Acessibilidade / Reportar erro
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Volume: 12 Suplemento, Publicado: 2005
  • Carta do Editor Carta Do Editor

    Köptcke, Luciana Sepúlveda
  • Ciências e educação em museus no final do século XIX Análise

    Lopes, Maria Margaret; Murriello, Sandra Elena

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas do século XIX, os museus de história natural estabeleceram sólidas redes de comunicação entre si, com seus diferentes públicos conformando o processo internacional caracterizado como o 'movimento dos museus'. Nesse contexto de intercâmbios apresenta-se o discurso que pronunciou William H. Flower, em 1889, sobre os papéis que cabiam aos museus de história natural. Neste trabalho analisa-se a sua influência no recém-inaugurado Museo de La Plata, Argentina, integrante desse circuito de museus que se ampliava no período.

    Resumo em Inglês:

    In the closing decades of the nineteenth century, natural history museums established solid communication networks, and their different audiences formed what became known as the 'museum movement'. It was within this context of exchange that William H. Flower made his 1889 speech on the roles natural history museums should play. The article analyzes his influence on Argentina's Museo de La Plata, a member of this then-expanding circuit of museums.
  • O contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte Análise

    Almeida, Adriana Mortara

    Resumo em Português:

    Destaca-se, neste artigo, o desenvolvimento de pesquisas que elucidem não só o perfil socioeconômico do visitante e do não-visitante de museus, mas também seus hábitos culturais, interesses gerais de lazer e percepções de arte, ciência e outros temas tratados por essas instituições. Quanto mais soubermos sobre o contexto pessoal do visitante, mais poderemos aperfeiçoar sua experiência museal, de modo a instigar sua ida e seu retorno aos museus, nos quais terá suas expectativas, seus desejos e necessidades mais amplamente respondidos. Enfatiza-se, também, a importância da cultura local para a formação do contexto pessoal e para a construção de cada experiência museal. Apresentam-se exemplos da bibliografia sobre o tema, com destaque para os trabalhos desenvolvidos no Brasil e as contribuições que pesquisas em museus de arte podem trazer para os museus de ciências.

    Resumo em Inglês:

    The article focuses on the development of research that illuminates not only the socioeconomic profiles of museum visitors and non-visitors but also their cultural habits, general entertainment interests, and their perceptions of art, science, and other topics addressed at these institutes. The more we know about a visitor's personal context, the more we can enhance his or her museum experience, thereby encouraging further museum visits during which his or her expectations, wishes, and needs will be more fully met. The article also focuses on how local culture plays an important part in shaping both personal context as well as each museum experience. Some examples are provided from the literature, above all concerning studies in Brazil and the contributions that research at art museums may have for science museums.
  • Museus e famílias: percepções e comportamentos de crianças e seus familiares em exposições para o público infantil Análise

    Studart, Denise C.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado realizada em três exposições interativas, planejadas para o público infantil e famílias. Duas delas ocorreram em museus londrinos: All Hands Gallery, no National Maritime Museum e Launch Pad, no Science Museum. "Me & My Body", foi montada no Eureka! The Museum for Children, na cidade de Halifax. A metodologia adotada e os achados obtidos são uma contribuição para o estudo de público de família em museus e serve como referência e base de comparação para estudos na área desenvolvidos em outros países. No Brasil, são ainda poucas as pesquisas realizadas em museus que tenham buscado 'conhecer' o público composto por grupos familiares que visitam essas instituições. A investigação demonstrou que tais ambientes são um importante produto cultural e educativo do museu para o público infantil e de famílias.

