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Gestão & Produção, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Paulillo, Luiz Fernando
  • Liderança e gestão da qualidade – um estudo correlacional entre estilos de liderança e princípios da gestão da qualidade Artigo Original

    Barbosa, Flávia Monize; Gambi, Lillian do Nascimento; Gerolamo, Mateus Cecilio

    Resumo em Português:

    Resumo: A gestão da qualidade tem se constituído em um dos tópicos de discussão mais importantes em gestão moderna. Dentre o levantamento de fatores críticos para o sucesso de programas de gestão de qualidade, a liderança apresenta-se como um dos fatores mais citados. No entanto, embora a relação entre gestão de qualidade e liderança seja clara, é possível perceber que há ainda diversas lacunas de pesquisa a serem exploradas. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi explorar a relação entre gestão da qualidade e liderança, utilizando-se, para tanto, do modelo de liderança transformacional-transacional e do modelo Competing Values Framework. A relação entre os estilos de liderança e princípios de gestão da qualidade foi explorada com análise de correlação de Pearson. Foram obtidos coeficientes de correlação positivos tanto para os perfis de liderança tanto transformacional quanto transacional e perfis de liderança do Competing Values Framework, de modo que alguns desses perfis destacaram-se, apresentando coeficientes de correlação maiores. A principal contribuição do trabalho foi realizar uma exploração inicial sobre a relação entre estilos de liderança e princípios da qualidade, apontando tendências e abrindo caminho para que novos estudos possam estender esse conhecimento. Discute-se a importância de, em estudos futuros, estabelecer as mesmas correlações para diferentes amostras de respondentes e empregar, além de princípios, práticas e ferramentas de gestão da qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Quality management has been established as one of the most important discussion topics in modern management. Among the critical factors for the success of quality management programs, leadership is one of the most cited factor. However, although the relationship between quality management and leadership is clear, it is possible to perceive several gaps of research that can be explored. Thus, the objective of the present study is to explore the relationship between quality management and leadership, using the transformational-transitional leadership model, and Competing Values Framework leadership model. Relationship between leadership models and quality management principles were explored using correlation analysis of Pearson. Although it could not be found significate differences between correlation coefficients for transformational and transitional leadership, some Competing Values Framework leadership styles stand out, showing higher and statistically significate correlation coefficients. Thus, the most important contribution of this study is realizing an initial exploration about the relationship between leadership and quality management principles, pointing tendencies and making way so new studies can extend this knowledge. Here discussed the importance of, in future studies, establishing the same correlations for different participant samples and use, further principles, quality management practices and tools.
  • Análise de Risco Adversário para alocação de recursos de contraterrorismo Artigo Original

    Zawadzki, Marcelo; Costa, André Negrão; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; Montibeller, Gilberto

    Resumo em Português:

    Resumo Análise de risco de terrorismo é um dos maiores desafios enfrentados pelas autoridades que definem a política de alocação de recursos de uma nação. Este artigo provê uma breve revisão de duas abordagens tradicionalmente usadas para esse propósito: Análise de Risco Probabilística e Teoria dos Jogos. Adicionalmente, ele introduz no contexto brasileiro a Análise de Risco Adversário, uma metodologia inovadora que objetica analisar os riscos causados por oponentes inteligentes. Finalmente, uma situação hipotética da Análise de Risco Adversário é apresentada. Os resultados mostram que essa metodologia pode ser utilizada para apoiar decisões sobre a alocação de recursos de defesa no contexto de megaeventos esportivos que são de interesse de diversos países.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Terrorism risk assessment is one of the biggest challenges that authorities must face to define the defensive resource allocation policy for a country. This article provides a brief review of two approaches that have been traditionally used for this purpose: Probabilistic Risk Assessment and Game Theory. Additionally, it introduces the Adversary Risk Analysis approach to the Brazilian context; an innovative methodology that aims to assess risks caused by intelligent opponents. Finally, an application of Adversarial Risk Analysis in a hypothetical situation is presented. The results show that Adversarial Risk Analysis can be useful to support decisions about defensive resource allocation in contexts such as sports mega events, a reality for many countries around the world.
  • Práticas PMBOK® e Corrente Crítica: antagonismos e oportunidades de complementação Artigo Original

