Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Volume: 34, Número: 67, Publicado: 2018
  • Teatralidade, Performance e Educação Dossiê - Teatralidade, Performance E Educação

    Gonçalves, Jean Carlos; Pereira, Marcelo de Andrade
  • Um pedagogo em viagem SITI-Conservatory - formação e intercâmbio artístico em artes cénicas Dossiê – Teatralidade, Performance E Educação

    Porteiro, Tiago

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza esta proposta de formação, ao mesmo tempo que expõe as razões pelas quais o autor-pedagogo decide entrar nessa aventura. Num gesto comparativo, coloca-se em diálogo as expectativas iniciais e a realidade concreta dessa vivência. O tom mais ajustado que se encontrou para realizar esta análise crítica foi o de testemunho. Estamos, pois, perante um contributo que não é senão um ponto de vista subjetivo que espelha a história e a experiência pessoal do seu autor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article is based on a training experience in which the author (himself a teacher and artist for more than 20 years) was involved from October 2016 to May 2017. SITI-Conservatory (NY-USA) is a training program and artistic exchange promoted by the American company of performing arts SITI. The narrative contextualizes this experience, at the same time as it sets out the reasons why the author-teacher decided to embark on this adventure. In a comparative gesture, the initial expectations and the concrete reality of this experience are put into dialogue with each other. The most appropriate tone discovered to perform this critical analysis was the one of testimony. It is, therefore, a contribution that represents only a subjective point of view that mirrors the history and the personal experience of its author.
  • Fabulando uma cidade através da arte Dossiê - Teatralidade, Performance E Educação

    Brand, Ángela María Chaverra

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto é derivado do processo de pesquisa: “A fabulação: ação e conceitualização na relação arte e pedagogia” que atualmente é realizado pelo Coletivo Artístico El Cuerpo Habla, no qual se retoma o conceito de fabulação que propõe Henry Bergson desde a religião e que posteriormente foi atualizado por Guilles Deleuze, no desdobramento do termo como possibilidade de fundar atos de fala na comunidade através da arte, o que permite uma expansão da estética para uma dimensão política.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este escrito es derivado del proceso de investigación: “La fabulación: acción y conceptualización en la relación arte y pedagogía”, que actualmente realiza el Colectivo Artístico El Cuerpo Habla; este retoma el concepto de fabulación, propuesto por Henry Bergson, y, luego, actualizado por Guilles Deleuze, quien hace un despliegue del término como la posibilidad de fundar actos de habla en la comunidad a través del arte, lo que permite una expansión de la estética hacia una dimensión política.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This writing is derived from the research project: "Fabulation: action and conceptualization in the relation between art and pedagogy," which is currently being carried out by the artistic collective El Cuerpo Habla, which evokes the concept of fabulation, proposed by Henry Bergson, and which was later updated by Guilles Deleuze, who clarified the term as a possibility of founding acts of speech in the community through the medium of art, which allows an expansion of aesthetics into a political dimension.
  • O Ato, a performance e a formação: tempos e processos de si na docência Dossiê – Teatralidade, Performance E Educação

    Lobo, Andréa Maria Favilla

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo trata da análise e discussão de processo artístico cênico denominado Ato Híbrido. Essa prática foi elaborada e desenvolvida no âmbito do Curso de Formação de Professores de Teatro na Universidade e publicada em forma de artigo nos Anais do Congresso da Abrace de 2017. Discute-se a relação do Ato como formação e as aproximações deste com a Performance e com a Educação. Destaca-se o caráter de invenção do processo formativo e o conceito de cuidado de si como dispositivo de reflexão no campo da formação de docentes. Autores como Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, são referências teóricas utilizadas como aporte para as discussões.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is about the analysis and discussion of the scenic artistic process called the Hybrid Act. This practice was elaborated and developed as part of the Theater Teacher Training Course at the University and published as an article in the Annals of the Abrace Congress of 2017. It discusses the relation between the Act as a formation and its approximation with Performance and with Education. Emphasis is placed on the inventive character of the training process and the concept of self care as a reflection device in the field of teacher training. Authors such as Kastrup, Icle, Guattari & Rolnik, are theoretical references used as support for the discussions.
  • Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula Dossiê – Teatralidade, Performance E Educação

