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Educar em Revista, Número: 34, Publicado: 2009
  • Editorial

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Gouveia, Andréa Barbosa; Oliveira, Odisséa Boaventura de; Almeida, Maria José P. M. de
  • Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Oliveira, Teresa; Freire, Ana; Carvalho, Carolina; Azevedo, Mário; Freire, Sofia; Baptista, Mónica

    Resumo em Português:

    Após a contextualização da reforma curricular das ciências no ensino básico em Portugal, apresenta-se uma proposta de trabalho, no campo da Didática, para os professores de ciências aplicarem em sala de aula, que se pretende inovadora, investigação com base no planeamento - "design-based research (DBR)". Com a descrição desta abordagem pretende-se dar resposta a problemas que se colocam a professores e a investigadores, como seja a implementação de práticas de ensino baseadas em resultados da investigação de modo a diminuir o fosso existente entre a investigação educacional e as práticas dos professores. O ensino da linguagem científica, base da literacia e da cultura científica, é aqui tratado nessa perspectiva e integrada na abordagem apresentada. A formação de professores, como resposta ao desafio que estes problemas colocam, constitui-se como campo privilegiado de análise.

    Resumo em Inglês:

    After the contextualization of the Portuguese curricular basic school science reform, an innovative didactic work proposal was presented to be applied in the classroom by science teachers - "design-based research (DBR)". With this approach we intend to solve teachers and researchers problems like the implementation of research-oriented practice and to decrease the gap between educational research and teacher practice. The above-mentioned approach integrates the scientific language teaching, crucial for scientific literacy and scientific culture. The teachers' training, as a challenge to solve those problems is a privileged field for analysis.
  • O aprendizado da docência: vozes em composição e disputa na constituição da experiência da profissionalidade Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Fontana, Roseli Aparecida Cação; Silva, Cláudio Borges da

    Resumo em Português:

    Neste texto, a partir das elaborações teóricas e conceituais de Bakhtin e de Thompson, com relação às noções de dialogia e de experiência, focalizamos a produção textual de um estudante no contexto da disciplina Prática de Ensino de História. Nela buscamos apreender e interpretar indicadores dos processos de apropriação e de elaboração dos conhecimentos científico-profissionais relativos à docência e à escola na formação inicial do professor. O exercício analítico do material empírico escolhido deu visibilidade às vozes sociais dos interlocutores imediatos e não imediatos do estudante, e aos efeitos da mediação dessas vozes sobre suas elaborações, no desafio de conferir inteligibilidade às condições e contradições da experiência por ele vivida na escola.

    Resumo em Inglês:

    This text, based in the theoretical and conceptual elaborations of Bakhtin and Thompson, related to the notions of dialogism and experience, focused the text production of a student inserted in the context of the History Teaching Practice discipline. We intended to assimilate and interpret the appropriation and elaboration process indexes of the scientific-professional knowledge related to teaching and the schooling of teachers' initial formation. The analytical exercise of the empiric material chosen has given visibility to the social voices of the immediate and non-immediate interlocutors of the student, and the mediation effects of these voices over their elaborations, upon the challenge of attesting intelligibility to the conditions and contradictions of students' experiences acquired at school.
  • Relações entre conteúdo e forma de conhecimentos e práticas pedagógicas em Geociências: imaginário de futuros professores numa disciplina de licenciatura Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Silva, Henrique César da; Gonçalves, Pedro Wagner; Bacci, Denise de la Corte; Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira

    Resumo em Português:

