Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Volume: 34, Número: 71, Publicado: 2018
  • Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Freitas, Maria de Fatima Quintal de; Souza, Jusamara
  • Formação em pesquisa na pós-graduação: práticas e desafios. A formação do pesquisador em Educação na Universidade do Estado da Bahia Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Nascimento, Antônio Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a formação do pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) constituído à luz da experiência histórica de outras universidades e das normas que regem a pós-graduação no Brasil cujo mestrado foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1999 e o doutorado em 2008. A metodologia utilizada constituiu-se de consultas bibliográficas e documentais. Os estudos desenvolvidos no programa giram em torno da educação no contexto da crise da modernidade a partir de quatro linhas de pesquisa a saber Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural; Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador; Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; e Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Essas linhas são integradas por 23 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No que pese a diversidade de perspectivas analíticas assumidas pelos diversos membros do Programa, todos reconhecem a crise da modernidade e convergem entre si no propósito de buscar novas utopias considerando a centralidade da pessoa humana, a defesa do meio ambiente e o uso humanitário das tecnologias da informação e da comunicação. Diante do cenário de incertezas e perplexidades, os estudos desenvolvidos no programa visam à produção de um conhecimento que favoreça a produção e reprodução da dignidade humana. Finalmente, são apresentadas algumas considerações gerais, destacando alguns aspectos importantes que caracterizam o Programa e o processo de formação dos pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents an analysis of the researcher's training in the Post-Graduate Program in Education and Contemporaneity, PPGEduC, of the State University of Bahia, UNEB, constituted in the light of the historical experience of other universities and the norms that govern post-graduation in Brazil, whose master's degree course was recommended by CAPES in 1999 and its doctorate in 2008. The methodology used consisted of bibliographical and documentary consultations. The studies developed in the program revolve around education in the context of the crisis of modernity from four lines of research namely Civilizational Processes: Education, Memory and Cultural Plurality; Education, Pedagogical Praxis and Educator Training; Education, Management and Sustainable Local Development; and Education, Curriculum and Technological Processes. These lines are composed of 23 research groups certified by CNPq. In spite of the diversity of analytical perspectives assumed by the various members of the Program, all recognize the crisis of modernity and converge with one another in the purpose of seeking new utopias considering the centrality of the human person, the defense of the environment and the humanitarian use of information technologies and communication. Given the scenario of uncertainties and perplexities, the studies developed in the program aim at producing knowledge that favors the production and reproduction of human dignity. Finally, some general considerations are presented, highlighting some important aspects that characterize the Program and the process of training the researchers.
  • Desafios e contradições da formação de pesquisadores no México Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Flores Osorio, Jorge Mario

    Resumo em Português:

