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Horizontes Antropológicos, Volume: 13, Número: 27, Publicado: 2007
  • Apresentação

    Oro, Ari Pedro; Steil, Carlos Alberto
  • Notas sobre pentecostalismo y poder entre inmigrantes latinoamericanos en la ciudad de Newark (New Jersey, E.U.A.)

    Maduro, Otto

    Resumo em Espanhol:

    La literatura reciente y creciente sobre el fenómeno pentecostal -al igual que una investigación en la que participo sobre iglesias latinas en Newark, la mayor ciudad del Estado de Nueva Jersey en E.U.A. - sugiere, entre otras cosas, que muchos migrantes latinoamericanos (y otros grupos e individuos negativamente privilegiados) hallan en el pentecostalismo una suerte de "caja de herramientas" socio-religiosas extremadamente útiles para enfrentar y superar creativamente las dificultades inherentes a la migración, especialmente en el caso de personas aisladas migrando a lugares donde se hallan en relativa desventaja económica, cultural, lingüística, legal y/o educacional. En este corto ensayo se intenta simplemente enumerar y describir algunas de las dinámicas desencadenadas en ese encuentro entre migrantes latinoamericanos e iglesias pentecostales, que parecen repetirse de maneras análogas en distintos sitios, y que reiteradamente parecen contribuir a aumentar las posibilidades de supervivencia creativa de migrantes latinoamericanos en situación de dificultad.

    Resumo em Inglês:

    The recent, growing literature on Pentecostalism - as well as an ongoing research on Hispanic churches in which I am involved in Newark, the largest city in New Jersey - suggest, among other things, that many Latin American immigrants (and other groups equally negatively privileged) seem to find in Pentecostalism a set of extremely useful socio-religious "toolkit" to creatively face and overcome the hurdles inherent in the migrant experience, especially in the case of isolated individuals and small groups moving into milieus where they find themselves in a particularly challenging or disadvantageous situation, be it economic, cultural, linguistic, legal and/or educational. In this brief essay, I will attempt to contextualize and describe some of the dynamics unchained through such encounters between Latin American immigrants and Pentecostal churches, especially as they occur in Newark (NJ), but which seem to recur in similar ways in different places, repeatedly contributing both to expand the probabilities of creative survival for Latin American immigrants under duress.
  • Extreme messianism: the Chabad movement and the impasse of the charisma Articles

    Pace, Enzo

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da construção social do carisma do sétimo líder (rabino) do movimento judaico Chabad, Menachem Mendel Schneerson (1902-1994). A análise compreensiva da carreira carismática do líder mostra o processo pelo qual o poder espiritual de Scheneerson deslocou-se de uma clássica (de acordo com Weber) interação entre carisma e uma comunidade que reconhece esse poder pela identificação da figura de Schneerson com o messias. Scheneerson e o movimento Chabad realmente representam um esforço para modernizar uma das duas tendências presentes na tradição chassídica concernente à figura do messias: em contraste com a idéia que considera não previsível a chegada do messias Chabad, particularmente por causa do carisma de Schneerson, acredita que o advento do messias está iminente. A tarefa do líder conseqüentemente é prestar atenção nos sinais premonitórios do evento futuro. A identificação entre carisma e messias no movimento Chabad representa um estudo de caso de extremo messianismo que significa um real impasse para revolver e regular a questão da sucessão do carisma depois da morte do rabino.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the social construction of the charisma of the seventh leader (rebbe) of the Jewish Chabad movement, Menachem Mendel Schneerson (19021994). The comprehensive analysis of the charismatic carrier of the leader shows the process by which the spiritual power of Schneerson moved from a classical (according to Weber) interaction between charisma and a community that recognizes this power to a identification of his figure with the Messiah. Schneerson and the Chabad movement actually represent an effort to modernize one of the two tendencies present in the Chassidic tradition concerning the figure of Messiah: in contrast with the idea that considers not predictable the arrival of Messiah, Chabad, particularly because of the Schneerson's charisma, believe the advent of Messiah imminent. The task of the leader consequently is to pay attention on the premonitory signs of the forthcoming event. The identification between charisma and Messiah in Chabad movement represents a case study of extreme messianism that means a real impasse to solve and rule the question of succession of charisma after the death of the Rebbe.
  • Understanding the revival and survival of grass-roots associations in China: the perspective of four categories of legitimacy Articles

    Bingzhong, Gao

    Resumo em Português:

    Os grupos de base chineses têm tido uma relação complicada com a ordem social durante os últimos 30 anos. Este artigo tem como objetivo, usando uma série de conceitos práticos sobre legitimidade, de Weber a Habermas, analisar o reavivamento e o funcionamento presente desses grupos, especialmente as associações de base sobre religião e folclore. Como vejo isso, o fato de que esses grupos sociais são capazes de existir normalmente e de agir, mesmo que não estejam em conformidade com a lei, poderia ser entendido com a ajuda de três categorias: legitimidade política, legitimidade administrativa e legitimidade social. Ao final do artigo, discuto a promulgação das "Regras para a Administração de Associações Sociais" que estabelecem a legitimidade legal como um processo central integrador dos três tipos de legitimidade, e examino o esforço governamental para requerer total legitimidade de todos os grupos sociais.