    Resumo em Inglês:

    The article presents findings from doctoral research conducted at three interactive exhibits for children and family audiences. Two took place at museums in London (the National Maritime Museum's All Hands Gallery and the Science Museum's Launch Pad) while the third -"Me & My Body"- was on display at Eureka! The Museum for Children, in Halifax. Both the methodology adopted and the research findings are a contribution to the study of the family audience at museums and are meant to serve as a reference and a basis for comparison in similar studies conducted in other countries. Few museum studies in Brazil have sought to 'get to know' the audience comprising family groups that visit these institutes. My research showed that for children and their families these environments are an important cultural and educational product.
  • Museus de ciências e psicologia: interatividade, experimentação e contexto Análise

    Colinvaux, Dominique

    Resumo em Português:

    Este texto se propõe a refletir sobre a noção de experiência museal, buscando compreender a perspectiva do visitante em um museu de ciência e tecnologia. Mas, diferentemente dos estudos que postulam um visitante-modelo, genérico e abstrato, o objetivo aqui é discutir a perspectiva do visitante como sujeito psicológico. Para tanto recorremos à noção de interatividade. Em um primeiro momento, focalizamos a noção de experimentação, caracterizada como interação entre sujeito e objeto. Para tanto, recorremos a dois estudos clássicos de psicologia que analisam as condutas de crianças e adolescentes. Em um segundo momento, abordamos as interações entre sujeitos e contextos pelo viés da noção de ação mediada. Concluímos que a experiência museal deve considerar, de um lado, a capacidade de agir, interrogar e experimentar do visitante; de outro, os contextos museais específicos que convidam e propõem mas também delimitam estas possibilidades de ação, interrogação e experimentação do visitante.

    Resumo em Inglês:

    The article reflects on the notion of the museum experience from the perspective of a visitor to a science and technology museum. Unlike studies that postulate a generic, abstract 'model visitor', the goal was to discuss the perspective of the visitor as a psychological being, and to this end the research relied on the notion of interactivity. Using two classic psychology studies analyzing the behavior of children and adolescents, the current study first focused on the notion of experimentation, characterized as an interaction between subject and object. It then explored interactions between subjects and contexts, approaching from the notion of mediated action. My conclusion is that a museum experience should, on the one hand, take into account the visitor's ability to act, ask, and experiment and, on the other, the specific museum contexts that invite and propose but may also limit these very chances to act, question, and experiment.
  • Método da lembrança estimulada: uma ferramenta de investigação sobre aprendizagem em museus de ciências Análise

    Falcão, Douglas; Gilbert, John

    Resumo em Português:

    O presente artigo relata uma pesquisa preliminar de desenvolvimento de uma ferramenta metodológica, voltada para as especificidades de estudos sobre aprendizagem em contextos não formais de educação. A pesquisa foi realizada em dois museus de ciências, com uso de uma versão modificada do método da lembrança estimulada (LE). Fotos digitais substituíram o uso tradicional do vídeo na última fase, na qual oito entrevistas foram conduzidas com resultados satisfatórios. As fotos digitais estimularam com eficácia e eficiência os visitantes a narrar suas experiências e expressar os significados que desenvolveram a partir de suas interações com as unidades expositivas.

    Resumo em Inglês:

    The article reports on preliminary research aimed at developing a methodological tool applicable to studies of learning in informal educational settings. The study was conducted at two science museums, using a modified version of the stimulated recall method. Digital photographs replaced the traditional video in the final phase, during which eight interviews were conducted, with satisfactory results. The digital photos efficaciously and efficiently stimulated visitors to narrate their experiences and to convey the meanings they took with them from their interactions with the exhibits.
  • Museus e o aprendizado da ciência Analysis

    Falk, John H.; Storksdieck, Martin

    Resumo em Português:

    Este artigo oferece uma visão geral das maneiras pelas quais se concebe o aprendizado da ciência associado a visitas a museus que operam como ambientes onde é possível a livre escolha do que se vai aprender. As melhores evidências indicam que se se quiser compreender o aprendizado no nível de indíviduos inseridos no mundo real, o aprendizado difere funcionalmente conforme as condições, isto é, o contexto em que ocorre. Assim, aprender em museus não é a mesma coisa que aprender em qualquer outro ambiente. O modelo contextual de aprendizado fornece meios de organizar um sem-número de detalhes que confere riqueza e autenticidade ao processo de aprendizado em museus, sem impedir uma apreensão holística de parte do vistante. O presente artigo procura demonstrar que, somente quando levamos em conta a complexidade da experiência museal, alcançamos a verdadeira compreensão do que aprendem os visitantes a respeito da ciência, e de como o fazem.

