Acessibilidade / Reportar erro
Opinião Pública, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2018
  • A relação entre protesto e deliberação: reflexões para o aprofundamento do debate Artigos

    Trindade, Thiago Aparecido

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo principal avançar na discussão teórica sobre a relação entre ações de protesto e a deliberação pública, problematizando uma abordagem recente que advoga em favor de uma conciliação analítica entre as duas práticas e entende o protesto como parte do processo deliberativo. A conclusão principal do texto é que a aproximação teórica entre protesto e deliberação é problemática por duas razões principais: i) alarga excessivamente o conceito de deliberação, retirando-lhe grande parte de seu poder explicativo; e ii) elimina a clivagem entre a política disruptiva e a política convencional. Nesse sentido, o presente artigo procura dar continuidade a um dos temas que tem conquistado cada vez mais atenção no âmbito da escola deliberacionista, questionando qual a forma mais apropriada para pensarmos a relação entre as práticas deliberativas e as ações de protesto.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article vise à faire progresser le débat théorique sur la relation entre les actions de protestation et la délibération publique, interroger directement une approche récente qui milite en faveur de la réconciliation analytique entre ces deux pratiques et comprend la protestation dans le cadre du processus de délibération. La principale conclusion de l'article est que l'approche théorique entre protestation et délibération est problématique pour deux raisons principales: i) l'extension excessive du concept de délibération en retirant une grande partie de son pouvoir explicatif et ii) l´élimination du clivage entre la politique disruptive et la politique conventionnelle. En ce sens, cet article vise à poursuivre un débat sur un sujet qui attire de plus en plus l´attention dans l´école délibérationniste, il s´interroge sur le moyen le plus approprié de penser la relation entre la protestation et la délibération.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se pretende avanzar en la discusión teórica sobre la relación entre las acciones de protesta y la deliberación pública, cuestionando un enfoque reciente que aboga a favor de una reconciliación analítica entre las dos prácticas y entiende la protesta como parte del proceso de deliberación. La conclusión principal del texto es que la reconciliación teórica entre protesta y la deliberación es problemática por dos razones principales: i) extender excesivamente el concepto de deliberación mediante la retirada de gran parte de su poder explicativo y ii) eliminar la escisión entre la política disruptiva y la política convencional. En este sentido, el presente trabajo busca dar continuidad a un tema que ha ganado creciente atención en la escuela deliberacionista, cuestionando cual es la forma más adecuada para pensar la relación entre las prácticas de deliberación y acciones de protesta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The central goal of this article is to advance the theoretical debate about the relationship between protest actions and public deliberation, problematizing a recent conception that advocates for an analytical conciliation between actions and deliberation and that understands protest as part of the deliberative process. The main conclusion is that theoretical approximation between protest and deliberation is problematic for two main reasons: i) it excessively stretches the concept of deliberation, taking away much of its explanatory power and ii) it eliminates the cleavage between disruptive politics and conventional politics. In this sense, the text seeks to give continuity to a theme that has gained increasing attention from theorists in the deliberative school, questioning what the best way is to think about the relationship between deliberative practices and protest actions.
  • Petismo e lulismo na periferia de São Paulo: uma abordagem qualitativa Artigos

    Rocha, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente artigo é analisar as percepções políticas e as escolhas eleitorais de eleitores da periferia de São Paulo que ascenderam socialmente durante os governos Lula, tendo em vista o declínio do petismo e o surgimento do lulismo. Eles teriam relacionado sua ascensão social com as políticas governamentais dos governos Lula? Seriam lulistas? Caso fossem, o que isso significaria e qual impacto teria em suas percepções acerca do Partido dos Trabalhadores? De acordo com os dados levantados a partir de uma série de entrevistas em profundidade realizadas junto a moradores do bairro da Brasilândia entre 2011 e 2013, as motivações da preferência pelo PT e/ou por Lula não foram de ordem material, mas sim de ordem simbólica, tendo em vista os benefícios recebidos pela população mais pobre que habita o Nordeste brasileiro. Contudo, a despeito de tal identificação, a adesão ao PT e ao lulismo na periferia possui fragilidades importantes.

