabalho consistiu em duas etapas: 1) diagnóstico da situação de violência escolar e 2) a identificação da implementação de uma política para convivência escolar. Os resultados demonstraram situações de violência e distintas estratégias implementadas onde os docentes e os diretores são identificados como atores vertebrais da política educacional proposta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ante los resultados poco efectivos que demostró el enfoque correctivo para atender el fenómeno de la violencia, aparecieron propuestas orientadas a la prevención, demostrando que es mejor anticiparse a las conductas antisociales que corregirlas. En ese marco, el tema de la convivencia escolar se ha inscrito como una herramienta de trabajo muy acogida desde la academia y en el plano institucional en México. De esta manera, el objetivo de la investigación fue identificar la política educativa orientada al desarrollo de la convivencia en dos escuelas en contextos diferenciados de nivel primaria del estado de Tlaxcala, México. El método de trabajo comprendió dos etapas: 1) el diagnóstico de la situación de la violencia escolar; y, 2) la identificación de la implementación de la política para la convivencia escolar. Los resultados demuestran situaciones de violencia y estrategias implementadas relativamente contrastantes donde se identifica a los docentes y directivos como los actores vertebrales de la política educativa para la convivencia escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Before the slightly effective results that the corrective approach showed to take charge of violence, some prevention-oriented proposals appeared, demonstrating that it is better anticipating than correcting antisocial conducts. In that frame, school harmony has been chosen as a tool in the academic and institutional fields in Mexico. This research’s objective was to identify the development of the educational policy oriented towards fostering school coexistence in two primary schools with different contexts in the state of Tlaxcala, Mexico. The working method consisted of two phases: 1) the diagnosis of the school violence situation and 2) the identification of the school harmony policy implementation. The results show violence situations and strategies relatively contrast.
  • Condições pedagógicas para a formação da competência em línguas estrangeiras de crianças em idade prévia Article

    Izmailova, Rania Gennadievna; Sheinova, Tatyana Gennadievna; Soldatenko, Ksenia Yurievna

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo da pesquisa é identificar, fundamentar teoricamente e estudar empiricamente as condições pedagógicas para a formação da competência em língua estrangeira de pré-escolares. Os métodos consistem em procedimentos de diagnóstico autoral que visam a estudar a competência em línguas estrangeiras dos participantes da interação. A pesquisa identificou as especificidades da interação entre sujeitos de educação pré-escolar. Os autores revelaram a influência da participação dos pais na competência, motivação, atitude e abertura para aprender línguas estrangeiras, bem como a ansiedade psicológica dos pré-escolares em relação à percepção da fala estrangeira. Os autores expandiram as idéias sobre a formação da competência de língua estrangeira das crianças pré-escolares em teoria e prática pedagógica e sobre a realização das oportunidades de interação dos participantes com base na parceria sócio-pedagógica, que permite melhorar as atividades conjuntas entre as organizações pré-escolares modernas e familiares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de la investigación es identificar, fundamentar teóricamente y estudiar empíricamente las condiciones pedagógicas para la formación de la competencia en idiomas extranjeros para preescolares de edad avanzada. Los métodos consisten en procedimientos de diagnóstico de autor para estudiar la competencia en el idioma extranjero de los participantes de interacción. La investigación identificó los aspectos específicos de la interacción entre los sujetos de educación preescolar. Los autores revelaron la influencia de la participación de los padres en la competencia, la motivación, la actitud y la apertura de las lenguas extranjeras para aprender idiomas, así como la ansiedad psicológica de los preescolares hacia la percepción del habla extranjera. Los autores ampliaron las ideas sobre la formación de la competencia en el idioma extranjero de los niños en edad preescolar en la teoría y la práctica pedagógica y en la realización de las oportunidades de interacción de los participantes sobre la base de la asociación social y pedagógica, que permite mejorar las actividades conjuntas entre organizaciones modernas de preescolar y familias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the research is to identify, theoretically substantiate and empirically study the pedagogical conditions for the formation of senior preschoolers’ foreign language competence. The methods consist in authorial diagnostic procedures aimed at studying the interaction participants’ foreign language competence. The research identified the specifics of the interaction between subjects of preschool education. The authors revealed the influence of parents’ participation on the foreign language competence, motivation, attitude, and openness to learn foreign languages as well as preschoolers’ psychological anxiety toward the perception of foreign speech. The authors expanded the ideas on forming preschool children’s foreign language competence in pedagogical theory and practice and on the realization of the opportunities of interaction participants based on the social-pedagogical partnership, which allows improving joint activities between modern preschool organizations and families.
  • Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco Artigo