    RESUMO No artigo, apresento os resultados da pesquisa sobre o impacto que as políticas delineadas pelo estado mexicano, articuladas pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACyT) e implementadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), têm no processo de formação de pesquisadores, com ênfase especial aos campos da educação e da psicologia. O processo de pesquisa é realizado por meio de observação participante, conversas com alunos e professores de doutorado nas áreas de psicologia e educação, além da análise de documentos oficiais onde são postuladas as políticas de pesquisa e aquelas que se referem à formação de pesquisadores no México. Neste artigo, analiso as políticas propostas pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACyT) em relação ao papel da pesquisa no México, bem como as diretrizes que propõem por meio do Programa Nacional de Pós-Graduação em Qualidade (PNPC) projetado na última década do século XX, a fim de garantir a formação de pesquisadores com altos níveis de qualidade. Da mesma forma, aprecio o Programa para o Desenvolvimento Profissional de Professores (PRODEP) em sua tentativa de organizar pesquisadores em Organismos Acadêmicos e garantir, assim, a produtividade científica dos pesquisadores das Instituições de Ensino Superior. Questiono as políticas do CONACyT quanto à formação de pesquisadores, demonstrando sua inconsistência e sua limitada contribuição para a dinâmica de qualidade da pós-graduação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el artículo presento resultados de investigación con respecto al impacto que las políticas delineadas por el Estado mexicano, articuladas por el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT) e implementadas por las Instituciones de Educación Superior (IES), tienen en el proceso de formación de investigadores, con especial énfasis en los campos que corresponden a la educación y la psicología. El proceso de investigación se realiza a través de la observación participante, conversaciones con estudiantes y profesores de programas doctorales en los campos de la psicología y la educación y análisis de documentos oficiales en donde se postulan las políticas de investigación y las que refieren a la formación de investigadores en México. Analízanse las políticas planteadas por el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT) con relación a la función de la investigación en México, así como a las orientaciones que realiza a través del Programa Nacional de Posgrados de Calidad (PNPC) diseñado en la última década del siglo XX con la finalidad de garantizar la formación de investigadores con altos niveles de calidad. Aún aprecio el Programa para el Desarrollo Profesional Docente (PRODEP) en su pretensión de organizar a los investigadores en Cuerpos Académicos y garantizar, de esa manera, la productividad científica de los investigadores de las Instituciones de Educación Superior. Cuestiono las políticas del CONACyT con respecto a la formación de investigadores, demostrando la inconsistencia de las mismas y su limitada aportación a la dinámica de calidad del posgrado de calidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the article I present research results regarding the impact, that the policies outlined by the Mexican State, articulated by the National Council of Science and Technology (CONACyT) and implemented by the Institutions of Higher Education (IES). they have in the process of training researchers, with special emphasis, in the fields that correspond to education and psychology. The research process is carried out through participant observation, conversations with students and professors of doctoral programs in the fields of psychology and education: besides the analysis of official documents where research policies are postulated and those that refer to the training of researchers in Mexico. In the communication I analyze the policies proposed by the National Cluster of Science and Technology (CONACyT) in relation to the role of research in Mexico, as well as the guidelines that it carries out through the National Postgraduate Program in Quality (PNPC) designed in the last decade of the 20th century in order to guarantee the training of researchers with high levels of quality. In the same way, I value the Program for the Professional Development of Teachers (PRODEP) in its attempt to organize researchers in Academic Bodies and guarantee in this way, the scientific productivity of the researchers of Higher Education Institutions. I question CONACyT's policies regarding the training of researchers, demonstrating their inconsistency and their limited contribution to the quality dynamics of postgraduate quality.
  • Perspectiva histórica e estado atual da formação doutoral em Psicologia na Argentina: o Doutorado da Universidade Nacional de Córdoba Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Brussino, Silvina; Godoy, Juan Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo descrever o estado atual da formação em doutorado dos psicólogos na Argentina. Para isso, realiza-se uma primeira descrição histórica sobre o desenvolvimento da Psicologia como disciplina científica, em que se plasmam as primeiras articulações entre pesquisa e formação. Em seguida, focaliza-se sobre a aparição dos primeiros laboratórios de investigação e sua relação com a formação acadêmica em psicologia na Argentina. Na seção seguinte, continua-se com a discussão atual sobre a formação de graduação e/ou pós-graduação no contexto latino-americano. Finalmente, brinda-se com o estado atual da oferta de programas de doutorado em Psicologia, tomando como base os informes do Conselho Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária, focalizando-se no programa de doutorado da Universidade Nacional de Córdoba, que é o mais antigo e o que possui a maior nota creditada em termos de qualidade no país. Conclui-se com a apresentação de alguns eixos que poderiam guiar o debate sobre a formação ao nível de doutorado em Psicologia na Argentina e no contexto ibero-latino-americano.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene por objeto describir el estado actual de la formación doctoral de los psicólogos en Argentina. Para ello se realiza una primera descripción histórica sobre el desarrollo de la Psicología como disciplina científica, donde se plasman las primeras articulaciones entre investigación y formación. Luego, se particulariza sobre la aparición de los primeros laboratorios de investigación y su relación con la formación académica en psicología en Argentina, para continuar en otro apartado, con la discusión actual sobre la formación de grado y posgrado en el contexto latinoamericano. Finalmente, se brinda un estado actual de la oferta de programas de doctorado en Psicología a partir de los informes del Consejo Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria, haciendo foco en el programa de doctorado de la Universidad Nacional de Córdoba que es el más antiguo y el que posee la mayor categoría de acreditación de calidad en el país. Se concluye con la presentación de algunos ejes que podrían guiar el debate sobre la formación doctoral en Psicología en Argentina y en Iberolatinoamérica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to describe the current status of doctoral training for psychologists in Argentina. To this end, a first historical description is made of the development of Psychology as a scientific discipline, where the first articulations between research and training take shape. Then, it is particularized about the appearance of the first research laboratories and their relationship with the academic training in psychology in Argentina, to continue in another section, with the current discussion on graduate and postgraduate training in the Latin American context. Finally, a current state of the offer of doctoral programs in Psychology is provided based on the reports of the National Council for University Evaluation and Accreditation, focusing on the doctoral program of the National University of Córdoba, which is the oldest and which has the highest quality accreditation category in the country. It concludes with the presentation of some topics that could guide the debate on doctoral training in Psychology in Argentina and Ibero-Latin America.
  • Formação em métodos de pesquisa na pós-graduação: abordagens multimétodos para as demandas da atualidade Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Sandoval, Salvador A. M.