    Luiz, João Victor Rojas; Souza, Fernando Bernardi de; Luiz, Octaviano Rojas

    Resumo em Português:

    Resumo O esforço do Project Management Institute (PMI) em reunir e codificar o conhecimento de valor na área de Gerenciamento de Projetos (GP) resultou no A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK®). Goldratt contribuiu para o conjunto de conhecimentos em GP ao desenvolver o método Corrente Crítica (Critical Chain Project Management – CCPM), fundamentada na Teoria das Restrições (Theory of Constraints – TOC). A CCPM, superficialmente recomendada pelo Guia PMBOK®, apresenta novos conceitos e métodos voltados ao GP, parte dos quais conflita com algumas das práticas recomendadas pelo próprio Guia. Esta pesquisa assume que a CCPM pode trazer relevantes benefícios ao campo de conhecimento em GP e questiona a pouca relevância dada pelo Guia PMBOK®. Assim, a pesquisa tem como proposta global verificar inicialmente o grau de inserção da CCPM no Guia e, posteriormente, avaliar possíveis antagonismos entre eles, assim como oportunidades de complementação. A análise se baseou em uma revisão da literatura e em uma pesquisa de campo com especialistas certificados. Apesar de a CCPM ser recomendada pelo Guia como um método voltado para o Gerenciamento do Tempo, a pesquisa indicou que outras práticas que envolvem a CCPM, e não contempladas pelo Guia, podem contribuir não apenas para o Gerenciamento do Tempo, mas também de Recursos Humanos e Comunicações. A pesquisa apontou também que a CCPM não é autossuficiente em suas práticas, devendo recorrer ao Guia especialmente no Gerenciamento da Integração e Escopo. Foi indicado ainda que a CCPM se opõe a certas práticas de gestão do tempo recomendadas pelo Guia. Se aplicadas concomitantemente, elas podem potencialmente pôr em risco a efetividade do GP.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The endeavor of the Project Management Institute (PMI) in gathering and codifying valuable knowledge in the field of Project Management (PM) has resulted in A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). Goldratt has contributed to the body of knowledge in PM to develop the Critical Chain Project Management (CCPM) method, based on the Theory of Constraints (TOC). CCPM superficially recommended by the PMBOK® Guide introduces new concepts and methods aimed at PM, some of which conflict with the practices recommended by the guide itself. This research assumes that CCPM can bring significant benefits to the field of knowledge in PM and questions the little relevance given to it in the PMBOK® Guide. Therefore, the general proposal of the study is initially checking the degree of insertion of CCPM in the Guide, and then evaluating possible contradictions as well as opportunities for complementation between them. The analysis was based on a literature review and a field study with certified experts. Despite the fact that CCPM is recommended by the Guide as a method aimed at Time Management, the research indicated that other practices involving CCPM and not covered by the Guide can contribute not only to Time Management, but also to Human Resources and Communications. The research also found that CCPM is not self-sufficient in its practices, and the Guide should be referred to especially on Integration and Scope Management. It was further noted that CCPM conflicts with certain time-management practices recommended by the Guide that, if used concurrently, may potentially jeopardize the effectiveness of PM.
  • Recursos competitivos no empreendedorismo internacional: uma análise qualitativa em empresas exportadoras Artigo Original

    Pereira, Yákara Vasconcelos; Moraes, Walter Fernando Araújo de; Salazar, Viviane Santos

    Resumo em Português:

