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Educar em Revista, Número: 54, Publicado: 2014
  • Editorial

    Machado Júnior, Cláudio de Sá; Bencostta, Marcus Levy
  • Apresentação Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Bertucci, Liane Maria; Mota, André
  • Ensino médico e legitimação: a presença da homeopatia na Faculdade de Medicina do Paraná nos anos 1910 Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Sigolo, Renata Palandri

    Resumo em Português:

    A memória construída a partir da fundação da Universidade do Paraná e de seu curso médico retrata um de seus idealizadores, Nilo Cairo, como um personagem com duas facetas distintas. Este texto procura analisar como esta memória fragmentada nos impede de entender a implantação da Faculdade de Medicina do Paraná como um projeto que se harmoniza com o debate da medicina homeopática do início do século XX, suas estratégias de legitimação e os anseios de Nilo Cairo como homeopata.

    Resumo em Inglês:

    The memory built from the foundation of the University of Paraná and its medical school portrays one of its creators, Nilo Cairo, as a character with two distinct facets. This text analyzes how this fragmented memory prevents us from understanding the deployment of the Faculty of Medicine of Paraná as a project that fits with the discussion about homeopathic medicine in the early twentieth century, its strategies of legitimation and Nilo Cairo's aspirations as an homeopath.
  • Enfermeiros e saúde pública em Belo Horizonte: combatendo doenças e educando para a saúde (1897-1933) Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Teixeira, Virgínia Mascarenhas Nascimento; Marques, Rita de Cássia

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a organização da enfermagem na cidade de Belo Horizonte entre 1897 e 1933 - período anterior à institucionalização desse campo de saber através da criação da Escola de Enfermagem Carlos Chagas. Neste período, as ações de saúde pública estiveram principalmente voltadas ao combate e controle de epidemias e endemias e para a higiene e educação sanitária da população. Entre fins do século XIX até a década de 1910, as ações de saúde tinham na doença seu eixo de orientação e os enfermeiros realizavam atividades em hospitais de isolamento, lazaretos, hospedarias e em domicílios, sob a orientação e o acompanhamento dos médicos, ou informalmente, sem qualquer supervisão, como forma de ajuda ao próximo. As décadas de 1920 e 1930 marcam uma fase de transformações na saúde pública, com ênfase para a prevenção e a educação sanitária. A partir de então, verifica-se a organização de duas frentes de atuação de enfermeiras na prevenção e promoção da saúde: as "enfermeiras visitadoras" e as "enfermeiras escolares", cuja atividade se pautou nas orientações e práticas defendidas pelo pensamento sanitário da época. O presente estudo revela um universo em torno dos enfermeiros ainda pouco trabalhado no contexto da história da enfermagem, principalmente, no que diz respeito a essa história em Minas Gerais, com destaque à capital Belo Horizonte.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the organization of nursing in the city of Belo Horizonte between 1897 and 1933 - before the institutionalization of this knowledge field through the creation of the Carlos Chagas Nursing School. At this time, public health actions were mainly geared towards combating and controlling epidemic and endemic diseases and for hygiene and health education of the population. Between the late nineteenth century until the 1910s, health actions had diseases as their axis, and the nurses carried out the activities in isolation hospitals, leper hospitals, hostels and homes under the guidance and monitoring of doctors, or informally and unsupervised as a way of helping others. The 1920s and 1930s marked a period of transformation in public health, with emphasis on prevention and sanitary education. Since then the organization of two fronts of nurses in prevention and health promotion has been observed: the "visiting nurses" and the "school nurses", whose work was based on guidelines and practices advocated by contemporary health education. The present study reveals a universe around the nurses which was almost not explored in the context of the history of nursing, especially with regard to this history in Minas Gerais, particularly the capital city Belo Horizonte.
  • Conhecer e educar para controlar o câncer na Bahia Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Souza, Christiane Maria Cruz de

    Resumo em Português:

    Um dos pontos que serão desenvolvidos neste artigo é o processo educativo iniciado por médicos para conferir visibilidade ao câncer e mobilizar a sociedade em torno da doença na Bahia, Brasil, entre as décadas de 1840 e 1950. Dentro dos limites permitidos por este texto, pretende-se analisar as transformações ocorridas nas teorias e tecnologias biomédicas que interferiram no esforço de cognição e de resposta à doença, assim como as consequências destas definições na estruturação dos cuidados médicos.

