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Gestão & Produção, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2019
  • Inclusão de profissionais com deficiência no trabalho: desafios para a Gestão de Recursos Humanos Original Articles

    Soares, Eva Bessa

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo aborda a questão da diversidade no contexto laboral a partir de uma revisão da literatura sobre o tema e de um estudo empírico a respeito da inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Nessa pesquisa, buscou conhecer as dificuldades enfrentadas nesse processo pelos profissionais com deficiência em busca de uma vaga de trabalho e também pelos empregadores. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências, quanto as organizações têm dificuldades nesse processo de inclusão, assim a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente por muitas dessas empresas pesquisadas, cabendo ao setor de Recursos Humanos criar alternativas práticas para enfrentar os desafios que essa Lei impõe às organizações e também, independente dessa legislação, para fazer valer o direito básico desses profissionais que é a inclusão social a partir do acesso ao trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the issue of diversity in the labor context from a review of the literature on the topic and from an empirical study about the inclusion of professionals with disabilities in the labor market. This research was intended to find out about the difficulties faced by professionals with disabilities in the process of searching for a job vacancy, as well as by employers. Results have shown that both professionals with disabilities and organizations experience difficulties during this process of inclusion, consequently, Law 8.231/91 (the Quotas Act) has been partially observed by many of the companies surveyed, and the Human Resources department becomes responsible for creating practical alternatives to address the challenges this Law imposes to organizations and, irrespective of said Law, to enforce the basic right of these professionals that is social inclusion, starting with access to the workplace.
  • Análise da evidenciação ambiental dos relatórios de sustentabilidade da indústria cervejeira brasileira e internacional com base na Global Reporting Initiative - GRI Original Articles

    Sucena, Erika; Marinho, Marcia Mara de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A evidenciação ambiental é um conjunto de meios que a empresa adota para comunicar de maneira completa seus escopos ambientais às partes interessadas. O Relatório de Sustentabilidade de uma organização é a principal plataforma para reportar a relação da empresa com o meio ambiente no qual a mesma está inserida. A Global Reporting Initiative- GRI é uma iniciativa que elabora e divulga diretrizes para esse tipo de relato, a fim de padronizar e promover a classificação internacional desses relatórios. O setor industrial cervejeiro participa de forma ativa na economia brasileira, sendo grande consumidor de recursos naturais. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível da evidenciação ambiental praticada nos relatórios de sustentabilidade das indústrias cervejeiras brasileiras. A amostra caracteriza-se pelos Relatórios de Sustentabilidade dos anos de 2011 a 2013 das empresas brasileiras: Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil e, das representantes internacionais, AB InBev, SAB Miller e Heineken Holanda. Utilizou-se quatro técnicas de pesquisa para a análise dos relatórios: (1) Classificação dos indicadores quanto a resposta; (2) Grau de aderência ou GAPIE-GRI; (3) Grau de Evidenciação Efetiva e (4) Classificação dos indicadores quanto ao conteúdo. Com base nos dados alcançados, pode-se inferir que a divulgação de informações ambientais nos Relatórios de Sustentabilidade do setor cervejeiro, tanto o nacional quanto o internacional, possui fragilidades, como a baixa divulgação de indicadores GRI com aderência plena, ausência de verificação externa do documento, a falta de correlação financeira dos indicadores ambientais, o tipo das informações prestadas e a não mensuração das informações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Environmental disclosure is a tool set that companies use to communicate their environmental performance to stakeholders. The organization Sustainability Report is the main platform to report the company's relationship with the environment in which operates. The Global Reporting Initiative- GRI is a scheme that develops and disseminates guidelines for this kind of account, to standardize and promote international report classification. The brewing industry is actively involved in the Brazilian economy, being a consumer of natural resources in great amounts. Thus, the objective of this article is to evaluate the level of environmental disclosure practiced in the sustainability reports of Brazilian brewering industries. The sample is characterized by the Sustainability Reports of the years 2011 to 2013 of the Brazilian companies: Ambev; Brazil Kirin; Grupo Petrópolis and internationals, Heineken; AB InBev; SABMiller and Heineken Netherlands. It was used four research techniques to analyse the reports: (1) Classification of indicators as the answer; (2) Adherence to treatment or GAPIE-GRI; (3) Effective Disclosure Degree and (4) indicators ranking the contents. Based on the obtained data, it can be concluded that the environmental information disclosure in the Sustainability Reports of the brewering industry, both national and international, has flaws such as: a) low disclosure GRI indicators with full adherence; b) lack of external verification of the documents; c) lack of financial correlation of environmental indicators; d) low quality provided information and e) lack of measurement information.
  • Práticas de gestão do conhecimento em parques tecnológicos: estudo de caso - Parque Tecnológico TECNOPUC Original Articles

    Castillo, Lucio Abimael Medrano; Cazarini, Edson Walmir

    Resumo em Português:

    Resumo A busca constante pela competitividade tornou-se uma prática imperativa para garantir a sobrevivência e crescimento da organização, nesse contexto de acirrada concorrência empresas, cidades, regiões e países inteiros procuram meios que garantam sua sustentabilidade, ancorados no conhecimento e na constante inovação. Os Parques Tecnológicos têm se mostrado ferramentas de desenvolvimento alinhadas a esses novos desafios, auxiliando no fortalecimento tecnológico e na inserção de cidades, regiões e nações na economia do conhecimento. Nesses centros de inovação, a produção, disseminação e uso do conhecimento são intensivos, e sua gestão torna-se imperiosa. Sendo assim, a Gestão do Conhecimento vem atender essa necessidade, e embora ela tenha alcançado um estágio consolidado como campo de pesquisa, a sua relação com os Parques Tecnológicos foi pouco explorada na literatura. Fundamentado na análise e reflexão dessas lacunas de pesquisa, este trabalho visa o levantamento de práticas de Gestão do Conhecimento sendo desenvolvidas pelo Parque Tecnológico TECNOPUC. Para tal fim, foi desenvolvido, validado e aplicado um instrumento de coleta de dados. O estudo de caso selecionado foi analisado, identificando iniciativas, programas e ferramentas relacionadas à Gestão do Conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The constant search for competitiveness has become a mandatory practice to ensure the survival and growth of the organization, in this context of fierce competition enterprises, cities, regions and entire countries are seeking ways to ensure its sustainability, anchored in knowledge and constant innovation. The Technology Parks have proved development tools aligned to these new challenges, assisting in technological strengthening and integration of cities, regions and nations in the knowledge economy. These innovation centers, production, dissemination and use of knowledge are intensive, and management becomes imperative. Thus, Knowledge Management meets this need, and although it has achieved a consolidated stage as a research field, its relationship with the Technological Parks was little explored in the literature. Based on the analysis and reflection of these research gaps, this paper aims to propose a set of guidelines for the development of Knowledge Management in Technology Parks. To this end, was developed, validated and applied a data collection instrument in five Technological Park, four in Brazil and one in Spain. The selected case studies were analyzed, identifying initiatives, programs and tools related to knowledge management. Finally, based on these results, was proposed the mentioned guidelines.
  • Opções de produção mais limpa para uma padaria de pequeno porte Original Articles

    Passini, Aline Ferrao Custodio; Chagas, Patricia; Demarco, Jessica de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A implementação de um programa de Produção Mais Limpa (PML) no setor de panificação e confeitaria, possibilita a mudança do seu processo industrial através do desenvolvimento de um sistema eco-eficiente. Os objetivos deste trabalho foram gerar opções de PML para uma padaria de pequeno porte, realizar a sensibilização ambiental dos funcionários para o melhor aproveitamento de matéria-prima e redução na geração de resíduos, propiciar um melhor entendimento por parte dos gestores para uma futura implementação do programa de PML, e analisar os resíduos sólidos gerados no estabelecimento. A metodologia de execução foi baseada na difundida pelo CNTL/SENAI, levando-se em consideração três etapas com várias tarefas sendo desenvolvidas em cada uma delas. Observou-se que o estabelecimento estudado não possuía coletoras seletivas nem fora, nem dentro do estabelecimento. Os resultados obtidos foram, principalmente, boas práticas de PML na fabricação de produtos, a separação dos resíduos recicláveis dos não recicláveis para a comercialização e destinação adequada, compra de matérias-primas com embalagens maiores, e a adequação das formas de pão. Considerando que a geração de resíduos mais significativa é a de resíduos orgânicos, sugeriu-se a compostagem como forma de valorização desses resíduos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The implementing of a Cleaner Production program (CP) in the bakery and confectionery sector, allows the change of its industrial process through of the development of an eco-efficient system. The goals of this work were to generate CP options for a small bakery, to make the employees aware of environmental issues in order to better use raw materials and reduce waste generation, analyze the solid waste generated in the establishment, and provide a better management for a future implementation of the CP program. The methodology of implementation was based on the widespread for CNTL/SENAI, taking into account three stages with various tasks being developed in each of them. It was noted that the establishment did not have studied selective collecting or outside or inside the establishment. The results obtained were mainly good practices of CP in the manufacture of products, separation of recyclable waste from non-recyclable ones for commercialization and adequate disposal, purchase of raw materials with larger packages, and the adequacy of bread forms. Considering that the most significant generation of waste is organic, the composting was suggested as a way of recovering this waste.
  • Avaliação da Capacidade para o Trabalho de trabalhadores do setor moveleiro de uma cidade no sul do Brasil Original Articles

    Linhares, João Eduardo; Marcis, Jaqueline; Tonello, Renato; Pessa, Sergio Luiz Ribas; Oliveira, Gilson Adamczuk

    Resumo em Português:

    Resumo O envelhecimento da força de trabalho é um fenômeno que a população mundial está enfrentando. Pesquisadores do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional desenvolveram uma ferramenta de avaliação da capacidade para o trabalho, instrumento por meio do qual é possível identificar a existência de um envelhecimento funcional precoce dentre um determinado grupo de trabalhadores. O presente estudo mensurou o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) de trabalhadores de 5 pequenas empresas do setor moveleiro, em um uma cidade do sul do Brasil. Foi possível notar que com o aumento da idade, o ICT médio dos trabalhadores foi menor, embora não houve significância estatística (p>0,05), pelo teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. As variáveis “estado civil”, “estuda atualmente” e “escolaridade” apresentaram significância estatística (p<0,05), sendo possível associar estas variáveis ao declínio da capacidade para o trabalho. Os resultados revelaram que apenas 13,6% dos trabalhadores possuem baixa ou moderada capacidade para o trabalho. Para 86,4% os resultados revelaram índices bons ou ótimos, sendo que nestes casos devem ser realizadas ações que possam manter e melhorar a capacidade para o trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aging of the workforce is a phenomenon that the world population is facing. Researchers at the Finnish Institute of Occupational Health have developed a tool for assessing the work ability, an instrument through which it is possible to identify the existence of early functional aging among a certain group of workers. The present study measured the Work Capability Index (WAI) of workers from 5 small furniture companies in a city in southern Brazil. It was possible to notice that with the increase of age, the average WAI of the workers was smaller, although there was no statistical significance (p> 0.05), by the nonparametric Kruskal-Wallis test. The variables “civil status”, “current schooling” and “education” presented statistical significance (p <0.05), being possible to associate these variables with the decline in work ability. The results showed that only 13.6% of workers have a low or moderate work ability. For 86.4%, the results showed good or excellent indices, and in these cases, actions must be taken that can maintain and improve the work ability.
  • Aplicação do auxílio multicritério à decisão baseada nos métodos AHP e Lógica Fuzzy na seleção de terrenos comerciais Original Article