    Hartmann, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa os resultados do projeto “Pequenas Antropologias: uma proposta colaborativa de formação de educadores para o trabalho com a diversidade cultural no Ensino Fundamental”, desenvolvido entre 2014 e 2016 em escolas públicas do Distrito Federal, para refletir sobre a operatividade do uso de pedagogias performativas na vivência e problematização da diversidade em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes the results of the project "Little Anthropologies: a collaborative proposal for training teachers to work with cultural diversity in Elementary School", developed between 2014 and 2016 in Distrito Federal public schools. The purpose is to reflect on the use of performative pedagogies in the experience of diversity in the classroom.
  • Performances da Pedagogia: uma narrativa estético-pedagógica Dossiê – Teatralidade, Performance E Educação

    Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa questões que têm emergido de experimentações feitas no cruzamento da formação de professores e da arte da performance no contexto de um curso de Pedagogia. A linguagem performática é abordada em suas dimensões expressiva e formativa, ampliando os horizontes das reflexões sobre as culturas escolares, as relações pedagógicas e as intencionalidades do ato educativo. Para construir o debate, a narrativa é estruturada de forma a revelar as etapas de trabalho de três iniciativas performativas, analisando-as.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes questions that have emerged from the experiments carried out at the intersection of teacher training and performance art in the context of a Pedagogy course. The performance language is approached in its expressive and formative dimensions, broadening the horizons of reflections on school cultures, pedagogical relationships and the intentionalities of the educational act. In order to construct the debate the narrative is structured in order to reveal the stages of work of three performative initiatives, analyzing them.
  • Literatura e process drama: (re)criando possibilidades Dossiê - Teatralidade, Performance E Educação

    Vidor, Heloise Baurich

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe a interface entre o campo da leitura e do teatro, com o objetivo de focalizar a presença da literatura em processos pedagógicos teatrais, especificamente sua abordagem no process drama. A discussão é proposta com base nas experiências realizadas na disciplina Metodologia do Ensino do Teatro II - Escola, no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, apontando possibilidades de transposição de textos literários para estruturas de drama. O trabalho com os textos é feito a partir da proposta denominada leitura e teatralidade (VIDOR, 2016). Como resultado do trabalho, apresentam-se as estruturas redigidas pelos estudantes no formato de “exercícios de criação”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes the interface between the fields of reading and theater, in order to focus the presence of literature in theatrical pedagogical processes, specifically its approach to process drama. The discussion is conduced based on some experiences accomplished during the Methodology of Theater Teaching II Course in an Undergraduate Program in Theater of Universidade do Estado de Santa Catarina, pointing out possibilities of transposition of literary texts to drama structures. The work with the texts is based on the proposal called reading and theatricality (VIDOR, 2016). As a result of the work, the structures written by students in the form of "creation exercises" are presented.
  • Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben Dossiê - Teatralidade, Performance E Educação

    Pereira, Marcelo de Andrade; Icle, Gilberto

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverberações discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito - dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica - na constituição de um comum - espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogical-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position - of the places he occupies, engenders and with which he identifies - in the constitution of a common place - a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character.
  • Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva Dossiê - Teatralidade, Performance E Educação