    Resumo em Inglês:

    One of the points that will be developed in this article is the educational process initiated by physicians to give visibility to cancer and mobilize society around the disease in Bahia, Brazil, between the 1840s and 1950s. Within the limits allowed by this text, there is the intention to analyze the changes which have occurred in the theories and biomedical technologies that interfered in the effort of cognition and response to that disease, as well as the consequences of these definitions in the structuring of health care.
  • A poliomielite na Espanha franquista: educar e reeducar

    Porras-Gallo, María-Isabel

    Resumo em Português:

    Este artigo estuda como foi articulada a luta contra a poliomielite na Espanha e mostra como essa luta exigiu a combinação de ações de educação e reeducação que envolveram não apenas os profissionais da saúde e as pessoas afetadas pela doença, mas, também, a sua família - especialmente as mães - e outros setores da população. São analisadas as soluções oferecidas durante a ditadura franquista (1939-1975), quando a pólio alcançou sua fase epidêmica, e também a resposta dada a partir de 1929 até o início da Guerra Civil em dois contextos histórico-políticos diferentes (durante uma parte da ditadura de Primo de Rivera e a II República). Foram utilizadas fontes diversificadas como documentação arquivística e de organizações internacionais - OMS (Organização Mundial de Saúde), AEP (Associação Europeia contra a Poliomielite) e outros -, meios de divulgação científica e informação geral, e fontes orais. A abordagem metodológica foi elaborada de acordo com a análise do discurso presente nessas fontes e sua contextualização nos marcos historiográficos pertinentes.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo estudia cómo se articuló la lucha contra la poliomielitis en España y muestra cómo dicha lucha exigió la combinación de tareas de educación y reeducación que implicaron no sólo a los profesionales sanitarios y a las personas afectadas por la enfermedad, sino también a su familia - especialmente a las madres - y a otros sectores de la población. Se analizan las soluciones ofrecidas durante la dictadura franquista (1939-1975), cuando la polio alcanzó su fase epidémica, pero también se muestra la respuesta dada desde 1929 hasta el inicio de la Guerra civil en dos contextos histórico-políticos distintos (parte de la dictadura de Primo de Rivera y la II República). Se han combinado fuentes diversas (documentación archivística y de organizaciones internacionales - OMS (Organización Mundial de la Salud), AEP (Asociación Europea contra la Poliomielitis)... -, prensa científica y de información general, y fuentes orales) y el abordaje metodológico ha consistido en el análisis del discurso presente en dichas fuentes y su contextualización en los marcos historiográficos pertinentes.

    Resumo em Inglês:

    This article studies how the fight against poliomyelitis has been articulated in Spain and how such struggle demanded a combination of education and re-education tasks involving not only health professionals and polio victims but also their families - particularly mothers - and other members of the society. This work analyses solutions offered during its epidemic phase under the Franco Dictatorship (1939-1975) and also showing the response to this disease from 1929 until the beginning of the Spanish civil war in two different historical and political contexts (part of Primo de Rivera's Dictatorship and the II Republic). We used different sources: documents from archives and from international organizations - WHO (World Health Organization), EAP (European Association for Poliomyelitis) and others -, means of scientific press, general information and oral sources. Our methodology is based on the analysis of discourses from those sources contextualised in each historiographical framework.
  • Separados ou juntos? Contágio, escolaridade e tracoma na Argentina (1884-1940)

