Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 25, Publicado: 2005
  • Editorial

    Bertucci-Martins, Liane Maria
  • Apresentação

    Marques, Vera Regina Beltrão; Pinheiro, Marta
  • A compreensão médica portuguesa sobre a concepção da criança no século XVIII Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Ferreira, António Gomes

    Resumo em Português:

    A partir do século XVII, novos conhecimentos anatómicos vão possibilitar aos médicos uma compreensão da concepção humana que desagua na autoconfiança que exibe hoje a medicina. Portugal vai integrando esse novo saber médico e, ao longo de Setecentos, vê cada vez mais generalizar-se a ideia de que o homem participava na concepção por meio do sémen que fecundava o ovo existente na mulher, rompendo com as concepções vindas da Antiguidade. Apesar de alguma novidade no conhecimento anatómico e de um raciocínio médico mais fundado na observação sistemática, a ideia que sobressai é a da impotência para responder aos normais anseios das pessoas e a pouca capacidade para desfazer mitos há muito enraizados, como a possibilidade da influência da imaginação na concepção. Um dos contributos de maior alcance desta racionalidade parece ter sido o despertar para uma consciência desenvolvimentista que acentuava a necessidade de se actuar preventivamente na promoção da saúde. Daí a importância de se olhar para os cuidados a ter para com a criança e desde o início, ou seja, desde a concepção.

    Resumo em Inglês:

    From the XVII century on, new anatomically knowledge will create conditions to medical doctors to understand human conception that lead to the self-confidence that is held today in the field of medicine. Portugal is integrating that new medical knowledge and, during the XVIII century, sees more and more generalizing the idea that men participated in the conception through the semen that fecundated the women's egg, creating a rupture with prior knowledge, coming from Antiquity. Despite some novelty in the anatomically knowledge and a medical reasoning more based on systematically observation, the idea that arises is the impotency to respond to the normal expectations from the general public, and the poor capacity to undo myths that have been long created, like the possibility of the influence of imagination on conception. One of the most important contributions of this rationality seems to be the rising of a developmental consciousness that stressed the necessity to act preventively in the promotion of health. Than, the importance of looking at children health care from the very beginning, that is, from conception.
  • Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779 Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Marques, Vera Regina Beltrão

    Resumo em Português:

    O presente trabalho trata da Academia Científica do Rio de Janeiro como escola na qual formavam-se homens de ciências. Espaço de ensino e aprendizagem, caracterizava-se como um local no qual se observava a natureza, fazia-se experimentos, debatia-se achados, socializava-se informações e reflexões políticas, oportunizando formação teórico-prática aos seus partícipes. Funcionando como associação ligada ao vice-reinado, extrapolava o papel de subsidiar o Reino em temas atinentes à melhor exploração econômica da colônia, desempenhando também funções de cunho educativo ao possibilitar a circulação de uma cultura científica via aprendizado das ciências da natureza, denotando a chegada da ilustração em terras brasílicas.

    Resumo em Inglês:

    This work focuses Scientific Academy of Rio de Janeiro as a school that graduated men of science. That was a teaching and learning place characterized by practices of nature observation, experiment making, discovering debate, information socialization and political thought, which gave opportunity of theoretic and practical formation to its participants. Working as an association linked to the Vice-Kingdom, the Academy extrapolated the role of producer of information related to the best economic exploration of the colony and developed functions of educative nature in a way it enabled circulation of a scientific culture related to natural sciences, denoting illustration arriving to Brazilian land.
  • Os manuais de medicina e a circulação do saber no século XIX no Brasil: mediação entre o saber acadêmico e o saber popular Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Figueiredo, Betânia Gonçalves

    Resumo em Português:

    Análise do papel desempenhado pelos manuais de medicina na difusão do saber médico entre a população leiga no Brasil ao longo do século XIX. Os manuais analisados serão escolhidos entre os textos voltados ao público sem formação acadêmica e com dificuldades, de diversas ordens, em encontrar os médicos no século XIX no Brasil. A idéia que norteia o artigo é avaliar em que medida os manuais de medicina popular exerciam o papel de divulgadores do conhecimento médico sistematizado nas academias.