    Pesquisas e reflexões sobre ensino, história e epistemologia das Ciências da Terra têm sido desenvolvidas, em grande parte, intimamente associadas às práticas docentes dos professores/pesquisadores universitários. Nessa mesma perspectiva, buscamos neste trabalho compreender relações que os estudantes de licenciatura em Geografia estabelecem entre o conteúdo/forma trabalhado numa disciplina universitária e o conteúdo/forma profissional, ou seja, pensado na relação com a escola básica, com o tornar-se professor. As respostas dos estudantes a uma questão por nós formulada indicou como eles representaram uma das atividades desenvolvidas na disciplina na relação com seu imaginário sobre ser professor da educação básica. As análises mostraram também que essas significações se produzem de maneiras muito diferentes entre os estudantes, fazendo intervir no imaginário a partir do qual essas significações se produzem, aspectos da memória escolar de alguns estudantes e da maneira como representam o conhecimento escolar e as práticas de ensino na disciplina Geografia da educação básica. As análises mostraram que a atividade não é transparente quanto ao que seja o "conteúdo" de ensino da atividade, posto que essas significações são o trabalho de diferentes memórias discursivas, implicado em diferentes posições-aluno. Este estudo aponta para a importância de considerar e para a possibilidade de trabalhar com os imaginários dos futuros professores sobre ensino na relação que estabelecem com os conteúdos/formas em suas disciplinas científicas universitárias.

    Resumo em Inglês:

    Research and studies about teaching, history and epistemology of Earth Sciences have been developed strongly associated with undergraduate teachers/researchers teaching practices. At the same way, in this work we aimed at comprehending the relationships that geography undergraduate students establish between the content/shape developed within a scientific undergraduate discipline and the professional content/shape, i.e., analysed in relation to elementary school, and becoming a teacher. The students' answers to a question we made indicated how they represented an activi-ty developed at that course in relation to their imaginary about being an elementary school teacher. The analysis also showed that the meanings were produced in different ways by the students, making them interfere in imaginaries from which those meanings were produced, about aspects of their memory as basic school students and the way they represent their knowledge and teaching practices of the discipline Geography at elementary school. The analysis showed that the activity is not transparent about its teaching content, because those meanings were the product of different discursive memories, related to different student-positions. This study points out the importance to consider and the possibility to work with future teachers imaginaries about teaching in relations that they establish to the content/shapes of their undergraduate scientific disciplines.
  • As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Pinto Neto, Pedro da Cunha; Queiroz, Salete Linhares; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to analyze the views of preservice chemistry and physics teachers about the professional practice and the influence of pedagogic disciplines on their formation. Furthermore, it aims at identifying changes in preservice teachers' opinions and beliefs throughout their education. Hence, texts were produced by 54 undergraduate students who were undertaking preservice courses in two public universities in the state of São Paulo, in which they expressed their experiences throughout the course and mentioned relevant aspects about their professional development. The texts revealed that their ideas were consistent concerning many of the views and goals of teacher preparation courses. Their statements reflected desires to share and stimulate interest for chemistry and physics in their future students. Their comments evidenced past experiences they would like to emulate and others they would rather not. They also expressed their worries about becoming teachers who do care for their students. The texts were analyzed by Discourse Analysis, in its French approach, according to Eni Orlandi, especially the concept of discursive formation.
  • A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Almeida, Maria José P. M. de; Nardi, Roberto; Bozelli, Fernanda Cátia

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we present an analysis of students' interpretations about tasks assigned during two courses taught in undergraduate physics preservice programs, in which we carried out among future physics teachers well distinct activities, one involving reading and another observation. We looked for comprehending their written speech as part of these activities, and to show the diversity of interpretations and the relevance of this task for teachers' initial training. The theoretical support of this study was the discourse analysis approach initiated in France by Michel Pêcheux. The no language transparency consideration and the production conditions, discursive memory and repetition notions, as well as some possible role played by observation in the scientific construction approaches, contributed to comprehend the students' written discourses. We showed the future teachers interpretations diversity: when thinking about the possibility to teach or not modern physics in high school level, after reading a text about this subject; and when writing a text about the role of observation in the scientific research.
  • Reflexões sobre a escrita na formação inicial de professores Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Oliveira, Odisséa Boaventura de

    Resumo em Português:

    O presente estudo busca nos textos produzidos por licenciandos ao analisarem aulas ministradas por eles a manifestação de subjetividades, singularidades e identidades ao se verem no papel de professor. Toma-se como fundamentação as noções de processos identitários e gêneros textuais. Observa-se que alguns licenciandos destacam as falhas cometidas na condução de suas aulas procurando justificá-las. Outros licenciandos destacam o papel satisfatório de suas práticas se identificando à profissão. Discute-se ainda sobre a contribuição da escrita de gêneros diferenciados na formação docente.