    Resumo A perspectiva teórica da visão baseada em recursos vem contribuindo para a compreensão da administração estratégica e das ações de empreendedores. Diante da sua significativa relevância, este artigo tem por objetivo identificar os recursos competitivos desenvolvidos por empreendedores internacionais de empresas exportadoras. Um estudo de múltiplos casos foi realizado com quatro empresas localizadas no semiárido do Nordeste brasileiro, assim, 31 entrevistas foram realizadas e analisadas em conjunto com documentos e material bibliográfico. A análise de conteúdo foi apoiada pelo software ATLAS.ti. Os recursos conhecimento, equipe, liquidez, marca, produção, qualidade e relacionamentos são os que se destacam nos resultados. Portanto, a natureza tangível e intangível dos recursos é evidenciada e revela a importância do desenvolvimento de recursos por parte dos empreendedores internacionais para a internacionalização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theoretical perspective of the resource based view has contributed to the understanding of strategic management and entrepreneurs actions. Given its significant relevance, this article aims to identify the competitive resources developed by international entrepreneurs of exporting companies. A multiple case study was carried out with four companies located in the Brazilian Northeastern semi-arid region. We carried out 31 interviews and analyzed them along with documents and bibliographic material. Content analysis was supported by the ATLAS.ti software. The resources knowledge, team, liquidity, brand, production, quality and relationships stand out in the results. Therefore, the tangible and intangible nature of resources is evidenced and reveals the importance of the development of resources for internationalization by international entrepreneurs.
  • A intervenção ergonômica no processo de fabricação de produtos químicos em uma empresa da Rede Petrogas, Sergipe Artigo Original

    Santos, Alisson Lima; Silva, Simone de Cássia

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho apresenta um recorte dos resultados do projeto LabErgon/UFS – Uma nova rede em ergonomia entre Universidade-Empresas-Sociedade, focado no diagnóstico e recomendações ergonômicas apresentadas para melhoria das condições de trabalho no processo produtivo de uma das empresas participantes. O Laboratório de Ergonomia do Núcleo de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Sergipe (LabErgon/UFS) foi implantado com o objetivo de desenvolver estudos voltados para a aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em empresas sergipanas. Justificam-se a realização de pesquisas sobre o tema em virtude das perdas para as organizações advindas dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, absenteísmos, insatisfação com o trabalho e outros fatores que se refletem em baixa produtividade e prejuízo para a qualidade de vida dos colaboradores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e o delineamento adotado foi o estudo de caso. Realizou-se o mapeamento dos processos da organização em estudo e o desdobramento das atividades que compõem o processo produtivo, a partir das quais foram feitas as análises das condições organizacionais, técnicas e ambientais de trabalho. As disfunções mais insofismáveis foram geradas pelos movimentos exigidos na execução da atividade (tanto em relação a deslocamentos oriundos do leiaute falho quanto a posturas e movimentos nas tarefas) e pelo ambiente térmico desfavorável. Os resultados validam a metodologia de pesquisa adotada e os pressupostos da importância e necessidade de intervenção ergonômica nas empresas da cadeia de petróleo e gás no Estado de Sergipe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents a summary of the results of the project “LabErgon / UFS - A new network among university, business and society”, focusing on ergonomic diagnosis and recommendations presented to improve working conditions in the productive process of one of the participating companies. The Laboratory of Ergonomics of the Department of Production Engineering of the Universidade Federal de Sergipe (LabErgon/ UFS) was implemented with the objective of developing studies aimed to the application of the Ergonomic Analysis of Work (AET) in companies of the state of Sergipe. Research on this subject is justified due to the organizations losses resulting from work accidents, occupational illnesses, absenteeism, dissatisfaction with work and other factors that reflect the employees’ quality of life in low productivity and loss. It is an exploratory, applied research with a case study design. We carried out the mapping of the organization processes under study and the unfolding of the activities that make up the productive process, from which the analyzes of the organizational, technical and environmental work conditions were made. The most immobile dysfunctions were generated by the movements required in the execution of the activity (both regarding dislocations from the failed layout and postures and movements in the tasks) and by the unfavorable thermal environment. The results validate the research methodology adopted and the assumptions about the importance and necessity of ergonomic intervention in the companies of the oil and gas chain in the State of Sergipe.
  • O problema de coleta e entrega com janelas de tempo na indústria petrolífera: modelos e métodos branch-and-cut Artigo Original

