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Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2005
  • EDITORIAL Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Emissões otoacústicas e sistema olivococlear medial: pacientes com zumbido sem perda auditiva Artigos De Pesquisa

    Mor, Rita; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    TEMA: zumbido. OBJETIVO: comparar os resultados das emissões otoacústicas transitório por estímulo (EOAT) e do funcionamento do sistema olivococlear medial, em indivíduos com sensibilidade auditiva normal, com e sem zumbido. MÉTODO: a casuística deste estudo foi composta por 60 sujeitos, com limiares tonais e medidas da imitância acústica dentro dos padrões da normalidade distribuídos em dois grupos: grupo um formado por 30 sujeitos com zumbido e grupo dois por 30 sujeitos sem zumbido, pareados por gênero e idade. Os dois grupos foram submetidos ao teste das EOAT com e sem ruído branco contralateral a 60dB NPS. Em 19 sujeitos que apresentavam zumbido unilateral comparou-se os resultados das EOAT e supressão em relação à variável lado, considerando-se o lado do zumbido. RESULTADOS: na comparação entre os grupos com e sem zumbido não houve diferença estatisticamente significante quanto à ocorrência das EOAT, à amplitude de resposta, e à ocorrência do efeito de supressão. Não se observou diferença estatisticamente significante entre as orelhas direita (OD) e esquerda (OE) no grupo com zumbido. Nos 19 sujeitos com zumbido unilateral, observou-se maior amplitude de resposta e maior ocorrência de supressão à direita e maior ocorrência de zumbido e menor ocorrência de supressão à esquerda. CONCLUSÃO: não houve diferença estatisticamente significante tanto na ocorrência e amplitude de respostas das EOAT quanto no funcionamento do sistema olivococlear medial entre os sujeitos, com sensibilidade auditiva normal, com e sem zumbido. Nos sujeitos que apresentaram zumbido unilateral, observou-se que a amplitude geral das EOAT foi maior na orelha sem zumbido e que o sistema olivococlear medial foi menos eficiente na orelha com zumbido de forma estatisticamente significante.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: tinnitus. AIM: to compare the results of otoacoustic emissions for transitory stimulus (TEOAE) and the functioning of the olivocochlear medial system, in individuals with normal hearing sensibility, with and without tinnitus. METHOD: participants of this study were 60 subjects, with tonal thresholds and acoustic imitance measurements within normal standards, distributed in two groups: group one - 30 subjects with tinnitus and group two - 30 subjects without tinnitus, paired up by gender and age. Both groups were submitted to the TEOAE test, with and without the presence of white contralateral white noise at 60dB NPS. For the 19 subjects who presented unilateral tinnitus, TEOAE and suppression results were compared regarding the variables of side, taking in consideration the presence of tinnitus. RESULTS: in the group comparison, with and without tinnitus, there was no significant statistical difference for the incidence of TEOAE, response levels, and incidence of the suppression effect. Significant statistical difference was not observed between the right and left ears in the group with tinnitus. For the 19 subjects with unilateral tinnitus, a higher amplitude of the responses and a higher suppression incidence were observed for the right ear, as well as a higher incidence of tinnitus and a lower incidence of suppression for the left ear. CONCLUSION: there was no significant statistical difference for both TEOAE incidence and response levels, as well as for the functioning of the olivocochlear medial system between the subjects, with normal hearing sensibility, with and without tinnitus. For the subjects who presented unilateral tinnitus, the overall TEOAE reponse levels was significantly higher in the ear with no tinnitus and the olivocochlear medial system was significantly less efficient in the ear with tinnitus.
  • Aspectos etiológicos da mordida aberta anterior e suas implicações nas funções orofaciais Artigos De Pesquisa

    Maciel, Cristina Tostes Vieira; Leite, Isabel Cristina Gonçalves

    Resumo em Português:

    TEMA: a mordida aberta é uma anomalia complexa e de difícil tratamento. Comumente são vistos resultados insatisfatórios e a recidiva de tratamento na clínica ortodôntica. OBJETIVO: associar disfunções orofaciais e hábitos orais deletérios à mordida aberta anterior, reunindo evidências que colaborem para o melhor entendimento da etiologia e do desenvolvimento da mordida aberta anterior e sua potencial associação a alterações miofuncionais na amostra estudada. MÉTODO: estudo exploratório, derivando medidas de associação entre as condições clínicas, hábitos de sucção e alterações miofuncionais de 130 escolares. Estudo realizado em duas etapas, sendo a primeira a devolução de um questionário remetido ao responsável sobre hábitos bucais e a segunda caracterizada pelo exame clínico odontológico e fonoaudiológico dos menores autorizados. RESULTADOS: na amostra, o padrão de má-oclusão mais prevalente foi a mordida aberta anterior, que se associou com o padrão de crescimento vertical da face (risco relativo 3,12; intervalo de confiança 1,20 - 9,90) e com a classe II de Angle (p-valor = 0,01). Associação entre a mordida aberta anterior e interposição lingual (RR 2,44; IC 1,13 - 5,27). O mesmo não foi verificado para as deficiências na fonoarticulação (RR = 0,80; IC 0,20 - 2,30). CONCLUSÃO: há uma correlação etiológica da mordida aberta anterior com hábitos orais deletérios e algumas alterações das funções orofaciais. Foi identificada associação entre o histórico de hábitos parafuncionais e a ocorrência de interposição lingual em deglutição e a deficiência fonoarticulatória. É notória a necessidade da interação entre ortodontistas e fonoaudiólogos no atendimento integral do paciente portador de mordida aberta. Ressalta-se o papel reabilitador da terapia fonoaudiológica, através da terapia miofuncional oral, enfatizando o posicionamento da língua durante a deglutição, a fala e quando em posição habitual.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: open bite is a complex anomaly that has a difficult treatment. Frequently, unsatisfactory results and relapse of orthodontic treatment are observed. AIM: to associate orofacial malfunction and deleterious oral habits to anterior open bite. To congregate evidences for the better understanding of the etiology and of the development of anterior open bite and its potential association to myofunctional disorders. METHOD: an exploratory study, to obtain relative risk measurements associating clinical characteristics, sucking habits and myofunctional alterations in 130 scholars. This study was developed in two stages: the first was based on a questionnaire about the child's oral habits which was answered by the parents, and the second involved odontologic and speech-language evaluations. RESULTS: in this sample, the most prevalent occlusion disorder was anterior open bite, which was associated to vertical facial growth (relative risk (RR) 3.12; confidence internal (CI) 1.20 - 9.90) and to Angle's Class II malocclusion (p-value = 0.01). An association was also observed for anterior open bite and lingual interference (RR 2.44; CI 1.13-5.27). The same was not observed for speech disorders (RR 0.80; CI 0.20-2.30). CONCLUSION: a correlation exists between the etiology of anterior open bite, deleterious oral habits, and a few orofacial malfunctions. An association between the history of deleterious habits and the occurrence of lingual interposition during swallowing, as well as with speech disorders was identified. These findings emphasize the necessary interaction between orthodontists and speech-language pathologist during the treatment of patients. The rehabilitation role of speech-language therapy stands out, through the oral myofunctional therapy, emphasizing the positioning of the tongue during swallowing, speech and when in habitual position.
  • Tinnitus handicap inventory: adaptação cultural para o Português brasileiro Artigos De Pesquisa

