Acessibilidade / Reportar erro
Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2006
  • EDITORIAL Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Estudo comparativo entre nível de desconforto e reflexo acústico em trabalhadores Artigos De Pesquisa

    Bezerra, Francisca Magnólia Diógenes Holanda; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    TEMA: estudo comparativo do nível do desconforto e do limiar do reflexo acústico em trabalhadores. OBJETIVO: observar o comportamento auditivo por meio da avaliação da atividade da contração do músculo estapédio e do nível de desconforto em pessoas expostas e não expostas a ruído ocupacional, com intuito de identificar alguma influencia do ruído no comportamento da contração do músculo estapédio e na sensibilidade auditiva. MÉTODO: o estudo foi desenvolvido no Serviço Social da Indústria - SESI Ceará. Foram selecionados 103 adultos com audição normal, de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 45 anos distribuídos em três grupos: G1 com 41 adultos expostos a ruído que utilizavam EPIA, G2 com 32 adultos expostos a ruído que não utilizavam EPIA e G3 composto por 30 adultos não expostos. Os indivíduos foram submetidos à avaliação audiológica, tendo sido analisado o LRA e ND nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz, 3000Hz, 4000Hz e WN. A análise estatística foi realizada por meio dos testes de Mann Whitney, Wilcoxon e Kruskal com nível de significância em 5%. RESULTADOS: não houve diferença estatística significante entre os LRA obtidos nos três grupos, com valores médios de 93 a 103dBNA; o LRA foi significantemente menor que o ND, tendo valores médios para ND variando de 111 a 119dBNA no G1, de 113 a 120dBNA no G2 e 106 a 114dBNA no G3; o ND é maior nos indivíduos do grupo G1 seguidos pelos grupos G2 e G3. CONCLUSÕES: o ruído não determina alterações no comportamento do LRA; o ND é aumentado pela exposição ao ruído ocupacional; o ND é maior que o LRA de 10 a 25dB.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: comparative study between the level of discomfort and the acoustic reflex in workers. AIM: to observe the hearing behavior, through the assessment of the contraction activity of thestapedius muscle and the level of discomfort, of individuals who are and are not exposed to occupationalnoise, with the aim of identifying the influence of noise in the behavior of the contraction of thestapedius muscle and in the sensibility of hearing. METHOD: this study was developed at the ServiçoSocial da Indústria - SESI - Ce. A hundred and three adults with normal hearing, male and female, withages varying from 18 to 45 years were divided in three groups: G1 with 41 adults exposed to noise andwho used AIPE; G2 with 32 adults exposed to noise and who did not use AIPE; G3 with 30 adults whowere not exposed to noise. Participants were submitted to audiologic evaluation, including the analysisof the acoustic reflex level (ARL) and discomfort level (DL) at the frequencies of 500 HZ, 1000Hz,2000Hz, 3000Hz, 4000Hz and WN. For the statistical analysis the tests of Mann Whitney, Wilcoxonand Kruskal, with significance levels of 5%, were used. RESULTS: no statistically significant differencewas identified for the ARL between the three groups, with mean values ranging from 93 to 103dBHL;the ARL was significantly smaller than the DL, with the mean values of DL varying from 111 to 119dBHL for G1, from 113 to 120dBHL for G2 and from 106 to 114dBHL for G3; the DL is higher inindividuals of G1 followed by individuals of G2 and G3. CONCLUSION: the exposure to noise does notdetermine changes in the behavior of the ARL; the DL rises with the exposure to occupational noise;the DL is higher than the ARL in 10 to 25dB.
  • Teste de nomeação de Boston: desempenho de uma população de São Paulo Artigos De Pesquisa

    Mansur, Letícia Lessa; Radanovic, Márcia; Araújo, Gisele de Carvalho; Taquemori, Laís Yassue; Greco, Lílian Lavine

    Resumo em Português:

    TEMA: O teste de nomeação Boston é amplamente utilizado para avaliação de alterações de nomeação. Os escores usados no Brasil têm sido os mesmos da versão americana. No caso de indivíduos pouco escolarizados com lesões cerebrais, situação freqüente em nosso país, corre-se o risco de considerar déficit o que na realidade é desconhecimento e privação cultural. OBJETIVO: avaliar a influência da idade e escolaridade na habilidade de nomeação de amostra de indivíduos normais, da cidade de São Paulo, em uma tarefa de confrontação visual. MÉTODO: 133 voluntários normais, com idades entre 28 e 70 anos. RESULTADOS: os escores em nomeação espontânea foram [média (DP)]: [39,4 (9,8)]; por idade: 28 - 50 anos [39,5 (10,5)], 51 - 70 [39,1 (9,1)]; por escolaridade: 1 - 4 anos [33,7 (9,6)], 5 - 8 anos [36,6 (7,9)], 9 ou mais [47,4 (6)]. A comparação de desempenho entre os dois grupos de idade, não revelou diferenças significantes. Já o nível educacional mais alto determinou melhor performance tanto para a nomeação espontânea quanto para as facilitações. Pistas do estímulo precisaram ser ativadas para que o sujeito recordasse o nome correto, especialmente no grupo com menor escolaridade. Pistas fonêmicas beneficiaram os indivíduos com mais de oito anos de instrução formal. A nota de corte sugerida para uso no Brasil, foi calculada pela análise da curva ROC e baseada na comparação entre sujeitos normais e afásicos. CONCLUSÃO: A escolaridade foi a variável que mais influenciou o desempenho. Embora o grau de dificuldade de alguns itens possa em certa medida, diferir na língua inglesa e portuguesa, a aplicação da versão traduzida do TNB sem adaptações, para a população brasileira, é possível, desde que o nível educacional seja levado em conta na interpretação dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: The Boston Naming Test is frequently used to evaluate naming deficits. The scores usedin Brazil have been the same as those used in the American version. In the case of individuals with poorschooling associated to cerebral lesions, a frequent situation in our country, one runs the risk ofconsidering a poor performance as a deficit, what in fact is a consequence of lack of knowledge andcultural deprivation. AIM: to evaluate the influence of age and schooling in the naming ability ofnormal individuals, from São Paulo city, in a visual confrontation task. METHOD: 133 normal volunteers,aged between 28 and 70 years. RESULTS: the scores obtained in spontaneous naming were [mean (SD)]:[39.4 (9.8)]; per age group: 28 - 50 years [39.5 (10.5)], 51 - 70 years [39.1 (9.1)]; per schooling: 1 -4 years [33.7 (9.6)], 5 - 8 years [36.6 (7.9)], 9 or more [47.4 (6)]. The comparison between theperformances of the two age groups did not reveal any significant differences. Higher educational leveldetermined a better performance both in spontaneous and facilitated naming. Cues of stimuli werenecessary for the individuals to access the correct name, especially for the group with lower educationallevel. Phonemic cues, on the other hand, benefited individuals with more than eight years of formaleducation. The suggested cut-off score for the test to be use in Brazil was calculated by the ROC curveanalysis and based on the comparison between normal and aphasic individuals. CONCLUSION: schoolingwas the variable that had the greatest influence on performance. Although the level of difficulty of afew items may, to some extent, differ between English and Portuguese, the translated version of theBNT can be used without any adaptations for the Brazilian population, provided that the level ofeducation is taken in consideration when interpreting the results.
  • Próteses auditivas: avaliações objetivas e subjetivas em usuários de amplificação linear e não-linear Artigos De Pesquisa

    Costa, Letícia Pimenta; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    TEMA: os indivíduos com perda auditiva neurossensorial se beneficiam muito com o uso da amplificação não-linear, uma vez que a compressão tenta restabelecer a sensação de intensidade normal. No entanto, a literatura ainda é controversa em relação aos benefícios para o reconhecimento de fala em usuários de próteses auditivas lineares e não-lineares. OBJETIVO: comparar o desempenho de usuários de próteses auditivas lineares e não-lineares por meio de avaliações objetivas e subjetivas, verificando o circuito que mais favorece uma melhor adaptação auditiva e reconhecimento de fala no silêncio e no ruído. MÉTODO: 21 usuários de próteses auditivas bilateral há pelo menos três meses, com idades compreendidas entre 12 e 64 anos, e perdas auditivas de grau leve a moderadamente severo, foram estudados conforme o tipo de sua amplificação, formando dois grupos: grupo linear, composto por 10 usuários de próteses auditivas lineares; e grupo não-linear, composto por 11 usuários de próteses auditivas não-lineares. Foram realizados os testes de reconhecimento de fala no silêncio e no ruído, e aplicado o questionário Internacional de Avaliação das Próteses Auditivas. RESULTADOS: não foram observadas diferenças estatisticamente significantes nos testes de reconhecimento de fala no silêncio e no ruído, nem no questionário aplicados, quando comparamos os grupos de usuários de próteses auditivas lineares e não-lineares. CONCLUSÃO: pode-se concluir que não há diferença entre o desempenho dos usuários de próteses auditivas lineares e não-lineares nas avaliações objetivas (testes de fala) e subjetivas (questionário) aplicadas, que indique uma melhor adaptação auditiva ou favoreça o reconhecimento de fala tanto no silêncio quanto no ruído.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: sensorineural hearing impaired individuals benefit themselves with the use of nonlinearamplification, once the compression tries to reestablish the sensation of normal loudness. However,the literature is still controversial in relation to the benefits for speech recognition in users of linearand nonlinear hearing aids. AIM: for this reason, the purpose of this study was to compare theperformance of linear and nonlinear hearing aid users through objective and subjective evaluations,verifying the best circuit for hearing adaptation and speech recognition in silence and in noise. METHOD:21 bilateral hearing aid users, who had been using the hearing aid for at least 3 months, with 12 to 64years of age and with mild to moderate-severe hearing losses were studied according to the type ofamplification used, forming two groups: linear group composed by 10 linear hearing aid users; andnonlinear group, composed by 11 nonlinear hearing aid users. Speech recognition tests were applied insilence and in noise, as well as the International Outcome Inventory of Hearing Aids questionnaire. RESULTS: statistically significant differences were not observed between the groups for the speechrecognition tests, in silence and in noise, and for the questionnaire. CONCLUSION: it can be concluded thatno difference exists in the performance of linear and nonlinear hearing aids users, regarding theobjective evaluations (speech tests) and the subjective evaluations (questionnaire), that indicate abetter adaptation or a better speech recognition in silence or in noise.
  • Nível de desconforto para sensação de intensidade em indivíduos com audição normal Artigos De Pesquisa

    Knobel, Keila Alessandra Baraldi; Sanchez, Tanit Ganz

    Resumo em Português:

    TEMA: o Loudness Discomfort Level (LDL), teste muito utilizado na adaptação de próteses auditivas, teve sua indicação ampliada e passou a ser recomendado para complementar a avaliação de pacientes com zumbido e/ou com suspeita de hiperacusia. OBJETIVO: determinar valores de referência do LDL para normo-ouvintes e sua correlação com o Limiar do Reflexo Acústico (LRA). MÉTODO: o LDL foi aplicado em 64 sujeitos normo-ouvintes de 18 a 25 anos (53,1% do sexo feminino) nas freqüências de 0,5 a 8KHz e para sons da fala encadeada espontânea a viva-voz. Os tons puros pulsáteis foram apresentados por dois segundos, com intervalo de um segundo entre cada apresentação, a partir de 50dB de modo ascendente em passos de 5dB até que o sujeito referisse desconforto inicial com a sensação de intensidade. O procedimento foi realizado nas duas orelhas separadamente e repetido imediatamente (situações de teste e reteste), com alternância da orelha inicial a cada sujeito. O reflexo contralateral foi obtido em seguida. Foi considerado LRA a menor intensidade sonora capaz de provocar uma deflexão visível na agulha do imitanciômetro (maior que 0,05ml). RESULTADOS: a mediana do LDL variou de 86 a 98dBNA, sem diferenças estatisticamente significativas entre homens e mulheres (p > 0,11), entre orelhas (p > 0,36) ou entre as situações de teste e reteste (p > 0,34). Os coeficientes de determinação (r²) do modelo de regressão linear mostraram ausência de correlação entre log(LDL) e log(LRA). CONCLUSÃO: normo-ouvintes apresentam LDL de 86 a 98dBNA para todos os estímulos apresentados. Diferenças inter-sujeitos e boa reprodutibilidade sugerem que a interpretação do teste deve ser cuidadosa e aliada à anamnese e que o teste pode ser útil no acompanhamento de pacientes. Não houve correlação entre LDL e LRA.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Loudness Discomfort Level (LDL), a test used in the hearing aid fitting process, has alsobeen recommended to evaluate patients with tinnitus and/or suspect of hyperacusis. AIM: to determineLDL reference values for normal hearing individuals and to correlate the LDL to the Acoustic ReflexThreshold (ART). METHOD: LDL was investigated in 64 normal hearing subjects, with ages between 18and 25 years (53.1% female), in the frequency threshold of 0.5 to 8KHz and for speech (non-recorded,non-standardized connected discourse). Pulsate pure tones were presented for two seconds, with a one-second interval between each presentation. The initial stimulus intensity was at 50dB and was followedby ascending presentations, of 5dB each, until the subject referred initial discomfort with loudness. Thetesting procedure was performed separately in each ear, and was immediately repeated at the end of thetest (test and retest situation). The choice of the ear that would start the testing procedure wasalternated for each subject. After that contralateral acoustic reflexes ART were measured. The presenceof the ART was indicated by a minimal needle deflection (larger than 0.05ml) on the emittanceequipment. RESULTS: median varied from 86 to 98dBHL, with no statistically significant differencesbetween gender (p > 0.11), between ears (p > 0.36) and between the test-retest situation (p > 0.34). Thedetermination coefficients (r²) of the linear regression model revealed absence of correlation betweenlog(LDL) and log(ART). CONCLUSION: normal hearing individuals have LDL between 86 and 98dBHLfor all of the tested stimuli. Inter-subject differences and the good reproductivity suggest that theinterpretation of the test should be cautious and analyzed considering the patient’s history. The testcan be an useful instrument go follow-up patients. No correlation was found between LDL and ART.
  • Ocorrência de maus-tratos em crianças: formação e possibilidade de ação dos fonoaudiólogos Artigos De Pesquisa

    Noguchi, Milica Satake; Assis, Simone Gonçalves de; Malaquias, Juaci Vitória

    Resumo em Português:

    TEMA: este trabalho apresenta os resultados de um inquérito epidemiológico realizado com fonoaudiólogos da cidade do Rio de Janeiro (Brasil) acerca de sua experiência profissional com crianças e adolescentes vítimas de violência familiar. OBJETIVO: conhecer a ocorrência dos maus-tratos na clientela atendida por esses profissionais, caracterizando as vítimas quanto a faixa etária mais atingida, sexo, tipo de violência sofrida, agressor e tipo de queixa fonoaudiológica mais freqüente, além de conhecer como a violência foi identificada e qual foi a evolução dos casos. MÉTODO: foram enviados 500 questionários auto-administráveis por correio para uma amostra aleatória de fonoaudiólogos do Rio de Janeiro. Os questionários retornados foram identificados somente por números para garantir o anonimato. RESULTADOS: dos 224 fonoaudiólogos que responderam ao questionário, 54 atenderam pelo menos um caso de mau-trato, sendo a maioria composta por crianças. O principal agressor foi a mãe e o tipo de violência mais identificada foi a física. O atraso de linguagem foi a queixa fonoaudiológica mais freqüente nas vítimas de violência e a principal forma de identificação foi o relato da própria vítima ao profissional - relato verbal ou ainda, por meio de desenhos, estórias contadas, dramatizações e brincadeiras. Quanto a evolução, a maioria abandonou o tratamento fonoaudiológico impossibilitando o acompanhamento dos casos. CONCLUSÃO: dada a importância do tema para a área e a escassez de trabalhos existentes no Brasil sobre Fonoaudiologia e maus-tratos infantis, é imprescindível investir no trabalho de formação e informação deste profissional. É tarefa ainda do fonoaudiólogo, dar visibilidade a um problema tão complexo e principalmente, "dar voz" às crianças vítimas de violência, compreendendo que por trás de uma queixa fonoaudiológica pode haver um pedido de socorro.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: this work presents the results of an epidemiological survey about the professional experience of Speech-Language Pathologists and Audiologists of Rio de Janeiro (Brazil) with children and adolescents who are victims of domestic violence. AIM: to understand the occurrence of child abuse and neglect of children and adolescents treated by speech-language pathologists, characterizing the victims according to: most affected age group, gender, form of violence, aggressor, most frequent speech-language complaint, how the abuse was identified and follow-up. METHOD: 500 self-administered mail surveys were sent to a random sample of professional living in Rio de Janeiro. The survey forms were identified only by numbers to assure anonymity. RESULTS: 224 completed surveys were mailed back. 54 respondents indicated exposure to at least one incident of abuse. The majority of victims were children, the main abuser was the mother, and physical violence was the most frequent form of abuse. The main speech disorder was late language development. In most cases, the victim himself told the therapist about the abuse - through verbal expression or other means of expression such as drawings, story telling, dramatizing or playing. As the majority of the victims abandoned speech-language therapy, it was not possible to follow-up the cases. CONCLUSION: due to the importance if this issue and the limited Brazilian literature about Speech-Language and Hearing Sciences and child abuse, it is paramount to invest in the training of speech-language pathologists. It is the duty of speech-language pathologists to expose this complex problem and to give voice to children who are victims of violence, understanding that behind a speechlanguage complaint there might be a cry for help.
  • Mudanças das emissões otoacústicas por transientes na supressão contralateral em lactentes Artigos De Pesquisa

