Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 35, Publicado: 2009
  • Editorial

    Gouveia, Andréa Barbosa; Silva, Paulo Vinicius Baptista da
  • Apresentação

    César, Maria Rita de Assis; Altmann, Helena
  • Heterogênero: "Uma categoria útil de análise" Dossiê: Gênero, Sexualidade E Educação: Novas Cartografias, Velhos Problemas

    Swain, Tânia Navarro

    Resumo em Português:

    O uso da categoria gênero, de forma acrítica, contribui para a repetição de uma divisão binária "naturalizada" dos sexos. Fundada na procriação, a heterossexualidade aparece como uma instituição política que define papéis e status no social, criando corpos atrelados aos gêneros feminino e masculino. Constroem-se assim identidades fictícias em torno do sexo biológico, erigindo a sexualidade em essência do ser. A utilização da categoria "heterogênero" aponta, em sua enunciação, para esta construção, dando lugar a perspectivas múltiplas de análise da construção do social.

    Resumo em Inglês:

    The uncritical use of the gender category contributes to the repetition of a binary and naturalized division of the sexes. Grounded in procreation, heterosexuality appears as a political institution that defines social roles and status, creating bodies attached to masculine and feminine gender. This is how fictive identities are built around biological sex, forging sexuality as the essence of being. The very employing of the category of "heterogender" points toward this construction and opens the space for manifold perspectives to analyze the construction of the social.
  • Gênero, sexualidade e educação: notas para uma "Epistemologia" Dossiê: Gênero, Sexualidade E Educação: Novas Cartografias, Velhos Problemas

    César, Maria Rita de Assis

    Resumo em Português:

    A combinação entre sexualidade e educação é um tema que remonta aos primórdios da instituição escolar brasileira. Muitos projetos e iniciativas de educação sexual pontuaram a história da educação no Brasil e o encontro com a perspectiva de gênero sempre foi problemática. Nos anos de 1990, com o aparecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a sexualidade e o gênero passaram a habitar os discursos e as práticas educacionais brasileiros de forma mais bem instalada, mas não menos conflituosa. Este texto analisa os principais caminhos "epistemológicos" que os discursos sobre a sexualidade e o gênero percorreram na instituição escolar ao longo de quase um século. A partir de uma perspectiva ancorada nos conceitos de Michel Foucault, especialmente as noções de dispositivo da sexualidade e biopolítica, analisou-se essa produção discursiva e institucional acerca da sexualidade. Mais contemporaneamente, procurou-se demonstrar as (in) compreensões sobre a diversidade sexual por meio de questionamentos oriundos da teoria queer, tomada como referência decisiva para a discussão da fala docente e de documentos oficiais presentes na escola a respeito de gênero e sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    The combination of sexuality and education goes backward to the beginnings of the brazilian educational institution. Many projects and initiatives concerning sexual education have pervaded Brazil's educational history, but facing gender perspectives has always been a troublesome matter. During the 90's, after the appearance of the National Curricular Parameters, both sexuality and gender themes have more frequently inhabited Brazil's educational discourses and practices, although not in a less conflicting manner. The present text discusses the "epistemological" paths that have characterized discourses about sexuality in Brazil's school system throughout the XXth century. Those discursive and institutional productions concerning sexuality were analyzed by means of Foucault's concepts of sexuality dispositive and biopolitics. Contemporaneously, I try to demonstrate some (mis)understandings concerning sexual diversity by means of some concepts from queer theory, which seemed fit to discuss some docent speeches as well as some official documents related to the matter of gender and sexuality in Brazil's schools.
  • Professor@s e Eros Dossiê: Gênero, Sexualidade E Educação: Novas Cartografias, Velhos Problemas

    Britzman, Deborah P.

    Resumo em Português:

    Professores/as são testemunhas do fantástico mundo da sexualidade. Esse artigo explora a centralidade de Eros para a educação e estabelece uma relação entre o desejo do/a professor/a e os acontecimentos emocionais da relação própria relação aluno/professor. Eu proponho que o aprendizado deva envolver nosso "eu" erótico, além das nossas fantasias. Mas esta perspectiva requer que professores/as considerem uma psicologia do amor como um caminho principal para a as situações emocionais de Eros. Na sua conclusão este trabalho sugere uma pedagogia que dê as boas vindas tanto à homossexualidade como a heterossexualidade como expressões humanas do amor.

