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Gestão & Produção, Volume: 22, Número: 4, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Paulillo, Luiz Fernando
  • Sustentabilidade organizacional: aplicação de índice composto em uma empresa do setor químico Articles

    Scholl, Cleber Augusto; Hourneaux Junior, Flavio; Galleli, Bárbara

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo propor a aplicação de um índice composto para mensuração da sustentabilidade organizacional em uma indústria química brasileira multinacional e avaliar sua importância como ferramenta de gestão. O estudo é baseado na metodologia desenvolvida por Krajnc & Glavič (2005), que propõem um Índice Composto de Desenvolvimento Sustentável – ICDS, gerado pela agregação de vários indicadores das dimensões econômica, ambiental e social, com o propósito de acompanhar o desempenho em termos de sustentabilidade de uma determinada empresa. Os indicadores relacionados aos temas considerados estratégicos para a empresa, após seleção, são normalizados, ponderados e agregados, constituindo três subíndices para, finalmente, serem associados e gerar um indicador global. O método foi aplicado na empresa Braskem, a maior empresa química brasileira, em que o índice composto foi calculado utilizando-se os indicadores reportados pela empresa por quatro anos, conforme diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), para relatórios de sustentabilidade. A ponderação dos indicadores foi subsidiada pelos macro-objetivos da visão da empresa, sendo que os indicadores considerados estratégicos receberam pesos comparativamente maiores. Os resultados da aplicação do modelo foram considerados satisfatórios, pois, além de fornecer números parciais de desempenho para cada dimensão avaliada, demonstrou-se que a ferramenta apresentou grande flexibilidade nas etapas de seleção, ponderação e normalização dos indicadores, possibilitando sua aplicação em diferentes contextos e empresas.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to propose the use of a composite index to measure organizational sustainability in a multinational Brazilian chemical industry and assess its importance as management tool. The study is based on the methodology developed by Krajnc & Glavič (2005) that proposes a Composite Index of Sustainable Development - ICDS, generated by aggregating multiple indicators of economic, environmental and social dimensions, in order to monitor sustainability performance of a particular company. After selection, the indicators related to the company strategic are normalized, weighted and aggregated comprising three subindex to, finally, be associated and generate a global index. The method was applied to Braskem, Brazil's largest chemical company, in which the composite index was calculated using the indicators reported by the company for four years, according to the Global Reporting Initiative (GRI) guidelines for sustainability reporting. The indicators weighting was subsidized by the macro objectives of the company's vision, and the strategic indicators considered received comparatively higher weights. The model application results were considered satisfactory because, in addition to providing partial performance numbers for each dimension evaluated, the tool showed great flexibility in the stages of indicators selection, weighting and normalization, allowing its application in different contexts and businesses.
  • Interface entre as áreas de operações e meio ambiente: estudo de casos sobre os pontos de contato e seus potenciais conflitos Articles

    Pereira, Guilherme Salatine; Jabbour, Ana Beatriz Lopes de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os pontos de contato entre as áreas de operações e meio ambiente de empresas de manufatura estão sendo explorados, e, também, identificar como eventuais conflitos, que possam surgir durante essa interação, estão sendo mediados. Foram escolhidas grandes empresas de manufatura localizadas no Estado de São Paulo para compor um estudo de casos, e as informações foram obtidas por meio de entrevistas, dados secundários e observações in loco nas empresas. A análise foi realizada por meio da metodologia cross case, observando-se os aspectos de autoridade, atividade e comunicação na estrutura organizacional das empresas. Os resultados apontam que as organizações estudadas exploram todos os pontos de contatos elencados na literatura, com destaque especial para a atividade de modificação de processo de fabricação, por haverem procedimentos formais que requerem o aval da área de meio ambiente. Quanto aos conflitos, nenhum foi destacado pelas empresas estudadas, pois essas mantêm relações colaborativas e ̸ou integrativas entre as áreas de operações e meio ambiente. Assim, concluiu-se que o estágio de maturidade ambiental das empresas estudadas tende a ser um potencial fator para a ausência de conflitos entre as áreas, como também a presença de todos os pontos de contato levantados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to identify how contact points between operations and environment areas have been happening in manufacturing companies, and also identify how any conflicts arising during that interaction have been mediated. The case study was composed by large manufacturing companies located in São Paulo state. The analysis was conducted using the cross case methodology, observing the companies’ organizational structure aspects of authority, activity and communication. The results show that the organizations studied explore all contacts points listed in the literature, with particular attention to manufacturing process modification activity, since there are formal procedures that require the approval of the environmental area. As for conflicts, none were highlighted by the companies studied, as these maintain collaborative or integrative relationships between operations and environment areas. Thus, it is concluded that the environmental maturity stage of the companies studied tends to be a potential factor in the absence of conflicts between areas, as well as the presence of all contact points raised.
  • Competências habilitadoras da melhoria contínua: estudo de casos em empresas do setor automobilístico e de bens de capital Articles