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute a importância de ensinar métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos como abordagens complementares conforme os objetivos do pesquisador. Argumenta-se que hoje o conhecimento científico não é apenas objeto de universidades, e que o mundo acadêmico mais que conhecimento científico, desde o século 19, faz parte do processo de formulação de políticas públicas, e que no século 20 o conhecimento científico se tornou um elemento-chave na delimitação de políticas. Por esse motivo, há um importante desenvolvimento das abordagens quantitativas, justamente por poderem fazer generalizações sobre uma população ou um segmento populacional, objeto de uma política, uma vez que políticas públicas visam atender às coletividades para atender a necessidade de obter dados científicos sobre essas coletividades. O artigo mostra a dupla tendência na história dos métodos de pesquisa social: por um lado o interesse meramente acadêmico e por outro a necessidade de governantes de obterem dados empíricos sobre os povos por eles governados. Essa dupla trajetória dos métodos de pesquisa social vai se integrar no século 20, entre as Primeira e Segunda Guerras Mundiais, quando governantes olham para as universidades para formar os pesquisadores aplicados nas metodologias de pesquisa, adequadas para realizar pesquisas como subsídios à formulação e avaliação de política pública.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the importance of teaching qualitative and quantitative research methods as complementary approaches depending on the objectives of the researcher. We argue that today scientific knowledge is not just a object of universities and the academic world but rather scientific knowledge since the 19th Century is part of a process of formulating public policies and in the 20th Century scientific knowledge becomes a key element in the delimitation of policies and for this reason there is an important development in the quantitative approaches precisely in order to be able to generalize findings to a population or population segment, the objective of policy, since the intent of public policy is to reach collectivities and thus the need for scientific data on those collectivities. This article shows the double tendency in the history of social research methods: on the one hand, the mere interest in academics and on the other hand, the needs of governments to have empirical data about their peoples. This double trajectory of social research methods will become integrated in the 20th Century between the First and Second World Wars when governments look to universities to train applied researchers in research methodologies more appropriate for studies that provide inputs to the formulation and evaluation of public policy.
  • O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Campos, Regina Helena de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo relata atividades de pesquisa desenvolvidas a partir do acervo documental do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, instituição criada em 1980 com a finalidade de preservar a memória e de divulgar a obra da psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff (1892-1974). A riqueza e a diversidade do acervo, que documenta capítulos importantes da construção e circulação das ciências da educação no século 20, no âmbito das relações entre a Europa e o Brasil, favorecem a realização de pesquisas sobre o desenvolvimento teórico-prático da psicologia e das ciências da educação, assim como sobre os trabalhos realizados nas inúmeras instituições criadas e orientadas por Antipoff no Brasil. São referenciados trabalhos de pesquisa conceitual, sobre a história de modelos de trabalho em psicologia desenvolvidos em instituições educacionais criadas sob a liderança de Antipoff e trabalhos sobre formação de educadores na tradição antipoffiana. Conclui-se que a realização desses estudos contribui para o melhor conhecimento da história da psicologia e das ciências da educação e de sua circulação internacional, fornecendo modelos relevantes para se pensar o desenvolvimento contemporâneo dessas áreas científicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article reports on research activities developed from the documentary archive of the Helena Antipoff Documentation and Research Center, an institution created in 1980 with the purpose of preserving memory and disseminating the work of the Russian-Brazilian psychologist and educator Helena Antipoff (1892-1974). The richness and diversity of the collection, which documents important chapters on the construction and circulation of education sciences in the 20th century within the framework of the relations between Europe and Brazil, favor research on the theoretical and practical development of psychology and education, and on the work done in the numerous institutions created and directed by Antipoff in Brazil. Research on the history of concepts and work models in psychology developed in educational institutions created under the leadership of Antipoff and work on the training of educators in the antipoffian tradition are reported. It is concluded that the accomplishment of these studies contributes to a better understanding of the history of psychology and education sciences and their international circulation, providing relevant models for thinking about the contemporary development of these scientific areas.
  • A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Lopes, Amelia; Menezes, Isabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses dimensions of post-graduated education and their role in the construction of a sense of self as a researcher, based on data collected with post-graduation students from the University of Porto and the experience of both authors as directors of post-graduation courses in Educational Sciences. We particularly focus on relevant experiences in for a situated learning of research, including the institution of research communities of practice that include professors, supervisors, researchers and post-graduation students and that can contribute to the progressive development of how-to-do research.
  • Formação em pesquisa na pós-graduação: possibilidades e desafios a partir da orientação Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Freitas, Maria de Fatima Quintal de; Souza, Jusamara