    Souza, Rafael Cipriano de; Costa, Maria Aparecida Tenório Salvador da

    Resumo em Português:

    Resumo A regulamentação e a estruturação das ações governamentais voltadas à permanência de discentes nas universidades públicas federais brasileiras deram-se, sobretudo, a partir do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), em 2010. Contudo, a concretização dos direitos sociais (em especial, o direito à Educação Superior), propiciada por essas políticas, não se limita ao estabelecimento de aspectos formais, exigindo do poder público instrumentos que garantam o monitoramento e a avaliação dos programas implantados, a fim de torná-los efetivos. Destarte, a presente pesquisa buscou analisar o Programa de Residência Universitária para Graduação (Prug) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o propósito de identificar os mecanismos utilizados pela gestão universitária para monitorá-lo e avaliá-lo, relacionando a importância desses procedimentos para garantia do direito à Educação Superior no âmbito de uma Universidade Pública Federal. Para tanto, foram utilizados, como meios de coleta de dados, análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. As informações apreendidas foram tratadas com base na Análise de discurso, permitindo ao pesquisador fazer inferências de ordem qualitativa. A investigação revelou que a instituição pesquisada carece de mecanismos, critérios, indicadores e parâmetros eficientes para que sejam realizados acompanhamentos factuais do Prug, tolhendo a concretização dos objetivos estabelecidos no Pnaes, o qual, inclusive, demonstra não ter preenchido todas as lacunas existentes no campo da assistência estudantil, posto que foi omisso ao não constituir recursos avaliativos para essas ações governamentais, atribuindo tal responsabilidade às instituições de ensino, as quais, como identificado na UFRPE, nem sempre conseguem atendê-la de modo satisfatório. O artigo encontra-se dividido em seis seções: Introdução (1), Metodologia (2), Universidade Pública Federal: do Acesso à Permanência (3), o Pnaes e a Assistência ao Estudante Universitário (4), Monitoramento e Avaliação da Assistência Estudantil (5) e Considerações Finais (6).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La regulación y estructuración de las acciones gubernamentales dirigidas a la permanencia de los estudiantes en las universidades públicas federales brasileñas provino principalmente del Programa Nacional de Asistencia Estudiantil (Pnaes), en 2010. Sin embargo, la realización de los derechos sociales (en particular, el derecho a la educación superior), provisto por estas políticas, no se limita al establecimiento de aspectos formales, que requieren de los instrumentos del poder público que garanticen el monitoreo y la evaluación de los programas implementados, para que sean efectivos. Por lo cual, esta investigación tuvo como objetivo analizar el Programa de Residencia Universitaria para la Graduación (Prug) de la Universidad Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), con el propósito de identificar los mecanismos utilizados por la gerencia universitaria para monitorearlo y evaluarlo, relacionando la importancia estos procedimientos para garantizar el derecho a la educación superior dentro de una universidad pública federal. Para estos fines, se utilizaron como medio de recolección de datos, análisis de documentos, entrevistas semiestructuradas y aplicación de cuestionarios. La información incautada se trató en función del análisis del discurso, lo que permitió al investigador hacer inferencias cualitativas. La investigación reveló que la institución investigada carece de mecanismos, criterios, indicadores y parámetros eficientes para el seguimiento fáctico del Prug, lo que dificulta el logro de los objetivos establecidos en el Pnaes, lo que incluso demuestra que no ha llenado todos los vacíos en el campo. de asistencia estudiantil, ya que no se callaba al no constituir recursos evaluativos para estas acciones gubernamentales, atribuyendo tal responsabilidad a las instituciones educativas, que, como se identifica en la UFRPE, no siempre puede cumplirla satisfactoriamente. El documento se divide en seis secciones: introducción (1), metodología (2), universidad pública federal: acceso a la permanencia (3), Pnaes y asistencia a estudiantes universitarios (4), monitoreo y evaluación de la atención estudiantil (5) y consideraciones finales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The regulation and structuring of governmental actions aimed at the permanence of students in Brazilian federal public universities was mainly based on the National Program of Student Assistance (Pnaes) in 2010. However, the realization of social rights (in particular the right to higher education), provided by these policies, is not limited to the establishment of formal aspects, requiring the public power instruments to ensure the monitoring and evaluation of programs implemented in order to make them effective. Therefore, the present research aimed to analyze the University Residency Program for Undergraduate Degrees (Prug) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), with the purpose of identifying the mechanisms used by university management to monitor and evaluate it, relating the importance procedures for guaranteeing the right to higher education within a federal public university. To do so, documentary analysis, semi-structured interviews and application of questionnaires were used as means of data collection. The information was analyzed using Discourse Analysis, allowing the researcher to make qualitative inferences. The investigation revealed that the institution lacked efficient mechanisms, criteria, indicators and parameters for carrying out factual follow-ups of the Prug, thus preventing the achievement of the objectives established in the Pnaes, which even shows that it has not filled all the existing gaps in the field of student assistance, since it was ignored because it did not constitute evaluation resources for these governmental actions, attributing such responsibility to educational institutions, which, as identified in UFRPE, are not always able to provide satisfactory answers. The paper is divided into six sections: introduction (1), methodology (2), federal public university: access to permanence (3), Pnaes and university student assistance (4), monitoring and evaluation of student assistance (5) and final considerations (6).
  • Entre o discurso e a prática docente: interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) Artigo