    Gonzalez, Rodrigo Valio Dominguez; Martins, Manoel Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo O estado atual da arte sobre melhoria contínua leva em consideração que as competências e comportamentos organizacionais são elementos mais importantes para a condução e sustentabilidade do que os aspectos de ordem técnica. Este conjunto de competências e comportamentos, inicialmente tratados por Bessant e Caffyn na década de 90, considera, essencialmente, que as organizações devem construir um ambiente voltado à aprendizagem contínua. Desta forma, este artigo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento das competências que sustentam os programas de melhoria contínua em dois ambientes produtivos distintos: setor automobilístico e de bens de capital sob encomenda. A partir de um referencial teórico sobre o tema, é levantado um conjunto de competências que é relacionado à prática da melhoria contínua e, por meio de uma abordagem qualitativa, são analisadas quatro empresas dos dois setores considerados, utilizando-se uma estratégia de estudo de casos. Os resultados da pesquisa sugerem que as empresas do setor automobilístico pesquisadas apresentam maior nível de envolvimento dos funcionários em relação aos programas de melhoria contínua, quando comparadas às empresas do setor de bens de capital, que se justifica pela estratégia adotada pelas organizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The current state of the art on continuous improvement takes into account that the organizational competences and behaviors are more important elements for continuous improvement sustainability than the technical aspect. This set of competences and behaviors, initially treated by Bessant and Caffyn in the 90s, essentially considers that companies must build an environment geared to ongoing learning. Thus, this paper aimed to analyze the development of competences that support the continuous improvement in two different production environments: the automotive and capital goods to order industry. A set of competences that is related to the practice of continuous improvement is raised based on a theoretical background, and through a qualitative approach, four companies of the two considered sectors are analyzed. The research results suggest that the researched automotive sector companies have higher level of employee engagement in continuous improvement programs compared to companies in the capital goods sector, which is justified by the strategy adopted by the them.
  • Análise comparativa de rentabilidade: um estudo sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial Articles

