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Educar em Revista, Número: 32, Publicado: 2008
  • Editorial

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Gouveia, Andréa Barbosa
  • Apresentação Dossiê: Educação E Complexidade

    Sá, Ricardo Antunes de
  • Saberes complexos e educação transdisciplinar Dossiê: Educação E Complexidade

    Carvalho, Edgard de Assis

    Resumo em Português:

    Sistemas complexos contemporâneos exigem a regeneração do humanismo e da ética. A educação transdisciplinar é a base dessa ação política e cognitiva na agonia planetária dos dias presentes.

    Resumo em Inglês:

    Contemporary complex systems demand the regeneration of the humanism. Transdisciplinary education is the basis of this political ad cognitive action in the planetary agony of present days.
  • Educação complexa para uma nova política de civilização Dossiê: Educação E Complexidade

    Petraglia, Izabel

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta reflexões a partir de três eixos interdependentes e complementares, que têm norteado nossas ações educacionais. Inicialmente, procuramos conhecer o sujeito do processo educacional, considerando as influências recebidas da Modernidade e seus reflexos no presente. Para esse sujeito, que é antes de tudo um ser complexo, imerso no caldo cultural de seu tempo e lugar, apostamos numa educação complexa, capaz de promover questionamentos ético-políticos que possam influenciar o seu processo auto-organizador. Uma educação complexa também pode fazer emergir a tomada de consciência de nossa cidadania planetária e influir positivamente no devir do Planeta. Para isso é fundamental que se estabeleça uma nova política de civilização, que valorize a convivência saudável e amorosa do sujeito consigo mesmo, com o outro, com as diversidades, enfim com o meio ambiente.

    Resumo em Inglês:

    This article presents reflections based upon three interdependent and complementary axes which have directed our educational actions. At first we try to get to know the subject of the educational process, taking into account the influences he received from modernity and its effects in the present time. With regard to this subject, who is first of all a complex being, immersed in the cultural hotbed of its time and space, we bet on a complex education, able to promote ethico-political questioning that can influence its self-organizing process. A complex education can also foster the emergence of the awareness of our planetary citizenship and it can have a positive impact upon the transformation of the planet. In order to achieve this, it is fundamental to establish a new civilization policy which values the subject's healthy and loving conviviality with himself, with the others, with the diversities and at last with the environment.
  • Educação como aprendizagem da vida Dossiê: Educação E Complexidade

    Almeida, Maria da Conceição X. de

    Resumo em Português:

    Uma sociedade-mundo que oscila entre a ocidentalização do planeta e a diversidade cultural, entre progresso e miséria, e entre as "alternativas de metamorfose da sociedade ou sua catástrofe" (MORIN, 2008a, p.38) parece ter na educação uma chave importante para enfrentar o cenário de incerteza que caracteriza nosso futuro comum. Ultrapassar a fragmentação dos conhecimentos, religar saberes e transpor as deficiências da sociedade da informação configura o horizonte aberto do conhecimento complexo e de uma reforma do pensamento e da educação. "Educar para a vida" passa a ser, segundo Edgar Morin, o papel e a missão da educação afinada com uma ecologia das idéias.

    Resumo em Inglês:

    A world-society that ranges from the Westernization of the world to cultural diversity, from progress to poverty, and from the "society's metamorphosis alternatives or its disaster" ( MORIN, 2008a, p.38) seems to have in education an important key to face the scenario of uncertainty that characterizes our common future. Overcoming the fragmentation of knowledge, reconnect knowledge and transpose the shortcomings of the information society set the open horizon of complex knowledge and a reform of thought and education. 'Educating for life' becomes, according to Edgar Morin, the role and mission of education tuned with an ecology of ideas.
  • Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares Dossiê: Educação E Complexidade

    Sá, Ricardo Antunes de

    Resumo em Português:

    O artigo tem a intenção de apresentar argumentações fundamentadas em estudos de pesquisadores que têm procurado identificar a Pedagogia como uma das áreas das ciências do homem que estuda e produz conhecimento científico sobre o fenômeno educativo. Em um primeiro momento apresenta, sucintamente, os pressupostos teóricos norteadores da teoria da complexidade, sistematizada por Edgar Morin. Por fim, ensaia-se um diálogo preliminar entre os pressupostos do pensamento complexo e a Pedagogia.