    Ferreira, Paula Érika Alves; Cunha, Fabiana; Onishi, Ektor Tsuneo; Branco-Barreiro, Fátima Cristina Alves; Ganança, Fernando Freitas

    Resumo em Português:

    TEMA: o zumbido pode provocar muitos prejuízos na qualidade de vida dos pacientes. A avaliação de quanto a qualidade de vida é prejudicada pelo zumbido pode ser útil para o melhor conhecimento do paciente em relação às limitações impostas por este sintoma, a programação terapêutica e a verificação da eficácia terapêutica, quando aplicado antes e após o tratamento. OBJETIVO: adaptar culturalmente o Tinnitus Handicap Inventory (THI) para aplicação na população brasileira e avaliar a sua reprodutibilidade. MÉTODO: a adaptação cultural do THI (Newman et al., 1996) seguiu as etapas indicadas por Guillemin et al. (1993), que incluem a tradução do idioma Inglês para o Português, adaptação lingüística e revisão das equivalências gramatical e idiomática. Realizou-se, também, a avaliação das reprodutibilidades inter e intra-pesquisadores deste questionário. Participaram 30 pacientes com zumbido, dos sexos feminino 19 (63,3%) ou masculino 11 (36,7%), com idade entre 39 e 79 anos (média 56,8 anos), encaminhados a partir de ambulatório específico em otoneurologia. RESULTADOS: o THI foi adaptado para ser aplicado na população brasileira, denominado THI Brasileiro. Não houve diferença estatisticamente significante quanto à reprodutibilidade inter-pesquisadores nos resultados obtidos à aplicação da versão brasileira deste questionário, bem como da reprodutibilidade intra-pesquisadores. Verificou-se prejuízo da qualidade de vida em relação aos aspectos emocionais, funcionais e/ou catastróficos em todos os pacientes avaliados. CONCLUSÃO: o THI foi traduzido e adaptado culturalmente para ser aplicado na população brasileira, mostrando-se um instrumento confiável para verificação do prejuízo causado pelo zumbido na qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: tinnitus can cause damage to the life quality of patients. The assessment of to what extent a patient's quality of life has been affected by tinnitus can be useful to understand the limitations imposed by this symptom. Also it can be useful for therapeutic programming and for the verification of therapy effectiveness (pre and post treatment evaluation). AIM: to culturally adapt the Tinnitus Handicap Inventory (THI), to use it with the Brazilian population and to evaluate its reproducibility. METHOD: the cultural adaptation of the THI (Newman et al., 1996) followed the steps indicated by Guillemin et al., (1993), which include the translation from English to Portuguese, linguistic adaptation and revision of the grammatical and idiomatic equivalences. Assessment of inter and intra-researcher reproducibility of results was also made. Participants of this study were thirty patients (19 females, 63,3% and 11 males, 36,7%) with tinnitus from an otoneurology specialized ambulatory, with ages between 39 and 79 years. RESULTS: the THI was adapted in order to be used with the Brazilian population and was named Brazilian Tinnitus Handicap Inventory. There was no statistically significant difference regarding inter and intra-researcher reproducibility of the results when using the Brazilian version of the questionnaire. A decline in the quality of life regarding emotional, functional and/or catastrophic aspects was observed for all of the assessed patients. CONCLUSION: the THI was translated and culturally adapted in order to be used with the Brazilian population, demonstrating to be a reliable instrument to verify the damage caused by tinnitus in the quality of life of individuals.
  • Maturação do processamento auditivo em crianças com e sem dificuldades escolares Artigos De Pesquisa