    Resumo em Português:

    RESUMO O debate a respeito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil tem focalizado a questão da qualidade no processo de produção de conhecimento, em especial a partir dos três últimos Planos Nacionais da Pós-Graduação. Considerar este tema significa também levar em conta os aspectos relativos às condições objetivas e subjetivas dos trabalhos na pós-graduação. O artigo discute as relações entre pesquisa, formação e produção de conhecimento presentes no trabalho de orientação, nos cursos de pós-graduação stricto sensu. Foram registradas, sistematizadas e submetidas a uma análise qualitativa, informações oriundas de orientações realizadas no período de 1995 a 2017, ao nível de mestrado e doutorado, em Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Musical e Psicologia. Foram analisadas as relações entre as condições objetivas de desenvolvimento do trabalho na pós-graduação e os impactos na formação dos pós-graduandos através da pesquisa. São tecidas considerações sobre os efeitos psicossociais gerados no processo de orientação, que podem afetar, positiva ou negativamente, não só a produção de conhecimento como também a qualidade das interações nesse tipo de atividade. São feitas algumas reflexões sobre uma agenda que considere o ofício da orientação como um processo, também, de formação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The debate regarding the stricto sensu Post-Graduation in Brazil has focused on the subject of quality in the process of knowledge production, especially after the last three National Postgraduate Plans. Considering this topic also means taking into account the aspects related to the objective and subjective conditions of the postgraduate work. The article discusses the relations among research, formation, and production of knowledge that are present in the orientation work in stricto sensu postgraduate courses. Information collected from 1995 to 2017, at Masters and PhD levels, in Postgraduate Programs in Education, Music Education and Psychology were recorded, systematized, and submitted into a qualitative analysis. The relations between the objective conditions of postgraduate work development and the impacts on postgraduate training through the research were analyzed. Considerations are made about the psychosocial effects generated in the orientation process, which can affect positively or negatively not only the production of knowledge but also the quality of the interactions in this type of activity. There are some reflections about an agenda that considers the work of orientation also as a process of formation.
  • Pesquisa e mudança social: desafios e dificuldades para a formação em Psicologia Dossiê - Formação E(M) Pesquisa Na Pós-Graduação: Práticas E Desafios

    Guzzo, Raquel Souza Lobo

    Resumo em Português:

    RESUMO A proposta deste artigo é apresentar dificuldades e desafios enfrentados na formação de pesquisadores para a área da Psicologia no Brasil. O sentido da pesquisa que muda a realidade, requisitos de estudantes de pós-graduação e a relação graduação pós-graduação nessa formação. A conjuntura brasileira e a pesquisa como uma possibilidade de crítica e mudança social. As dificuldades econômicas e políticas para uma pesquisa socialmente comprometida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to present difficulties and challenges faced in the training of researchers in the field of Psychology in Brazil. The sense of research that changes reality, graduate student requirements and the postgraduate graduation relationship in that training. The Brazilian conjuncture and the research as a possibility of criticism and social change. The economic and political difficulties for a socially committed research.
  • Entre o cinismo e a hipocrisia: o novo ciclo de reformas educacionais no Brasil Demanda Contínua