    Resumo em Inglês:

    Teachers bear witness to the wondrous world of sexuality. This essay explores the centrality of Eros to education and links the teacher's desire to the emotional situation of the student/teacher relationship. I propose that learning involves our erotic selves and our fantasy life. But such a view requires that teachers consider a psychology of love as lending insight into the emotional situation of Eros. The paper concludes by suggesting a pedagogy that welcomes homosexuality and heterosexuality as human expressions of love.
  • Educação Sexual: ética, liberdade e autonomia Dossiê: Gênero, Sexualidade E Educação: Novas Cartografias, Velhos Problemas

    Altmann, Helena; Martins, Carlos José

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é refletir sobre o tema da educação sexual à luz dos conceitos de ética, liberdade e autonomia. Na perspectiva aqui adotada, não se trata de definir a priori conceitos que nos dariam uma grade de categorias que pudessem estabelecer o que é ético e o que não é ético. Tão somente, não se trata de estabelecer um critério distintivo do que seja moral e, por conseguinte, prescritivo e normativo, do que é princípio ético, objeto de livre escolha dos indivíduos e, portanto, emblema de sua autonomia. Trata-se de remeter os problemas éticos à dinâmica imanente das práticas sociais. Considerando a ética como uma prática refletida da liberdade, trata-se de exercitar tal prática, encorajando os/as atores/as a debater em torno das decisões e escolhas a serem feitas. Deste modo, esse artigo se volta para as seguintes questões: De que forma poderia a sexualidade ser trabalhada na escola a partir de uma ética como prática da liberdade e não de uma moral prescritiva? Como poderia um trabalho de educação sexual produzir reflexão e autonomia? Tais questões serão abordadas a partir da análise de uma atividade de educação sexual, sobre o tema da paternidade, desenvolvida em uma escola.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the topic of sexual education as it relates to the concepts of ethics, freedom and autonomy. The approach presented here does not consider any a priori concepts defining what is ethic and what is not, neither proposes a distinctive criterion about what is moral. As a consequence, it is not prescriptive or normative in relation to the ethical principal of freedom. The idea is to direct ethical problems to the dynamics embedded in social practices. Considering ethics as a practice of freedom, it intends to exercise this practice, encouraging actors to debate about the decisions and choices to be made. This paper is focused on the following questions: In which way could issues of sexuality be treated in schools as a practice of freedom and not from a prescriptive moral? How could sexual education produce reflections and autonomy? These questions are addressed based on the analysis of a sexual education activity developed in a school related to paternity.
  • Amor romântico na literatura infantil: uma questão de gênero Dossiê: Gênero, Sexualidade E Educação: Novas Cartografias, Velhos Problemas

    Pires, Suyan Maria Ferreira

    Resumo em Português:

    Ao considerar que o amor e o casamento estão sendo postos em xeque em nossa sociedade, na medida em que surgem novas configurações familiares, ou mesmo outras possibilidades de se vivenciar o sentimento amoroso, este artigo centra-se em discutir como a literatura infantil vem apresentando esses temas, a saber: como o amor romântico e a materialização deste sentimento, através das relações que se estabelecem a partir dele, têm sido representados nos livros de literatura infantil? De que forma as relações de gênero são veiculadas nessas obras? Como o casamento é visto na vinculação com as relações amorosas? Os resultados apontam que na maior parte das obras literárias infantis o sentimento amoroso ainda aparece associado à ideia de casamento; à mulher fica a responsabilidade da criação dos/as filhos/as; algumas histórias apresentam o amor romântico coligado à dor e à dificuldade de conquista. Também são recorrentes as características de amor à primeira vista e o empoderamento desse sentimento em transformar o outro.