    Durante, Alessandra Spada; Carvallo, Renata Mota Mamede

    Resumo em Português:

    TEMA: tem sido sugerido que a função do sistema olivo coclear medial (SOCM) pode ser avaliada pelo efeito de supressão das emissões otoacústicas por transientes (EOAT). O ruído competitivo tem um efeito inibitório no funcionamento das células ciliadas externas reduzindo o nível das emissões otoacústicas. Apesar de não haver crescimento pós natal da cóclea, o crescimento da orelha média e o desenvolvimento do processamento auditivo continuam após o nascimento. OBJETIVO: analisar as mudanças no SOCM relacionadas à idade por meio da supressão das EOAT em lactentes saudáveis. MÉTODO: 25 lactentes a termo sem indicadores de risco auditivo foram avaliados em dois momentos: ao nascimento e no sexto mês de vida. Nas duas idades as EOAT foram captadas no modo "Quickscreen", estímulo clique não linear a 78dB peNPS, nas duas orelhas, com e sem ruído contralateral apresentado a 60dB NPS. RESULTADOS: a análise dos dados por meio da ANOVA revelou significante supressão contralateral das EOAT em ambos grupos, porém tanto os níveis das EOAT quanto a magnitude da supressão contralateral das EOAT foram menores no sexto mês de vida quando comparados com a fase neonatal (p<0,01). O efeito de supressão das EOAT no período neonatal foi 2,81dB (± 0,19dB) e no sexto mês de vida foi 1,41dB (± 0,29dB). CONCLUSÃO: a magnitude da supressão das EOAT diminuiu do nascimento ao sexto mês de idade. A associação entre a estimulação acústica contralateral e um sistema, disponível comercialmente, rápido na medida das EOAT possibilita o monitoramento não invasivo dos mecanismos eferentes auditivos e parece ser clinicamente promissor na avaliação do estado coclear e do desenvolvimento da função eferente auditiva de lactentes de risco.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: it has been suggested that the function of the medial olivocochlear system (MOCS) can be evaluated by the suppression effect of the transient evoked otoacoustic emission (TEOAE). The competitive noise has an inhibitory effect on the functioning of the outer hair-cell, reducing the level of otoacoustic emissions. Despite the fact that there is no postnatal growth of the cochlea, middle ear growth and auditory processing development continue after birth. AIM: to analyze age-related changes of MOCS using the TEOAE suppression in healthy infants. METHOD: 25 full-term infants with no risk factors for hearing loss were evaluated in two moments: at birth and at the age of six months. At both ages TEOAE were recorded in the "Quickscreen" mode, nonlinear stimulation at 78dB peSPL, for both ears, with and without contralateral noise presented at 60dB SPL. RESULTS: the data analyses, using ANOVA, revealed significant contralateral suppression of otoacoustic emissions in both groups, but the TEOAE levels and the amount of TEOAE contralateral suppression were smaller at six-month of age when compared to the neonatal period (p<0,01). The TEOAE suppression effect for neonatals was 2.81dB (± 0.19dB) and at the age of six months was 1.41dB (± 0.29dB). CONCLUSION: the amount of TEOAE suppression decreased from birth to six months of age. The association between contralateral acoustic stimulation and a commercially available rapid TEOAE measurement system enables a noninvasive monitoring of the auditory efferent mechanism and seems to be clinically feasible to evaluate cochlear status and auditory efferent function development in infants at risk.
  • Utilização do Sistema Sonar (bandinha digital) na avaliação auditiva comportamental de lactentes Artigos De Pesquisa

    Nakamura, Helenice Yemi; Lima, María Cecília Marconi Pinheiro; Gonçalves, Vanda Maria Gimenes

    Resumo em Português:

    TEMA: a tradicional utilização de instrumentos musicais, para avaliação do comportamento auditivo oferece pouca possibilidade no controle de intensidade, além da impossibilidade de limitar a freqüência teste, na prática clínica. Um novo método de avaliação infantil surge com o Sistema Sonar, que pode ser utilizado na avaliação auditiva comportamental de lactente, com a possibilidade de escolha da faixa de freqüência e intensidade em que o teste será realizado. A utilização do Sistema Sonar diferencia-se de outros métodos de avaliação comportamental, pelo uso de um instrumento com sons padronizados e limitados em faixas de freqüências, controlados pelo avaliador. Com este método, podem-se propor avaliações mais confiáveis e pesquisas com maior rigor científico, pois a qualidade do som não sofrerá interferências do examinador e alteração de suas características. OBJETIVO: utilizar o Sistema Sonar (bandinha digital) para acompanhar o desenvolvimento da função auditiva de lactentes nascidos a termo, de um a seis meses de idade. MÉTODO: Foram avaliados, mensalmente, uma média de 30 lactentes. Para avaliação, foram apresentados a gravação dos instrumentos chocalho, ganzá, coco e tambor centralizados nas freqüências de 3000, 1500, 700 e 500 Hz, respectivamente. Todos passaram na triagem das emissões otoacústicas evocadas. RESULTADOS: Na análise dos dados observa-se a presença de respostas de estatisticamente significantes nas freqüências testadas. Os resultados apresentaram diferença estatisticamente significativa, em todas as freqüências, no segundo trimestre, o que não aconteceu no primeiro trimestre. CONCLUSÃO: a utilização do Sistema Sonar (bandinha digital) é recomendada para avaliar esta faixa etária. Por se tratar de uma nova técnica de avaliação auditiva comportamental a utilização do Sonar deve se expandir com outras populações e em outros contextos sociais, e dessa maneira, possibilitar a avaliação de lactentes e de crianças pequenas de forma a facilitar o diagnóstico e a intervenção.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the use of musical instruments, in the clinical practice, for the behavioral assessment of hearing has a limited possibility to control loudness, and does not restrict the test situation to a determined frequency. A new method of testing infants is through the Sonar System. This program can be used for the behavioral hearing assessment of infants, with the possibility of choosing the frequency range and loudness in which the test will be carried out. The Sonar System is different from other behavioral assessment methods once it offers instruments with standardized sounds and is limited to certain frequency ranges; all controlled by the examiner. With this method, one can offer more precise assessments and researches with better methodological control, once the presented sound will not suffer interferences of the examiner. AIM: to use the Sonar System - digital band - to follow up the development of hearing in infants, born at term, from one to six months of age. METHOD: an average of 30 infants was monthly evaluated. For the assessment the following recordings of instruments were presented: clapper, ganzá, coco and drum. These recordings were respectively set at the frequencies of 3000, 1500, 700 and 500 Hz. All infants went through evoked otoacoustic emissions screening. RESULTS: Statistical analysis revealed significant responses in all of the tested frequencies. Results indicated statistically significant differences in all of the tested frequencies for the second trimester, but not for the first one. CONCLUSION: the use of the Sonar System (digital band) is recommended for the behavioral hearing assessment of this age group. Since this is a new technique to assess behavioral hearing, the use of the Sonar System should be expanded to other populations and in other social contexts in order to allow and facilitate the assessment, diagnosis and intervention of infants and small children.
  • Alfabetização e reabilitação dos distúrbios de leitura/escrita por metodologia fono-vísuo-articulatória Artigos De Pesquisa

    Jardini, Renata Savastano Ribeiro; Souza, Patrícia Thimóteo de

    Resumo em Português:

    TEMA: alfabetização e reabilitação dos distúrbios da leitura e escrita por metodologia fono-vísuo-articulatória (Método das Boquinhas - JARDINI, 1997). Esta metodologia de aprendizagem alia inputs neuropsicológicos, como os sons/fonemas, às letras/grafemas, às boquinhas/articulemas. OBJETIVO: alfabetizar e/ou reabilitar crianças que apresentavam distúrbios na leitura e escrita, de etiologia variada, com resultados consistentes a curto prazo, num trabalho de parceria entre fonoaudiólogo e psicopedagogo. MÉTODO: participaram deste estudo 30 crianças, com diagnósticos de dislexia, TDHA, atraso cognitivo leve, limítrofes e psicoses infantis, havendo co-morbidades entre os casos. As crianças variavam entre 7 a 10 anos de idade, todas com atrasos de pelo menos seis meses na escolaridade regular. Participaram da pesquisa as crianças, seus pais e professores, que avaliaram-nas por meio do mesmo questionário, no início do tratamento (T0), após 3 meses (T1) e após 6 meses de intervenção (T2), segundo a leitura, interpretação de textos, ditado, cópia da lousa, atenção, concentração e segurança para aprendizagem. Foram aplicados questionários de múltipla escolha, sendo qualificadas em incapaz, intermediária e capaz para a aprendizagem do quesito avaliado. A abordagem terapêutica adotada foi a aplicação do método fono-vísuo-articulatório (Método das Boquinhas - Jardini, 1997), com duas sessões semanais realizadas pela fonoaudióloga e pela psicopegagoga. Além da intervenção as crianças continuaram sua escolaridade na rede regular de ensino que freqüentavam. RESULTADOS: houve expressiva evolução em todos os itens avaliados, analisados pelos pais e pelos professores. Após os 3 primeiros meses de intervenção as crianças passaram para nível intermediário de aprendizagem e após 6 meses apresentaram-se capazes em cada item avaliado. Estes resultados não só propiciaram melhor rendimento escolar, como beneficiaram-nas em relação à auto-estima para aprendizagem, podendo melhor enfrentar suas diferenças. CONCLUSÃO: com a metodologia fono-vísuo-articulatória, após 6 meses as crianças estavam aptas à dar continuidade no processo regular de ensino, acompanhando os demais alunos de sua classe.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: alphabetization and rehabilitation of reading/writing disorders through a phonetic-visualarticulatory method (Método das Boquinhas - Jardini, 1997). This methodology combines neuropsychological inputs, such as sounds/phonemes, letters/graphemes to the visual representation of mouth position/articulemes. AIM: to alphabetize and/or rehabilitate children who presented reading/writing disorders, of varied etiologies, with consistent short-term results, in a combined intervention with a speech-language pathologists and a psycho-pedagogue. METHOD: participants of this study were 30 children, with the diagnoses of dyslexia, ADHA, mild cognitive retardation, infant psychoses and borderline behavior, some of which presented comorbidities. Children ranged between 7 and 10 years of age, all presenting at least a six-month delay in regular schooling. The children along with their parents and teachers took part in the research. Parents and teachers assessed the children through a multiple choice questionnaire at the beginning of treatment (T0), three (T1) and six months after intervention (T2), according to parameters of reading, reading comprehension, spelling, blackboard copying, attention, concentration and confidence for learning. The questionnaire qualified children as incapable, intermediate and capable for learning in each of the assessed parameter. The adopted therapeutic approach was the application of a phonetic-visual-articulatory method, with two weekly sessions with a speech-language pathologist and a psycho-pedagogue. Besides the therapeutic interventions, children continued to attend regular school. RESULTS: an expressive development was observed for all of the assessed parameters, according to parents and teachers. After the first 3 months of intervention, the performance of the children was classified at an intermediate level of learning and after 6 months they were considered as being capable for learning in each of the assessed parameters. These results not only favored a better performance at school, but also raised the children's self-esteem in terms of learning. CONCLUSION: after 6 months of intervention with the phonetic-visual-articulatory methodology children were able to continue with their learning process in a regular school, following the performance of the other members of class.
  • Internações hospitalares e cirurgias precoces, linguagem e psiquismo: estudo de dois casos Artigos De Relato De Caso