    Di Liscia, María Silvia; Fernández, María Estela

    Resumo em Português:

    No contexto da expansão do ensino público na Argentina, desde o final do século XIX, as iniciativas sanitárias por parte dos poderes públicos incluíram a atenção com a população infantil que frequentava as instituições de ensino. As preocupações com a saúde de crianças em idade escolar motivaram o interesse por várias doenças que, como no caso do tratamento do tracoma, foram baseadas em estudos já existentes e discussões sobre formas alternativas de lidar com a doença e o dilema da segregação de crianças saudáveis das doentes. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre educação e tracoma entre 1884 e 1940, através da análise dos aspectos gerais da atenção com a saúde escolar e com esta patologia até os anos 1920; da experiência singular da instalação de uma escola para crianças tracomatosas no norte da Argentina, e da projeção de um sistema escolar social e de saúde com base na legislação de caráter nacional a partir de 1930.

    Resumo em Espanhol:

    En el contexto de expansión de la educación pública en Argentina desde fines del siglo XIX, las iniciativas sanitarias provenientes de los poderes públicos incluyeron a la población infantil que concurría a los establecimientos educativos. Las preocupaciones por la salud de los niños en edad escolar derivaron entonces en el interés por distintas patologías, que, como en el caso del tratamiento del tracoma, implicaron estudios previos y discusiones en torno a las formas alternativas para enfrentar la enfermedad y a la disyuntiva de la segregación de sanos y enfermos. En esta línea, el presente artículo examina la conexión entre educación y tracoma entre 1884 y 1940, a través del análisis de los aspectos generales de la atención sanitaria escolar y de la patología en el país desde su localización hasta los años veinte; de la experiencia particular de la instalación de una escuela especial para niños tracomatosos en el norte de Argentina; y de la proyección de un sistema social y sanitario escolar basado en una legislación de carácter nacional a partir de la década de 1930.

    Resumo em Inglês:

    In the context of public education expansion in Argentina since the end of the 19th century the sanitary initiatives that came from the public powers took into account the child population that attended schools. The concern for children's health at school age ended up in the interest for different pathologies that, as in the case of the treatment for trachoma, implied previous studies and discussions around the alternative ways of dealing with the illness and the dilemma of segregation between healthy and ill kids. Thus, this paper examines the connection between education and trachoma from 1884 to 1940 through the analysis of general aspects of sanitary school attention and of the pathology until the 1920s; the particular experience of a special school that treated children who suffered from trachoma in de North of Argentina and the effect of a social and sanitary school system based on the national legislation from the 1930s.
  • A saúde entre a lei e o costume na escola primária paranaense, final dos anos 1910 Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Bertucci, Liane Maria

    Resumo em Português:

    A partir de determinações do Código do Ensino do Estado do Paraná e do Programa do Grupo Escolar Modelo e Similares, ambos de 1917, o artigo analisa propostas para a escola primária paranaense que se relacionavam com a saúde em um período de divulgação de ideais sanitaristas e teses eugênicas no Brasil. Considerando, como escreveu Edward P. Thompson, que a legislação é resultado de embates, negociações e acordos sociais, o texto destaca o caso da transferência da escola isolada da Graciosa de Baixo para a cidade de Antonina; transferência que teve como argumento central a questão da saúde e motivou diferentes ações de pais de alunos, professora e autoridades governamentais do Paraná durante a segunda quinzena de janeiro de 1917. O caso da transferência da escola da Graciosa de Baixo possibilitou que fosse vislumbrado como proposta para a saúde, presente no Código do Ensino do Estado do Paraná, no Programa do Grupo Escolar Modelo e Similares e também em relatórios estatuais sobre educação, balizados por costumes de pais de alunos (e de seus filhos) e da professora do estabelecimento escolar, todos imbuídos da importância da educação primária.

