Acessibilidade / Reportar erro
Horizontes Antropológicos, Volume: 11, Número: 24, Publicado: 2005
  • Apresentação

    Lucas, Maria Elizabeth
  • O teatro dos "bóias-frias": repensando a antropologia da performance Artigos

    Dawsey, John C.

    Resumo em Português:

    Os escritos de Victor Turner referentes à antropologia da performance são sugestivos para a análise do que poderíamos chamar de "teatro dos bóias-frias". Mas esse teatro de canaviais e carrocerias de caminhões também é sugestivo: trata-se de um lugar privilegiado para se repensar um conjunto de questões que emergem nas interfaces da performance e antropologia. Tendo-se em vista a especificidade da "prática de calcular o lugar olhado das coisas" que caracteriza esse teatro, os seguintes tópicos pontuam o texto que vem a seguir: 1) dramas sociais; 2) relações entre dramas sociais e dramas estéticos; 3) símbolos e montagens; e 4) paradigmas do teatro na antropologia. Uma observação: nesse exercício de repensar algumas contribuições "clássicas" de Victor Turner, Erving Goffman e Richard Schechner, encontro "afinidades eletivas" entre, por um lado, o pensamento de Walter Benjamin e a dramaturgia de Bertolt Brecht, e, por outro, os princípios dramatúrgicos dos "bóias-frias".

    Resumo em Inglês:

    The anthropology of performance, as understood by Victor Turner, provides interesting perspectives for the analysis of what may be referred to as the "theater of bóias-frias". Conversely, this theater may be of special interest for purposes of rethinking some of the main propositions which have arisen on the borders between anthropology and performance. Considering the specificity of "the practice which calculates the place from which one views things" of this theater, several topics present themselves as guidelines for the text which follows: 1) social dramas, 2) relations between social and aesthetic dramas, 3) symbols and montage, and 4) theater paradigms in anthropology. In this exercise to rethink some of the "classic" contributions of Victor Turner, Erving Goffman, and Richard Schechner, "elective affinities" have been found between, on the one hand, the writings of Walter Benjamin and Brechtian theater, and, on the other, the dramaturgical principles of the bóias-frias.
  • Entre "artes" e "ciências": a noção de performance e drama no campo das ciências socias Artigos

    Silva, Rubens Alves da

    Resumo em Português:

    Propõe-se neste artigo desenvolver uma reflexão teórica que está relacionada com as preocupações e propostas da área de estudos antropológicos das formas expressivas, focalizando, centralmente, a noção de performance e drama no campo das ciências sociais. Nesse sentido é que se busca, no momento, dialogar com os autores considerados representantes principais da discussão teórica em torno da noção de performance, drama e ritual no campo antropológico: Victor Turner, Clifford Geertz, Michael Taussig, Richard Schechner, John Dawsey - entre outros.

    Resumo em Inglês:

    This article attempts to develop a theoretical reflection on the aims and proposals in the area of the anthropological studies about the expressive forms, dealing with the concept of performance and drama in the social sciences. Taking this into consideration, this work intends to discuss the ideas of the most important authors in the theoretical debate concerning the concept of performance, drama and ritual in the anthropological field: Victor Turner, Clifford Geertz, Michael Taussig, Richard Schechner, John Dawsey - and others.
  • Ritual, Schechner e performance Artigos

    Müller, Regina Polo

    Resumo em Português:

    O artigo trata da experiência realizada no estágio pós-doutoral com Richard Schechner no Departamento de Estudos da Performance da Tisch School of the Arts/New York University, abordando a natureza da pesquisa desenvolvida pela autora, seus antecedentes e desdobramentos. O objetivo é apresentar de modo biográfico resultados da pesquisa e do processo de criação em performance realizados com o apoio das teorias da performance de Victor Turner e Richard Schechner. A pesquisa compreendeu trabalho de campo como observadora participante do processo de criação e montagem da peça teatral YokastaS, dirigida por Schechner. A criação pela autora de uma performance apresentada em Congresso científico é abordada como a etapa final de um percurso de transformações e passagens como pretende considerar o estágio realizado, visando caracterizar um fazer antropológico construído através de depoimentos da experiência pessoal.

