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Gestão & Produção, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2019
  • Composição probabilística de preferências com abordagem empírica em problemas multicritério Artigo Original

    Gavião, Luiz Octávio; Lima, Gilson Brito Alves; Sant’Anna, Annibal Parracho; Maciel, Gabriela Franco dos Santos Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo teve por objetivo apresentar uma abordagem empírica ao método de Composição Probabilística de Preferências (CPP). O método CPP se destina a escolha, ordenação e classificação de alternativas em problemas multicritério. O CPP tem explorado ampla variedade de aplicações a partir de distribuições de probabilidades contínuas. Entretanto, o uso de probabilidades empíricas, sem a necessidade de conhecer ou assumir uma função de probabilidade conjunta que origina as preferências, pode contribuir para lidar com determinados tipos de problema com escalas ordinais de preferência. A abordagem empírica é aqui aplicada em três casos, com a finalidade de ilustrar suas principais características e limitações. A proposta se mostrou satisfatória para o tratamento de preferências de avaliadores, especialmente quando o número de alternativas é reduzido em relação às opções da escala de pontos de avaliação e ao número de avaliadores, por contribuir para elevar a capacidade discriminatória dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed at presenting an Empirical Approach to the Composition of Probabilistic Preferences (CPP) method. The CPP method is used to choose, sort and classify alternatives in multi-criteria problems. The CPP has explored a wide variety of applications from continuous probability distributions. However, the use of empirical probabilities, without the need to know or assume a joint probability function that gives rise to preferences, can help to deal with certain types of problems with ordinal preference scales. The empirical approach is applied here in three cases, with the purpose of illustrating its main characteristics and limitations. The proposal proved to be satisfactory for treating appraisers' preferences, especially when the number of alternatives is reduced in relation to the options of the scale of assessment points and the number of appraisers, as they contribute to increase the discriminatory capacity of the results.
  • Terceirização e desenvolvimento de fornecedores: processo de desenvolvimento de capacidades na indústria brasileira de vestuário esportivo Original Article

    Scur, Gabriela; Kolososki, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo A terceirização permite reações rápidas às flutuações do mercado e possibilita que as empresas se concentrem em seus negócios principais. Essa estratégia é usada, atualmente, na indústria brasileira de vestuário. Este artigo analisa a interação entre grandes clientes (algumas empresas multinacionais) e fornecedores brasileiros na indústria de vestuário esportivo, a fim de verificar como essas relações podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos fornecedores. Múltiplos estudos de casos foram realizados. Os resultados indicaram que os relacionamentos colaborativos de longo prazo são benéficos para as empresas e que os clientes influenciam significativamente o desenvolvimento dos fornecedores da fábrica de costura com quem trabalham.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Outsourcing allows quick reactions to market fluctuations and allows firms to focus on their core business. This strategy is currently used in the Brazilian apparel industry. The paper analyzes the interaction between big customers (some multinationals firms) and Brazilian suppliers in the sports apparel industry to verify how these relationships can contribute to the capability development of suppliers. Multiple case studies were conducted. The findings indicated that collaborative, and long-term relationships are beneficial to businesses and customers significantly influence the development of the sewing factory suppliers with whom they work.
  • Implementação de técnicas de fabricação lean na indústria de panificação em Medellín Original Article

    Castro, Maria del Rocio Quesada; Posada, Juan Gregorio Arrieta

    Resumo em Português:

    Resumo A indústria de panificação tem grande importância econômica e social na cidade de Medellín. A maioria das empresas é pequena, com altos níveis de informalidade, baixo valor agregado e produtividade. O Lean Manufacturing tornou-se um dos mais populares paradigmas de disposição de resíduos no setor industrial e de serviços, com grandes benefícios de sua prática para a melhoria da qualidade e da produtividade organizacional. Este trabalho avalia o nível de implementação das técnicas de manufatura enxuta nas micro e pequenas empresas de Medellín, no setor de alimentos. Para tanto, são empregadas ferramentas de diagnóstico e acompanhamento com questionário para o chefe de produção, que incluem nove técnicas e uma variável de administração que permite às organizações um guia para melhorar as condições atuais de produtividade. Os principais resultados mostram que as excelentes práticas Lean são: Poka Yoke, Kaizen e fábrica visual. No entanto, para que o setor seja considerado de classe mundial, deve-se fortalecer as práticas VSM (geração de valor), JIT (fluxo de produção) e ADMON (administração). Além disso, para aumentar o nível de eficiência do setor, as organizações precisam aumentar as vendas em, pelo menos, 139, 20%, sem alterar o número de funcionários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The bakery industry has great economic and social importance in the city of Medellin; most of the companies are small with high levels of informality, low value added and productivity. Lean Manufacturing has become one of the most popular paradigms of waste disposal in the industrial sector and services, with great benefits of their practice on the improvement of the quality and organizational productivity. This work evaluates the level of implementation of the lean manufacturing techniques in the micro and small enterprises in Medellin, in the food sector. It was using diagnostic and follow-up tools with questionnaire to the production chief, which include 9 techniques or tools, and a variable of administration that allow organizations to a guide, to improve the current conditions of productivity. The main results show that the outstanding Lean practices are: PokaYoke, Kaizen and visual factory. However, for which the sector is considered to be of world class, the practices must be strengthened: VSM (generation of value), JIT (Production Flow) and ADMON (Administration). In addition, organizations must increase sales least 139, 20% to increase the level of efficiency of the sector, without changing the number of employees.
  • Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens Artigo Original