    Silva, Elias Hans Dener Ribeiro da; Lima, Edson Pinheiro de; Costa, Sérgio Eduardo Gouvêa da; Sant'Anna, Ângelo Márcio Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Organizações têm se esforçado para demonstrar à sociedade suas políticas de boas práticas sociais e ambientais e os investimentos socialmente responsáveis têm sido cada vez mais relevantes, fundamentando a crescente criação de índices de sustentabilidade empresarial. Muitos estudos têm sido feitos sobre o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa, para averiguar se a carteira de ações composta por empresas consideradas sustentáveis traz maior retorno aos acionistas do que a carteira de ações de outros índices. Porém, grande parte dessas pesquisas dá foco ao valor das ações como forma de geração de valor e poucos são os estudos que se pautam em análises fundamentalistas. Este trabalho tem por objetivo comparar indicadores fundamentalistas de rentabilidade entre um grupo de empresas participantes do ISE e um grupo de referência, verificando se a gestão sustentável gera rentabilidade empresarial e a forma como criam valor aos acionistas. Os grupos foram comparados e as evidências encontradas, por meio da utilização do teste estatístico t-student, demonstram que, apesar de o ISE possuir uma carteira teórica diferenciada, voltada ao tema social, ambiental e ético, a rentabilidade das empresas que a compõem é semelhante ou inferior à das empresas do grupo de referência. Apesar disso, percebe-se que o grupo ISE apresenta outras formas de criação de valor ao acionista, como menor volatilidade e menor exposição ao risco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Organizations have been striving to show society their policies of good social and environmental practices; consequently, they have been increasingly investing in socially responsible actions, one of the reasons for the growing creation of indexes of corporate sustainability. Many studies have been conducted on the ISE - Corporate Sustainability Index - of BM&F Bovespa to verify whether the portfolio composed of sustainable companies brings higher return to shareholders than other portfolios of regular companies. However, most of these researches focus on the stock value as a way to generate value, and there are few studies focusing on fundamental analysis. The main purpose of this paper is to compare fundamentalist profitability indicators between a group of companies that compose the ISE index and a reference group, verifying whether sustainable management improves business profitability, and how it creates value for shareholders. The groups were compared; the evidences found by using the t-student statistical test show that in spite of having a differentiated theoretical portfolio, focused on social, environmental and ethical issues, the profitability of companies that compose the ISE Group is similar to or lower than that of companies of the reference group. Nevertheless, the results show that the companies of the ISE Group have other ways to create shareholder value, such as lower volatility and risk exposure.
  • Modelo de dinâmica de sistemas para o processo de S&OP ampliado Articles

    Domingos, Jean Carlos; Politano, Paulo Rogério; Pereira, Néocles Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar de o processo de S&OP (Sales and Operations Planning) não ser uma prática nova nas empresas, principalmente naquelas de grande porte, ainda é tema de estudos nas suas práticas e ferramentas computacionais de apoio. Modelos e ferramentas computacionais focadas para o auxílio no processo de S&OP são utilizadas e podem contribuir para a melhoria da qualidade da sua execução e dos seus resultados. As ferramentas mais comuns são aquelas baseadas em planilhas eletrônicas, e as mais sofisticadas, em técnicas de pesquisa operacional inseridas em sistemas APS (Advanced Planning Systems). A partir da revisão bibliográfica realizada sobre teoria e técnicas computacionais usadas para o auxílio do processo de S&OP, foi identificada a ausência de estudos relacionados ao uso de Dinâmica de Sistemas (System Dynamics). Adicionalmente, a revisão aponta a necessidade de estudos relacionados à integração de análise econômica e financeira durante a elaboração dos planos agregados e o uso de variáveis probabilísticas no processo que possibilitem a análise estatística no sentido de fornecer planos mais confiáveis. Outra questão relevante observada é que os gestores que participam do processo de S&OP nem sempre têm uma visão global de todas as variáveis e restrições envolvidas neste processo, assim observa-se também que as técnicas e ferramentas utilizadas para execução do processo de S&OP não oferecem uma visão holística das atividades e variáveis envolvidas. Com isso, neste trabalho, é proposto um modelo de Simulação de Dinâmica de Sistemas que proporcione uma visão holística para o processo de S&OP e que permita a integração com os processos da área financeira e o uso de variáveis probabilísticas. A avaliação dos resultados das simulações realizadas com o modelo, apoiada por um projeto de experimentos (DoE), mostra que os planos gerados são compatíveis se comparados com a prática empresarial, com a vantagem de tratar a análise econômica e financeira simultaneamente e ainda possibilitar a geração de inúmeros cenários de planos de S&OP.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite the S&OP (Sales and Operations Planning) process not being a new procedure in enterprises, especially the large size, it is still a research subject for their practices and computational tools support. Computational models and tools focused to aid the S&OP process are used and can contribute to improve the quality of its implementation and results. The most common tools are those based on spreadsheets; and the most sophisticated ones are based on operational research techniques inserted in Advanced Planning Systems (APS). The literature review on theory and computational techniques used to aid the S&OP process identified a lack of studies related to the use of System Dynamics. Additionally, the review indicates the need for economic and financial analysis integration studies during the preparation of aggregates plans and the use of probabilistic variables in the process enabling the statistical analysis in order to provide more reliable plans. Another relevant issue observed is that managers involved in the S&OP process do not always have a global vision of all variables and constraints involved in the process, therefore, the techniques and tools used to implement the S&OP process do not provide a holistic view of the activities and variables involved. Hence, this paper proposes a System Dynamics Model simulation that provides a holistic vision for the S&OP process, allowing the integration of finance processes and the use of probabilistic variables. The evaluation of the simulations results performed with the model, supported by a design of experiments (DoE), shows that the generated plans are compatible if compared to business procedure, with the advantage of dealing simultaneously with economic and financial analysis and still allows the generation of numerous scenarios of S&OP plans.
  • Análise do impacto dos projetos de interação entre a UFRGS e a PETROBRAS Articles

