Acessibilidade / Reportar erro
Gestão & Produção, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2011
  • Como ocorrem as inovações em serviços? um estudo exploratório de empresas no Brasil

    Vasconcellos, Luís Henrique Rigato; Marx, Roberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é o de buscar uma melhor compreensão sobre o fenômeno da inovação nas empresas de serviços. Procurou-se seguir uma linha de abordagem segundo a qual, para se estudar e compreender o funcionamento do processo inovativo nestas empresas, se faz necessário um estudo com maior profundidade nas organizações, investigando como ocorreram - em detalhes - as inovações. Para essa finalidade foram conduzidos estudos de casos em cinco diferentes organizações de serviços no setor de telecomunicações e atividades de informática no Brasil. Para melhor descrever o processo de inovação foi empregado o conceito de cadeia de inovação proposto por Hansen e Birkinshaw (2007), isto é, uma visão expandida do fenômeno da inovação que forma uma espécie de cadeia composta pelas seguintes fases: geração de ideias (intradepartamental, interdepartamental e interinstitucional); a conversão (seleção de ideias, incluindo a triagem, o financiamento e o desenvolvimento) e a difusão (sua disseminação na organização e no mercado). Por meio dos casos percebeu-se também que a inovação em serviços segue uma lógica similar em relação às inovações encontradas na literatura para bens físicos, sobretudo no que se refere ao uso da metodologia dos Stage-Gates proposto por Cooper (1993).

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this paper is to improve the understanding of the phenomenon of innovation in service companies. It focuses on the idea that in order to study and understand how innovation processes take place, a more in depth study of these companies was required. Several case studies were conducted in five different service enterprises in the sector of telecommunications and computer-related activities. To describe the innovation process, the concept of "Chain of Innovation" proposed by Hansen and Birkinshaw (2007) was applied, i.e. an expanded view of the phenomenon of innovation that forms a type of chain composed by the following phases: generation of ideas; conversion (selection of ideas, including the selection, financing, and development), and diffusion. Through the cases studied, it can be seen that innovation in services follows a similar logic to that found in the literature for physical goods, especially concerning the use of the Stage-Gates' classic model proposed by Cooper (1993).
  • Fatores determinantes no disclosure em Responsabilidade Social Corporativa (RSC): um estudo qualitativo e quantitativo com empresas listadas na Bovespa

    Conceição, Sérgio Henrique da; Dourado, Gilson Barbosa; Baqueiro, Ana Gabriela; Freire, Simone; Brito, Pauline das Chagas

    Resumo em Português:

    O presente trabalho constitui-se, enquanto uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que a partir do levantamento de literatura acerca do processo de disclosure, em responsabilidade social corporativa (RSC) em companhias brasileiras. Realizou levantamento dos relatórios disponibilizados pelas companhias listadas na BOVESPA (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) para um conjunto de 123 empresas, fundamentado pelo referencial da Teoria da Divulgação Voluntária e da Teoria da Legitimidade, aliado à técnica estatística da análise fatorial, buscou identificar o nível de comunicação das informações relacionadas ao desempenho em RSC e prováveis fatores determinantes ao disclosure em responsabilidade social corporativa (RSC) a partir de variáveis independentes do desempenho econômico-financeiro e social (distribuição de riqueza) dessas companhias. Os resultados obtidos no estudo sugerem que a política de disclosure em RSC para as empresas que formaram a amostra demonstrou ser bastante incipiente e altamente vinculada a aspectos de externalidade positiva (marketing social), sendo possível estabelecer uma determinação significante entre o desempenho econômico-financeiro e social com o disclosure em RSC, para as empresas que atuam em atividade regulamentada.

    Resumo em Inglês:

    The current article is a qualitative and quantitative study based on the literature regarding the corporative social responsibility (CSR) disclosure in Brazilian companies. This research evaluated reports provided by companies listed in BOVESPA (Stock Exchange of the State of São Paulo, Brazil). Based on the Voluntary Disclosure Theory and Legitimacy Theory, 123 companies were evaluated in combination with factor analysis, a statistical technique, in order to identify the level of communication concerning sharing information related to CSR performance and the probable determinant factors to corporative social responsibility (CSR) disclosure using financial economical, and social performance (wealth distribution) as independent variables. The results obtained in the study suggest that the CSR disclosure policy of those companies proved very incipient and highly related to aspects of positive externality (social marketing), and therefore it is possible to establish a strong relationship between economical, financial, and social performance and CSR disclosure for the companies that carry out regulated activities.
  • Melhoria contínua e aprendizagem organizacional: múltiplos casos em empresas do setor automobilístico

    Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez; Martins, Manoel Fernando

    Resumo em Português:

    A acirrada competição, ressaltada pela disputa globalizada, exige que as organizações estabeleçam inovações cada vez mais frequentes e rápidas a fim de atender às mudanças tecnológicas, econômicas e políticas que a sociedade atravessa. Neste contexto, a melhoria contínua dos produtos e processos produtivos é necessária para manter a empresa competitiva, entretanto, muitas destas iniciativas fracassam dentro das organizações. Com o objetivo de analisar como os mecanismos de aprendizagem sustentam as atividades de melhoria, é realizada uma pesquisa de campo, baseada no estudo de caso em três empresas do setor automobilístico. O artigo conclui que, além de implantar programas e ferramentas para resolução de problemas, as organizações precisam desenvolver ambientes que estimulem a aprendizagem e a cooperação entre seus indivíduos, trabalhando no desenvolvimento dos recursos humanos para que as iniciativas de melhoria sejam, de fato, contínuas.

    Resumo em Inglês:

    Fierce competition, highlighted by global competition has increasingly required organizations to adopt frequent and quick innovations to meet the current technological, economic, and political changes in society. Accordingly , the continuous improvement of products and production processes is necessary to keep the company competitive. However, many of these initiatives fail in organizations. In order to analyze how the mechanisms of learning support improvement activities, a field research based on case study of three companies in the automotive sector was carried out. The article concludes that in addition to programs and tools for solving problems, organizations need to develop environments that encourage learning and cooperation among its individuals working in human resources development to achieve continuous improvement.
  • Levantamento das práticas de programação detalhada da produção: um survey na indústria paulista

    Giacon, Edivaldo; Mesquita, Marco Aurélio de

    Resumo em Português:

    Devido à grande instabilidade dos mercados e a intensa competição entre as empresas, a Programação Detalhada da Produção (PDP) vem se tornando cada vez mais um desafio para a gestão empresarial. As empresas, na busca do aprimoramento das atividades de PCP, estão demandando ferramentas de programação finita, também conhecidas como Advanced Planning and Scheduling (APS). Este artigo visa identificar as necessidades e dificuldades da programação detalhada da produção, as barreiras de implantação e os benefícios dos sistemas APS. O método utilizado foi um survey com as empresas filiadas à Fiesp. Os resultados obtidos mostram: i) a programação detalhada da produção é efetivamente uma atividade complexa para a maioria das empresas, especialmente aquelas com estratégia de produção contra pedido (MTO-make to order); ii) a maioria das empresas ainda utiliza o modelo MRP (capacidade infinita); iii) os objetivos de melhoria de desempenho na entrega poderiam ser mais facilmente alcançados com o uso de sistemas APS; iv) o investimento financeiro e falta de capacitação são ainda impedimentos para a implantação desses sistemas.

    Resumo em Inglês:

    Due to the instability of markets and the intense competition among companies, detailed scheduling has increasingly become a challenge to management. Companies that focus on the improvement of PPC activities demand tools to meet their needs, such as the finite capacity scheduling tool, also known as Advanced Planning and Scheduling System (APS) to improve delivery times, effective scheduling, and control of the firmed order. This paper aims to identify the needs and difficulties of the detailed production scheduling, the critical factors for implementation, and the benefits that the advanced scheduling systems (APS) can provide. The method used was a survey of companies affiliated to the Federation of Industries of São Paulo (FIESP). The results showed that the detailed production scheduling is a complex activity for most companies, especially for those that adopt make to order strategy (MTO). The majority of companies surveyed use the MRP planning model, but their goals can be more easily achieved with the use of advanced programming systems (APS). Financial costs and lack of training are still limiting factors to implementing those systems.
  • Ocorrência de custos ocultos em operações de serviços: insights sobre observação em uma sociedade de economia mista no Brasil

    Silva, Paulo César Pereira da; Severiano Filho, Cosmo

    Resumo em Português:

