Acessibilidade / Reportar erro
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2001
  • Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker: gênero e ciência na literatura Análise

    La Rocque, Lucia de; Teixeira, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    As obras literárias têm, através dos tempos, dado voz aos medos e esperanças gerados pelas descobertas científicas e retratado as imagens e mitos em torno da própria idéia de ciência. Diversos parâmetros podem contribuir para estas representações da ciência, como a cultura e a classe social na qual estão inseridos os autores das obras em questão. Não se pode negar, também, a influência do gênero, já que, pela dominação da ciência pela esfera masculina de ação, o fato de a obra ser de autoria feminina ou masculina pode determinar uma peculiar caracterização do mundo científico. Neste artigo, através de uma análise comparativa de duas importantes obras literárias do século XIX, Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker, são colocadas em relevo questões relativas à visão de ciência e sua relação com o gênero. Enquanto Shelley, como mulher, afastada do mundo científico, descortina em Frankenstein toda sua desconfiança em relação ao mesmo, Stoker, protótipo do homem vitoriano, imprime em Drácula sua sólida confiança na ciência.

    Resumo em Inglês:

    Throughout the ages, literary works have expressed fears and expectations generated by scientific discoveries and have portrayed images and myths about science itself. Several parameters can contribute to these representations of science, including the culture and social class to which the authors of these works belong. We also cannot deny the influence of gender, as due to the fact that the male sphere of action dominates science, male or female authoring can determine a peculiar characterization of the scientific world. In the present work, through a comparative analysis of two important literary works from the 19th century, Frankenstein, by Mary Shelley, and Dracula, by Bram Stoker, the issues concerning the view of science and their relation to gender are highlighted. While Shelley, as a woman, apart from the scientific world, reveals in Frankenstein all her distrust about it, Stoker, the model of a Victorian man, expresses in Dracula his total trust in science.
  • ¿Catedrales de las ciencias o templos del saber? Los museos de ciencias naturales de Córdoba, Argentina, a fines del siglo XIX

    Tognetti, Luis

    Resumo em Espanhol:

    Los museos de Botánica, Mineralogía y Zoología de la Facultad de Ciencias Físico-Matemáticas se formaron en el marco de un fenómeno de alcance mundial, definido por ciertos autores como 'museum movement', durante un período en el cual los fundamentos de ese movimiento se encontraban en un proceso de reelaboración. En este sentido, el propósito del trabajo es analizar la etapa constitutiva de los museos de historia natural en un espacio periférico - Córdoba a fines del siglo XIX - con el fin de conocer parcialmente ese proceso de transición. La estrategia definida puso a las colecciones en el centro del análisis para saber cómo se formaron y con qué finalidad. También se abordaron otros dos aspectos de relevancia: la dotación de recursos humanos y de fondos para esas instituciones.

    Resumo em Inglês:

    The museums of Botany, Mineralogy and Zoology of the Facultad de Ciencias Físico-Matemáticas were created along with a world wide phenomenon, defined by some authors as the "museum movement," in a time the basics of this movement were being restructured. Thus, this work intends to go over the building stage of the natural history museums in a peripheral domain - Cordoba by the end of the 19th century - in order to partially understand this transition process. The strategy is to analyze the collections and find out how and why they were gathered. Two other aspects are also relevant: the human resources and the funds these institutions were granted.
  • O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense Análise

    Koifman, Lilian

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a construção do modelo a partir do qual vem se baseando o currículo das faculdades de medicina nas Américas e na maioria dos países europeus. Críticas que vêm sendo feitas a esse modelo são identificadas na reformulação curricular do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). A análise do documento de reformulação curricular da UFF, de 1992, bem como sua comparação com o currículo anterior, à luz da história do modelo biomédico, da teoria curricular e da epistemologia de Ludwik Fleck, aponta em que medida essa reformulação significa uma alternativa ao modelo biomédico de formação dos médicos, ao reducionismo do ser humano ao seu organismo biológico. O novo currículo - com um aumento de 25% da carga horária e a introdução de grande número de aulas práticas, desde o início do curso -, apesar de ainda estar centrado nos aspectos biológicos, já se volta para uma formação mais humanista e se propõe a questionar as "verdades científicas".

    Resumo em Inglês:

    This work reviews the model used as basis for the curricula of medical universities in North and South America as well as in most European countries. Some criticism about this model is identified on the curricular reformulation of the medicine course of Universidade Federal Fluminense (UFF). The review of the document about curricular reformulation of UFF, from 1992, as well as how it compares to its previous curriculum regarding the history of the biomedical model, the curricular theory, and Ludwik Fleck's epistemology, measures the relevance of this reformulation as an alternative to the biomedical model of forming doctors and to the reductionism of the human being to its biological organism. The new curriculum - with a 25% raise in credit hours and the inclusion of many new practical classes since the beginning of the course - although still focusing the biological aspects, already shows a more humanist formation and intends to question the "scientifical truths".
  • Lições da iniciação científica ou a pedagogia do laboratório Análise

    Neves, Rosa Maria Corrêa das

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da aprendizagem do iniciante em pesquisa científica. Apóia-se nos Estudos de Ciência e Tecnologia (ECT), em especial nos 'estudos de laboratório' para a compreensão da ciência como prática cultural. Centra-se no exame de um caso específico: o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A investigação é de cunho documental, somando-se ao estudo a observação em campo de estagiários deste programa em orientação, no Departamento de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A análise põe em evidência o caráter prático da aprendizagem do cientista, revelando uma pedagogia própria na ciência cujo princípio fundamental do tornar-se cientista é "estar no laboratório".