    Nascimento, Fabiano Cézar Gomes; Rosa, Rodrigo de Alvarenga

    Resumo em Português:

    Resumo O custo operacional para distribuir locomotivas ao longo dos pátios ferroviários com o objetivo de atender às demandas de formação de trens é muito alto. assim, este artigo propõe um modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas que visa atender às requisições dos pátios, Locomotive Scheduling Problem (LSP), com o intuito de minimizar os custos de distribuição. o modelo proposto apresenta uma nova formulação para o LSP With Multiple Locomotives e considera o desbalanceamento entre oferta e demanda de locomotivas para atender às requisições de um pátio, o que ainda não havia sido tratado na literatura. testes em instâncias com base em dados reais da estrada de ferro vitória a minas (EFVM) foram resolvidos de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. o modelo se mostrou bastante aderente ao planejamento da distribuição, e diversos parâmetros que afetam os custos da distribuição foram analisados. os resultados mostraram ganhos em relação ao planejamento manual atualmente realizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The cost for locomotive distribution over the rail yards to meet the locomotive demand for train formation is very high. Thus, this paper proposes a mathematical model based on the Locomotive Scheduling Problem for locomotive distribution planning to meet the demand of the rail yards seeking to minimize the distribution costs. The proposed model presents a new formulation for the LSP with Multiple Locomotives and considers the imbalance between offer and demand of locomotives, this situation was not addressed in the literature yet. Tests on instances based on real data from the Vitória a Minas Railroad (EFVM) were solved optimally using CPLEX 12.6. The model proved to be a good tool to analyze the locomotive distribution planning. When compared with the manual planning currently held by the railroad, the results showed several gains.
  • Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras Artigo Original

    Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Lima, Nilton César; Souza, Gustavo Henrique Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article identifies the adoption level of quality management practices (QMP) and verifies the existence of a quality culture (QC) in the Brazilian car dealerships, motivated by the following research question: Is there an organizational culture in these dealerships that leads a high application of QMP? To address this question, diagnostic tools were applied to identify the cultural profile and QMP adoption levels with quality managers of 80 car dealerships with one of ISO 9000 family of quality management systems implemented. The results stressed that the dealerships implement QMP in a satisfactory level, however, the QC is not developed enough to implement these practices properly. This is a worrying scenario to the Brazilian car dealerships, once they work in a competitive market and deals with a rigorous customer.
  • Uma abordagem sobre os refeitórios no ambiente de trabalho: um estudo de caso múltiplo do ponto de vista da qualidade de vida dos trabalhadores Artigo Original

    Silva, Clodoveu Florentino da; Bezerra, Barbara Stolte

    Resumo em Português:

    Resumo O percurso casa/trabalho é responsável por boa parte dos deslocamentos diários nas áreas urbanas, e que também ocorre durante o intervalo de almoço. Por isso, este trabalho tem o objetivo de abordar a questão dos refeitórios dentro das empresas e realizar um estudo de opinião sobre os refeitórios no ambiente de trabalho. Foi aplicado um questionário para funcionários de 16 empresas da região de Bauru para avaliar as empresas que possuem refeitórios e as que não possuem, buscando analisar os tempos de percurso e sua influência na qualidade de vida do trabalhador. A pesquisa analisou também os modais de transporte utilizado pelos funcionários e o tempo gasto em cada modal no trajeto casa/trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The commute home/work is responsible for most of the daily displacements in urban areas, and which also occurs during the lunch break. Therefore, the following study aims to address the issue of the in-company restaurant and conduct a study of opinion about the restaurants inside the companies. A questionnaire for the employees of 10 companies in the region of Bauru was applied to evaluate companies with and without a restaurant, seeking to analyze the commute times and their influence on the quality of life of the worker. The survey also examined the modes of transport used by staff and the time spent in the commute.
  • Aderência entre práticas de gerenciamento de projeto e fatores críticos ambientais em empresas de biotecnologia Artigo Original

    Linares, Ian Marques Porto; Alves, Marlon Fernandes Rodrigues; Tristão, Raphael Lovadine; Amaral, Daniel Capaldo

    Resumo em Português:

    Resumo Dentre as vertentes do gerenciamento de projetos, é possível citar o gerenciamento de projetos tradicional, o ágil e a combinação de ambos, denominada gerenciamento de projetos híbrido ou abordagem combinada. O presente estudo analisa os fatores críticos de projetos da área de biotecnologia e analisa a adequação das abordagens para os projetos de desenvolvimento da área. Os dados foram obtidos de questionários aplicados em uma amostra de empresas de biotecnologia incubadas do estado de São Paulo nas regiões de Ribeirão Preto e Piracicaba. Os resultados indicam que as empresas analisadas, de campos diferentes da biotecnologia (agrícola, farmacêutica e industrial), possuem particularidades quanto às características dos projetos e que os ambientes de gerenciamento de projeto destas empresas se aproximam tanto do gerenciamento tradicional quanto ágil, sugerindo que iniciativas de adaptação das técnicas de gerenciamento de projetos devam considerar um modelo de gestão híbrida de projetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The traditional project management, agile project management and the combination of both, called hybrid project management or a combined approach are among the project management strands. This study analyzes the critical factors of projects in the area of ​​biotechnology and the appropriateness of approaches to the development projects of the area. The data were obtained from the questionnaires administered in a sample of incubated biotechnology companies from the state of São Paulo in the regions of Ribeirão Preto and Piracicaba. The results indicated that the analyzed companies, which were from different fields of biotechnology (agricultural, pharmaceutical and industrial), have peculiarities regarding the characteristics of the projects and the project management environments of these companies involve both traditional and agile management, suggesting that initiatives of project management techniques should consider a hybrid project management model.
  • Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior, um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais Artigo Original