    A otimização dos processos e os melhoramentos contínuos dependem, em sua grande maioria, da gestão desenvolvida em relação ao reconhecimento, verificação e mensuração dos custos desprendidos e gerados através dos fatores de produção, para obtenção do produto final. O objetivo principal deste artigo é verificar a ocorrência de custos ocultos no processo da prestação de serviços, numa sociedade de economia mista com controle estatal do Estado da Paraíba. A verificação dos custos ocultos ocorridos na entidade foi efetuada, principalmente, em relação aos disfuncionamentos organizacionais mais frequentes do tipo: espera, movimentação inútil, sobressalários, sobreconsumo, retrabalho, acidente de trabalho, absenteísmo, ociosidade e litígios. Essa verificação constou de questionamentos junto aos operadores dos postos de trabalho, por meio de questionários semiestruturados, bem como a observação in loco no desenvolvimento de suas funções. Pretende-se chamar a atenção para a existência de custos ocultos não contabilizados pelos sistemas tradicionais de custeamento, bem como para sua intangibilidade não reconhecida pelos diversos modelos de métricas da produtividade, a exemplo do Modelo Soniano (SON, 1991). A abordagem utilizada em custos ocultos neste artigo foi realizada com base na fundamentação teórica desenvolvida por Savall e Zardet (1991). Os resultados da pesquisa apontaram para a ocorrência de custos ocultos originados, principalmente, em razão de disfuncionamentos ligados ao retrabalho, esperas, alta rotação de pessoal e stress. Ficou evidenciado ainda que, dos custos ocultos mais frequentes observados na sociedade de economia mista, os que contribuem mais fortemente para o não funcionamento adequado da organização são os retrabalhos e as esperas, verificados em quase todos os setores.

    Resumo em Inglês:

    Optimization and the continuous improvement of processes are highly dependent on the management of actions related to identification, checking, and measurement of the costs generated during the production of the final product. The main objective of this article is to verify the occurrence of hidden costs of services rendered by a public company controlled by the Paraiba State government in Brazil. The occurrence of hidden costs incurred by this corporation was verified in terms of the most common organizational malfunctioning such as: waiting time, useless motion, overpay, overconsumption, rework, occupational accidents, absenteeism, idleness, and litigations. This study was based on semi-structured interviews conducted with workstation operators and in loco observation of workers' activities. It is important to highlight the occurrence of hidden costs that are not accounted by the traditional cost systems and their intangibility, which is not recognized by productivity measurement models, for example, the Soniano Model (SON, 1991). The approach to investigate hidden costs used in this study was based on the theoretical foundation developed by Savall and Zardet (1991). The research results indicated the occurrence of hidden costs, mainly derived from malfunctioning related to rework, waiting time, high staff turnover, and stress. In addition, it was verified that among the most common hidden costs observed, rework, and waiting time, identified in virtually all sectors, are the ones that affect the most the proper functioning of the organization.
  • Aplicação da abordagem estatística no contexto da gestão da qualidade: um survey b com indústrias de alimentos de São Paulo

    Santos, Adriana Barbosa; Antonelli, Stella Carrara

    Resumo em Português:

    Nas últimas duas décadas, o crescimento do interesse pela metodologia Seis Sigma intensificou a aplicação da abordagem estatística e de outras abordagens quantitativas com o intuito de melhorar não apenas a qualidade de produtos, serviços e processos, como também aumentar o desempenho organizacional e o processo de tomada de decisão. Este artigo trata da aplicação da abordagem estatística no contexto da gestão da qualidade em indústrias de alimentos de médio e grande porte do Estado de São Paulo com o propósito de: identificar quais ferramentas e técnicas estatísticas são mais amplamente empregadas por indústrias do setor para garantir e controlar a qualidade; avaliar a interdependência entre o sucesso da implementação de programas de qualidade e segurança alimentar como Boas Práticas de Fabricação (BPF) e sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e o uso de estatística; e analisar estimativas do grau de relevância do pensamento estatístico e de seus benefícios como ferramenta de melhoria da qualidade. Um survey exploratório-descritivo foi realizado e os resultados revelaram que a abordagem estatística começa a ser mais valorizada nas indústrias de alimentos pela relevância de seus benefícios assim como já ocorre em outros setores. Há evidências de que a implantação bem sucedida dos programas de segurança alimentar seja uma condição primordial para o uso efetivo de estatística e de outras abordagens quantitativas.