    Resumo em Inglês:

    Considering that love and marriage have being jeopardized in our society, as new family patterns or even other possibilities on how to experience love emerge, my research problem is focused on discussing how children's literature has been presenting themes such as: how does romantic love and the materialization of this feeling, through relationships that are established based upon it, have been represented in children's literature books? In which ways are gender relationships depicted in these books? How is marriage seen in connection with love relationships? Results show that in most of children's literary pieces love feelings still appears associated with the idea of marriage; woman is still responsible for raising up children; some stories present romantic love linked with pain and the difficulty of conquest. The characteristics of love at first sight are also persistent, as well as the empowerment of this feeling in order to transform the other person.
  • La imagen social de la femineidad y masculinidad en la enseñanza secundaria en Chile

    San Martin, Graciela Raquel Ezzatti

    Resumo em Espanhol:

    La imagen social sobre femineidad y masculinidad de los/las jóvenes estudiantes de enseñanza secundaria Chilena se relaciona directamente con las relaciones de pareja que establecen. Lamentablemente en Chile la violencia de género es una práctica comprendida como cotidiana y donde se espera que las mujeres sean sumisas a la voluntad masculina. Si se comprende cual es la imagen social que emana de la masculinidad y femineidad se podrá tener pistas certeras del origen de la violencia en las relaciones de pareja. El articulo pretende describir el análisis sobre la imagen social femenina y masculina de estudiantes de enseñanza secundaria en sus relaciones cotidianas en los establecimientos educacionales Chilenos de todos los niveles socioeconómicos. El artículo se realizó como parte de la investigación titulada: Estudio de las representaciones sociales de género en las interacciones educativas de los/las profesores y los/las estudiantes de educación secundaria.

    Resumo em Inglês:

    The social image of Male and Female young students in Chilean secondary education is directly related to the couple relationships they establish. Unfortunately, in Chile gender violence is a daily practice and women are expected to be submissive to the male's will. If one understands which social images emanate from masculinity and femininity, then one will be able to find out the origins of violence in couple relationships. The article analyses femininity's and masculinity's social images of secondary students in their couple relationships in Chilean educational establishments of all socioeconomic levels. This text is part of an investigation titled: Study of social and gender representations in educative interactions between teachers and students of secondary education.
  • O imaginário das águas e o aprendizado erótico do corpo Dossiê: Gênero, Sexualidade E Educação: Novas Cartografias, Velhos Problemas

    Ribeiro, Cláudia Maria

    Resumo em Português:

    No decorrer da história da humanidade as águas imaginárias transbordaram de significações e simbologias no universo cultural do ser humano e brotam como símbolo de contradições. Para além das oposições, problematizar o aprendizado erótico do corpo traz perguntas sobre o processo de civilizador no ocidente. Isto é, de que forma a água perpassou as transformações da relação dos indivíduos com o seu corpo? A relação entre água e Eros é percebida como elemento importante do aprendizado erótico do corpo, tendo em vista o conjunto de regras sobre a utilização desta nos banhos. Sendo assim, o contato com esse elemento é uma das possibilidades de se desfrutar a intensidade dos sentidos? A proximidade com a água possibilita a transgressão? O artigo navega pelas discussões do imaginário das águas, assim como também pela água como suporte da imaginação e dos (desprazeres dos banhos na história.

    Resumo em Inglês:

    Throughout human history, imaginary waters have carried out an overflow of meanings and symbolisms in the cultural universe of human beings, springing as symbols of contradictions. Beyond all oppositions, investigating the erotic learning of the body brings forward questions about the Occident's civilizing process, such as: in which ways has water pervaded the transformations concerning the individual's relationships with his\her bodies? The relation between water and Eros is perceived as an important element for the erotic learning of the body, observed as a set of rules concerning the use of water in bath. Therefore, is contact with water one of the possibilities to enjoying intensity of the senses? Is proximity with water a possibility of transgression? The article navigates through discussions about the imaginary of the waters as well as through water as a support for the imagination and for bath's (un)pleasures in history.
  • Masculinidad y violencia: aproximaciones desde el universo del deporte

    Gonzáles Pagés, Julio César; Fernández González, Daniel Alejandro

    Resumo em Espanhol:

    El ejercicio de la violencia ha sido una cualidad asignada socio-culturalmente a los hombres en el decurso de la historia. Estos la han utilizado en función de legitimar el poder que poseen en el marco de las relaciones de género, a partir de la posición hegemónica que detentan respecto a las mujeres. Asimismo, los hombres continuamente están siendo violentos con otros hombres y consigo mismos, como parte de la socialización de sus masculinidades. La violencia es un fenómeno que se expresa en múltiples formas: física, verbal, psicológica, económica. Los escenarios en los que se hace visible son igualmente variados: las relaciones de pareja, en el seno del hogar, la escuela, los medios de comunicación o las prácticas deportivas. Estas últimas en su devenir histórico han estado marcadas por la presencia de episodios violentos en todas las áreas que se vinculan a ellas. Al constituirse el universo del deporte como espacio privilegiado para la validación de un modelo hegemónico de masculinidad, han sido los hombres los grandes cultores de esos episodios de violencia. Combatir la violencia y promover una cultura de paz que revierta la tradicional jerarquía que define las relaciones entre hombres y mujeres es un objetivo esencial en aras de un mundo mejor. Entre los actores e instituciones implicados en ello, la educación, en su sentido más amplio, ha de desempeñar un rol fundamental en la consecución de ese ideal.

    Resumo em Inglês:

    The practice of the violence has been a quality assigned socially and culturally to the men in the course of history. They have used it to legitimize their power inside gender relations, from the hegemonic position they have in relation to women. Likewise, men are frequently violent with other men and against themselves, a characteristic in socialization process of their masculinities. Violence is a phenomenon expressed in several ways: physically, verbally, psychologically and economically. The scenes where it appears are various: relationships, home, school, mass media or sport practices. Sport practices have been influenced by several violent episodes in all sports' fields. Men have been protagonists of these episodes in the sport universe, a space where the hegemonic masculinity model is legitimized. Fighting against violence and promoting a culture of peace is an essential objective to build a better world and to overturn the traditional hierarchy ruling men and women social relations. Among the actors and institutions working on it, education has a primordial role to reach these purposes.
  • Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930) Artigos De Demanda Contínua

    Almeida, Jane Soares de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a formação de professores pelas escolas normais em São Paulo no período de 1890 até 1931, época pautada pela adoção no Sistema Escolar do ideário do Iluminismo republicano. De acordo com o espírito de federação que tomou conta do País e as ideias iluministas, alinhadas com o Positivismo e com as concepções liberais, a escola pública devia se aperfeiçoar e expandir. As escolas normais foram as instituições ideais para essa formação e, ao mesmo tempo, indicava-se que as mulheres possuíam todas as qualificações para se encarregarem do ensino de crianças. As tentativas de implantar o sistema coeducativo, visando educação igual para os dois sexos, proposta que sofreu restrições das famílias, dos educadores e da Igreja Católica ocasionaram algumas discussões que acabaram por cair no vazio em vista das questões educacionais mais prementes.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the training of teachers by normal schools in Sao Paulo from 1890 to 1931, period guided by the adoption in the school system of ideas of the Republican Enlightenment. According to the spirit of federation that took over the country and the Enlightenment ideas, aligned with the positivism and the liberal conceptions, the public school should be improving and expanding. The normal schools were the ideal institutions for such training and at the same time, indicated that women have all the qualifications to take care of the children education. Attempts to deploy the co-educational system, targeting equal education for the two sexes, proposal which has restrictions on families, educators and the Catholic Church, it caused some discussions that ultimately fall into the void in light of the most pressing educational issues.
  • A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêro Artigos De Demanda Contínua

    Barth, Glauce Maris Pereira

    Resumo em Português:

    Este artigo revela a interdisciplinaridade entre Arte, Matemática e História, revelando o quanto elas são justapostas. Foi abordada a leitura de imagem envolvendo a ótica de gênero na obra "Café" do artista Cândido Portinari. Há uma abordagem da história do café e uma discussão das possíveis relações matemáticas que a obra oferece. Houve uma preocupação em aliar a leitura tanto histórica quanto da linguagem do pensamento e percepção visual.