    Resumo em Inglês:

    This article provides an overview of current understandings of the science learning that occurs as a consequence of visiting a free-choice learning setting like a science museum. The best available evidence indicates that if you want to understand learning at the level of individuals within the real world, learning does functionally differ depending upon the conditions, i. e., the context, under which it occurs. Hence, learning in museums is different than learning in any other setting. The contextual model of learning provides a way to organize the myriad specifics and details that give richness and authenticity to the museum learning process while still allowing a holistic picture of visitor learning. The results of a recent research investigation are used to show how this model elucidates the complex nature of science learning from museums. This study demonstrates that learning from museums can be meaningfully analyzed and described. The article concludes by stating that only by appreciating and accounting for the full complexities of the museum experience will a useful understanding of how and what visitors learn from science museums emerge.
  • Lições sem limite: como o aprendizado por livre escolha vem transformando a educação em ciência e tecnologia Analysis

    Dierking, Lynn D.

    Resumo em Português:

    As sociedades estão se tornando nações de aprendizes vitalícios respaldados por vasta infra-estrutura organizacional. Os centros desta revolução no aprendizado não são as escolas, e sim uma rede de organizações e mídias (museus, bibliotecas, televisão, livros e cada vez mais a Internet) que sustentam a busca crescente do aprendizado por livre escolha conduzido pelas necessidades e interesses de cada pessoa. O aprendizado da ciência é parte importante desta revolução. Estão desaparecendo as fronteiras e papéis tradicionais que distinguiam os grupos de educadores e instituições de ciência. Não compreender e não abraçar estas mudanças inviabilizam nossa capacidade de promover o ensino da ciência em âmbito mundial.

    Resumo em Inglês:

    Societies are becoming nations of lifelong learners supported by a vast infrastructure of learning organizations. The centers of this learning revolution are not schools, but a network of organizations and media (museums, libraries, television, books, and increasingly the Internet) supporting the public's ever-growing demand for free-choice learning - learning guided by a person's needs and interests. Science learning is an important part of this revolution. Traditional boundaries and roles distinguishing groups of science educators and institutions are disappearing. To not understand and embrace these changes will impede our ability to enhance science learning worldwide.
  • A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência Análise

    Marandino, Martha

    Resumo em Português:

    Propõe-se uma reflexão sobre processos de socialização do conhecimento científico, com base nos conceitos de transposição didática/museográfica e recontextualização, no âmbito dos museus de ciências. Analisam-se formas de produção de conhecimento nos espaços de museus e discutem-se desafios e possibilidades do uso de conceitos indicados nas pesquisas sobre divulgação e educação nesses locais. Considerações sobre o impacto desses aspectos são esboçadas, no que contribuem para o desenvolvimento da prática pedagógica museal. Os processos de transformação do conhecimento científico com fins de ensino e divulgação não são meras simplificações, já que novos saberes são produzidos pelas relações que ocorrem no âmbito da cultura museal.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the processes by which scientific knowledge is socialized, based on the concepts of museographic/didactical transposition and recontextualization within the realm of science museums. Ways of producing knowledge in museums are analyzed, alongside a discussion of the potential challenges and possibilities involved when applying these concepts to research on dissemination and education in a museum setting. Some considerations are advanced on how these may contribute to the development of pedagogical practice in museums. The processes by which scientific knowledge is transformed for the purpose of educating and disseminating knowledge do not merely simplify ideas and concepts, since new knowledge is constructed inside the realm of museum culture.
  • Museus, ciência e educação: novos desafios Análise