    Neves, Ivone Ferreira; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    TEMA: maturação do processamento auditivo em escolares com e sem dificuldades escolares. OBJETIVO: verificar a melhora de resposta com o aumento da idade em habilidades do Processamento Auditivo em crianças com idades de oito, nove e dez anos, com e sem dificuldades escolares, e realizar estudo comparativo. MÉTODO: foram avaliadas 89 crianças sem queixas de dificuldades escolares (Grupo I) e 60 com queixas de dificuldades escolares (Grupo II). Os testes do processamento auditivo aplicados foram o Pediatric Speech Inteligibility (PSI), o Fala com Ruído, o Dicótico Não Verbal (DNV) e o Sttagered Spondaic Word (SSW). RESULTADOS: no Grupo I, foi verificado melhor desempenho na resposta entre as idades de oito e dez anos para todos os testes, mas com diferenças estatisticamente significantes apenas para os testes PSI e SSW. Para o Grupo II, também foi verificado melhor desempenho na resposta com o aumento da idade, com diferenças estatisticamente significantes, para todos os testes. No estudo comparativo entre o Grupo I e o Grupo II, para o desempenho em cada teste e para cada faixa etária, verificou-se melhor desempenho no grupo de crianças sem dificuldades escolares, nas três faixas etárias, nos testes PSI, DNV e SSW. CONCLUSÃO: neste estudo, verificou-se a melhora de resposta com o aumento da idade, estatisticamente significante, no desempenho de habilidades do processamento auditivo para as faixas etárias entre oito e dez anos, tanto em crianças sem dificuldades escolares como nas com queixa de dificuldades escolares. No estudo comparativo, verificou-se que as crianças do grupo com dificuldades escolares apresentaram pior desempenho em todos testes aplicados e para as três faixas etárias, sugerindo atraso na maturação das habilidades do processamento auditivo neste grupo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: auditory processing maturation in school children with and without learning difficulties. AIM: to verify response improvement with the increase in age of the auditory processing skills in school children with ages ranging from eight to ten years, with and without learning difficulties and to perform a comparative study. METHOD: eighty-nine children without learning complaints (Group I) and 60 children with learning difficulties (Group II) were assessed. The used auditory processing tests were: Pediatric Speech Intelligibility (PSI), Speech in Noise, Dichotic Non-Verbal (DNV) and Staggered Spondaic Word (SSW). RESULTS: a better performance was observed for Group I between the ages of eight and ten in all of the used tests. However, the observed differences were statistically significant only for PSI and SSW. For Group II, a better performance was also observed with the increase in age, with statistically significant differences for all of the used tests. Comparing the results between Groups I and II, a better performance was verified for children with no learning difficulties, in the three age groups, in PSI, DNV and SSW. CONCLUSION: a statistically significant improvement was verified in the responses of the auditory processing with the increase in age, for the ages between eight and ten years, in children with and without learning difficulties. In the comparative study, it was verified that children with learning difficulties presented a lower performance in all of the used tests in the three age groups. This suggests, for this group, a delay in the maturation of the auditory processing skills.
  • Impacto da voz na qualidade de vida de professore(a)s do ensino fundamental Artigos De Pesquisa

    Grillo, Maria Helena Marotti Martelletti; Penteado, Regina Zanella

    Resumo em Português:

    TEMA: relação voz e qualidade de vida. OBJETIVO: avaliar o impacto da voz na qualidade de vida de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas. MÉTODO: aplicação do questionário protocolo de Qualidade de Vida e Voz (QVV) em 120 professores. A análise engloba o cálculo do Domínio Global (questões de 1 a 10), a análise descritiva das questões e o cálculo dos coeficientes de correlação de Spearman entre o Domínio Global, a questão "como avalia a sua voz", a idade, o tempo de magistério e a carga horária de trabalho. RESULTADOS: a média do Domínio Global é 84,2 a maioria (49,2%) avaliou a voz como boa, apesar de enfrentarem dificuldades ao falar, especialmente quando se trata de falar forte em ambientes ruidosos e do ar acabar rápido e precisar respirar muitas vezes enquanto fala (questões 1 e 2, respectivamente). A questão isolada apresentou correlação linear significativa com todas as questões do QVV, ao passo que idade e carga horária não apresentaram correlação significativa com nenhuma das questões. Tempo de magistério apresentou correlação com as questões 2 e 5, relacionadas a problemas como falta de ar e depressão, respectivamente. O impacto da voz na qualidade de vida evidencia-se, portanto, no uso da voz em forte intensidade, na incoordenação pneumofônica, no trabalho e nos sentimentos negativos, diretamente relacionados às necessidades vocais da categoria. CONCLUSÃO: o impacto da voz sobre a qualidade de vida e trabalho é ainda pouco percebido pelos professores, que têm necessidades vocais que demandam ações de promoção da saúde que levem em conta a relação entre voz e qualidade de vida do professor.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: relationship between voice and quality of life. AIM: to assess the impact of voice on the quality of life of elementary public school teachers. METHOD: application of the Voice-related quality of life questionnaire (VRQOL) with 120 teachers. The analysis involves: calculation of the Global Score (questions 1 to 10); descriptive analysis of the questions; calculation of Spearman's correlation coefficient between the Global Score, the question "how do you evaluate your voice?", age, teaching career (period of time) and teaching schedule. RESULTS: the average Global Score of the VRQOL was 84.2. Most of the teachers (49.2%) considered their voice as good, although they face difficulties when speaking, especially when having to speak louder in noisy environments. They also run out of breath quickly, having to breathe constantly while speaking (questions 1 and 2, respectively). The isolated question presented a significant linear correlation with all the other questions of the VRQOL, whereas age and teaching schedule did not present a significant correlation with any of the questions. Teaching career presented correlation with questions 2 and 5, regarding lack of breath and depression respectively. Based on the results, the impact of voice on the quality of life becomes evident when considering the use of voice at high intensities, coordination between breathing and speaking in the work environment and in the negative feelings, which are directly related to the vocal needs of these professionals. CONCLUSION: the impact of voice in the quality of life and work is still fairly noticed by teachers who demonstrate to have vocal needs. These vocal needs require health promotion actions which take into consideration the relationship between voice and the quality of life of teachers.
  • Utilização e compreensão de preposições por crianças com distúrbio específico de linguagem Artigos De Pesquisa