    Brandalise, Nilson; Pereira, Amanda Sexto Alexandre; Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é a seleção de terrenos para edificações comerciais na cidade do Rio de Janeiro, por meio do uso de técnicas de múltiplos critérios de tomada de decisão. As técnicas utilizadas tomaram como base os métodos: Analytic Hierarchy Process (AHP) e a Lógica Fuzzy. Estes métodos foram escolhidos devido à funcionalidade, flexibilidade e grande aplicação em problemas de engenharia para tomada de decisão envolvendo múltiplos critérios. Sua aplicação foi feita através de uma pesquisa de opinião com especialistas construtores, onde foram selecionados 6 (seis) fatores para avaliação, em 10 (dez) alternativas de terrenos comerciais. Para a operacionalização analítica dos métodos foram utilizados os softwares: SuperDecisions e MATLAB®, respectivamente para cada método, apresentando os fatores classificados, por ordem de prioridade, na seleção de terrenos, e ranking das alternativas de acordo com o cenário definido. Desta forma, é facilitado o processo de seleção de terrenos para edificações, estabelecendo uma forma científica para o processo de decisão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to select land for commercial buildings in Rio de Janeiro city using multiple criteria decision-making techniques. The techniques used were based on the Analytic Hierarchy Process (AHP) and Fuzzy Logic methods. These methods were chosen because of functionality, flexibility and great application in engineering problems for decision making involving multiple criteria. Its application was made through an opinion survey with expert builders, where 6 (six) factors for evaluation were selected in 10 (ten) commercial land alternatives. For the analytical operation of the methods, the software used were: Super Decisions and MATLAB®, respectively for each method, presenting the factors classified, in order of priority, in the selection of land, and ranking of the alternatives according to the defined scenario, facilitating in this way the process of selection of land for buildings, establishing a scientific way for the decision process.
  • Modelos de maturidade da gestão do conhecimento: identificação de lacunas e proposta de melhoria Original Article

    Escrivão, Giovana; Silva, Sergio Luis da

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é fazer uma revisão sistemática dos modelos de maturidade da gestão do conhecimento, apontando lacunas, identificando fatores relevantes e propondo melhorias. Esse estudo pode ser caracterizado como pesquisa teórica baseada em revisão sistemática da literatura. Esse artigo contribui por meio da revisão teórica e da análise dos modelos de maturidade da gestão do conhecimento existentes, identificando contribuições e limitações, principais críticas e falhas desses modelos e os fatores relevantes para desenvolver a maturidade da gestão do conhecimento conceitual e sistematicamente, os quais podem ser confirmados e explorados por meio de pesquisa empírica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to conduct a systematic review of knowledge management maturity models, indicating shortcomings, identifying relevant factors for the models and suggesting improvements. This study can be characterized as a theoretical research based on a systematic literature review. This paper contributed through a review and analysis of existing knowledge management maturity models to bring forth their contributions and drawbacks; the main criticisms and shortcomings of these models and factors relevant to the development of knowledge management maturity were identified, systematic and conceptually, which must be confirmed and explored through empirical research.
  • Estrutura teórica para a adoção de iniciativas de colaboração em cadeias de suprimentos Original Article

    Freitas, Denise Cervilha de; Oliveira, Leandro Gomes de; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli

    Resumo em Português:

    Resumo As iniciativas de colaboração surgiram nos anos 1980, como forma de aumentar os níveis de cooperação entre organizações, proporcionando melhorias no desempenho da cadeia de suprimentos. Apesar disso, não há um consenso entre os pesquisadores sobre quais iniciativas colaborativas devem ser implantadas ao longo da cadeia de suprimentos. Este trabalho analisou cinco iniciativas de colaboração por meio de revisão sistemática da literatura: Quick Response (QR), Efficient Consumer Response (ECR), Continuous Replenishment Program (CRP), Vendor Managed Inventory (VMI) e Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR), com o objetivo de propor uma estrutura teórica para orientar o processo decisório de adoção e implementação dessas iniciativas colaborativas. Baseado nas características, benefícios esperados, motivadores à adoção e possíveis barreiras das iniciativas de colaboração, encontrados na revisão da literatura, a estrutura teórica foi elaborada. A mesma foi proposta como um fluxograma, mostrando ao tomador de decisão os principais aspectos que devem ser analisados para a adoção de uma, ou mais, iniciativas de colaboração, e evidenciando a necessidade de monitoramento constante do desempenho da iniciativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Collaborative initiatives emerged in the 1980s as a means to increase inter-organizational cooperation, thereby achieving performance improvements in supply chains. Despite this, no consensus exists among researchers with respect to which collaborative initiatives should be deployed along a supply chain. This study analyzes five collaborative initiatives—Quick Response (QR), Efficient Consumer Response (ECR), Continuous Replenishment Program (CRP), Vendor Managed Inventory (VMI) and Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR)—by conducting a systematic literature review, aiming to develop a theoretical framework to guide the decision-making process of adopting and implementing these initiatives. Based on the characteristics of the collaborative initiatives, expected benefits, reasons for adopting, and possible barriers found in the literature review, a theoretical framework was developed as a flowchart, clearly indicating to decision-makers the main aspects of concern when adopting one or more collaborative initiatives and highlighting the need to constantly monitor the chosen initiative’s performance.
  • A resiliência influencia as causas de desperdício de alimentos? Uma revisão sistemática de literatura Original Article