    Furtado, Maria Gabriela S.; Munari, Pedro; Morabito, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho trata do problema de roteamento e programação de navios que transportam óleo cru das plataformas offshore (localizadas no oceano) até os terminais costeiros, motivado por um estudo de caso feito em uma empresa brasileira que realiza essa operação. Com base nesse estudo, propõe-se um modelo de programação inteira mista que é uma extensão do problema clássico de coleta e entrega com janelas de tempo. Esse problema pertence à classe NP-difícil, sendo sua resolução bastante desafiadora na prática. Ao problema da literatura foram agregadas outras restrições práticas relacionadas ao caso em estudo, o que torna a formulação ainda mais desafiadora para resolução direta por meio de softwares de otimização. Em vista disso, dois métodos de solução exatos do tipo branch-and-cut são propostos neste trabalho, os quais usam desigualdades válidas específicas para o problema em estudo. Os resultados de experimentos computacionais realizados com instâncias reais fornecidas pela empresa mostram que os métodos branch-and-cut propostos resolveram uma quantidade maior de instâncias em comparação com a resolução direta do modelo por meio de software de otimização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper addresses the routing and scheduling problem of vessels that collect crude oil from offshore platforms (located in the ocean) and transport it to terminals on the coast. This problem is motivated by a case study carried out in an oil company that operates in Brazil. Based on this study, we propose a mixed integer programming model that extends the classical pickup and delivery problem with time windows. This problem belongs to the NP-hard class and its solution is very challenging in practice. To model specific features of the addressed case, we include new constraints in the classical formulation, which makes it even more challenging for general purpose optimization solvers. To overcome this, we propose two Branch-and-cut methods that use valid inequalities especially developed for the oil company case. Computational results performed with a real data set provided by the company show that the proposed Branch-and-cut methods are effective and able to solve more instances than a state of the art general purpose optimization solver.
  • Discutindo sustentabilidade no contexto de negócios e em relatórios de desempenho: análise de estudos de caso brasileiros Artigo Original

    Morioka, Sandra Naomi; Carvalho, Marly Monteiro de

    Resumo em Português:

    Resumo: As empresas têm mostrando crescente interesse na adoção de práticas relacionadas à sustentabilidade para mitigar riscos e aumentar suas chances de sobrevivência. Nesse contexto, os indicadores de desempenho alinhados ao desenvolvimento sustentável são fundamentais para apoiar decisões gerenciais e operacionais. O presente artigo teve como objetivo avaliar aspectos ligados ao desempenho da sustentabilidade corporativa aplicados no contexto brasileiro. Mais especificamente, a pesquisa buscou analisar o desdobramento de iniciativas socioambientais no negócio das empresas e a adoção de relatórios com indicadores de sustentabilidade, destacando os desafios envolvidos nessas questões A pesquisa baseou-se em estudos de casos, explorando evidências empíricas em duas empresas de grande porte situadas no Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis ​​pelo departamento de sustentabilidade. Além disso, documentos internos e publicados, tais como relatórios de sustentabilidade das empresas, foram usados para gerar evidências adicionais para triangulação dos dados. A análise dos estudos de caso apontaram a dificuldade da incorporação da sustentabilidade no contexto empresarial, exigindo empenho intensivo de equipes multidisciplinares para compreensão das inter-relações e trade-offs entre os pilares da sustentabilidade. Além disso, verificou-se que o uso dos indicadores GRI (Global Reporting Initiative) podem servir como base para as discussões iniciais, mas ainda existem desafios para a implantação de sistemas de mensuração de desempenho de sustentabilidade estruturado nas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Companies have been showing growing interest in the adoption of practices related to sustainability to mitigate risks and increase their chances of survival. In this context, performance indicators aligned to sustainable development are fundamental to support managerial and operational decisions. This paper aims to evaluate aspects related to corporate sustainability performance applied in the Brazilian context. More specifically, the research seeks to analyze the unfolding of socio-environmental initiatives in the corporate business and the adoption of reports on sustainability indicators, highlighting the challenges involved in these issues. The research is based on case studies, exploring empirical evidence in two large companies located in Brazil. Data were collected through semi-structured interviews with managers responsible for sustainability department. In addition, internal and published documents, such as sustainability reports, were used to generate additional evidence for data triangulation. The case studies analysis pointed out the difficulty of incorporating sustainability into the business context, requiring intensive efforts of multidisciplinary teams to understand the interrelationships and trade-offs between the pillars of sustainability. Moreover, it appears that the use of the GRI indicators (Global Reporting Initiative) can serve as a basis for initial discussions, but there are still challenges to implement a structured sustainability performance measurement system in companies.
  • Integrando sustentabilidade ambiental e gestão de portfólio de projetos: estudo de caso em uma empresa de energia Artigo Original