    Matei, Ana Paula; ten Caten, Carla Schwengber; Zouain, Ricardo Norberto Ayup; Sant'Anna, Ângelo Márcio Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto promovido por projetos de interação entre a UFRGS e a PETROBRAS, fomentados por fundos setoriais e incentivos governamentais. Com base em um levantamento e análise estatística multivariada, foram estudados projetos com foco em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das unidades acadêmicas da UFRGS. Foram analisados a inovação e os impactos associados à origem dos projetos, demanda da empresa, iniciativa do pesquisador e antecedentes de pesquisa usando análise estatística multivariada. A pesquisa não só explora aspectos implícitos e tácitos existentes no conhecimento acadêmico e científico, mas também propõe aspectos do conhecimento e da inovação que foram encontrados para contribuir na transferência de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the impact promoted by interaction projects between UFRGS and PETROBRAS, fostered by sectorial funds and government incentives. Research and Development (R&D) projects from the academic units of UFRGS were investigated based on a survey and statistical multivariate analysis, assessing the innovation and impacts associated with the projects origin, company's demand, research’s initiative and background. The research not only explores implicit and tacit aspects existing in the academic and scientific knowledge, but also proposes knowledge and innovation aspects that have been found to contribute to knowledge transfer.
  • Método multicritério de tomada de decisão: aplicação ao caso da localização espacial de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 h Articles

    Briozo, Rodrigo Amancio; Musetti, Marcel Andreotti

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um método multicritério de tomada de decisão - Analytic Hierarchy Process- AHP, visando identificar o melhor local de instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 h, com a participação de profissionais ligados à gestão pública de um município do interior do Estado de São Paulo. Para a consecução da pesquisa, houve a condução de reuniões junto aos participantes no intuito de 1) apresentar o método AHP; 2) construir conjuntamente com os membros do grupo os critérios, subcritérios e identificar as alternativas de localização; 3) validar o modelo gerado; e 4) aplicar os questionários para obtenção do ranqueamento das alternativas de localização. A aplicação do método AHP permitiu hierarquizar os locais candidatos, apresentando o “Local 1” como o mais bem ranqueado, servindo de subsídio para o gestor municipal tomar a decisão para a instalação da UPA 24 h.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of applying a multicriteria decision-making method - Analytic Hierarchy Process (AHP) to identify the best location to install an Emergency Unit (UPA 24h), with the participation of professionals involved in the public management of a municipality in the state of Sao Paulo. To this end, workshops with participants were conducted in order to 1) present the AHP; 2) construct, together with the members of the group, the criteria and sub-criteria, and identify alternative locations; 3) validate the model generated; and 4) apply questionnaires to obtain the ranking of alternative locations. The application of AHP to the prioritization of candidate sites, presenting “Site 1” as the best ranked location, served as a subsidy for the municipal manager to make the decision for the installation of the Emergency Unit (UPA 24h).
  • Reutilização de embalagens de papelão: estudo de caso em distribuição de suprimentos Articles