    Moraes, Camila Colombo de; Costa, Flávio Henrique De Oliveira; Silva, Andrea Lago da; Delai, Ivete; Pereira, Carla Roberta

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos que buscam relacionar a resiliência e o desperdício de alimentos encontram-se ainda em fase exploratória e de desenvolvimento. Observa-se, portanto, a necessidade de compreender como a resiliência pode influenciar a redução do desperdício de alimentos, de forma que as organizações estejam preparadas para evitá-lo e/ou reduzi-lo e, consequentemente, obter melhorias em suas operações. O objetivo desse artigo é identificar como os elementos de resiliência podem influenciar as causas do desperdício de alimentos no varejo. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura que resultou em 90 artigos. A análise de conteúdo foi utilizada para facilitar a exploração rigorosa de questões complexas no campo de gestão, procurando relacionar os elementos de resiliência com as causas do desperdício de alimentos. Os artigos foram inseridos no software QDA Miner de análise qualitativa e passaram por uma separação de frases e textos de acordo com um codebook, sendo possível localizar propriedades comuns aos artigos e elaborar comparações iniciais entre resiliência e causas de desperdício de alimentos. Assim, observou-se que elementos de resiliência podem influenciar positiva ou negativamente as causas de desperdício de alimentos no varejo e que, a maior parte desses elementos são relacionados à antecipação. Os principais elementos de resiliência identificados são: Flexibilidade, Visibilidade e Colaboração. Contudo, essa influência é parcial, visto que alguns dos elementos, como a Redundância e Saúde Financeira, impedem que a redução do desperdício seja de fato implementada. Limitações e oportunidades para estudos futuros foram ainda destacados na conclusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies that seek to relate resilience and food waste are still at an early stage. For organizations to be prepared to avoid and/or reduce it to improve their operations it is necessary to understand the impact of resilience on the food waste reduction. The aim of this article is to identify how elements of resilience can influence the causes of food waste in retail. To that end, we conducted a systematic literature review, which resulted in 90 articles. Next, we conducted a content analysis to facilitate a rigorous exploration of complex issues in the management field, seeking to relate the elements of resilience to the causes of food waste. We imported the articles into the QDA Miner qualitative data analysis software and then separated phrases and texts following the codebook guidelines. It was possible to locate common properties to the articles and to make initial comparisons between the resilience and food waste causes. As a result, it was observed that the elements of resilience can positively or negatively influence the causes of food waste in the retail and that most of these elements are related to the anticipation. The main elements of resilience identified are: Flexibility, Visibility and Collaboration. However, this influence is partial, since some of the elements, such as Redundancy and Financial Strength, prevent the full implementation of waste reduction. Finally, we discuss the study’s limitations and opportunities for further development in the conclusion.
  • Fatores determinantes da satisfação e rotatividade de colaboradores em empreendimentos hoteleiros Original Article

    Coelho, Érica Aparecida; Bartolomeu, Tereza Angélica

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo objetivou verificar a relação existente entre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e qualidade de vida pessoal, identificando fatores que determinam a satisfação e a rotatividade de colaboradoras em empreendimentos hoteleiros. A alta rotatividade no setor hoteleiro é uma realidade e, por vezes, está atrelada a remuneração oferecida pelo setor, porém, não está condicionada somente a esse aspecto. Procurou-se, por meio desse estudo, identificar os fatores geradores da satisfação ou insatisfação (rotatividade) das colaboradoras. Os instrumentos metodológicos utilizados foram questionário estruturado, entrevista semiestruturada e questionário estruturado em escala tipo Likert. Os fatores identificados estavam relacionados ao ambiente de trabalho e à remuneração, os quais interferem na satisfação das colaboradoras, no comprometimento com a empresa contratante, no trabalho desenvolvido assim como na rotatividade. Constatou-se nos hotéis pesquisados que, aqueles que procuravam oferecer melhores condições de trabalho na sua prática diária proporcionavam mudanças positivas no seu ambiente laboral, melhorias no produto ofertado e na qualidade de vida das colaboradoras, maior satisfação dos clientes, menor rotatividade, promovendo inclusive maior lucratividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to evaluate the existing relationship between Quality of Life at Work (QWL) and personal quality of life, identifying factors that determinate the satisfaction and the employees’ turnover in hotel business. The high turnover of staff in the hotel business is a reality and eventually it is related to the payment offered by the sector, however, it is not only dependent on this aspect. The methodological approach included structured questionnaire, semi-structured interview and Likert-type scale structured questionnaire. The identified factors were related to the working environment and payment, which affect the employees’ satisfaction, the commitment to the contracting company, the quality of the work performed and also the staff turnover. The results showed that the hotels which offered better working conditions brought positive changes to their working environment, improved the quality of the selling product and the employees’ quality of life, increased customers’ satisfaction, reduced the staff turnover and raised the company profit.
  • Abordagem econômica da cognição (AEC) em segurança do trabalho Original Article

