Acessibilidade / Reportar erro
Horizontes Antropológicos, Volume: 21, Número: 44, Publicado: 2015
  • Apresentação Apresentação

    Steil, Carlos Alberto; Carvalho, Isabel Cristina de Moura; Gomes, Ana Maria R.
  • O dédalo e o labirinto: Artigos

    Ingold, Tim

    Resumo em Português:

    Resumo Se você é educado para saber demais sobre as coisas, há o perigo de ver seu próprio conhecimento ao invés das coisas em si. Argumento aqui que caminhar oferece um modelo de educação alternativo que, ao invés de inculcar o conhecimento dentro das mentes dos alunos, os leva para fora, para o mundo. Eu comparo essas alternativas à diferença entre o dédalo e o labirinto. O dédalo (maze), que coloca uma série de escolhas mas predetermina os movimentos implicados em cada uma delas, põe toda a ênfase nas intenções do viajante. No labirinto (labyrinth), por outro lado, a escolha não está em questão, mas seguir a trilha exige atenção contínua. A educação que segue a linha do labirinto não oferece aos pupilos pontos de partida ou posições, mas constantemente os remove de quaisquer posições que eles possam adotar. É uma prática de exposição. O tipo de atenção exigida por essa prática se submete às coisas, e está presente no seu aparecimento. “Aparecer as coisas” equivale à sua imaginação, no plano da vida imanente. A vida humana é temporalmente esticada entre a imaginação e a percepção, e a educação, no sentido original do grego scholè, preenche a lacuna entre ambas. Eu concluo que a “pedagogia pobre” implicada num tipo de educação que não tem conteúdos a transmitir, nem métodos para fazê-lo, oferece não obstante uma compreensão do caminho para a verdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract If you are educated to know too much about things, then there is a danger that you see your own knowledge and not the things themselves. Here I argue that walking offers an alternative model of education that, rather than instilling knowledge in to the minds of novices, leads them out into the world. I compare these alternatives to the difference between the maze and the labyrinth. The maze, which presents a series of choices but predetermines the moves predicated on each, puts all the emphasis on the traveller’s intentions. In the labyrinth, by contrast, choice is not an issue, but holding to the trail calls for continual attention. Education along the lines of the labyrinth does not provide novices with standpoints or positions, but continually pulls them from any positions they might adopt. It is a practice of exposure. The attention required by such a practice is one that waits upon things, and that is present at their appearance. To ‘appear things’ is tantamount to their imagination, on the plane of immanent life. Human life is temporally stretched between imagination and perception, and education, in the original sense of the Greek scholè, fills the gap between them. I conclude that the ‘poor pedagogy’ provided by a mode of education that has no content to transmit, and no methods for doing so, nevertheless offers and understanding on the way to truth.
  • Aprendizagem como/na prática Artigos

    Lave, Jean

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo considera como o estudo da cultura e da aprendizagem pode ser de particular relevância para o campo da antropologia sociocultural em geral. O termo mais importante na expressão “cultura & aprendizagem” talvez seja o logograma “&” – ou seja, coloca-se a questão sobre o que conecta cultura e aprendizagem, perguntando-se como esses termos estão relacionados. Como devemos compreender cultura e aprendizagem como instâncias produtoras delas próprias, e uma da outra, na prática? Recalibrando em termos relacionais, podemos dizer que não é possível abordar a “aprendizagem” ou “cultura e aprendizagem” sem o seu emaranhamento na vida político-econômica, nas lutas e disputas históricas, em suas coerências e incoerências, e na produção relacional e histórica da vida cotidiana. Através das lentes da teoria da prática social, os estudos etnográficos sobre aprendizagem na prática oferecem diferentes entendimentos sobre como certa vida e certas disputas e incoerências são produzidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper considers how the study of culture and learning might be of particular relevance to the field of social-cultural anthropology more generally. The most important term in the phrase “culture and learning” may be the ampersand -- the question of what connects culture and learning, asking how are they related. How should we understand culture and learning to produce themselves and each other, in practice? Recalibrated in relational terms, you cannot address “learning” or “culture and learning” without entanglement in political-economic life, historical divisions and struggles, coherences and incoherencies, in the historical relational production of everyday life. Through the lens of social practice theory ethnographic studies of learning in practice offer different understandings of how that life, those divisions and incoherencies are produced.
  • Aprendizagem e representação. Os antropólogos e as aprendizagens Artigos