    Jugend, Daniel; Figueiredo, José

    Resumo em Português:

    Resumo: Apesar de existirem muitos trabalhos sobre sustentabilidade ambiental, por um lado, e sobre gestão de portfólio de projetos, por outro, não há pesquisas que analisem esses temas de maneira integrada. Assim, as duas áreas seguem separadas e com apenas raras interfaces teórico-empíricas. Seguindo uma estratégia de estudo de caso em uma das maiores firmas europeias de energia, que se destaca mundialmente na produção de energias renováveis, este artigo tem como principal objetivo analisar e compreender as práticas adotadas para a integração das duas componentes, sustentabilidade ambiental e gestão de portfólio. Entre os principais resultados obtidos observou-se que os aspectos ambientais e sociais são indissociáveis nos principais projetos da empresa. A boa comunicação com stakeholders e, especialmente, com as comunidades locais e as diretamente afetadas pelos projetos também foi destacada como prática de gestão que pode ser empregada para melhorar o desempenho de projetos. Notou-se também que a lógica para a análise e aprovação de projetos na empresa, admissão de projetos para o portfólio empresarial também se pauta pelas análises das externalidades ambientais e sociais previstas pelos próprios projetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Although international and relevant research on environmental sustainability and project portfolio management is quite developed, there are few studies integrating the two areas. We could only identify research on each of the areas and very few interfaces between them, either in empirical or theoretical terms. In constructing a case study, our choice was to study of the existing European largest firms of energy production and supply, and one that is globally recognized in the area of renewable energy. This article aims to analyze and enable understanding of the policies and practices for integrating environmental sustainability and project portfolio management. Among the main results we observed that the environmental and social aspects of portfolio projects are inseparable for this organization. Good communication and active negotiation with stakeholders, especially with the local communities in the vicinity of projects, was highlighted as a management practice that may be used to improve project management performance. Furthermore, it was noted that logic in relation to identification, analysis and approval of new projects in the firm is also guided by the same environmental and social concerns.
  • Um método para medição de desempenho do serviço público de Perícia Criminal com base no valor Artigo Original

    Rodrigues, Claudio Vilela; Toledo, José Carlos de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta um método para medição de desempenho com base no valor que o serviço público de Perícia Criminal deve entregar, visando gerenciar e melhorar a operação do serviço. Esse serviço é o órgão do sistema de segurança pública e justiça criminal responsável no Brasil pela produção da prova material. Utiliza conhecimento científico e tecnologia e está intimamente ligado à promoção dos direitos humanos. O método foi desenvolvido e avaliado utilizando-se a metodologia Design Science Research, mostrando-se viável, haja vista que retorna respostas sobre o desempenho de forma simples e rápida para os gestores do serviço. O método proposto pode ser utilizado pelos gestores, para avaliar se a operação está entregando valor aos clientes e para direcionar ações de melhoria, e por agentes políticos, para formulação de políticas públicas de segurança, justiça e direitos humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a method for measuring performance based on the value that Forensic Science Service must deliver to its main clients, in order to achieve a better management and improve its operation performance. The Forensic Science Service is the agency in charge of producing the material evidence at the public safety and criminal justice system, applying scientific knowledge and technology. It´s embedded with human rights promotion. The method was developed and evaluated using Design Science Research methodology and it was viable, once it gives a quick and simple response to service managers. The method might be used by managers to assess if the operation is delivering value to its clients, as well by politicians to make public policies on public safety, criminal justice and human rights.
  • Avaliação de redes de instituições de pesquisa científica e tecnológica baseada em um sistema de gestão padronizado Artigo Original