    Fernandes, Alex de Oliveira; Gomes, Suzana dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre el Programa de Evaluación de Aprendizaje Escolar (Paae) implementado en la Escuela Pública del Estado de Minas Gerais. Se utilizó la investigación bibliográfica y documental, así como una investigación de campo, que implicó, en la recopilación de datos, la aplicación de un cuestionario estructurado a los profesores de Historia de la escuela secundaria. En la organización del texto, describimos y analizamos el proceso de implementación del Paae, que tuvo lugar entre 2005 y 2016, las especificidades del programa, la metodología empleada y el análisis crítico de las categorías de evaluación, plan de estudios y práctica docente. Los resultados revelan una asimetría entre discurso y práctica. Aunque la mayoría de los maestros usan Paae en el papel de la evaluación de políticas públicas, no ha logrado los resultados esperados por los gestores y creadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work presents results from a research on the School Learning Evaluation Program (Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – Paae) implemented at the Public State Education System of Minas Gerais, Brazil. This study involved a literature and documental review, and the application of a structured questionnaire to high school History teachers. As to the organization of the article, it is divided in the following sections: description and analysis of the implementation process of Paae, in the period from 2005 to 2016; specificities of the program; methodology used; and the critical analysis of the following categories: evaluation, curriculum and teacher practice. The results revealed an asymmetry between discourse and practice. Even though most teachers use Paae, it has not yet achieved the results expected by its managers and idealizers in terms of its role as an evaluation public policy.
  • Principais rankings acadêmicos internacionais: o caso de Chile Artículo

    Ganga-Contreras, Francisco; Sáez, Walter; Calderón, Adolfo-Ignacio; Calderón, Ángel; Rodríguez-Ponce, Emilio

