Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Pagu, Número: 34, Publicado: 2010
  • Apresentação

    Beleli, Iara
  • Apresentação Dossiê: A Educação Das Masculinidades

    Carvalho, Marília Pinto de; Faria Filho, Luciano Mendes de
  • Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero Dossiê: A Educação Das Masculinidades

    Silva, Isabel de Oliveira e; Luz, Iza Rodrigues da

    Resumo em Português:

    A Educação Infantil vem se consolidando como o momento de entrada das crianças no sistema educacional e, portanto, como condição que altera as formas de participação no espaço público no início da vida. Com uma abordagem que compreende a experiência individual e coletiva no espaço institucional como experiência de constituição dos sujeitos, o que inclui as aprendizagens - de si, do outro e do mundo - no contexto de relações das crianças entre si e com os adultos, este artigo analisa as concepções de educadoras sobre a educação de meninos no contexto institucional. As informações construídas durante a pesquisa indicam que elas orientam-se por uma imagem de masculinidade que priva os meninos de maior contato corporal e afetivo e de experiências significativas de convivência e brincadeiras tidas como adequadas somente para as meninas.

    Resumo em Inglês:

    Pre-School education, the first phase of elementary education in Brazil, has been slowly consolidating as the entry of Brazilian children in the educational system and as a condition that changes the children's way of participating in the public arena at the very beginning of life. The growing tendency of expanding pre-school education implies a transformation of the moments, places and ways of socializing children early in their lives. This article aims at analyzing the conceptions of pre-school teachers in regard to the education of boys in the institutional sphere. It is based on a standpoint that conceives both the individual as well as the collective experiences in the institutional space as the foundation of the individuals, which involves learning about the self, about others and about the world itself. This article argues that the educators' perceptions of the differences between boys and girls reflect social stereotypes related to gender relations and that the changes in the educational practices inside the schools, however, come into conflict with the teachers' broader social experiences, including those of their family context.
  • O trabalho como fator determinante da defasagem escolar dos meninos no Brasil: mito ou realidade? Dossiê: A Educação Das Masculinidades

    Artes, Amélia Cristina Abreu; Carvalho, Marília Pinto de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo avaliar a influência do trabalho nas trajetórias escolares a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio - PNAD 2006. Desenvolve-se uma modelagem estatística, visando explicar a defasagem entre idade e anos de estudo a partir da variável sexo e considerando o fator trabalho como variável de controle. Os resultados indicam que o trabalho prejudica o percurso escolar mais intensamente para os meninos e os afazeres domésticos de forma mais sutil para as meninas, com resultados piores para os negros de ambos os sexos, mas somente essa variável não explica a maior defasagem escolar do sexo masculino.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to evaluate the labor influence on school courses of boys and girls. Based on the micro data of PNAD 2006 (National Residence Sample Survey), a statistic model is developed to explain the discrepancy in age- years of study, taking into account the sex and considering labor as a control variable. The results indicate that working damages more intensively the boys' school process, and housework in a more subtle way influences the girls' school process. The worse results were observed for blacks of both sex.
  • Escolarización secundaria: asignaturas pendientes y expresiones en materia de inequidades de género

    Miranda, Ana; Otero, Analía

    Resumo em Espanhol:

    El texto presenta un análisis sobre las principales actividades de los y las jóvenes en relación a la participación laboral y a las obligaciones extra-escolares, proponiendo una serie de cuestionamientos guiados por la consigna: en qué medida estas actividades pueden afectar la continuidad en la educación secundaria. Se sostiene, como supuesto clave, la vigencia de expresiones de desigualdad donde la condición de género tiene implicancias sustantivas. Hecho que convoca a desentrañar cuanto hay de nuevo y cuanto de continuidad en las tendencias hacia la desigualdad de oportunidad y accesos al bienestar entre las nuevas generaciones.

    Resumo em Inglês:

    The text introduces an analysis of the main activities of male and female youths in connection with labor involvement and extracurricular duties, by proposing a series of issues guided by the question: to what extent do such activities affect continuity in secondary education. As a key assumption, we point to the prevailing expressions of inequality where gender condition carries far-reaching implications. This fact leads us to find out how much is new and how much is continuity in trends towards inequality of opportunity and access to welfare among new generations.
  • Rapazes negros e socialização de gênero: sentidos e significados de "ser homem" Dossiê: A Educação Das Masculinidades

    Souza, Raquel

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os processos de socialização de rapazes negros e pobres da cidade de São Paulo, problematizando como determinados sentidos e experiências sobre a masculinidade são construídos e reelaborados em suas trajetórias. A partir de trabalho empírico realizado entre 2007 e 2008, argumentamos em torno da ideia de que a masculinidade é uma experiência que permeia a trajetória dos sujeitos, nunca acabada e marcada por revezes.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the processes of socialization of young black and poor boys in the city of São Paulo, questioning how certain meanings and experiences of masculinity are constructed and reworked in their lives. From empirical research conducted between 2007 and 2008, we base our paper on the idea that masculinity is an experience that penetrates the trajectory of individuals, never finished and marked by setbacks.
  • Constituição de masculinidades juvenis em contextos "difíceis": vivências de jovens de periferia na França Dossiê: A Educação Das Masculinidades

