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Gestão & Produção, Volume: 27, Número: 4, Publicado: 2020
  • Um estudo de caso de engenharia de confiabilidade de colhedoras de cana-de-açúcar Original Article

    Nascimento, Diego Carvalho do; Ramos, Pedro Luiz; Ennes, André; Cocolo, Camila; Nicola, Márcio José; Alonso, Carlos; Ribeiro, Luiz Gustavo; Louzada, Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores associados às falhas dos equipamentos da colheitadeira de cana-de-açúcar, cujas máquinas têm grande importância no processo de colheita e nos custos envolvidos. Parte dos dados foi originalmente fornecida por uma empresa localizada no interior de São Paulo, de duas máquinas, coletadas de janeiro de 2015 a agosto de 2017, correspondendo a 2,5 culturas. O conjunto geral de dados foi obtido de três fontes diferentes: um sistema de rastreamento de parada, que fornece o rastreamento de um histórico de manutenção preventiva e corretiva do equipamento analisado; dados de telemetria do equipamento, capturados através de sistemas de computador embarcados, instalados no tipo de máquina em estudo, que fornecem informações sobre sua operação; e dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil. Análises multivariadas foram usadas, como componentes principais e modelos de regressão múltipla, criando, assim, um modelo de previsão considerando a próxima interrupção do equipamento e apontando as causas de falhas no processo. Assim, os resultados apontam para algumas melhorias relacionadas ao esquema de confiabilidade individualizado, a fim de reduzir o número de paradas corretivas dadas ao equipamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present study aimed to analyze factors associated with the equipment failures of the sugarcane harvester, whose machineries has high importance in the harvest process and cost involved. Part of the data was originally provided by a company located in the countryside of Sao Paulo State, from two machines, collected from January 2015 to August 2017, corresponding to 2.5 crops. The overall dataset was obtained from three different sources: a stop-tracking system, which provides the track of a preventive and corrective maintenance historical of the analyzed equipment; telemetry data of the equipment, captured through embedded computer systems, installed in the machine’ type under study, which provide information on its operation; and meteorological data from the Brazilian National Institute of Meteorology. Multivariate analyzes were used such as principal components and multiple regression models, therefore creating a model for prediction considering the next equipment’ break, then pointing to causes of process failures. Thus, the results point to some improvements concerned with individualized reliability scheme in order to reduce the number of corrective stops given the equipment.
  • Avaliação de técnicas de classificação para identificação de comentários falsos sobre produtos e serviços na internet Original Article

    Santos, Andrey Schmidt dos; Camargo, Luis Felipe Riehs; Lacerda, Daniel Pacheco

    Resumo em Português:

    Resumo: Com a ascensão do comércio eletrônico, mais pessoas estão comprando produtos na internet. Para aumentar a satisfação, os comerciantes estão disponibilizando espaços para clientes comentarem sobre seus produtos e serviços. Produtos com comentários positivos atraem clientes, enquanto produtos com comentários negativos afastam clientes. Seguindo esta ideia, algumas pessoas e organizações estão escrevendo comentários falsos, a fim de promover ou de denegrir a imagem de um produto ou serviço. A dificuldade em encontrar estes comentários está na grande quantidade de informação disponível. Uma solução é o uso de técnicas e ferramentas da mineração de dados, em especial a classificação. Explorando esta situação, o objetivo deste trabalho é avaliar técnicas de classificação para identificar comentários falsos sobre produtos e serviços na internet. O trabalho também apresenta uma revisão de literatura sobre comentários falsos. A pesquisa utilizou oito algoritmos. Os algoritmos foram treinados e testados com uma base de dados de hotéis. O algoritmo CONCENSO apresentou o melhor resultado, com uma precisão de 88%. Após o primeiro teste, os algoritmos treinados classificaram comentários em outra base de dados de hotéis. Para comparar os resultados desta nova classificação, o algoritmo do Review Skeptic foi utilizado. Os algoritmos SVM e GLMNET apresentaram as melhores convergências com o algoritmo do Review Skeptic, classificando 83% dos comentários com o mesmo resultado. A pesquisa contribuiu ao demonstrar a habilidade dos algoritmos em entender a veracidade dos comentários sobre produtos e serviços na internet. Outra contribuição é ser o pioneiro na investigação de comentários falsos no Brasil e na engenharia de produção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With the e-commerce growth, more people are buying products over the internet. To increase customer satisfaction, merchants provide spaces for product and service reviews. Products with positive reviews attract customers, while products with negative reviews lose customers. Following this idea, some individuals and corporations write fake reviews to promote their products and services or defame their competitors. The difficulty for finding these reviews was in the large amount of information available. One solution is to use data mining techniques and tools, such as the classification function. Exploring this situation, the present work evaluates classification techniques to identify fake reviews about products and services on the Internet. The research also presents a literature systematic review on fake reviews. The research used 8 classification algorithms. The algorithms were trained and tested with a hotels database. The CONCENSO algorithm presented the best result, with 88% in the precision indicator. After the first test, the algorithms classified reviews on another hotels database. To compare the results of this new classification, the Review Skeptic algorithm was used. The SVM and GLMNET algorithms presented the highest convergence with the Review Skeptic algorithm, classifying 83% of reviews with the same result. The research contributes by demonstrating the algorithms ability to understand consumers’ real reviews to products and services on the Internet. Another contribution is to be the pioneer in the investigation of fake reviews in Brazil and in production engineering.
  • Desempenho dos supermercados de Santa Catarina: uma análise de pequenas e médias unidades Original Article

    Silva Junior, Julio Cesar Araujo; Nodari, Douglas; Cavalheiro, Mariana de Oliveira; Victor, Fernanda Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo: O setor varejista de supermercados é de grande importância na geração de empregos e captação de mudanças no comportamento dos consumidores. Mudanças tecnológicas e mercadológicas ocorridas recentemente no setor aumentam a necessidade do aprimoramento de técnicas para a mensuração do desempenho individual das redes e a construção de parâmetros de comparação relativa entre as unidades. O objetivo deste artigo é analisar a eficiência de uma amostra de 31 supermercados de pequeno porte da região oeste de Santa Catarina. O método utilizado para a avaliação da eficiência foi a análise envoltória de dados (DEA), com as variáveis: faturamento, número de funcionários, área de vendas e o número de checkout’s, nos anos de 2014 e 2015. Os resultados encontrados apontaram para um baixo percentual de unidades em máxima eficiência de escala e técnica para os dois períodos analisados. Outra ponto relevante é a identificação das variáveis que apresentaram desajustes para o alcance da eficiência máxima das unidades (área de vendas e número de funcionários), sugerindo a existência de capacidade ociosa de estrutura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The retail supermarket sector is one of the most important in the third sector. Besides being one of that most generates direct and indirect jobs, it is one of the first to capture changes in consumer behavior. Given the strong competition and constant evolution of the sector, it is necessary to improve techniques for individual performance measurement of the networks and the construction of parameters of relative comparison between the units. The aim of this article is to analyze the efficiency of a 31 supermarkets sample in Santa Catarina, using Data Envelopment Analysis (DEA). The variables used in the investigation were gross sales, the number of employees, sales area and number of checkout's in the period of 2014 and 2015. The results pointed out a low percentage of units at maximum efficiency for the two periods analyzed. Another relevant finding was that the variables that presented a mismatch to reach the maximum efficiency of the units was the “Sales area (m2)” and “number of employees“, suggesting the existence of idle structure capacity.
  • Responsabilidade socioambiental das empresas: os consumidores percebem como sendo um valor organizacional? Original Article