    Resumo em Inglês:

    This study searches in the texts written by future teachers about their classes for the manifestation of subjectivities, singularities and identities when they assumed their teacher role. The theorical support is based on notions of identitary processes and textual genres. It's observed that some students write about faults in their classes trying to explain them. Other students write about the satisfaction with their classes and their identification with the profession. This study also discusses about the contribution of writing of different genres in the teacher formation.
  • Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Cassiani, Suzani; von Linsingen, Irlan

    Resumo em Português:

    Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho reali-zado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo principal é criar possibilidades dos licenciandos vivenciarem o cotidiano de uma escola pública, desenvolvendo uma intervenção didática numa perspectiva discursiva na educação CTS. Dessa forma, nossas referências têm se pautado na análise do discurso e no funcionamento da linguagem em aulas de ciências e tecnologia. São apresentados e discutidos alguns resultados dessa proposta de formação inicial de professores e a pertinência da abordagem temática para a construção de sentidos sociais-culturais e ambientais do conhecimento científico contextualizado.

    Resumo em Inglês:

    In this study, we present some reflections on a work in classrooms of eigth grade, done by a class of Biological Sciences, specifically in the disciplines of Methodology and Instrumentation for the Science Teaching. The main goal is to create opportunities for future teachers to experience daily life in a public school, developing an intervention in a didactic discursive perspective in STS education. Thus, our references have been based on analysis of speech and functioning of language in science and technology classes. We presented and discussed some results over the initial education of science teachers and the relevance of thematic approach for the construction of social-cultural and environmental meanings of the contextualized scientific knowledge.
  • Memórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental Dossiê: A Linguagem Na Produção Do Ensino Universitário: Estudos Com Foco Nas Disciplinas

    Nascimento, Silvania Sousa do

    Resumo em Português:

    Este artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfolios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfolios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at identifying, through the discoursive memories and enunciative positions of Pedagogy undengraduate students, the indicators of the construction of a teacher-author. The method of analysis is based on the reflections of Pêcheux (1999) and Foucault (2000). The universe studied consisted of 121 portfolios, selected randomly from 268 students in Pedagogy between 2002 and 2005, taking the Principles of the Science of Nature and Methodology of Phy-sics Education subjects. The analysis of the portfolios of the classes indicates a change in the discoursive position of licensing pointing to a gradual creation of a professor identity.
  • Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência Artigos De Demanda Contínua

    Puentes, Roberto Valdés; Aquino, Orlando Fernández; Quillici Neto, Armindo

    Resumo em Português:

    Objetivamos analisar diferentes classificações e tipologias sobre os conhe-cimentos, saberes e competências necessários ao exercício da docência. Os onze estudos levantados representam uma parte modesta das pesquisas realizadas nas duas últimas décadas. Ainda assim, foi possível, a partir deles, chegar a quatro conclusões; primeiro, que é enorme a variedade de autores que têm pretendido ordenar a pluralidade, composição e heterogeneidade dos saberes profissionais dos professores; segundo, que as próprias classificações e tipologias elaboradas, como resultado desses estudos, são tão plurais, diversas e heterogêneas como seu objeto de análise, o que torna impossível uma comparação entre elas; terceiro, que a proliferação de classificações e tipologias em lugar de melhorar a compreensão dos saberes por elas estudados, aumentou sua complexidade e os tornaram menos inteligíveis; quarto, que apesar da diversidade de enfoques ser plural, diversa e heterogênea, o significado conceitual é quase o mesmo nos onze autores estudados.