    Resumo em Inglês:

    This article is concerned with the novice scientific researcher's learning process. Drawing on Science and Technology Studies (STS), and on the so-called 'laboratory studies' in particular, it approaches science as a cultural practice and presents a case study: the Scientific Vocational Program of the Fundação Oswaldo Cruz in Rio de Janeiro. The investigation relies primarily on documentary evidence, used alongside observational data gathered during fieldwork in the Department of Pathology of the Instituto Oswaldo Cruz. The analysis highlights the practical nature of the learning process of novice scientists, a first-hand experience which requires a particular pedagogy of science.
  • Homens e mulheres: o imaginário sobre a esterilidade na América portuguesa Análise

    Del Priore, Mary

    Resumo em Português:

    Este artigo trata dos usos e costumes em torno da esterilidade no Brasil Colônia. Vivida como uma maldição que se abatia mais comumente sobre as mulheres, a esterilidade era combatida com práticas simbólicas e medicina fitoterápica, com o objetivo de "desobstruir" ou "desenfeitiçar" o berço da criação.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses old usages and beliefs about sterility in Colonial Brazil. Treated as a curse usually befallen women, sterility was struggled with symbolism and phytotherapy, aiming to "unblock" or "remove the spell" from the craddle of creation.
  • Nina Rodrigues, epidemiologista: estudo histórico de surtos de beribéri em um asilo para doentes mentais na Bahia, 1897-1904 Análise

    Jacobina, Ronaldo Ribeiro; Carvalho, Fernando Martins

    Resumo em Português:

    Relatam-se os surtos de beribéri no Asilo São João de Deus, no período 1897-1904, destacando o estudo do legista Nina Rodrigues. Objetivou-se reconstituir os passos da investigação de uma doença desconhecida; e compreender a finalidade de exclusão dos loucos numa instituição asilar. Utilizou-se metodologia da narrativa de acontecimento e procedimentos analíticos qualitativos na interpretação de testemunhos, combinados com tratamento estatístico dos dados quantificáveis. Surtos de beribéri causaram dois terços dos óbitos do asilo, em 1904. O método de pesquisa incluiu visitas domiciliares e entrevistas com moradores nas redondezas do asilo. A proporção de casos de beribéri entre os loucos era elevada e praticamente nula entre funcionários do asilo, muitos deles em contato com os doentes. Nina Rodrigues refutou a concepção miasmática declinante, que enfatizava as condições externas, a emergente concepção do contágio e levantou a etiologia carencial do beribéri. O trabalho de Nina Rodrigues é um exemplo de "raciocínio epidemiológico", com a formulação da questão, construção dos dados guiados pelas hipóteses de trabalho e obtidos com técnicas simples e eficientes.

    Resumo em Inglês:

    Beriberi outbreaks in the São João de Deus Asylum, 1897-1904, are presented, focusing on studies by legist physician Nina Rodrigues. The goals were: to trace the steps of the original investigation of an unknown disease; to understand the purpose of excluding mentally ills in an asylum institution. Methodology encompassed occurence narration and qualitative analytical procedures for the documental interpretation of voluntary and involuntary testimonies, combined with statistical treatment of measurable data. Frequent and progressive outbreaks of beriberi have caused two-thirds of the asylum deaths in 1904. The research method included domiciliary visits and interviews with dwellers in the asylum surroundings. Beriberi occurence was frequent among the insane and practically inexistent among the asylum staff, who presented close and long lasting contact with the ills. Nina Rodrigues refuted the declining miasmatic conception which emphasized external conditions, the emergent conception of contagion, and raised the hypothesis of a carential etiology for beriberi. Nina Rodrigues' study is a good historical example of "epidemiological reasoning," with question formulation, building of data bulk guided by working hypothesis, obtained by means of simple and efficient techniques.
  • ¿Rumores, miedo o epidemia? La peste de 1913 y 1914 en la costa atlántica de Colombia

    Márquez Valderrama, Jorge

    Resumo em Espanhol:

    A fines del siglo XIX, el comercio internacional y la navegación a vapor facilitaron la tercera pandemia de peste bubónica que comenzó en China en 1891 y llegó al continente americano en 1898. Este flagelo parece haber tocado las costas colombianas entre 1913 y 1915, en pleno auge de la medicina pasteriana. Las deficiencias del aparato científico-sanitario estatal colombiano, basado en la bacteriología y la epidemiología nacientes no le permitieron al Estado y al cuerpo médico responder al miedo y a los rumores de epidemia que lograron afectar negativamente el comercio. Tampoco pudieron las autoridades enfrentar el problema con medidas apropiadas para el diagnóstico, el tratamiento de pacientes, el saneamiento urbano y el aislamiento de los lugares contaminados. Estas dificultades provocaron una confrontación entre el Estado y el cuerpo médico, suscitando una discusión sobre la real existencia de la peste. Esta discusión fue zanjada por la medicina oficial norteamericana que, en su veredicto, dio preferencia a los intereses comerciales de Estados Unidos, ignorando las urgencias sanitarias de la costa atlántica colombiana.