    Bouyer, Gilbert Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma nova abordagem sobre a cognição humana em atividade de trabalho: abordagem econômica da cognição (AEC). Os trabalhadores compartilham um mundo comum no qual se compreendem e agem em sintonia. Esse mundo comum recebe o nome de Umwelt ou gênero. Um observador externo não tem a mesma visão e a mesma compreensão dos trabalhadores em seu Umwelt. Isso explica a falta de compreensão de um acidente de trabalho. Outro ponto abordado foi o modelo de três níveis do comportamento (conhecimentos, regras e habilidades) proposto por Rasmussen. Afirmamos que este modelo está incorreto porque a ação ocorre com a presença simultânea dos três níveis, de forma horizontal, e não da forma hierarquizada proposta por este autor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a new approach on human cognition in work activity: an economic approach to cognition (EAC). Workers share a common world in which they understand and act in tune. This common world is called Umwelt or genus. An external observer does not have the same vision and the same understanding of the workers in his Umwelt. This explains the lack of understanding of an accident at work. Another point addressed was the three-level model of behavior (knowledge, rules and skills) proposed by Rasmussen. We affirm that this model is incorrect because the action occurs with the simultaneous presence of the three levels, horizontally, and not the hierarchical form proposed by this author.
  • Os efeitos da aprendizagem e inovatividade organizacional sobre o desempenho organizacional no setor de prestação de serviços Original Article

    Werlang, Nathalia Berger; Rossetto, Carlos Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou avaliar o relacionamento entre orientação para a aprendizagem, inovatividade organizacional e desempenho organizacional nos meios de hospedagem de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos utilizados para obter respostas aos objetivos que orientaram este estudo seguiram as etapas do método survey, com características de um estudo de natureza descritiva. Para avaliação da relação entre os construtos, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais com uma amostra final 162 gestores de meios de hospedagens catarinenses. Como principais resultados obteve-se que: (1) a orientação para aprendizagem exerce uma influência positiva e direta sobre a inovatividade organizacional; (2) a inovatividade organizacional não influencia significativamente o desempenho organizacional; (3) a orientação para aprendizagem não possui relacionamento positivo com o desempenho organizacional. Verifica-se assim que a gestão de meios de hospedagem deve ter uma abordagem proativa frente à condução dos seus recursos humanos, a fim de conscientizar os funcionários para ações que melhorem a aprendizagem organizacional e a inovatividade, para que assim possam impactar positivamente no desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study is to analyze the relationships between learning orientation, organizational innovativeness, and organizational performance in hotels and lodging establishments in Santa Catarina, Brazil. The methodological procedures employed to achieve this objective are grounded in the survey method and the study is of a descriptive nature. Structural equations modeling techniques were used to assess relationships between constructs and the final sample comprised 162 managers of hotels and lodging establishments in Santa Catarina. The main findings are as follows: (1) learning orientation has a positive and direct influence on organizational innovativeness; (2) organizational innovativeness does not significantly affect organizational performance; and (3) learning orientation does not have a positive relationship with organizational performance. It is therefore concluded that management of hotels and lodging establishments should take a proactive approach to their human resources, to raise employee awareness about actions that improve organizational learning and innovativeness, so they can have a positive impact on organizational performance.
  • Uma aplicação do Earned Value Management (EVM) com simulação Monte Carlo em projetos de engenharia Original Article

    Bonato, Felipe Kahan; Albuquerque, Andrei Aparecido de; Paixão, Michel Augusto Santana da

    Resumo em Português:

    Resumo As rápidas alterações no mercado, faz que as empresas, cada vez mais, se orientem através de estruturas de projetos. Assim, um projeto difere de uma atividade rotineira pois é único, sendo gerenciado, e proporcionando benefícios esperados sem custos maiores que o previsto. Logo, deve-se planejá-lo e controlá-lo identificando os desvios entre o planejado e o realizado. Para esse acompanhamento, o Earned Value Management (EVM) vem mostrando crescente aceitação. Além de mostrar indicadores sobre o avanço realizado, o EVM pode ser usado para antever os custos finais do projeto, através de cenários simulados. Este trabalho tem como objetivo integrar e aplicar o EVM com a simulação de Monte Carlo para prever os custos finais de três projetos de engenharia de detalhamento, avaliando o desempenho do modelo e dos projetos, em uma pesquisa-ação de natureza aplicada. Os resultados das simulações dos três projetos foram avaliados de forma qualitativa e comparativa mostrando que a integração entre as ferramentas gera previsões úteis à gestão de projetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The fast changes in the Market make companies increasingly focus on project structures. A project differs from a routine activity because it is unique and must be managed and structured to provide expected benefits at no greater cost than anticipated. Therefore, it must be planned and controlled by identifying the deviations between the planned and the accomplished. In order to provide this monitoring, Earned Value Management (EVM) has been increasing accepted. In addition to showing indicators of progress, EVM can be used to forecast the project's final costs through simulated scenarios. This work aims to integrate and apply EVM with Monte Carlo simulation to predict the final costs of three detailed engineering projects, evaluating the performance of the model and the projects, in each specific case study. The results of the three projects simulations were evaluated in a qualitative and comparative way, showing that the integration between the tools generates useful forecasts for project management.
  • Impactos do fator motivacional no desempenho da manufatura enxuta: o caso de uma multinacional de bens de consumo Original Article

    Castro, Felipe; Figueiredo, Paulo Soares; Pereira-Guizzo, Camila; Passos, Franscisco Uchoa