    Resumo em Inglês:

    We have as a goal to analyze different classifications and types of knowledge, wisdom and necessary abilities to the exercise of teaching. The eleven raised studies represent a modest part of the research made in the two last decades. Still thus, it was possible, get to four conclusions about them; first, that there is a variety of authors who have intended to command the plurality, composition and heterogeneity of professional knowledge of the professors; secondly, that the classifications and types of abilities elaborated, as a result of these studies, are as plural, diverse and heterogeneous as their object of analysis, what makes impossible a comparison between them; third, the proliferation of classifications and types in place of improving the understanding of knowledge studied by them, it increased their complexity and made them less intelligible; fourth, in spite of being plural, diverse and heterogeneous, the variety of approaches had the same meaning or almost the same for the 11 authors studied.
  • A formação dos profissionais educadores ambientais e a universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro Artigos De Demanda Contínua

    Morales, Angélica Góis Müller

    Resumo em Português:

    A universidade como centro de investigação, apresenta-se como um núcleo importante para a formação em educação ambiental, principalmente na (re)organização e no diálogo dos saberes com o intuito de aproximar-se dos problemas socioambientais da sociedade. Por sua vez, a pós-graduação, percebida como um centro de produção de conhecimento mais aberto à incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental, constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente pela oferta de novos cursos de "lato sensu", do tipo especialização. Destarte, este artigo tem o propósito de tecer discussões acerca da instituição universitária, no sentido de debater sua função e refletir sobre seu papel na formação em educação ambiental, direcionado principalmente aos cursos de especialização, com o intuito de analisá-los e compreendê-los. Desta forma, com base em um mapeamento dos cursos de especialização em educação ambiental no contexto brasileiro, percebe-se que há um número significativo de profissionais de diversas áreas de conhecimento que buscam a oportunidade de aprofundar e consolidar sua prática profissional, bem como de uma discussão mais ampla entre sociedade e natureza.

    Resumo em Inglês:

    The university, considered as a place of scientific investigation, is an important center for environmental education, particularly due to its ability of (re)organizing knowledge with the purpose of getting more involved with the socio-environmental problems of our society. In that sense, extension courses are acknowledged to be a more open knowledge production center to the incorporation of the interdisciplinary dimension of environmental issues. It is one of the major channels that provide access to environmental education, especially due to the provision of new "lato sensu" (extension), specialization. This paper's objective is to discuss university and its role in developing environmental education, with a special focus on extension courses (specialization), which will be analyzed in order to be understood. This way, from diagnosis of the environmental courses of specialization in Brazil, we notice that there is a significant number of professionals, of many different knowledge, who look for the opportunity to improve and consolidate their carriers, acquiring additional knowledge while they investigate the relationship that exists between our society and nature.
  • Lições de identidade presentes em livros didáticos de séries iniciais Artigos De Demanda Contínua

    Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de

    Resumo em Português:

    É indubitável o papel que os livros didáticos ocupam nas salas de aula de todo o país, mesmo com o crescente avanço das novas tecnologias. Mais do que um recurso largamente utilizado por professoras e professores em suas práticas educativas, os livros didáticos são artefatos culturais que produzem saberes. Neles estão presentes e circulam as mais diversas pedagogias culturais, as quais ensinam lições que vão muito além dos conteúdos curriculares, convidando alunos e alunas a ocuparem determinadas posições de sujeito. A partir de tais considerações, o presente trabalho se dedica à análise das pedagogias culturais presentes e atuantes nos livros didáticos, mais especificamente, a análise está centrada na assim chamada pedagogia do gauchismo, termo cunhado para designar as diversas formas como as pessoas aprendem a ser gaúchas, em diversas instâncias sociais e culturais. O estudo compara de que maneira a pedagogia do gauchismo está presente em livros de História das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no período que vai de 1960 a 2005, suas recorrências e rupturas. As análises apontam para uma predominância de uma determinada forma de se entender a identidade gaúcha, relacionando-a, sobretudo, à figura emblemática e mítica do gaúcho. Esta representação predominante constitui uma forte pedagogia cultural, produtora de saberes, a qual ensina uma maneira de ser gaúcho, convidando alunos e alunas a ocuparem posições de sujeito e a se constituírem identitariamente a partir de tal pedagogia.