    Resumo em Inglês:

    Over the last two decades, the increased interest in the Six Sigma methodology has stimulated the use of statistical methods and other quantitative approaches not only to improve product quality, services, and processes, but also for organizational performance and decision making process. This paper examines the application of the statistical approach in the context of quality management in medium and large food industries from São Paulo. The purpose of this paper are: to identify the statistical tools and techniques that have been more widely utilized in quality management in the food industry; to evaluate the relationship between the use of these statistical tools and the implementation of quality and food safety programs, such as the Good Manufacturing Practices and Hazard Analysis Critical Control Point (HACCP); and to evaluate the relevance degree of the benefits of the statistical thinking application. The findings of an exploratory-descriptive study show that the statistical approach has been more valued and used by the food industry, like in other economic sectors, due to its significant benefits. There are evidences that the successful implementation of food safety programs is of paramount importance to the effective use of statistical and other quantitative approaches in the food industry.
  • Utilização da abordagem Quick Response Manufacturing em uma empresa de materiais de escrita: proposta e análise de benefícios esperados

    Saes, Elizangela Veloso; Godinho Filho, Moacir

    Resumo em Português:

    O Quick Response Manufacturing (QRM) é uma abordagem de gestão alternativa à Manufatura Enxuta, que objetiva alcançar a redução do lead time em ambientes com alta variedade de produtos. O objetivo da presente pesquisa é apresentar a proposta de implementação de alguns conceitos e ferramentas do QRM para redução do lead time em uma empresa de materiais de escrita. Basicamente a proposta seguiu os passos básicos de um projeto QRM, chegando à conclusão de que o longo lead time no setor estudado da empresa é ocasionado por quatro principais causas: (i) alocação de recursos em função dos tamanhos de pedidos; (ii) longo set up; (iii) quebra de máquinas; e (iv) tamanhos de lotes grandes. Seis cenários baseados em princípios e técnicas do QRM foram propostos e avaliados por meio de simulação, usando-se a tecnologia RMT (Rapid Modelling Technique). Os resultados esperados indicam que a empresa estudada pode obter uma redução de, aproximadamente, 68% no nível de WIP e de, aproximadamente, 74% no lead time médio, caso implemente a proposta sugerida. O presente trabalho contribui para aumentar a divulgação do paradigma QRM na academia e prática gerencial brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Quick Response Manufacturing (QRM) is a production management approach aiming at reducing lead time in environments with high product variety. The main goal of this research is to present a proposal for the implementation of some QRM concepts and tools for lead time reduction in a company which manufactures school supplies. The proposal followed the basic QRM project steps, concluding that four main reasons explained the long lead time found in the company: (i) allocation of resources made according to order sizes, (ii) set up time, (iii) machine failures, and (iv) large lot sizes. Six scenarios, based on QRM principles and techniques, were proposed and evaluated using Rapid Modelling Technology (RMT). The expected results indicate that the studied company can achieve a reduction of approximately 68% in the WIP level and 74% in the average lead time. This study contributes to spread out the QRM paradigm among researchers and managerial practice in Brazil.
  • Proposta de um instrumento de medida para avaliar a satisfação de clientes de bancos utilizando a Teoria da Resposta ao Item

    Balbim Junior, Alceu; Bornia, Antonio Cezar

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um instrumento de medida para avaliação da satisfação de clientes de bancos utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Satisfazer os clientes tem sido uma busca constante das organizações que procuram manterem-se competitivas no mercado. Estudos constatam a relação entre a qualidade percebida pelos clientes, a satisfação e fidelidade. A avaliação da satisfação pode ser realizada por meio da qualidade percebida pelos clientes e a construção de ferramentas de avaliação deve contemplar características específicas da atividade em questão. Embasando-se em artigos que avaliam a satisfação de clientes de bancos, propõe-se um instrumento formado por 29 itens. Os itens foram aplicados a 240 clientes a fim de avaliar a satisfação com o banco de maior relacionamento. Utilizando a Teoria da Resposta ao Item, foram identificados os parâmetros dos itens e a curva de informação. A análise do grau de discriminação dos itens indicou que todos são apropriados. A curva de informação obtida evidenciou o intervalo no qual o instrumento apresenta melhores estimativas para níveis de satisfação. O trabalho apresentou o nível médio de satisfação da amostra e a concentração de clientes nos diferentes níveis de satisfação da escala.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a model for assessing the satisfaction of bank customers using the Item Response Theory (IRT). Organizations are constantly making effort to satisfy customers seeking to remain competitive. Several studies have reported on the relationship between perceived quality, satisfaction, and loyalty. The assessment of satisfaction can be accomplished through the perceived quality, and the development of assessment tools should address specific features of the activity in question. Based on articles that assess the satisfaction of bank customers, this study proposes an assessment tool consisting of 29 items. The items were applied to 240 clients to assess their satisfaction with the bank with which they maintain a closer relationship. Using Item Response Theory (IRT), parameters of the items and the information curve of the tool proposed were identified. The analysis of the degree of discrimination of the items indicated that they all are appropriate. The information curve obtained showed the range in which the tool proposed produces the best estimates of satisfaction levels. The study revealed the average satisfaction level of the sample and the concentration of customers in different levels of satisfaction in the scale used.
  • Adoção da tecnologia da informação em organizações rurais: o caso da pecuária de corte

