Acessibilidade / Reportar erro
Revista do Departamento de Psicologia. UFF, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

    Moraes, Marcia; Nascimento, Maria Lívia do
  • Drogadicção: tentativa de suicídio e/ou elaboração?

    Mansilla, Natallie Karim Rodrigues; Bento, Victor Eduardo Silva

    Resumo em Português:

    Interrogou-se se a drogadicção compreender-se-ia como gozo pela descarga da pulsão de morte sobre si próprio, ou se neste ato haveria simultaneamente a convocação da pulsão de vida. Concluiu-se existir a ação simultânea das pulsões de morte e de vida. A drogadicção traria um silêncio e alguma perspectiva de "simbolização". Esta foi encontrada entre a brincadeira infantil e o ideal de cura analítica pelo acesso ao simbólico através do luto pela perda primordial. A auto-destruição, a tentativa de suicídio pela drogadicção, foram entendidas como melancolia e negação maníaca.

    Resumo em Inglês:

    It was questioned if drug addiction could be understood as enjoyment through the discharge of death instinct on oneself, or if it would be simultaneously the action of life instinct. It was concluded that it would be both death and life instincts acting at the same time. Drug addiction brings concomitantly silence and some "symbolization". It was found the elaboration between children's joke and the ideal of the analytical cure in the symbolic access, mourning for the original loss. Self-destruction and the suicide attempt by ingesting drugs were understood as melancholy and maniac denial at the same time.
  • Os anos de inverno da análise institucional francesa

    Rodrigues, Heliana de Barros Conde

    Resumo em Português:

    O artigo reconstrói os vínculos entre a gênese teórica e a gênese social de conceitos e dispositivos da Análise Institucional francesa, entendida como regime de verdade, prática e subjetivação, durante seus "anos de inverno" - expressão inspirada em Félix Guattari, que, através dela, retrata o mundo contemporâneo. Um destaque especial é dado aos conceitos de implicação e sobreimplicação, conforme concebidos por René Lourau. As considerações finais esboçam questões sobre a Análise Institucional no Brasil, particularmente em suas relações com a Universidade. Presume-se então que a 'dobra sobre si' efetuada pela Análise Institucional esteja necessariamente relacionada a um 'desprendimento de si'.

    Resumo em Inglês:

    The paper reconstructs the connections between theoretical genesis and social genesis of some concepts and devices of French Institutional Analysis, understood as a truth, practice and subjectification regime, during the "years of winter" - an expression inspired in Félix Guattari, that portrays the contemporary world. A particular emphasis is given to the concepts of implication and overimplication, as they are formulated by René Lourau. The final statements outline problems regarding the Institutional Analysis in Brazil, mainly in its relationships with the University. We suppose that the Institutional Analysis 'infolding' is necessarily related with a practice of 'getting free of itself'.
  • Algumas reflexões acerca da clínica social

    Romagnoli, Roberta C.

    Resumo em Português:

    O presente artigo visa a promover algumas reflexões acerca da clínica, examinando a biopolítica e o posicionamento do profissional perante esse processo, no momento atual. Nesse sentido, fundamenta-se na noção de acontecimento, viabilizando a atualização do virtual, a partir de um raciocínio de imanência e transversalidade, utilizado por Gilles Deleuze. O território clínico é assim concebido como uma multiplicidade aberta a devires que nela irrompem. Esse enfoque aponta para a necessidade de se criar uma clínica à altura de nosso tempo, comprometida com a invenção de dispositivos que visem ao resgate das linhas processuais da subjetividade, religando clínica e vida.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to develop some discussion about clinic, analysing the biopolitic and the professional actuation in this process, in the contemporaneity. In this sense, this work is based in the concept of occurrence, that promotes the virtual's actualization and an immanent and transversal line of thoughts, used by Gilles Deleuze, was applied. Then, the clinic area is conceived by a multitude of becomings. This attitude points to the necessity of creating a clinic up to todays standards, engaged with the development of new mechanisms that allows to recover the main processual lines of subjectivity reuniting clinic and actual life.
  • Identidade e diferença em movimento: ressonâncias da obra de Deleuze

    Rocha, Marisa Lopes da

    Resumo em Português:

    O artigo pretende colocar em análise a lógica identitária que está na origem do Estado moderno, através de conceitos relativos à tese de reversão do platonismo. A perspectiva é a de retomar a obra deleuzeana, assim como a de diferentes autores que contribuem para seu entendimento como Machado, Orlandi, Fuganti, entre outros, evidenciando o insuportável da cultura ocidental-cristã: a ausência da identidade. Pensar em alternativas para a vida como potência de transformação implica dar visibilidade à lógica atravessada nas práticas, redimensionando o cotidiano como campo de forças que desconstroem os modelos a favor da afirmação da diferença.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to analysis the logic of identity which is in the origin of modernity, by means of concepts regarding to the reversion of platonism. We will be based on Deleuze's work, as well as on different authors like Machado, Orlandi and Fuganti, who help us to understand the contributions of Deleuze, putting forward an unbearable feature of occidental culture: the lack of identity. Thinking of alternatives for contemporary life as potency of changing requires giving visibility to the logic which supports the practices, putting forward the quotidian as a field of forces which break down the established models in behalf of affirming difference.
  • A fundação do subjetivo: o hábito para além da psicologia

    Maciel Junior, Auterives; Melo, Danilo Augusto Santos

    Resumo em Português:

    Tomando como ponto de partida o conceito de repetição - tal como ele é desenvolvido na filosofia de Gilles Deleuze - o presente artigo pretende trabalhar a noção de hábito visando à realização de uma crítica à abordagem desta noção feita pela psicologia. Mostra também como a constituição do hábito é inseparável de uma contemplação passiva que se encarrega da fundação do tempo do vivo, demonstrando como é possível pensar a emergência da subjetividade a partir de uma nova inflexão. Visa, portanto, compreender a subjetividade procurando esclarecer a sua emergência à luz de uma perspectiva ontológica e estética, para além da Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    Taking as a start point the concept of repetition - as it's been developed by Gilles Deleuze's philosophy - the article treats the habit notion and, in particular, a critique to the way psychology deals with such notion. In addition, presents how the habit's constitution is inseparable from a passive contemplation, which is responsible for the foundation of the alive time, still showing how possible it is to think about the subjectivity emergence in terms of a new inflection. Therefore, based on an ontology and esthetic perspective, it goals an understanding of subjectivity, as well as its emergence beyond psychology.
  • A revolução do presente

    Fonseca, Tania Mara Galli; Engelman, Selda; Kirs, Patrícia Gomes

    Resumo em Português:

    Enfoca-se a construção do presente perguntando o que se passa na atualidade a partir de Foucault. Privilegia-se a perspectiva que positiva a capacidade de crítica que atravessa o nosso tempo. Foca-se não os empreendimentos revolucionários em si, mas a cartografia dos traços de entusiasmo pelo porvir que sustenta a construção de devires desenhados nas práticas cotidianas dos sujeitos. Visa-se o plano ético de existir, mostrando a vontade de revolução contra o que nos torna fracos, a vontade de poder que se dirige como crítica ao próprio presente, manifestando-se como enunciação coletiva que as práticas organizam e produzem na superfície dos rostos.

    Resumo em Inglês:

    The text concerns the construction of the present from the question: what we can depict from reality since Foucault. We adopt the perspective that stresses the capacity of criticism and problematics that belong to our time. It attracts our attention not to the revolutionary works, but to a cartography of signs of enthusiasm for the virtuality that supports the construction of possibilities drawn into the daily praxis of the subjects. It is about directing the view to the ethics of existence, showing the desire for revolution against what weakens us, the desire of power that translates into criticism and fights the present, displaying the collective enunciation that practices organizes and produces on the surface of faces.
  • Intervenção familiar na esquizofrenia: recorte de modelos de ensaios clínicos

    Rodrigues, Maria Goretti Andrade; Silva, Letícia Krauss

    Resumo em Português:

    O entendimento do formato da Intervenção Familiar citada pelos ensaios clínicos controlados na condição esquizofrenia foi o foco de nossa investigação aqui relatada. Procedemos a uma busca sistemática na base de dados MedLine e elaboramos a compreensão da fundamentação teórica das práticas descritas para avaliar a heterogeneidade clínica das intervenções que são objeto de estudo dos ensaios que resgatamos. Descrevemos um modelo denominado "pragmático", que apresenta fragmentos de técnicas, sem princípios de base ou técnicas derivadas de teorias; outro modelo cuja ênfase do trabalho é na mudança comportamental; e por fim um modelo cognitivo comportamental, que privilegia a abordagem cognitiva. Fazemos considerações sobre os conceitos de Emoção Expressa (EE) e Sobrecarga Familiar, subjacentes aos modelos comportamental e cognitivo comportamental na Intervenção Familiar para Portadores de Esquizofrenia. Consideramos que esse modelo, que privilegia um maior entendimento do familiar acerca da esquizofrenia, com a devida adequação devido às especificidades culturais nacionais, deve ser investigado para a utilização nos CAPS do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The understanding of the format of the Family Intervention mentioned by the clinical trials controlled in the condition schizophrenia it was the focus of our investigation here told. We proceeded to the one systematic search in MedLine and we elaborated for the understanding of the theoretical foundation of the described practices to evaluate the clinical heterogeneity of the interventions that are object of study of the trials that we rescued. We described a model denominated "pragmatic", that presents fragments of techniques, without base beginnings or derived techniques of theories; another model whose emphasis of the work is in the change comportamental; and finally a model cognitive comportamental, that privileges the cognitive approach. We make considerations on the concepts of Expressed Emotion (EE) and Family Burden, underlying to the models comportamental and cognitive comportamental in the Family Intervention for Bearers of Schizophrenia.
  • Solidão e relações afetivas na era da técnica