    Costa, Marconi Freitas da; Santos, Leissiane Leisse; Angelo, Claudio Felisoni de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo investiga se os consumidores percebem a responsabilidade socioambiental (RSA) das empresas como um valor organizacional adquirido ou como sendo existente por outros fatores. Foram adotadas como referência três organizações de diferentes segmentos (cosméticos, fast food e confecções do tipo surf e street wear). A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento com os consumidores no momento em que estes estavam no estabelecimento para efetuar uma compra. Os resultados permitem inferir que uma parte considerável dos consumidores não avalia a responsabilidade socioambiental das empresas como um valor organizacional, mas, como uma estratégia corporativa. Além disso, os consumidores não deixam de comprar de uma organização que não tem responsabilidade socioambiental. Contudo, as empresas que divulgam que têm uma postura responsável diante das questões socioambientais, mas que na prática isso não acontece, os consumidores punem deixando de comprar nessas organizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study investigates whether consumers perceive corporate social and environmental responsibility (SER) as an acquired organizational value or as existing due to other factors. Three organizations from different segments (cosmetics, fast food, and surf wear and street wear) were adopted as a reference. The data collection was carried out via a survey of consumers when they were in the establishments to make a purchase. The results allow it to be inferred that a considerable amount of the consumers do not evaluate the companies’ social and environmental responsibility as an organizational value, but as a corporate strategy. In addition, the consumers do not stop buying from an organization that does not have social and environmental responsibility. However, companies that disclose that they take a responsible position on social and environmental issues, but where in practice this does not occur, are punished by the consumers by them ceasing to buy from these organizations.
  • A relação entre a orientação ao cliente e o desempenho financeiro: o papel mediador da capacidade de inovação Original Article

    Santos, Mirela Jeffman dos; Perin, Marcelo Gattermann; Simões, Cláudia; Sampaio, Cláudio Hoffmann

    Resumo em Português:

    Resumo: A pesquisa existente estabelece que a orientação ao cliente (CO), por si só, é insuficiente para atingir níveis mais elevados de desempenho financeiro (FP). Tal raciocínio sugere a necessidade de habilidades e capacidades adicionais, como a capacidade de inovação (IC). Além disso, as variáveis ambientais (por exemplo, turbulência tecnológica – TT) podem afetar essas relações. Este artigo explora as relações e os efeitos da CO e da CI no FP em diferentes condições de TT, tendo sido desenvolvido um modelo teórico correspondente. Tal modelo envolve as seguintes relações: (i) a influência direta da CO no FP; (II) o papel mediador da IC na relação CO/FP; (III) o papel moderado do TT sobre a mediação da IC na relação CO/FP. O trabalho de campo incluiu uma etapa exploratória, seguida de um levantamento transversal aplicado aos gestores de empresas de médio porte no Brasil. Os achados revelaram que a CI tem mediação parcial na relação entre CO e FP, em particular em ambientes de alta TT. Implicações gerenciais e sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Existing research establishes customer orientation (CO) per se as insufficient to achieve higher levels of financial performance (FP). Such reasoning suggests the need for additional skills and capabilities, such as, innovative capability (IC). In addition, environmental variables (e.g., Technological Turbulence – TT) affect these relationships. This paper explores the relationships and effects of CO and IC on FP under different TT conditions. A research framework and hypotheses were developed. The framework captures the following relationships: (i) the direct influence of CO on FP; (ii) the mediating role of IC on the CO/FP relationship; (iii) the moderating role of TT over the mediation of IC on the CO/FP relationship. The fieldwork included an exploratory stage, followed by a cross-sectional survey applied to managers in medium-sized companies in Brazil. Findings revealed that IC partially mediates the relationship between CO and FP, in particular in high TT environments. Managerial implications and avenues for future research are presented.
  • O papel da formalidade na inserção de indicadores sociais na cadeia de suprimento do setor de confecção popular Original Article

    Nascimento, Cristiane Mano do; Silva, Minelle E.

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando o tema sustentabilidade em cadeias de suprimento e buscando diminuir a lacuna teórica em torno do debate sobre a dimensão social da sustentabilidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a formalidade e a inserção de indicadores sociais na cadeia de suprimento do setor de confecção popular em Fortaleza-CE. Por meio de um estudo de caso, foram realizadas 20 entrevistas com empresas focais, fornecedores diretos e terceirizados, o que abrange a cadeia direta de suprimento. Realizou-se análise de conteúdo a partir das categorias responsabilidade social, saúde e segurança e desenvolvimento de fornecedores e seus 15 respectivos indicadores. Os resultados indicam que a formalização impacta na inserção de indicadores sociais, principalmente na categoria de saúde e segurança. Além disso, identificou-se a possibilidade de existir trabalho informal, mesmo nas empresas formalizadas, o que demonstra a necessidade de um novo olhar para este indicador. Com demonstração empírica, essa pesquisa contribui com o estudo de indicadores sociais na cadeia de suprimento e chama atenção para relações informais de trabalho no contexto local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Under the supply chain sustainability debates and seeking to reduce the theoretical gap related to the social sustainability dimension, this research aims to analyze the relation between formalization and the insertion of social indicators in the supply chain of the popular garment sector in Fortaleza-CE. Using the case study strategy, 20 interviews were carried out with enterprises, direct suppliers and outsourced suppliers to cover the direct supply chain. Hence, were analyzed three categories - social responsibility, health and safety, and supplier development - and their 15 indicators. The results indicate that the formalization impacts on the insertion of social indicators, mainly in the category of health and safety. In addition, it was identified the possibility of informal work, even in the formalized companies, which demonstrates the need for a new look at this variable. With empirical demonstration, this study contributes to the study of social indicators in the supply chain and draws attention to informal labour relations in the local context.
  • Motivação para o desenvolvimento de patentes em universidades do Estado de Pernambuco Original Article

    Oliveira, Jabson Herber Profiro de; Lima, João Policarpo Rodrigues; Sena Junior, Manoel Raimundo; Fernandes, Ana Cristina de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os principais fatores associados à motivação dos pesquisadores de duas universidades do Estado de Pernambuco, para o desenvolvimento de patentes. Para tal, foi solicitado que pesquisadores respondessem um questionário composto por afirmações em escalas likert. Foi efetuada uma análise de Componentes Principais onde constatou-se que os fatores que funcionam como barreiras ao desenvolvimento de patentes nas universidades estão relacionados com limitações no suporte oferecido pelo NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e a quantidade de benefícios ofertados aos pesquisadores. Assim como, os principais fatores motivadores estiveram relacionados com melhoras na infraestrutura do NIT e a ampliação de benefícios concedidos aos pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the main factors associated with the motivation of researchers from two universities in the state of Pernambuco, Brazil, to develop patents. To do so, the researchers responded to a Likert-scale survey. Through a principal components analysis, it was verified that the factors that serve as barriers to the development of patents in the universities are associated with limitations in the support given by the TTO (Technology Transfer Office) and the amount of benefits offered to researchers. Likewise, the main motivating factors were associated with improvements in the TTO infrastructure and with the expansion of benefits.
  • Redes de pequenas empresas no contexto da agricultura orgânica: estratégias e instrumentos para a gestão Original Article