    Resumo em Inglês:

    This work is an analysis of the role played by medical handbooks for the dissemination of medical knowledge within the lay population in Brazil throughout the 19th century. The handbooks analyzed will be chosen from the texts directed to the public who did not have academic formation and with difficulties, of different orders, in finding doctors in the 19th century in Brazil. The idea that guides this article is to evaluate to what extent popular medical handbooks played the role of spreading the medical knowledge systematized in the universities.
  • Memória que educa: Epidemias do final do século XIX e início do XX Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Bertucci-Martins, Liane Maria

    Resumo em Português:

    O artigo resgata como as autoridades municipais e habitantes da cidade de Campinas (SP) receberam, em 1918, as notícias sobre a gripe espanhola ou influenza e, em vários momentos rememorando a febre amarela que flagelou a localidade em 1889, organizaram-se para combater a epidemia de gripe. O trabalho busca, desta forma, investigar como a memória da febre amarela esteve presente nas ações e reações dos campineiros desde as primeiras informações sobre a gripe espanhola, motivando atitudes e educando uma população ainda apavorada com a lembrança das conseqüências de uma doença epidêmica.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses how authorities and many inhabitants of Campinas (SP) received news about spanish flu in 1918, and how they brought back the yellow fever that attacked the locality in 1889, and their organization to combat the epidemic influenza. This work intends to analyze how memories of yellow fever were present in actions and reactions of those inhabitants, since the very first news about Spanish flu, those that motivated attitudes and educated a population still frightened with memories of epidemic sickness consequences.
  • Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Rocha, Heloísa Helena Pimenta

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende analisar algumas das estratégias acionadas pelos médicos-higienistas, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do XX, com vistas a produzir uma nova configuração para a escola e, ao mesmo tempo, novos dispositivos de organização do trabalho pedagógico. Para tanto, toma como fontes os livros A hygiene na escola (1902) e Hygiene escolar e pedagogica (1917), de autoria do Dr. Balthazar Vieira de Mello, produzidos em diferentes momentos da atuação profissional desse médico-higienista, em sua militância pela institucionalização da inspeção médica das escolas paulistas.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to analyze some of the strategies implemented by physician-hygienists between the end of 19th Century and the first decades of the 20th Century. The analysis aims to produce a new shape for the school and, at the same time, new devices to organize the pedagogical work. Therefore, this study was based on the the books A hygiene na escola (Hygiene in the school, 1902) and Hygiene escolar e pedagogica (Scholar and pedagogic hygiene,1917). These publications were written by Dr. Balthazar Vieira de Mello, who made the effort to institutionalize the medical inspection at schools in São Paulo State, during different moments of his professional performance as a physician-hygienist.
  • O valor social da brancura no pensamento educacional da era Vargas Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Dávila, Jerry

    Resumo em Português:

    Este artigo sugere que o pensamento educacional que virou a base dos projectos de reforma durante a era Vargas foram fundamentadas no pensamento eugênico da época, que visava definir e curar a suposta degeneração de brasileiros pobres e de cor. Esse pensamento virou incentivo para a expansão escolar, ao mesmo tempo que dificultava a ascensão social do afrodescendente e das classes populares.

    Resumo em Inglês:

    This article argues that the strains of educational thought that became the basis for the educational reform projects of the Vargas era were founded upon eugenic theories of the period. These theories defined and proposed solutions to the supposed degeneracy of poor and nonwhite Brazilians. This strain of thought served as an incentive for the expansion of educational programs, at the same time as it made the social mobility of afrodescendants and members of the popular classes more difficult.
  • Reformas, instituições e políticas de saúde no Brasil (1930-1945) Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Hochman, Gilberto

    Resumo em Português:

    O objetivo geral desse artigo é descrever e analisar de modo sucinto as principais mudanças institucionais e tendências políticas no setor de saúde durante o Primeiro Governo Vargas, em particular na gestão de Gustavo Capanema, no Ministério da Educação e Saúde (1934-1945). Um aspecto enfatizado no artigo é a relação entre as reformas da saúde e as mudanças e ideologia do regime político instaurado em 1930, indicando permanências e rupturas em relação ao período republicano anterior, assim como os impactos dessas reformas sobre a saúde pública no Brasil contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    The general aim of this article is to describe and analyse in a concise way the main institutional changes and political tendencies in the health policy field during the First Vargas Government, particularly during Gustavo Capanema's administration at the Ministry of Education and Health (19341945). One aspect emphasised in the article is the relation between the reforms on health and the changes in the ideology of the political regime established in 1930, indicating permanence and discontinuity regarding the previous republican period as well as the impacts of those reforms on public health in contemporary Brazil.
  • Arcabouço histórico-institucional e a conformação de conselhos municipais de políticas públicas Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Côrtes, Soraya M. Vargas

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta resultados parciais de estudo comparativo em andamento sobre os conselhos municipais de políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre. O artigo analisa a influência do arcabouço institucional sobre a conformação de conselhos municipais de saúde, de assistência social, de direitos da criança e do adolescente, do Fundef, e das comissões municipais de emprego na referida Região. Ele se integra a iniciativas recentes no sentido de formar um acervo de dados empíricos para subsidiar o debate acadêmico e político sobre o tema, possibilitando a formulação de generalizações sobre o funcionamento e papel desempenhado pelos conselhos no contexto de cada área de política pública e nas transformações gerais que o sistema de proteção social brasileiro enfrentou na última década.