    Valente, Maria Esther; Cazelli, Sibele; Alves, Fátima

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a conformação do papel social dos museus de ciência pelo fazer científico e tecnológico, pelas demandas da sociedade e pelas questões educacionais, sobretudo na negociação com seus públicos. Analisam-se a trajetória de consolidação dos museus de ciência no Brasil e as modificações dessas instituições impostas pela sociedade atual. Discute-se como a comunicação tornou-se o centro da discussão sobre cultura museal, especialmente por redimensionar o aspecto educacional segundo a concepção de práticas sociais, consideradas recursos fundamentais. Examina-se, também, a incorporação das idéias de 'risco' e 'incerteza' produzidas pela ciência a essa nova forma de pensar os museus, na qual público e processos comunicacionais são valorizados.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses how the social role of science museums is shaped by scientific and technological endeavor, society's demands, and educational issues, above all in negotiations with a museum's audiences. The text also analyzes the trajectory taken by Brazil's science museums in their process of consolidation and the changes current society has imposed on these institutes. Communication has become the center of the discussion on museum culture, particularly in that it adjusts the educational aspect according to the conception of social practices, which are deemed fundamental resources. Lastly, the article examines the incorporation of the ideas of 'risk' and 'uncertainty', produced by science, into this new way of thinking about museums, which values the public and communication processes.
  • Coleccionistas de objetos históricos, arqueológicos y de ciencias naturales en museos municipales de la provincia de Buenos Aires en la década de 1950

    Pupio, María Alejandra

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se explorarán algunos aspectos ligados al proceso de formación de las colecciones arqueológicas en el contexto de creación y expansión de los museos municipales en la provincia de Buenos Aires en la década de 1950. Las colecciones analizadas surgieron en el ámbito privado, recolectadas por coleccionistas que las cedieron para dar origen a estos museos. Al mismo tiempo que las colecciones se hacían públicas, los coleccionistas se convirtieron en sus responsables en el rol de directores de las nuevas instituciones. En el contexto de estos museos, los coleccionistas establecieron relaciones institucionales que sirvieron para elaborar estrategias comunes para el ingreso, selección y exhibición de las colecciones arqueológicas, conformando redes solidarias, como la descripta aquí, para el sur de la provincia de Buenos Aires.

    Resumo em Inglês:

    Through reference to the creation and expansion of municipal museums in the province of Buenos Aires during the 1950s, the article explores some aspects of how archeological collections are compiled. The collections under study came from private hands, having been gathered by collectors who relinquished them so these museums could be formed. At the same time that these collections became public, the collectors themselves became responsible for them in the role of directors of the new institutes. Within this context, the collectors established institutional relations that allowed them to devise common strategies concerning the receipt, selection, and exhibition of archeological collections. The result was the shaping of a network of solidarity in the southern part of Buenos Aires province.
  • La mirada que pasa: museos, educación pública y visualización de la evidencia científica

    Podgorny, Irina

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presentan algunos problemas ligados a la historia de los museos. El énfasis en las capacidades y misiones a cumplir por los museos no necesariamente habla del poder de los museos para crear hábitos o imponer significados, pueden remitir a la debilidad de los mismos y a la necesidad de apelar a dicha retórica para atraer la atención de los favores y los presupuestos gubernamentales. Por ello, quedarse en el aspecto monumental, representativo o metafórico de los museos oscurece la historia de estas instituciones y de las prácticas allí consolidadas, naturalizando la separación entre espacio de investigación y espacios para el público y dejando para el historiador el papel de profano observador de las 'catedrales de la ciencia'.

    Resumo em Inglês:

    In this examination of certain issues related to the history of museums. An emphasis on the functions and missions entrusted to museums does not necessarily reflect the power museums have to create habits or shape meanings. To the contrary, this may reflect the actual fragility of museums and their need to resort to rhetoric to attract governmental favors and funds. Therefore, concentrating on the monumental, representative, or metaphorical aspects of museums obscures the history of these institutions and of their consolidated practices, there by naturalizing the separation between research space and public space and leaving the historian to play the role of an uninitiated observer of the 'cathedrals of science'.
  • Ciência, sociedade e centros de ciência 4 Th Science Centre World Congress Dossier