    Resumo em Inglês:

    This article reveals the interdisciplinary between art, mathematics and history, showing how they are juxtaposed. It was addressed to read the image involving a gender perspective in the painting "Coffee" of the artist Candido Portinari. One approach the history of coffee and a discussion of possible mathematical relationships that the work offers. There was a concern to combine both historic and the reading of the language of thought and visual perception.
  • Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? Artigos De Demanda Contínua

    Moraes, Salete Campos de

    Resumo em Português:

    Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the possibility of constructing alternative public education policies, not only theoretical proposals, but also educational policies that have been constructed in opposition to the Brazilian tradition of vertical relations between the state and civil society. Even taking into account the difficulties that characterise paradigm shift in education policies, it can be seen that new approaches to such policies have been constructed in a number of brazilian cities in recent years. These experiences reflect forms of government that involve the concept of democratisation of the relations between state and society, which may represent new hope for solving old problems.
  • Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas Artigos De Demanda Contínua

    Thomazi, Áurea Regina Guimarães; Asinelli, Thania Mara Teixeira

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa um dos aspectos da prática docente que é o planejamento de atividades pedagógicas. Mais especificamente, trata de verificar como um grupo de professoras do ensino fundamental, das redes pública e privada, planeja as atividades de leitura que desenvolve em sala de aula. Busca-se estabelecer a relação entre o "individual" e o "coletivo" na elaboração de tal atividade, que está diretamente relacionada à construção e a implantação do currículo. A análise permitiu agrupar as práticas em três categorias de professoras: as que planejam de forma individual, sem qualquer apoio, outras que são independentes, por opção e, finalmente, as que planejam de forma coletiva, compartilhando com outros professores ou com a equipe técnica da instituição escolar.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes one aspect of teaching practice which is pedagogic activities planning. More specifically, it approaches the way a group of elementary school teachers in both the private and public sectors plan reading activities to be developed in the classroom. This regards, above all, the prevalence of individual or collective planning, when performing such activity, which is straightly connected with the construction and implementation of the course syllabus. The analysis has led to grouping the teachers, according to their practices, into three categories: those who develop individual planning, without any support, those who have opted for being independent, and, finally, those who prefer collective planning, sharing with other teachers or the school technical team.
  • Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares Artigos De Demanda Contínua

    Cunha, Maria de Fátima Pires Carneiro da; Valentin, Aline Santti; Lisboa, Débora Cristina dos Santos; Monteiro, Eleonora Carolina Martins; Xander, Priscila

    Resumo em Português:

    O objetivo foi de averiguar a noção de justiça retributiva, mais precisamente entre os alunos indisciplinados e disciplinados e observar a prevalência dos dois tipos de reações: expiatórias ou de reciprocidade. Verificar o conceito de disciplina e de indisciplina entre professores e alunos e a estes pedir para atribuir um juízo de valor. Os resultados demonstraram que os professores partiram de várias categorias para definir disciplina e indisciplina e as priorizadas foram comportamento, aprendizagem e motivação. Para os alunos ocorreram diferenças na preferência de categorias. Quanto à atribuição de valor a grande maioria, 92,59%, considera que ser indisciplinado não é algo bom. Quanto à prevalência dos dois tipos de reações expiatórias ou de reciprocidade relativas à sanção, os alunos consideraram como mais severa e justa as sanções por reciprocidade e preferiram punir através da mesma. Porém, é grande o número de alunos que optou pelas sanções expiatórias.

    Resumo em Inglês:

    The aim was to analyze the sense of retributive justice, particularly, among the undisciplined and disciplined students, and to observe which type of reaction prevails: expiatory or reciprocity. The teachers and students were asked about their conceptions of discipline and indiscipline. They were also asked to attribute a value judgment. Results showed that the teachers based themselves on several categories to define discipline and indiscipline, and the main were behavior, learning and motivation. As for the students, the preference for the categories differed. In attributing a judgment value, the great majority of 92,59% considers indiscipline not good. Regarding the prevailing type of reaction, expiatory or reciprocity, students consider more severe and fair the reciprocity sanction and they would rather punishment to be in such way. It was also high, though, the number of students who preferred the expiatory sanctions.
  • O livro didático de língua portuguesa no Brasil Artigos De Demanda Contínua

    Ota, Ivete Aparecida da Silva

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito do livro didático no Brasil, de forma generalizada, e, mais especificamente, sobre o livro didático de Língua Portuguesa, e está dividido em dois momentos. O primeiro discute a construção sócio-hitórica do Livro Didático: como este objeto foi se caracterizando ao longo do tempo, ganhando espaço e se constituindo num discurso de autoridade através das relações de poder por ele instituídas na sala de aula. Discute ainda as estratégias de marketing que o fazem objeto de consumo. O segundo momento se volta, de forma mais específica, para o Livro Didático de Língua Portuguesa e as concepções metodológicas (e interesses mercadológicos): a concepção de leitura e o trato com o texto, sob a influência de diferentes teorias. Nesta parte, o estudo centra foco na proposta de abordagem de diferentes gêneros textuais. Para esta análise, o estudo contou com o referencial teórico da Semiótica Discursiva e apontou, como resultado das investigações, a grande lacuna que ainda existe com relação à abordagem de textos de diferentes gêneros no que diz respeito aos mecanismos de construção de sentido.