    Gonçalves, Jean Carlos; Gonçalves, Michelle Bocchi

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto pretende fazer uma reflexão sobre a pesquisa em Educação, a partir nas noções de corpo teatralizado/performático e escrita teatralizada/performática, dimensionando os conceitos de Teatralidade e Performance como dispositivos poético-discursivos para a compreensão de diferentes fenômenos que interessam à esfera educacional. A ancoragem teórica, que perpassa todo o texto, tem nos estudos do discurso e da linguagem sua centralidade investigativa, apontando, sem a pretensão de intersecção entre correntes teóricas, contribuições da Análise do Discurso de linha Francesa e da Análise Dialógica do Discurso, quando estas se deparam com o caráter prismático de objetos e problemáticas da pesquisa em Educação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The text intends to make a reflection on the research in Education, starting from the notions of theatrical/performative body and theatrical/performative writing, dimensioning the concepts of Theatricality and Performance as poetic-discursive devices for the understanding of different phenomena that interest the educational sphere. The theoretical anchorage, which runs through the whole text, has in the studies of discourse and language its investigative centrality, pointing out, without the pretension of intersection between theoretical currents, contributions of the Discourse Analysis of French Line and the Dialogical Analysis of the Discourse, when these are they encounter the prismatic character of objects and problems of research in Education.
  • Tempo integral: tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo Demanda Contínua

    Souza, Maria Celeste Reis Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo ampliar o debate sobre o tempo escolar em tempo integral, ao evidenciar as tensões que envolvem os tempos da escola e os tempos do corpo. Tais tensões foram depreendidas da análise do material empírico, produzido em uma pesquisa que buscou compreender a relação que estudantes do Ensino Fundamental estabelecem com o saber na Escola em Tempo Integral. Os aportes teóricos estabelecem um diálogo entre os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber, e estudos da cronobiologia escolar. O contexto do estudo são 06 escolas de uma rede municipal de educação e os sujeitos são estudantes do último ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio do balanço de saber e entrevistas. A análise teve como fio condutor a experiência do tempo vivenciada pelos sujeitos, no tempo integral. Os resultados evidenciam tensões entre os tempos da escola e os tempos do corpo nos modos de organizar as atividades (períodos matutino e vespertino); a distribuição delas ao longo do dia e o excesso de atividades que priorizam “a mente”, em detrimento do corpo, especialmente no primeiro dia da semana. As conclusões apontam para a necessidade de se considerar, no tempo integral, os tempos do corpo, aliado a uma perspectiva da educação integral superando a cisão corpo/mente, abarcando, assim, a multidimensionalidade do sujeito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to broaden the debate on school time, at full time, through the highlight of the tensions surrounding the school times and the body times. Such tensions were inferred from the empirical material analysis produced in a study which sought to understand the relationship that elementary school students establish with the knowledge in the Full-Time School. The theoretical contributions establish a dialogue between the studies of Bernard Charlot, on the relation to knowledge, and studies of school chronobiology. The study context are 06 schools in an education municipal network and the subjects are students in their final year of elementary school. The data were collected through the balance of knowledge and interviews. The analysis had as its guiding the experience of time lived by the subjects in the full-time. The results show tensions between the school times and the body times in ways of organizing activities (morning and afternoon periods); their distribution throughout the day and the excess of activities that prioritize "the mind" at the expense of the body, particularly in the first day of the week. The conclusions point to the need to consider, in the full-time, the body times, combined with a perspective of integral education overcoming the division body/mind, covering thus the multidimensionality of the subject.
  • O Ensino Médio e a precocidade do trabalho juvenil Demanda Contínua

    Oliveira, Ramon de

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou levantar a opinião dos jovens sobre a contribuição da escola para sua formação enquanto trabalhadores. Foram entrevistados 115 jovens matriculados no Ensino Médio, em 17 escolas na região metropolitana do Recife. Concluiu-se que a escola pública ao considerar que os jovens têm como horizonte a entrada no mercado de trabalho, promove a aprendizagem do mínimo necessário para uma inserção precoce e precarizada. Os jovens desejam de alguma forma, mudar a sua condição social, nesse sentido, articulam trabalho e escola como uma relação fecunda no sentido da mobilidade social. A vinculação estabelecida entre escola e trabalho trata-se de uma necessidade posta enquanto condição de sobrevivência e de uma melhor condição de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents the results of a survey conducted with secondary education students from the public school network in the state of Pernambuco, the purpose of which was to obtain the opinion of young people on the contribution of schooling to their training as workers. 115 young day and night students from the 11th and 12th grades of secondary education were interviewed, including full-time schools. The 17 schools involved are located in the greater Recife region. Using literature geared to the discussion on youth as a reference, in addition to the relationship between the world of work, school and youth, we concluded that public schooling, considering that the aim of young people is to join the employment market, promotes the learning of the minimum required to enter this market in a premature and precarious manner. Young people wish to change their social status in some way or another, and as such regard work and school as fertile relationship in the sense of social mobility. The association young people establish between school and work does not arise from a solid analysis of how school can contribute to someone joining the employment market. This is a need which exists as a condition for survival and a desire to change one’s life, not just one´s own, but more often than not, that of the individual’s parents and family members.
  • “A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública ‘comum’? Demanda Contínua