    Mintz, Ann
  • O movimento dos centros de ciência na Índia: um resumo 4 Th Science Centre World Congress Dossier

    Mukhopadhyay, Ingit Kumar
  • O museu "total", uma ferramenta para a mudança social 4 Th Science Centre World Congress Dossier

    Wagensberg, Jorge
  • Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte: afinal, como nascem os museus? Museus E Ciências

    Resumo em Português:

    Responsável pela concepção do projeto do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, o museólogo francês Pierre Catel discorre sobre sua experiência profissional, iniciada na década de 1970. Discute conceitos de museus, a evolução da formação neste campo multidisciplinar. Sobre o projeto de museu a ser montado no metrô da capital de Minas Gerais, ele diz que seu objetivo é promover o encontro entre a cultura das profissões e peças de uma coleção de arte popular brasileira com cerca de um milhão de pessoas a caminho de casa ou do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Responsible for the concept behind Belo Horizonte's Museum of Arts and Trades project, the French museologist Pierre Catel talks about his professional experience, which began in the 1970s. He discusses museum concepts and the evolution and shaping of this multidisciplinary field. In regard to the museum that will be installed inside the subway of Minas Gerais' state capital, Catel says his aim is to foster an encounter between the culture of professions and pieces from a collection of popular Brazilian art, where around one million people pass by on their way to work or home.
  • Museu de Ciências Morfológicas: um lugar diferente na Universidade Federal de Minas Gerais Museus E Ciências

    Ribeiro, Maria das Graças

    Resumo em Português:

    Este trabalho mostra um novo museu de ciências, cujo trabalho junto ao público é um convite enfático ao conhecimento da estrutura e funcionamento do organismo humano, como forma de entender a vida, para preservá-la com qualidade.

    Resumo em Inglês:

    The article introduces a new science museum, one that works actively to engage its audience in learning about the structure and functioning of the human organism, so that it can understand life and thus protect its quality.
  • Três olhares de além-mar: o museu como espaço de divulgação da ciência Depoimentos

    Van Praet, Michel; Davallon, Jean; Jacobi, Daniel
  • Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus Nota De Pesquisa

    Cury, Marília Xavier

    Resumo em Português:

    Vivemos a globalização e na aldeia global. A eletrônica permite interações sociais antes só imaginadas por prenunciadores como McLuhan. Formas de interação ou uma nova tecedura social são continuamente criadas. Uma nova ótica se instala, onde os termos em que se processam as participações na globalização e transculturação são negociados entre o local e o global. Os processos culturais colocam-se como construções múltiplas - no tempo (memória) e no espaço (multilocalizadas) -, fragmentações reestruturadas e complexificadas. Os significados culturais são construídos por indivíduos e grupos mediados por complexa rede mundializada que não separa a cultura da comunicação. Face ao exposto, a comunicação museológica e a pesquisa de recepção em exposições lidam com as formas de participação dos museus na construção dos significados culturais no mundo globalizado.

    Resumo em Inglês:

    We are experiencing globalization, in a global village. Electronics enables social interactions previously only imagined by such prognosticators as McLuhan. Forms of interaction or a new social web are constantly being created. A new vision is taking root, where the terms according to which participation in the globalization and transculturation processes are negotiated between the local and the global levels. Cultural processes stand as multiple constructions - in time (memory) and in space (multi-located) - and as restructured fragmentations made more complex. Cultural meanings are constructed by individuals and groups mediated by a complex worldwide network that does not separate culture from communication. Accordingly, museological communication and reception research at exhibits address the ways in which museums take part in the construction of cultural meanings within our globalized world.
  • Os conflitos entre natureza e cultura na implementação do Ecomuseu Ilha Grande Nota De Pesquisa

    Santos, Myrian Sepúlveda dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é mostrar três desafios surgidos a partir das primeiras apresentações do projeto Ecomuseu Ilha Grande, todos eles relacionados às diferentes formas de compreensão do que sejam natureza e cultura. O primeiro diz respeito ao equilíbrio entre preservação da natureza e bem-estar dos moradores, objetivos bastante conflitantes atualmente. Em segundo lugar, há a intenção de envolver a população local da Ilha Grande nos projetos de pesquisa acadêmica e de defesa do meio ambiente. Finalmente, há a tentativa de preservar a memória de práticas de violência e de arbitrariedade ética e moral, que são ou estereotipadas ou totalmente ignoradas pela sociedade.