    Resumo em Francês:

    Résumé Le but de cet article est d'analyser les perceptions politiques et les choix électoraux des résidents d'un quartier pauvre de São Paulo appelé Brasilândia basé sur une série d’entrevues réalisés entre 2011 et 2013. Ont-ils lié leur ascension sociale aux politiques publiques mises en œuvre pendant l'ère Lula? Seraient-ils des lulistas ? Dans l'affirmative, qu'est-ce que cela voudrait dire et quel impact aurait-il sur leurs perceptions concernant le Parti des Travailleurs? Selon les données recueillies, les motivations pour avoir des préférences pour le PT et/ou Lula données par les personnes interrogées n'étaient pas de nature matérielle, mais plutôt d'ordre symbolique, puisqu'elles ont démontré une forte identification avec la population pauvre qui vit dans le nord-est Brésilien. Cependant, malgré cette identification, l'adhésion au PT et au lulismo dans les quartiers pauvres de São Paulo présente d'importantes fragilités.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente artículo es, a partir de una serie de entrevistas a profundidad realizadas en el barrio de Brasilândia entre 2011 y 2013, analizar las percepciones políticas y las elecciones electorales de los habitantes de la periferia de São Paulo que ascendieron socialmente durante los gobiernos de Lula. ¿Habrían relacionado su ascenso social con las políticas gubernamentales de los gobiernos de Lula? ¿Sería lulista? Si fueran, ¿qué significaría y qué impacto tendría en sus percepciones acerca del Partido de los Trabajadores? De acuerdo con los datos levantados, las motivaciones por la preferencia por el PT y / o por Lula dadas por los entrevistados no fueron de orden material, sino de orden simbólico, teniendo en cuenta los beneficios recibidos por la población más pobre que habita el Nordeste brasileño. Sin embargo, a pesar de dicha identificación, la adhesión al PT y al lulismo en la periferia tiene fragilidades importantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to analyze the political perceptions and the electoral choices of the residents of a poor neighborhood of São Paulo called Brasilândia based on a series of in-depth interviews conducted between 2011 and 2013. Would these individuals relate their social ascent to the public policies implemented during the Lula Era? Would they be lulistas ? If so, what would this mean, and what impact would it have on their perceptions of the Workers' Party (PT)? According to the data collected, the motivations for having preferences for the PT and/or Lula were not of a material nature, but rather of a symbolic one, since interviewees demonstrated a strong identification with the poor population that lives in the Brazilian Northeast. However, in spite of such identification, adherence to the PT and to lulismo in São Paulo’s poor neighborhoods has important fragilities.
  • Do lulismo ao antipetismo? Polarização, partidarismo e voto nas eleições presidenciais brasileiras Artigos

    Borges, André; Vidigal, Robert

    Resumo em Português:

    Resumo O debate recente sobre identificação partidária e comportamento eleitoral no Brasil vem apontando para a crescente importância do posicionamento dos eleitores com respeito aos principais partidos presidenciais – PT e PSDB – na escolha dos candidatos à presidência. Neste artigo, procura-se contribuir para a literatura colocando em questionamento diagnósticos recentes com respeito à polarização do sistema partidário presidencial. De acordo com a hipótese da polarização, a competição eleitoral entre PT e PSDB levou a uma crescente divisão do eleitorado em dois blocos claramente diferenciados e polarizados. Argumentamos que esta hipótese se apoia em bases teóricas e empíricas frágeis. Não obstante a crescente importância dos sentimentos partidários na determinação do comportamento dos eleitores no pleito presidencial, os resultados das análises descritivas e modelos estatísticos multivariados com base nos surveys do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb) realizados nos anos de 2002, 2006, 2010 e 2014 demonstram que não há evidências de que tal movimento estaria associado a um aumento da polarização partidária de massa. Pelo contrário, observamos que as diferenças ideológicas e de opinião entre petistas e tucanos são de pequena monta e, além disso, encontramos evidências de uma crescente convergência ideológica entre os vários segmentos do eleitorado ao longo do tempo.