    Rohrich, Sandra Simm; Takahashi, Adriana Roseli Wünsch

    Resumo em Português:

    Resumo Algumas Instituições de Ensino Superior (IES) estão se tornando referência em práticas ambientalmente sustentáveis, contribuindo assim para a formação dos seus acadêmicos e para o desenvolvimento sustentável, na medida em que têm na sustentabilidade uma diretriz para gerir os campi das instituições. O objetivo deste artigo foi investigar o perfil das pesquisas sobre o tema sustentabilidade ambiental em IES localizadas no Brasil. Trata-se de um estudo de análise bibliométrica para examinar a produção científica sobre o tema e nortear rumos e estratégias de futuras pesquisas. Verificou-se que não existe nacionalmente uma publicação específica para a temática. Os estudos estão dispersos em quinze periódicos diferentes, sendo encontrados vinte e sete artigos. As pesquisas foram desenvolvidas por oitenta e nove autores e não há pesquisas individuais. Observou-se que a evolução do aprendizado acadêmico obtido pela experiência dos pesquisadores vem trazendo um amadurecimento nos trabalhos, que já apresentam um histórico de pesquisas, conceitos e resultados que estão sendo agregados ao longo do tempo, construindo-se assim o conhecimento na área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Some Higher Education Institutions (HEIs) are becoming a reference to practice environmentally sustainable, contributing to the formation of its academics and for sustainable development, to the extent that there is in sustainability a guideline for managing the campuses of the institutions. The objective of this article was to investigate the profile of research and the development of the theme of environmental sustainability in HEIs located in Brazil. It is a study of bibliometric analysis to examine the scientific literature on the topic and guide future directions and strategies for future research. These studies are dispersed in a large number of journals because there is no nationally a particular publication for the theme. The studies are dispersed in fifteen different journals and twenty-seven articles were found. The surveys were developed by eighty-nine authors and there is no individual research. The evolution of academic learning obtained by the experience of researchers isbringing a mature work, which already has a history of research, concepts and results that are being aggregated over time, building up the knowledge in the area.
  • As informações do Censo da Educação Superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão Artigo Original

    Hoffmann, Ivan Londero; Nunes, Raul Ceretta; Muller, Felipe Martins

    Resumo em Português:

    Resumo A evasão no ensino superior representa uma preocupação na gestão e um campo fértil para estudos acadêmicos. No Brasil, o Ministério de Educação realiza anualmente o Censo da Educação Superior. As diferentes metodologias para o cálculo e análises de indicadores da evasão são muitas vezes consideradas imprecisas e inconsistentes, fragilizando sua importância nas estratégias e políticas públicas de controle e melhorias dos serviços educacionais no âmbito das instituições de ensino superior. Este trabalho exploratório e com abordagem quantitativa propõe uma sistematização para a análise da evasão, utilizando como fonte de dados o Censo. A análise de 2009 a 2014 demonstra que, a partir dos dados do Censo, o conhecimento organizacional pode ser extraído de forma sistemática. A metodologia proposta contribui para o alinhamento entre a tecnologia da informação com a gestão do conhecimento, sendo possível desenvolver soluções que facilitem e organizem o compartilhamento de ideias, boas práticas e dados que podem ser transformados do estado implícito para o explícito, contribuindo na tomada de decisão dos gestores e coordenadores de curso com a finalidade de controlar a evasão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The undergraduate dropout rate is a management concern and can generate many academic studies. In Brazil, the Ministry of Education annually conducts the Census of Higher Education. The different methodologies for calculating and analyzing indicators of school dropout rate are often considered imprecise and inconsistent, weakening their importance in public policies and strategies for control and improvement of educational services within higher education institutions. This exploratory study uses a quantitative technique and presents systematization for the school dropout rate analysis, using the Census as a data source. Looking for Census from 2009 to 2014, organizational knowledge can be systematically extracted. The proposed methodology contributes to the alignment between information technology and knowledge management. It is possible to develop solutions that facilitate and organize the sharing of ideas, good practices and data that can be transformed from the implicit to the explicit state, contributing to the managers and course coordinators to control evasion.
  • A decisão de inovar e o movimento das capacidades dinâmicas Artigo Original

    Tometich, Patricia; Fracasso, Edi; Zen, Aurora; Engelman, Raquel

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo apresenta uma proposta para operacionalização do conceito de capacidades dinâmicas, criando um modelo de análise a partir da revisão teórica realizada. A pesquisa é feita por meio de estudo de múltiplos casos, resgatando dados históricos, e começa de uma decisão estratégica voltada à inovação. Em seguida, observam-se as reconfigurações que foram necessárias nas capacidades ordinárias das empresas, e apresenta-se a sua nova configuração, considerando os movimentos que foram necessários para implantar o plano estratégico que as levou a inovar. O estudo contribui com a literatura por apresentar a operacionalização das capacidades dinâmicas, e tem como contribuição gerencial a possibilidade de aplicação do conhecimento sobre capacidades ordinárias e dinâmicas nas decisões estratégicas das empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a proposal for the operationalization of the concept of dynamic capabilities. It created a model of analysis based on the literature review. The study was carried out through the analyses of multiple cases, which retrieves historical data. Also, it was triggered by a strategic decision focused on innovation. The reconfigurations that were necessary for the ordinary capabilities of the studied companies were observed. Then, their new configuration was shown, considering the movements necessary to implement the strategic plan that led them to innovate. The study contributes to the literature by presenting the operation of dynamic capabilities. Moreover, there is the possibility of applying the expertise about ordinary and dynamic capabilities in the strategic decisions of companies as a managerial contribution.
  • No rumo de um comportamento adaptativo na instrução aérea Artigo Original