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo visou avaliar os impactos do fator motivacional nos resultados obtidos ao final da implementação de um sistema de manufatura enxuta, em uma empresa multinacional fabricante de bens de consumo. Foram coletados dados dos principais indicadores de desempenho de três linhas de produção, em períodos antes e após a implementação da manufatura enxuta. Foram realizadas entrevistas não estruturadas e aplicado o instrumento “Inventário da Motivação e Significado do Trabalho” (IMST). Posteriormente foram correlacionados os fatores motivacionais com os indicadores de desempenho. Os resultados fornecem indícios que apoiam a hipótese, baseada na literatura, de que o papel do fator motivacional nos times de trabalho em um processo de implementação lean teria impacto no grau de sucesso do processo. Também foi confirmado que após a implementação do programa, houve uma melhoria significante no desempenho operacional das linhas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of this study was to evaluate the effect of the motivational factor on the results obtained after implementing a lean manufacturing system in a multinational consumer goods manufacturing company. Key performance indicator data were collected from three production lines during periods before and after lean manufacturing implementation. Unstructured interviews were conducted, and the Motivation and Work Meaning Inventory (MWMI) instrument was applied. The motivational factors were then correlated with the performance indicators. The results provide evidence to support the hypothesis, based on the literature, that the motivational factor in work teams in a lean implementation process will affect the degree of success of the process. It was also confirmed that after implementation of the program, there was a significant improvement in the lines’ operational performance.
  • Indicadores de desempenho em mobilidade urbana: uma análise bibliométrica Original Article

    Braga, Izaac Paulo Costa; Dantas, Hálison Fernandes Bezerra; Leal, Marina Reis Deusdará; Almeida, Mariana Rodrigues de; Santos, Enilson Medeiros dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho objetiva identificar as métricas de mobilidade urbana mais utilizadas por meio de uma análise bibliométrica. Deste modo, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo a partir de uma seleção de 49 artigos, publicados entre 1989 e 2016. Scopus e Web of Science foram utilizados como bases de dados. Como resultado deste mapeamento, verificou-se a predominância de estudos focados nas perspectivas ambientais e de eficiência nos sistemas de transporte urbano. Além disso, foram identificadas a emergência de novas abordagens, tais como mobilidade sustentável, transporte resiliente e mobilidade inteligente. Um total de 228 categorias de métricas e indicadores de desempenho foram identificados e agrupados em doze perspectivas. A categorização proposta neste artigo pode auxiliar os pesquisadores em trabalhos futuros sobre o tema abordado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to identify the most used urban mobility metrics by means of a bibliometric analysis. Therefore, a qualitative and quantitative study was carried out from a selection of 49 articles, between 1989 and 2016. Scopus and Web of Science were used as databases. The performed study verified the predominance of papers focused on environmental and efficiency perspectives in urban transport systems. Furthermore, it was possible to verify the emergence of new approaches such as sustainable mobility, resilient transport and smart mobility. Two hundred and twenty eight categories of metrics and performance indicators were identified and grouped into twelve perspectives. The categorization proposed by this paper can assist researchers on future works on the topic addressed.
  • Análise da produtividade agrícola da cultura da cana-de-açúcar em regiões de novas expansões agrícolas canavieiras Original Article

    Bernardo, Roberto; Lourenzani, Wagner Luiz; Satolo, Eduardo Guilherme; Caldas, Marcellus Marques

    Resumo em Português:

    Resumo O lançamento dos veículos bicombustíveis, no ano de 2003, propiciou a retomada da importância da produção de etanol e, consequentemente, numa nova fase de expansão do cultivo de cana-de-açúcar no Brasil. Embora o aumento da área de produção e da quantidade produzida de cana-de-açúcar mereça destaque no agronegócio brasileiro, o mesmo não se pode considerar para a sua produtividade agrícola recente. Nesse contexto, esse artigo analisou os fatores que influenciam o ritmo de crescimento da produtividade da cana-de-açúcar, nas regiões de novas expansões agrícolas canavieiras, especificamente, nos estados de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Para a coleta e análise dos dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a documental. O método Shift-Share foi utilizado para analisar a evolução da produção de cana-de-açúcar, por meio da decomposição dessa variável em dois fatores, efeito área e efeito produtividade. Os resultados demonstram que o aumento da produção, na região em análise, deveu-se predominantemente à incorporação de novas áreas de plantio e não por incremento na produtividade. Além disso, fatores estruturais têm impactado negativamente no desempenho da cultura. As análises indicam que há um ritmo lento de renovação dos canaviais, com a adoção de variedades antigas. Embora o índice de mecanização nas regiões em estudo seja alto, dificuldades de adaptação tecnológica ainda proporcionam deficiências no desempenho agrícola canavieiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The launching of biofuel vehicles in 2003 led to ethanol demand increase and a new phase of expansion of sugarcane cultivation in Brazil. Although the increase in area of production and the quantity of sugarcane produced have been very important to Brazilian agribusiness, the recent agricultural productivity rate has slowed. In this context, this article analyzed the factors that influence the growth rate of sugarcane productivity in the regions of new agricultural expansions, specifically in the states of Mato Grosso do Sul and Goias. For the collection and data analysis, we used bibliographical and documentary research. The shift-share method was used to analyze the evolution of sugarcane production, through the decomposition of this variable into two factors: area effect and productivity effect. The results show that the increase in production in the region under analysis was mainly due to the incorporation of new planting areas and not to an increase in productivity. In addition, structural factors have negatively impacted crop performance. The analysis indicates that there is a slow rhythm of sugarcane fields’ renovation and the adoption of old varieties. Although the mechanization index is high in the studied regions, difficulties of technological adaptation still provide deficiency in the agricultural performance of sugarcane.
  • Adaptação e validação da Escala de Mecanismo de Aprendizagem em Organizações (EMAO) Original Articles