    Resumo em Francês:

    Résumé Les débats actuels sur l´esprit de parti et le comportement électoral au Brésil ont montré l'effet croissant du sentiment de parti des électeurs pour les deux principaux partis présidentiels - PT et PSDB - sur le choix du vote présidentiel. Cet article vient en appui à la littérature en questionnant les analyses récentes de la polarisation des partis lors des élections présidentielles. Selon l'hypothèse de polarisation, la concurrence électorale entre le PT et le PSDB a conduit à une différenciation croissante de l'électorat en deux blocs nettement séparés et polarisés. Néanmoins, nous prétendons que cette hypothèse repose sur des fondements théoriques et empiriques fragiles. Malgré l'importance croissante des sentiments partisans dans l'explication du comportement électoral lors des élections présidentielles, nos analyses descriptives et multivariées utilisant les enquêtes ESEB 2002, 2006, 2010 et 2014 démontrent que ces tendances ne sont pas associées à une augmentation de la polarisation de masse. Nous observons plutôt que les différences idéologiques entre les tucanos et les petistas sont assez minimes. Enfin, nous constatons également que la convergence idéologique entre les différents sous-groupes de l'électorat a augmenté au fil du temps.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los debates actuales sobre el partidismo y el comportamiento electoral en Brasil han señalado el creciente efecto de los sentimientos del partido de los votantes en los dos principales partidos presidenciales, el PT y el PSDB, en las elecciones presidenciales. Este artículo contribuye a la literatura poniendo en duda los análisis recientes de la polarización partidista en las elecciones presidenciales. De acuerdo con la hipótesis de la polarización, la competición electoral entre el PT y el PSDB ha llevado a una creciente diferenciación del electorado en dos bloques claramente separados y polarizados. Sin embargo, afirmamos que esta hipótesis se basa en fundamentos teóricos y empíricos frágiles. A pesar de la creciente importancia de los sentimientos partidistas en la explicación del comportamiento electoral en las elecciones presidenciales, nuestros análisis descriptivos y multivariados que utilizan las encuestas ESEB de 2002, 2006, 2010 y 2014 demuestran que estas tendencias claramente no están asociadas con un aumento de la polarización masiva. Observamos, en cambio, que las diferencias ideológicas entre tucanos y petistas son en realidad pequeñas. Finalmente, también encontramos que la convergencia ideológica entre los diversos subgrupos del electorado ha crecido con el tiempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Current debates on partisanship and electoral behavior in Brazil have pointed to the growing effect of voters’ party feelings toward the two major presidential parties—PT and PSDB—on presidential vote choice. This article contributes to the literature by casting doubt on recent analyses of party polarization in presidential elections. According to the polarization hypothesis, electoral competition between the PT and the PSDB has led to a growing differentiation among the electorate into two clearly separated and polarized blocs. Nevertheless, we claim that this hypothesis lies on fragile theoretical and empirical foundations. Despite the growing importance of partisan feelings in the explanation of voting behavior in presidential elections, our descriptive and multivariate analyses utilizing the 2002, 2006, 2010, and 2014 ESEB surveys demonstrate that these trends are clearly not associated with an increase in mass polarization. We observe, instead, that ideological differences between tucanos and petistas are rather minimal. Finally, we also find that ideological convergence between the various subgroups of the electorate has grown over time.
  • Razão e emoção: reações ao estado da economia e aprovação do governo federal Artigos