    Resumo em Inglês:

    Chinese grass-roots social groups have had a complicated relation with the social order during the past thirty years. This paper aims at using a series of practical concepts about legitimacy, from Weber and Habermas, to analyze the revival and present functioning of these groups, especially associations based on folk religion. As I see it, the fact that social groups are able to exist "normally" and to operate, even though they are not in conformity with the law, should be understood with the help of three categories: political legitimacy, administrative legitimacy and social legitimacy. At the end of the paper, I discuss the promulgation of the "Regulations for the Administration of Social Associations" which sets legal legitimacy as a core process integrating the three other kinds of legitimacy, and I examine the effort of government to require all social groups to possess full legitimacy.
  • A milagrosa economia da religião: um ensaio sobre capital social Artigos

    Lehmann, David

    Resumo em Português:

    Diz-se freqüentemente que a religião contribui para o capital social, embora sob circunstâncias específicas. Os movimentos religiosos de renovação são comuns entre populações marginalizadas e de baixa renda e parecem ser, freqüentemente, os únicos a construírem instituições em circunstâncias de extrema pobreza e decadência ou vazio institucional; os movimentos religiosos apresentam numerosas características não-democráticas, tais como hierarquias autoritárias e uma forte pressão sobre seus fiéis para que façam sacrifícios e contribuam com dinheiro. Este estudo explora as implicações teóricas dessas observações aparentemente paradoxais, mediante a adoção da abordagem da teoria da escolha racional, junto com o conceito de poder e com um conceito de capital social que põe a ênfase na transparência e na construção de instituições democráticas na sociedade em geral. O argumento é ilustrado pelos exemplos das igrejas evangélicas da América Latina e do judaísmo ultra-ortodoxo, e conclui apresentando a visão que, embora a contribuição dos movimentos religiosos à democratização geral seja limitada, isso não é suficiente para menosprezar o que eles fazem por seus próprios seguidores.

    Resumo em Inglês:

    Religion is often claimed to contribute to social capital, though under certain circumstances; it is widely recognized that movements of religious renewal and revival are mostly commonly observed among low-income, and marginalized populations, and sometimes seem to be the only institution-builders in circumstances of extreme poverty and institutional decay or vacuum; religious movements exhibit numerous undemocratic features: authoritarian hierarchies, strong pressures on followers to make sacrifices, to conform, and to contribute money. This paper explores the theoretical implications and support for these apparently paradoxical observations by adopting a rational choice approach augmented by the concept of power, and a concept of social capital which emphasizes transparency and the building of democratic institutions in society as a whole. The argument is illustrated by examples from Latin American evangelical churches and ultra-Orthodox Judaism, and concludes with the view that while the contribution of religious movements to democratization at large is limited, this is not a sufficient reason for belittling what they can do for their own followers.
  • A faccionalização da República e da paisagem religiosa como índice de uma nova territorialidade Artigos

    Segato, Rita Laura

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o grupo religioso como território em movimento através de antigas jurisdições; aponta para a ênfase crescente na utilização de aspectos da doutrina como emblemas ou marcas de pertencimento ao grupo com a concomitante redução da deliberação interna; e sugere que as fronteiras entre grupos religiosos são exacerbadas sem que isso corresponda a um interesse real na diferença doutrinária e sim como estratégia de consolidação de redes internamente coesas que passam a agir como identidades políticas e grupos de interesse.