    Silva, Fábio Ferreira; Odelius, Catarina Cecília

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetiva adaptar a escala Mecanismos de Aprendizagem em Organização (EMAO), a qual trata das ações da organização que visem à criação de procedimentos e práticas para a aquisição, armazenamento, compartilhamento e utilização dos conhecimentos. A escala foi adaptada com base em validação da escala para o contexto brasileiro, e em revisão de literatura relativa ao tema. A escala adaptada foi submetida à validação semântica e teórica por juízes, além da aplicação de um teste piloto em uma pequena amostra. Os dados foram coletados por meio eletrônico junto à 268 servidores públicos que atuam em organizações militares e civis. Após a condução de análises prévias recomendadas, realizou-se a análise fatorial, identificando-se 3 fatores: Mecanismos de Aquisição Interna (11 itens e α = 0,924), Mecanismos de Codificação e Controle (8 itens e α = 0,899) e Mecanismo de Aquisição Interna (3 itens e α = 0,726), os quais explicaram uma variância total de 62,20%, tendo sido tais resultados superiores aos encontrados na primeira adaptação da EMAO. Os resultados alcançados indicam um instrumento com bons parâmetros estatísticos, além de responder por uma boa quantidade da variância do construto, apontando direções para realização de novas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose hereof is to adapt the Organizational Learning Mechanism Scale (OLMS), which deals with organizations’ actions to create procedures and practices for knowledge acquisition, storage, sharing, and use. The adaptation of this scale was based on the validation of the scale for the Brazilian context, and on a theme-related literature review. The adapted scale was submitted for semantic and theoretical validation by judges and for the application of a pilot test in a small sample. The data of 268 public servants who work in military and civil organizations were collected through electronic means. Once the recommended prior analyses were conducted, we performed a factorial analysis, identifying 3 factors: Internal Acquisition Mechanisms (11 items and α = 0.924), Codification and Control Mechanisms (8 items and α = 0.899), and External Acquisition Mechanism (3 items and α = 0.726), which explain a total variance of 62.20%, results that were superior to those found in the first adaptation of the OLMS. The final results point to an instrument with good statistical parameters and which is responsible for a great amount of the construct’s variance, indicating new directions for the execution of new research.
  • Gerenciamento de risco da cadeia de suprimentos em terminais portuários de contêineres Original Articles

    Dias, Gabriela Costa; Leal Junior, Ilton Curty; Oliveira, Ualison Rébula de

    Resumo em Português:

    Resumo Como os portos marítimos são elos comuns e cruciais nas cadeias de suprimentos de várias organizações, o objetivo deste trabalho foi identificar os riscos que um porto pode oferecer às organizações em sua cadeia e como eles são conduzidos por seus gestores. Uma pesquisa exploratória foi realizada utilizando entrevistas semiestruturadas com funcionários da empresa que opera o terminal de contêineres e carvão do segundo maior porto brasileiro. Os resultados revelaram que não há um processo estruturado de gerenciamento de riscos pela administração portuária. Entretanto, várias ações são tomadas como reação às situações de risco. Destaca-se, assim, o esclarecimento de tais questões e seus beneficios, contribuindo para a literatura e auxiliando os profissionais na estruturação de um processo de gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since seaports are common and crucial links in the supply chains of several organizations, the objective of this work was to identify what risks a port can offer to the organizations in its chain and how they are treated by the port’s managers. An exploratory survey was carried out using semi-structured interviews with employees of the company that operates the container and coal terminal of the second largest Brazilian port. The results revealed there is no structured risk management process by the port administration, but several actions taken revealed concern for reaction to risk situations. This highlights the benefits of clarifying the issues, contributing to the literature and assisting professionals in structuring a supply chain risk management process.
  • Estratégia de operações e análise dos critérios competitivos: um estudo de caso em uma empresa de alimentos Original Article

    Lohmann, Sabrina; Lacerda, Daniel Pacheco; Camargo, Luís Felipe Riehs; Dresch, Aline

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo propor uma forma alternativa para acessar a informação da prioridade dos clientes em relação aos critérios competitivos que uma empresa da indústria de alimentos necessita considerar. A partir desta abordagem, é possível identificar um conjunto consistente de informações que auxilie no suporte do processo decisório no nível da estratégia de operações, como: investimentos em linhas de produção dedicadas ou compartilhadas, programas de qualidade e de redução de custos. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso único incorporado. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas, junto à 10 clientes de cada UN. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva dos resultados: tendência central média, desvio padrão amostral e coeficiente de variação. Em seguida o Índice Fleiss Kappa foi utilizado para a análise da concordância das respostas dos entrevistados. Por fim, foi realizada uma nova análise estatística, desta vez ponderada, considerando a representatividade de cada cliente no faturamento da empresa. Os resultados demonstraram que existem diferenças entre as prioridades competitivas de cada UN. Além disso, pode-se concluir que a proporcionalidade de participação de cada UN na empresa, influencia na ordem de preferência dos critérios competitivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study proposes an alternative way to access customer priority information on competitive criteria that a food industry company needs to take into account. Based on this approach, it is possible to identify a consistent set of information that assists in the decision-making process at an operational strategy level, such as investments in dedicated or shared production lines, quality programs, and cost reduction. This study is a single embedded case study. Data were collected through interviews with ten customers of each business unit (BU). Descriptive statistics of the results were performed to analyze data: mean central tendency, standard deviation, and coefficient of variation. The Fleiss Kappa Index was then used to analyze the agreement between respondents' answers. Finally, a new statistical analysis was performed. This analysis was weighted considering the representativeness of each customer in the company's billing. The results show that there are differences among competitive priorities of each BU. In addition, the proportionality of participation of each BU in the company influences the order of preference of competitive criteria.
  • Neuromarketing e suas implicações para a gestão de operações: um experimento com duas marcas de cerveja Original Article

    Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de; Giraldi, Janaina de Moura Engracia

    Resumo em Português:

    Resumo A neurofisiologia do comportamento do consumidor e as experiências sensoriais estão crescendo em resultados de pesquisa e importância para as atividades operacionais devido à possibilidade de projetar produtos e processos mais adequados às necessidades dos consumidores. Além disso, há uma grande variedade de aplicações no chão de fábrica, como projetos de segurança, de interação homem-máquina e outras aplicações relacionadas com o processamento cognitivo e seus impactos no comportamento humano. Este artigo discute o impacto de anúncios de marcas reconhecidas na atenção visual seletiva de jovens adultos no consumo de bebidas alcoólicas. A discussão considerou o modelo de processamento cognitivo duplo, no qual efeitos prolongados de exposição a marcas com fortes associações positivas resultariam em maior atenção seletiva e comprometimento com marcas fortes. Foi realizada um experimento com duas marcas de cerveja utilizando um equipamento de rastreamento ocular (eye-tracking) para identificar os padrões de atenção visual. Os resultados mostraram que há diferenças consideráveis em adultos jovens na atenção visual, com maior atenção para marcas fortes. Este estudo pode ajudar a desenvolver campanhas de marketing e produtos mais eficazes, proporcionando aos consumidores uma melhor experiência. Adicionalmente, este estudo permite uma melhor compreensão sobre atenção no ambiente de trabalho e gera importantes reflexões em diversas áreas da produção, como advertências e segurança no trabalho, processos repetitivos, manuseio de equipamentos entre outras aplicações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Neuromarketing and neurophysiology of consumer behavior and sensory experiences are growing in research results and importance to the operations activities due to the possibility of designing products and processes that are more suitable to the consumers’ needs. In addition, there is a wide range of applications on the shop floor, such as safety design, man-machine design and other applications related with cognitive processing and its impact on human behavior. This article discusses the impact of advertising of recognized brands on the visual selective attention of young adults in the consumption of alcoholic beverages. The discussion considered the model of dual cognitive processing, in which prolonged effects of exposure to brands with strong positive associations would result in increased selective attention and commitment to strong brands. An experiment with two brands of beer using an eye-tracking equipment to identify the patterns of visual attention was carried out. The results showed that there are considerable differences in young adults for visual attention, with greater attention to strong brands. The study may help to develop more effective marketing campaigns and products, providing the consumers a better experience. Furthermore, it also allows for a better comprehension on attention at the workplace, providing important insights in several areas of production, such as work safety, repetitive processes, equipment handling among others.
  • Análise e proposta de redução de lead time no processo de corte, carregamento e transporte de uma usina de cana-de-açúcar no estado de São Paulo: um estudo de caso Original Article

    Freitas, Larissa Diniz; Borges, Thyago de Melo Duarte; Martins, Antonio Sérgio; Panaino, Robertson Campelo; Negrão Neto, João Batista; Godinho Filho, Moacir

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da importância do setor sucroenergético para a economia brasileira, e da importância do processo de corte/carregamento/transporte (CCT) de cana no suprimento e no custo da produção do açúcar, álcool e derivados, este artigo tem como estudo de caso uma usina de cana-de-açúcar paulista. O objetivo deste trabalho foi construir propostas de redução do lead time do processo CCT de cana-de-açúcar, através da análise do Manufacturing Critical-Path Time (MCT) da usina estudada. Com os dados coletados nas visitas à campo, foi feito o MCT de uma tonelada de cana ao longo de seu processo logístico. Essa ferramenta apontou para o grande tempo de espera da cana aguardando para ser moída no pátio da usina. Por intermédio da teoria da dinâmica dos sistemas, concluiu-se que esse tempo era alto decorrente da variabilidade no campo, consequência da ineficiência do uso da colhedora e do sistema logístico de alocação dinâmica dos recursos de transporte nas frentes de colheita. Para melhorar a eficiência da colhedora, foi proposto uma redução de 40% de seu tempo de parada por “aguardando transbordo”, que resultaria em uma economia de R$1.172.784,00/ano. Para realizar essa redução, foram identificadas cinco propostas a serem implementadas em paralelo: integração dos sistemas de computador de bordo e o sistema do controlador de tráfego; integração dos computadores de bordo da colhedora e dos transbordos; implementação de sensores de volume de preenchimento da julieta; foco na gestão dos líderes de frente; e, implementação do trabalhador multifuncional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article parts from the importance of sugarcane based energy to the Brazilian economy and, consequently, the important role of the process that involves cutting/loading/transportation (CLT) of cane in the supplies and production cost of sugar, alcohol and its derivates. For this purpose, a study case was carried in a sugarcane factory from São Paulo state, aiming to build a proposal that could reduce the lead time in the CLT process through the analysis of the Manufacturing Critical-Path Time (MCT) of the studied industry. With the data collected in the field visits, the MCT of one tone of sugarcane during its logistic process was done. This tool revealed a long waiting time of the cane waiting to be milled in the patio of the factory. Through the theory of dynamic of the systems it was concluded that this time was high due to the variability of the field as a consequence of an inefficient use of the harvester and the logistic system of dynamic allocation of the transportation resources ahead in the harvest. To make the harvester more efficient, a reduction of 40% of the laying time “awaiting transshipment” was proposed, which would result in a save of R$ 1.172.784,00/year. For this reduction five proposals were identified to be implemented in parallel: integration of the systems of the board computer and the traffic control system; integration of the board computers of the harvester and the transports; implementation of truck filling volume sensors; focus in the management of basis leaders; and, implementation of a multitask worker.
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