    Cunha, Maria Amália Almeida; Alves, Maria Teresa Gonzaga

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo investigar as razões de escolha por uma escola pública diferenciada para famílias que, por constrangimentos materiais, não poderiam escolher um estabelecimento de ensino privado para seus filhos. Situa a discussão no campo da relação família-escola, analisando as razões da escolha da escola pelas famílias investigadas, entre elas o evitamento da escola pública ‘comum’. Toma como unidade empírica de análise a escola de ensino fundamental vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (Centro Pedagógico-UFMG), cujo ingresso é possível apenas por meio de um sorteio de vagas aberto a qualquer interessado. As evidências empíricas sugerem que em um ambiente menos segregado, como a escola analisada, as disposições para a aprendizagem podem ser melhor potencializadas, revelando a pertinência de estudos que levem em consideração o contexto institucional conjugado às práticas educacionais na trajetória escolar do aluno, que na literatura tem sido abordado pelos estudos sobre ‘efeito-escola’.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to investigate the reasons for choosing a differentiated public school for families who, because of material constraints, could not choose a private educational institution for their children. It situates the discussion in the field of the family-school relationship, analyzing the reasons for the choice of the school by the families investigated, among them the avoidance of the 'common' public school. It takes as an empirical unit of analysis the elementary school linked to the Federal University of Minas Gerais (Pedagogical Center-UFMG), whose entrance is possible only through a lot of vacancies open to any interested party. The empirical evidence suggests that in a less segregated environment, such as the analyzed school, the dispositions for learning can be better potentiated, revealing the pertinence of studies that take into account the institutional context conjugated to the educational practices in the student's academic trajectory, that in the Literature has been addressed by 'effect-school' studies.
  • Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência Demanda Contínua

    Felicetti, Vera Lucia

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao professor em sala de aula se exigem e se atribuem responsabilidades para além da docência. A ele cabe frequentemente resolver problemas familiares e sociais que os alunos trazem para o contexto escolar, e a ele não é dada a valorização social e econômica que tem direito. Diante de tais pressupostos, este artigo apresenta um estudo com egressos bolsistas ProUni e não bolsistas dos cursos de licenciatura de uma Instituição de Ensino (IES) comunitária do Rio Grande do Sul e objetivou responder aos questionamentos: O que leva as pessoas a optarem pelos cursos de licenciatura ao ingressarem na universidade? O quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos com a formação conquistada? O quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos com o exercício da docência? O cunho metodológico usado foi o quantitativo e dos 60 egressos convidados a responderem ao questionário, houve 52 respondentes. As análises indicam que aspectos relacionados às características iniciais dos candidatos à docência, tais como afinidades, habilidades, perspectivas sociais, entre outros, têm associação com a escolha do curso e a satisfação com a graduação. Os dados também indicam que tanto os egressos que foram bolsistas ProUni como os que não foram bolsistas têm características e percepções semelhantes acerca do curso escolhido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Responsibilities that go beyond teaching are required of and attributed to teachers in the classroom. It is up to them to solve family and social problems that the students bring to the school context, and they do not receive the social and economic appreciation that they deserve. Faced with these assumptions, this article presents a study with graduates; with or without ProUni grants from the teaching degree programs of a nonprofit Education Institution from Rio Grande do Sul and aims to answer the following questions: what leads people to choose teaching degree programs upon entering university? How satisfied or dissatisfied are they with the education they obtained? How satisfied or dissatisfied are they with the teaching practice? The methodological framework used was quantitative and of the 60 graduates invited to answer a questionnaire, 52 responded. The analyses indicate that aspects related to the prior characteristics of the teaching candidates, such as compatibilities, skills, social perspectives, among others, were associated to the choice of the program and to satisfaction with the undergraduate degree. The data also indicate that the ProUni grant holders as well as those who did not have grants had similar characteristics and perceptions regarding the program chosen.
  • A Linguagem e o Nascimento do Outro: contribuições para a formação do professor Demanda Contínua