    Cardoso, Jaqueline de Fátima; Casarotto Filho, Nelson; Marcon, Christian

    Resumo em Português:

    Resumo: A formação de redes de cooperação empresarial fundamenta-se nos seguintes elementos: objetivos comuns, ganhos competitivos, interação e gestão. As redes de produtores de orgânicos vêm aumentando a atividade devido ao crescimento da procura por alimentos orgânicos. Propor um esquema teórico-conceitual, orientado para estratégias organizacionais e instrumentos para a gestão de redes horizontais de pequenas empresas no contexto da agricultura orgânica, é o objetivo geral deste trabalho. Um estudo teórico-conceitual e dois estudos de casos, com abordagem qualitativa constituem os procedimentos metodológicos. O esquema teórico-conceitual proposto considera instrumentos de gestão e estratégias organizacionais, elementos relevantes para gerir e preservar a sobrevivência das redes. Instrumentos para a gestão compreendem instrumentos estratégicos, de integração, contratuais e de tomada de decisão. As estratégias globais correspondem às estratégias quanto à competitividade, quanto ao produto/mercado e quanto à utilização dos meios. As atividades da cadeia de valores compreendem as estratégias funcionais. Os resultados apontam particularidades significativas e pontos comuns dos instrumentos de gestão e das estratégias organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Business cooperation networks are based on specific parameters: common goal, competitive earnings, interaction among partners and management. Networks of farmers focused on organic production are growing due to the increasing demand. The objective of this research is to propose a framework of organizational strategies and management and governance tools for networks of small businesses operating in the field of organic farming. The methodology adopts a qualitative approach and it is comprised by a conceptual and theoretical review as well as two case studies. The proposed framework shows organizational strategies and management tools- that are crucial for the networks to thrive. Management instruments include, strategic, integration, contractual and decision-making instruments. Global strategies correspond to strategies regarding competitiveness, strategies regarding the product/market and strategies regarding the use of means. The value chain activities comprise the functional strategies. Results revealed significant particularities and common aspects of the organizational strategies and management tools.
  • A RBV em contexto de gestão da cadeia de suprimentos Original Article

    Vitorino Filho, Valdir Antonio; Moori, Roberto Giro

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo foi avaliar a gestão da cadeia de suprimentos (GCS), gestão estratégica (GE) e a resource-based view (RBV) como antecedentes ao desempenho de negócios (DN). O estudo, de natureza exploratória, foi dividida em duas fases, qualitativa e quantitativa. Na primeira fase foram coletados dados de dez empresas, posteriormente tratados por análise de conteúdo; na segunda fase houve um pré-teste, com posterior coleta de dados de 125 empresas nacionais associadas à tecnologia, tratados por modelagem em equações estruturais. Os resultados indicaram que a GCS favorece a GE; tanto GCS como GE beneficiam a RBV, por sua vez aumentando o DN. Porém, a GE não influencia positivamente o DN. Assim, se conclui que por conta da competição na cadeia de suprimentos, as empresas focais adotaram estratégias de modo a integrar e coordenar os processos de seus membros como produção, compras, vendas e logística para atender às metas de desempenho de negócios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study was to evaluate the supply chain management (SCM), strategic management (SM), and resource-based view (RBV) as background to business performance (BP). The study, exploratory in nature, was divided into two phases, qualitative and quantitative. In the first phase, data from ten companies were collected, later processed by content analysis. In the second phase, there was a pre-test, with subsequent data collection from 125 national companies associated with technology, processed by structural equation modeling. The results indicated that SCM favors SM and that both SCM and SM benefit RBV, therefore increasing BP. However, SM does not influence BP positively. Thus, we concluded that, due to the competition in the supply chain, focal companies have adopted strategies to integrate and coordinate the processes of their sectors, such as production, purchase, sales, and logistics to meet the goals of business performance.
  • Aplicação da ferramenta OEE como proposta de aumento da produtividade em sistemas de secagem de grãos Original Article

    Silva, Darlan Marques da; Oliveira, Higor Marques de

    Resumo em Português:

    Resumo: As empresas, na atualidade, buscam obter vantagens frente aos seus concorrentes com emprego de ferramentas que as façam convergirem para processos mais eficientes e eficazes. Com esse cenário competitivo, o uso do indicador de Eficiência Global dos Equipamentos (OEE - Overall Equipment Effectivenes) tem crescido. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor melhorias na produtividade e na gestão da manutenção das operações de secagem de grãos, por meio da análise e dos cálculos de OEE do processo. Desenvolvido em uma unidade de beneficiamento e de armazenamento de grãos, foram calculados os índices de Disponibilidade, Performance e Qualidade, mediante dados históricos registrados em planilhas de Excel e analisados em gráficos. As avaliações realizadas indicaram desempenhos satisfatórios quanto à programação da manutenção, em razão dos altos índices de disponibilidade dos equipamentos. Quanto aos resultados obtidos para performance, foi possível observar as variáveis impactantes à produtividade e apontar melhorias ao processo. As observações realizadas no âmbito da qualidade circundaram os efeitos que os altos teores de umidade dos grãos causam ao processo de secagem. Em vista disso, foi possível concluir que as perdas entre os índices que compõem o OEE possuem alta correlação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Companies nowadays seek to gain advantages over their competitors by using tools that converge them to more efficient and effective processes. With this competitive scenario, the use of the Global Equipment Effectiveness (OEE) indicator has grown. In this sense, the present study aims to propose improvements in the productivity and management of the maintenance of grain drying operations, through the analysis and OEE calculations of the process. Developed in a grain processing and storage unit, the Availability, Performance and Quality indices were calculated using historical data recorded in Excel spreadsheets and analyzed in graphs. The evaluations carried indicated satisfactory performance regarding maintenance scheduling due to the high availability rates of the equipment. As for the results obtained for performance, it was possible to observe the variables influencing the productivity and to point out improvements to the process. The observations made in the scope of quality surrounded the effects that the high moisture contents of the grains cause to the drying process. In view of this, it was possible to conclude that the losses between the indexes that compose the OEE have a high correlation.
  • Multiplas dinâmicas da financeirização na indústria automobilística: casos da Ford e Hyunday Original Article