    Silva, Luiz Mauricio de Andrade da; Nunes, Rubens

    Resumo em Português:

    Resumo A Academia da Força Aérea forma, por ano, aproximadamente 140 aviadores militares em um ambiente operacional bastante seguro. No entanto, observa-se que as definições operacionais das variáveis da instrução se baseiam apenas em classificações funcionais, carecendo de construtos para melhor comunicação entre instrutores de voo e cadetes. Enquadra-se o problema de pesquisa no sistema 1 (intuitivo) de decisões, com o uso de heurísticas. É um estudo teórico. Recorremos à revisão da literatura das principais heurísticas de julgamento humano em decisões. Posteriormente discutimos as classificações funcionais já sedimentadas na aviação e as situações em que os aviadores podem se beneficiar das heurísticas, iniciando o processo de elaboração dos construtos, e uma proposta de instrução adaptativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Every year, approximately 140 military aviators graduate from the Brazilian Air Force Academy, an operational environment that is quite safe. However, the operational definitions of the variables in the piloting instruction are based solely on functional classifications; thus, they are still lacking the constructs and definitions that would provide better levels of communication among flight instructors and cadets. The research problem is framed in system one (intuitive) of decision-making, using heuristics. The literature concerning the heuristics applied to human judgment and decisions have been revisited. Following this, the focus was on the functional classifications that have already occurred in aviation, and situations in which aviators would benefit from heuristics as a starting point to the process of building constructs, and one proposal for an adaptive form of instruction.
  • Gestão estratégica em frigoríficos: aplicação da análise SWOT na etapa de armazenagem e expedição Artigo Original

    Ferreira, Evelise Pereira; Gruber, Crislaine; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Vergara, Lizandra Garcia Lupi

    Resumo em Português:

    Resumo Para permanecerem competitivas no cenário industrial atual, as empresas precisam realizar diagnósticos de forma sistemática a fim de prospectar estratégias de posicionamento no mercado. Além de análises globais, é necessário examinar cada uma das etapas do processo produtivo da empresa, pois todas concorrem para o sucesso do negócio, em maior ou menor grau. Considerando o diagnóstico essencial para a manutenção de uma empresa em um patamar competitivo, este trabalho tem o objetivo de propor soluções para a etapa de armazenagem e expedição de um frigorífico, com vistas ao aperfeiçoamento dos processos e atividades internas. Para isso, utilizou-se a ferramenta Análise SWOT, a qual permite organizar por ordem de relevância forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à empresa ou à etapa de armazenagem e expedição, e correlacionar esses fatores. Para subsidiar o diagnóstico, foram utilizadas informações disponíveis na literatura e realizadas visitas in loco e entrevistas com trabalhadores do frigorífico. A Análise SWOT indicou que a etapa em estudo se encontra no segundo quadrante da matriz, denominado Manutenção. Com base no resultado da análise, fez-se um estudo relacionando as forças e as oportunidades destacadas, seguido da conversão das ameaças em oportunidades e da utilização das forças para eliminar as fraquezas, além de sugestões de estratégias para a etapa de armazenagem e expedição. Dentre as propostas, destacam-se, por exemplo, capacitação dos trabalhadores, automatização de atividades e melhoria das embalagens dos produtos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Companies need to perform systematic diagnoses to prospect the market positioning strategies and remain competitive in the current industrial scenario. Each of the company’s sectors must be analyzed because they all lead to business success. Based on the understanding that diagnosis is essential for maintaining the competitiveness of a company, this document aims to propose improvements in processes and activities of storage and shipping stage of a meat processing company. A SWOT analysis is used to classify strengths, weaknesses, opportunities, and threats and to correlate these factors. The information for the diagnosis was collected initially on literature and then through on-site visits and interviews with employees from the meat processing company. The results indicated that the storage and shipping stage of the analyzed company is positioned on the second matrix quadrant, called Maintenance. Based on the achieved results, a correlational study between strengths and opportunities has been carried out, converting threats into opportunities, using strengths to eliminate weaknesses, and also suggestions of strategies to the storage and shipping stage are presented. Among the proposals, the training of workers, activity automation and improvement of product packaging can be highlighted.
  • Gestão de valor em projetos de TI: um estudo sobre organizações no Brasil Artigo Original