    Nunes, Fabiano de Lima; Dias, Virgínia Silva; Sellitto, Miguel Afonso

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo descreve um estudo de caso sobre reutilização das embalagens de papelão recebidas de fornecedores e reaproveitadas para o empacotamento de produtos a serem distribuídos e entregues a clientes em uma empresa de distribuição de suprimentos. A questão de pesquisa é: como a reutilização de embalagens de papelão impacta na operação de uma empresa de distribuição de suprimentos corporativos com abrangência nacional. Inicialmente, apresenta-se uma revisão teórica a respeito de embalagens, impacto ambiental e armazenagem. A seguir, descreve-se o caso, de acordo com as informações colhidas pelos pesquisadores junto à empresa estudada. Descrevem-se os fatos, investigam-se as causas que os originaram e compara-se o processo anterior ao atual, que contempla a reutilização de embalagens. Houve ganhos econômicos e ambientais: redução de 86% na compra de embalagens novas de papelão, e redução de 87,3% na pegada de carbono gerada pela operação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article describes a case study on the reuse of cardboard packages received from suppliers and reused for the packaging of products to be distributed and delivered to customers in a supply distribution company. The research question is: How does the reuse of cardboard packaging impact the operation of a corporate supply and distribution company with national reach? Initially, the article presents a theoretical review on packaging, environmental impact, and storage. After that, the case is described according to the information collected by researchers at the studied company. The facts and their causes are described and investigated. A comparison, which includes the introduction of the reuse of packaging, is made between the current and former processes. There have been economic and environmental gains: reduction of 86% on the purchase of new cardboard packaging, and reduction of 87.3% on carbon footprint generated by the operation.
  • O desempenho de grandes empresas do BRIC, EUA, Japão e Alemanha: uma comparação com base na geração de valor Articles

    Ciani, Tomaz Alvarez; Pimenta Junior, Tabajara; Oliveira, Rossimar Laura de

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho buscou responder à questão: empresas atuantes em países desenvolvidos são mais capazes de gerar riqueza do que aquelas presentes nos países emergentes? Para este fim, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, com o uso de ferramentas estatísticas, para analisar comparativamente os níveis de geração de valor econômico (EVA – Economic Value Added) de um conjunto específico de empresas dos países do BRIC e de três países desenvolvidos (EUA, Japão e Alemanha). Foram coletados dados das principais empresas de capital aberto de cada país, referentes ao período de 2000 a 2010. Os resultados mostraram que, em média, as empresas de ambos os grupos de países são agregadoras de valor. Mostraram também que as empresas dos EUA são, destacadamente, mais geradoras de valor que as empresas de qualquer um dos demais países. Foram obtidos dois resultados inovadores, em relação ao estabelecido na literatura: a detecção de que empresas de ambos os grupos de países obtiveram o mesmo nível de retorno sobre o capital investido; e a constatação de que as empresas da maioria dos países emergentes do BRIC são agregadoras de valor, o que não ocorreu com os países desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to answer the question: Are companies operating in developed countries able to generate more wealth than those present in emerging countries? To this end, we developed a quantitative research using statistical tools to comparatively analyze the levels of generation of economic value added (EVA – Economic Value Added) of a specific set of companies from the BRIC countries and three developed countries. Data from major public companies in each country were collected for the 2000-2010 period. The results showed that, on average, companies in both groups of countries are value adding. They also showed that U.S. companies notably create more value than companies of any of the other countries studied. Two innovative results were obtained in relation to the established literature: detection that companies from both groups of countries achieved the same level of return on invested capital; and detection that the majority of companies from the BRIC countries are value adding, which did not occur with the companies of developed countries.
  • Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção Articles