    Birkman, Malka; Cunha, Maria Claudia

    Resumo em Português:

    TEMA:influências recíprocas entre corpo, psiquismo e linguagem. OBJETIVO: este trabalho teve por objetivo estudar as possíveis relações entre internações hospitalares e cirurgias, sofridas por crianças nos seus primeiros anos de vida, e transtornos de linguagem e psíquico subseqüentes. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, de natureza descritivo/interpretativa, realizada através da análise longitudinal de dois estudos de casos clínicos de crianças pequenas, com aproximadamente três anos de idade, cujo discurso familiar apontava para queixas co-ocorrentes: cirurgias e internações hospitalares precoces (em função de desordens orgânicas) e transtornos de linguagem subseqüentes. O material clínico foi analisado numa perspectiva teórica que articula teorias fonoaudiológica e psicanalítica, a partir da prática clínico-terapêutica fonoaudiológica. RESULTADOS: em ambos os casos, os sintomas fonoaudiológicos reduziram-se progressivamente, na medida em que, os transtornos orgânicos ganharam circulação discursiva tanto no diálogo terapêutico (entre fonoaudióloga e paciente), quanto nas narrativas familiares, o que promoveu modificações/superações dos sintomas de linguagem manifestos pelos pacientes. CONCLUSÃO: o nascimento orgânico das crianças estudadas não foi concomitante ao nascimento simbólico formando-se, entre ambos, um hiato derivado da falta de compatibilidade entre o amadurecimento do esquema corporal e dos processos de subjetivação. Os efeitos simbólicos operados nos pais, em função do nascimento de um filho radicalmente diferente do desejado foi devastador, deixando-os impossibilitados de conceber os bebês simbolicamente. Passada a violência do impacto da desilusão dos pais, essas crianças permaneceram sendo lidas por eles desde a doença, o que criou transtornos em seus modos de funcionamento de linguagem e psíquico. Assim, inconscientemente, só poderiam representar os filhos desde o lugar que lhes foi originalmente destinado: o lugar da doença.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: mutual influences between body, psychism and language. AIM: the purpose of this work was to analyze the possible connections between hospital internations and surgeries, to which children were submitted at their earliest life years, as well as subsequent language and psychic adversities. METHOD: it is a qualitative/clinical research, of a descriptive/interpretative nature, carried out through the longitudinal analysis of two clinical case studies with small children of approximately three years of age, whose families had co-occurrent complaints: surgeries and premature hospital internations (as a consequence of organical diseases) and subsequent language disorders. Clinical material was analyzed under a theorical perspective, articulating psychoanalytical and speech therapy theories, based on clinical practice. RESULTS: in both cases, speech therapy symptoms decreased progressively as the organic disorders gained space during therapeutic dialogues (between speech therapist and patient), as well as in home-circle narratives. This promoted modifications/surpasses of the language symptoms presented by the patients. CONCLUSION: the organic birth of the studied children was not concomitant to their symbolic birth, thus creating a gap between them. This gap is derived from the lack of compatibility between the development of corporal scheme and subjective processes. The symbolic effects suffered by parents due to the birth of children who are radically divergent from what was expected was devastating, making it impossible for parents to conceive their babies symbolically. After the violent impact of disappointment, these children remained being interpreted by their parents. This created a disturbance in the functioning of language and in the psychism of these children. Thus, unconsciously, parents were only able to represent their children based on the place that was originally given to them: the place of disease.
  • Relação entre os aspectos sócio cognitivos e perfil funcional da comunicação em um grupo de adolescentes do espectro autístico Artigos De Relato De Caso