    Resumo em Português:

    Resumo Os rankings acadêmicos (RACs), apesar de receberem muitos questionamentos, vem se destacando como um instrumento de avaliação externa de apoio para a tomada de decisões das universidades y de diferentes grupos de interesse. Este artigo tem como objetivo analisar e mapear – em termos de metodologias adotadas, formas de seleção de universidades e fontes de informação – os RACs chilenos, em uma ótica comparativa com os mais destacados rankings internacionais. Realiza-se uma pesquisa exploratória, analítico-descritiva e comparativa. Para tanto, se utilizam fontes secundarias de informação, por meio da revisão de bases de dados, páginas web e artigos científicos (pesquisa bibliográfica e documental), classificando-se os RACs estudados a partir das especificidades dos dados por eles utilizados. Pode-se concluir que as principais diferenças existentes entre os rankings internacionais e os chilenos não passam tanto pelos critérios a serem avaliados, mas pela especificidade dos pesos dados aos indicadores adotados. Cada ranking apresenta um conceito próprio de qualidade, no existindo um consenso entre eles.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los rankings académicos (RACs), a pesar de recibir muchos cuestionamientos, se vienen destacando como un instrumento de evaluación externa de apoyo para la toma de decisiones de las universidades y de diferentes grupos de interés. Este artículo tiene como objetivo analizar y mapear – en términos de metodologías adoptadas, formas de selección de universidades y fuentes de información – los RACs chilenos, en una óptica comparativa con los más destacados rankings internacionales. Se realiza una investigación exploratoria, analítico-descriptiva y comparativa. Para ello, se utilizan fuentes secundarias, por medio de revisión de bases de datos, páginas web y artículos científicos (investigación bibliográfica y documental), clasificándose los RACs estudiados a partir de las especificidades de los datos por ellos utilizados. Se puede concluir que las principales diferencias existentes entre los rankings internacionales y los chilenos no pasan tanto por los criterios a evaluar, sino por la especificidad de los pesos dados a los indicadores adoptados. Cada ranking presenta un concepto propio de calidad, no existiendo un consenso entre ellos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Academic rankings (ARs), despite receiving many questionings, have been highlighted as an external evaluation tool to support decision-making by universities and different interest groups. This article aims to analyze and map – in terms of methodologies adopted, forms of university selection and sources of information – the Chilean ARs, in a comparative perspective with the most outstanding international rankings. An exploratory, analytical-descriptive and comparative research is carried out. To do so, secondary sources of information are used, through the revision of databases, web pages and scientific articles (bibliographic and documentary research), classifying the ARs studied from the specificities of the data used by them. It can be concluded that the main differences between the international and Chilean rankings do not go through the criteria to be evaluated, but rather due to the specificity of the weights given to the indicators adopted. Each ranking has its own concept of quality, and there is no consensus among them.
  • Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SC Artigo

    Schneider, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo; Grosch, Maria Selma; Dresch, Jaime Farias

    Resumo em Português:

    Resumo A formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages-SC, através da política pública do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é o objeto de análise neste artigo. O objetivo geral foi investigar o impacto do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages, buscando evidências da contribuição efetiva do PNAIC na sua formação. Os objetivos específicos foram: identificar qual a concepção de ensino-aprendizagem que as professoras alfabetizadoras construíram a partir da formação continuada do PNAIC; verificar se a concepção das professoras alfabetizadoras está voltada para a alfabetização na perspectiva do letramento; e analisar se o PNAIC contribuiu para a prática pedagógica. Participaram da pesquisa dez professoras alfabetizadoras. A pesquisa demonstrou que a formação continuada, apesar de proporcionar momentos de estudo teórico e prático, não chegou a provocar mudanças conceituais significativas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La formación continuada de las profesoras alfabetizadoras de la red municipal de educación de Lages-SC, a través de la política pública del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Adecuada (PNAIC), es el objeto de análisis de este artículo. El objetivo general fue investigar el impacto del PNAIC en la formación continuada de las profesoras alfabetizadoras de la red municipal de educación de Lages, buscando evidencias de la contribución efectiva del PNAIC en su formación. Los objetivos específicos fueron: identificar cuál es la concepción de enseñanza-aprendizaje que las profesoras alfabetizadoras construyeron a partir de la formación continuada del PNAIC; verificar si la concepción de las profesoras alfabetizadoras está orientada a la alfabetización en la perspectiva de la instrucción; y analizar si el PNAIC contribuyó a la práctica pedagógica. Participaron de la investigación diez profesoras alfabetizadoras. La investigación demostró que la formación continuada, a pesar de proporcionar momentos de estudio teórico y práctico, no llegó a provocar cambios conceptuales significativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The continued education of initial reading instruction teachers in municipal education from Lages-SC, through the public policy of the National Pact for Initial Reading Instruction in the Right Age (PNAIC), is the object of this article’s analysis. The general objective was to investigate the impact of the PNAIC on continued education of the initial reading instruction teachers of the municipal education from Lages, looking for evidences of the effective contribution of the PNAIC in their formation. The specific objectives were: to identify the teaching-learning conception that the initial reading instruction teachers built through the continuous formation of the PNAIC; to verify if the initial reading instruction teachers conception is focused on learning process in a literacy perspective; and, finally, to analyze if the PNAIC had contributed to the pedagogical practice. Ten initial reading instruction teachers participated in this research. The study has shown that continued education, though providing moments of theoretical and practical study, did not lead to significant conceptual changes.
  • Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos Article

    Almeida, Alexandre Nascimento de; Neres, Ivonaldo Vieira; Nunes, André; Souza Júnior, Celso Vila Nova de

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de 2007, con la implementación del Programa de Apoyo a los Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI), Brasil dobló y democratizó las vacantes en la educación universitaria pública en el intervalo de una década. Sin embargo, esta rápida expansión ha llevado a críticas en cuanto a la pérdida de calidad de la educación universitaria pública. El objetivo del trabajo es comparar la situación en el mercado de trabajo entre los egresados y los alumnos que abandonaron cuatro cursos que representan esa política de expansión. Para ello, se emplearon las pruebas no paramétricas Binomial y de Mann-Whitney para comparar la situación entre estos dos grupos en la Facultad UnB de Planaltina (FUP). Los resultados de los egresados analizados fueron preocupantes, demostrando que hay un alto número de alumnos desempleados y, que entre los empleados, pocos trabajan en su área de formación, levantando dudas de la efectividad de la política de expansión de vacantes en la educación universitaria realizada en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Starting in 2007 with the implementation of the Support Program to Restructure and Expansion Plans of Federal Universities (Reuni, acronym in Portuguese), Brazil doubled the number of admissions in public higher education within a decade, while also making the admissions process more inclusive. However, this rapid expansion has led to criticism regarding the loss of quality in public higher education. The objective of this study is to compare the labor market performances of successful graduated and dropout students who majored in four disciplines that encompass this expansion policy. The nonparametric Binomial and Mann-Whitney tests were used to compare the performances of the groups of students who had successfully graduated and those who had dropped out of their courses at the Planaltina campus of the University of Brasilia (UnB-FUP). The performance of the graduated students in our sample was worrisome, as our results show that there is a high number of unemployed students and, that among those employed, few work in the area they majored in, raising doubts about the effectiveness of the policy to expand the number of admissions in higher education held in Brazil.
  • As estratégias de governamento identitário na Educação Artigo

    Gräff, Patrícia; Lopes, Maura Corcini

    Resumo em Português:

    Resumo O texto problematiza as estratégias de governamento identitário operadas na Educação, na Contemporaneidade. No cruzamento entre os estudos de Michel Foucault e as teorizações que filiam-se ao pensamento social contemporâneo, articula o governamento como ferramenta para o exercício analítico produzido sobre seis publicações do Ministério da Educação, que compõem a coleção Educação para Todos. Mostra duas estratégias de governamento identitário delineadas nas políticas educacionais: a produção da tolerância e a inversão do estigma, que assumem, como fim, o esmaecimento das práticas de discriminação. Conclui-se, por fim, que a inversão parcial do estigma inviabiliza a incorporação da tolerância nos relacionamentos entre os indivíduos, fazendo com que essas estratégias não produzam os efeitos esperados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto problematiza las estrategias de gobiernamento identitaria operadas en la Educación, en la Contemporaneidad. En la intersección entre los estudios de Michel Foucault y teorizaciones que están afiliadas al pensamiento social contemporáneo, se articula la gobiernamento como una herramienta para el ejercicio analítico, producido en seis publicaciones del Ministerio de Educación, que componen la colección Educación para Todos. Muestra de dos estrategias de gobiernamento identitaria descritas en las políticas educativas: la producción de tolerancia y la inversión del estigma, que asumen, como un fin, el desvanecimiento de las prácticas de discriminación. Finalmente, se concluye que la inversión parcial del estigma hace que sea imposible incorporar tolerancia en las relaciones entre individuos, evitando así que estas estrategias produzcan los efectos esperados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text problematizes the identity government strategies operated in Education, in the Contemporaneity. In the intersection between Michel Foucault’s studies and theorizations that are based on contemporary social thought, it articulates governance as a tool for the analytical exercise produced on six publications of the Ministry of Education, which make up the Education for All collection. It shows two identity governance strategies, outlined in educational policies: the tolerance production and the stigma inversion, which take on the purpose, the fading of discrimination practices. Finally, it concludes that the partial stigma inversion precludes the incorporation of tolerance in the relationships between individuals, making that these strategies do not produce the expected effects.
  • Qual é o grau de incerteza do Ideb e por que isso importa? Artigo

    Travitzki, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Resumo Propõe-se um método para calcular a “margem de erro” (intervalo de confiança) do Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com base nas leis de propagação da incerteza. O método foi aplicado aos microdados de 2015, incluindo 29.313 escolas e 2.381.722 alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Comparou-se, também, o Ideb 2015 com a série histórica, levando em conta o intervalo de confiança. Os resultados dependem do nível: no nível dos estados, a incerteza é pequena e pouco relevante; no nível das escolas, a incerteza é alta, mais de 80% das escolas não apresentou mudança significativa de uma edição do Ideb para outra. Os resultados sugerem que o Ideb apresenta confiabilidade estatística nas metas de longo prazo (para 2022) de escolas e estados, e também para monitorar estados mesmo em curto prazo (2 anos). Contudo, o Ideb não se mostrou suficientemente confiável para monitorar escolas nem em médio prazo (6 anos). Nesse sentido, é importante que o Ideb por escola seja acompanhado de um intervalo de confiança.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se propone un método para calcular el “margen de error” (intervalo de confianza) del Indicador de Desarrollo de Educación Básica (Ideb) basado en las leyes de propagación de incertidumbre. El método se aplicó a los microdatos de 2015, incluyendo 29.313 escuelas y 2.381.722 estudiantes en los grados finales de la escuela primaria. Ideb 2015 también se comparó con las series históricas, teniendo en cuenta el intervalo de confianza. Los resultados dependen del nivel: a nivel estatal, la incertidumbre es pequeña y de poca relevancia; a nivel escolar, la incertidumbre es alta, más del 80% de las escuelas no han cambiado significativamente de una edición del Ideb a otra. Los resultados sugieren que Ideb tiene confiabilidad estadística en las metas a largo plazo (para 2022) de escuelas y estados, y también para el monitoreo de los estados incluso a corto plazo (2 años). Sin embargo, Ideb no se mostró lo suficientemente confiable como para monitorear las escuelas, incluso a mediano plazo (6 años). En este sentido, es importante que el Ideb por escuela vaya acompañado de un intervalo de confianza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A method is proposed to calculate the “margin of error” (confidence interval) of a Brazilian Education indicator (Ideb) based on the laws of uncertainty propagation. The method was applied to 29,313 schools and 2,381,722 students in the final years of elementary school in 2015. This year was also compared with the historical series, using the confidence interval. The results depend on the level: at the state level, uncertainty is small and of little relevance; at the school level, uncertainty is high, over 80% of schools did not change significantly from one Ideb edition to another. The results suggest that Ideb has statistical reliability in the Brazilian long-term goals (for 2022) of schools and states, and also for monitoring states even in the short term (2 years). However, Ideb is not reliable enough to monitor schools even in the medium term (6 years). In this sense, it is important that the Ideb per school is accompanied by a confidence interval.
  • Repensando as escolas do século XXI: a busca por ecossistemas de aprendizagem ao longo da vida Open Page