    Silva Junior, Aloysio Vianna; Barreto, Bruno Rolemberg; Farias Filho, José Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Atualmente, admite-se a insuficiência da avaliação de projetos baseada em restrições de escopo, prazo e custo para assegurar a criação de valor pela organização. Apesar disto, essa métrica continua sendo, muitas vezes, a única utilizada para avaliar o sucesso dos projetos. Neste artigo, a partir de referências teóricas, analisa-se como algumas empresas nacionais e multinacionais gerenciam a criação de valor por suas carteiras de projetos de Tecnologia da Informação (TI). Busca-se entender os processos utilizados, bem como identificar os principais desafios encontrados pelas organizações pesquisadas. Para atingir esse objetivo, foi utilizada uma abordagem exploratória qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores de portfólios de TI de 14 organizações brasileiras de diversos segmentos e portes. A pesquisa indicou oportunidades de melhoria e mostrou que poucas são as organizações que avaliam de forma efetiva a criação de valor por seus projetos, prevalecendo uma visão de desempenho não alinhada aos resultados corporativos alcançados e que não colabora com o processo de melhoria e aprendizagem organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Nowadays, it has been acknowledged that there is an insufficiency of projects assessment based on scope, time and cost restrictions to ensure the organization’s creation of value. Despite that, this metric keeps being used and, quite often, it is the only one used to assess the project’s success. This study is based on theoretical references to analyze how some Brazilian and multinational organizations manage the creation of value through their Information Technology (IT) project portfolios. This work aims to understand the processes used and identify the main challenges faced by those organizations. To achieve this goal, an exploratory qualitative approach was used, based on semi-structured interviews with IT portfolio managers from 14 companies of several segments and sizes. The research indicated improvement opportunities and showed that few companies effectively assessed the value generation of their projects, prevailing a perspective of dissonant assessment procedures from corporate results, which does not contribute to the organizational improvement and learning process.
  • Análises de risco na operação de usinas de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos (REEE) Artigo Original

    Caetano, Marcelo Oliveira; Leon, Lucas Ganzer de; Padilha, Daiane Westhpal; Gomes, Luciana Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo O manuseio de resíduos eletroeletrônicos (REEE), se executado de forma inadequada, possui grande potencial para causar severos danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que executam estas tarefas. A identificação e avaliação de riscos ambientais, de saúde e segurança do trabalhador são ferramentas essenciais para prevenir acidentes e garantir um ambiente saudável. Embora no país exista extensa legislação acerca do assunto, não há por parte das empresas recicladoras, o reconhecimento e tratamento necessário dos riscos associados a estas atividades. Este trabalho, desta forma, propõe uma metodologia de levantamento e análise de riscos ambientais e de saúde e segurança ocupacional com o intuito de auxiliar as organizações na tomada de decisão, priorizando os riscos mais graves. Os resultados mostraram que a maioria dos impactos ambientais e dos riscos ocupacionais classificados como significativos estão relacionados às atividades de produção (processos de triagem e desmontagem de REEE). Contudo, o estudo revela que um ponto crítico de potencial impacto ambiental está vinculado às tarefas de transporte de REEE e de coprodutos. Já em relação à saúde do trabalhador, o Risco de Acidentes é destaque representando 69% do somatório dos graus de riscos identificados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract when inappropriately carried out, management of waste electrical and electronic equipment (WEEE) may potentially damage the environment and affect the health of workers. The identification and evaluation of environmental and occupational health risks are essential tools in the prevention of accidents and environmental protection. Despite extensive regulation, WEEE management organizations in Brazil fail to recognize the importance of appropriately address risks associated with their processes and activities. This study developed and tested a methodology to analyze environmental and occupational health risks. The aim was to produce a tool to help WEEE management organizations in decision-making in high priority scenarios. The results show that most environmental impacts and occupational risks classified as significant are associated with the production processes sorting and disassembly of WEEE. However, potential environmental impacts are associated with the transportation of WEEE and coproducts. Accident risks represented 69% of the sum of all risk levels associated with occupational health.
  • Gestão socioambiental em micro e pequenas indústrias de Pau dos Ferros-RN Artigo Original