    Ronsom, Silvia; Amaral, Daniel Capaldo

    Resumo em Português:

    Resumo: A intervenção em um fenômeno como um Sistema Nacional de Inovação (SNI) é algo complexo, principalmente em economias em desenvolvimento. Estudos constatam a ausência de instrumentos e ações práticas que permitam atuar no aprimoramento contínuo desses sistemas. No Brasil, alvo do estudo, há um caso de ação pioneira desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que publicou recentemente um padrão de sistema de gestão baseado em processos de negócio que serve de orientação para apoiar a gestão das instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICT) parceiras da instituição. O artigo apresenta uma proposta de modelo de avaliação como mecanismo para a melhoria de uma rede de ICTs que utiliza o padrão de sistema de gestão, visando avanços na gestão da inovação e impactos positivos no SNI. O modelo está estruturado com base na integração de três conceitos principais: sistema de medição de desempenho, processos de avaliação, auditorias internas e externas. As limitações e hipóteses sobre a utilização de um modelo como esse são discutidas. As principais conclusões são que não há modelos similares na literatura e que a aplicação desse modelo pode ser um instrumento importante para países em desenvolvimento que precisam dinamizar sua rede de inovação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The interference in a phenomenon as a National Innovation System (NIS) is complex, especially in developing economies. Some studies discuss the absence of tools and practical actions that allow a continuous improvement of these systems. In Brazil, there is a case of pioneering action developed by EMBRAPII, an agency for Industrial Research and Innovation. EMBRAPII has recently published a standard of management system based on business processes. That tool aims to provide guidance to support the management of R&D Institutes, partners of EMBRAPII. This paper proposes a model of evaluation as a mechanism to improve a network of R&D Institutes using that standard management system. The model is structured based on the integration of three key concepts: performance measurement system, evaluation processes, internal and external audits. The constraints and assumptions about the use of a model such as this are discussed. The main conclusion is that there are no similar models in literature and application of this model can be an important tool for developing countries that need to boost their innovation network.
  • Pós-incubação de empresas de base tecnológica: um estudo de caso sobre o efeito da incubadora nos padrões de crescimento Artigo Original

    Iacono, Antonio; Nagano, Marcelo Seido

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente estudo tem como propósito avaliar o efeito das ações e do sistema de apoio de duas incubadoras sobre o atual padrão de crescimento de empresas que passaram por processos de incubação e que se encontram graduadas há pelo menos 3 anos. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório junto a 5 empresas de base tecnológica que pertenceram a 2 incubadoras ligadas à Universidade Estadual de Campinas. No período de pré-incubação analisaram-se características técnicas e gerenciais dos fundadores. No período de incubação buscou-se avaliar a atuação da incubadora na promoção das empresas. Por fim, no período de pós-incubação, considerou-se o desempenho, o potencial, o impacto da incubadora e as principais barreiras que podem vir a dificultar o crescimento. Os principais resultados indicam que o processo de incubação e o sistema de apoio das incubadoras exerceram baixo impacto ou efeito sobre os diferentes padrões de crescimento identificados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to evaluate the effects of business incubators’ support on growth patterns of previously incubated firms that graduated at least three years prior the study. To this end, an exploratory study was carried out with five technology-based firms belonging to two incubators linked to the Universidade Estadual Campinas. Concerning the pre-incubation period, this study focused on their founding partners’ technical and managerial attributes. As to the incubation period, the researchers sought to evaluate how successful the incubators had been in promoting the firms under investigation. Finally, the study investigates the incubators’ performance, potential, and impact and the major barriers to growth on the post-incubation period. The main results suggest that the incubation process as well as the incubators’ support system had little effect on the different growth patterns identified.
  • Formulação e implementação, convergências e desvios: facetas da política pública do MicroEmpreendedor Individual (MEI) no plano local Artigo Original