    Mundim, Pedro Santos; Gramacho, Wladimir; Pinto, André Jácomo de Paula

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa os efeitos dos juízos cognitivos e das reações emocionais ao estado da economia brasileira e das finanças pessoais de entrevistados em dois surveys sobre a aprovação do governo federal. Com base na teoria da inteligência afetiva, o artigo mensura e compara a influência dessas duas perspectivas sobre a opinião pública brasileira em dois contextos distintos. Em novembro de 2014, a presidente Dilma Rousseff havia sido recém-reeleita e a percepção predominante sobre o estado da economia era satisfatória. Já em abril de 2015, o governo havia anunciado duras medidas de ajuste fiscal e aumento de preços públicos, alterando de modo relevante a opinião da sociedade brasileira sobre o contexto econômico. Nossos resultados confirmam a expectativa de que razão e emoção atuam de modo complementar na formação da opinião sobre o governo federal e que, em tempos de crise, a influência relativa das emoções é maior.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article analyse les effets des jugements cognitifs et des réactions émotionnelles à l'état de l'économie brésilienne et des finances personnelles des personnes interrogées dans deux enquêtes sur l'approbation du gouvernement fédéral. Sur la base de la théorie de l'intelligence affective, l´article mesure et compare l'influence de ces deux points de vue sur le public brésilien dans deux contextes différents. En Novembre 2014, la présidente Dilma Rousseff avait été récemment réélue et la perception qui prévalait sur l'état de l'économie était satisfaisante. En avril 2015, toutefois, le gouvernement avait annoncé de sévères mesures d'ajustement budgétaire et l'augmentation des prix publics, ce qui avait beaucoup fait changer l´opinion de la société brésilienne sur le contexte économique. Les résultats confirment l'espoir que la raison et l'émotion agissent de manière complémentaire dans la formation de l'opinion sur le gouvernement fédéral et que, en temps de crise, l'influence relative des émotions est plus grande.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza los efectos de los juicios cognitivos y de las reacciones emocionales al estado de la economía brasileña y de las finanzas personales de entrevistados en dos encuestas sobre la aprobación del gobierno federal. A partir de la teoría de la inteligencia afectiva, el trabajo mensura y compara la influencia de esas dos perspectivas sobre la opinión pública brasileña en dos contextos distintos. En noviembre de 2014, la presidenta Dilma Rousseff había sido recién reelegida y la percepción predominante sobre el estado de la economía era satisfactoria. En abril de 2015, sin embargo, el gobierno había anunciado duras medidas de ajuste fiscal y aumento de precios públicos, lo que produjo un cambio bastante relevante en la opinión de la sociedad brasileña sobre el contexto económico. Nuestros resultados confirman la expectativa de que la razón y la emoción actúan de manera complementaria en la formación de la opinión sobre el gobierno federal y que, en tiempos de crisis, la influencia relativa de las emociones es mayor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the effects of cognitive judgments and emotional reactions to the state of the economy and the personal finances of respondents in two surveys on the approval of the Brazilian federal government. Based on the theory of affective intelligence, the work measures and compares the influence of these two perspectives on Brazilian public opinion in two different contexts. In November 2014, President Dilma Rousseff had recently been re-elected and the prevailing perception of the state of the economy was quite good. As early as April 2015, the government announced harsh measures of fiscal adjustment and increased public prices, completely reshaping the opinion of Brazilians on the economy. Our results confirm the expectation that reason and emotion act in a complementary way in forming public opinion about the federal government and that, in times of crisis, the relative influence of emotions is greater.
  • Cascatas de notícias sobre corrupção: explicando viés midiático nos escândalos brasileiros Artigos

    Damgaard, Mads

    Resumo em Português:

    Resumo Fazendo uma análise de conteúdo de seis meses de manchetes em três jornais brasileiros, além de 8.800 notícias sobre corrupção e transgressão política, o artigo estuda o viés da atenção midiática para vários escândalos de corrupção em 2015-2016. Esse viés é examinado como um fenômeno de informação, decorrente de fatores sistêmicos e comerciais no sistema de mídia brasileira: uma cascata de informação sobre corrupção emergiu, desestabilizando a coalizão de governo e legitimando o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Com o ímpeto crescente desse processo, questões de accountability foram desconsideradas pela mídia, com efeitos nocivos para a democracia.

    Resumo em Francês:

    Résumé En appliquant le concept de “cascades d’information” pour étudier les scandales de corruption, l’opinion publique et les changements politiques, cet article analysera le phénomène de l’information précédant la destitution de la présidente brésilienne Dilma Rousseff. L’article étudiera comment l’information sur la corruption fut largement répandue et construite dans les sphères publiques du Brésil comme par exemple l’élite politique, la presse et les marchés financiers. Dans cette cascade, la valorisation de l’information sur l’affaire Petrobras a été décisive non seulement pour la destitution de la présidente, mais aussi pour la légitimité du processus de mise en accusation. Ce processus a connu un élan grandissant et les questions d´ accountability ont été laissées de côté par les médias, ce qui a eu des effets nocifs pour la démocratie.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo estudia la parcialidad de la atención de los medios de comunicación para varios escándalos brasileños de corrupción en 2015-16, en un análisis de contenido de seis meses de páginas delanteras en tres periódicos, además de 8.800 noticias sobre corrupción y transgresión política. Esta parcialidad es examinada como un fenómeno de información, derivado de factores sistémicos y comerciales en el sistema de medios brasileños: una cascada de información sobre corrupción emergió, desestabilizando la coalición de gobierno y legitimando el proceso de impugnación de la presidenta Dilma Rousseff. Con el ímpetu creciente de ese proceso, las cuestiones de accountability no fueron consideradas por los medios de comunicación, con efectos nocivos para la democracia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through a content analysis of 8,800 news items and six months of front pages of three Brazilian newspapers, all dealing with corruption and political transgression, the present article documents the remarkable bias of media coverage toward corruption scandals. Said bias is examined as an informational phenomenon, arising from key systemic and commercial factors of Brazil’s news media: an information cascade of news on corruption formed, destabilizing the governing coalition and legitimizing the impeachment process of Dilma Rousseff. As this process gained momentum, questions of accountability were disregarded by the media, with harmful effects for democracy.
  • Representação visual e simbólica da militância nas campanhas eleitorais de Cristina F. de Kirchner (2007 e 2011) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) Artigos