    Ross, Paulo Ricardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa explicitar como a linguagem constitui o ser humano, a percepção de si e do outro, contribuindo para a atribuição de significados educativos resultantes das experiências sociais. Estabelecer trocas sociais relaciona-se com a percepção positiva do sujeito e com a superação das crenças de incapacidade, relacionadas à deficiência física, sensorial e intelectual, disseminadas no estado de natureza. A posse da linguagem pode contribuir para formação da autonomia, da cidadania e da participação social da pessoa com deficiência, tornando-se o fundamento das tecnologias, para promover o rompimento de todas as outras barreiras sociais. Neste artigo, são analisadas as relações entre a Educação Dialógica e o processo de formação da alteridade, buscando contribuir para os fundamentos da pedagogia inclusiva e a conquista da autonomia dos sujeitos com ou sem deficiência. Toma-se como pressuposto que o outro não se constitui como um ato de vontade individual, mas como fruto da posse da linguagem e das construções dialógicas de que participa. Considerando a concepção de Bakhtin, os sujeitos constituem-se a partir das trocas sociais, valendo-se das mediações e dos signos adequados, que propiciam a percepção de si e do outro, a percepção das capacidades, a constituição da subjetividade e da singularidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to explain how language constitutes the human being, the perception of self and the other, contributing to the attribution of educational meanings resulting from social experiences. Establishing social exchanges is related to the positive perception of the subject and overcoming the beliefs of disability, related to physical, sensory and intellectual disability, disseminated in the state of nature. The possession of language can contribute to the formation of autonomy, citizenship and social participation of people with disabilities, becoming the foundation of technologies, to promote the breaking of all other social barriers. In this article, the relationship between dialogic learning and the otherness constitution process is discussed, intending theoretical contributions to the inclusive education paradigm. The assumption is that the other one is not an individual act of will, but is the product of the possession of language and the dialogic constructions in which he participates. Considering Bakhtin’s conception, human beings are made by social exchanges, using the appropriate signs that produce the perception of self and others, the perception of one’s capacities, the constitution of subjectivity and singularity.
  • Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional Demanda Contínua

    Mello, Elena Maria Billig; Freitas, Diana Paula Salomão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto é fruto de uma reflexão teórica sobre a formação dos docentes do ensino superior, com base em uma pesquisa-ação desenvolvida com servidores de uma universidade federal situada no Rio Grande do Sul (RS). Os elementos trazidos à discussão são resultados da pesquisa-ação (BARBIER; THIOLLENT) desenvolvida sobre a formação continuada por meio de Cursos de Formação Pedagógica fomentados pela gestão e desenvolvido em campi da Universidade, considerando a concepção de desenvolvimento profissional docente (ALMEIDA; PIMENTA; RIOS). A formação ofertada configura-se como uma das ações da pedagogia universitária (CUNHA; FRANCO) em construção na Instituição. Os resultados do trabalho foram analisados por meio de análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI). A matriz teórico-conceitual tem como base a metodologia dialética de construção do conhecimento (VASCONCELLOS). Os resultados encontrados por meio da análise textual discursiva corroboram a fundamentação teórica adotada neste trabalho e na própria Universidade quanto ao fenômeno da formação docente como um elemento crucial à qualidade da educação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text is the result of a theoretical reflection about the higher education teachers’ Training Process fomented by the management process in a federal university located in Rio Grande do Sul/Brazil. Considering the conception of professional teacher development (ALMEIDA; RIOS) we brought for discussion the results of the action research (BARBIER; THIOLLENT) developed by a Course offered, as one of the actions of the university pedagogy (CUNHA; FRANCO), under construction in the Institution. The results of the study were analyzed by Textual Discursive Analysis (MORAES; GALIAZZI). The theoretical-conceptual matrix is based on the dialectical methodology of knowledge construction (VASCONCELLOS). The results found through the Textual Discursive Analysis corroborate the theoretical foundation adopted in this work and the University itself regarding the phenomenon of teacher education as a crucial element to the quality of education.
  • “Combater a ignorância é defender a liberdade”: as relações entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Liceu de Artes e Ofícios no Império Demanda Contínua