    Carmo, Marcelo José do; Sacomano Neto, Mário; Donadone, Julio Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo: O processo de financeirização no setor automotivo é crescente e atinge as montadoras de maneiras diferentes. Neste artigo nos propomos a estudar as diferentes dinâmicas que envolvem a financeirização no setor automotivo a partir da comparação entre os casos de Ford e Hyundai. Para isso, utilizamos indicadores que buscam concretizar o conceito econômico da financeirização. São eles: comparação entre as fontes de lucratividade; composição acionária; origens dos dirigentes das empresas; pagamento de compensações aos executivos; pagamento de dividendos aos acionistas; salários dos funcionários e nível de emprego. Esses indicadores demonstraram uma tendência de financeirização em ambas as montadoras, porém com incidência diferente em cada um desses indicadores. Mostraram, por exemplo, que enquanto o setor financeiro da Ford é muito mais rentável proporcionalmente do que seu setor produtivo, na Hyundai as duas fontes de lucratividade são bem mais equilibradas, com diferenças bem menores do que as observadas na Ford. O indicador de nível de emprego mostrou que enquanto houve uma queda enorme nos postos de trabalho na Ford nas últimas décadas, na Hyundai vem havendo um movimento inverso, de ampliação e contratações. Queremos com esse artigo debater os indicadores de financeirização nestas duas montadoras, contribuindo para um melhor conhecimento sobre o setor automotivo e colaborando com a agenda de pesquisas da sociologia econômica e das finanças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The financialization process in the automotive sector is growing and has affected the automakers in different ways. In this paper, we propose to study the different dynamics that involve financialization in the automotive sector by comparing Ford and Hyundai cases worldwide. To do this, we used indicators that aim to concretize the economic concept of financialization. They are the following: a comparison between sources of profitability; composition and shareholder acquisitions; business leaders; compensation payments to executives; dividend payments to shareholders; salaries and level of employment. These indicators showed a tendency of financialization in both automakers, but with different incidences in each one of these indicators. They have shown, for example, that while Ford's financial sector is more profitable than its productive sector, Hyundai's two sources of profitability are much more balanced showing significantly smaller differences than Ford's. The employment level indicator showed that while there has been a huge drop in the number of jobs at Ford in recent decades, at Hyundai there has been a reverse movement of expansion and hiring. The aim of this article is to discuss the financialization indicators in these two automakers, contributing to better knowledge about the automotive sector and collaborating with the research agenda of economic sociology and finance.
  • A capacidade de inovação organizacional: revisão sistemática da literatura e proposições para pesquisa Original Article

    Silva, José Jaconias da; Cirani, Claudia Brito Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: A capacidade de inovação organizacional é um importante fator para empresa alcançar um desempenho competitivo superior, entender como a capacidade de inovação surge, se desenvolve e aplica, trazendo importantes contribuições gerenciais e científicas. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar, com base na revisão sistemática da literatura, os principais resultados de pesquisa a respeito da capacidade de inovação organizacional, indicando algumas proposições teóricas para futuros estudos. E como problema de pesquisa - quais os fatores determinantes sobre capacidade de inovação organizacional e qual contexto essas pesquisas são realizadas A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, utilizando como base de dados a Web of Science, onde 33 artigos científicos foram identificados e analisados por meio da análise de conteúdo. As contribuições científicas deste estudo são os vários resultados de pesquisa a respeito da capacidade de inovação em organizações, divididos em aspectos internos, externos e determinantes da capacidade de inovação, bem como o levantamento de proposições capazes de guiar um projeto de pesquisa mais aprofundado em questões relevantes a serem testadas em pesquisas futuras. Também traz contribuições práticas, pois mostra em que contexto é mais aplicado cada um dos estudos sobre determinantes da capacidade de inovação identificado e aponta a importância da capacidade de inovação em pequenas empresas e em países.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The capability of organizational innovation is an important factor for the company to achieve a higher competitive performance. Understanding how innovation capability emerges, develops, and applies could bring important managerial and scientific contributions. This study investigates the main research results regarding the capability of organizational innovation, indicating some theoretical propositions for future studies, based on the systematic review of the literature. The research aimed to identify the determinants of organizational innovation capability and the context in which the studies are carried out. We conducted a systematic literature review based on the Web of Science database. We identified and analyzed 33 papers through the analysis of content. This study presents several research results regarding the capability of innovation in organizations, divided into internal, external and determinant aspects of innovation capability, as well as the collection of propositions for guiding a research project in depth in questions to be tested in future research. The study also brings practical contributions, as it shows in which context each study on determinants of identified innovation capability is applied, and points out the importance of innovation capability in small companies and in countries.
  • Práticas da gestão do conhecimento em processos organizacionais de prefeituras municipais da região da AMUSEP: uma agenda de pesquisa Original Article

    Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz; Sartori, Rejane; Machado, Caio Pisconti

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho é diagnosticar o nível de implantação e o estágio de alcance das práticas de Gestão do Conhecimento relativas aos processos organizacionais nas prefeituras situadas na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. A pesquisa, com abordagem quantitativa, configura-se como um estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário elaborado na plataforma Google Forms e difundido para os participantes da pesquisa por meio de mensagem eletrônica. Os resultados evidenciam que as prefeituras analisadas possuem tanto um baixo nível efetivo de implantação quanto um baixo estágio de amplitude do alcance das práticas de Gestão do Conhecimento associadas aos processos organizacionais. Este resultado é crítico diante da importância dessas práticas para as organizações públicas, uma vez que atuam como facilitadores dos processos de Gestão do Conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to diagnose the implementation level and coverage regarding of the Knowledge Management practices related to the organizational processes in the municipalities associated to AMUSEP - Municipalities Association of the North of Paraná. Thus, our work is a quantitative and descriptive research based on multiple case studies. We collected data through a questionnaires in Google Forms. The outcomes point out that those municipalities have both low effective level of implementation and low coverage of Knowledge Management practices associated to the organizational processes. This result is critical given the importance of these practices for public organizations, since they act as facilitators of the processes of Knowledge Management.
  • O projeto de concepção do serviço de certificação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001: um estudo de caso em uma organização militar da Marinha do Brasil Original Article

    Sousa, Antonelly Assis Gregorio de; Lima, Manoel Paulo da Silva; Fermam, Ricardo Kropf Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: A Marinha do Brasil se prepara para projetar, construir e manter seu primeiro submarino nuclear, uma das iniciativas adotadas foi a criação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ) que terá como propósito contribuir para o licenciamento de meios e instalações navais nucleares e avaliar a conformidade de sistemas de gestão, produtos e serviços, contudo o serviço de certificação que a AgNSNQ pretende prover precisa ser avaliado antes que se empregue pessoas e recursos para o seu desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo avaliar as características da AgNSNQ para conceber o serviço de certificação de SGQ ISO 9001, através do grau de atendimento à etapa de Projeto de Concepção de Serviço do modelo de Desenvolvimento de Serviços. Um estudo de caso foi realizado para a avaliação das características da AgNSNQ em confronto aos critérios. As contribuições do artigo indicam que a AgNSNQ deve promover principalmente esforços em capacitação de seus auditores para criar condições favoráveis para conceber o serviço de certificação de SGQ ISO 9001.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Brazilian Navy is preparing to design, build and repair nuclear submarine. One of the initiatives adopted was the creation of the Naval Agency for Nuclear Safety and Quality (AgNSNQ) which aims to assist the licensing of nuclear and naval facilities and conformity assessment of Quality Management Systems. The concept of the certification service of management systems needs to be evaluated, before expending resources and people to develop. This article aimed to assess the characteristics of AgNSNQ to design the ISO 9001 QMS certification service through the service project model. A case study was conducted to evaluate the characteristics of the AgNSNQ concerning the criteria. The article's contributions indicate that AgNSNQ should primarily promote efforts to train its auditors to create favorable conditions for designing the ISO 9001 QMS certification service.
  • Abordagem heurística para otimizar a programação da produção de bebidas à base de frutas Original Article