    Resumo em Inglês:

    The article is about the author's experience in the pos-doctoral studies in the Performance Studies Department of Tisch School of the Arts/NYU with Richard Schechner, approaching the kind of research developed by the author, its antecedents and what was unfolded from it. The aim is to present, in biographic way, the results of the research and the process of creation in performance accomplished with the theoretical approach from Richard Schechner and Victor Turner. The research included the fieldwork as participant observer on the production process of the play YokastaS directed by Schechner. The creation of a performance exhibited by the author in a scientific meeting is considered as the last step of a transformation path and passageways as she considers her studies in USA were in order to have an anthropological work built through the researcher's own experience.
  • Mestres do Tao: tradição, experiência e etnografia Artigos

    Bizerril Neto, José

    Resumo em Português:

    Neste artigo analiso a dimensão performática constitutiva da transmissão da tradição em uma linhagem taoísta no Brasil, partindo de uma perspectiva baseada na antropologia da experiência. A idéia de conhecimento no taoísmo baseia-se em uma noção pragmática: conhece-se por experiência pessoal corporificada o legado da tradição. A possibilidade de conhecer está fundada em uma relação pessoal entre mestre e aprendiz, inserida em uma cadeia dialógica e genealógica.

    Resumo em Inglês:

    In this article I analyse the performative dimension that constitutes the transmission of tradition in taoist lineage located in Brazil, from the perspective of the anthropology of experience. The idea of knowing in taoism is based on a practical notion: one knows the legacy of tradition through personal embodied experience. The very possibility of knowing is based upon a personal relation between master and apprentice, inserted on a dialogical and genealogical.
  • "O complô da torcida": futebol e performance masculina em bares Artigos

    Gastaldo, Édison

    Resumo em Português:

    Este artigo busca discutir aspectos da interação social ocorrente em bares onde são transmitidas partidas de futebol, em particular aqueles relacionados a performances de gênero. Os dados analisados referem-se a pesquisa etnográfica em curso desde o início de 2004, em bares da região metropolitana de Porto Alegre. São destacadas três modalidades performáticas ocorrentes no setting pesquisado: a presença no bar, os desafios verbais entre participantes e a teatralização jocosa. Considero que esses elementos - entre outros - revelam aspectos do complexo campo de significados relativos à masculinidade em nossa sociedade, compondo parte do fenômeno a que denomino "relações jocosas futebolísticas".

    Resumo em Inglês:

    This paper issues some topics of the social interaction occurrant in bars where football matches are transmitted, particularly aspects of gender performance. The data analysed refer to an ethnographic fieldwork being held since the beginning of 2004 in bars of the Greater Porto Alegre area, in Brazil. Three performatic modalities are discussed: the presence on the setting as performance, verbal challenges between the participants and joking dramatizations. I consider that these elements - among others - reveal part of the complex field of meanings related to masculinity in Brazilian society, being a constitutive part of the phenomenon that I call "football joking relationships".
  • Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai Artigos

    Hartmann, Luciana

    Resumo em Português:

    Na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai as narrativas orais transgridem limites políticos e, ao circularem entre as vizinhas regiões, vão revelando identidades, tradições, sentimentos. Esta transmissão de valores e práticas que se dá através da narração de histórias é parte fundamental da "cultura da fronteira", existente entre os três países enfocados. Neste artigo abordo um aspecto específico desta cultura, aquele que diz respeito às performances dos contadores de causos/cuentos e sua importância na organização e transmissão da experiência de viver na fronteira. Inicialmente faço um levantamento teórico da relação entre experiência, performance e narrativa. Na seqüência, demonstro, através de duas narrativas - um "causo" cômico e uma história pessoal - como os conceitos de "performance como espetáculo" e "performance como desempenho", depreendidos da análise dos dados empíricos, auxiliaram na compreensão das diferentes formas de engajamento de contadores e ouvintes nos eventos narrativos da região.

    Resumo em Inglês:

    In the frontier among Argentina, Brazil and Uruguay oral narratives transpose political limits. On circulating in this region, narratives reveal identities, traditions and even feelings. In these countries the practice of storytelling is a central aspect of a "culture of frontier", it is fundamental for transmitting values and knowledge. In this paper I present an specific aspect of this culture: the story-tellers performances and its importance on the organization and transmission of the experience of living in the frontier. Firstly, it is done a theoretical approach about the relationship among experience, performance and narrative definitions. Then, presenting two narratives - one a comic story, and the other a personal life narrative - I explain how concepts of "performance as an exhibition" and "performance as skill" can be useful to understand the different forms storytellers act in narrative events.
  • Etnografia da performance musical: identidade, alteridade e trasnformação Artigos

    Hikiji, Rose Satiko Gitirana

    Resumo em Português:

    O artigo analisa os significados da performance para crianças e jovens de baixa renda participantes de um projeto governamental de ensino musical. A performance torna visíveis atores e instituição. Na performance, identidades são definidas. Na e para a performance, auto-imagens são construídas. A performance é espaço de transformação. Estar no palco possibilita um exercício único de alteridade. No Projeto Guri, a apresentação é concebida como auge do processo pedagógico, locus de exibição do que foi aprendido, ensaiado, incorporado. É oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas, é "saída para o mundo", frase que ganha ainda mais intensidade quando pronunciada por quem foi retirado da convivência social, como os jovens internos na Febem, participantes de um dos pólos do projeto.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the meanings of performance for poor children and young people who are part of a governmental project of musical education, the "Projeto Guri". Performance gives visibility to the actors and to the institution. In performance, identities are defined. In and for performance, self-images are created. Performance is a space of transformation. Being on stage is an exceptional exercise of alterity. In Guri Project (Projeto Guri), to perform is understood as the main part of the pedagogical process, as a privileged moment to present what was learned, rehearsed and embodied. It's also, at the same time, an opportunity to know new places and persons, it's a "way out to the world", as said by young boys under custody of Febem, a reformatory institution, students at Guri.
  • A voz dos quilombos: na senda das vocalidades afro-brasileiras Artigos

    Vilas, Paula Cristina

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre a vocalidade nas performances culturais tradicionais. A pesquisa começou a partir do trabalho de campo desde 1998 a 2003 na comunidade quilombola de Pombal (GO). O ponto de partida é o conceito de vocalidade formulado por Zumthor, que acrescenta à oralidade a dimensão "in-corporada" do vocal na produção histórico-social. O conceito de performance enquanto categoria analítica é transversal ao trabalho de campo, ao fazer local e ao resultado da pesquisa e devolução à comunidade com a realização de uma peça teatral. A clássica formulação de Austin habilita o estudo de aspectos fonemáticos e tímbricos como significados, no campo da "estética da opacidade" apontado por J. J. Carvalho. A vocalidade local será considerada no campo das vocalidades afro-brasileiras, na especial contingência do processo de reconhecimento de Pombal como "quilombo" pelo Estado, surgido no bojo do vínculo estabelecido com a comunidade ao longo da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a reflection on the vocality in traditional cultural performances. The research begun with a fieldwork from 1998 to 2003 in the Maroons Community of Pombal, State of Goias, Brazil. The starting point is the concept of vocality as formulated by Zumthor, embracing orality and an "en-bodied" vocal dimension. The concept of performance as an analytical category, cuts across the fieldwork, the local making, and the result of this research with the accomplishment of a play as a retribution to the community. The classic formulation of Austin enables the study of phonematic and sound aspects as meanings, within an "Aesthetics of Opacity" as pointed by J. J. Carvalho. The local vocality will be considered in the field of Afro-Brazilian vocalities, in the special contingent process of the Brazilian State recognizing Pombal as a "Quilombo", arisen in the salience of the ties established with the community along the research.
  • En defensa del arte del performance

    Gómez-Peña, Guillermo

    Resumo em Espanhol:

    ¿Qué es "exactamente" el arte del performance? Y ¿qué es lo que hace a un artista de performance ser, pensar y actuar como tal? En este texto, intentaré responder estas preguntas de manera elíptica, creando un bosquejo poético de un performero parado sobre el mapa del arte del performance en el nuevo siglo, según como yo lo percibo. Para ser congruente con mi propia práctica estética, al tiempo que intento responder a estas espinosas preguntas, atravesaré constantemente las fronteras entre la teoría y la crónica; entre los escabrosos terrenos de lo personal y lo social (entre el "yo" y el "nosotros"), con la esperanza de descubrir algunas encrucijadas y puentes interesantes. Trataré de escribir con toda la pasión, el valor y la claridad que pueda, aún que la naturaleza resbaladiza y en permanente transformación de este 'campo' nos dificulta en extremo trazar definiciones simplistas.

    Resumo em Inglês:

    What does it mean performance art? What does it make a performance artist to think, be and act as such? In this text, I will try to answer these questions in a somewhat elliptic fashion, as if it were a poetic essay of a performer standing over the map of performance art in the new century, as I perceive it. In order to be consistent with my own aesthetic practice, at the same time that I attempt to answer these thorny questions, I will constantly cross the frontiers between theory and chronicle; between the frightening fields of the personal and the social ( between "I" and "we"), hoping to discover some interesting bridges and crossroads. I will write with all possible passion, value and clarity though the sliding nature and constant transformation of this 'field' make it extremely difficult to come with simplistic definitions.
  • Crises de fraternidade: literatura e etnicidade no Moçambique pós-colonial Espaço Aberto

    Cabral, João de Pina

    Resumo em Português:

    Este ensaio explora o conceito de crises de fraternidade aplicando-o ao contexto dos conflitos humanos ligados à pós-colonialidade em Moçambique, inspirando-se no conceito de fraternidade desenvolvido pelo filósofo Emmanuel Lévinas. O material analisado é de natureza literária: dois romances recentes, que desenvolvem o tema das reacções emocionais à Guerra Civil ocorrida na década de 1980; e materiais memorialistas produzidos em torno à história controversa de uma mulher branca que optou pela cidadania moçambicana no período pós-Independência. A noção de "autoctonia" é explorada por relação à diversificação étnica no contexto pós-colonial. O artigo propõe uma complexificação do conceito antropológico de "alteridade" e rejeita as concepções reducionistas da história da nossa disciplina que têm vindo a difundir-se recentemente.

    Resumo em Inglês:

    This essay applies the concept of crises of fraternity to the human conflicts that accompanied the post-colonial moment in Mozambique, drawing its inspiration from Emmanuel Lévinas' philosophical concept of "fraternity". The paper analyses literary materials: two recent novels dealing with the emotional reactions to the Civil War of the 1980's; and memorialist records produced around the perplexing story of a white woman who opted for Mozambican citizenship in the post-Independence period. The notion of "autochtony" is explored by reference to the process of ethnic diversification in the post-colonial moment. The article argues for a complexification of the anthropological notion of "alterity" and rejects the reductionist views of the history of our discipline that have recently become widespread.
  • Griaule, la etnografía del secreto

    Brumana, Fernando Giobellina

    Resumo em Espanhol:

    La Misión Dacar-Yibutí bajo el mando de Marcel Griaule inauguró la etnografía francesa de una manera moderna, espectacular, vinculándose a la última onda intelectual, artística y hasta deportiva. La producción que de allí ha surgido es enorme y de diverso calibre: por un lado, la obra de Leiris sobre la lengua secreta dogon y sobre un culto de posesión en Etiopía. Por el otro, la gran saga griaulista que construye un gigantesco sistema cosmológico en base a declaraciones muy sobreinterpretadas de un puñado de informantes. Tal vez el punto clave de esta última corriente sea la suposición de que su tarea es la revelación de un secreto. Es sobre "secreto" que este texto indaga.

    Resumo em Inglês:

    The Dacar-Yibutí Mission under Marcel Griaule´s guidance has inaugurated French ethnography in a modern, spectacular fashion, connecting it to the latest intellectual, artistic, and even sports fashion. It has provoked the issuing of a great number of texts of distinct caliber: from one hand, the work of Leiris on the dogon language as well as on a possession cult from Ethiopia; on the other hand, the great griaulist saga which constructs a gigantic cosmological system based on overinterpretations of a handful number of informants' declarations. Perhaps the main point of this last trend is the premise that his task is to reveal a secret. This article inquiries on this "secret".
  • A recusa da "raça": anti-racismo e cidadania no Brasil dos anos 1830 Espaço Aberto

    Azevedo, Celia Maria Marinho de

    Resumo em Português:

    O objetivo geral deste artigo é chamar a atenção para a associação paradoxal das categorias de raça e racismo. Para isso buscaremos conhecer o anti-racismo brasileiro em seus inícios durante os agitados tempos da Regência, nos anos 1830, época em que o termo "raça" ainda não havia se instilado em nossas mentes como uma "verdade" científica num sentido biológico ou cultural. Como veremos, lutar contra o "preconceito de cor" e pela cidadania significava recusar em definitivo o reconhecimento público da "raça".

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to call attention to the paradoxical linking between the concepts of race and racism. Having this in mind, my attempt is to visualize the early history of Brazilian anti-racism during the turbulent 1830's. By this time, presently known as the Era of Regency, the word race was yet far from being instilled in one' s mind as a scientific truth either in biological or cultural terms. As we shall see the struggle against "prejudice of color", and in defense of citizenship, pointed toward the rejection of the public recognition of "race".
  • L'Homme: Revue Française d'Anthropologie: Musique et Anthropologie Resenhas

    Stein, Marília Raquel A.
  • Performing the nation: Swahili music and cultural politics in Tanzania Resenhas

    Prass, Luciana
  • Sounding indigenous: authenticity in Bolivian music performance Resenhas

    Amaral, Paulo Murilo Guerreiro do
  • São Francisco do Sul: muito além da viagem de Gonneville Resenhas

    Alves, Caleb Faria
  • Teses e dissertações em antropologia defendidas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de Maio a Agosto de 2005 Noticiário

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br