    Puglisi, Marina Leite; Befi-Lopes, Debora Maria; Takiuchi, Noemi

    Resumo em Português:

    TEMA: habilidade de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) em produzir e compreender palavras de classe fechada. OBJETIVO: tendo em vista a crescente busca pela caracterização do desempenho lingüístico desta população em diversas línguas, e os achados da literatura internacional que indicam a dificuldade destas crianças em utilizar as palavras de classe fechada, o objetivo deste estudo foi analisar a performance de crianças com DEL em provas de produção e compreensão de preposições. Também foi intuito deste trabalho comparar o desempenho destas crianças com o de crianças com desenvolvimento típico de linguagem quanto ao índice de acertos gerais e ao tipo de erros freqüentemente cometidos por ambos os grupos. MÉTODO: foi elaborado um teste objetivo a fim de analisar a produção e a compreensão de quatro tipos de preposições que estabelecem as seguintes relações semânticas: com (relação de companhia); de (relação de meio); na ou no (relação de lugar/posição); e para (relação de destino). Este teste foi aplicado a 19 crianças com DEL e a 29 crianças com desenvolvimento típico de linguagem grupo controle (GC), com idade inferior em um ano. RESULTADOS: as crianças com DEL apresentaram resultados equiparáveis, embora atrasados, aos do GC na prova de compreensão de preposições. Na tarefa de produção de preposições, entretanto, as crianças com DEL demonstraram um desempenho quantitativa e qualitativamente inferior ao do GC, caracterizado, principalmente, pela omissão das preposições. CONCLUSÃO: os resultados confirmam as dificuldades relacionadas ao domínio das preposições pelas crianças com DEL, e evidenciam o maior prejuízo expressivo nesta patologia.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the ability of children with Specific Language Impairment (SLI) to use and comprehend closed-class words. AIM: acknowledging the increasing search for the characterization of linguistic performance of this population in different languages, as well as the findings of international literature that stress the difficulty of these children in using closed-class grammatical morphemes, the aim of this study was to analyze the performance of children with SLI in tests of production and comprehension of prepositions. The purpose of this research was also to compare the performance of these children to that of their typical language developing peers, in terms of the overall index of correct answers and the most frequent types of errors in both groups. METHOD: an objective test was developed in order to analyze production and comprehension of four types of prepositions that are used to establish the following semantic relations: with (company relation); by (way relation); in, on or at (place/position relations); and to (destination relation). This test was carried out with 19 SLI children and 29 typically developing children (CG - control group), one year younger than the research group. RESULTS: SLI children presented the same pattern of results, although delayed, of children in the CG in the comprehension test. In the task involving production, however, the performance of SLI children was quantitatively and qualitatively inferior to their typical developing controls. This performance was mainly characterized by the omission of prepositions. CONCLUSION: the findings corroborate the view that grammatical words constitute a challenge for SLI children, since they presented many errors that suggest difficulties in the domain of prepositions. The results also emphasized, for the SLI group, deficits in the expressive language.
  • Sistema estomatognático e postura corporal na criança com alterações sensório-motoras Artigos De Pesquisa

    Val, Daniela Cristina do; Limongi, Suelly Cecília Olivan; Flabiano, Fabíola Custódio; Silva, Ketley Cristine Linhares da

    Resumo em Português:

    TEMA: a literatura aponta a postura corporal como um aspecto importante no tratamento de crianças com alterações sensório-motoras. No caso do paralítico cerebral, os reflexos apresentam-se mais intensos do que as reações de retificação e de equilíbrio, inibindo-as, provocando assim um atraso ou impedimento do controle cervical, de tronco e de quadril, que se reflete no Sistema Estomatognático; OBJETIVO: verificar a relação entre a postura corporal e a adequação do Sistema Estomatognático nessa população, quanto à postura e funcionalidade e sua efetividade no processo terapêutico fonoaudiológico; MÉTODO: foram realizadas avaliação inicial, intervenção fonoaudiológica e reavaliação em dezessete crianças com alterações sensório-motoras, com idades entre um ano e seis anos e três meses. A intervenção terapêutica foi realizada durante dez meses, com sessões semanais individuais, sempre com a presença do cuidador. Todas as sessões foram transcritas em protocolo específico e a avaliação e a reavaliação foram gravadas em videoteipe; RESULTADOS: observamos melhora estatisticamente significante dos aspectos do sistema estomatognático em 100% das crianças, tanto nas estruturas isoladamente, quanto em conjunto. O mesmo foi observado com relação às funções; CONCLUSÃO: a adequação da postura corporal das crianças estudadas favoreceu de forma significativa o desenvolvimento e adequação do sistema estomatognático quanto à postura e a funcionalidade.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: literature points that body posture is an important aspect in the treatment of children with sensorimotor deficits. Considering individuals with cerebral palsy, reflexes are often more intense than reactions of rectification and equilibrium, causing, therefore, a delay or obstacle in cervical, torso and hip control. This delay has as a consequence an impact on the Stomatognathic System. AIM: to verify the relation between body posture and the Stomatognathic System in this population, regarding posture and function, and its effectiveness in the process of speech-language intervention. METHOD: 17 children with sensorimotor deficits, aged between 1 and 6:3 years, were submitted to an initial assessment, followed by speech-language intervention and re-assessment. Speech-language intervention occurred for a period of 10 months, with weekly individual sessions, always in the presence of the caretaker. All sessions were transcribed in a specific protocol and the assessment and re-assessment sessions were videotaped. RESULTS: a statistically significant improvement of stomatognathic system in 100% of the children was observed, not only of the isolated structures, but also of the whole system. The same was observed for the assessed functions. CONCLUSION: the improvement of body posture of the studied children favored significantly the development and improvement of the stomatognathic system regarding the aspects of posture and function.
  • Identificação de sentenças sintéticas (SSI) e reflexo acústico contralateral Artigos De Pesquisa