    Resumo em Inglês:

    Based on the regulations of the Teaching Code of Paraná State and on the Program for Primary School Teaching and Similar Models, both from 1917, this article analyzes health-related proposals for primary school teaching in Paraná at a time when public health and themes related to eugenics were becoming widespread in Brazil. Considering, as Edward P. Thompson once wrote, that legislation is the result of conflict, negotiations and social deals, the text highlights the case of the transfer of the isolated Graciosa de Baixo School to the town of Antonina. The central argument for this transfer was health, and this resulted in different reactions from parents of students, the teacher and the state authorities in late January 1917. The transfer of the Graciosa de Baixo School affords a glimpse of proposals for health that could be detected in the Teaching Code of Paraná, in the Program for Primary School Teaching and Similar Models and also in state reports on education that were effectively guided by the customs of parents (and their children) and the teacher at the school. All of these people were concerned with the importance of primary school education.
  • Para livrar o campo do amarelão, da maleita, do alcoolismo e do ofidismo. A educação rural em Pernambuco nos anos 1930 a 1950 Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Tavares, Mauricio Antunes

    Resumo em Português:

    Este artigo explora as relações entre educação e saúde, focalizando como esses dois campos foram articulados em torno de projetos de desenvolvimento nacional, defendidos por grupos sociais em disputa no novo arranjo político inaugurado com a tomada de poder por Getúlio Vargas, em 1930. Educar a população rural era uma bandeira tanto para os defensores da "nação-potência agrária" como para os que defendiam a industrialização como base para o desenvolvimento nacional. As imagens socialmente construídas sobre o camponês o associavam à precariedade, à ignorância, à doença e à indolência, tal como o personagem Jeca Tatu. Educar, nesse contexto, adquiria o sentido de civilizar e de sanar os rurais das mazelas que assolavam o campo. Corria a notícia de que em Pernambuco havia uma escola rural modelo, cuja experiência era divulgada pelo seu jornal, O Semeador. A essência das práticas educativas desenvolvidas na Escola Rural Alberto Torres estava na transformação das práticas e costumes dos rurais, utilizando a educação moral e higiênica para formar o "novo homem do campo", mais saudável e mais produtivo.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the connections between education and health, focussing on how these two fields were articulated around national development projects, which were defended by disputing social groups, in the new political arrangement inaugurated by Getúlio Vargas' rise to power, in 1930. Educating the rural population was an aim pursued by the defenders of the "agrarian potency-nation" as well as by those who defended the industrialization as a base for the national development. The socially constructed images about the farmer would associate him with precariousness, ignorance, diseases and indolence, likewise the character Jeca Tatu. Educating, in this context, would acquire the sense of civilizing and remedying the illnesses which devastated the countryside. It was widely spread that in Pernambuco existed a rural school model, whose experience would be known through the school newspaper O Semeador. The essence of the educational practices developed in the Alberto Torres Rural School was in the transformation of the rural people's practices and habits, using moral and hygienic education to form the "new countryman", healthier and more productive.
  • Entre o curso tradicional e o curso experimental da Faculdade de Medicina-USP: a experiência da pedagoga Maria Cecília Ferro Donnangelo, 1968-1976 Dossiê - Manter A Saúde, Combater As Doenças: Histórias De Educação

    Mota, André

    Resumo em Português:

    As mudanças trazidas pela ditadura militar no Brasil alteraram de forma decisiva a vida institucional da Faculdade de Medicina da USP. Entre a complexidade de uma escola médica sob a pressão político-institucional que se instaurava, a criação de um curso médico capaz de oferecer a formação de um "novo" profissional, movimento nascido das hostes oposicionistas ao regime, redundou numa divisão curricular e de seus alunos. De um lado o curso que vinha se dando até então, o Curso Tradicional, por outro lado uma proposta curricular do então chamado Curso Experimental, que mesmo tendo uma vida curta, entre 1968-1974, possibilitou uma série de experiências nunca pensadas ou permitidas no que dizia respeito ao ensino e prática da medicina. Dentre os professores interessados em alavancar tal proposta inovadora, é interessante notar a presença de Maria Cecília Ferro Donnangelo, figura intelectual das mais relevantes no campo da Saúde Coletiva brasileira e que teve sua trajetória biográfica entrelaçada a esse acontecimento de dimensão pedagógica e política. Acompanhar tal experiência, entre avanços e recuos, faz parte da centralidade deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    The changes brought about by the military dictatorship in Brazil altered in a decisive fashion the institutional life of the USP Medical School. Amid the complexity of a medical school under mounting political and institutional pressure, the creation of a medical course capable of forming a "new" professional - a movement born from the hosts opposed to the regime - resulted in a rupture both in its curriculum and among its students. On one side, there was the course that had been taught so far, the Traditional Course, on the other side, a curriculum proposal of the then-called Experimental Course, which, even though short-lived (1968-1974), made possible a series of experiences never thought of before or permitted as far as the teaching and the practice of medicine were concerned. It is worth noting, from among the professors interested in promoting such an innovative proposal, the presence of Maria Cecília Ferro Donnangelo, one of the most prominent intellectual figures in the field of Collective Health in Brazil, whose biographical trajectory was intertwined with that event of pedagogical and political dimensions. Following such an experience, in its advances and retreats, is a central part of this study.
  • Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores Demanda Contínua

    Capelo, Regina; Pocinho, Margarida

    Resumo em Português:

    Este estudo quantitativo, transversal e preditivo tem como objectivo analisar a influência da autoeficácia na satisfação profissional dos professores portugueses. A amostra é constituída por 327 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (trabalham com alunos dos 6 aos 10 anos) que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e escalas validadas para a população portuguesa para as variáveis em estudo. Realizada a análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o aumento da "eficácia instrucional" e da "eficácia nos relacionamentos interpessoais" predizem um aumento da satisfação docente na dimensão "relação com a profissão" (R² = .27). A uma melhor perceção da "relação interpessoal/institucional" (R² = .20), corresponde uma diminuição da "eficácia instrucional" e um aumento da eficácia nos relacionamentos interpessoais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this quantitative cross-sectional and predictive study is to analyze the influence of self-efficacy of Portuguese teachers' job satisfaction. A sample of 327 primary teachers from the first grade (working with pupils from 6 to 10 years) answered a sociodemographic questionnaire and Portuguese self-efficacy and job satisfaction validated population scales. A multiple linear regression analysis showed that the increase in "instruction effectiveness" and "effectiveness in interpersonal relationships" predict an increase of teaching satisfaction on the "relationship with the profession" (R² = .27). A better perception of "interpersonal/ institutional relationships" (R² = .20) corresponds to a decrease in "instructional effectiveness" and an increase on effectiveness in interpersonal relationships.
  • Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa Demanda Contínua

    Nornberg, Marta; Silva, Gilberto Ferreira da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os processos de escrita e autoria enquanto prática formativa. O objetivo é analisar os significados e sentidos atribuídos pelos professores ao trabalho de escrita e autoria sobre sua ação docente. Para isso, analisa a correspondência eletrônica que foi trocada entre professores da Educação Básica e professores-pesquisadores da Universidade envolvidos em um projeto de pesquisa-ação colaborativa. A análise evidencia a escrita como ato solitário e fruto de um trabalho reflexivo caracterizado como árduo, semelhante à gestação e ao trabalho de parto. Embora descrito como penoso, o processo de escrita e autoria sobre a atividade docente é entendido como estratégia eficaz para o processo de formação continuada e como potência para a aprendizagem da docência.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the writing process and authorship while formation. The aim is to analyze the meanings and significance attributed by teachers to the work of writing and authorship about their teaching action. For this purpose, the electronic mails held between teachers of Basic Education and research professors at the University involved in a project of collaborative action research were analyzed. The analysis highlights writing as a solitary act and a result of hard work characterized as reflective, similar to pregnancy and labor. Although described as painful, the process of writing and authorship about the teaching activity is understood as an effective strategy for the process of continuing education and as a powerful element for teaching learning.
  • Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais Demanda Contínua