    Resumo em Inglês:

    While men technologies spread throughout the country, the role that textbooks play in classrooms is unquestionable. Further than a tool widely used by teachers (men and women) in their educational practices, textbooks are cultural artefacts producing knowledge. Multiple cultural pedagogies are present and circulate in them, teaching lessons that go much beyond the curricular content, encouraging students (men or women) to be in particular subject positions. From these observations, the present paper is devoted to analysing the current, active and cultural pedagogies in textbooks, most specifically the so-called gauchismo pedagogy, a term that was coined to designate how people learn to be a "Gaucho" (someone from Rio Grande do Sul state) in different social and cultural situations. The study has investigated how the gauchismo pedagogy is present in early grades of elementary school history textbooks, from 1960 to 2005, its recurrences and ruptures. Data points to a prevailing way to understand the Gaucho identity, particularly relating it to the symbolic and mythic Gaucho. This prevailing representation is a strong cultural pedagogy, producing knowledge, which teaches how to be a Gaucho, encouraging students to be in subject positions and identifying with this pedagogy.
  • Livro didático: seu papel nas aulas de acentuação gráfica Artigos De Demanda Contínua

    Cezar, Kelly Priscilla Lóddo; Calsa, Geiva Carolina; Romualdo, Edson Carlos

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o uso do livro didático na prática pedagógica de dois professores - um de 4.ª e outro de 5.ª séries do ensino fundamental - sobre os conteúdos de acentuação gráfica e tonicidade. Considerou-se como hipótese da pesquisa que os professores continuam vinculados a uma abordagem pedagógica algorítmica e mnemônica, embora estudos anteriores mostrem que este tipo de ensino não seja o mais adequado para a aprendizagem da língua falada e da língua escrita. Para o desenvolvimento do estudo realizaram-se observações de aulas sobre os conteúdos investigados e análise dos livros didáticos utilizados pelos professores. As observações evidenciaram privilegiamento do uso do livro didático e tempo reduzido para exposição desses conteúdos, enquanto os livros didáticos mostraram não diferenciar os dois aspectos linguísticos (fala e escrita), priorizando o ensino de acentuação gráfica por meio da visualização e memorização de vocábulos acentuados graficamente. Nos dois casos, constatou-se confusão conceitual: não há clareza de que a sílaba tônica refere-se a aspectos da fala, enquanto a acentuação gráfica está diretamente vinculada à escrita. Os dados sugerem que a acentuação gráfica pode ser ensinada como um algoritmo gramatical desde que acompanhado de um processo de tomada de consciência dos conceitos envolvidos nas normas gramaticais.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at presenting the results of an investigation on the use of the textbook, particularly on word written accents and tonicity, in the pedagogical practice of two 4th and 5th grades primary school teachers. Although several studies have shown that the algorithmic and memorizing pedagogical approach is not adequate in the learning of spoken and written language, there is still the supposition that teachers are still linked to the above. Lesson reports on the contents mentioned above and school textbook analyses were undertaken. Reports showed that there was a paramount importance given to the use of textbooks, that short time was allowed for the exposition of contents and that the textbooks failed to distinguish between the two linguistic modes (spoken and written). In fact, the teaching of word written accents by viewing and memorizing accented words is priority. A conceptual confusion exists in both cases since the tonic syllable is an aspect of speech whilst word written accent is directly bound to writing. Data suggests that, as an aspect of grammar rules, word written accent should be taught as a grammatical algorithm within a process of grammar norms.
  • Sentidos da educação cidadã no Brasil Artigos De Demanda Contínua