    Resumo em Inglês:

    By the end of the 1800s , international trade and steam navigation made way for the third bubonic plague pandemy, which started in China in 1891 and reached America in 1898. This calamity apparently arrived in Colombia's coast between 1913 and 1915, during the apex of Pasteur medicine. The deficiencies of Colombian public scientific and sanitary apparat, concerning the emerging bacteriology and epidemiology, prevented the government and the medical body from reacting against the fear and rummor of epidemy, which negatively affected the trade. The authorities were also unable to fight this problem with adequate diagnosis, enferms treatment, urban sanitation, and isolation of infected places. These difficulties led to a confrontation between the government and the medical body, inciting an argument about the existence of the plague. This discussion was settled by the North American official medicine that, in its verdict, gave preference to the commercial interests of the United States, ignoring the sanitary urgencies of the Colombian Atlantic coast.
  • A literatura médica brasileira sobre a peste branca: 1870-1940 Análise

    Sheppard, Dalila de Sousa

    Resumo em Português:

    As teorias de Darwin constituem o paradigma escolhido pelos médicos do Sul dos Estados Unidos, quando se debruçaram sobre o tema de diferenças na morbidade e na mortalidade entre as raças após a abolição. Estes médicos teceram considerações sobre a crise de saúde que afetou a população descendente dos africanos naquela região. O mesmo não se deu com os médicos brasileiros ao tentarem entender e explicar a crise de saúde que afetou a população de descendência africana no seu país. Na verdade, em nenhum dos jornais médicos brasileiros, desde o final da abolição até a década de 1930, pode se encontrar um só artigo onde um médico atribuísse a morbilidade ou mortalidade de seus pacientes negros ou dos negros em geral, a qualquer fonte que usasse um paradigma racial como referência. Os psiquiatras e os médicos eugenistas foram exceção.

    Resumo em Inglês:

    The Darwinian theories compound the paradigm adopted by the physicians in Southern United States, when they turned to the subject of the differences in morbidity and mortality among the races after abolition. These physicians engaged in thoughts about the health crisis that assaulted the African-American population on that region. The Brazilian physicians, on the other hand, would not try to understand or explain the health crisis that overtook the population descended from Africans on their country. Actually, not a single Brazilian medical journal, since the end of abolition to the 1930s, published an article where a physician indicated the morbidity and mortality of his negro patients, or of negroes in general, as caused by any source related to a racial paradigm. The psychiatrists and eugenicist doctors were exceptions.
  • Aids é coisa séria! - humor e saúde: análise dos cartuns inscritos na I Bienal Internacional de Humor, 1997 Imagens

    Xavier, Caco

    Resumo em Português:

    A partir de análise baseada na semiótica de Peirce de um extenso corpus formado por cartuns sobre a Aids, discute-se a relação entre o riso e a coisa trágica. Tal análise pressupõe a conceituação do cartum como discurso gráfico e a conseqüente delimitação de seu modo de ser, centrado na necessidade do fazer-rir. O cartum sobre Aids propicia, ainda, a definição das atividades e intenções do cartunista e, de modo indireto, uma visão geral acerca do imaginário social sobre a doença. Finalmente, o estudo aprofunda a discussão sobre o riso e o humor como ferramentas de comunicação ou pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to discuss the relation between laughter and tragedy by means of an analysis based on the Peircean semiology of a comprehensive collection of cartoons about Aids. This analysis assumes the conception of cartoon as a graphic speech and its inherent delimitations, focusing on the necessity of making laugh. The cartoon about Aids also provides the definition of the cartoonist's activities and intentions and, indirectly, provides an overview of the social imaginary of the disease. At last, the study deepens on the subject of laughter and humor as communicative or pedagogical means.
  • Apontamentos para uma história da saúde: as fontes documentais do Paraná Fontes

    Roncaglio, Cynthia; Neuert, Márcia; Martins, Maria da Aparecida Borges
  • Um estranho no ninho: memórias de um ex-presidente da Fiocruz Depoimento

    Hamilton, Wanda; Azevedo, Nara
  • A ciência em ação: seguindo Bruno Latour Livros & Redes

    Teixeira, Márcia de Oliveira
  • As pessoas mais frágeis Livros & Redes

    Waizbort, Ricardo
  • A peculiar medicina dos gaúchos Livros & Redes

    Edler, Flavio Coelho
  • Ligações perigosas: as relações entre Estado e ciência no Brasil do pós-guerra Livros & Redes

    Santos, Sérgio Gil Marques dos
  • Rodolfo Teófilo e a luta contra a varíola no Ceará, 1905 Livros & Redes

    Reis, Nathacha Regazzini Bianchi
  • Documento sem título Teses

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br