    Pierrot, Alain

    Resumo em Português:

    Resumo Seguindo Boas, muitos antropólogos consideram que os processos de aprendizagem não dizem respeito à sua disciplina e temem que essa temática seja atualmente utilizada pelos cognitivistas para anexar a antropologia à sua psicologia inatista. Depois mostrar que o modelo chomskyano interioriza contraditoriamente o esquema escolar da gramática escrita e que, reduzindo a aprendizagem a seu único “despertar” de representações internas, ele não reconhece, de fato, qualquer pertinência com as atividades reais de aprendizagem; este artigo se concentra nas modalidades de aprendizagem de duas atividades de representação gráfica: a escrita e o desenho. Historicamente, parece que a escrita foi sistemática e violentamente transmitida por domesticação e que o desenho pôde ser proibido, mas não transmitido desse modo porque ele constitui uma maneira de ser globalmente autônoma como toda verdadeira aprendizagem. O desenho é sempre bem mais que uma representação mental pelo fato mesmo que a interação com a presença efetiva das representações produzidas é constantemente exigida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Following Boas, many anthropologists keep considering that learning processes are outside their discipline and fearing that cognitivism is currently using this thema as a tool for annexing anthropology to nativist psychology. After showing that the Chomskyan model internalizes contradictorily the scholar scheme of written grammar and, by reducing learning to a mere “awakening” of internal representations, is actually denying any relevance to actual learning activities, this article focused on two representing graphic activities are through learning processes: writing and drawing. It occurred historically that writing has been systematically transmitted violently by “dressage” (“taming” or “breaking in”) and that drawing can be forbidden but not taught in this way for the reason that it is a globally autonomous way of being, as all true learnings are. Drawing is always more than a mental representation since interaction with the actual presence of its’ own products is constantly needed.
  • Escritas dissonantes: escolarização, letramentos, novas tecnologias e práticas culturais juvenis Artigos

    Pereira, Alexandre Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda a escrita, simultaneamente, como técnica e como prática social. Desse modo, a partir de pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino médio da periferia de São Paulo, entre 2006 e 2010, e com práticas culturais juvenis, desde 2002, apresenta-se os múltiplos aspectos revelados sobre as diferentes formas de letramento e suas implicações políticas. Discute-se, portanto, da dimensão escolar, mais pautada por uma noção disciplinar de transmissão de uma técnica, às relações com as novas tecnologias que transformam profundamente os modos de ler, escrever e pensar, mas também os de se vivenciar a juventude e o período escolar. Realizam-se, ainda, comparações com um uso juvenil da escrita bastante particular, em São Paulo, a pixação. Ao expor esse panorama de práticas de escrita, tenta-se desvelar também os diferentes poderes e contrapoderes que por elas e em torno delas se afirmam.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper discusses the writing both as art and as social practice in public high schools in the outskirts of São Paulo, between 2006 and 2010, and with youth cultural practices since 2002. The research thus presents the multiple aspects about the different forms of literacy and its political implications. The paper offers an investigation about the school view, more marked by a disciplinary notion of transmission of a technical, and the relations with the new technologies and the profound transformation of ways of reading, writing and thinking, but also describes the changes of modes of experiencing youth and the school term. The observation of these experiences allows takes place also comparisons with a special youthful use of writing, in São Paulo, the pixação (tag). By exposing this panorama of writing practices, your different powers and counter-powers are revealed.
  • Aprendizagem como gênese: prática, skill e individuação Artigos

    Sautchuk, Carlos Emanuel

    Resumo em Português:

    Resumo A partir dos processos de construção da pessoa de pescadores costeiros e de lago no estuário do Amazonas, este artigo trata sobre abordagens da aprendizagem na antropologia. São discutidas alternativas ao tratamento da aprendizagem como socialização ou transmissão de conhecimento e à distinção formal/informal, apresentando propostas etnograficamente fundamentadas e centradas na prática. Em seguida, trata-se dos potenciais e limites da noção de skill, que amplia o foco deste debate para abarcar a relação dos organismos-pessoas com animais não humanos, ambientes, objetos, etc. Depois, faz-se uma aproximação à noção de individuação, do filósofo da técnica G. Simondon, e das implicações de sua proposta ontogenética para a compreensão do anthropos e da aprendizagem. Nesses termos, e sempre com base na comparação entre os pescadores amazônicos, defende-se a ideia da aprendizagem como gênese simultânea da pessoa e de um sistema de relações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article describes and reflects on approaches to learning in anthropology based on person-making processes among coast and lake fishermen in the Amazon estuary. It discusses alternatives to perspectives on learning as socialization or knowledge transmission and to the formal-informal divide by putting forth an ethnographically grounded, practice-centered approach. I comment on the potentials and limits of the notion of skill, which broadens the scope of debates on learning to encompass relations between organisms-persons and non-human animals, environments, and objects. Finally, I evoke Gilbert Simondon’s notion of individuation and his ontogenetic proposal for understanding the anthropos and learning. Drawing on this literature and on a comparison between Amazonian fishermen, I put forth a notion of learning as the simultaneous genesis of a person and of a system of relations.
  • Produzindo corpos ativos: a aprendizagem de crianças indígenas e agricultoras através da participação nas atividades produtivas familiares Artigos