    Anastasio, Adriana Ribeiro Tavares; Momensohn-Santos, Teresa Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: estudo da relação do reflexo acústico contralateral na habilidade auditiva de fechamento auditivo. OBJETIVO: analisar a identificação do sinal de fala em presença de sons competitivos em sujeitos com ausência do reflexo acústico contralateral. MÉTODO: aplicação do teste de identificação de sentenças sintéticas (SSI) nas condições mensagem competitiva contralateral (SSI-MCC), na relação sinal-ruído de 0 e -40dB e mensagem competitiva ipsilateral (SSI-ICM), na relação sinal-ruído de 0, -10, -15 e -20dB, em 43 adultos-jovens (grupo A = 21 sujeitos com presença do reflexo acústico contralateral em todas as freqüências pesquisadas e grupo B = 22 sujeitos com ausência do reflexo na freqüência de 500Hz, em todas as freqüências pesquisadas ou ainda em algumas das freqüências pesquisadas, mas que incluísse 500Hz), de ambos os sexos sem queixas auditivas, otológicas ou de aprendizagem. RESULTADOS: o limiar do reflexo acústico esteve acima de 100dB NA em 59% dos indivíduos do grupo B e em 14% dos indivíduos do grupo A, todos os indivíduos apresentaram desempenho de acordo com o padrão de normalidade sugerido pela literatura especializada para o teste SSI, o desempenho do grupo B no teste SSI-ICM foi inferior ao grupo A em todas as relações sinal-ruído utilizadas, embora a diferença não tenha sido estatisticamente significante, o grupo B que apresentou limiar do reflexo acústico superior a 100dB NA ou ausência do reflexo acústico também foi o que apresentou pior desempenho no teste SSI. CONCLUSÃO: a ausência do reflexo acústico contralateral parece interferir na identificação do sinal de fala na presença de ruídos competitivos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the study of the relationship of the contralateral acoustic reflex with the auditory skill of closure. AIM: to analyze the identification of a speech signal in the presence of competitive sounds in subjects with absence of contralateral acoustic reflex. METHOD: application of the synthetic sentence identification (SSI) test under the conditions of competitive contralateral message (SSI-CCM), with the signal-to-noise ratio of 0 and -40dB, and ipsilateral competitive message (SSI-ICM), with the signal-to-noise ratio of 0, -10, -15 and -20dB, in 43 young adults (group A = 21 subjects with contralateral acoustic reflex present in all of the investigated frequencies, and group B = 22 subjects with contralateral reflex absent at the frequency of 500Hz, or in all of the investigated frequencies, or still in some of the investigated frequencies necessarily including 500Hz), of both gender, with no hearing, otologic or learning disabilities. RESULTS: the acoustic reflex threshold was above 100dB NA in 59% of the individuals in group B and in 14% of the individuals in group A. All subjects performed according to the normal pattern suggested in the specialized literature for the SSI test. The performance of group B in the SSI-ICM test was inferior to that of group A for all the signal-to-noise ratios used, although the difference was not statistically significant. Group B, which presented an acoustic reflex threshold higher than 100dB NA or the absence of the acoustic reflex, was also the group that presented the worse performance in the SSI test. CONCLUSION: the absence of the contralateral acoustic reflex seems to interfere in the identification of the speech signal in the presence of competitive noises.
  • Mordida aberta anterior: uma fórmula para o diagnóstico diferencial Artigos De Pesquisa

    Alimere, Heloísa Canesin; Thomazinho, Adílson; Felício, Cláudia Maria de

    Resumo em Português:

    TEMA: diferenciar a mordida aberta anterior dental da mordida aberta anterior esquelética é necessário para que se estabeleça as metas e as condutas de tratamento ortodôntico e fonoaudiológico, tendo em vista que estas má oclusões têm etiologia e características morfofisiológicas distintas. OBJETIVO: estabelecer uma fórmula para o diagnóstico diferencial entre mordida aberta anterior dental e mordida aberta anterior esquelética, baseado na análise cefalométrica composta pelos ângulos que medem a inclinação do plano mandibular (NS.GoGn), a direção do crescimento mandibular no sentido vertical e ântero-posterior (NSGn), e a direção de crescimento mandibular e a posição vertical do mento (Eixo Facial). MÉTODO: 78 radiografias em norma lateral, de sujeitos com idade variando de 6 a 13 anos, foram analisadas e divididas em dois grupos - mordida aberta anterior dental e mordida aberta anterior esquelética. Resultado: Houve diferença significante entre os grupos quanto aos valores das medidas angulares, sendo que no grupo mordida aberta anterior esquelética as medidas dos ângulos NS.GoGn e NSGn foram maiores e do ângulo Eixo Facial menores em comparação ao grupo mordida aberta anterior dental. O ajuste dos dados à função linear resultou numa fórmula que permite definir o tipo de mordida aberta anterior a partir das referidas medidas angulares, com apenas 3,5% de margem de erro. CONCLUSÃO: foi possível estabelecer uma fórmula para o diagnóstico diferencial da mordida aberta anterior dental e mordida aberta anterior esquelética, o qual pode ser realizado com alto grau de confiança, a partir das medidas angulares NS.GoGn, NSGn e Eixo Facial. A fórmula estabelecida para o diagnóstico diferencial possui aplicabilidade em pesquisas e na clínica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the differentiation between dental and skeletal anterior open bite, both with distinct etiologies and characteristics, is necessary to establish adequate orthodontic and speech-language treatment procedures. AIM: to establish a formula for the differential diagnosis of dental anterior open bite and skeletal anterior open bite based on a cephalometric analysis of the angles that measure the mandibular plane inclination (NS.GoGn), the vertical and anteroposterior mandibular growth (NSGn), and the Facial Axis angle. METHOD: 78 lateral radiographies, of individuals with ages varying from 6 to 13 years, were analyzed and divided into two groups: dental anterior open bite and skeletal anterior open bite. RESULTS: there was a significant difference between the groups regarding the measurements of the angles: for the group with skeletal anterior open bite the NS.GoGn and the NSGn angles were bigger and the Facial Axis angle was smaller when compared to the group with dental anterior open bite. The adjustment to the linear function resulted in a formula that determines the type of anterior open bite with only 3.5% of error. Conclusions: it was possible to establish a high precision formula for the differential diagnosis between dental and skeletal open bite, based on the angle measurements of NS.GoGn NSGn and Facial Axes. The presented formula for the differential diagnosis has research and clinical applicability.
  • Remoção de hábitos e terapia miofuncional: restabelecimento da deglutição e repouso lingual Artigos De Pesquisa