    Girotto, Eduardo Donizeti

    Resumo em Português:

    RESUMO Estamos diante de um novo ciclo de reformas educacionais no Brasil, concebido a partir de uma lógica de controle técnico, burocrático e gerencial do trabalho docente, que retoma processos colocados em prática nas décadas de 1980 e 1990 em diversas partes do mundo. Com o intuito de compreender os agentes, os interesses e as estratégias presentes neste novo ciclo, analisamos documentos publicados por organismos internacionais e institutos financiados por grupos empresariais, com atuação no Brasil e no mundo, que têm lugar de destaque na elaboração das atuais políticas educacionais. Na análise realizada, verificamos que o objetivo é a contenção dos investimentos diretos em educação pública. Para tanto, propõem-se mudanças na forma de contratação e organização das carreiras docentes no país, consideradas responsáveis pela crise orçamentária brasileira. As análises demonstraram a importância de compreender quem são os principais agentes do novo ciclo de reformas educacionais, bem como os interesses que expressam. Trata-se de ação fundamental na luta pela construção de uma escola pública equitativa e democrática no Brasil que passa pela ampliação dos investimentos com o intuito de garantir as condições fundamentais para a ação educativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We are facing a new cycle of educational reforms in Brazil, conceived on the basis of technical, bureaucratic and managerial control of the teacher’s job, taking up processes put into practice in the 1980s and 1990s in various parts of the world. In order to understand the agents, interests and strategies present in this new cycle, we analyze documents published by international organizations and institutes financed by business groups, operating in Brazil and worldwide, prominent in the elaboration of current educational policies. In this analysis, we have verified that the objective is the containment of direct investments in public education. Therefore, changes are proposed in the form of hiring and organization of teaching careers in the country, considered responsible for the Brazilian budget crisis. The analyses have demonstrated the importance of understanding who are the main players in the new cycle of educational reforms, as well as the interests they express. This is fundamental in the struggle for the construction of an equitable and democratic public-school system in Brazil involving the expansion of investments in order to guarantee the fundamental conditions for educational action.
  • Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores Demanda Contínua

    Souza, Sandra Maria Zákia Lian; Martins, Ângela Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base na análise das respostas dos diretores de escolas municipais do país ao questionário contextual da Prova Brasil 2015, buscou-se conhecer critérios assumidos para a composição da clientela, nos estabelecimentos escolares, e sua organização por turmas, e refletiu-se sobre eventuais implicações das práticas adotadas para a democratização da educação. Trata-se de estudo exploratório das manifestações dos diretores, as quais foram tratadas por meio da quantificação da frequência das alternativas assinaladas no questionário, seguido da interpretação de seus conteúdos, com base em aportes de literatura correlata. O estudo traz pistas que indicam tendência à adoção, pelas escolas, de processos inclusivos de acolhimento e de alocação dos alunos, que expressam práticas democratizantes de gestão escolar. Registra, no entanto, limitações enfrentadas na análise das informações decorrentes de imprecisões presentes na formulação das questões.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the analysis of municipal schools headmasters’ answers to the contextual questionnaire Prova Brasil 2015, we sought to know which criteria have been assumed for the composition of the clientele in schools and their organization by groups, as well as to discuss possible implications of practices adopted for the democratization of education. It is an exploratory study of the headmasters’ manifestations, which were treated by quantifying the frequency of the alternatives indicated in the questionnaire, followed by the interpretation of their content, based on the contributions from related literature. The study presents clues that indicate a trend towards the adoption, by the schools, of inclusive processes of reception and student allocation, expressing democratizing practices in school management. However, it also registers limitations faced in the analysis of the information, resulting from inaccuracies in the formulation of the questions.
  • Atitudes dos/as estudantes universitários/as face à homossexualidade: tradução e validação de uma escala de medida Demanda Contínua