    Campanha, Lucas Jose; De Lorenzo, Helena Carvalho; Fonseca, Sergio Azevedo; Oriani e Paulillo, Luiz Fernando de

    Resumo em Português:

    Resumo As políticas públicas de apoio a empreendimentos de pequeno porte despontam no Brasil, a partir dos anos 2000, tendo como principais marcos o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, publicado em dezembro de 2006 por meio da Lei Complementar n. 123, e a sua sucessora, Lei Complementar n. 128, de dezembro de 2008, que passou a ser conhecida como Lei do Microempreendedor Individual – Lei do MEI. Este artigo trata, como objeto de estudo, do processo de implementação desse último instrumento legal em uma espacialidade delimitada pelo município de Araraquara. A estratégia metodológica foi a da pesquisa qualitativa, delineada como estudo de caso único, de caráter exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas com roteiros estruturados. Os resultados revelaram que a dinâmica imposta pela implementação da lei pode ser caracterizada por laços e relacionamentos interorganizacionais frágeis, pautados na maximização dos interesses individuais, em detrimento de interesses coletivos que deveriam ser perseguidos por políticas públicas. Verificou-se, na análise dos impactos e resultados diretos e indiretos proporcionados pela lei, no plano local, que o poder público não estava preparado para a execução da política projetada no plano federal. Os implementadores da política procedem de forma a fragmentar a formalização em pequenas partes, nas quais cada um atua em seu ambiente, sem interação e sem complementação; como consequência, o processo de formalização é colocado em uma ordem tal que, organizada hierarquicamente, resulta em uma implementação segmentada e fragmentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Public policies to support small enterprises have emerged in Brazil in the 2000s, having it as major milestones the Microenterprise and Small Size Business Statute, published in December 2006 via the complementary law n.123 and its successor, the Complementary Law 128 of December 2008, which became known as the Individual Micro Entrepreneur (MEI) Law (MEI’s law). This paper addresses, as an object of study, the implementation process of the latter legal instrument in a spatiality defined by the municipality of Araraquara. The methodological strategy used was a qualitative research, outlined as a single case study of exploratory character, employing as instruments for data collection: both documental research as well as interviews with structured scripts. Results have shown that the dynamic imposed by the implementation of the law can be characterized by fragile inter-organizational ties and relations based on the maximization of individual interests, to the detriment of collective interests, which ought to be pursued by public policies. It was verified, on the analysis of the direct and indirect impacts and results, that the local government was not ready for the execution of the policy designed on the federal level. The agents in local level proceed in a manner to fragment the formalization into small bits, in which each one of them acts on its own environment, without interaction or complementation; as a consequence, the formalization process is carried out following a hierarchical order, which results in a segmented and fragmented implementation.
  • Análise das contribuições das competências individuais para a gestão da inovação com base na triangulação de métodos de pesquisa Artigo Original

    Ubeda, Cristina Lourenço; Santos, Fernando César Almada; Nagano, Marcelo Seido

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa as contribuições das competências individuais para a gestão de inovação, em duas empresas com foco estratégico de inovação e com sistemas de gestão de competências em implantação. A análise de dados conta com a triangulação de métodos que combina a definição de conceitos teóricos com o uso de métodos qualitativos e quantitativos. Para tanto, faz-se uma revisão bibliográfica sobre os elementos de competência individual e de gestão de inovação para guiar a definição de variáveis de pesquisa e a construção da proposta de uma análise comparativa das duas empresas. Conforme evidências principais da revisão bibliográfica, dos estudos de casos e das surveys, ressalta-se a importância das práticas que estimulem o desenvolvimento e o gerenciamento de competências individuais a fim de melhorar as atividades empresariais para a gestão da inovação. Os resultados do estudo permitem propor uma taxonomia para a integração entre as competências individuais e a gestão de inovação está embasada em 3 estágios: Integração Básica, Integração Intermediária e Integração Plena.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article analyzes the contributions of individual competences to innovation management in two companies showing a strategic focus on innovation and that have competency management systems under implementation. In this research, data analysis relies on methodological triangulation, which combines the definition of theoretical concepts with the use of qualitative and quantitative methods. A literature review was conducted on the elements of individual competence and innovation management to guide the definition of research variables and the construction of a proposal for a comparative analysis between the two companies. The main evidences found in the literature review, case studies and surveys, highlight the importance of practices that stimulate the development and management of individual competences in improving business activities for innovation management. Based on the results of the study, it is possible to propose a taxonomy to integrate individual competences and innovation management that can be classified into three stages: Basic integration, Intermediate Integration and Full Integration.
  • Planejamento Estratégico Empresarial e Planejamento de Tecnologia de Informação e Comunicação: uma abordagem utilizando projetos Artigo Original