    Caccalano, Luiz; Cunha, Claudio Barbieri da

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho trata do problema de roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. Nesse problema, peças estão armazenadas em um estoque central e devem ser transferidas para pontos de uso localizados ao longo da linha de produção. O ritmo de fabricação na linha de produção é suposto constante, o que torna periódica a necessidade de reposição das embalagens contendo as peças. Uma frota de rebocadores transporta as embalagens dispostas sobre plataformas com rodas, configurando um comboio. O objetivo do problema é roteirizar a frota de rebocadores, maximizando sua utilização e garantido o atendimento da demanda gerada pela linha de produção. O problema é comum a muitas empresas de manufatura de bens de consumo e possui impacto direto nos custos operacionais. A literatura sobre o tema é escassa e as soluções empregadas na indústria habitualmente se baseiam na experiência prática de operadores ou responsáveis pela movimentação de materiais. Para a solução do problema, é proposta uma heurística baseada em métodos de inserção, aplicada a um caso na indústria automobilística. A comparação entre a solução obtida e aquela formulada por operadores demonstrou ganho no número de rotas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work deals with the routing of vehicles for material delivery to assembly lines. In this problem, parts are stored in central depot to be distributed to points of use located along the production line. Production rate in the assembly line is considered constant, which means that parts are delivered to points of use periodically. The boxes or containers with parts are moved by a fleet of tow cars using wheeled towed carts. The objective of this problem is to determine a set of routes that use the tow cars, aiming to maximize their utilization while ensuring that the demand for parts along the assembly line is fulfilled. This problem is common to several companies and has direct impacts on material handling costs. This subject is not commonly found in the literature, and several companies use operator experience to determine the routes of tow cars. In this work, we propose a heuristic based on insertion and improvement procedures to find a good solution for the problem. The heuristic was applied to a real problem and yielded to the reduction of the number of routes when compared to manual solution.
  • Formas plurais no setor de distribuição de combustível automotivo brasileiro: avaliação do perfil e estabilidade das governanças plurais no Estado de São Paulo Articles

    Soares, Selene de Souza Siqueira; Saes, Maria Sylvia Macchione; Paulillo, Luiz Fernando de Oriani e

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho se dedica ao estudo das governanças das transações adotadas pelas distribuidoras de combustíveis no Estado de São Paulo com os postos revendedores varejistas. A partir da desregulamentação do mercado, formas plurais foram permitidas e têm sido recorrentes no mercado. Neste artigo, argumenta-se que as formas plurais encontradas são transitórias, mas que isso não se dá em razão de aumento da eficiência e redução de custos de transação, mas sim pela forma plural ter se tornado um passo estratégico fundamental para alcançar parceiros comerciais e promover maior crescimento da firma. Ademais, argumenta-se que o ambiente institucional apresentou influência significativa na coordenação das formas plurais, interferindo diretamente na estabilidade destas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to study the governance of transactions adopted by fuel distributors with gas station retailers in the state of São Paulo. With the market deregulation, there are plural forms allowed on the market. This paper argues that the plural forms found are transitory, not as a result of increased efficiency and reduced transaction costs, but because plural forms have become a key strategic step in securing business partners and promoting greater growth of the firm. Moreover, it is argued that the institutional environment has a significant influence on the coordination of plural forms, directly interfering with their stability.
  • Dimensões da inovatividade organizacional e seu impacto no desempenho inovador: proposição e avaliação de um modelo Articles

    Quandt, Carlos Olavo; Bezerra, Cicero Aparecido; Ferraresi, Alex Antônio

    Resumo em Português:

    O estudo propõe um modelo teórico que representa as condições organizacionais habilitadoras da inovação (definido, no estudo, como inovatividade) e avalia o impacto no desempenho inovador. Emprega-se a correlação canônica como forma de avaliar a capacidade do modelo em explicar a variação do desempenho inovador em 120 organizações de médio e grande porte localizadas, em sua maioria, no sul do Brasil. Os resultados indicam que as condições identificadas são consistentes em expressar as melhorias inovadoras nas empresas pesquisadas. Além disto, os resultados sugerem que organizações inovadoras que desenvolvem aspectos da cultura organizacional, liderança e processos de aprendizagem, apresentam desempenho superior no desenvolvimento e implantação de inovações.

