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Revista do Departamento de Psicologia. UFF, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2005
  • Editorial

    Moraes, Marcia
  • Pensando os seres tecnológicos e biológicos: a filosofia das máquinas de Gilbert Simondon

    Schmidgen, Henning

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de G. Simondon para o campo de estudos de Ciência e Tecnologia. Distanciando-se das contribuições da cibernética, Simondon propõe investigar os processos de individuação, desenvolvimento e evolução da tecnologia. No enfoque da filosofia das máquinas proposto por esse autor, os objetos técnicos são contextualizados tanto sincrônica quanto diacronicamente. Destacamos que, diferentemente de outros enfoques teóricos a respeito deste tema, o interesse do autor centra-se no determinismo energético que se manifesta dentro e fora dos objetos técnicos. Desse modo, concluimos apontando as contribuições desse enfoque teórico para os estudos contemporâneos a respeito da história dos experimentos científicos.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes an investigation of the contributions of G. Simondon in the studies of Science and Technology. Leaving the contributions of cybernetics behind, Simondon investigates the processes of individuation, development and evolution of technology. According to his philosophy of machines, technical objects are contextualized both synchronically and diachronically. In contrast with other theoretical approaches of this problem, we emphasize that the interest of this author lies in the energetic determinism that is manifested in and outside technical objects. At last, we point out the contributions of this theoretical approach to contemporary studies on the history of scientific experiments.
  • A ética relacional: uma prática de ressonância interpessoal

    Depraz, Natalie

    Resumo em Português:

    Analisamos a questão da ética relacional no âmbito dos estudos fenomenológicos/existenciais relativos à problemática da doação. A distinção entre "dom com retorno de dom" e "dom sem retorno" é articulada a uma ética encarnada e situada que dá lugar de direito à singularidade pessoal e irredutível do outro. Investigamos esta ética da medida no contexto da experiência clínica do serviço francês Equipe Rápida de Intervenção na Crise. Conclui-se que tal ética baseia-se em: 1) restaurar a dimensão do sujeito pessoal no paciente, contra sua objetivação reificante; 2) praticar époché dinâmica em ressonância imanente com uma pluralidade personalizada de sujeitos; 3) experimentar o dom como capacidade simples de aceitar receber o dom do outro, é trazer à tona o ethos autêntico de Eros como experiência da disponibilidade ao cotidiano; 4) ao tomar a palavra, acionar o funcionamento antinômico do psiquismo humano para reabrir potencialidades infinitas da relação com o outro.

    Resumo em Inglês:

    We analyze relational ethics within the scope of phenomenological/existential studies related to the problem of donation. The distinction between "donation with return" and "donation without return" is discussed in connection with an incarnated and specified ethics, which grants the right to personal singularity and irreducibility to the other. We investigate this ethics of measurement in the context of the clinical experience of the Team of Rapid Intervention in Crisis. Such ethics is based on: 1) the restoration of the dimension of the personal subject in the patient, as opposed to his reifying objectivation; 2) the practice of the dynamic epoché in immanent resonance with a personalized plurality of subjects; 3) the experience donation as the simple capacity to accept receiving the donation of the other, and bring out the authentic ethos of Eros as the experience of availability to the every day life; 4) the activation of the antinomic functioning of the psyche in order to re-open the infinite potentialities of relating to the other.
  • Sentido e experiência no âmbito da atividade cognitiva

    Silva, André do Eirado

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva pensar a posição do problema do sentido em sua relação com a atividade cognitiva no que concerne à questão do significado das metodologias de primeira, segunda e terceira pessoas. Essa relação do sentido com a atividade cognitiva é analisada com a ajuda do pensamento bergsoniano, através do exemplo da percepção da fala. O sentido aparece como um movimento de pensamento que é pressuposto pela atividade cognitiva e não se esgota nela, mas corresponde à multiplicidade mais vasta da experiência e que ultrapassa tanto o eu quanto a experiência que se torna consciente para ele. Propõe-se, então, ligar o problema do sentido àquele das espécies de relação que se entretecem na experiência.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes an examination of the problem of sense in its relation to cognitive activity as it concerns the question of the meaning of methodologies in first, second and third person. This relationship of sense with cognitive activity is analyzed within the perspective of Bergson's thought, through the example of speech perception. The sense appears as a movement of thought that is presupposed by cognitive activity and is not limited to it. In fact, it concerns the largest multiplicity of experience and surpasses both the self and the experience that becomes conscious to him. It is then proposed to connect the problem of sense to that referred to the sorts of relation that are interwoven in experience.
  • O devir-consciente em rodas de poesia

    Kastrup, Virgínia

    Resumo em Português:

    O texto discute o conceito de devir-consciente, proposto por Depraz, Varela e Vermersch (2003), à luz de uma experiência de rodas de poesia no contexto de um trabalho comunitário com mulheres de classes populares. Apresenta o ciclo básico e a intuição que caracterizam o devir-consciente, sugerindo que esta é uma prática de produção de subjetividade. Analisa o caso específico do devir-consciente de experiências de breakdown (VARELA, 1994), que acessam o plano pré-subjetivo da cognição e que se potencializam na situação grupal através de uma dinâmica de ressonâncias. A roda de poesia revela uma dimensão coletiva da cognição e é proposta uma modalidade de relato que busca dar expressão a ela. A partir desta experiência de cognição coletiva, são levantadas questões relativas aos métodos de primeira e segunda pessoas que se apresentam no campo das ciências cognitivas contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    In this work we discuss the concept of "becoming-aware", as defined by Depraz, Varela, and Vermersch (2003), in the light of an experience of poetry reading in the context of a community work with lower class women. We present the basic cycle and the intuition that characterize the becoming-aware, suggesting that this is a practice of production of subjectivity. We also analyze a particular case of becoming-aware in experiences of breakdown (VARELA, 1994), which mobilize the pre-subjective level of cognition and empower group situation by means of a dynamics of resonances. Since the practice of poetry reading reveals a collective dimension of cognition, we propose a modality of writing which would be adequate to express it. Based on this experience of collective cognition, we bring up issues concerning the methods of first and second persons in the field of contemporary cognitive sciences.
  • Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar

    Pedroza, Regina Lúcia Sucupira

    Resumo em Português:

    O artigo discute o processo de aprendizagem e a subjetividade na perspectiva epistemológica qualitativa. Tem-se como objetivo mostrar o papel do brincar no processo de aprendizagem concebida na interação com o professor. Participaram da experiência, "Oficina do Brincar", cinco professoras e 28 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em Sobradinho II, Distrito Federal, com população de baixa renda. Os alunos foram indicados por terem dificuldade de aprendizado. Durante cinco meses, uma metodologia qualitativa com ênfase na observação participativa foi utilizada. No artigo é exposta uma fundamentação teórica sobre o brincar, seguida de relatos de observações, dos quais aspectos particulares foram discutidos a partir de uma perspectiva do brincar como possibilidade de uma produção positiva de subjetividade e não apenas como procedimento didático. Conclui-se que o brincar, como espaço de lazer, deve ser visto como constituinte do sujeito e do desenvolvimento de sua subjetividade.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the processes of learning and subjectivity in a qualitative epistemological perspective. The article indicates the role of playing in the learning process conceived in the interaction with the teacher. Five teachers and 28 first year primary schoolboys participated in the "Workshop on Playing", carried out in a school located in a poor area in Sobradinho II, Federal District. All the schoolboys selected were classified as having learning difficulties. A qualitative methodology was used with an emphasis on participative observation, for a period of five months. In addition to proposing a theoretical foundation of playing, the article includes reports of observations, in which specific aspects are discussed from the perspective of playing as a possibility of a positive production of subjectivity and not only as a didactic procedure. The conclusion is that playing, within a space of leisure, can be seen as a possibility to develop the student in their subjectivity.
  • O brincar como portador de significados e práticas sociais

    Silva, Léa Stahlschmidt P.; Guimarães, Adriana Batista; Vieira, Cristiane Elise; Franck, Luciana Nazaré de Souza; Hippert, Maria Isabel Steinherz

    Resumo em Português:

    Neste artigo estudamos as concepções sobre o brincar de três professores da pré-escola, de uma instituição pública, que lecionam para crianças na faixa etária de cinco anos. São traduzidas pelo relato de suas experiências em interfaces com a memória e a comunicação oral. Após a análise qualitativa dos dados observa-se um paradoxo nas narrativas das professoras que comunicam a sua concepção do brincar como espaço de criação, de liberdade, fantasia e imaginação e, ao mesmo tempo, a idéia do brincar como estratégia pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the conceptions of playing identified in three kindergarten teachers who teach five-year-old children at a public institution. Such conceptions are found in the reports of their experiences with memory and oral communication. After qualitative data analysis a paradox is observed in the teachers' narratives in which we find a conception of playing as related to creation, freedom, fantasy and imagination, and at the same time, the idea of playing as a pedagogical strategy.
  • O teste de Pfister e sua contribuição para diagnóstico da esquizofrenia

    Amaral, Anna Elisa de Villemor; Primi, Ricardo; Franco, Renata da Rocha Campos; Farah, Flávia Helena Zanetti; Cardoso, Lucila de Moraes; Silva, Telma Claudina da

    Resumo em Português:

    Procurou-se identificar indicadores no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister que pudessem auxiliar nos diagnósticos de pacientes esquizofrênicos. Tal iniciativa justifica-se pela escassez de pesquisas de validade desse teste para diagnóstico em psicopatologia. Os resultados obtidos demonstraram que a execução de tapetes furados e desequilibrados constitui um indicador significativo de esquizofrenia, principalmente quando associado a não execução de formações em camadas multicromáticas e a constância absoluta das cores vermelha e marrom. Não foram identificadas alterações significativas na freqüência da cor branca conforme previsto em outros estudos. Os resultados demonstram que a sensibilidade do Pfister para diagnóstico de esquizofrenia, com base nesses indicadores, é relativa devido à possibilidade de falsos negativos e falsos positivos, podendo, entretanto contribuir positivamente para a avaliação psicológica quando associado com outras técnicas. Esse estudo vem ao encontro da necessidade de verificar os alcances e as limitações do uso de testes psicológicos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to identify the aspects in the Color Pyramid Test of Pfister that may be useful to the assessment of schizophrenic patients. It is justified due to the scarceness of studies on the validity of Pfister Test for the psychopathological assessment. The results demonstrate that the disorganized forms called holey rugs or unbalanced rugs are significant indicators of schizophrenia, especially when associated with the non execution of stratified forms or the absolute constancy of the colors red and brown. We didn't find significant alterations on the frequency of the white color as found on other studies. Our results indicate that the sensibility of the Pfister test for the diagnosis of schizophrenia is limited due to the possibility of false positives and false negatives, but it could help in the psychological assessment when associated to other techniques. This study indicates the necessity to verify the possibilities and limitations in the use of psychological tests.
  • Psicanálise, saber e conhecimento

    Rodrigues, Ana Cabral; Costa, Carlos Alberto Ribeiro; Silva, Marcos Eichler de Almeida; Silva, Edson Pereira da

    Resumo em Português:

    Em fins do século XIX ocorre, no plano da construção de conhecimentos, uma revolução: Freud, Marx e Nietzsche equivocam a certeza. Posteriormente, Göedel demonstra que, num sistema lógico, existe a possibilidade de contradição, um furo. A partir disto, este trabalho estuda as condições de produção do conhecimento em psicanálise, propondo uma dupla visada: lançar um olhar epistemológico sobre a psicanálise e pensar uma epistemologia a partir do que aquela possui de mais próprio e radical o Inconsciente. Acreditamos que o estudo desta relação é uma importante questão epistemológica, relevante para a compreensão da atividade científica como um todo.

    Resumo em Inglês:

    Towards the end of 19th century, a revolution takes place in the field of knowledge production: Freud, Marx and Nietzsche introduce the idea of a not totally guaranteed certainty. Afterwards, Gödel demonstrates the possibility of contradiction in a given logical system. Parting from these premises, this assay studies the knowledge production conditions in psychoanalysis and proposes a two way analysis: thinking psychoanalysis from an epistemological point of view, as well as thinking the contribution of psychoanalysis theory of Inconscient to an epistemology. We believe that the study of this relation is an important epistemological question, relevant to the comprehension of scientific activity as a whole.
  • Ética e direitos humanos na e pela pesquisa e extensão universitárias

    Amador, Fernanda Spanier

    Resumo em Português:

    Neste artigo discuto a ética e os direitos humanos na e pela pesquisa e extensão universitárias, transversalizando os conceitos de tempo e de subjetividade, sobretudo a partir das contribuições de Deleuze, Guattari e Foucault. Abordando a ética, os direitos humanos, a produção de conhecimento e a vida em sua instigante indiscernibilidade, convido a refletir sobre a assunção de uma postura, enquanto pesquisadores e extensionistas, em devir, ou seja, cedendo lugar à experimentação e acionando a diferença. Discuto sobre o tema no plano das epistemologias propondo a promoção da ética e dos direitos humanos na esfera mesma da produção de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    In this article ethics and the human rights are discussed in and through university research, crossing the concepts of time and subjectivity, following the theoretical references of Deleuze, Guattari and Foucault. Approaching ethics, human rights, "knowledge production" and life as intertwined notions, it proposes the possibility of the attitude of "researchers to be", which involves the possibility of working with experimentation and "difference". The discussion is carried out in the plan of epistemologies and proposes the promotion of ethics and human rights in the same sphere of "knowledge production".
  • Entrevista com Henning Schmidgen

    Moraes, Marcia
  • Trajetórias do encontro entre a psicologia e o judiciário Eventos

    Bivar, Celso Campos; Maciel, Fernanda Machado; Isidro, Vitor Ferreira; Ayres, Lygia Santa Maria; Coimbra, Cecília Maria Bouças
  • A constituição histórica do campo psicológico em sua dispersão Eventos

    Simon, Aline Gabriela; Silva, Ana Luiza de Britto; Fonseca, Felipe Alves; Vieira, Paula Rego-Monteiro Marques; Mululo, Sara Costa Cabral; Pontes, Paulo Cardoso Ferreira; Ferreira, Arthur Arruda Leal
  • Atendimento psicológico ao paciente cirúrgico: aspectos psicológicos do tratamento de diabéticos do tipo i spac/gsi/huap Eventos

    Brito, Fernanda; Meirelles, Roberta Freire Cardoso; Valentim, José Henrique; Silva, Paulo Roberto Mattos da
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