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Revista do Departamento de Psicologia. UFF, Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2006
  • Editorial

    Moraes, Marcia; Oliveira, Claudio
  • A potência do pensamento

    Agamben, Giorgio
  • A ciência e a angústia

    Oliveira, Cláudio

    Resumo em Português:

    A partir de Heidegger e Lacan abordamos a relação entre a ciência, a angústia e o nada. Flagramos uma abordagem do problema da ciência semelhante em Heidegger e Lacan: para ambos, o desconhecimento da angústia por parte da ciência deve-se a algo que chamamos, conforme Lacan, a foraclusão do nada ou, conforme Heidegger, o não querer saber do nada. Mantendo-se na tradição metafísica, a ciência não acredita que nada possa surgir do nada, isto é, não acredita que o nada possa ter efeitos. Heidegger e Lacan mostram que o nada não só pode ter efeitos, como pode ser causa de muitas coisas, por exemplo, da angústia.

    Resumo em Inglês:

    Based on Heidegger and Lacan, we think the relation between science, anguish and nothing. We find a similar approach of the problem of science in Heidegger and Lacan: in both authors, the science's unfamiliarity with the anguish has to do with something we call, using a term of Lacan, the forclusion of the nothing or, using the expression of Heidegger, not to want to know of the nothing. Remaining itself in the Metaphysical tradition, science does not believe that the nothing can have effects. However, what Heidegger and Lacan show are that the nothing not only can have effects, but also be cause of many things, as, for example, the anguish.
  • Sexo, simulacro e políticas da paródia

    Safatle, Vladimir

    Resumo em Português:

    Trata-se de discutir a noção deleuzeana do humor enquanto modo de dizer a verdade do que é da ordem do sexual e enquanto forma de crítica à submissão do desejo à Lei. O humor deleuzeano, conforme é apresentado em textos como Logique du sens e, principalmente, Présentation de Sacher-Masoch, aproxima-se de considerações lacanianas sobre o semblante e a estrutura do fetiche. Tal aproximação visa mostrar as limitações de uma crítica como a pensada por Deleuze. Por fim, a noção de paródia, tal como é tratada por Judith Butler, é apresentada como um desdobramento possível da perspectiva deleuzeana.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the deleuzean idea of humor as way to say the truth about sex and as way to criticize the desire's submission to Law. We can find something similar as deleuzean humor (how it is developed in Logique du sens and Présentation de Sacher-Masoch) in lacanian's considerations about the structures of semblance and fetishism. This similarity can show us the limitations of that deleuzean use of humor to criticize the desire's submission to Law. At the end, the Judith Butler's notion of parody is presented as a sort of continuation of deleuzean standpoint.
  • O amor entre filosofia e psicanálise

    Murta, Claudia

    Resumo em Português:

    Investigamos a condição do amor como ponto de inflexão entre a filosofia e a psicanálise. A referência escolhida no campo de possibilidades de relação entre a filosofia e a psicanálise baseia-se no pensamento de Lacan. A possibilidade de relação entre dois discursos distintos é abordada, no pensamento lacaniano, a partir de seu aforismo maior, segundo o qual "não há relação sexual". Mesmo para a relação que não existe, Lacan propõe uma suplência - o amor, o qual surge como uma das suplências possíveis para a "relação sexual impossível" que pode se apresentar como um campo possível para a relação entre a filosofia e a psicanálise.

    Resumo em Inglês:

    We investigate the condition of love as a point of inflection between philosophy and psychoanalysis. Taken in the field of possibilities of relation between philosophy and psychoanalysis, this reference is based on Lacan's thought. The possibility of relation between two distinct ways of thinking is focused on Lacan's thought from his main aphorism "there is not sexual relation". Lacan proposes a supplementing for this relation that does not exist - love. So love appears as one possible supplementing for an "impossible sexual relation" and as a possible field of relation between philosophy and psychoanalysis.
  • Cinema e pulsão: sobre "Irreversível", o trauma e a imagem

    Rivera, Tania

    Resumo em Português:

    Partindo de um diálogo entre psicanálise e cinema, buscamos refletir sobre o estatuto da imagem na contemporaneidade. Para além de uma configuração imaginária apaziguadora, é indicada a potencialidade traumática da imagem, por meio da concepção freudiana da lembrança encobridora. Tal dimensão traumática é explorada na análise do filme Irreversível, produção francesa de 2002. A violência não é, nessa obra, apenas mostrada em imagens, mas é posta em cena "entre" as imagens. Em seu agenciamento pulsa uma ameaçadora possibilidade de que aquilo de que se trata na imagem, e que diz respeito à ligação entre sexo e violência não possa ser contado, mas apenas repetido.

    Resumo em Inglês:

    Entwining psychoanalysis and cinema, this paper seeks to reflect about the status of image in contemporary society. This search goes beyond a conformist imaginary configuration to point out the existence of a traumatic potentiality of the image, as indicated by Freudian concept of screen memories. This idea is explored by a discussion about French Director Gaspar Noé production "Irréversible", 2002. In this work, violence isn't simply showed in images but works "between" the images. In its editing pulsates the scaring possibility that something essential about image, related to death and sexuality, can't be told as a history, but destroys everything in a circular repetition.
  • Noite e dia e alguns monocromos psíquicos