    Resumo em Inglês:

    The study proposes a theoretical model that represents the enabling organizational conditions for innovation (defined in the study as innovativeness) and evaluates the impact on innovation performance. Canonical correlation is employed as a way to evaluate the capacity of the model to explain the variation in innovation performance in 120 medium and large organizations located mostly in southern Brazil. The results indicate that the conditions identified are consistent in expressing innovative improvements in the surveyed companies. Moreover, the results suggest that innovative organizations that develop aspects of organizational culture, leadership and learning processes present superior performance in the development and implementation of innovations.
  • Capital social em rede organizacional: uma análise de suas dimensões explicativas Articles

    Silva, Paulo José; Brito, Mozar José de; Sousa, Ana Rosa de; Brito, Valéria da Glória Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, abordam-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar os construtos explicativos do capital social presente na rede organizacional formada por empresas do setor de eletroeletrônicos da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG. Partiu-se do pressuposto de que o referido capital social é constituído por três dimensões analíticas, ou seja, os constructos de natureza estrutural e relacional e aqueles que retratam os benefícios e as restrições relativas à formação desse tipo de capital social. Para validar este modelo explicativo e testar as hipóteses a ele adjacentes, empregou-se o método de pesquisa descritiva ancorado pela Parcial Least Square Path Modeling (PSL-PM). As análises dos resultados obtidos a partir da aplicação da modelagem de equações estruturais evidenciaram que o modelo explicativo proposto tem validade nomológica e estrutural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the results of a research that aimed to investigate the explanatory constructs of social capital present in an organizational network composed of companies from the electrical and electronics sector in the municipality of Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais state, Brazil. We started from the assumption that the capital present in the network consisted of three analytic dimensions, that is, the constructs of structural and relational nature, and those that portray the benefits and restrictions of this type of social capital. To validate this explanatory model and test the hypotheses surrounding it, we utilized the method of descriptive research anchored by Partial Least Squares Path Modeling (PSL-PM). Analysis of the results obtained from the application of structural equation modeling showed that the proposed explanatory model presents structural and nomological validity.
  • A visão de um fornecedor-chave sobre a colaboração com a montadora Articles

    Siqueira, Carla de Oliveira; Ganga, Gilberto Miller Devós; Santa-Eulalia, Luis Antonio de

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho teve como objetivo descrever e discutir os elementos do processo de colaboração entre uma montadora de automóveis e um fornecedor-chave, do ponto de vista deste último. A indústria automotiva muito contribuiu para impulsionar a gestão da cadeia de suprimentos desde os anos 1990, mas a literatura nacional não descreve que patamar de maturidade tal setor industrial alcançou com os principais fornecedores de primeira camada, especialmente sob a ótica do abastecimento. Visando realizar um primeiro passo na compreensão deste fenômeno, utilizou-se do método de estudo de caso exploratório-descritivo. Os resultados indicam a existência de uma colaboração limitada ao nível operacional e de maturidade reduzida. A confiança, um input vital para o sucesso da gestão colaborativa, mostrou-se restrita, evidenciando, em alguns momentos, um comportamento ganha-perde. Pôde-se inferir que o primeiro passo em busca do estabelecimento de um relacionamento colaborativo foi realizado, no entanto existem muitas barreiras a serem superadas na consolidação de um verdadeiro relacionamento colaborativo. Isto ocorre mesmo em um ambiente de empresas ditas de classe mundial e em um setor industrial deveras sofisticado, como o automobilístico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to describe and discuss the elements of the collaboration process between an automaker and a key supplier from the point of view of the latter. The automotive industry has done much to develop the supply chain management field since the 1990s, but the Brazilian literature does not describe the maturity level reached with first-tier key suppliers, especially from the supply-side perspective. To take a first step towards understanding this phenomenon, we used an exploratory-descriptive case study method. Results indicate limited collaboration at the operational level and reduced maturity. Trust, a vital input for the success of collaboration, proved to be restricted, even at times showing a win-lose behavior. It might be inferred that the first step toward the establishment of a collaborative relationship was accomplished; however, many barriers are to be overcome in order to consolidate a true collaborative relationship. This occurs even with world-class companies in a rather sophisticated industrial sector such as the auto industry.
  • Gestão baseada em capacidades para novas empresas de base tecnológica: framework para Gestão do Processo de Conversão de Tecnologias Articles

    Gusberti, Tomoe Daniela Hamanaka; Echeveste, Márcia Elisa Soares; Silva, Marcelo Hercílio Carvalho Moutinho; Facchini, Ana Rita