    Resumo em Inglês:

    The paper shows results of a comparative research on municipal councils of social policy of the Metropolitan Region of Porto Alegre. It analyses the influence of institutional framework shaping the councils of health, of social assistance, of the rights of children and teenagers, of infant education and of work and employment placed in this Region. The paper takes part of a current effort to form a public database of evidences, in order to help the academic debate on the subject. These evidences can be used to better understand the workings and the role of these councils in different social policy areas, as well as the recent transformations of the Brazilian Social Security System.
  • Aspectos históricos da neuropsicologia: subsídios para a formação de educadores Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Pinheiro, Marta

    Resumo em Português:

    A neuropsicologia é uma ciência do século XX, mas as raízes da sua história remontam a Antigüidade. O objetivo deste estudo é discutir aspectos da história da neuropsicologia, desde a sua origem até o seu surgimento e estabelecimento enquanto ciência, com o objetivo de fornecer subsídios a educadores interessados no estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem. Uma teoria da aprendizagem efetiva deve levar em conta os substratos anatômicos cerebrais e os mecanismos neurofisiológicos do comportamento, pois só assim o educador poderá compreender o nãoaprender do aluno e, conseqüentemente, adotar estratégias adequadas para superá-lo.

    Resumo em Inglês:

    The neuropsychology is a science of the 20th century but we need to return to the early history to find its origins. The objective of the present review is to discuss aspects of the historical process of scientific organization of the area with the purpose to provide fundamental concepts to educators interested in the study of learning disabilities. An effective learning theory must consider brain and mental processes since in this only case the educator can understand why the student doesn't learn and so adopt adequated strategies to improve his cognitive rehabilitation.
  • Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida Dossiê: Educação-Saúde: Diferentes Olhares

    Buck, Sonia; Marin, Andreia Aparecida

    Resumo em Português:

    A análise das relações entre educação e condições de saúde nos grandes centros urbanos está definitivamente atrelada às questões socioambientais. Pensar qualidade de vida significa pensar qualidade ambiental e desenvolver ações preventivas de saúde pressupõe voltar olhos para o crescimento urbano. O presente trabalho trata da causalidade de condições de baixa qualidade de vida e saúde advinda das mudanças de paisagem e problemas ambientais associados ao crescimento urbano desordenado. Apresenta ainda uma análise crítica dos condicionantes da acomodação em situações de inadequação ambiental e baixa qualidade de vida, apontando para possíveis formas como a educação ambiental pode significar o instrumento pelo qual a comunidade se abra à reflexão sobre o lugar habitado e o tratamento das questões socioambientais nele vivenciadas. As bases para pensar essa educação passam pela abordagem crítica e sócioconstrutivista e os pressupostos da educação ambiental.

    Resumo em Inglês:

    The analysis between education and quality oh life in the large urban centers is definitely connected to social-environmental issues. Thinking about the quality of life is considering the environmental quality and to develop health prevention actions that will presuppose to turn the attention to the planning of urban growth. This present work will deal with the casualty of low conditions in the quality of life and health that comes from alterations in the environment and their problems that are associated with the uncontrolled urban growth. It will also present a critical analysis for the conditions of accommodation in situations of environmental inadequacies that will be the instrument used by the community to open itself up to the reflection about the occupied habitat and the treatment of the socialenvironmental issues experienced there. The basis to think about this education will include a critical and social-constructive approach and the establishment of environmental education.
  • Formação de professores: um esforço de síntese Artigos De Demanda Contínua