    Alves, Regina Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO O reconhecimento oficial da homossexualidade, impulsionado pela legalização da união entre casais do mesmo sexo em Portugal, deveria diminuir as atitudes e os comportamentos homonegativos e, consequentemente, as perseguições a indivíduos não heteronormativos. Com base nesse pressuposto, realizou-se este estudo, cujo objetivo é avaliar as atitudes dos/as estudantes universitários/as dos mestrados em ensino e em educação (N=151) face à homossexualidade. Para tal, foi traduzida e adaptada socioculturalmente uma escala de atitudes face às lésbicas e aos homens gays (Attitudes Toward Lesbians and Gay Men - ATLG). Os resultados obtidos mostraram baixos níveis de preconceito dos/as estudantes universitários/as relacionados com a orientação sexual, em particular dos inquiridos do sexo feminino. No entanto, apesar de assumirmos que as respostas dos inquiridos estariam condicionadas pelo desejo social de baixar os níveis de preconceito, verificou-se discursos incongruentes quando se tratou de questões como a homoparentalidade ou a homofiliação, momento em que os inquiridos assumiram uma atitude mais homonegativa. As conclusões deste estudo mostraram a necessidade de criar condições para que os estudantes universitários, durante a sua formação, refletissem sobre as suas atitudes face à homossexualidade. Além de aprender a desenvolver processos educativos que incluam a promoção do respeito e a convivência saudável com a diversidade sexual e a defesa dos direitos humanos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The official recognition of homosexuality, driven by the legalization of marriage between same-sex couples in Portugal, should have reduced homonegative attitudes and behaviors and, consequently, persecution of non-heteronormative individuals. Based on this assumption, this study was carried out with the objective of evaluating the attitudes of university students (N = 151) regarding homosexuality. To that end, a scale of attitudes towards lesbian and gay men (“The Attitudes Toward Lesbians and Gay Men Scale” - ATLG) has been translated and socioculturally adapted. The results obtained showed low levels of prejudice of university students related to sexual orientation, especially from female respondents. However, although we assume that the respondents' answers may have been conditioned by the social desirability of lowering their levels of prejudice, there were incongruous discourses when dealing with issues such as homoparentality or homophilia, towards which respondents took a more homonegative attitude. The conclusions of this study have showed the need to create conditions for university students, during their education, to reflect on their attitudes towards homosexuality, as well as develop educational processes that include the promotion of respect and healthy coexistence with sexual diversity and the defense of human rights.
  • Estratégias de estimativa na reta numérica Demanda Contínua

    Duro, Mariana Lima; Dorneles, Beatriz Vargas

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar quais estratégias foram mais utilizadas por 30 crianças do 2o ao 6o ano escolar (seis de cada ano), de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS, para realizar estimativa numérica na tarefa “estimativa na reta numérica”, a partir de entrevistas individuais semiestruturadas. O principal objetivo desse estudo foi, além de elencar as principais estratégias apresentadas, indicar as estratégias mais frequentes e/ou mais precisas. Foram encontradas oito diferentes estratégias, que variavam de simples contagem exata a estratégias mais complexas, envolvendo estruturas multiplicativas de fator proporcional. Os resultados indicaram que a estratégia de contagem foi a de maior frequência, porém com baixa precisão. Para este teste, os estudantes de maior nível de escolaridade utilizaram estratégias mais complexas ainda não acessíveis aos de menor escolaridade, as quais possibilitaram estimativas mais precisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study had the objective to verify which strategies were used the most by 30 children, from the 2nd to the 6th grade (six students of each class), of a public school in the city of Porto Alegre/RS, in order to perform in a number line estimation task, using individual semi-structured interviews. The main objective of this study was, besides describing the main strategies, to point out those that were more frequent and/or more precise. We have found eight different strategies, ranging from simple exact counting to more complex ones, involving multiplicative proportional structures. The results have indicated that the counting strategy was the one with the highest frequency of usage, but its use wielded low accuracy. For this test, students with higher levels of formal education used more complex strategies, not yet accessible to those with less formal education, which have made possible estimates that are more accurate.
  • Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação Demanda Contínua