    Paiva, Francisco Cleiton da Silva; Giesta, Lílian Caporlíngua

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção de gestores de micro e pequenas indústrias da cidade de Pau dos Ferros-RN acerca de práticas socioambientais. Para tanto, buscou-se verificar se essas empresas fazem uso de gestão socioambiental, identificando suas práticas e apontando motivações, entraves e oportunidades para sua implantação; também pretende-se descrever as consequências negativas e positivas percebidas por alguns gestores a partir das práticas socioambientais existentes, bem como identificar seus conhecimentos a respeito do tema. O trabalho traz uma abordagem teórica sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e Responsabilidade Socioambiental, Micro e Pequenas Empresas, aspectos específicos relacionados à atividade industrial e a gestão socioambiental ligada a esse segmento. Corresponde a uma pesquisa qualitativa e descritiva, com pesquisa de campo e cujo instrumento de coleta se deu por meio de entrevistas com os gestores das micro e pequenas indústrias da cidade, seguidas de uma análise interpretativa, com base nos dados obtidos. A pesquisa mostrou que todos os entrevistados têm a noção sobre a importância do meio ambiente, sendo que a maioria desenvolve algumas práticas ambientais, principalmente voltadas à de economia de energia e água, alguns realizando reaproveitamento de materiais. As ações voltadas para as questões sociais são escassas, não estando relacionadas diretamente à estratégia socioambiental da empresa. Grande parte não considera difícil investir ou desenvolver ações socioambientais, embora compreenda que isso requer incentivos dos Governos, o que não ocorre com nenhuma das empresas entrevistadas. Os gestores, em sua maioria, entendem que ações socioambientais geram impactos positivos para as empresas, como redução de custos, melhoria de imagem, aumento da competitividade e rentabilidade, quase não percebendo aspectos negativos. Além disso, os entrevistados consideraram que suas empresas, mesmo sendo micro ou pequenas, possuem uma importância para a comunidade, principalmente em virtude da geração de emprego e renda, fundamentais para o desenvolvimento da cidade e região.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the perception managers of micro and small industries in the city of Pau dos Ferros, RN about environmental practices. To this end, it was sought to verify whether these companies use the environmental management, identifying its practices and pointing motivations, barriers, and opportunities for its implementation; also it was intended to describe the positive and negative consequences perceived by some managers from the existing social and environmental practices, and identify their knowledge on the subject. The paper presents a theoretical approach to Sustainability and Sustainable Development, Environmental Management and Social Responsibility, Micro and Small Enterprises, specific aspects related to industrial activity and environmental management related to that segment. It is qualitative and descriptive research with field research and the collection instrument was through interviews with managers of micro and small industries in the city, followed by an interpretive analysis based on the data obtained. Research has shown that all respondents have awareness about the importance of the environment, and most of them develop some environmental practices, mainly focused on the energy and water savings, and some performing reuse of materials. Social-oriented stocks are scarce and are not directly related to the environmental strategy of the company. Most of the companies did not consider difficult to invest or develop environmental initiatives, although they realized that this requires incentives from the governments, which does not occur with any of the companies interviewed. Most of the managers understand that environmental actions generate positive impacts for companies, such as cost reduction, image enhancement, increased competitiveness and profitability, hardly realizing negatives aspects. In addition, respondents felt that their companies even being micro or small, have an importance for the community, mainly due to the generation of employment and income, vital to the development of the city and region.
  • A produção enxuta sob a perspectiva da visão baseada em recursos: um estudo em uma organização do setor calçadista Artigo Original

    Silva, Alline Thamyres Claudino da; Gohr, Cláudia Fabiana; Santos, Luciano Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar como os recursos estratégicos contribuíram para a implementação da produção enxuta (PE) em uma organização do setor calçadista, sob a perspectiva da visão baseada em recursos (VBR). Tomando como base os pressupostos teóricos da PE e da VBR, foi desenvolvido um procedimento de análise composto de cinco etapas: detalhamento da estratégia de operações; identificação das práticas de PE; descrição da trajetória de implementação da PE; relação das práticas com os recursos; e avaliação dos recursos. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um estudo de caso longitudinal em que a principal técnica de coleta de dados foi a entrevista (semiestruturada e estruturada) dirigida aos funcionários e gestores do setor de engenharia industrial da fábrica escolhida como unidade de análise. Constatou-se que a empresa adotou 15 práticas, das quais 9 foram implementadas em todos os setores. Foram identificados 17 recursos que deram suporte à implantação. Por meio da análise destes, verificou-se que os recursos denominados mão de obra operacional, gestores qualificados, máquinas pesadas, cultura e treinamento foram fundamentais para a PE, aspecto que se confirmou na avaliação em relação aos critérios de valor, versatilidade e sustentabilidade dos recursos. Embora a PE seja, muitas vezes, defendida como um modelo de aplicabilidade universal, o caso estudado apontou que o processo de implementação da PE pode encontrar dificuldades de imitação, pois está intrinsecamente ligado às condições históricas únicas, à ambiguidade causal e à complexidade social dos recursos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the strategic resources contribution to the implementation of lean production (LP) in an organization in the footwear industry, from the perspective of the resource-based view (RBV). Based on the theoretical assumptions of LP and RBV, an analytic procedure embracing 5 steps was developed: the description of the operations strategy, the identification of lean production practices, the description of the LP implementation path, the relationship between LP practices and resources, and the evaluation of resources according to RBV. Field research was carried out by a longitudinal case study in which the main data collection technique was the interview (semi-structured and structured) addressed to employees and managers of the industrial engineering department of the chosen plant as the unit of analysis. It was found that the company adopted 15 practices, in which 9 were implemented in all sectors. Subsequently, 17 resources that supported the implementation were identified. Through the analysis, it was found that the resources denominated operational workforce, qualified managers, heavy machinery, culture, and training were essential to LP, aspect confirmed by the assessment of the criteria of value, versatility and sustainability. Although LP is often advocated as a universal model, the case study raised the issue that the LP implementation process may have the difficulty of imitation because it is intrinsically linked to unique historical conditions and the causal ambiguity and social complexity of the resources.
  • Elaboração e Acompanhamento de Planos Estratégicos em uma universidade pública: uma análise baseada na Estratégia como Prática Artigo Original