    Valle, Ione Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a produção acadêmica de dois grupos de trabalho: Formação de Professores e Sociologia da Educação, a partir de estudos apresentados nas Reuniões Anuais da Anped e no Seminário da Região Sul (1998). Nosso objetivo consiste em investigar o interesse que os temas formação de professores e profissionalização do corpo docente têm despertado entre os sociólogos da educação, assim como a influência de sociólogos estrangeiros na produção socioeducacional brasileira. Para tanto, foram repertoriados minuciosamente todos os trabalhos e comunicações apresentadas entre 1995 e 2000, classificando-os por tema central; em seguida, procedemos à seleção de alguns trabalhos, que mereceram uma análise mais aprofundada. Finalmente, elaboramos uma síntese apoiada nas conclusões dos estudos selecionados, privilegiando três aspectos básicos, a saber: um novo perfil de professor, a profissionalização e a formação de professores, visando construir categorias de análise que poderão orientar outras pesquisas em curso nessa área de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the academic production of two work groups: Formation of Professors and Sociology of the Education, coming from the studies presented in Anped (the Brazilian National Association on Research and Graduate Studies in Education) Annual Meetings and the Anped's Seminary of the South Region (1998). Our objective consists on investigating the interest that the subjects such as formation of professors and professionalization of the faculty have awakened among the sociologists of the education, as well as the influence of foreign sociologists in the Brazilian socio-educational production. For in such a way, the works and communications presented between 1995 and 2000 had been collected all minutely and classified by their central subject; after that, we proceeded the election from some works, that had deserved a more deepened analysis. Finally, we have elaborated a synthesis supported in the conclusions of the selected studies, privileging three basic aspects, to know: a new profile of professor, the professionalization and the formation of professors, aiming to construct some categories of analysis that will be able to guide more research in course in this area of knowledge.
  • Da instrução à educação do corpo: o caráter público da educação física e a luta pela modernização do Brasil no século XIX (1880-1915) Artigos De Demanda Contínua

    Herold Junior, Carlos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é analisar os debates sobre a criação da disciplina escolar de educação física no Brasil, fomentada publicamente e com caráter obrigatório. O estudo deteve-se em obras produzidas entre 1880 e 1915. Tendo como pressuposto a íntima relação entre as especificidades do debate brasileiro com as questões mais amplas do capitalismo mundial, buscou-se entender como elas condicionaram e foram condicionadas pelos debates educativos em relação à educação física. Essa dialética relação entre geral e específico foi posta neste estudo para tematizar o pensamento educacional referente a dois aspectos: a consideração da educação física em sua relevância social e as preocupações metodológicas que a possibilitassem exercer esse papel. Pôde-se notar como a educação física fora debatida enquanto um dos pontos principais para a solvência das crises oriundas das reordenações da sociedade brasileira no período. Verificou-se, também, uma intensa preocupação dos professores e defensores dessa modalidade educativa em atribuir às suas atividades um caráter educativo bem mais amplo do que o mero corolário anátomo-fisiológico. Por fim, foi interessante observar que, apesar dessas idéias terem sua base na realidade histórica brasileira e mundial do século XIX e XX, elas não tiveram os mesmos resultados que as realidades européia e americana vivenciaram. No Brasil, as idéias sobre a educação física e sua importância social tiveram que esperar os acontecimentos de 1930 para deixar de serem tidas apenas como nobre ideal e tornarem-se uma realidade educativa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to analyse the debates about the creation of the school subject physical education in Brazil, promoted publicly and with an obligatory character. The study delayed in works produced between 1880 and 1915. Holding as presupposed the close relationship between the particularity of the Brazilian debate with the wider questions related to the world-wide capitalism, it was searched how they influenced and were influenced by educational discussions concerning physical education. The dialectical relation between the whole and the specific was stablished so as to analyse the educational thinking referring to two aspects: the consideration of physical education in its social relevance and the methodological concerns which allowed it to exert this role. It was possible to note how physical education was debated as one of the main points for finding solutions for the crises which were triggered by the Brazilian society transformation in the period. Also, a severe concern from teachers and supporters of those educational modality in imputing to its activities an educative character much wider than the mere anatomic and physiology corollary, was verified. Finally, it was interesting to observe that, despite these ideas have their bases in the world-wide and Brazilian historical reality in the end of the XIX century and in the dawn of the XX century, they did not have the same results that were experienced by the American and European realities. In Brazil, the ideas about physical education and its social importance had to wait the events occurred in 1930 in order not to be regarded only as a noble ideal, but as an educational reality.
  • A educação especial em Portugal: Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS) Artigos De Demanda Contínua

    Afonso, José António; Afonso, José António Martin Moreno

    Resumo em Português:

    Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando face às mudanças políticas que se têm sucedido no Portugal pós 25 de abril de 1974.