    Martins, Mônica de Souza Nunes

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta os interesses da Associação Comercial do Rio de Janeiro no estímulo e patrocínio à implementação do curso comercial pelo Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Analisando os aspectos que envolveram a afirmação da instrução pública ao longo do século XIX, o artigo transita por vários aspectos da sociedade e economia da segunda metade do século XIX que formavam um novo entendimento sobre a instrução pública, articulando-a aos interesses da produção de riqueza do país e, ao mesmo tempo, incentivando o ensino profissional como formador e moralizador da classe trabalhadora. Nesse sentido, o artigo discute alguns aspectos históricos que teriam contribuído para a defesa do ensino comercial, como aspecto da formação profissional dos trabalhadores do comércio, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro no final dos oitocentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper investigates the interests of the Commercial Association of Rio de Janeiro, encouraging and sponsoring the implementation of the Commercial course at the School of Arts and Crafts of Rio de Janeiro. Analyzing aspects involving the setting of public education throughout the nineteenth century, the paper moves through various aspects of society and economy in the second half of the nineteenth century which formed a new understanding of public education, in an attempt to link it to the interests of production, wealth of the country and at the same time encouraging vocational education as trainer and moralizing the working class. Therefore, the paper discusses some historical aspects that have contributed to the defense of business education, as a part of professional training of workers in trade by the Commercial Association of Rio de Janeiro in the late eighteen hundreds.
  • A educação como instrumento de mudança na prestação de cuidados para idosos Demanda Contínua

    Silva, Henrique Salmazo da; Gutierrez, Beatriz Aparecida Ozello

    Resumo em Português:

    RESUMO A Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) caracteriza-se como uma modalidade de atenção importante no cenário dos cuidados de longa duração. No Brasil urge a necessidade de refletirmos sobre o aparato técnico e humano que subsidia o funcionamento desses serviços, em especial pela complexidade de saúde dos residentes. Considerando essas questões, o objetivo deste artigo foi discutir a educação como eixo norteador para a melhoria dos cuidados prestados nas ILPI, destacando o cuidar como um processo atitudinal que revela a contínua interação entre conhecimentos técnicos e a humanização, bem como a valorização da opinião da pessoa idosa sobre diferentes aspectos do cotidiano institucional. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de periódicos e artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando as bases de dados da PUBMED e SCIELO. Verificou-se que as intervenções educativas podem oferecer ferramentas importantes para a melhoria dos cuidados, fomentando mudanças organizações, a adoção de novas tecnologias de cuidado e a criação de legislações compatíveis com as necessidades dos idosos assistidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The nursing home is characterized as a type of important attention in the setting of long-term care. In Brazil there is an urgent needing to reflect on the human and technical apparatus which subsidizes these services, specially taking in consideration the health complexity of residents. Considering these issues, the aim of this article was to discuss education as a guideline for the improvement of care in nursing homes, highlighting care as an attitudinal process that shows the continuous interaction between technical knowledge and humanization, as well as the appreciation of view elderly about different aspects of the institutional routine. For this we carried literature review in journals and articles published in the last ten years, using the databases PUBMED and SCIELO. It was found that educational interventions can provide important tools for improving care, promoting change organizations, the adoption of new care technologies and the creation of legislation compatible with the needs of the older adults assisted.
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br