    Resumo em Inglês:

    The article has the intention of presenting arguments based on studies by researchers who have sought to identify education as one of the areas of science that studies the human and produces scientific knowledge about the educational phenomenon. Currently below shows, briefly, the theoretical assumptions guiding the theory of complexity, systematized by Edgar Morin. Finally, tests to a preliminary dialogue between the assumptions of complex thought and Pedagogy.
  • A educação e o conhecimento: uma abordagem Dossiê: Educação E Complexidade

    Ramos, Roberto

    Resumo em Português:

    A Educação Brasileira, independentemente de governos e modelos de desenvolvimento, tem convivido com um impasse. Move-se, hegemonicamente, pelo Método Cartesiano, que promove a esquizofrenização do conhecimento. Separa o objeto do sujeito, em uma perfeita dissociação. Precisamos de uma reflexão e de uma avaliação. O Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, possui recursos teóricos e metodológicos para repensar o processo educacional como um processo complexo.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian Education, independently of government policies and development models, has experienced a deadlock. Its move is especially through the Cartesian method, which promotes fragmentation of knowledge. It divorces the object and the subject, in a perfect decoupling. We need a reflection and an evaluation. The Paradigm of Complexity, by Edgar Morin, has theoretical and methodological resources, to rethink the educational process as a complex process.
  • Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente Dossiê: Educação E Complexidade

    Rodrigues, Zita Ana Lago

    Resumo em Português:

    Centrando leituras sobre as bases teóricas do paradigma científico dominante, em seus fundamentos racionalistas-cientificistas, determinantes na ciência, no saber e nos conhecimentos trabalhados na escola, apresentamos a proposição de uma educação voltada para a complexidade. Tal proposição surge do chamado paradigma emergente, o qual visa superar as inércias e a reatividade tradicionais nos procedimentos de escolarização e de formação docente e caminhar em situações pró-ativas e em prótopias mobilizadoras para a implementação de ações curriculares e educativas que possibilitem uma formação mais aberta, flexível e inter-transcultural, que culmine com uma educação mais humana e convivencial.

    Resumo em Inglês:

    Focusing readings on the theoretical foundations of the dominant scientific paradigm, in their rationalist-cientificist pleas, determinants in science, in knowing and in the knowledge learned at school, we present the proposition of an education geared towards complexity. This proposition is the so-called emerging paradigm, which aims at overcoming the inertia and reactivity in the traditional procedures for education and teacher training and walk into proactive situations and mobilizing protopias for the implementation of curriculum and educational training actions to promote a more open, flexible and inter-cross learning, which will result in a more human and convivial education.
  • A complexidade dos processos educacionais em sala de aula

    Quezada, Ariel; Canessa, Enrique

    Resumo em Português:

    Dentro de uma sala de acolhimento de uma série de processos individuais e sociais que estão integradas no âmbito mais vasto da educação. Ao se analisar uma sala de aula e as dinâmicas que ocorrem lá, sem dúvida está a enfrentar um sistema que, como tal, é composto por indivíduos que estão influenciando-se mutuamente, dinâmicas emergentes que não pode ser explicada somente pelo comportamento dos isolados indivíduos. Então, ao falar de sistemas em comportamento humano, tais como ocorre dentro de uma sala de aula, emerge naturalmente a ligação a sistemas complexos, ou seja, aqueles que são compostas por unidades interactuantes e excitáveis, de cuja acção, no tempo emergem comportamentos não lineares, aos quais a previsibilidade é impossível. Esta nova compreensão dos fenómenos da natureza tem aglutinado diferentes disciplinas sob um conjunto comum que tem ajudado a encontrar links importantes. Este artigo tem como objetivo oferecer elementos para a compreensão dos fenômenos de sala de aula comportamentos próprios de sistemas complexos. Também se apresentará como uma ferramenta que torna viável modelar o comportamento dentro da sala de aula, simulando sua complexidade inerente.