    Sá, Roberto Novaes de; Mattar, Cristine Monteiro; Rodrigues, Joelson Tavares

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo a reflexão, sob o enfoque da fenomenologiahermenêutica, acerca de um tema recorrente para a clínica psicoterápica: a solidão e as relações afetivas. A relação entre solidão e isolamento e a angústia frente à necessidade de controle e de segurança nos relacionamentos, serão analisados à luz do pensamento do filósofo Martin Heidegger, e de outros autores como Medard Boss, enquanto possibilidades de sentido que compõem o horizonte histórico do homem moderno. Neste contexto o papel desempenhado pela psicoterapia não será somente o ajustamento, mas se constituirá em um espaço de meditação, em que se farão presentes outras possibilidades de ser no mundo com o outro.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to reflect, under a phenomenological-hermeneutic approach, about a recured complain in psychoterapic setting: loneliness and affective relationships. The connection between loneliness, isolation and anxiety with the necessity of control and security on relationships were analysed. For this we used Martin Heidegger's philosophical thought. We concluded these feelings are possibilities of meaning that constitute the historic experience of modern man. This way, psychotherapy will not intent only an adjustment but will be a setting of medidation, where other possibilities of being in the world with others will be present.
  • Cidadania, trabalho e criação: exercitando um olhar sobre projetos sociais

    Fernandes, Ângela Maria Dias; Moura, Andréia Maia Accioly; Fernandes, Diana Jaqueira; Rocha, Gabriela Fernandes; Luna, Greta Cataline de Vasconcelos; Barbosa, Tereza Lidiane de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este texto pretende trazer algumas interrogações sobre os temas "cidadania", "trabalho" e "criação" e as formas como atravessam os projetos sociais que utilizam a arte como mediadora da atividade educativa, na Grande João Pessoa. Para tanto, parte de uma análise a respeito dos princípios filosóficos e pedagógicos que orientam esse campo de intervenção e da categoria de "risco social" utilizada, freqüentemente, nos discursos dirigidos às camadas empobrecidas da população. A partir de um mapeamento de onze projetos sociais que atuam com arte, o foco foi dirigido para um dos projetos - a Escola Piollin. A pesquisa, circunscrita enquanto investigação qualitativa identifica a existência de uma tensão na constituição das práticas e dos discursos. Neste percurso investigativo, focaliza a fala dos diversos atores sociais (coordenadores de projetos, educadores e alunos) buscando revelar alguns caminhos no ensino da arte dirigido às crianças, adolescentes e jovens das classes populares.

    Resumo em Inglês:

    This text intent to bring any questions about the themes "citizenship", "work" and "creation" and the forms how go through the social projects that use the art like educative activity's mediation, in great João Pessoa. Therefore, leave from analise about philosophycs and educatives principles that guide this investigation's field and from category of "social risk" used, frequently, in the discourses applied to population's poor classes. From survey on of eleven social projects that perform with art, the focus was applied to one of those projects - the Piollin School. The research, delineated while qualitative investigation, identify the existence of a tension in constituition of practices and discourses. This investigative trajectory focus in the discourses of social actors (projects' director, educator and students), looking for reveal any ways in the art's teaching, applied to children, adolescents and youth of popular classes.
  • Crianças em trilhas na natureza: jogos de percurso e reencantamento

    Vasconcellos, Tânia

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa a atividade de caminhada por trilhas na floresta. Busca desvelar a estrutura dinâmica da atividade, seu universo simbólico e seu núcleo temático à luz dos estudos sobre o ato de brincar, os milenares jogos de percurso e as representações do meio ambiente. Inspirado no modelo da pesquisa etnográfica, teve na observação e registro suas principais ferramentas. As respostas emocionais aos diferentes apelos da paisagem, tais como as cavernas, a fenda, o mirante, a cachoeira que trouxeram a tona toda uma profusão de imagens que remetiam ao universo simbólico dos tradicionais jogos de percurso.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyses children's tracking activity at Forest. It aims at showing the dynamic structure of the activity, its symbolic universe as well as its thematic nucleus according to the act of playing studies, the millenarian itinerary games and the environment representations. Inspired on the ethnographic research model, the main tools were observation and recording. The emotional answers to different landscapes appeals such as caves, cracks, sightseeing sand waterfalls brought up lots of images that would remind the symbolic universe of the traditional itinerary games.
  • Metacognição e resolução de problemas aritméticos verbais: teoria e implicações pedagógicas