    Resumo em Inglês:

    The article approaches the religious group as a moving territory cutting through old jurisdictions; it points at the growing emphasis on the use of doctrinal elements as emblems or marks of group belonging with a corresponding reduction of the internal discourse and deliberation; and suggests that there is an exacerbation of inter-group frontiers not because it responds to a real interest in doctrinal difference but as a strategy to consolidate internally cohesive networks that start acting as political identities and interest groups.
  • Um discurso afinado: O episcopado católico frente à "política" e ao "social" Artigos

    Seidl, Ernesto

    Resumo em Português:

    O artigo aborda as relações entre o episcopado católico brasileiro e seu posicionamento como grupo de representação frente ao universo da "política" e do "social". A análise procura evidenciar, por um lado, a lógica dos mecanismos de produção de representações do alto clero como grupo homogêneo destinado a produzir mensagens unívocas para públicos variados e, por outro lado, um conjunto variado de estratégias de elaboração e apresentação de discursos institucionais adequados à "realidade do país" e do "mundo" e que visam a legitimar a posição da Igreja como instituição capaz de falar com autoridade sobre ampla gama de temas.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the relations of Brazil's Catholic bishops and their position, while a representation group, regarding "political" and "social" issues. The purpose of the study is twofold: it tries to cast light on the logic of the mechanisms which mold the representations of the Brazilian high clergy as a homogeneous group responsible for elaborating univocal messages to a heterogeneous public; and it tries to apprehend a vast set of strategies of making and presenting official well-adapted discourses to both Brazil's and the world's realities, as a way of legitimating the Church as an authority on a vast sort of subjects.
  • "Fé na cultura": índios, missionários e códigos de mediação Artigos

    Silva, Aramis Luis; Araújo, Melvina Afra Mendes de

    Resumo em Português:

    Nossa proposta consiste em justapor duas experiências etnográficas, estruturadas por meio da observação da atividade missionária católica contemporânea junto a populações ameríndias, de modo a explorar os rendimentos de conceitos como mediação cultural e código de comunicação para se construirem novas abordagens para pensarmos os processos de comunicação intersimbólicos.

    Resumo em Inglês:

    Our proposal consists of juxtaposing two ethnographic experiences, structuralized by means of the observation of the activity of the contemporaneous catholic missionaries with to Amerindians populations, in order to explore the profits of concepts as cultural mediation and code of communication to construct new approaches to think the intersymbolic processes of communication.
  • Notícias de uma guerra: estratégias, ameaças e orações Artigos

    Barreto, Alessandra Siqueira

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendo abordar algumas questões observadas durante as eleições municipais de 2004 na Baixada Fluminense, fundamentalmente em Nova Iguaçu, focalizando como a religião, em um momento específico, foi apropriada pelo discurso político objetivando sua potencialidade eleitoral. Assim, descreverei alguns conflitos (políticos) em torno de algumas personalidades da/na Baixada e em que medida o auxílio à temática religiosa, fundamentalmente a evangélica, foi importante para reconfigurar o campo político na região durante o segundo turno das eleições municipais.

    Resumo em Inglês:

    In this article I propose analyze some questions observed in Baixada Fluminense's 2004 election, basically in Nova Iguaçu, giving emphasis on the religion dimension and how it was appropriated by a political discourse with electoral purposes. Then, I will describe some conflicts (political conflicts) about some Baixada's politicians and how the religion was important to reconfigure the political camp during the election.
  • A Bíblia como Constituição ou a Constituição como Bíblia? Projetos para a construção do Estado-Nação em Timor-Leste Artigos

    Silva, Kelly Cristiane da

    Resumo em Português:

    Este texto analisa os conflitos ocorridos em Timor-Leste, em 2005, entre a Igreja católica e o poder executivo, a respeito do caráter a ser atribuído à disciplina de ensino religioso no currículo de ensino primário. Indica-se que os embates que se constituíram ao redor desse tema são expressivos de diferentes projetos para construção do Estado-Nação no país, bem como das disputas entre distintos grupos com relação ao papel desempenhado no processo de conquista da independência. Propõe-se que os eventos sejam compreendidos como produto da trajetória experimentada por certos setores da população no período da ocupação indonésia. Indica-se, assim, a singularidade da posição dos retornados, ex-componentes da frente diplomática da resistência, aos quais se opõe a Igreja católica, que se autodenomina como representante dos de dentro. As manifestações evocaram ainda um incipiente debate sobre a construção de uma memória nacional, pelo que a Igreja católica demandava um correto reconhecimento do Estado diante do papel por ela desempenhado na resistência à ocupação indonésia.

    Resumo em Inglês:

    The article focus on the conflicts which took place in East Timor in 2005, between the Catholic Church and the Government, regarding the role of the religious teaching in the basic school curriculum. The analysis indicates that the debates built around this issue express different State-Nation building projects for that country, so as disputes among different groups in relation to their roles in the independency process. We propose that the events should be understood as a product of the itinerary of certain sectors of the Timorese people during the Indonesian occupation of the territory. We point, that way, to the singular position of the counter-diasporas, former members of the diplomatic front, to whom the Catholic Church (self proclaimed as representative of the "insiders") now opposes. The protests also pointed to a still incipient debate on the building of a national memory, the Catholic Church claiming for a correct acknowledge, by the State, of its own role against the Indonesian occupation.
  • O ensino religioso e a interpretação da lei Artigos