    Degan, Viviane Veroni; Puppin-Rontani, Regina Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: hábitos prolongados de sucção de chupeta e mamadeira podem provocar distúrbios miofuncionais como o padrão incorreto de deglutição e repouso lingual. OBJETIVO: estudar os efeitos da associação da Terapia Miofuncional (TMF) e da remoção de hábitos (REM) de sucção na reabilitação da deglutição e repouso lingual. MÉTODO: dois grupos composto por dez crianças de quatro anos a quatro anos e oito meses de idade que inicialmente apresentavam hábitos de sucção de chupeta e mamadeira foram estudados. O grupo denominado REM foi submetido à REM pelo Método de Esclarecimento modificado, enquanto que o grupo denominado TMF também teve os hábitos de sucção removidos pelo mesmo método e foi associada a TMF. Foram realizados exames pré-tratamento, 60 e 180 dias pós-procedimentos. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos de Mann-Whitney e Wilcoxon p < 0,05. RESULTADOS: os resultados evidenciaram que o grupo submetido à REM e TMF apresentou adequação dos padrões de deglutição aos 60 dias e 180 dias e correto posicionamento de língua em repouso aos 180 dias, enquanto que o grupo submetido apenas à REM demonstrou adequação do padrão de deglutição apenas aos 180 dias e não apresentou melhora significativa do correto padrão de posicionamento de língua em repouso durante os períodos de avaliação. CONCLUSÃO: a TMF associada à REM de sucção de chupeta e mamadeira produziu melhor e mais rápida adequação do padrão de deglutição e de posicionamento lingual em repouso do que apenas a REM de sucção.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the prolonged habit of pacifier sucking and the prolonged use of feeding bottle may cause myofunctional disorder, such as incorrect swallowing pattern and inadequate tongue rest position. AIM: to study the effect of myofunctional therapy (MFT) associated with the removal of the habit of pacifier sucking and the use of feeding bottle (REM) on the rehabilitation of swallowing and tongue rest position. METHOD: two groups with ten children, ages ranging from four to four years and eight months, who initially presented a pacifier sucking habit and used the feeding bottle were studied. Children on REM group underwent the process of sucking habits removal using the Modified- Counselling Method, whereas children on MFT group underwent the same procedure associated to myofunctional therapy. Pre-treatment assessments were made, as well as 60 and 180 days post-treatment assessments. Data were analyzed using the statistical tests of Mann-Whitney and Wilcoxon (p < 0.05). RESULTS: results indicate that children in the MFT group presented adequate swallowing patterns after 60 and 80 days, and presented adequate tongue rest position after 180 days. Children on the REM group, however, presented adequate swallowing pattern only after 180 days and did not present a significant improvement on the tongue rest position during the assessments. CONCLUSION: myofunctional therapy associated to the removal of sucking habits presented a better and faster improvement of the swallowing pattern and of the tongue rest position.
  • Habilidades de memória de trabalho e o grau de severidade do desvio fonológico Artigos De Pesquisa

    Linassi, Lisiane Zorzella; Keske-Soares, Marcia; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    TEMA: memória de trabalho. Objetivo: verificar o desempenho das habilidades de memória de trabalho e sua relação com o grau de severidade do desvio fonológico. MÉTODO: foram avaliadas 45 crianças com desvio fonológico evolutivo (DFE), com idades entre 5:0 a 7:11, sendo que 17 eram do sexo feminino e 18 do masculino. Todos os sujeitos foram avaliados utilizando-se a Avaliação Fonológica da Criança proposta por Yavas et al. (1991). O grau de severidade do desvio estabelecido por Shriberg e Kwiatkowski (1982), foi determinado pelo cálculo do Percentual de Consoantes Corretas (PCC), o qual foi utilizado para classificar o desvio fonológico em severo, moderado-severo, médio-moderado e médio. A seguir, foi aplicado o subteste 5 do ITPA (Bogossian e Santos, 1977) e o teste de repetição de palavras sem significado (Kessler, 1997). RESULTADOS: verificou-se ao aplicar o teste estatístico Kruskal Wallis e o teste de Duncan, que o desempenho na repetição de palavras sem significado no grau moderado-severo e no grau severo foi inferior ao desempenho no desvio médio-moderado e médio, mas o desempenho na repetição de seqüência de dígitos não apresentou relação positiva com o grau de severidade do desvio. CONCLUSÃO: o desempenho da memória fonológica apresenta relação positiva com o grau de severidade do desvio fonológico. Isso permite aceitar a idéia, de que a memória fonológica está relacionada com a produção da fala. Com relação ao executivo central, os resultados permitem concluir, que o desempenho na repetição de seqüência de dígitos, que vem sendo utilizado para avaliar o executivo central, não teve relação com o grau de severidade do desvio. Pode-se justificar estes resultados, pelo fato de o executivo central estar mais relacionado com a aquisição do vocabulário e ser responsável pelo processamento e armazenamento de informações.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: working memory. AIM: to verify the performance of working memory abilities and their relation with the severity of phonological disorders. METHOD: 45 children, with ages between 5.0 and 7.11 years, with evolutional phonological disorders (EFD), 17 female and 18 male, were evaluated. All subjects were assessed using the Child Phonological Evaluation proposed by Yavas et al. (1991). The severity of the disorder was determined by the Percentage of Correct Consonants (PCC) proposed by Shriberg and Kwiatkowski (1982), classifying the phonological disorder as severe, moderate-severe, average-moderate and average. After that, subtest 5 of the Psycholinguistic Abilities Test (ITPA - Bogossian & Santos, 1977) and the non-word repetition test (Kessler, 1997) were applied. RESULTS: after analyzing the data according the statistical tests of Kruskal Wallis and Duncan, it was verified that the performance of moderate-severe and severe individuals in the non-word repetition test was inferior to that of average-moderate and average individuals. However, performance results in the digit repetition test did not present a positive correlation with severity. CONCLUSION: the performance of phonological memory has a relation with the severity of phonological disorders. This allows us to accept the idea that the phonologic memory is related to speech production. Regarding the central executor, the results indicate that the performance in digit repetition, used to assess the central executor, did not present a correlation with the severity of the disorder. This can be justified by the fact that the central executor is more directly related to vocabulary acquisition and is responsible for processing and storing information.
  • Caracterização das manifestações lingüísticas de uma família com Síndrome Perisylviana Artigos De Relato De Caso