    Machado, João Guilherme de Camargo Ferraz; Nantes, José Flávio Diniz

    Resumo em Português:

    O objetivo desse trabalho foi estudar o uso e a difusão da TI na pecuária de corte, a partir de fatores que influenciaram a adoção; e descrever recursos, procedimentos e ações necessárias para seu funcionamento. A pesquisa foi realizada em duas fases: uma quantitativa e outra qualitativa. Na primeira, foi realizado um levantamento do tipo survey com produtores, buscando informações acerca das diferentes tecnologias adotadas e das atitudes em relação a elas, possibilitando identificar o grau de inovatividade dos produtores e agrupá-los pela semelhança da postura tecnológica. A segunda analisou experiências, opiniões e perspectivas a respeito da tecnologia integrada ao sistema produtivo de duas propriedades em cada categoria, totalizando dez estudos de caso, a partir de entrevistas pessoais. Os resultados proporcionaram entendimento sobre os motivos da adoção ou rejeição de uma determinada TI, permitindo identificar as razões para alguns produtores adotarem mais rapidamente que outros. Foi possível entender as alterações ocorridas na organização rural por ocasião da implantação dessas tecnologias, observando-se um avanço nas práticas gerenciais a partir da adoção e uso da TI. De um modo geral, os processos foram aprimorados e facilitados, com reflexos positivos em várias áreas da propriedade, incluindo recursos humanos e a imagem do empreendimento no mercado.

    Resumo em Inglês:

    This research is aimed to study the use and the diffusion of IT in the beef cattle breeding from the analysis of the factors that have influenced its adoption as well as to describe resources, procedures, and necessary actions for IT operation using case studies in rural properties classified by the innovativeness degree. This study was carried out in two stages, quantitative and qualitative. In the first stage, a survey with producers was conducted. Information concerning the different technologies adopted enabled to identify the level of innovativeness of those producers. They were classified according to the similarities of the technological position. The second stage analyzed experiences, opinions, and perspectives regarding the technology integrated to the productive system. Two rural cattle breeding farms were analyzed in each category through personal interviews totalizing ten case studies. The results indicated the reasons for the adoption or rejection of a certain IT by the producers allowing for the identification of the reasons why some producers have adopted it more quickly than others. It was possible to understand the rural organization modifications due to IT adoption, for example, managerial skills improvements. In general, the processes have been improved and become easier bringing positive effects to several areas including human resources and the enterprise's image in the market.
  • O nexo entre formalização e confiança na gestão da relação cliente-fornecedor

    Mazzali, Leonel; Machado Junior, Celso; Furlaneto, Cristiane Jaciara

    Resumo em Português:

    Na fase inicial da interação fornecedor-cliente, o grande desafio é a obtenção de um grau mínimo de confiança, suficiente para superar a barreira da ausência de conhecimento mútuo. Assim, o trabalho se volta para a discussão das formas de atuação sobre o comportamento dos agentes, tendo como foco o "aprender a cooperar". O objetivo é avaliar o efeito dos mecanismos formais de controle para a geração de um ambiente favorável à emergência da confiança. É um estudo explanatório que utiliza o estudo de caso como estratégia de levantamento e análise de dados. O caso aborda em profundidade a fase inicial do processo de interação entre uma empresa produtora de eletrodomésticos e panelas e seus fornecedores. O estudo não confirmou integralmente a proposição central, colocada com base na literatura, de que, na fase inicial da interação cliente-fornecedor, a formalização das relações, por meio da introdução de mecanismos de controle e coordenação, abre espaço à emergência da confiança e à troca de informações entre os agentes.