    Resumo em Inglês:

    The article points to three challenges that arose during initial presentations of the Ilha Grande Ecomuseum project, all of which involved different ways of understanding what constitutes 'nature' and 'culture'. The first issue had to do with balancing environmental protection with the welfare of residents, two aspirations that are quite conflicting at present. Second was the intention to involve the Ilha Grande population in academic research and environmental protection projects. Last was the endeavor to preserve the memory of practices of violence and of ethical and moral irresponsibility, which are either stereotyped or totally ignored by society.
  • Luz, arte, ciência... ação! Nota De Pesquisa

    Lopes, Thelma

    Resumo em Português:

    O principal objetivo do presente artigo é refletir sobre as principais interações entre teatro, ciência e tecnologia, ao longo da história do teatro, e discutir, a partir de nossa experiência no Ciência em Cena, espaço integrante do Museu da Vida, de que modos essas interações podem estar presentes no cotidiano de um museu de ciências. A palavra 'ciência' deve ser compreendida aqui em sentido amplo, englobando não apenas as ciências naturais, mas também as ciências humanas, assim como a palavra 'tecnologia' deve ser associada à ciência aplicada. Arte e ciência serão entendidas como processos criativos, como formas de representação do mundo e expressão do conhecimento humano.

    Resumo em Inglês:

    The article offers some reflections on the main interactions between theater, science, and technology down through the history of theater. Based on our experience at "Science in the Spotlight", part of the Casa de Oswaldo Cruz's Museum of Life, we discuss how these interactions can be part of a science museum's daily activities. We use the word 'science' in its broad sense, encompassing not only the natural but human sciences as well; likewise, we use the word 'technology' as it relates to applied science. Art and science are understood here as creative processes, as ways of representing the world and expressing human knowledge.
  • Los museos latinoamericanos de ciencia y la equidad

    Tagüeña, Julia

    Resumo em Espanhol:

    América Latina y el Caribe constituyen una región muy variada, pero culturalmente afín. Los orígenes de sus países, sus riquezas y también sus problemas son muy semejantes; inclusive se encuentran puntos claros de contacto en aspectos más fundamentales, como la visión del mundo de cada sociedad. En toda esta región existe una corriente democratizadora muy fuerte que busca sociedades más justas y educadas. La ciencia juega un papel fundamental en el desarrollo como una poderosa arma de tolerancia y equidad. Por ello debe ser divulgada al mayor número posible de latinoamericanos. Para ayudar a lograr esta meta se creó la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología para América Latina y el Caribe (Red POP), auspiciada por ORCYT-Unesco, que es una red interactiva que agrupa a centros y programas de popularización de la ciencia y la tecnología y que favorece el intercambio, la capacitación y el aprovechamiento de recursos entre sus miembros.

    Resumo em Inglês:

    Latin America and the Caribbean form a region of great variations yet marked by cultural resemblances. The origins of the region's countries, of their wealth, and also of their problems are quite similar. Indeed, there are clear points of contact in the most basic aspects, such as each society's worldview. Throughout the region there is a very strong democratizing trend that seeks more just and more educated societies. Science plays a key role in development as a powerful weapon for tolerance and equity and therefore should be disseminated among the greatest possible number of Latin Americans. Red POP the Network for the Popularization of Science and Technology in Latin America and the Caribbean - was created to help reach this goal. Under the auspices of ORCYT-UNESCO, Red POP is an interactive network of centers and programs that work to bring science and technology to the public at large. It fosters exchange, skill-acquisition, and resource use among its members. Based on the network's experience, we explore to what extent science museums favor equity in their home societies.
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br