    Toscano, Alyne; Ferreira, Deisemara; Morabito, Reinaldo; Trassi, Murilo

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho estuda-se o problema de programação da produção de bebidas à base de frutas. O objetivo deste problema é definir o dimensionamento e sequenciamento dos lotes de produção, otimizando custos de estoque, atraso e limpezas. Processos de produção de bebidas à base de fruta envolvem tipicamente dois estágios de produção, preparação das bebidas e pasteurização/envase/empacotamento das bebidas, com as seguintes características: presença de um estoque intermediário no segundo estágio, limpezas temporais em ambos os estágios e necessidade de sincronia entre os dois estágios. Uma heurística efetiva, baseada em um modelo matemático e composta de duas fases é proposta para resolver o problema em situações onde as trocas dos produtos nos tanques (Estágio 1) e nas linhas (Estágio 2) são dependentes da sequência de produção. Na primeira fase, a heurística busca soluções factíveis, enquanto a segunda é uma fase de melhoria. Testes computacionais foram realizados com dados baseados em instâncias reais de uma empresa de bebidas em duas variantes da heurística e ambas mostram-se promissoras, pois são capazes de encontrar boas soluções para o problema em tempos computacionais aceitáveis na prática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper, the fruit-based beverage production scheduling problem is studied. The aim is to determine the lot sizing and scheduling production, optimizing inventory costs, backorders and cleanings. Fruit-based beverage production processes typically consist of two production stages, beverage preparation and pasteurization/filling/beverage packaging, including the following characteristics: an intermediate inventory in the second stage, temporal cleanings in both stages and the need for synchrony between the two stages. An effective heuristic based on a two-phase mathematical model is proposed to solve the problem in situations where item changeovers in the tanks (Stage 1) and in the lines (Stage 2) are sequence-dependent on the production. In the first stage, the heuristic searches for feasible solutions, while the second is an improvement stage. Computational tests were run using data based on real instances of a beverage company in two variants of the heuristic and both are promising because they are able to find good solutions to the problem in computational times acceptable in practice.
  • Estudo da taxa de geração de resíduos da construção civil em obras novas na cidade de Ribeirão Preto-SP Original Article

    Silva, Luiz Paulo da; Marques Neto, José da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: Atualmente com o crescimento econômico e o desenvolvimento das cidades, fica em destaque o que fazer com os resíduos produzidos pela sociedade. Na atividade da construção civil, são produzidos diversos resíduos, que na maioria das vezes por não terem um final correto, acabam provocando fortes impactos ao meio ambiente. Para isso, a resolução CONAMA n° 307/2002 e posteriormente suas alterações, determinam as diretrizes para a gestão dos resíduos de construção civil de forma adequada. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo principal, por meio de um estudo quantitativo, identificar a situação dos RCC na cidade de Ribeirão Preto, determinando a quantidade de resíduos gerados, através de dois parâmetros; áreas licenciadas e volume descartado em locais autorizados, a partir de uma taxa de geração encontrado no valor de 183,28 kg/m2 obtendo uma geração de 1.112,35 t/dia e 561,98 t/dia respectivamente. O trabalho buscou relacionar os valores e obteve uma geração per capita de 1,24 kg/hab × dia. Com isso, o artigo identificou e mesurou a geração de resíduos da construção civil no município de Ribeirão Preto-SP, fornecendo subsídios e informações para as tomadas de decisões pelo executivo local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the construction industry, many waste products are produced most part of the time, because they do not have a correct end, end up causing strong impacts on the environment. To this end, CONAMA Resolution No. 307/2002 and its amendments thereafter determine the guidelines for the management of civil construction waste appropriately. In this context, this article aims, through a quantitative study, to identify the situation of civil construction waste, called here as RCD, in the city of Ribeirao Preto, determining the amount of waste generated through two parameters; licensed areas and volume disposed of at authorized locations, from a generation rate of 183.28 kg/m2, generating 1,112.35 t/day and 561.98 t/day respectively. The work sought to relate the values ​​and obtained a per person generation of 1.24 kg/inhab × day. Thus, the article identified and measured the generation of construction waste in the city of Ribeirao Preto-SP, providing subsidies and information for comparisons with existing bibliography.
  • Estudo de caso para o desenvolvimento de uma estrutura de análise para o ambiente colaborativo em empresas de projeto Original Article

    Pina, Patrícia da Silva Fiuza; Blumenschein, Raquel Naves

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise do paradigma que envolve a gestão colaborativa em ambientes tecnológicos de empresas de projeto de arquitetura e urbanismo, no cenário nacional, associando as perspectivas da Administração, da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e da Análise do Comportamento. Parte-se de uma revisão sobre os fatores de influência inseridos no domínio BIM como impulsionadores de processos de aprendizagem, associando conceitos de redes de colaboração, de gestão do projeto, de capacidades dinâmicas e das metacontingências, para discutir uma classe de problemas oriunda da falta de absorção de conhecimento, que foi sistematizada no estudo dos gargalos da gestão. A abordagem metodológica, fundamentada na Design Science Research, sintetiza procedimentos compatíveis com a tipologia geral de um artefato, uma ferramenta de apoio associada a uma análise funcional. Os resultados obtidos destacam sete variáveis que representam categorias de análise do ambiente colaborativo: atividades, autoavaliação, BIM, decisões, informação, recursos e valores. A principal contribuição dessa pesquisa foi desenvolver um caminho metodológico para complementar um diagnóstico parcial de gerenciamento do processo do projeto como primeiro passo para desenvolver uma estrutura de análise que represente a dinâmica de uma rede de colaboração e não, apenas, variáveis isoladas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research presents an analysis of the paradigm that involves the collaborative management in technological environments of architectural and urban planning companies, in the Brazilian scenario. It associates Administration, Architecture, Engineering and Construction (AEC), and Behavioural Analysis perspectives. It is based on a review about the influencing factors inserted in BIM domain as learning process boosters, associating concepts of collaborative networks, project management, dynamic capabilities and meta-contingencies to discuss a class of problems arising from the lack of knowledge absorption, which was systematized in the study of management bottlenecks. The methodological approach, based on Design Science Research, synthesizes procedures compatible with the general typology of an artefact –a support tool – associated to a functional analysis. The obtained results highlight seven variables that represent categories of analysis of the collaborative environment: activities, self-assessment, BIM, decision-making, information, resources, and values. The main contribution of this research was to develop a methodological way to complement a partial diagnosis of project process management. It is the first step to develop an analysis structure that represents the dynamics of a collaborative network and not just isolated variables.
  • O prestador de serviços logísticos brasileiro na internet Original Article

    Vivaldini, Mauro; Pires, Silvio Roberto Ignácio

    Resumo em Português:

    Resumo: A atenção dos Prestadores de Serviços Logísticos (PSL) aos movimentos e tendências do mercado é fundamental para conquistar contas, como também evitar problemas e manter as empresas clientes. Neste contexto, este artigo tem como propósito principal identificar, caracterizar e analisar os tipos de terceirização logística existentes no Brasil, avaliando os PSL em relação à capacidade de integração nas cadeias de suprimentos (CS), por meio do posicionamento e oferta de serviços que adotam em seus sites. A discussão teórica aponta a importância dos websites para organizações, considerando o site da empresa como seu principal canal de comunicação. Pesquisou-se 154 sites destes provedores no Brasil, segundo os atributos e as competências evidenciadas na teoria e que caracterizam um PSL. A pesquisa realizada deixou claro que a maioria (59%) dos PSL no Brasil não consegue articular e apresentar suas competências de forma clara a quem consulta seus sites.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The attention of Logistics Service Providers (LSPs) to market movements and trends is fundamental to winning accounts, as well as avoiding problems and keeping customer companies. In this context, the primary purpose of this article was to identify, characterize and analyse the types of logistics outsourcing in Brazil, to evaluate the LSPs concerning the capacity of integration in the supply chains (SC), through the positioning and offer of services that they adopt on their websites. Therefore, the theoretical discussion pointed out the importance of websites for organizations, considering the company's website as an essential communication channel. The study researched 154 websites of these providers in Brazil aiming to understand if the attributes and competencies disclosed are aligned with the theory. The results show that the majority (59%) of LSPs in Brazil are unable to articulate and present their skills in the same way that they are discussed in theory.
  • Localização de ecopontos através da integração modelo p-medianas com sistema de informação geográfica Original Article

    Silva, Jonnathan Vinicius Lopes; Santos Neto, Narciso Ferreira dos

    Resumo em Português:

    Resumo: A configuração de redes logísticas para serviços de coleta de óleo e gordura residual (OGR) é ponto estratégico de grande importância, visto que a sua disposição de forma incorreta contribui para uma série de distúrbios ambientais, problemas em tubulações de esgoto e sistemas de tratamento de água. Partindo dessa premissa, o trabalho propõe localização de ecopontos na cidade de Montes Claros-MG, capazes de otimizar a coleta do OGR em toda área urbana do município. Essa proposta de localização foi construída em duas etapas: na primeira, deu-se a construção da rede de coleta de OGR através da integração de um modelo de localização de facilidades a um sistema de informação geográfica (SIG). Foi possível modelar uma rede de coleta na cidade de Montes Claros – MG contendo 87.748 pontos referenciados por coordenadas geográficas e representantes de pontos residenciais considerados potenciais geradores desses resíduos. Durante a criação do modelo, devido à densidade da rede ser elevada e a quantidade de facilidades (p) ser baixa, o que causa limitação na melhoria da solução, observou-se a necessidade de tematização do mapa e por consequência o particionamento da rede em zonas, o que permitiu determinar a quantidade inicial de instalações que deveriam ser encontradas na solução. Por fim, foi desenvolvido um aplicativo na linguagem nativa da Transcad, GISDK, com uma interface gráfica cujo objetivo foi automatizar o processo de integração do modelo no SIG. O modelo possibilitou a criação de 12 redes com densidades inferiores a 12.000 pontos, permitindo ganho na otimização da solução do problema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The configuration of logistics networks for waste oil and fats collection services is a strategic point of great importance, since their disposal contributes to a number of environmental disturbances, problems in sewage pipes and wastewater treatment systems. Starting from this premise, this paper proposes location of ecopoints in the city of Montes Claros-MG, capable of optimizing the collection of the waste oil and fats in all urban area of the municipality. This proposal of location was constructed in two stages: in the first, the collection network was constructed by integrating a location model of facilities with a geographic information system (GIS). It was possible to model a collection network in the city of Montes Claros - MG containing 87,748 points referenced by geographic coordinates and representatives of residential points considered as potential generators of these residues. During the creation of the model, due to the high density of the network and the low quantity of facilities (p), which causes limitation in the solution, it was observed the need for thematization of the map and consequently the network partitioning in zones, which allowed to determine the initial amount of installations that were to be found in the solution. Finally, an application in the native language of Transcad, GISDK, was developed with a programming interface that was developed to automate the process of integration of the model in the GIS. The model allowed the creation of 12 networks with densities below 12000 points, allowing gain in the solution of the problem.
  • Os papéis associados ao uso de sistemas de medição de desempenho: um estudo fundamentado em análise estatística de agrupamentos Original Article

    Rocha, Letícia Maoski; Lima, Edson Pinheiro de; Costa, Sérgio Eduardo Gouvêa da; Sant’Anna, Ângelo Márcio Oliveira; Angelis, Jannis Jan

    Resumo em Português:

    Resumo: Os sistemas de medição de desempenho (SMD) vêm sendo muito estudado ao longo dos anos, porém este é ainda um tema muito importante para as empresas e continua sendo objeto de estudo, pois tais sistemas auxiliam na tomada de decisão, permitem o acompanhamento e controle de indicadores e contribuem para a realização da estratégia de negócios e de operações. Os estudos atuais acerca dos SMD, em sua maioria, versam sobre seus conceitos e definições, modelos, frameworks, recomendações para projeto e implementação, entre outros. Baseado em um conjunto de usos para um SMD descrito na forma de papéis para serem desempenhados, este artigo tem como objetivo principal discutir as inter-relações entre os papéis de um sistema de medição de desempenho, agrupando-os para então indicar recomendações para o seu uso. Para tanto, um survey foi aplicado à representantes de empresas, os quais puderam expressar seus níveis de concordância para os papéis de um SMD. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de cluster, onde os papéis foram agrupados em quatro grupos e comparados com a literatura existente. Dos agrupamentos formados foi possível indicar quatro principais recomendações às empresas, as quais justificam a adoção dos SMD para atingir resultados desejados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The performance measurement systems (PMS) have been studied over the last ten years, but this is still a very important research topic for companies and it keep being studied nowadays, because such systems help in decision-making, they allow monitoring and control indicators, and to assist business and operations strategy realization. The recent studies on PMS mostly are on reviewing their concepts and definitions, models, frameworks, design and implementation recommendations, etc. Based on a study oriented to PMS use described by roles to be played, this article aims to discuss the interrelationships between the roles of a performance measurement system, to cluster them and to formulate recommendations for their adoption and proper use. Thus, a survey collected and analyzed the perception of business representatives, who are able to express their agreement levels for PMS roles and use. Data are analyzed by using cluster analysis technique where the roles forms four groups, which can be confronted with the findings of related works from PMS literature. From the groups formed, it is possible to indicate four main domains of recommendations: to assure the alignment between strategic management of operations and its performance, promoting and improving the overall efficiency and effectiveness of the business operations results; to produce positive changes in organizational systems, processes and culture, developing the capacity to manage continuous improvement projects through integrated strategic management systems; to have a customer-oriented design approach; to be orientated and to manage stakeholders’ demands.
  • Avaliando o impacto do design no estabelecimento de serviços digitais Original Article