    Resumo em Português:

    Resumo A abordagem de implantação de melhores práticas para melhoria na Gestão do Desenvolvimento de Novos Produtos e para a Gestão da Tecnologia não é suficiente em contextos de um projeto de inovação radical ou de novas empresas de base tecnológica. Por esta razão, a abordagem de gestão de capacidades é discutida no panorama internacional como forma de prover melhorias em projetos de desenvolvimento de produtos inovadores. Especificamente, este trabalho conduz o desenvolvimento de um framework para um empreendimento originário de uma nova empresa de base tecnológica, propondo uma abordagem de Gestão baseada em Capacidades para o Processo de Conversão de Tecnologias em Processos, Produtos e Serviços (PCTPS). Com base em modelos referenciais existentes de Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos, incorporaram-se conceitos, práticas, e princípios identificados na literatura referente às áreas de conhecimento: Evolução de Empresas (especificamente Visão Baseada em Capacidades), Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica, Modelo de Negócios, Gestão Tecnológica e Engenharia de Sistemas. A unidade de análise é o empreendimento, não apenas de um departamento funcional ou de uma única empresa participante do empreendimento. Como resultado, o framework apresenta, além da gestão de processos, serviços e produtos, a evolução do modelo de negócios. A abordagem proposta permite tolerância à incerteza e a mudanças frequentes do ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The implementation of the best practices approach is insufficient to improve the New Product Development and Technology Management in contexts of a radical innovation project or new technology-based companies. For this reason, the capability based approach is internationally discussed as a path to improve innovative product development projects. Specifically, this work presents the development of an enterprise framework, originated by a new technology based company, proposing an Organizational Capability Deployment Analysis for Technology Conversion into Processes, Products and Services. The framework is based on traditional Product Development Process Management reference models and includes concepts, practices and principles identified in the literature from the following knowledge areas: Companies evolution (specifically Capability Based View); Technology Based Companies Development; Business Model; Technology Management and Systems Engineering. The analysis unit is not composed only by a functional department or a company, but by the entire enterprise. Thus, the framework includes, in addition to processes, products and services, the business model evolution. The proposed approach also enables tolerance to environmental uncertainty and frequent changes.
  • Utilização de processo de análise hierárquica para definição estrutural e operacional de centros de distribuição: uma aplicação a uma empresa do ramo alimentício Articles

    Rosa, Carla Regina Mazia; Steiner, Maria Teresinha Arns; Colmenero, João Carlos

    Resumo em Português:

    Um dos mais importantes aspectos a ser considerado pelos Centros de Distribuição (CDs) é a melhoria do processo com relação aos atributos de seus serviços. O objetivo deste artigo é analisar várias alternativas para definição de um CD por meio da utilização de um processo multicritério de apoio à decisão, mais especificamente, o Processo de Análise Hierárquica (Analytic Hierarchy Process; AHP), para a atribuição e ponderação dos níveis de importância para a estruturação de CDs. Para melhor ilustrar o processo, fez-se uso dos dados de uma empresa multinacional do ramo alimentício. O processo permitiu identificar a melhor estrutura dentre três possíveis alternativas, que foram avaliadas a partir da definição dos critérios e subcritérios voltados a esse contexto de decisão. Os resultados obtidos mostram que os fatores “custo” e “qualidade” são os principais responsáveis para a escolha da alternativa mais adequada.

    Resumo em Inglês:

    One of the most important aspects to be considered by Distribution Centers (CDs) is the improvement of the process in relation to the attributes of their services. The purpose of this article is to analyze various alternatives for the definition of a CD with the use of a method of multicriteria decision support, more specifically, the Analytic Hierarchy Process (AHP) for the allocation and weighting of importance levels for structuring CDs. To further illustrate the process, we used the data collected in a field study carried out in a multinational company of the food sector. The process allowed us to identify the best structure among three possible alternatives that were evaluated based on the criteria and sub-criteria targeted at the decision context. The results show that cost and quality are the main factors responsible for choosing the most appropriate alternative.
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