    Oliveira, Ecila Paula dos Mesquita de; Guerreiro, Marilisa Mantovani; Guimarães, Catarina Abraão; Brandão-Almeida, Iara Lêda; Montenegro, Maria Augusta; Cendes, Fernando; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    TEMA: por Síndrome Perisylviana entende-se toda e qualquer manifestação clínica decorrente de lesão ou malformação que comprometa a região da fissura de Sylvius, sendo a polimicrogiria a alteração estrutural mais encontrada. A referida síndrome pode ser familiar, sendo que o espectro clínico pode variar desde manifestações leves de distúrbio de linguagem, até quadros extensos que cursam com proeminentes sinais pseudobulbares e epilepsia refratária. Estudos já correlacionaram a polimicrogiria perisylviana com a ocorrência do Distúrbio Específico de Linguagem. OBJETIVO: o objetivo desse trabalho foi descrever as alterações de linguagem em quatro membros de uma família com Síndrome Perisylviana, e relacioná-las a exames de neuroimagem. MÉTODO: os sujeitos foram submetidos a exames de ressonância magnética, à avaliação psicológica, por meio das Escalas Wechsler de Inteligência e à avaliação fonoaudiológica específica de linguagem. Para avaliação do vocabulário, fonologia, sintaxe, pragmática, leitura e escrita foram utilizados testes como: as Figuras temáticas do Yavas, o ABFW - Teste de Linguagem Infantil, o Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT), além de outros protocolos específicos. RESULTADOS: os exames de ressonância magnética evidenciaram polimicrogiria perisylviana de localização e extensão variáveis em todos os sujeitos. A avaliação fonoaudiológica também demonstrou alterações de linguagem oral e escrita significativas em todos os sujeitos. CONCLUSÃO: os nossos dados mostraram que distúrbios de linguagem podem co-ocorrer com alterações de leitura em membros da mesma família. A constatação de alterações corticais evidencia a presença de distúrbios específicos da linguagem no espectro da síndrome perisylviana. Outro aspecto importante evidenciado nesse estudo é a semelhança do perfil de linguagem entre os irmãos e a mãe, sugerindo que seja possível a existência de uma variedade de manifestações lingüísticas dentro do espectro da referida síndrome, podendo ser a polimicrogiria perisylviana um dos substratos neurobiológicos destes distúrbios.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: perisylvian syndrome refers to a variety of clinical manifestations associated to lesions in the perisylvian or opercular regions. Polymicrogyria is the most common structural malformation found. The syndrome may be inherited and the clinical spectrum includes subtle language disturbances on one end and more severe characteristics such as prominent pseudobulbar signs and refractory epilepsy on the other end. Other studies have already associated perisylvian polymicrogyria with developmental language disorders or specific language impairment. AIM: to describe the language deficits of four members of a family with Perisylvian Syndrome, and to correlate these deficits to neuroimaging data METHOD: the patients underwent neuroimaging investigation, psychological assessment using the Weschler Intelligence Scales, and specific speech-language evaluation. The following tests were used for the assessment of vocabulary, phonology, syntax, pragmatics, reading and writing: Thematical Pictures of Yavas, ABFW - Child Language Test, Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT), and other specific protocols. RESULTS: magnetic resonance imaging revealed perisylvian polymicrogyria in all of the subjects, with varied locations and extensions. Speech-language assessment indicated significant oral and written language deficits in all of the subjects. CONCLUSION: the obtained data indicate that language impairment can co-exist with reading deficits in members of the same family. Neuroimaging findings reveal cortical alterations that are associated to specific language impairments within the spectrum of the Perisylvian Syndrome. Another important aspect evidenced by this study is the similarities in the language profiles of siblings and mother, suggesting that a variety of linguistic manifestations exist within the spectrum of the syndrome. Perisylvian polymicrogyria can be one of the neurobiological malformations involved in the manifestation of these deficits.
  • Efeitos ototóxicos da exposição ao monóxido de carbono: uma revisão Artigo De Revisão De Literatura

    Lacerda, Adriana; Leroux, Tony; Morata, Thais

    Resumo em Português:

    TEMA: efeitos ototóxicos da exposição ao monóxido de carbono: uma Revisão. OBJETIVO: analisar a literatura sobre audição e o monóxido de carbono (CO). MÉTODO: descrever as propriedades físicas, a absorção, a distribuição e o metabolismo do CO, bem como a sua origem, sua produção, suas fontes e os seus limites internacionais de exposição ocupacional. Foram discutidos vários estudos sobre os efeitos do CO no sistema auditivo animal e humano. Finalmente, foram identificados os principais setores onde podemos encontrar a exposição combinada ruído e CO e descrevermos os mecanismos básicos de ação do CO que poderão potencializar a perda auditiva induzida por ruído. CONCLUSÃO: a revisão de literatura indicou que: 1. A poluição atmosférica, o fumo passivo, a exposição ocupacional, e o tabagismo ativo, são exemplos de fontes de exposição ao CO. 2. A ação tóxica principal do CO resulta em anoxia provocada pela conversão da oxihemoglobina em carboxihemoglobina. 3. Os estudos animais sobre a exposição combinada ao ruído e ao CO foram realizados em sua grande maioria com ratos e o conjunto destes estudos demonstraram os efeitos da exposição aguda e simultanêa ao CO e ao ruído. 4. Os estudos relatando a nocividade da exposição ao CO sobre o sistema auditivo humano foram realizados, na grande maioria, seguidos de uma exposição aguda ao CO. A exposição ao ruído não foi relatada ou controlada como um fator relacionado com os problemas auditivos observados. A evidência existente até o momento indica a necessidade do desenvolvimento de pesquisas sobre os efeitos auditivos da exposição a CO, com e sem exposição ao ruído.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: ototoxic effects of carbon monoxide exposure: a review. AIM: to analyze the literature on hearing and Carbon Monoxide (CO). Methods: to describe the physical properties, the absorption, distribution and metabolism of CO, as well as its origin, production, sources and the international standards for occupational exposure. Several studies about the effects of CO exposure to the auditory system of humans and experimental animals were discussed. The main economic sectors where the combined exposure to noise and CO takes place were identified. A description of the basic CO toxic mechanisms that are able to raise occupational noise-induced hearing loss was given. CONCLUSION: the review of the literature indicated the following: 1. Examples of CO exposure sources include air pollution, smoking and second-hand smoking, and occupational exposures. 2. CO's main toxic mechanism can lead to hypoxia due to the conversion of oxyhemoglobin to carboxyhemoglobin. 3. Rats have been the most used experimental animals in CO auditory effects studies, this group of studies has demonstrated the combined effects of acute exposure to CO and noise. 4. Studies about the negative effects of CO exposure over the human auditory system were mainly carried out after acute exposures to CO. These studies did not control or report exposure to noise as a contributor to the observed hearing deficits. Currently the available evidence indicates the need for further research on the effects of CO exposure to the auditory system, alone or in combination with noise.
  • Experiência e relato pessoal sobre pesquisa de cooperação internacional - Brasil, Bulgária e Turquia - que avalia as atitudes em relação à gagueira Artigo De Opinião

    St. Louis, Kenneth O.; Andrade, Claudia Regina Furquim de; Georgieva, Dobrinka; Troudt, Filiz Oruç

    Resumo em Português:

    TEMA: as pessoas gagas são freqüentemente consideradas como sendo tímidas, nervosas, introvertidas e assustadas. Muitos gagos são submetidos a situações constrangedoras em decorrência da ridicularização ou da discriminação e preconceito ilegal. OBJETIVO: até o momento não existe nenhum instrumento, largamente aceito e padronizado, para medir as atitudes públicas sobre a gagueira. Em 1999 foi iniciado o Projeto de Atitudes em Relação à Gagueira (IPATS) que foi uma iniciativa para desenvolver um instrumento de avaliação de opinião, que foi chamado de Pesquisa de Opinião Pública dos Atributos Humanos (POSHA). MÉTODO: a experiência aqui apresentada compara os resultados obtidos em três países - Brazil, a Bulgária e a Turquia, como representantes da América do Sul, da Europa e do Oriente Médio. Os participantes foram agrupados segundo seu país e língua de origem. Todos os questionários foram respondidos na língua de origem do participante. RESULTADOS E CONCLUSÃO: esse estudo piloto sugere que algumas diferenças de atitudes entre os participantes podem ser explicadas pela influência da interação entre a nacionalidade, cultura, etnia, religião e língua materna. A contribuição específica de cada um desses componentes não pode ser determinada. A continuidade do projeto envolverá a análise comparativa entre os resultados dos países de língua materna não inglesa e os de língua materna inglesa.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: people typically regard stutterers as shy, nervous, introverted, and fearful, a so-called "stuttering stereotype". Many stutterers are also subjected to teasing and bullying or to illegal discrimination. AIM: currently, there are no widely-accepted, standardized instruments used to measure public attitudes toward stuttering around the world. Accordingly, an International Project on Attitudes Toward Stuttering (IPATS) initiative was launched in 1999 to develop such an instrument, named the Public Opinion Survey of Human Attributes (POSHA). METHOD: this study compares selected results from three groups of adults from countries in South America (Brazil), Eastern Europe (Bulgaria), and the Middle East (Turkey). Respondents were pooled into three groups according to place-of-residence variable by country and a survey language variable. All of the respondents completed the questionnaire in the primary language of their countries. RESULTS AND CONCLUSION: this pilot study suggests that some attitude differences among respondents may be explained by an interaction of national, cultural, ethnic, religious, or language differences, although the relative contribution of each component cannot be determined. In a subsequent tier of survey analyses, ratings by these respondents will be compared with the ratings of respondents from other countries completing the survey in English.
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