    Cardoso, Carla; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    TEMA: questões referentes ao desenvolvimento de linguagem e suas relações com os aspectos sociocognitivos norteiam a prática clinica no atendimento a população com diagnóstico dentro do espectro autístico. As alterações ou diferenças neste desenvolvimento podem resultar em uma maneira diferenciada de analise e orientação para essa população. A adolescência passa a ser um ponto de interrogação dentro desta analise pois, na grande maioria, as pesquisas estão destinadas à primeira infância. O profissional de Fonoaudiologia deve avaliar a relação entre as habilidades de linguagem e a competência comunicativa. As habilidades de linguagem referem-se à competência para compreender e formular os sistemas simbólicos falados ou escritos, enquanto a competência comunicativa refere-se à habilidade em fazer uso da linguagem como um instrumento efetivamente interativo com outras pessoas, em diversos contextos sociais. OBJETIVO: verificar a evolução do perfil funcional da comunicação e do desempenho sociocognitivo de adolescentes com diagnóstico psiquiátrico incluído no espectro autístico, atendidos em instituição especializada, em três situações comunicativas diversas, durante um período de 12 meses e as relações entre essas variáveis nas mesmas situações, durante o mesmo período de tempo. MÉTODO: foram acompanhados cinco adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, em três situações comunicativas. Durante um período de 12 meses foram realizados dois conjuntos de gravações, inicial e final, para cada sujeito. Cada conjunto de gravações foi realizado em três situações diferentes, com duração de 30 minutos cada: Situação I - terapia de linguagem individual; Situação II - criança em grupo com coordenador e Situação III - criança em grupo sem coordenador. RESULTADOS: existem diferenças entre os sujeitos nas três situações comunicativos, quanto ao desempenho sociocognitivo e o perfil funcional da comunicação. CONCLUSÃO: existe uma relação entre a evolução do desempenho sociocognitivo e o perfil funcional da comunicação nas três situações comunicativas, no período estudado.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: issues concerning language development and their relation with social cognitive aspects give direction to the clinical practice when assisting the population with the diagnosis within the autistic spectrum. The deficits or differences in this development can result in different ways of analyzing and counseling this population. Adolescence becomes a question mark in this analysis since, in most cases, researches address only early childhood. The speech pathologist must assess the relationship between language abilities and communicative competence. Language abilities refer to the possibilities to understand and formulate spoken or written symbolic systems, whereas the communicative competence refers to the ability to use language as an effective tool to interact with other people in several social contexts. PURPOSE: to verify the development of the functional communicative profile and of the social cognitive aspects of adolescents, who attend a specialized institution and who have a psychiatric diagnosis within the autistic spectrum in three different situations of communication during a 12 months period and to study the relation between these variables in the same situations, during the same period of time. METHOD: subjects of this study were five adolescents with ages between 12 and 17 years. Two recording sets, with a 12 month interval, were obtained for each subject. Each recording set was composed by three 30 minutes videotaped situations of different interactive contexts: Situation I - individual language therapy; Situation II - child in a group with coordinator; Situation III - child in a group without coordinator. RESULTS: differences exist between the subjects in the three studied situations regarding the social cognitive performance and the functional communicative profile. CONCLUSION: there is a relationship between the development of the social cognitive aspects and the functional communicative profile in the three situations of communication for the studied period.
  • Periódicos nacionais em fonoaudiologia: caracterização de indicador de impacto Artigo De Atualização

    Campanatti-Ostiz, Heliane; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    TEMA: valor global dos artigos científicos publicados em periódicos nacionais da Fonoaudiologia brasileira por meio do cálculo de Fator de Impacto (FI). OBJETIVO: conhecer parte da Fonoaudiologia brasileira à luz de seus periódicos científicos: caracterização de indicador de impacto - aqui, o FI. Foram analisados os sete periódicos nacionais de Fonoaudiologia (1986/2001) registrados no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e, portanto, já possuidores do International Standard Serial Number (ISSN). Para se calcular o FI dos periódicos, as listas de referências bibliográficas dos artigos publicados foram consultadas e a fórmula original de Garfield foi aplicada nos sete periódicos pesquisados. Foram consideradas para esta contagem as referências bibliográficas constantes nos artigos de pesquisa, de relato de caso, de revisão de literatura e de atualização. Foram excluídos os trabalhos descritos nos sumários dos periódicos como cartas ao editor; editorial; resumos; comentários e outros. Desta forma, foram analisadas as 9.334 referências bibliográficas dos 549 artigos analisados nos sete periódicos, excluindo-se as autocitações de autores. Pela análise dos dados, observou-se que os FIs resultantes mostraram valores praticamente nulos. CONCLUSÕES: os resultados apresentados demonstram que a Fonoaudiologia brasileira precisa desenvolver alguns aspectos em seus processos de difusão científica - as pesquisas da Fonoaudiologia brasileira estão se perdendo, sendo necessário que os editores aumentem o acesso e a visibilidade de seus periódicos e os fonoaudiólogos brasileiros citem os trabalhos de seus antecessores e parceiros nacionais. De acordo com os dados encontrados, para a Fonoaudiologia brasileira faz-se necessária a publicação de 11,9 artigos para a citação de apenas um destes artigos. Observa-se que os FIs da Fonoaudiologia brasileira, entre estes sete periódicos, aumentaram a partir do ano de 1999, sugerindo um amadurecimento desta Ciência. A continuação desta pesquisa nos anos subseqüentes a 2001 é necessária para a possível verificação do real aumento do impacto destes artigos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: global value of scientific papers published in national journals of the Brazilian Speech-language and Hearing Science analyzed through the Impact Factor (IF). PURPOSE: to analyze part of the Brazilian Speech-Language and Hearing Science through its scientific journals: characterization of the impact indicator - in this case the Impact Factor (IF). Seven national Speech-language and Hearing Science journals (1986/2001) registered in the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (Ibict) and with a given International Standard Serial Number (ISSN) were analyzed. In order to calculate the IF of the scientific journals, the lists of bibliographic references of the published papers were consulted and the original formula of Garfield was used, adapting it to the seven journals. Bibliographic references cited in the research papers, in the case studies, in the review and update articles were considered for analyses. Researches which were cited in the summaries like letters to the editors; editorial, abstracts, commentaries and others were excluded. A total of 9,334 bibliographic references of 549 papers were analyzed, excluding self-citations of authors. It was observed that the resulting IFs revealed practically null values. The obtained results demonstrate that the Brazilian Speech-language and Hearing Science needs to develop a few aspects of its editorial and scientific processes - the researches of the Brazilian Speech-language and Hearing Science are being lost, making it necessary for the editors to raise the access and visibility of their journals and for the speech-language and hearing scientists to cite the work of their antecessors and national partners. According to the obtained data, for the Brazilian Speech-language and Hearing Science, the publication of 11.9 papers is necessary for only one of these papers to be cited in another research. It is observed that the IFs of the Brazilian Speech-language and Hearing Science, among these seven journals, have risen since 1999, suggesting a development of this Science. The follow up of this research, analyzing the years subsequent to 2001, is necessary in order to verify the real raise of the impact of these articles.
  • O espectro médio de longo termo na pesquisa e na clínica fonoaudiológica Artigo De Atualização