    Rivarola, Dolores Rocca; Moscovich, Nicole Marina

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma interpretação comparativa sobre o lugar visualmente atribuído nas campanhas eleitorais de Cristina Fernández de Kirchner (2007 e 2011) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) à militância pró-governo como um coletivo mobilizado e uma sustentação organizada. Isso, depois de sucessivas campanhas que privilegiaram uma imagem diferente: aquela do candidato em uma ligação direta, e sem mediações, com a cidadania. O levantamento de material empírico consiste em uma seleção de spots na Argentina e de todos os programas eleitorais do HGPE (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) no Brasil. A partir da análise de conteúdo qualitativa da propaganda eleitoral, observa-se uma maior hierarquização visual do coletivo militante nas campanhas de 2011 (Argentina) e 2014 (Brasil), em comparação com as duas anteriores (2007 e 2010). E, para o caso brasileiro, o artigo destaca a introdução na campanha de 2014 de um segundo modo de representação da militância, através de referências à trajetória de Dilma como ativista juvenil durante a ditadura militar.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article a pour but d’interpréter de manière comparative la place visuellement assignée dans les campagnes électorales de Cristina Fernández de Kirchner (2007 et 2011) et de Dilma Rousseff (2010 et 2014) au militantisme pro-gouvernement en tant que collectif mobilisé et soutien organisé. Ceci, après des campagnes successives qui ont privilégié une image différente: celle du candidat dans un lien direct, et sans médiations, avec la citoyenneté. Le matériel empirique que nous avons collecté consiste en une sélection de spots argentins et la totalité des programmes électoraux de l'HGPE ( Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral ) au Brésil. Sur la base de l’analyse qualitative du contenu de la publicité électorale, nous soutenons que o collectif militant apparaît visuellement plus accentué dans les campagnes de 2011 (Argentine) et 2014 (Brésil) que dans les deux précédentes (2007 et 2010). Et, pour le cas du Brésil, nous suggérons aussi que la campagne de 2014 présente un deuxième mode de représentation du militantisme, par des références à la trajectoire de Dilma en tant que jeune militante pendant la dictature militaire.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo se propone interpretar de modo comparativo el lugar visualmente asignado en las campañas electorales de Cristina Fernández de Kirchner (2007 y 2011) y Dilma Rousseff (2010 y 2014) a la militancia oficialista en tanto colectivo movilizado y sustento organizado. Ello, luego de sucesivas campañas que privilegiaron una imagen diferente: la del candidato en un vínculo directo, y sin mediaciones, con la ciudadanía. El material empírico relevado se compone de una selección de spots argentinos y la totalidad de los programas electorales del HGPE (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) en Brasil. A partir del análisis cualitativo de contenido de la propaganda electoral, se argumentará una mayor jerarquización visual del colectivo militante en las campañas de 2011 (Argentina) y 2014 (Brasil), respecto de las dos anteriores (2007 y 2010). Y, para el caso brasilero, asimismo, se postula la introducción en la campaña de 2014 de un segundo modo de representación de la militancia, a través de referencias a la trayectoria de Dilma como militante juvenil durante la dictadura militar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper proposes a comparative interpretation of the visual role assigned in the electoral campaigns of Cristina Fernández de Kirchner (2007 and 2011) and Dilma Rousseff (2010 and 2014) to the pro-government activists as a mobilized collective and organized support. This, after years of electoral campaigns that privileged a different image: that of the candidate directly linked with voters, without any mediation. The empirical material gathered and analyzed consists of a selection of Argentine spots and the whole of the electoral programs of the Free Electoral Air-Time (HGPE) (2016–2017) in Brazil. Using qualitative content analysis of the electoral advertising, we argue that the 2011 and 2014 campaigns (in Argentina and Brazil, respectively) display a greater visual hierarchy of the militants in comparison to the previous two campaigns (2007 and 2010). And, for the Brazilian case, we also state that the 2014 campaign introduced a second type of symbolic representation of activism, through references to the trajectory of Dilma as a youth militant during the military dictatorship.
  • Mulheres com carreiras políticas longevas no legislativo brasileiro (1950-2014) Artigos