    Resumo em Espanhol:

    Dentro de un aula de clases se aloja una serie de procesos tanto individuales como sociales los cuales están integrados dentro de otro de mayor envergadura: educación. Al analizar un aula y las dinámicas que allí ocurren, sin lugar a dudas se está frente a un sistema que, como tal, está compuesto por individuos que se influyen entre si, emergiendo dinámicas que no se pueden explicar tan sólo por los comportamientos aislados de los individuos. Es así que, al hablar de sistemas en el comportamiento humano, tal como ocurre dentro de un aula, emerge naturalmente la vinculación con los sistemas complejos, es decir, aquellos que se componen de unidades interactuantes y excitables, de cuya acción en el tiempo emergen comportamientos no lineales, de los cuales la predictibilidad exacta es imposible. Esta nueva comprensión de los fenómenos en la naturaleza ha aglutinado a distintas disciplinas bajo un alero común que ha ayudado a encontrar importantes lazos de unión. El presente artículo tiene como objetivo entregar elementos que permiten comprender a los fenómenos educativos de aula como comportamientos propios de sistemas complejos. Asimismo, se presentará una herramienta que hace factible modelar el comportamiento dentro de la sala de clases, simulando su complejidad inherente.

    Resumo em Inglês:

    Inside a classroom there are many individual as well as social processes, which are integrated into a bigger one: education. When one analyzes a classroom and the dynamics that exists inside it, there is no doubt that one is in presence of a system, which is composed of individuals who influence each other, and from that interactions it emerges dynamics that cannot be explained only in terms of the isolated behaviour of each individual. Hence, when speaking of human behaviour systems, as it happens in a classroom, it naturally emerges a link to complex systems, i.e. those systems which are composed of interacting and excitable parts. This interaction creates non-linear behaviour, which is not exactly predictable. This new understanding of natural phenomena has merged many different disciplines into a coherent frame, which has helped to find important common ground among them. The present paper aims at providing the elements which allow us to understand the educational phenomena in the classroom as characteristic behaviour of complex systems. At the same time, the paper introduces a tool which makes possible to model the behaviour inside a classroom, including its inherent complexity.
  • Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças Artigos De Demanda Contínua

    Müller, Fernanda

    Resumo em Português:

    O trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica conduzida na cidade de Porto Alegre, onde se buscou entender os processos de socialização escolar a partir dos depoimentos de oito crianças. O artigo explora três temas, sendo o primeiro a transição de série que implica dificuldades, prazeres e medos. O segundo se refere à idéia de "ter futuro" como conseqüência das aprendizagens na escola, assim apresentada explicitamente pelas crianças mais pobres. Por último, o contexto do recreio é focalizado para mostrar a complexidade das relações de amizade entre pares.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an ethnographical study carried out in Porto Alegre/Brazil, and its main objective is to provide greater understanding of socialization processes at school from eight children's points of view. The work explores three issues, and the first one is related to transition of school years, what means difficulties, pleasures and fears. The second one is the idea of 'having future' as the consequence of learning at school, and it was presented specially by those poorer children. The last one is the break time which is focused in order to show the complexity of friendships among peers.
  • Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil Artigos De Demanda Contínua

    Cunha, Rodrigo Bastos

    Resumo em Português:

    Neste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento e política lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplar de política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticas de línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, o financiamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, a revitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamental em material didático específico para a educação indígena.

    Resumo em Inglês:

    In this article, after a brief conceptual revision on language planning and policy, models of language policies and an exemplary case of language policy in the world, I will approach actual issues about languages policies in Brazil, such as the bilingual education in indigenous schools, the financing to research for documentation of languages in extinction, the revitalization of languages or their varieties and the governmental investment in specific didactic material for the indigenous education.
  • Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada Artigos De Demanda Contínua

    Franco, Vitor; Bacelar-Nicolau, Helena

    Resumo em Português:

    O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importante da personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimento pessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001). A investigação que apresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza, do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- Inventário Clínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dos dados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada, apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências e nos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade. Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandes factores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2) caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceito clínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantes na forma como cada professor constroi o seu autoconceito.