    Tassinari, Antonella

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa os processos de ensino e aprendizagem em dois contextos sociais diversos vivenciados por famílias agricultoras, no Paraná, e por famílias indígenas galibi-marworno, no Amapá. Embora a educação escolar seja valorizada pelas famílias e ocupe um tempo e investimento considerável das crianças, esses contextos são aqui considerados “não escolarizados” porque a escola não constitui uma fonte hegemônica de conhecimento para essas crianças, que também aprendem através de outras situações vivenciadas por elas, especialmente através da participação nas atividades produtivas familiares. Ao reconhecer alguns aspectos comuns dos processos de aprendizagem nesses dois contextos, como a centralidade da experiência e da corporalidade, a atenção aos esforços de imitação, a ênfase na iniciativa dos aprendizes e a atribuição progressiva de responsabilidades, o artigo procura contribuir para os debates antropológicos contemporâneos sobre cognição e aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the processes of teaching and learning in two different social contexts experienced by farming families in the state of Paraná, and indigenous families Galibi-Marworno in the state of Amapá. Although schooling is considered important by these families and occupy a considerable time and investment of children, these contexts are here considered “deschooled” because the school is not a hegemonic source of knowledge for these children, who also learn from other situations experienced by them, mainly through participation in family production activities. Recognizing some common aspects of these learning processes, as the centrality of experience and corporeality, the attention to imitation efforts, the emphasis on learners’ agency and the progressive attribution of responsibilities, the article aims to contribute to contemporary anthropological debates about cognition and learning.
  • Learning, body and territory among indigenous Xakriabá boys Artigos

    Silva, Rogério Correia da; Gomes, Ana Maria R.

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo retoma a etnografia realizada com os meninos do povo indígena Xakriabá e focaliza cenas de campo que descrevem práticas presentes no cotidiano desses meninos que caracterizam a passagem do espaço doméstico para o mundo adulto masculino através da circulação pelo território. A caça assume um lugar emblemático na configuração das aprendizagens que constituem o ethos masculino dos Xakriabá. A configuração singular de tais práticas é revisitada para explorar suas articulações e revelar as aprendizagens que se tornam possíveis no uso da foice, parte do trabalho na roça; e na caça, realizada na mata do entorno das aldeias. Explora-se a aprendizagem como dimensão inerente às práticas e busca-se estabelecer relações entre as configurações de diferentes aprendizagens para explicitar orientações recorrentes como a interação entre pares e a cor-responsabilização na condução das práticas, que revelam modos de aprender próprios nas interações entre os Xakriabá.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article draws on an ethnographical study of indigenous Xakriabá boys, focusing on fieldwork that explores everyday practices that characterise the passage from domestic space to manhood through territory circulation. The hunt assumes an emblematic position in the learning process configuration that constitutes the male ethos of the Xakriabá. We review the unique arrangement of key practices, exploring their articulations and revealing learning processes developed both through the use of the scythe in agricultural work, and through hunting in the woods that surround the villages. Learning is explored as an inherent dimension of social practices. We highlight the relationships among different learning configurations in order to identify recurrent themes, such as peer interaction and co-responsability, which characterise particular ways of learning among the Xakriabá.
  • Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação Artigos

    Brum, Ceres Karam; Jesus, Suzana Cavalheiro de

    Resumo em Português:

    Resumo A questão da invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul se assenta em um conjunto de elementos que perpassam a história dessas populações de diferentes formas. Dentre eles se destacam narrativas produzidas por não índios e que apresentam visões recorrentes e idealizadas que têm como referentes expressões do folclore gaúcho. Nos últimos anos, porém, perspectivas indígenas passam a integrar as significações acerca desse passado e questionar a invisibilidade guarani no Rio Grande do Sul. Trata-se dos filmes produzidos pelo Coletivo Mbya-Guarani de Cinema/Vídeo nas Aldeias. Ao longo deste texto desejamos analisar algumas relações entre mito, diversidade cultural e educação, tomando como base essas representações acerca do passado missioneiro, acionadas a partir do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e da figura de Sepé Tiaraju.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The issue of invisibility Guarani in Rio Grande do Sul is based on a set of elements that permeate the history of these people in different ways. Among these stand out narratives produced by non-Indians and with recurring visions and idealized whose expressions regarding the gaucho folklore. In recent years, however, indigenous perspectives become part of the meanings about this past and question the Guarani invisibility in Rio Grande do Sul. These are the films produced by the Collective Mbya-Guarani Film / Video in the Villages. Throughout this text we want to propose an analysis between myth, cultural diversity and education, based on these representations about the missionary past, driven from the Archaeological Site of St. Michael the Archangel and Sepé Tiaraju figure.
  • Aprender a ver no candomblé Artigos

    Rabelo, Miriam C. M.

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo discuto o aprendizado de práticas visuais no candomblé. Conforme procuro mostrar aprender a ver está diretamente relacionado ao modo como se fazem pessoas nessa religião. Uma parte importante desse processo envolve a experiência de não ver – de ter a visão repetidamente limitada por outros. Reforçada por um conjunto de práticas, contextos e modos de sociabilidade, essa experiência contribui para formar pessoas que aprendem a ver um excesso oculto sob o visível (ou repousando ao seu lado), que aprendem a ver o invisível. Na conclusão aponto para o tipo de mundo que as práticas visuais do candomblé tanto descortinam e quanto ajudam a instaurar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper I discuss the process by which novices learn to see in the Afro-Brazilian religion known as candomblé. As I try to show learning to see is intimately tied to way by which persons are constructed or “made” in candomblé cult houses. An important part of this process involves the experience of not being able to see, of having one’s vision repeatedly restricted by others. Reinforced by a series of practices, situations and modes of sociability, this experience helps form persons wholearn to see an excess hidden under the visible (or lying beside it), persons who learn to see the invisible. The paper concludes by identifying the world which the candomblé’s visual practices both unveil and help constitute.
  • Sentindo o saber. Educação da atenção e medicina de família Artigos

    Bonet, Octavio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste texto é mostrar, através de diferentes situações etnográficas, como se produz o processo de aprendizado de um médico de família em um contexto específico como é o cotidiano de uma residência em medicina de família e comunidade. Para isso é necessário fazer um percurso que permita entender as características específicas dessa prática em complementaridade com a formação biomédica que os residentes trazem consigo de sua graduação. Fundamentalmente apoiarei minha argumentação em dois conceitos-chave: o de cultura epistêmica, extraído da obra de Karin Knorr Cetina, e o de educação da atenção, de Tim Ingold.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text attempts to show, through various ethnographic situations, the learning process of a family practitioner in the specific context of the daily routine of a residency in family and community medicine. This requires a trajectory that will bring out the specific characteristics of this practice as a complement to the biomedical training residents get during their undergraduate course. My argument is based on two key concepts: Karin Knorr Cetina’s epistemic culture and Tim Ingold’s education of attention.
  • Aprendiendo a bordar: reflexiones desde el campo sobre el oficio de bordar y de investigar Artigos

    Pérez-Bustos, Tania; Márquez Gutiérrez, Sara

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo da cuenta de la forma en que las autoras nos aproximamos desde la investigación social al aprendizaje del bordado en Cartago, Valle del Cauca. Argumentamos que esta aproximación tiene dos dimensiones co-constitutivas: el aprendizaje de esa labor en el espacio doméstico y cotidiano por parte, principalmente, de mujeres bordadoras y el aprendizaje del bordado como parte central del proceso mismo de investigar el espacio cotidiano que habitan dichas mujeres. Asumimos este encuentro de aprendizajes como un diálogo de saberes que implica el contacto con el bordado artesanal en su dimensión material y humana. Nos interesa mostrar cómo dichos encuentros entre nuestras experiencias e intereses como investigadoras sociales y las experiencias de las maestras bordadoras, propician espacios de aprendizaje, experimentación y creación que escapan a la lógica de mercado que caracteriza el aprendizaje del bordado en la actualidad en esta región.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reflects upon how the authors, from social research to learning embroidery in Cartago, Valle del Cauca. We argue that this approach has two co-constitutive dimensions: the learning of this craft in domestic and everyday spaces by, mainly, women embroiderers, and learning to embroider as central aspect to the process of researching the everyday space that inhabit women embroiderers. We understand this learning encounter as a knowledge dialogue that involves contact with craft embroidery in, both, its material and human dimension. We present how such encounters, between our experiences and interests as social researchers and the experience of master embroiderers, generate learning spaces, experimentation and creation that escape the market logic that characterizes the learning of embroidery at present in this region.
  • A juçara vai à escola: aprendizagem entre pessoas, coisas e instituições Artigos