    Martins, Lígia Márcia; Lavoura, Tiago Nicola

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present text intends to present contributions of the method named historical-dialectic materialism to the qualitative investigations in education. We expect to launch arguments that can serve as foundations and parameters of analysis for research in education, as guided by the scientific premise of the search for the intelligibility of social reality. We will highlight the following theoretical and methodological issues: the relationship between the ontological dimension and the epistemological dimension of reality, as well as the theoretical foundations that support the categories of analysis of the investigated object. Then, we will transpose these precepts into the so-called empirical and theoretical-conceptual researches.
  • Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos Demanda Contínua

    Trevizan, Zizi; Pessoa, Alex Sandro Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo apresenta-se um estudo de caso que evidencia o modo de funcionamento do pensamento e da linguagem de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apontado como possíveis mediações, foram incluídas nos contextos educativos da criança. Este texto emergiu de resultados obtidos de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida pela primeira autora deste artigo, no período de 2015-2017. Trata-se de uma investigação qualitativa que, na sua totalidade, analisou os modos específicos de funcionamento do psiquismo e da linguagem de quatro crianças: um adolescente e dois adultos com TEA. Para tanto, priorizaram-se os dados referentes a uma das quatro crianças: um menino com sete anos de idade. A interpretação dos dados ocorreu com base nos pressupostos da análise semiótica bakhtiniana e vygotskyana. Os resultados apontam que a relação do autista com o mundo é mais complexa, por ser mais direta do que mediada, gerando, portanto, transtornos de linguagem e, consequentemente, de comunicação e de interação social. Esses transtornos podem ser amenizados por processos culturais de materialização dos significados dos signos, inscritos nos discursos dos seus interlocutores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a case study that evidences the structures of thought and language of a child diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD), pointing out how educational practices were included in the child's contexts. This manuscript emerged from results obtained from a broader research, developed by the first author of this article, from 2015 to 2017. It was a qualitative study that, as a whole, analyzed the specific patterns of functioning of the psyche and language of four children, one adolescent and two adults with ASD. For this article, we prioritized only data referring to one of the four children: a seven-years-old boy. Data interpretation was based on the premises of Bakhtinian and Vygotskian semiotic theory. The findings indicate that the relationship of autistic people with the world is more complex, because it is more direct than mediated, which generates disorders of language and, consequently, of communication and social interaction. These issues can be softened by cultural processes of materialization of the meanings of signs included in the discourses of their interlocutors.
  • “Eu sou do interior... eu vim estudar em Porto Alegre” : memórias de experiências sensíveis em uma moradia estudantil (1974-1983) Demanda Contínua

    Almeida, Doris Bittencourt

    Resumo em Português:

    RESUMO Inscrita no campo da História da Educação, o estudo investiga as memórias de cinco mulheres que, na condição de estudantes, habitaram a Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre (CEUPA), entre 1974 e 1983. Por meio da metodologia da História Oral, busca-se conhecer quem são elas, as motivações para ingresso na Casa, bem como perceber possíveis marcas do período vivido na instituição em seus processos formativos. Entende-se a CEUPA como instituição educativa, isto é, um lugar que educa os jovens que lá estão, considerando as aprendizagens desenvolvidas que podem transcender os espaços formais de educação. É possível dizer que a presença feminina nesta moradia representa a expressão de luta das mulheres, em décadas pretéritas, para conquistarem outras inserções na sociedade brasileira, através do investimento no ensino superior. Essas narrativas que resistiram ao tempo indicam memórias que comovem, evidenciam percursos que, de certo modo, romperam com modelos femininos vigentes. Entre disputas e afetos, conseguiram ocupar, ainda que timidamente, posições de liderança na Casa. Em meio a cumplicidades, construíram estratégias que lhes permitiram o exercício de autonomia e de solidariedade no espaço de convivência estudantil. A pesquisa toma por inferência o entendimento do tempo que estiveram na residência estudantil como uma experiência sensível nas biografias das moradoras, que produz ressonâncias nos seus itinerários, tendo em vista que, para muitas, foi talvez a única possibilidade de permanência no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Situated within the field of history of education, the study investigates the memories of five women who, as students, lived in the University Student House of Porto Alegre (CEUPA), between 1974 and 1983. Through the methodology of oral history, this investigation seeks to know who they are, their motivations to live in this house, as well as possible traces of the period they lived in this institution left on their educational process. CEUPA is understood as an educational institution, that is, a place that educates young people who live there, considering that learning processes can go beyond formal spaces of education. It is possible to say that the feminine presence in this house represents the expression of women's fight, in past decades, to conquer other spaces in Brazilian society, through the investment in higher education. These narratives that resisted time indicate moving memories and reveal trajectories that, in a certain way, broke feminine models that prevailed at the time. Between disputes and affections, they conquered, although timorously, leadership positions in the house. Among actions of complicity, these women constructed strategies that enabled the exercise of autonomy and solidarity in a context of student coexistence. This research infers that the time they lived in the student residence was a sensible experience in the biographies of these former residents, producing resonances in their trajectories, because, for many of them, it was perhaps the only possibility of permanence in higher education.
  • Financiamento da Educação Especial no Município de Vitória: desafios à gestão Demanda Contínua