    Resumo em Inglês:

    The self-concept has been considered as a very important dimension on teacher's personality, practice and development (MARKUS; WURF, 1987;SIMÕES, 2001). The present research concerns a sample of 281 teachers of Natural Science of the Third Cycle of Basic Education from Portugal that responded to the I.C.A.C. - Self-Concept Clinical Inventory (VAZ-SERRA, 1986). In the analysis of the questionnaires different multivariate data analysis methods have been used. This paper describes some results issued from correspondence analysis and hierarchical clustering models based on the affinity coefficient. The results obtained: 1) confirm the importance of two general main factors / types which are present in self-concept: social acceptance and self-efficiency; 2) characterise these main factors when teachers'clinical self-concept is concerned and 3) show how determinant these factors are for the building of self-concept that allow us to differentiate teachers.
  • Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem Artigos De Demanda Contínua

    Valentini, Carla Beatris; Bisol, Claudia Alquati

    Resumo em Português:

    O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elemento facilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte de educadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. O corpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiu no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória de um curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piaget e a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentam a análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos. A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocas realizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadores autopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentado pela interação com o outro e pela interação com o próprio objeto de conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento de autoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativo e responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes.

    Resumo em Inglês:

    The multimedia support in learning environments can be a facilitator element for changes in the epistemological conceptions on the part of educators and apprentices. This article consists in a case study. The corpus of analysis is composed by the statements of an apprentice that interacted in the virtual learning environment of a mandatory course in a Psychology undergraduate program. Piaget's theory of Equilibration and Maturana's Biology of Knowledge are the theories that support the analysis and that give support to the construction of the cognitive and autopoietic indications. The analysis shows how the subject interacts before the exchanges made in the different scenarios of the virtual environment. The autopoietic and cognitive indications show a process of learning supported by the interaction with the other and by the interaction with the object of knowledge itself. The subject's contributions indicate a movement of authorship and construction of knowledge, assuming a participative and responsible role in the exchanges realized with the other apprentices.
  • A motivação como prevenção da indisciplina Artigos De Demanda Contínua

    Eccheli, Simone Deperon

    Resumo em Português:

    A autora considera que a indisciplina presente nas salas de aula pode estar sinalizando a falta de motivação dos alunos diante dos conteúdos acadêmicos, metodologias de ensino que não favorecem a aprendizagem significativa ou dificuldades na relação professor-aluno. A motivação do aluno para aprender é caracterizada de duas formas: como um traço geral (motivação intrínseca), ou como um estado situacional (motivação extrínseca). A autora diferencia as características dos alunos motivados e dos desmotivados em relação à aprendizagem escolar e oferece sugestões de ações para o professor organizar a situação de aprendizagem e influenciar positivamente o nível de motivação dos alunos nas atividades propostas.

    Resumo em Inglês:

    The author considers that the indiscipline present in the classrooms may indicate the students' lack of motivation of academic contents, teaching methodologies that don't benefit the significant learning or difficulties in the teacher-student relation. Student's learning motivation is characterized in two forms: as a general aspect (intrinsic motivation), or as a situational condition (extrinsic motivation). The author differentiates the characteristics of motivated students and of those unfounded students regarding to the school learning and offers actions suggestions for the teacher to organize the learning situation and to influence positively the students' motivation level in the proposed activities.
  • A formação prática de professores no estágio curricular Artigos De Demanda Contínua

    Felício, Helena Maria dos Santos; Oliveira, Ronaldo Alexandre de

    Resumo em Português:

    Partindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada na formação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento relevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futuros professores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões e discussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e o papel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos desta pesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA, 2001; GÓMEZ, 2000), compreendemos a prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo de reflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformação da realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentados e nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídas durante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudada sobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos os aspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular na dimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentos práticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novas perspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formação de professores, centradas na relevância da formação prática e na articulação entre todas as disciplinas do curso de formação.