    Andriola, Wagner Bandeira

    Resumo em Português:

    O texto relata estudo com 586 egressos de cursos de graduação, através do uso de questionário online, no qual se focou a obtenção de informações acerca: (a) da situação laboral; (b) do grau de satisfação com a área de inserção laboral e com a remuneração; (c) das opiniões a respeito da adequação do currículo às expectativas pessoais e às demandas do mercado de trabalho; (d) da necessidade de aprimorar a formação recebida no âmbito da graduação. Os resultados identificaram elevada proporção de egressos inseridos no mercado de trabalho, atuando na mesma área de formação e com renda mensal individual variando de 1,5 a três salários mínimos. Ademais, proporcionaram informações sobre o reconhecimento majoritário dos egressos quanto à qualidade: (i) da formação recebida; (ii) da gestão acadêmica do curso; (iii) da adequação curricular para o exercício profissional; (iv) do estágio curricular obrigatório; (v) das salas de aula e espaços de convivência.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports a study with 586 alumni from undergraduate courses through the use of an online questionnaire, which focused on obtaining information about: (a) the employment situation; (b) the degree of satisfaction with the area of job placement and their payment; (c) opinions on the appropriateness of the curriculum to personal expectations and demands of the labor market; (d) the need to enhance the training received at the undergraduate level. The results identified a high proportion of graduates in the job market, working in the same area of training and with individual monthly income ranging from 1.5 to three minimum wages. In addition, they provided information on the major recognition for quality by graduates concerning: (i) the training received; (ii) the academic course management; (iii) the adaptation of curricula for professional practice; (iv) the compulsory traineeship; (v) classrooms and living spaces.
  • Ler e escrever, ver, ouvir e contar histórias em família: o caso de Pedro Nava (Minas Gerais, início do século XX) Demanda Contínua

    Melo, Juliana Ferreira de; Galvão, Ana Maria de Oliveira

    Resumo em Português:

    Como uma criança das elites brasileiras constrói, em seu cotidiano, modos de participação nas culturas do escrito? De que maneira se dá a formação de um "herdeiro" em relação ao escrito no início do século XX? Para responder a perguntas dessa natureza, neste artigo, analisamos os eventos de letramento narrados pelo médico e escritor mineiro Pedro Nava (1903-1984) em suas Memórias. Fundamentadas em trabalhos da História Cultural, da Sociologia da Educação, da Teoria Literária e da Análise do Discurso, utilizamos a obra de Nava como principal fonte do estudo. Fruto de relações entre história e literatura, suas Memórias configuram-se como uma importante manifestação da formação do escritor. A pesquisa evidenciou que muitas das práticas de leitura e escrita vivenciadas por Nava na infância eram mediadas, na família, pela voz de seus parentes. Além disso, o aprendizado de certos gostos culturais relacionava-se com a sua admiração pelos valores e modos de viver de seus familiares. Assim, em seu processo de formação e autoinvenção, ele foi escolhendo o que receber da família. Como um "herdeiro", tal aprendizado não é apresentado como um esforço próprio, nem como um investimento contínuo, de longa data, de seus familiares na sua formação. O mundo das letras lhe chega como um elemento comum, aparentemente natural e não como o resultado de suas vivências em um ambiente propício à apropriação de preferências da cultura legítima de sua época.