    Sousa, Edson Luiz André de

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma leitura do conto de Jack London "A sombra e o brilho" mostrando o funcionamento do princípio da mímesis no processo de identificação. Propõe-se a expressão monocromos psíquicos para esses espaços mentais de indiferenciação entre o eu e o Outro. Adota-se a tese de Caillois, que afirma que o eu é permeável ao espaço. Nessa perspectiva, o tema do duplo, amplamente desenvolvido por Freud, é fundamental. Partindo-se de notas sobre o trabalho do fotógrafo cego Bavcar, procura-se mostrar alguns traços da estrutura do olhar. O artigo finaliza mostrando as conexões possíveis dessas reflexões para a prática psicanalítica.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a reading of Jack London's tale "The Shadow and the brightness", showing how the principle of mimesis works in the process of the identification. We propose to call psychical monochromes the spaces of mental indifference between the self and the other. We follow the thesis of Roger Caillois: "the self is permeable in the space". In this perspective, the subject of the double, developped by Freud is essential. We try to show the dialectic of the structure of the look based in some notes about the work of the blind photographer Bavcar. The article finish with showing the possibles connections of all these points with the clinical work.
  • A letra e o significante-nome próprio na psicose

    Novaes, Mariluci

    Resumo em Português:

    O artigo visa traçar alguns parâmetros, presentes na lingüística e na lógica, decorrentes do lugar do nome próprio na língua e na cultura. Ao ser interpelado pelo Outro, o sujeito se defrontará com injunções imaginárias, simbólicas e do real que tornam esse nome único e cuja referência não é o ser, mas o desejo do Outro a partir do qual a nomeação se efetivou, numa forma de inserção na Lei da língua, da cultura e do desejo. Se o psicótico reage mal a seu nome é possível que ele não se reconheça nessas injunções montadas em torno de seu nome.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the article is to show some parameters formulated in linguistics and logic, by which the locus of proper names in language and culture is established. The sole reference of proper name is not the being, but the desire of the Other stated at the moment of the performative nomination. The act of nominating by a proper name conceives a set of Imaginary and Symbolic bonds, one way of admission on the Laws of language, culture and desire. Whether psychotics react badly to their names, it is possible that they do not recognize themselves in these injunctions around their names.
  • Entre signo e significante: a esquizofrenia incipiente segundo Conrad

    Teixeira, Antônio

    Resumo em Português:

    Ao tratar da pesquisa empreendida por J. Conrad sobre a esquizofrenia incipiente, esse artigo demonstra a atualidade desse estudo: destaca-se a abordagem estrutural do desencadeamento psicótico ali inaugurada antes mesmo de Lacan estender a perspectiva estruturalista à fenomenologia da clínica. Enfatiza-se a estratégia utilizada por Conrad, que propõe pensar o desencadeamento psicótico nos termos da estrutura formal da percepção delirante. Demonstra-se em que sentido a perspectiva de Conrad resgata a inteligibilidade do fenômeno psicótico, opondo-se à estratégia da fenomenologia compreensiva fundada por Jaspers, a qual relegava ao plano somático da causalidade física os fenômenos mentais destituídos de compreensão.

    Resumo em Inglês:

    By dealing with Conrad's research on incipient schizophrenia, this article demonstrates the actual relevance of the study: it highlights the structural approach of psychotic crisis inaugurated by him, even before Lacan expands the structuralist perspective to the clinic's phenomenology. The author emphasizes the strategy employed by Conrad, who proposes to discuss the origins of psychotic crisis in terms of the formal structure of the delirious perception. He shows therefore the way Conrad's perspective is able to recover the intelligibility of the psychotic phenomenon, in opposition to the strategy of comprehensive phenomenology founded by Jaspers, which relegates to the somatic plan of physical causality the mental occurrences deprived of comprehension.
  • A incidência real da causa na psicanálise

    Costa-Moura, Fernanda

    Resumo em Português:

    O artigo trata da articulação da noção de causa na psicanálise a partir do Seminário A Angústia de Lacan e de referências feitas ao problema da causalidade em Kant naquele contexto. Busca-se identificar na função da causa a dimensão ontológica que Lacan relaciona ao conceito freudiano de inconsciente. Aborda-se a elaboração do objeto a, causa do desejo, a partir dos elementos da pulsão, para analisar qual foi, e para o que aponta a revisão do problema da causalidade proposta por Lacan. Concluindo por meio da indicação de que o que muda com a introdução da causa no campo do sujeito é a própria noção de causa.

    Resumo em Inglês:

    The concept of cause developed in Lacan's Seminar On Anguish is examined in the context of the landmark contribution to the philosophical discussion on causality that is brought by Kant and argued by Lacan. We investigate the ontological dimension of causality that Lacan relates to the Freudian notion of Unconscious. In this direction, the article aims at the structure of the object "petit a", cause of the desire, as it derives from the elements of the drive, to show the importance of Lacan's formulations of the cause and to indicate that this process touches and transforms not only the field of the subject but the concept of cause itself.
  • Entrevista com Giorgio Agamben

    Costa, Flavia
  • Atendimento psicológico ao paciente cirúrgico: contribuições psicanalíticas ao trabalho no hospital geral Eventos

    Martins, Renata Sales; Pinto, Bruna de Oliveira Santos; Costa, Cristiane de Figueiredo; Silva, Paulo Roberto Mattos da; Valentim, José Henrique
  • Do social ao individual: a psicologia das massas de Sigmund Freud Eventos

    Leopoldino, Marcus M. P.; Oliveira, Claudio
  • Psiquiatria infantil sem paredes Eventos

    Soares, Hugo Leonardo Rodrigues; Barros, Isabele de Lima de; Werner Junior, Jairo
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