    Borges, Marcelo Gules; Carvalho, Isabel Cristina de Moura; Steil, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é resultado de uma etnografia sobre materialidade, educação e aprendizagem realizada no contexto de uma rede local de educadoras ambientais atuantes em escolas públicas de ensino fundamental no litoral norte do Rio Grande do Sul, no Brasil. Tivemos por objetivo seguir as linhas que constituem o protagonismo da palmeira juçara, Euterpe edulis, espécie botânica conhecida popularmente como açaí da Mata Atlântica. Estivemos atentos aos seus usos nas práticas de alimentação e educação ambiental desenvolvidas pelas educadoras da Teia (Teia de Educação Ambiental da Mata Atlântica). Desde nossa perspectiva, a juçara é um outro não humano que participa de uma trama de relações sociais e materiais, entrelaçando pessoas, coisas e instituições e está no centro de um feixe de processos de aprendizagem individuais, sociais e ambientais. Dialogamos com uma noção de aprendizagem pensada a partir dos modos pelos quais experiências educativas são vividas nos termos de uma sintonia fina e dos laços de copertencimento com a dimensão não humana do ambiente, estabelecendo laços produtivos com outros humanos e não humanos. Nesse sentido, descrevemos a convivência entre as educadoras e a juçara como oportunidade para compreender formas de aprendizagem escolar e não escolar em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul que, como qualquer outra, é constituída por um mundo mais que humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper results of an ethnography on materiality, education and learning carried out in the context of a local network of active environmental educators in public elementary schools in the North of Rio Grande do Sul, Brazil. Our aim was to follow the lines that make up the role of juçara palm, Euterpe edulis, botanical species popularly known as açaí of the Atlantic Forest. We were aware of its uses in food and environmental education practices developed by the educators of the Teia (Teia de Educação Ambiental da Mata Atlântica). From our perspective, juçara is an other non-human who participate in a intertwining of social and material relations, linking people, things and institutions and is at the center of a bundle of individual, social and environmental learning processes. We dialogue with a notion of learning in a way by which educational experiences are lived under a fine tuning and co-belonging ties with non-human dimension of the environment, establishing productive ties with other humans and non-humans. In this sense, we describe the interaction between the teachers and the juçara as an opportunity to understand forms of school and non-school learning in a rural community in Rio Grande do Sul that, like any other, is constituted by a more-than-human world.
  • Situando os comitês de ética em pesquisa: o sistema CEP (Brasil) em perspectiva Espaço Aberto