    Resumo em Inglês:

    How does a child from Brazilian elites constructs, in his everyday life, ways to participate in written cultures? How was the formation of an "inheritor" in the beginning of the 20th century, regarding writing? To answer those kinds of question, this article analyses the literacy events narrated by the physician and writer from Minas Gerais, Pedro Nava (1903-1984), in his Memoir. This main source is analyzed using works of Cultural History, Sociology of Education, Literary Theory, and Discourse Analysis. A combination of history and literature, his Memoir is an important representation of his formation as a writer. The research showed that many of his reading and writing practices during childhood were mediated, in his family, by the voice of his relatives. Besides this, the learning of certain cultural tastes was related to his admiration for the values and ways of living of his family. Thus, in his process of formation and self-creation, he was choosing what to receive from his family. As an "inheritor" such learning is not presented as a personal effort, or as a continuous, long term investment of his family in his formation. The literate world reaches him as a common element, apparently natural and not as the result of his experiences in a favorable environment to the appropriation of legitimate culture preferences of his time.
  • Formas de organizar as Experiências de Leitura Coletiva nas Aulas de compreensão de textos

    Herrera, Carolina Iturra

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo descrever a maneira que se organizou o trabalho conjunto de professores e alunos na aprendizagem da compreensão de textos. Para isso, foram selecionadas 30 sessões da Avaliação Nacional de Desempenho de Ensino de 2008, em linguagem e comunicação. Segmentando o discurso, cada sessão foi analisada por meio da identificação e sequenciação das tarefas desenvolvidas, no decorrer das aulas, considerando os momentos de leitura: antes, durante e depois. Os resultados mostram que em todas as aulas as tarefas foram associadas a esses três momentos, no entanto, elas diferem na frequência e na organização sequencial. Isto sugere uma variabilidade nas formas de lidar com o ensino da compreensão de textos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio buscó describir la manera en que se organizaba el trabajo conjunto de profesores y estudiantes, en el aprendizaje de la comprensión de textos. Para ello, se seleccionaron 30 sesiones del Sistema Nacional de Evaluación del Desempeño Docente año 2008, en lenguaje y comunicación. Mediante la segmentación del discurso, se analizó cada sesión identificando las tareas desplegadas y la secuenciación de estas a lo largo de la clase, considerando los momentos de la lectura: antes, durante y después. Los resultados evidencian que en todas las clases se identificaron tareas asociadas a los tres momentos, sin embargo, difirieron en la frecuencia y en la organización secuencial. Ello sugiere una variabilidad en las formas de enfrentar la enseñanza de la comprensión de textos.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the way teachers and students' joint work about text comprehension learning was organized. Therefore, 30 sessions on language and communication were selected from the Chilean National Teaching Performance Assessment, 2008. Using speech segmentation, each session was analyzed, identifying the deployed tasks and their sequencing along the classes, considering three phases: before, during and after reading. Results show that tasks were associated with those three moments in each analyzed class, although such tasks differed in frequency and sequence within each phase and class observed. This suggests variability among teachers in their ways of dealing with the teaching of reading comprehension.
  • Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Demanda Contínua

    Vieira, Gláucia Marcondes; Gomes, Maria Laura Magalhães

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some results of a research on the use of mathematics textbooks by elementary school teachers. The empirical material consists of interviews of ten teachers from public and private schools in the metropolitan region of Belo Horizonte, using the methodology of oral history. The focus of the article is the role of textbooks for the education of teachers for pedagogical practices related to mathematical knowledge. The teachers' narratives show criticisms on their manual, recognition of the textbook as an important element, although not exclusive, for curriculum development, and an emphasis on teachers' own knowledge about their students and school realities.
  • As práticas de in/exclusão na escola e a redefinição do conhecimento escolar: implicações contemporâneas Demanda Contínua

    Lockmann, Kamila

    Resumo em Português:

    O texto tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas para atender alunos anormais incluídos em escolas regulares. Para isso, analisaram-se discursos materializados em fichas de encaminhamentos e coletados em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e diretores de uma Rede Municipal da Região Metropolitana de Porto Alegre. Tomando como suporte teórico-metodológico o pensamento foucaultiano foi possível perceber que a inclusão escolar, quando aparece como um imperativo do nosso tempo, faz com que as formas de ser, de agir e de se comportar na escola assumam uma centralidade ímpar nos currículos a ponto de produzirem uma redefinição dos conhecimentos escolares. Aquilo que entendíamos como conhecimento escolar acaba incluindo outras dimensões, predominantemente, pautadas pelo prisma psicológico. Esse deslocamento das práticas pedagógicas pode ser visualizado pela proliferação dos atendimentos oferecidos aos alunos: psicopedagogia, psicologia, psicomotricidade, equoterapia, entre outros. As descrições sobre os alunos produzidas pelos professores não enfatizam aprendizagens vinculadas a determinadas áreas de conhecimento ou às disciplinas escolares, mas destacam, sobretudo, as formas como cada sujeito precisa aprender a operar sobre si mesmo, conduzindo suas próprias condutas num claro e evidente predomínio das técnicas de si. Sendo assim, neste artigo argumento que essas práticas pedagógicas, ao centrarem seu olhar nas formas de condução de si mesmo, acabam redefinindo os conhecimentos escolares e ligando-os inexoravelmente com conteúdos psicológicos, os quais passam a assumir a centralidade dos processos educativos.

    Resumo em Inglês:

    The text aims to analyze the pedagogical strategies designed to meet disabled pupils who study in mainstream schools. For this, we analyzed discourses materialized in cards of referrals which were collected in semi-structured interviews with teachers and principals of a Municipal Net from the Metropolitan Region of Porto Alegre city. The theoretical and methodological support was Foucault's thought, and with that support it was possible to see that school inclusion, when it appears as an imperative of our time, makes the forms of being, acting and behaving at school take a unique centrality in the curriculum to the point of producing a redefinition of school knowledge. What we understood just as school knowledge includes now other dimensions that are predominantly guided by a psychological prism. This shift of pedagogical practices can be viewed by the proliferation of care offered to students: educational psychopedagogy, psychology, psychomotricity, hippotherapy, among others. The students' descriptions produced by teachers do not emphasize learning linked to certain areas of knowledge or to the school subjects, but they highlight especially the ways each subject must learn to operate on himself, leading his own practices in a clear and evident predominance of self techniques. Therefore, in this article I argue that these pedagogical practices, in order to focus their gaze on ways of self conduction, end up redefining the students' knowledge and linking them inexorably with psychological contents, which shall assume the centrality of educational processes.
  • Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza Demanda Contínua

    Lima, Antonia Emanuela Oliveira de; Silva, Fátima Sampaio

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the contribution of a continuing education program on the quality of its teachers' pedagogic practices, with the aim of improving them, in a municipal daycare in Fortaleza. It was based on Novoa (1997) and Shön (1997) and it may be characterized as a qualitative collaborative action research, developed in the daycare where those teachers worked. The continuing education program was planned and developed considering the subjects indicated by the teachers as the themes which would be the target of studies and intervention in that daycare. Considering these themes, study plans were drawn up, containing the objectives of each meeting and the methodology. The plan indicated the books and articles that should be read and discussed in the meetings. A technique called "videoformation" by Ibiapina (2008) was used, which made possible that teachers analyzed their own practices. The results taken from a qualitative data investigation indicated that, during the ten meetings, the teachers assessed their practices, considering the knowledge that was being built and they simultaneously introduced changes in their practices in order to improve their quality. After the formation was over, by means of oral and written statements, the teachers revealed a high degree of satisfaction with the formation in which they actively participated. The researchers observed changes in the teachers' practices after finishing the continuing education program. Since they identified changes in the daycare routines, it is possible to infer that a collaborative work between researchers and teachers may be effective for improving the quality of pedagogic practices in daycares.
  • Lepra, medicina e políticas de saúde no Brasil (1894-1934) Resenha

    Olinto, Beatriz Anselmo
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