    Chiappe, Andrés; Samper, Ana María Ternent de; Wills, Alejandro Emilio; Restrepo, Ignacio

    Resumo em Português:

    Resumo A relevância da educação atual para as necessidades da sociedade do século XXI é questionada, já que a maioria das escolas, especialmente nos países em desenvolvimento, oferece aos alunos experiências de aprendizagem homogeneizadoras no estilo do século XIX. Este artigo apresenta os resultados de um estudo de método misto, focado na identificação das principais características da educação do século XXI, como um conceito que deve promover experiências de aprendizagem ao longo da vida. O método combinou uma revisão sistemática da literatura, aplicação da pesquisa, visitas a escolas inovadoras e entrevistas com especialistas internacionais em educação. Os resultados mostram a relevância de um currículo voltado para habilidades sociais e currículos orientados a objetivos, a ativação de caminhos de aprendizagem pessoais e a minimização da instrução em favor da pesquisa como uma abordagem de ensino. Vale ressaltar que, embora a maioria dos resultados seja amplamente discutidos na literatura, atualmente são apresentadas novas possibilidades de implementação e com maior potencial de inovação, devido à evolução tecnológica do nosso tempo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La relevancia de la educación actual está siendo cuestionada de cara a las necesidades de la sociedad del siglo XXI, en donde la mayoría de las escuelas, especialmente en los países en desarrollo, ofrecen a sus estudiantes experiencias de aprendizaje homogeneizadoras al estilo del siglo XIX. Este artículo presenta los resultados de un estudio de método mixto centrado en la identificación de las características principales de la educación del siglo XXI como un concepto que debería promover experiencias de aprendizaje a lo largo de la vida. El método combinó una revisión sistemática de literatura, aplicación de encuestas, visitas a escuelas innovadoras y entrevistas con expertos internacionales en educación. Los resultados muestran la relevancia de un currículum orientado a las habilidades blandas y por propósitos, la activación de rutas personales de aprendizaje y la minimización de la instrucción a favor de la investigación como enfoque de enseñanza. Cabe destacar que, si bien la mayoría de los resultados son ampliamente discutidos en la literatura, actualmente se presentan con nuevas posibilidades de implementación y con un mayor potencial de innovación, debido a la evolución tecnológica de nuestro tiempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The relevance of current education towards the needs of 21st century society is questioned as most schools, especially in developing countries that offer their students homogenizing learning experiences in the 19th century style. This paper presents the results of a mixed-method study focused on identifying the main features of 21st century education as a concept that should promote lifelong learning experiences. The method combined a systematic literature review, survey application, visits to innovative schools and interviews with international educational experts. Results show the relevance of a soft skills-centered and purpose-oriented curricula, the activation of personal learning paths and the minimization of instruction in favor of research as a teaching approach. It is noteworthy that, although most of the results are widely discussed in the literature, they are currently presented with new possibilities of implementation and with a greater innovation potential, due to the technological evolution of our time.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br