    Pinto, Celi Regina J.; Silveira, Augusta

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a trajetória política de 62 mulheres que, ao longo de 17 legislaturas, exerceram no mínimo três mandatos de deputadas, sendo pelo menos um como deputada federal, com o objetivo de responder a seguinte questão: quais são os requisitos necessários para as mulheres chegarem a ter carreiras parlamentares exitosas em um país que está em 151° entre os 187 países analisados quanto à participação das mulheres nos parlamentos em 2017? O artigo está dividido em duas sessões: a primeira faz um apanhado geral do universo das mulheres eleitas deputadas estaduais e federais entre 1950-2014, no total de 653 deputadas; a segunda ocupa-se das 62, foco central do trabalho. A análise da trajetória das 62 deputadas demonstrou que suas carreiras políticas longevas seguem caminhos tradicionais de políticos homens e este achado constitui-se uma das principais razões da escassa presença das mulheres na vida política brasileira.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article analyse la trajectoire politique de 62 femmes qui, au cours de 17 législatures, ont exercé au moins trois mandats, avec au moins un de ces mandats au poste de représentant fédéral, afin de répondre à la question suivante: quelles sont les exigences nécessaires pour que les femmes aient des carrières parlementaires réussies dans un pays qui occupe la 151e place sur 187 pays en matière de participation des femmes aux parlements en 2017? L'article est divisé en deux parties: la première partie donne un aperçu général de l'univers des femmes élues représentants étatiques et fédéraux entre 1950 et 2014, soit un total de 653 députés. La deuxième partie porte sur les 62 femmes qui ont fait partie au moins une fois du congrès fédéral, l'objet principal de cette étude. L'analyse de la trajectoire des 62 députés a montré que leurs longues carrières politiques suivent les chemins traditionnelles des hommes politiques et cette constatation est l'une des principales raisons de la faible présence des femmes dans la vie politique brésilienne.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se analiza la trayectoria política de 62 mujeres que durante 17 legislaturas ejercieron como mínimo tres mandatos, con al menos uno en posición de representante federal, para responder a la siguiente pregunta: ¿cuáles son los requisitos necesarios para que las mujeres tengan carreras parlamentarias con buen éxito en un país que ocupa el lugar 151 entre los 187 países examinados en términos de participación de las mujeres en los parlamentos en 2017? El artículo se divide en dos partes: la primera parte aporta una visión general del universo de mujeres elegidas representantes estatales y federales entre 1950 y 2014, un total de 653 diputadas. La segunda parte se centra en las 62 mujeres que al menos una vez llegaron al congreso federal, enfoque principal de este estudio. El análisis de la trayectoria de las 62 diputadas demostró que sus largas carreras políticas siguen caminos tradicionales de políticos varones y este hallazgo constituye una de las principales razones de la escasa presencia de las mujeres en la vida política brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the political trajectory of 62 women who, during 17 legislatures, exercised at least three terms, with at least one being in the position of federal representative, in order to answer the following question: what are the necessary requirements for women to have successful parliamentary careers in a country that places 151st among 187 countries reviewed in terms of women's participation in parliaments in 2017? The article is divided into two parts: the first part gives a general overview of the universe of women elected state and federal representatives between 1950 and 2014, a total of 653 deputies. The second part focuses on the 62 women who at least once reached the federal congress, the main focus of this study. The analysis of the trajectories of the 62 deputies showed that their long political careers follow the same traditional paths as their male peers, a finding that points to one of the main reasons for the scarce presence of women in Brazilian political life.
  • Violência e satisfação com a democracia no Brasil Artigos

    Gomes, Marcio de Lucas; Aquino, Jakson Alves de

    Resumo em Português:

    Resumo A democracia é um regime político que está relacionado não apenas ao cumprimento de procedimentos, mas também a valores e comportamentos. Uma de suas bases são redes de confiança interpessoal que fundamentam a cooperação entre indivíduos. Dado que o sistema democrático funciona como um mecanismo de resolução de problemas de ação coletiva, alocando recursos dos cidadãos para prover bens públicos, a satisfação de alguém com o regime envolve a percepção sobre as atitudes das outras pessoas, ou seja, se estão cooperando ou não para a sociedade. Além disso, a eficiência institucional também tem impacto sobre a opinião pública: democracias que não provêm bens públicos satisfatoriamente tendem a contar com menor apoio popular. Neste artigo, investigamos os efeitos de variáveis criminológicas sobre a satisfação com a democracia no Brasil, testando a hipótese quanto à presença de duplo vetor de efeitos: um direto – reduzindo apoio instrumental ao regime – e outro indireto – reduzindo confiança interpessoal . Para isso, utilizamos dados do Barômetro das Américas, de 2014. Testes feitos com modelos de regressão linear, equações simultâneas e modelos não paramétricos corroboraram a hipótese. Entretanto, modelos de mediação causal, uma forma mais rigorosa de testar a hipótese, revelaram não haver efeitos indiretos significativos.

    Resumo em Francês:

    Résumé La démocratie est un régime politique caractérisé par le respect de certaines procédures, ainsi que par les valeurs et les attitudes démocratiques. La démocratie repose sur la confiance interpersonnelle qui assure la coopération entre les individus. Les systèmes démocratiques fonctionnent comme un moyen de résoudre les problèmes d'action collective en allouant les ressources des citoyens pour promouvoir les avantages publics. Par conséquent, la satisfaction des individus à l’égard du régime dépend de la perception sur les attitudes des autres personnes, c´est-à-dire si elles coopèrent ou non avec la société. En outre, l'efficacité institutionnelle a un impact sur l'opinion publique. Les démocraties qui ne produisent pas suffisamment de biens publics ont tendance à recevoir moins de soutien de leur population. Dans cet article, nous étudions les effets des variables criminologiques sur la satisfaction envers la démocratie au Brésil, en testant l'hypothèse de la présence d'un effet direct – réduction du soutien instrumental au régime – et d'un effet indirect – réduction de la confiance interpersonnelle. Nous utilisons les données du Baromètre des Amériques 2014. Des tests effectués avec des modèles de régression linéaire, des équations simultanées et des modèles non paramétriques corroborent cette hypothèse. Cependant, les modèles de médiation causale, une façon plus rigoureuse de tester l'hypothèse, n'ont révélé aucun effet indirect significatif.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La democracia es un régimen político que está relacionado no sólo al cumplimiento de procedimientos, sino también a valores y comportamientos. Una de sus bases son las redes de confianza interpersonal que fundamentan la cooperación entre los individuos. En la medida que el sistema democrático funciona como un mecanismo de resolución de problemas de acción colectiva, designando los recursos de los ciudadanos para fomentar bienes públicos, la satisfacción de alguien con el régimen incluye la percepción sobre las actitudes de las otras personas, o sea, si están cooperando o no para la sociedad. Además, la eficiencia institucional también tiene impacto sobre la opinión pública: democracias que no producen bienes públicos en nivel satisfactorio tienden a tener menos apoyo de la población. En este artículo, investigamos los efectos de las variables criminológicas sobre la satisfacción con la democracia en Brasil, probando la hipótesis de la presencia de un efecto directo –reducir el apoyo instrumental al régimen– y un efecto indirecto –reduciendo la confianza interpersonal . Usamos datos del Barómetro de las Américas 2014. Las pruebas realizadas con modelos de regresión lineal, ecuaciones simultáneas y modelos no paramétricos corroboraron la hipótesis. Sin embargo, los modelos de mediación causal, una forma más rigurosa de probar la hipótesis, no revelaron efectos indirectos significativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Democracy is a political regime characterized both by the use of non-violent procedures to choose leaders, and by the democratic values and attitudes of its people. Democracy is based on interpersonal trust that ensures cooperation between individuals. Democratic systems function as a way of solving collective action problems by allocating citizens’ resources to promote public benefits. Hence, an individual’s satisfaction with the regime depends on the perception of other people as a cooperative. Moreover, institutional efficiency has an impact on public opinion; democracies that do not produce enough public goods tend to receive less support from their populations. In this article, we investigate the effects of criminological variables on satisfaction with democracy in Brazil, testing the hypothesis that there is both a direct effect—reducing instrumental support of the regime—and an Indirect effect—reducing interpersonal trust. We test this hypothesis with data from the 2014 AmericasBarometer. Tests conducted via linear regression models, simultaneous equations, and non-parametric models corroborate this hypothesis. However, causal mediation models, a more rigorous way of testing this hypothesis, revealed no significant indirect effects.
Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rop@unicamp.br