    Resumo em Inglês:

    In two moments one can structure the text: the first one informs on the moment of integration in the public school of the children and young people with mental disability; the second one emphasis the beginning and consolidation of the Cooperatives of Parents of Mentally Handicapped Citizens as a main reason for the creation of an inclusive society; in this reflexion is remarkable again as these parents' initiatives are increasing and taking new positions facing the political alterations occurred in Portugal since April 25th, 1974.
  • A matemática das crianças pequenas e a literatura infantil Artigos De Demanda Contínua

    Zacarias, Eloísa; Moro, Maria Lucia Faria

    Resumo em Português:

    O artigo descreve elaborações iniciais de matemática de crianças pré-escolares, no contexto de trabalho com literatura infantil. Estudos contemporâneos mostram a riqueza das referidas elaborações, mas são pouco numerosos os que tomam histórias infantis como contexto de iniciação matemática. Para examinar as possibilidades dessa alternativa, foi composto ao acaso um grupo de sete crianças (faixa etária: cinco anos), alunos de uma instituição particular. O grupo passou por três sessões de aprendizagem sobre noções da aritmética elementar apresentadas na forma de problemas sobre eventos da história "Branca de Neve e os Sete Anões". Propostos oralmente pela pesquisadora no papel de professor, os problemas da primeira e da segunda sessão versaram sobre adição-subtração, proporção dois para um e comparação de medidas intensivas. Na terceira sessão, as crianças foram convidadas a propor problemas sobre temas da história, além de solucionar problemas propostos pelo adulto. Todas as soluções orais e as notações interpretadas de cada criança foram registradas em vídeo e analisadas qualitativamente. Os resultados apontam para: formas de cálculos orais, aditivos e subtrativos, com notações correspondentes (desenhos e algarismos); comparações qualitativas de medidas intensivas e cálculo aditivo em relações proporcionais. As notações produzidas foram apoio para a expressão dos cálculos e relações elaboradas pelascrianças. É discutida a importância: das histórias infantis como contexto favorável às elaborações matemáticas na educação infantil, e como forma de integrar o trabalho em matemática ao de exploração do vocabulário e da imaginação infantis; das formas de intervenção do professor.

    Resumo em Inglês:

    The paper describes the first mathematical conceptual constructions of preschoolers and how they occur on working with children's stories. Current studies show how rich are those initial concepts; however, few among them take into account children's stories as a context for mathematical initiation. In order to evaluate the possibilities of that alternative, a group of seven children (five years-old) of a private preschool was composed at random in order to take three lessons about elementary arithmetical notions, presented as problems involving events of "Snow White and the seven dwarves". Orally presented by the researcher as a teacher, problems of the first and the second sessions referred to addition-subtraction, ratio two for one and comparison of intensive measures. On the third session, the children were invited to create problems about the story issues, but they also solved problems proposed by the researcher. All the verbal solutions and the interpreted notations of each child were videotaped and qualitatively analyzed. Results point out to: forms of additive and subtractive oral calculations, with their corresponding notations (drawings and digits); qualitative comparisons of intensive measures, and additive calculations of basic proportional relations. The support provided to the children by the produced notations was predominant to their verbalization of the calculations and the elaborated relations. The discussion focuses on the relevance of: children's stories as a favorable context to mathematical elaboration of preschoolers, and as a way to integrate the mathematical initiation to the enhancing of children's vocabulary and imagination; forms of teacher's intervention.
  • O processo de produção de hipertextos em curso superior: alternativa didática para constituir-se como autor Artigos De Demanda Contínua

    Nunes, Lina Cardoso

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma alternativa didática, desenvolvida no âmbito da ação-investigação, em um curso de Pedagogia. O objetivo foi a produção de um hipertexto. A ação-investigação foi realizada durante três semestres - de 2002/2 até 2003/2, em turmas de sexto período do referido curso. O propósito do estudo foi superar, no decorrer do processo, os entraves na leitura e na escrita, para alcançar a meta da autoria. Foi avaliada como uma experiência bem-sucedida, se considerarmos os resultados obtidos na integração dos processos de ensinar-aprender-avaliar.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a didactic alternative, developed in the scope of the action-research, in a course of Pedagogia that has the aim of producing a hypertext. The action-research was carried out during three semesters of 2002/2 up to 2003/2, in groups of the sixth period of the related course. The aim of the study was to surpass, in elapsing of the process, the difficulties of reading and writing, to reach the goal of the authorship. It was evaluated as a well-succeeded experience, if we consider the results gotten in the integration of the processes of teaching-learning-evaluating.
  • Resenhas

    Medeiros, Cristina Carta Cardoso de
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br