    Garbulho, Gabriel Santos; Fleury, André Leme; Ferreira, Eduardo Camillo Kasparevicis

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute como o design vem alterando a lógica organizacional das empresas. Se anteriormente o design tinha como objetivo principal “empacotar” tecnologias de forma a estabelecer diferenciais em produtos e serviços e reduzir seu custo de produção, atualmente, com a popularização dos serviços digitais, o design expande seu escopo e passa a identificar necessidades funcionais e emocionais dos usuários, capazes de resultar em experiências de uso diferenciadas, que serão materializadas em produtos e serviços que incorporam as tecnologias da organização. Esta transformação evidencia uma nova estratégia organizacional, na qual o design assume posição de maior relevância no estabelecimento de modelos de negócios inovadores, viabilizados a partir da criação de novas experiências para os usuários. Porém, um ponto ainda não desenvolvido na literatura diz respeito a como as empresas vem se reestruturando de forma a enfrentar e se beneficiar com essa transição. Este artigo analisa como organizações brasileiras, de diferentes portes e segmentos, redefiniram seus modelos de gestão de forma a incorporar o design enquanto catalizador dessa mudança. O referencial obtido consolida as proposições principais do design enquanto direcionar das mudanças nas organizações nos níveis operacional, tático e estratégico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes how design diffusion is changing the organizational logics of established companies. If previously design activities had as its main objective packaging new technologies to create differentials for products and services and to reduce production costs, with the diffusion of digital services currently design activities expand its scope and identify functional and emotional needs from users that are relevant for creating differentiated experiences, that in turn will result in new products and services that incorporate existing and emerging technologies of the firm. This transformation reveals a new organizational strategy, in which design assumes a more relevant position for the creation of innovative business models. However, a point not yet considered in the literature is how companies are restructuring their operations in order to benefit from this transition. This paper analyzes how Brazilian organizations of different sizes and sectors have redefined their management models in order to incorporate design as a catalyst of change. The obtained framework consolidates the main propositions of design while directing of the changes in the organizations in the operational, tactical and strategic levels.
  • Otimização de uma rede logística considerando alocação de instalações e aspectos tributários Original Article

    Furlanetto, Bruno Vinícius Ribeiro; Marins, Fernando Augusto Silva; Silva, Aneirson Francisco da; Defalque, Cristiane Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa os impactos de mudanças operacionais e tributárias em uma malha logística, considerando a localização de instalações e os seguintes tributos: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o Imposto de Importação, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em Substituição Tributária, Programas de Integração Social, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, e o Imposto sobre Produtos Industrializados. A influência de incorporações e terceirização de serviços de distribuição na solução de problemas de localização em âmbito global envolvendo vários elos na cadeia de suprimentos também foi considerada. O problema foi modelado e resolvido pela linguagem de modelagem GAMS empregando o Solver CPLEX. O modelo de Programação Linear Inteira Mista proposto minimiza os custos operacionais considerando benefícios fiscais e o melhor aproveitamento dos créditos referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de uma rede multiproduto. Foi desenvolvida uma aplicação real envolvendo uma empresa do setor de produção de rações para animais. Os resultados mostraram que o modelo permitiu avaliar convenientemente de que forma a escolha das instalações e as características dos fluxos de produtos impactavam os custos globais do sistema. Os resultados evidenciaram ainda a necessidade de se tomar decisões com base na estrutura tributária existente, pois os cenários sem otimização tributária geraram perdas substanciais às empresas. Estas informações agregaram qualidade para o gestor da empresa estudada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the impacts of operational and tax changes in a logistics network, considering the location of facilities and the following taxes: the Brazilian State Excise Tax on Circulation of Goods and Services, the Import Duty, the Brazilian State Excise Tax in Tax Substitution, the Social Integration Program, the Contribution for the Financing of Social Security and the Brazilian Federal Excise Tax on Industrialized Products. The influence of incorporations and outsourcing of distribution services in solving global localization issues concerning various links in a chain suplly has also been considered. The problem was modeled and solved by the GAMS modeling language using Solver CPLEX. The proposed Mixed Integer Linear Programming model minimizes operating costs taking into account tax benefits and the best use of the credits related to the Tax on Circulation of Goods and Services of a multiproduct network. A real application involving a company in the animal feed production sector was developed. The results showed that the model allowed to evaluate conveniently how the choice of the facilities and the characteristics of the product flows impacted the overall costs of the system. The results also evidenced the need to make decisions based on the existing tax structure, since the scenarios without tax optimization generated substantial losses to the companies. This information added quality to the manager of the company studied.
  • Segurança da informação nas cadeias de suprimentos de saúde: uma análise das práticas críticas de proteção de informações Thematic Section: Digital Transformation, Intelligent Manufacturing And Supply Chain Management 4.0

    Furlanetto, Tiago Murer; Luciano, Edimara Mezzomo; Magnagnagno, Odirlei Antonio; Lübeck, Rafael Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo: A cadeia de suprimentos de saúde da informação (HSC) está recebendo mais atenção por sua importância e também devido à crescente necessidade de proteger as informações dos pacientes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de segurança da informação que são predominantes no HSC para entender como as decisões nele contribuem para proteger as informações dos pacientes. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados eram gerentes de organizações brasileiras de HSC. Quatro dimensões e 14 variáveis identificadas na revisão de literatura foram utilizadas para realizar a análise de conteúdo categórica. A principal descoberta foi que as organizações estão cientes de suas informações críticas e processos internos, mas não possuem as métricas necessárias para medir os impactos de possíveis falhas. As organizações investiram em medidas de segurança padrão, talvez, sem nenhuma preocupação particular com a especificidade e complexidade das informações no HSC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Because of their vital role and the need to protect the patient information, interest in information security in Healthcare Supply Chains (HSCs) is growing. This study analyzes how decisions related to information security practices in HSCs contribute to protecting patient information. Eleven semi-structured interviews were performed. The interviewees were managers from Brazilian HSC organizations. Four dimensions and 14 variables identified in a literature review were used to perform categorical content analysis. The findings suggest organizations, while aware of their critical information and internal processes, lack the necessary metrics to measure the impacts of possible failures. It seems organizations tend to invest in standard security measures, while apparently ignoring the specificity and complexity of information in HSCs.
  • O impacto do robô colaborativo nas prioridades competitivas: estudo de caso em um fornecedor automotivo Thematic Section: Digital Transformation, Intelligent Manufacturing And Supply Chain Management 4.0

    Vido, Marcos; Scur, Gabriela; Massote, Alexandre Augusto; Lima, Fábio

    Resumo em Português:

    Resumo: A literatura sobre estratégia de operações tem extensivamente endereçado o conceito de prioridades competitivas e que decisões estruturais devem ser alinhadas para criar, desenvolver e manter as vantagens competitivas. Entretanto, a velocidade e escala de novas tecnologias de manufatura estão modificando as estratégias das organizações e as capacidades de manufatura para lidar com novos requisites de mercado, competição e novos entrantes. Os avanços na robótica estão preparados para mudar o cenário global dos negócios e suportar as organizações em melhorar suas estratégias de operações. Robôs industriais usualmente ajudam a melhorar a qualidade dos produtos e provêm melhor condições de trabalho para minimize o uso de recursos, resultando em economia de custos. Uma das principais tendências na robótica é a colaboração humano-robô (HRC), a qual influencia as estratégias de operações e pode ter um processo disruptivo nos modelos de negócios e nas estruturas de mercado. O objetivo principal desse artigo é explorar e entender a relação entre as prioridades competitivas (qualidade, custo, flexibilidade e entrega) das operações clássicas e a vantagem competitiva da adoção de CHR em um fornecedor brasileiro de autopeças. Os resultados indicam que a célula híbrida (célula de manufatura em forma de U) adere totalmente às prioridades de custo e confiabilidade e parcialmente adere às prioridades de qualidade e flexibilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The literature on operations strategies has extensively addressed the notion that competitive priorities and structural decisions should be aligned to create, develop, and maintain competitive advantages. However, the speed and scale of new manufacturing technologies are modifying an organization’s strategies and manufacturing capabilities to address new market requirements, competition, and new entrants. Advances in robotics are poised to change the global business landscape and to support organizations in improving upon their operations strategies. Industrial robots usually help improve product quality and provide better work conditions to limit the use of resources, resulting in cost savings. One of the main trends in robotics is that of human-robot collaboration (HRC), which influences operations strategies and which can have a disruptive effect on business models and market structures. The aim of this paper is to explore and understand the relationship between the competitive priorities (quality, cost, flexibility, and delivery) of classical operations and the competitive advantage of adopting HRC for a Brazilian automotive parts supplier. The results indicate that the hybrid cell (U-shaped manufacturing cell) fully adheres to cost and dependability priorities and partially adheres to quality and flexibility priorities.
  • Avaliação da comunicação OPC UA em uma implementação de célula autônoma de manufatura avançada Thematic Section: Digital Transformation, Intelligent Manufacturing And Supply Chain Management 4.0

    Maia, Rodrigo Filev; Bálsamo, Ângelo Jorge; Lopes, Guilherme Alberto Wachs; Massote, Alexandre Augusto; Lima, Fábio

    Resumo em Português:

    Resumo: O recente desenvolvimento de conceitos de manufatura avançada traz novos desafios para os países em desenvolvimento, a fim de preparar sua força de trabalho e indústrias para os mercados locais e globais. Para explorar e disseminar os conceitos de manufatura avançada, projetou-se e avaliou-se a primeira célula de manufatura avançada autônoma desenvolvida no Brasil a partir da parceria entre empresas globais e locais e a academia. Este trabalho tem como objetivo descrever a célula de manufatura avançada, os equipamentos que compõem a infraestrutura, a topologia de rede e os equipamentos que poderiam lidar com a heterogeneidade de equipamentos e protocolos. Além disso, o comportamento da estrutura de comunicação do OPC UA (e protocolos relacionados) como o elemento de integração entre os equipamentos que compõe a célula é avaliado. Os resultados indicaram que a estrutura de comunicação do OPC UA promove uma baixa sobrecarga de tráfego, bem como pode ser usada para transportar dados dos protocolos tradicionais em seus campos sem restrições que possam prejudicar a produção. O artigo também discute como ocorreu a troca de dados entre os equipamentos utilizados na produção e os sistemas de controle através do protocolo estudado. Os protocolos da estrutura de comunicação OPC UA apresentaram uma estrutura de mensagens e características de transporte de dados que satisfazem as necessidades de integração entre equipamentos de diversos fabricantes que compunham a célula autônoma de manufatura avançada. Este documento também apresenta alguns desafios fundamentais para integrar todos os equipamentos não abordados pelo modelo de referência OPC UA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The recent development of advanced manufacturing concepts brings new challenges for developing countries in order to prepare their workforce and industries for local and global markets. To explore and disseminate advanced manufacturing concepts, the first autonomous advanced manufacturing cell developed in Brazil as a result of a partnership between global and local companies and academia was designed and evaluated. This paper aims to describe the advanced manufacturing cell, the equipment composing the infrastructure, and the network topology and equipment that could deal with the heterogeneity of equipment and protocol. Moreover, the behavior of the Open Platform Communications Unified Architecture (OPC UA) communication framework (and related protocols) as the integration element between the equipment composing the cell was evaluated. The results indicated that the OPC UA communication framework promotes a low traffic overhead and can also be used to carry data from the traditional protocols in their fields without restrictions that could hinder production. The paper also discusses how the exchange of data occurred between the equipment used in the production and the control systems via the protocol studied. The OPC UA communication framework protocols presented a messaging structure and data transport characteristics that satisfy the integration needs between equipment of several manufacturers that composed an autonomous cell of advanced manufacturing. This paper also presents some key challenges to integrating all equipment not addressed by the OPC UA reference model.
  • Silvicultura 4.0: Um framework para a cadeia de suprimentos florestal no contexto da Indústria 4.0 Thematic Section: Digital Transformation, Intelligent Manufacturing And Supply Chain Management 4.0

    Feng, Yan; Audy, Jean-François

    Resumo em Português:

    Resumo: A indústria florestal desempenha um papel importante na economia global e tem influências significativas em nossas vidas e no meio ambiente em que vivemos. O rápido avanço das tecnologias digitais e as transformações industriais em direção à Indústria 4.0 também tem afetado a indústria florestal, principalmente os processos relacionados às compras florestais. A silvicultura 4.0 tem sido alvo de iniciativas de pesquisa nos últimos anos. No entanto, as publicações concentraram-se amplamente nas tecnologias digitais. Este artigo tem como objetivo apresentar um framework para fornecer uma visão holística da Silvicultura 4.0 a partir de uma perspectiva da cadeia de suprimentos florestal. O framework consiste em quatro componentes principais, incluindo as tecnologias digitais pertinentes a cada uma das atividades de negócios da cadeia de suprimentos; a infraestrutura da rede; a inteligência do sistema de próxima geração; e o ecossistema digital da cadeia de suprimentos florestais colaborativa. Esses componentes são essenciais para que a transformação da indústria florestal, na direção de uma verdadeira interconexão entre todos os atores da cadeia de suprimentos. Alguns benefícios econômicos, ambientais e sociais esperados do Silvicultura 4.0 são discutidos, bem como os impactos e desafios potenciais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Forest industry plays an important role in global economy and has significant influences in our lives and the environment that we live in. With the rapid advancement of digital technologies and industrial transformations towards Industry 4.0, similar trend has been found in the forest industry and especially on its forest procurement side. Forestry 4.0 has been proposed as research initiatives in recent years. However, publications have largely focused on the digital technologies. This article is aimed at presenting a framework to provide a holistic view of Forestry 4.0 from a forest supply chain perspective. The framework consists of four major components including the digital technologies pertinent to each of the supply chain business activities; the network infrastructure; the next generation system intelligence; and the collaborative forest supply chain digital ecosystem. These components are essential for the forest industry transformation to become truly interconnected among its supply chain actors. Some economic, environmental, and social expected benefits of Forestry 4.0 are discussed as well as potential impacts and challenges.
  • Erratum Erratum

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