    Venera, Raquel Alvarenga Sena

    Resumo em Português:

    Esse trabalho versa sobre o sentido da educação cidadã, assumido nos documentos oficiais e entre os educadores, desde os eventos que permearam a abertura política no Brasil. Através de uma breve arqueologia/genealogia se propõe destacar a intimidade entre o Estado e a ciência pedagógica. Em diferentes tempos e espaços históricos, com personagens e contextos diversos, a cidadania, ou o ato dos sujeitos se posicionarem no social, tem sido objetivo a ser atingido no espaço escolar. Seja no Brasil do início do século XX, com os profissionais da Escola Nova, ou, no final do mesmo século com a evocação do nome Darcy Ribeiro para a construção da LDB, os sentidos da educação cidadã perpassam a utopia de Comenius ou a crença pedagógica de Rousseau.

    Resumo em Inglês:

    This work is about the meaning of the citizen education that educators have been assuming on official documents since the events that were around while the Brazilian political openning. Using a short archeology/genealogy, the purpose is to show the intimacy between the State and pedagogical science. In different times and historical spaces, with many characters and contexts, citizenship has been an objective to be achieved in a school space. In Brazil, at the beggining of the 20th century, with New School professionals, or in the end of the same century, with the evocation of the name of Darcy Ribeiro for the construction of LDB, the meaning of citizen education go beyond the Comenius' utopia or even the pedagogical belief of Rousseau.
  • Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada Artigos De Demanda Contínua

    Cavalaro, Adriana Gentilin; Muller, Verônica Regina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de inserção do professor(a) de educação física na educação infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. A partir das categorias: movimento, afetividade e interação ressaltamos a importância deste profissional no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Buscou-se, ainda, compreender sua relevância para a primeira infância bem como o papel desta disciplina traduzida em cultura corporal neste âmbito escolar.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to verify the possibility of inserting the teacher of physical education in the infantile education. For that, took place a bibliographical and documental qualitative research. Starting from the categories: movement, affectivity and interaction, we emphasized that professional's importance in the learning process and infantile development. We also searched out to understand his/her relevance for the first childhood as well as the role of this discipline translated in corporal culture in this school extent.
  • Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos Artigos De Demanda Contínua

    Silveira, Alessandro Frederico da; Ataíde, Ana Raquel Pereira de; Freire, Morgana Lígia de Farias

    Resumo em Português:

    Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: "A trupe da magia" e "O ciclo da água", em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor "leitura de mundo" e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.

    Resumo em Inglês:

    We are living the first decade of the XXI century without being able to successfully socialize knowledge. To solve this problem, the scientific divulgation appears as a way to communicate science, beyond the formal educational space. On this perspective, this work has the goal of showing that we can teach and disseminate science in a more engaging, interactive and pleasant way making use of theater. Thus we report two experiments in this object of research which occurred during the years 2004 and 2005 in some events of scientific divulgation: "The troupe of magic" and "The cycle of water". We concluded that theater can be the starting point to attract interest, disseminating information and popularizing science knowledge, by playful activities enabling a better "reading of the world" and consequently decreasing the scientific illiteracy that still exists in our country. In spite of the complexity that this type of work demands, considering the social and didactic aspects involved in scientific divulgation, we believe that our results are rewarding.
  • Pampedia (Educación Universal) Resenha

    Auras, Gladys Mary Teive
  • Ensino fundamental de 9 anos: o que dizem os professores do 1º ano Resumos De Teses E Dissertações

    Moro, Catarina de Souza
  • A música que soa na escola: estudo etnográfico nas séries iniciais do ensino fundamental Resumos De Teses E Dissertações

    Romanelli, Guilherme
  • Formação continuada de professores alfabetizadores na educação integral Resumos De Teses E Dissertações

    Branco, Verônica
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