    Dickie, Maria Amélia Schmidt; Lui, Janayna de Alencar

    Resumo em Português:

    O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the different interpretations of the Brazilian Education Law of 1966, with special attention to its article 33, reformed in 1997, which regulated the implementation of religious studies in public schools in Brazil. This regulation referred to schools of elementary and secondary levels that are administered by State Governments, through their Secretaries of Education, thus leaving to the States the task of applying the law. We are here considering two specific cases, that of the State of Sao Paulo and that of the State of Santa Catarina, showing how these different interpretations of the law conditioned the possibilities of religious agents to act in the process of capacitating teachers as well as in the definition of the contents of the curricula.
  • Imaginaires religieux et politiques en Amérique Latine: Les contours des renvois de signification

    Corten, André; Molina, Vanessa; Chiasson-Lebel, Thomas

    Resumo em Português:

    No cruzamento de duas perspectivas analíticas conhecidas, de um lado, a que vê no religioso um instituinte do político e, de outro lado, a que vê no mito um determinante para a organização social no seu conjunto, este texto parte da hipótese seguinte: religioso e político não são domínios essencialmente distintos. Os recortes e as imbricações entre o que se apresenta como sendo de ordem religiosa e o que se apresenta como sendo da ordem política variam segundo as sociedades e seus imaginários em curso. A partir de dados recolhidos por meio de enquetes de opinião realizados em cinco países da América Latina (México, Argentina, Venezuela, Brasil, Chile) e analisados à luz da noção de "reenvios de significação", o objetivo deste estudo é demonstrar, em base a um material empírico, que a articulação entre religioso e político varia em função dos países, dos grupos de população e das confissões. Mais ainda, as características de cada articulação específica, bem como a captação dos imaginários instituintes suscetíveis de modificar a implantação prática, não podem ser resgatados a não ser pela via comparativa.

    Resumo em Francês:

    À la croisée de deux perspectives analytiques connues, d'une part celle qui voit dans le religieux un instituant du politique et d'autre part celle qui voit dans le mythe un déterminant pour l'organisation sociale dans son ensemble, ce texte part de l'hypothèse suivante: religieux et politique ne sont pas des domaines par essence distincts. Les découpages et les imbrications entre ce qui se présente comme étant d'ordre religieux et ce qui se présente comme étant d'ordre politique varient selon lessociétés et leurs imaginaires en cours. À partir de données recueillies au moyen d'enquêtes d'opinion passées dans cinq pays d'Amérique latine (Mexique, Argentine, Venezuela, Brésil, Chili) et analysées à la lumière de la notion de "renvois de signification", l'objectif de cette étude est de démontrer, sur la base d'un matériel empirique, que l'articulation entre religieux et politique varie en fonction des pays, des groupes de population et des confessions. Plus encore, les caractéristiques de chaque articulation spécifique tout comme le repérage des imaginaires instituants susceptibles de modifier l'agencement en place ne peuvent être dégagés que par voie comparative.
  • Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países Artigos

    Oro, Ari Pedro; Ureta, Marcela

    Resumo em Português:

    O texto está dividido em duas partes. Na primeira, são analisados os vários modelos de relação estabelecidos legalmente nos países da América Latina entre igrejas e Estado, religião e política. Na segunda, são analisadas as implicações desses modelos para as temáticas da secularização e da liberdade religiosa.

    Resumo em Inglês:

    This text is divided in two parts. The first analyses the various models of relationship that are legally established in countries of Latin America between churches and State, religion and politics. The second analyses the implications of these models for the thematic of secularizationand religious freedom.
  • Entrevista com Jacques Gutwirth Espaço Aberto

  • Resenhas

    Walker, Ana Paula Pimentel
  • Morte nos búzios Resenhas

    Oro, Ari Pedro
  • Nacionalidade e etnicidade em fronteiras Resenhas

    Silva, Cristhian Teófilo da
  • Resenhas

    Burgueño, Daniel Angel Etcheverry
  • O prestígio religioso na umbanda: dramatização e poder Resenhas

    Tadvaldsup, Marcelo
  • O uso ritual das plantas de poder Resenhas

    Araújo, Maria Clara Rebel; Vieiralves-Castro, Ricardo
  • Antropologia e consumo: diálogos entre Brasil e Argentina Resenhas

    Dios, Maria Luisa Célia E. de
  • The road to clarity: Seventh-day Adventism in Madagascar Book Reviews

    Peeters, Marisa
  • Teses e dissertações em antropologia defendidas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de dezembro de 2006 a março de 2007 Noticiário

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