    Falsarella, Orandi Mina; Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa

    Resumo em Português:

    Resumo: O trabalho discorre sobre a importância dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Planejamento Estratégico Empresarial e a relevância da integração desses sistemas e tecnologias às estratégias de negócio da organização. Trata-se de um estudo empírico fundamentado na literatura sobre o tema cujo objetivo é apresentar como o conceito projeto contribui para o processo de integração da estratégia de negócios da empresa com a estratégia da TIC. A proposta é construída através da relação dos produtos decorrentes do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Empresarial, dos projetos necessários para iniciar a execução do plano e da relação desses como insumos para a elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação e Comunicação. Como resultado, são apresentados exemplos que ilustram de forma prática esse processo de integração e seu acompanhamento com base no Balanced Scorecard.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses the importance of Information Systems (IS) and Information and Communication Technology (ICT) in Corporate Strategic Planning, and the importance of integrating these systems and technologies into the organization’s business strategies. It is an empirical study based on a literature review of the subject, with the objective of presenting how the concept of projects contributes to the process of integrating the company’s business strategy and ICT strategy. The proposal is built through the products arising from the Corporate Strategic Planning development, the projects needed to begin implementing the plan, and the relationship between the two as inputs for the preparation of Strategic Planning for Information and Communication Technology. As a result, we provide examples showing this integration process in a practical way, and its follow-up based on the Balanced Scorecard.
  • Governança de arranjo produtivo local: um estudo de caso no APL do Leite de Santana do Livramento, RS, Brasil Artigo Original

    Patias, Tiago Zardin; Marchi, Jamur Johnas; Alves, Leticia da Costa; Wittmann, Milton Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo: A governança de arranjos produtivos locais (APL) constitui importante meio de gestão, tendo em vista a complexidade de interfaces com os diferentes agentes do desenvolvimento local e regional envolvendo instituições, empresas e associações, com reflexos em estratégias regionais com foco em aglomerações produtivas. Este artigo é fruto de pesquisa e análise da governança do Arranjo Produtivo Local do Leite de Santana do Livramento (RS) a partir de um estudo de caso exploratório-descritivo de natureza qualitativa. Como resultados, verificou-se que o APL do Leite de Santana do Livramento apresenta predominantemente uma governança multilateral horizontal público-privada, ou seja, sua governança configura-se como híbrida, calcada na colaboração, confiança e com investimento em ativos específicos, minimizando as incertezas, indicando a potencialidade e perspectiva de um desenvolvimento sustentável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The governance of Local Productive Arrangements (LPA’s) represents an important path of management considering the complexity of interfaces with different agents of local and regional development involving institutions, enterprises and associations in response to regional strategies focusing on productive agglomerations. This paper results from a governance configuration analysis of the Local Productive Arrangement of milk from Santana do Livramento (RS). It is a descriptive-exploratory case study, with qualitative approach. Therefore, it was possible to verify that milk LPA from Santana do Livramento presents, predominantly, multilateral horizontal or public-private governance, although multiple ways configure it as hybrid governance based on collaboration, confidence and investment in specific assets, minimizing uncertainties, and indicating the potential and perspective of a sustainable development.
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