    Fonseca, Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apoiando-me num conjunto de obras recentes, pretendo fornecer subsídios para “situar” os comitês universitários de ética (CEPs) no Brasil dentro dum contexto político e acadêmico mais amplo. Primeiro, ao rever a narrativa de origem dos CEPs, situando o surgimento deles nos EUA dos anos 1950 e 1960, sugiro que esse modelo seja mais adequado à resolução de riscos legais da pesquisa científica do que à garantia mais abrangente do proceder ético. Em segundo lugar, evoco estilos e espaços “alternativos” de participação popular no debate ético que permitem estranhar a ênfase dos CEPs em mecanismos de participação pontual e individualizada. Em terceiro lugar, considero a dimensão transnacional dos esforços para regular pesquisas científicas envolvendo sujeitos humanos, especialmente na indústria farmacêutica. Finalmente, trato dos debates que circundam a aplicação do modelo dos CEPs à pesquisa em ciências humanas, sublinhando algumas provocações políticas que, especialmente na área de antropologia, têm levado a novas e desafiadoras perspectivas sobre a ética em pesquisa. Meu objetivo é contribuir para um arsenal de abordagens que combata receitas fáceis, garantindo que o debate sobre os modos de regulação da ética na pesquisa científica se mantenha aberto a uma diversidade de possibilidades criativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, drawing on recent studies, we propose to situate the university-related ethical review boards in Brazil within a wider political and academic context. First, by re-examining origin narratives, focusing now on the 50s and 60s in the USA, we suggest that these boards are better adapted to the resolution of legal risks concerning scientific research than to the broader aim of guaranteeing ethical procedures. Second, we consider alternative styles and spaces of popular participation in ethical debates that allow us to rethink the Review Boards’ emphasis on mechanisms of episodic and individualized participation. Third, we consider the transnational dimension of efforts to regulate scientific research involving human beings, especially in the pharmaceutical industry. Finally, we look at debates surrounding the application of the Review Board model to the social sciences, highlighting political provocations that, especially in the area of anthropology, have given rise to new and challenging perspectives on research ethics. By combatting simplistic solutions, this article’s ultimate objective is to assure ongoing debate on the creative diversity of possibilities for guaranteeing ethical procedures in scientific research.
  • Arthur de Gobineau e Gilberto Freyre: um encontro improvável, uma aproximação possível Espaço Aberto

    Gahyva, Helga

    Resumo em Português:

    Resumo Gilberto Freyre já foi descrito com as mesmas palavras por meio das quais caracterizava o Brasil: um luxo de antagonismos em equilíbrio. Contribuíram decisivamente para essa coincidência as múltiplas possibilidades de leitura ensejadas por sua obra. A se considerar, por exemplo, seu livro de estreia, Casa-grande & senzala (1933), chama a atenção seu impacto inovador nas letras nacionais, tanto em função de sua perspectiva metodológica quanto de sua versão positiva para a então malsinada identidade brasileira. Mas há chave de leitura alternativa – e não excludente: a narrativa freyriana sobre a formação de nossa sociedade patriarcal, sobremaneira se aliada aos dois outros volumes da trilogia – Sobrados e mocambos(1936) e Ordem e progresso (1958) –, encerra elementos que lhe conferem afinidades com autor à primeira vista – ou a certa vista – antagônico: Arthur de Gobineau. Trata-se de deslocar para segundo plano o tema racial, conferindo protagonismo à narrativa comum revelada pelo elogio a instituições ligadas historicamente ao mundo feudal, especialmente a família.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Gilberto Freyre has already been portrayed by the same words he himself used to describe Brazil: a display of antagonisms in balance. The multiple ways of interpreting his work contribute to this coincidence. For instance, when considering his career’s opening book, Masters and slaves(1933), what draws attention is its impact on the Brazilian literature for its methodological perspective as well as his positivistic interpretation of the, at the time considered unfortunate, Brazilian identity. Nevertheless, there is a key to an alternative – but not exclusive – understanding: the freyrian narrative about the formation of the national patriarchal society. This narrative, greatly if combined with the other two volumes of his trilogy: Mansions and shanties (1936) and Order and progress (1958), contains elements which lend him affinity with Arthur de Gobineau, at first sight, or to a certain degree, an antagonist. This is done by shifting aside the racial question and putting up front their shared narrative, revealed by their common eulogy to institutions that can be traced historically to the feudal world, especially the family.
  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Estilos de vida e individualidade: escritos em antropologia e sociologia das emoções. Curitiba: Appris, 2014. 226 p. Resenhas

    Alves, Fábio Lopes
  • TONIOL, Rodrigo; STEIL, Carlos A. On the nature trail: converting the rural into the ecological through a state tourism policy. Hauppauge: Nova Science, 2015. 162 p. Resenhas

    Lopes, José Rogério
  • LI, Fabiana. Unearthing conflict: corporate mining, activism, and expertise in Peru. Durham: Duke University Press, 2015. 265 p. Resenhas

    Paredes Peñafiel, Adriana Paola
  • CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p. Resenhas

    Pereira, Jesus Marmanillo
  • KAFKA, Ben. The demon of writing: powers and failures of paperwork. New York: Zone Books, 2012. 182 p. Resenhas

    Raskin, Henrique
  • SÜSSEKIND, Felipe. O rastro da onça: relações entre humanos e animais no Pantanal. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. 203 p. Resenhas

    Segata, Jean
  • CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Reconhecimentos: antropologia, folclore e cultura popular. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012. 384 p. Resenhas

    Silva, Maurício
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br