    Resumo em Inglês:

    The great challenge in the initial phase of the client-supplier interaction is to achieve a level of trust enough to overcome the constraints imposed by the mutual lack of knowledge. Therefore, this study evaluates the behavior of those agents focusing on "learning how to cooperate". The objective is to assess the effects of formal control mechanisms for the building of trusting work environments. This is an explanatory study that uses the case study method to collect and analyze data. The case addresses thoroughly the initial phase of the interaction process between a household appliance and pan manufacturer and its suppliers. The study did not completely corroborate the central proposition, based on relevant literature, that the formalization of relationships, through the introduction of control and coordination mechanisms, in the initial phase of client-supplier interaction promotes trust and exchange of information between the agents.
  • Fatores críticos para o sucesso no desempenho de novos produtos: um estudo aplicado ao setor moveleiro da Serra Gaúcha

    Toni, Deonir De; Milan, Gabriel Sperandio; Reginato, Carlos Eduardo Roehe

    Resumo em Português:

    Uma melhor performance de um novo produto no mercado pode ser alcançada pela adoção de um conjunto de estratégia e ações que sirvam de suporte para a gestão de novos projetos. A questão central deste estudo é: por que alguns novos produtos são bem-sucedidos enquanto muitos outros fracassam? A partir disso, o estudo teve por objetivo testar um modelo visando dar respostas a esta questão de pesquisa. Para tanto, foi implementada uma pesquisa do tipo survey em empresas do setor moveleiro da Serra Gaúcha utilizando um instrumento de pesquisa que integra fatores mercadológicos, organizacionais, operacionais e o desempenho do processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP). Com isso, foi possível fazer um comparativo entre esta pesquisa e dois estudos anteriores realizados com o mesmo enfoque (BOEHE; MILAN; DE TONI, 2009; DE TONI; BOEHE, 2006). Os resultados são semelhantes e contribuem com a literatura existente, pois têm a preocupação de integrar essas três dimensões, analisando como elas estão relacionadas e qual o seu impacto no PDNP. Com a finalidade de testar as hipóteses do modelo proposto, foram utilizados três modelos de regressão múltipla hierárquica. Os resultados sugerem que, para a amostra analisada, a estratégia de inovação e a reação dos concorrentes são os dois fatores que mais impactam no desempenho do PDNP. Dessa forma, observou-se que o desempenho no PDNP não depende apenas de uma única dimensão ou fator. Mais do que isso, os resultados da regressão múltipla indicam que a combinação entre as três dimensões, organizacional, mercadológica e operacional, explica de maneira mais significativa o desempenho do PDNP.

    Resumo em Inglês:

    A better performance of a product in the market may be achieved by adopting a new set of strategies and actions that support the management of new products. The central issue of this study is: why do some products succeed while others fail? Starting from this point, this study aims to test a new model in order to answer the question raised. For this purpose, a survey was implemented in the furniture industry in Serra Gaúcha. This survey made use of a research instrument which integrates market, organizational, and operational factors as well as the new product development process (NPDP) performance. Thus, it was possible to make a comparison between this study and two previous studies conducted with the same focus (BOEHE; MILAN; DE TONI, 2009; DE TONI; BOEHE, 2006). The results are similar and contribute to the literature since they integrate these three dimensions analyzing how they are related and their impact on NPDP. Three multiple hierarchical regression models were used to test the hypotheses of the proposed model. The findings suggest that, for the sample analyzed, innovation strategies and the reaction from competitors are the most impacting factors on the NPDP performance. Therefore, we observed that the NPDP performance does not depend exclusively on one dimension or factor. Moreover, the results of the multiple regression indicate that the combination of the three dimensions, organizational, market and operational factors, explains the NPDP performance more meaningfully.
  • Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis

    Alves Filho, Alceu Gomes; Nogueira, Edemilson; Bento, Paulo Eduardo Gomes

    Resumo em Português:

    São identificadas e analisadas neste artigo as Estratégias de Produção (EP) adotadas, durante o período 2005-2006, por 6 empresas montadoras de motores para automóveis instaladas no Brasil. Três delas instalaram-se há várias décadas no País e são aqui denominadas "estabelecidas"; as outras três, apenas há alguns anos, são denominadas "entrantes". Para o levantamento de informações sobre as EPs adotadas, entrevistas semiestruturadas foram feitas com pelo menos um dos principais responsáveis - gerentes - pela unidade produtora de motores em cada empresa. Observou-se que as EPs adotadas pelas empresas são distintas entre os grupos e em cada grupo (intragrupos), marcadas por diferenças nas áreas de decisão estruturais, apesar de haver semelhanças entre as estratégias competitivas das empresas em cada grupo (estabelecidas e entrantes). Alguns dos resultados encontrados nesta pesquisa confirmam proposições da literatura, outros indicam que há temas que precisam ainda ser cuidadosamente investigados.