    Master, Suely; Biase, Noemi de; Pedrosa, Vanessa; Chiari, Brasília Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: uma das maiores dificuldades que encontramos ao avaliar uma voz é julgar a sua qualidade por meio da análise perceptivo-auditiva que - ainda que soberana - envolve desde aspectos sócio-econômicos e culturais até preferências individuais. Muitos são os adjetivos usados nesta avaliação e os métodos empregados, pela subjetividade envolvida neste processo, acabam gerando discordâncias entre os ouvintes e dificuldades de assumir um consenso em torno do uso desta ou daquela terminologia. Neste contexto, o laboratório de voz e, mais especificamente, a análise acústica computadorizada, trouxe a possibilidade de orientar e complementar a conduta fonoaudiológica. Entre as várias possibilidades de análise espectrográfica, o espectro médio de longo termo (Long-Term Average Spectrum - LTAS) oferece a possibilidade de "quantificar" a qualidade de uma voz, marcando as diferenças entre gênero, idade, vozes profissionais - falada e cantada - e vozes disfônicas. O LTAS vem sendo muito utilizado em pesquisas na área de voz pois, ao evidenciar a contribuição da fonte glótica e da ressonância para a sua qualidade, fornece subsídios objetivos para a avaliação deste parâmetro que depende basicamente da nossa percepção auditiva. OBJETIVO: trazer o conhecimento sobre a aplicação do LTAS na pesquisa e na clínica fonoaudiológica, descrevendo tanto os aspectos técnicos necessários à sua execução e à interpretação dos seus resultados, bem como as limitações no seu uso. CONCLUSÃO: a área de voz tem se desenvolvido muito nestas duas últimas décadas graças ao advento do laboratório de voz e fala. Assim sendo, conhecer a aplicabilidade de mais uma ferramenta de análise, o LTAS, considerando ainda a demanda existente de estudos nesta área, certamente vai contribuir para a criação de novas linhas de pesquisa tanto em voz profissional quanto na reeducação de alterações vocais.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: one of the great difficulties in evaluating a voice is the judgment of quality through the perceptual auditive analysis - although frequently used -, as it is influenced by socioeconomic and cultural aspects as well as individual preferences. Many are the adjectives and methods used in this assessment, especially because of the subjectivity involved in the process, leading to incompatibilities between listeners and difficulties in reaching a consensus on the use of this or that terminology. In such a context, the voice laboratory and more specifically the acoustic computerized analysis, has guided and complemented speech-language treatments. Among the several possibilities of spectrographic analysis, the (Long-Term Average Spectrum - LTAS) quantifies the quality of voices, pointing differences between gender, age, professional - spoken and sang - and dysphonic voices. The LTAS has been used a lot in researches that investigate voice. As it evidences the contribution of the glottic source and of resonance to the quality of voice, it provides objective parameters for the evaluation of this aspect which usually depends on our auditive perception. AIM: to demonstrate how LTAS can be applied in voice research and in the speech-language therapy practice, describing both the technical aspects required for the production and interpretation of results, and its limitations. CONCLUSION: the area of voice research has developed a lot in these last two decades especially because of the advent of the voice and speech laboratory. For this reason, the knowledge about the applicability of more tools for voice analysis, as the LTAS, as well as the existing need for more studies in this area, will most certainly contribute for the creation of new research areas not only in the field of professional voice but also in the field of therapy.
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. Condomínio Alphaville Conde Comercial, Rua Gêmeos, 22, 06473-020 Barueri , São Paulo/SP, Tel.: (11) 4688-2220, Fax: (11) 4688-0147 - Barueri - SP - Brazil
E-mail: revista@profono.com.br