    Resumo em Inglês:

    This work has as its objective to reflect on the didactic book in Brazil, in a generalized way, but specifically about the portuguese language which is divided into two sections. The first sections talks about the social history of the didactic book: the objective was being built through time, gaining space and constituting itself in authoritarian speeches through power relations being instituted in the classroom. Discusses the strategies of marketing which makes it an object of consumption. The second section is based on, specifically, the didactic book of portuguese language and its methodology conceptions (and interest in marketing): the concept on how the text and reading are treated under the influence of different theories. This section of the study is focused on the proposal of how the different kinds of texts will be broached. To get to these analyses, the study counted on the theoretical reference of the Discursive Semiotics and it pointed out that, as a result of the investigations, the big gap which still exists is talking about how the different kinds of texts are broached, telling us the direction of its construction mechanisms.
  • Pedagogia: concepções e práticas em transformação Artigos De Demanda Contínua

    Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de; Machado, Érico Ribas

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise das concepções educacionais do curso de Pedagogia voltadas para a formação social do Educador ao longo da história. Neste curso, ainda não existe uma clareza em relação a sua identidade. Os documentos oficiais e algumas entidades representativas priorizam a docência como base de formação, outras priorizam o Pedagogo como cientista da educação. Nas últimas décadas no Brasil, surgiu a Educação Popular, precursora da Pedagogia Social, que aborda o trabalho com os grupos sociais historicamente excluídos e valoriza a diversidade cultural nos processos de Educação Não Formal. Este artigo faz parte de uma pesquisa que analisa os documentos e produções bibliográficas a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, instituída pela Resolução CNE/CP n. 1 de 15/05/2006. Percebe-se nas produções acadêmicas analisadas, que existem avanços no sentido de uma abordagem mais social no aspecto de formação nos cursos de Pedagogia. Mas, ao mesmo tempo, existem incoerências na base de formação dos profissionais, pois a ênfase na docência restringe sua atuação. Esses estudos revelaram que a Pedagogia tem tornado-se, ainda que superficialmente, mais social e a Educação Popular tem tido a necessidade de organizar o seu trabalho de forma mais pedagógica. Ou seja, a Pedagogia Social tem surgido como instrumento da Educação para atender às novas demandas da sociedade e formar o Educador Social como o seu agente transformador.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis of the educational conceptions of the Pedagogy course dimensioned for Educators social formation through history. In this course their identity isn't clear yet. The official documents and some representative entities consider teaching as priority base for formation, others prioritise the Pedagogy professional an education scientist. In the last decades in Brazil, the Popular Education appeared, precedent of the Social Pedagogy, which approaches the work with social groups historically excluded and values the cultural diversity in the Not-Formal Education process. This article makes part of a research that analyses the documents and bibliography productions about the National Curricular Rule for the Pedagogy Course, instituted by the Resolution CNE/CP n. 1 of 05/15th/2006. It is realized on the academic productions analyzed, that exist advances on the meaning of a more social approach in the aspect of the formation in the Pedagogy's courses. But, at the same time, there are incoherences in the base of the vocational training, because the emphasis on the teaching profession restricts its actuation. Those studies revealed that the Education has become itself, even thought superficially, more social and the Popular Education has had the necessity to organize its work in a more educational way. In other words, the Social Pedagogy has appeared as an instrument of the Education to answer the new demands of the society and to form the Social Educator as its transformer agent.
  • Análise de discurso crítica Resenha

    Araujo, Débora Cristina de
  • Livros de ocorrência: (in) disciplina, normalização e subjetivação Resenha

    Silva, Marcelo Moraes e
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br