    Chahon, Marcelo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe uma revisão do constructo psicológico de metacognição, especialmente enquanto habilidade utilizada em atividades de resolução de problemas e especificamente com relação a problemas aritméticos verbais. Procura-se evidenciar a complexidade dos modelos de desenvolvimento da competência em representar e resolver diferentes problemas envolvendo as quatro operações, ressaltando as implicações pedagógicas sugeridas por ampla literatura. Finalmente, conforme as idéias do Professor Franco Lo Presti Seminerio, é vislumbrada na metacognição um recurso psicopedagógico fundamental à aquisição de autonomia cognitiva pelo jovem aprendiz, cuja eficácia pôde ser observada em sucessivas intervenções experimentais conduzidas pelo Laboratório de Metacognição da UFRJ.

    Resumo em Inglês:

    The present work proposes a review of the psychological metacognition construct, specially as a skill used in problem solving activities, and specifically in relation to verbal arithmetic problems. It is here attempted to evidence the complexity of the development models regarding the competence in representing and solving different problems involving the four mathematical operations, emphasizing the pedagogical implications suggested by literature. In accordance to the ideas of Professor Franco Seminerio, metacognition is seen as a fundamental psychopedagogical resource to the acquisition of cognitive autonomy by the young apprentice, which effectiveness was observed in experimental interventions conducted by UFRJ Metacognition Laboratory.
  • Manutenção na prática de exercícios por idosos

    Caromano, Fátima A.; Ide, Maiza Ritomy; Kerbauy, Rachel Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a contribuição de dois programas de treinamento físico para a manutenção na prática de exercícios físicos em idosos. Vinte idosos tiveram seu desempenho físico testado (T1) e posteriormente foram randomizados em dois grupos de 10 indivíduos. O G A realizou exercícios gerais. O G B participou de um programa de caminhada. Após 16 semanas de intervenção, todos foram reavaliados (T2). Após um ano de T2, foram novamente avaliados (T3) e também responderam uma entrevista a respeito da manutenção da prática de atividade física. Ambos grupos apresentaram melhora no desempenho físico e os achados foram compatíveis com as atividades referidas na entrevista. Em T3, sete dos nove participantes do G A mantiveram suas rotinas de atividade física. No G B, oito dos dez o fizeram. A manutenção aumentou ou preservou o desempenho físico, enquanto o abandono o piorou. O treinamento parece modificar o comportamento da população estudada quanto à prática de exercícios.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate the effects of 2 physical training programs in the physical exercises practice maintenance in elderly persons. Twenty elderly persons had their physical performance assessed (T1). Later, subjects were randomized in two groups, with ten each. Group A performed general exercises and group B performed a program with walking exercises. After 16 weeks of intervention, subjects were assessed once again (T2). One year after T2, subjects were assessed one more time (T3). In T3, subjects also answered an interview about physical activity practical maintenance. Both training interventions improved physical performance, in agree with the answers of the interview. In T3, seven of nine subjects from group A kept their exercises routines. In group B, eight of ten subjects kept the routines. Maintenance increased or preserved the physical performance, while the abandonment got it worse. Training seems to modify the population studied behavior to the exercise practice.
  • Revista Ciência & Saúde Coletiva

    Passos, Eduardo; Benevides, Regina; Alvarez, Ariadna Patrícia Estevez; Carvalho, Helena Fialho de; Costa, Lívia Cristina
  • Formação de professores mediada pela linguagem cinematográfica: filmes como recurso pedagógico Eventos

    Coelho, Camila Streitenberger; Foganholi, Maria Elaine Neves Azevedo; Ferreira, Sueli Camargo
  • Depressão e as doenças cardiovasculares Eventos

    Soares, Hugo Leonardo Rodrigues; Costa, Rudy Alves; Mesquita, Evandro Tinoco
  • A produção da violência e dispositivos de intervenção Eventos

    Chaves, Juliane A.; Kale, Kenia C.; Santos, Miralda; Kubaski, Verônica G.; Tedesco, Silvia Helena
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl 0, sala 334, 24210-350 Niterói - RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 2629 2845 / 2629 2847 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br