    Resumo em Inglês:

    Based on the premise that the practical dimension must be considered in the initial training of teachers, we understand that curricular training, if well founded, structured and oriented, is relevant to the curricular outlook of the practical training process for future teachers. This article presents some reflections and discussions, stemming from a qualitative investigation, about the importance of the role of curricular training in the practical preparation of the students. The subjects of this research are students who have finished the Teacher Training Course at the University of Paraíba Valley (UNIVAP). Based on the interpretation of different authors (LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA, 2001; GÓMEZ, 2000), we understand practice as praxis, since, in being permeated by a process of reflection, it can be constructed and reconstructed, with a view of transforming the school. Thus we see the practical learning considered to have been achieved during the training in the reports presented and in the students' discourse. We analyze the data collected, in the light of the theory studied on the practical and professional training of teachers. We identify the favorable and unfavorable aspects of practical curricular training from the space/time point of view, which is also intended to promote practical knowledge in teacher training. Finally, we propose new perspectives for the orientation and execution of practical curricular training of teachers, centered on the relevance of practical training and on the articulation of all the disciplines on the training course.
  • Reflexões sobre o contexto institucional Brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional Artigos De Demanda Contínua

    Jacometti, Márcio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é propor pesquisas que verifiquem como o contexto institucional brasileiro vem afetando as transformações ocorridas no ensino profissionalizante, a partir de 1964. Trata-se de um ensaio teórico que recomenda a pesquisa histórica, de caráter descritivo. A contextualização dos fatos permite interpretar e compor o cenário das transformações da educação profissional, no período em análise. A relação de influência entre o contexto institucional e as transformações ocorridas na educação profissional brasileira pode ser verificada mediante análise qualitativa que utilize mapeamentos de relação a serem gerados por análise documental. Os resultados a serem obtidos permitirão confirmar ou refutar as hipóteses de que os contextos institucionais e os valores disseminados, por ocasião do sancionamento das duas LDBs consideradas: 1971 e 1996, não se diferenciam e caracterizam-se como neoliberais e que as pressões contextuais coercitivas e normativas vêm afetando significativamente as transformações ocorridas na educação profissional brasileira. A investigação destas hipóteses propiciará um estudo relevante e ampliará a compreensão dos rumos determinados para a educação profissional e suas conseqüências ao longo do tempo, possibilitando, inclusive, uma projeção futura, face à tendência de manutenção e homogeneização dos valores legitimados na sociedade brasileira mediante mecanismos de dominação eficazes.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to consider research that verifies how the Brazilian institutional context has affected the occurred transformations in professionalizing education, since 1964. One is about a theoretical essay that recommends the historical research, of descriptive character. The contextualization of the facts allows us to interpret and to compose the scene of the transformations of the professional education, in the period of analysis. The relation of influence between the institutional context and the occurred transformations in the Brazilian professional education can be verified by means of qualitative analysis that uses relation mappings to be generated for documentary analysis. The results to be gotten will allow us to confirm or to refute the hypotheses that the institutional contexts and the spread values, for occasion of considered the two promulgation of LDBs: 1971 and 1996. They are not differentiated and they are characterized as neoliberal and the coercitive and normative contextual pressures have significantly affected the occurred transformations in the Brazilian professional education. The inquiry of these hypotheses will propitiate an excellent study and will extend the understanding of the routes determined for the professional education and its consequences throughout time, making also possible, a future projection, facing the maintenance trend and homogenization of the legitimated values in the Brazilian society by means of efficient mechanisms of domination.
  • A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI Resenha

    Zanfelici, Tatiane Oliveira
  • Rapazes em situação de investigação: microanálise etnográfica de aulas de física Resumos De Teses E Dissertações

    Júlio, Josimeire Meneses
  • Desistência e resistência no trabalho docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba Resumos De Teses E Dissertações

    Caldas, Andréa do Rocio
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
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