    Resumo em Inglês:

    The operations strategies adopted by six engine assemblers between 2005 and 2006 in Brazil were identified and analyzed. Three of them started their operations some decades ago and were, therefore, denominated "established firms". The other three have started their operations only after the 1990s and were denominated "entrant firms". Information on the adopted strategies was gathered through interviews with at least one of the main managers in each engine assembly plant investigated. We observed that the adopted operations strategies are different in terms of inter and intra groups of those plants. The distinct characteristics of operations strategies are mainly due to differences in structural decision areas although the competitive strategies in each group have some common traces.
  • Índice de Desenvolvimento Sustentável Local e suas influências nas políticas públicas: um estudo exploratório no município de Alagoa Grande - PB

    Macêdo, Nívea Marcela Marques Nascimento; Cândido, Gesinaldo Ataíde

    Resumo em Português:

    As temáticas referentes às mudanças e problemas relacionados ao desenvolvimento local e regional têm adquirido maior relevância nos espaços institucionais, incluindo o campo das ciências e da pesquisa frente ao cenário de instabilidade e aos problemas decorrentes da relação produção e consumo. Neste contexto, surge a necessidade da redefinição de políticas públicas e novas formas de atuação dos atores sociais envolvidos com as iniciativas para geração do desenvolvimento local e sustentável. Assim, este estudo tem o objetivo de identificar o índice de Desenvolvimento Sustentável da cidade de Alagoa Grande e as suas influências na definição e aplicação de políticas de desenvolvimento municipal. Para isso, utilizou-se a metodologia que mede os índices de sustentabilidade de municípios, criada por Martins e Cândido (2008), que tem como foco principal identificar a situação em que se encontra um município em relação à sustentabilidade. A obtenção dos resultados permitiu concluir que os índices de sustentabilidade do município pesquisado não são satisfatórios em todas as dimensões analisadas e tornam necessária a redefinição de políticas públicas e mudanças na postura dos agentes sociais e institucionais para reverter o quadro e, assim, alcançar maior sinergia entre os interesses públicos e privados direcionados para a geração do desenvolvimento sustentável.

    Resumo em Inglês:

    The issues related to the changes and problems of the local and regional development have acquired greater relevance in institutional spaces including the fields of science and research as a result of instability and problems arising from the relationship between production and consumption. In this context, it is necessary to redefine public policy and social actors' activities involved with the initiatives for the generation of local and sustainable development. This study aims to identify the Index of Sustainable Development of the city of Alagoa Grande and its influence in formulating and implementing policies for municipal development. Therefore, the methodology developed by Martins and Cândido (2008), which measures the rate of sustainability of cities, was used focusing on identifying the situation of the municipality of the city under study in relation to sustainability. The results indicated that the sustainability indexes found are not satisfactory in all areas investigated, which brings the need to redesign public policies and promote social and institutional attitude changes in order to achieve greater synergy between public and private interests towards the generation of sustainable development.
  • Avaliação de desempenho multicritério como apoio à gestão de empresas: aplicação em uma empresa de serviços