    França, Marileide Gonçalves; Prieto, Rosângela Gavioli

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo é discutir desafios e possibilidades no processo de publicização dos recursos públicos voltados à educação especial no município de Vitória/ES. Toma como referência a legislação educacional brasileira e as contribuições de autores que exploram interfaces entre financiamento e educação especial. Foram analisadas percepções de gestores educacionais, a partir de entrevista semiestrutura coletiva sobre receitas e despesas da educação, nesse município, e o planejamento orçamentário. Da análise do conteúdo foi possível evidenciar que os desafios vão do acesso aos dados, compreensão da linguagem contábil e de sua forma de registro, aos procedimentos vinculados à transparência de informações das verbas públicas destinadas à educação pela administração. Os gestores apontaram ações que não se restringiam somente às mudanças técnico-administrativas, mas também às alterações políticas que envolvem a gestão pública e seus procedimentos para a garantia de controle, acompanhamento e transparência dos recursos públicos dirigidos à educação especial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to discuss challenges and possibilities in the process of state ownership of public resources destined for special education in the city of Vitória, ES, Brazil. It is based on Brazilian educational legislation and contributions from authors who explore the interfaces between financing and special education. Perceptions of educational managers have been analyzed, based on semi-structured group interviews about educational revenue and the expenditures in this municipality, as well as budget planning. Content analysis has highlighted that the challenges go from access to data, understanding of the accounting language and its form of registration, to procedures linked to the transparency of information about public funds allocated to education. The managers pointed out actions that were not limited to technical-administrative changes, but also involved political changes in public management and its procedures to guarantee control, monitoring and transparency of public resources allocated to special education.
  • Democracia e acesso à universidade no Brasil: um balanço da história recente (1995-2017) Documentos

    Fonseca, Ricardo Marcelo

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto apresenta o contexto das universidades brasileiras nos últimos vinte anos, e caracteriza este período histórico do ensino superior brasileiro como um momento de importantes inflexões, em sua retração e em sua expansão, na sua elitização e democratização. A análise é organizada em três momentos, de acordo com os distintos ciclos recentes das universidades brasileiras: o primeiro se inicia a partir de meados dos anos 1990 (coincidindo com a chegada ao poder de Fernando Henrique Cardoso); o segundo, a partir de início/meados dos anos 2000 (coincidindo com a chegada ao poder do PT, inicialmente com Lula e depois com Dilma Rousseff); e o terceiro, atualmente em curso e vivido desde o ano de 2017, após o impeachment da presidente e a ascensão do grupo político que comanda o país sob o governo de Michel Temer.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The text discusses the context of Brazilian Universities in the last twenty years and proposes to understand that historic period as characterized by important shifts, both in terms of its democratic expansion and elitist retraction. The analysis is organized in three moments, according to the Brazilian universities different recent cycles: the first cycle starts at the beginning of the 90’s, coinciding with the Presidency of Fernando Henrique Cardoso; the second one starts between the beginning up to the midst of the years 2000, coinciding with the Presidencies of both Luís Inácio Lula da Silva and Dilma Roussef, from the Labor Party (PT); the third cycle, already under its course, begins in 2017 after President Dilma’s impeachment and the ascension of President Temer’s political group.
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br