    Zabotto, Marco Antonio Cavasin; Alves Filho, Alceu Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, procura-se analisar os processos de planejamento estratégico de quatro gestões sucessivas de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) brasileira. São considerados os papéis de praticantes, práticas e práxis no desenvolvimento e na implementação dos processos de formulação e acompanhamento dos planos, de acordo com a estrutura conceitual que constitui a Estratégia como Prática (ECP), além das principais características do ambiente externo (político) nos períodos das gestões da universidade. Identificou-se que houve uma evolução no desenvolvimento dos processos de planejamento ao longo das sucessivas gestões, tendo sido acumuladas competências essenciais para a implementação de tais processos e adaptadas as práticas adotadas ao contexto específico da instituição estudada. O que é implementado, entretanto, depende sobremaneira das posturas dos reitores e de suas equipes. Os três constructos são interdependentes e compõem um todo significativo no contexto de cada ciclo administrativo, e sua aplicação resultou na viabilização da propositura de um roteiro de análise dos processos de planejamento estratégico das quatro gestões estudadas, configurando-se no principal resultado obtido pela pesquisa efetuada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to analyze the strategic planning processes of four successive administrations of a Brazilian Federal Higher Education Institution (HEI). The roles of the Practitioners, Practices, and Praxis - concepts that constitute the Strategy as Practice view – are considered in each administration, in addition to organization's internal and external context for the analysis of each administration. An evolution on the development of planning processes throughout these subsequent administrations has been identified, which has gathered essential competences to implement such projects and customize the adopted practices to the studied institution’s specific context. However, what is actually implemented is posture-dependent of the deans and their teams. The three constructs are interdependent and compose a meaningful whole in the context of each administrative cycle, and its application enabled the proposition of a strategic planning process analysis script of the four studied administrations, stating it as the core result obtained by the performed research.
  • Proposta de um modelo de avaliação e de seleção de fornecedores de manutenção industrial utilizando Fuzzy-TOPSIS Artigo Original

    Calache, Lucas Daniel Del Rosso; Pedroso, Carolina Belotti; Lima Junior, Francisco Rodrigues; Carpinetti, Luiz César Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: A concorrência acirrada entre as cadeias de suprimento tem promovido a necessidade de melhores práticas de desenvolvimento e gestão de fornecedores por parte das empresas. O presente artigo busca propor um modelo de avaliação e seleção de fornecedores de manutenção industrial, através da aplicação de uma técnica de tomada de decisão multicritério a fim de categorizar as alternativas de fornecedores. A técnica Fuzzy-TOPSIS foi aplicada para avaliar os critérios referentes às dimensões de custos e confiabilidade dentro de uma matriz de categorização proposta. Realizou-se um estudo de caso em uma indústria sucroenergética, na qual o modelo de avaliação e seleção proposto foi aplicado para verificar as alternativas de manutenção para máquinas agrícolas. O resultado obtido culminou em uma ferramenta para auxiliar o processo de tomada de decisão considerando fontes internas e externas de manutenção. O modelo proposto pôde contribuir para a seleção dos fornecedores de manutenção industrial, uma vez que a avaliação realizada fornece subsídios para uma melhor tomada de decisão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The stiff competition among supply chains has created the necessity of better supplier management and development practices. This paper purposes a model to evaluate and to select suppliers for industrial maintenance by applying a multi-criteria decision-making technique to categorize alternative suppliers. Fuzzy TOPSIS technique was applied to evaluate the criteria related to costs and reliability belonging to a proposed categorization matrix. A case study was carried out in a sugar-energy company, in which the proposed evaluation and selection model was applied to check the existing agricultural machinery maintenance alternatives. The results culminated in a tool to support the decision-making process, helping companies to decide whether to make their own maintenance or to outsource them. The proposed model can contribute to the selection of industrial maintenance suppliers since it provides background for better decision making.
  • Proposta de um sistema de informação para a gestão de inventário e o direcionamento das campanhas de coleta de sangue Artigos Originais

    Ferreira, Vanessa Elionara de Souza; Carmo, Breno Barros Telles do; Oliveira, Amanda Gondim de

    Resumo em Português:

    Resumo Direcionar as campanhas de coleta é um dos desafios dos hemocentros brasileiros, cujo objetivo é fornecer produtos a partir do sangue. Além disso, essas organizações precisam conciliar a oferta e a demanda dos produtos hemoterápicos. Assim, este artigo propõe um sistema para gerenciar os níveis de estoque de produtos nos bancos de sangue e direcionar as campanhas de coleta, de forma a maximizar o atendimento à demanda e minimizar o descarte em função dos prazos de validade dos produtos. O sistema foi implementado em ambiente de desenvolvimento open source, sem custo financeiro, por meio de linguagem de programação e banco de dados que permitam sua utilização em diferentes sistemas operacionais. A partir dos resultados, é possível constatar que o sistema é uma importante ferramenta de gestão para os bancos de sangue, por causa de seu potencial de fazer as previsões de demanda e, por meio da comparação com os níveis de estoque, de fornecer um direcionamento para as campanhas de coleta. O sistema possui uma interface clara e intuitiva com diversas funcionalidades de apoio às atividades rotineiras de hemocentros e é capaz de atendê-los, seja do Brasil, seja do mundo, quanto às suas necessidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Blood collection is one of the challenges of Brazilian Blood Banks, which aims at providing products produced from blood to hospitals. These organizations face the challenge of meeting supply and demand of blood products. This research paper proposes a system to manage inventory levels of blood products in Blood Banks to direct blood collection campaigns. The idea of the system is to maximize the offer and minimize the waste caused by products’ expiry dates. The system was implemented in open source development environment, without financial cost, allowing portability and gratuity characteristics for the system. The system was implemented with real blood bank data to demonstrate system’s functionalities, such as demand forecast. Through comparison of this information with inventory levels, the system provides guidance for blood collection campaigns. It presents a clear and intuitive interface with many features to support the activities of the blood banks and it is able to meet the needs of Blood Banks in Brazil and worldwide.
  • Avaliação das práticas de gestão em redes de pequenas e médias empresas (PME) de cooperação horizontal: contexto equatoriano Original Articles

    Rojas-Lema, Ximena; Pumisacho, Victor; Alfaro-Saiz, Juan-José; García, Daniela

    Resumo em Português:

    Resumo Pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel importante no crescimento econômico de um país e setor; é através da estratégia de cooperação que elas procuram incorporar-se à dinâmica da produtividade e competitividade permanente. Este artigo avaliou a aplicação de práticas de gestão em redes horizontais de PME do setor de lácteos no Equador, seguindo a metodologia construtivista. A revisão da literatura e a pesquisa exploratória permitiram a compreensão do trabalho cooperativo nas redes ou Centros de Coleta (CC), assim como a identificação da necessidade de avaliar o desempenho das práticas de gestão como elemento básico para potencializar sua operação e desenvolvimento. A pesquisa toma como referência um modelo para a avaliação de práticas de gestão em redes de cooperação e contextualiza-o para a realidade equatoriana. A avaliação do nível de desempenho das práticas de gestão é feita em três redes; resultados e conclusões são apresentados. O modelo desenvolvido identifica seis critérios com os quais a avaliação dos CC é desenvolvida e cuja análise permite a quantificação do seu nível de desempenho e a proposta de oportunidades específicas de melhoria para este setor e grupo de PME.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Small- and medium-sized enterprises (SMEs) play an important role in the economic growth of a country and of a sector. They seek to be incorporated into permanent productivity and competitiveness dynamics through a cooperation strategy. This article evaluated the application of management practices to horizontal SMEs networks of the dairy sector in Ecuador by following the constructivist methodology. The literature review and exploratory research indicated an understanding of cooperative work in the networks or Milk Collection Centers (MCCs) and identified the need to evaluate performance when applying management practices as an unavoidable element to enhance their operation and development. The construction phase took as reference a model for the evaluation of management practices in cooperation networks and contextualized it to the Ecuadorian environment. In the evaluation phase, three networks were evaluated, from which results and conclusions were obtained. The developed model identified six criteria with which the evaluations of MCCs were made, whose analysis allowed their performance level to be quantified and a proposal of some specific improvement opportunities for this sector and a group of SMEs.
  • Arranjos produtivos locais: uma análise baseada na participação das organizações locais para o desenvolvimento Artigo Original

    Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui; Truzzi, Oswaldo Mário Serra; Barbosa, Agnaldo de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo A abordagem do novo institucionalismo sociológico destaca a importância da cultura, dos mitos e das cerimônias no ambiente institucional, bem como argumenta que as instituições influenciam não apenas as estratégias dos indivíduos, mas também suas identidades. Essa abordagem é utilizada neste estudo para entender por que o arranjo produtivo local (APL) de calçados das organizações de Franca, São Paulo, adota e difunde certas práticas que trazem como consequência a fragilidade nas relações organizacionais desse arranjo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com empresas, associações profissionais e representantes do governo local do APL de calçados de Franca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The approach of the New Sociological Institutionalism emphasizes the importance of culture, myths, and ceremonies in the institutional environment, and argues that institutions influence not only in the strategies of individuals but also in their identities. This approach is used in this study to understand why footwear’s local productive arrangement (LPA) in Franca organizations adopt and diffuse certain practices that bring, as a consequence of the defect in organizational relationships of this arrangement. For this, field research was conducted through semi-structured interviews with companies, professional associations and representatives of local government in footwear’s LPA in Franca.
  • Fatores relevantes para a fidelização de clientes no setor bancário Artigo Original

    Unes, Bárbara Vieira Junqueira; Camioto, Flávia de Castro; Guerreiro, Érico Daniel Ricardi

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar se as estratégias adotadas pelas agências bancárias da cidade de Uberaba-MG estão direcionadas para os atributos a que os clientes realmente atribuem maior importância no momento de escolher um serviço bancário. Para isso, a pesquisa utilizou a Técnica do Incidente Crítico (TIC) e a Análise Conjunta (AC), para identificar e mensurar a importância desses atributos para os clientes, e entrevistas semiestruturadas para coletar os atributos em que os bancos investem para atrair e fidelizar os clientes. Com os resultados encontrados, verificou-se que os atributos que os clientes consideram mais importantes durante o processo de escolha são: taxas e tarifas de serviços (28,73%), qualidade do atendimento (18,07%), facilidade de acesso à agência ou caixas eletrônicos (17,42%), serviços oferecidos (16,48%), tempo de espera (14,38%), disponibilidade de agências (2,94%) e conforto do ambiente (1,99%). Portanto, conclui-se que, em geral, os atributos de fidelização adotados pelos bancos estão alinhados com o que os clientes consideram importantes, uma pequena diferença pode ser notada na ordem de importância e nos atributos disponibilidade das agências e conforto do ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze if the strategies adopted by the banking branches in the city of Uberaba-MG are directed to the attributes the customers assigned as more important when choosing a banking service. For this purpose, this research used the Critical Incident Technique (CIT) and the Conjoint Analysis (CA), to identify and measure how important these attributes are to the customers; and semi-constructed interviews were used to collect the attributes the banks are investing in attracting and retaining the customer's loyalty. With the results, and according to the customers, the most important attributes during a choosing process are: fees and service charges (28.37%), service quality (18.07%), ease of access to bank branches and ATMs (17.42%), provided services (16.48%), waiting time (14.38%), availability of bank branches (2.94%) and the ambiance’s comfort (1.99%). Therefore, in general, the loyalty’s attributes adopted by the banking branches are aligned with what the customers understand as necessary; a small difference can be spotted in their order of importance and two attributes, the availability of bank branches and ambiance’s comfort.
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