    Bortoluzzi, Sandro César; Ensslin, Sandra Rolim; Ensslin, Leonardo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consiste em construir um modelo de avaliação de desempenho econômico-financeiro que leve em consideração as particularidades da empresa Seprol Computadores e Sistemas Ltda. e considere indicadores financeiros e não financeiros. Este estudo de caráter exploratório-descritivo, realizado por meio de um estudo de caso, fez uso da abordagem qualitativa, na fase de estruturação do modelo, e quantitativa, na fase de avaliação. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) foi o instrumento de intervenção escolhido para desenvolver o modelo, uma vez que é capaz de identificar os objetivos a serem avaliados, mensurar esses objetivos, integrar essas avaliações individuais e gerar ações de aperfeiçoamento para aqueles indicadores que apresentam um desempenho aquém do esperado. A partir do modelo construído, foi possível: (i) identificar os 73 indicadores (30 financeiros e 43 não financeiros) que compõem o modelo a ser utilizado para avaliar o desempenho econômico-financeiro da organização; (ii) identificar as três grandes dimensões que serão avaliadas: gestão financeira (estoque, cobrança interna, rentabilidade); recursos humanos (plano de carreira, qualificação, reconhecimento) e mercado (distribuição, parcerias, marca); (iii) construir escalas ordinais e cardinais para cada indicador do modelo; (iv) avaliar o status quo da organização em 42 pontos, em uma escala de "0" a "100", que se configura aquém da expectativa; (v) identificar os 15 indicadores com desempenho comprometedor na organização; e (vi) demonstrar o processo de gerenciamento do desempenho, ilustrado para a dimensão "gestão financeira", ao propor uma ação que, caso seja implantada, virá por elevar sua avaliação para 48 pontos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to build a model for the economical and financial performance evaluation that takes the specificities of the company Seprol Computers and Systems Ltd. into consideration and that considers financial and non-financial indicators. This is an exploratory-descriptive study, in which the case study research method was adopted using a qualitative approach during the model structuring phase and quantitative approach in the model evaluation phase. The Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) was the intervention tool chosen to develop the model since it is able to identify the objectives to be evaluated, measure these objectives, integrate these individual evaluations, and generate improvement actions to the indicators which present a beyond expected performance. Using the model proposed, it was possible: (i) identify the seventy-three indicators (thirty financial and forty-three non-financial elements) that make up the model to be used to evaluate the organization's economical and financial performance; (ii) identify the three great dimensions that will be evaluated: financial management (stock, internal charge, and profitability); human resources (career plan, qualification, and recognition), and market (distribution, partnerships, and brand); (iii) build ordinal and cardinal scales to each indicator of the model; (iv) evaluate the organization's status quo in terms of forty-two aspects in a "0" to "100" scale, whose performance was considered as below expectation (v) identify the fifteen compromising performance indicators in the organization; and (vi) demonstrate the performance management process for the "financial management" dimension proposing an action which, if implemented, it will increase its evaluation score up to forty-eight.
  • Método híbrido CONWIP/KANBAN um estudo de caso

    Sereno, Bruno; Silva, Daniel Sant Anna da; Leonardo, Dênis Gustavo; Sampaio, Mauro

    Resumo em Português:

    Os sistemas de controle da produção geralmente são pontos de discussão nas principais literaturas da Engenharia de Produção. Pode-se dizer que sistema KANBAN é o método mais conhecido entre os profissionais da área para o controle e processamento de materiais no ambiente do chão de fábrica, devido à sua simplicidade e importância competitiva na concepção do sistema Toyota de produção. Analisando possíveis desvantagens apresentadas por este sistema, surge o CONWIP, demonstrando que o KANBAN pode ser questionado em determinadas circunstâncias e mediante algumas variáveis do produto, demanda ou mesmo da produção. Investigar, comparar e apontar as vantagens, e as desvantagens do KANBAN, CONWIP e Método Híbrido CONWIP/KANBAN são o foco deste trabalho. A partir do estudo de caso de uma empresa com produção de componentes eletromecânicos para comando e monitoração de válvulas, caracterizada por pequenos lotes, alta customização e demanda incerta, discutem-se esses métodos, visando concluir, por meio dos resultados obtidos, os diferenciais da combinação do KANBAN e CONWIP no chamado Método Híbrido CONWIP/KANBAN.

    Resumo em Inglês:

    Production control systems have been widely discussed in the Production Engineering literature. The KANBAN system is the most known among professionals for the control and processing of materials in the shop floor environment due to its simplicity and competitive significance in the design of the Toyota production system. Analyzing possible disadvantages presented by this system, the CONWIP demonstrates that the KANBAN can be questioned in certain circumstances and upon certain variables of the product, demand, or production. The objective of this research is to Investigate, compare, and point out the advantages and disadvantages of KANBAN, CONWIP, and the CONWIP/KANBAN Hybrid Method. Based on the case study in a company that manufactures electromechanical components for valve monitoring and control, characterized by small lots, high customization, and uncertain demand, these methods were discussed in order to show, through the results, the differential combination of KANBAN and CONWIP in the CONWIP/KANBAN Hybrid method.
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br