    Damico, José Geraldo Soares; Meyer, Dagmar E. Estermann

    Resumo em Português:

    Apoiados nos estudos de gênero e culturais pós-estruturalistas e na antropologia política, analisamos informações geradas em discussões de grupo e entrevistas com jovens franceses de Grigny Centre - periferia de Paris - para discutir elementos, enunciados em formato de "palavras significativas", implicados com processos de constituição de identidades masculinas juvenis naquele contexto. Argumentamos que essas palavras significativas dimensionam modos de ser e de viver e de exercitar a masculinidade. A discussão pode contribuir para pensar a "problemática" da juventude urbana pobre brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Relying on gender studies and post-structuralist cultural and political anthropology, we analyze information generated in group discussions and interviews with French youngsters from Grigny Center - on the outskirts of Paris- with a view to discussing elements, appearing in the discourse as "relevant" words, involved in the processes of constituting juvenile male identity in that particular context. We suggest that these relevant words define ways of being and living and of putting into practice masculinity. This discussion may assist in reflecting on the 'problem' of poor urban youth in Brazil.
  • Masculinidades e experiências masculinas em Bernardo Guimarães Dossiê: A Educação Das Masculinidades

    Faria Filho, Luciano Mendes de; Zica, Matheus da Cruz e

    Resumo em Português:

    Neste trabalho identificamos e analisamos as diferentes facetas da masculinidade apresentadas na obra de um dos mais importantes literatos brasileiros do século XIX: o mineiro Bernardo Guimarães. Sem abandonar as representações de feminilidade, enfocamos como o autor, em suas diversas obras, constrói as relações de gênero e produz representações sobre homens e mulheres, dando especial relevo às experiências de masculinidade. Desse modo, pretendemos, também, contribuir para uma maior compreensão da forma como, no final do século XIX, a literatura teve uma participação na produção de representações e práticas de masculinidade (e de feminilidade) no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to identify and analyze different aspects of masculinity presented in the literature of Bernardo Guimarães, an important 19th century Brazilian writer from Minas Gerais. We shall focus how the author, in his literary work, constructs the gender relations and produces representations about men and women, specially the masculine experiences, without forgetting the feminine ones. We intend, in the same way, to contribute to a broader understanding of the participation of literature in the production of representations and practices of masculinity (and of femininity) in late nineteenth-century Brazil.
  • Diferença sexual, direitos e identidade: um debate a partir do pensamento da desconstrução Artigos

    Rodrigues, Carla

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a diferença sexual a partir da análise do filósofo Jacques Derrida e seu diálogo com a filosofia de Heidegger e de Emmanuel Levinas, articulando essa questão com a reivindicação de direitos para as mulheres, pensada como forma de superação da hierarquia de gênero implícita na dualidade masculino/feminino e questionada pelo pensamento da desconstrução. O trabalho procura demonstrar as possibilidades de aliança entre o pensamento da desconstrução e as teorias feministas.

    Resumo em Inglês:

    The analysis of philosopher Jacques Derrida and his dialog with the philosophy of both Heidegger and Emmanuel Levinas is the starting point for this paper, which presents a discussion about sexual difference, establishing a link between the issues of sexual difference and claim for women's rights as a way to overcome the hierarchy of gender, which is implicit in the feminine/masculine dualism and questioned by deconstruction. This paper attempts to show the possibilities of alliance between deconstruction and feminists theories.
  • "Remar o próprio barco": a centralidade do trabalho no mundo das mulheres "sós" Artigos

    Gonçalves, Eliane

    Resumo em Português:

    Várias das noções atribuídas às mulheres "solteiras" presentes na teoria social e no senso comum remetem a algumas idéias proclamadas pelo feminismo. Educação, trabalho qualificado e remunerado são considerados a via privilegiada para a conquista da "autonomia" que, ampliada, possibilitaria a um conjunto de mulheres, sobretudo das camadas médias urbanas, maiores chances de realizar escolhas, decidir por si mesmas e até mesmo romper com os estereótipos clássicos da "solteirona". Compreender como se entrelaçam as noções associadas à idéia de "mulher independente" e seus paradoxos requer revisitar algumas idéias que marcaram a emergência e a consolidação do feminismo como um movimento político da "modernidade" em sua expansão a partir dos anos 1960. Neste artigo, examino os nexos entre educação e profissionalização e o não casamento na contemporaneidade, a partir da análise de algumas narrativas de mulheres "solteiras" de camadas médias urbanas, sem filhos e que moram sozinhas.

    Resumo em Inglês:

    Several notions attributed to single women in social theory and in the common sense refer to some ideas proclaimed by feminism. Education and qualified, paid work are considered the privileged path to conquering autonomy. When broadened, this autonomy would allow a set of women, mostly those from the urban middle classes, greater opportunities to make choices, to make decisions by themselves and even to break with the old stereotypes of "spinsters". To understand how notions associated with the "independent woman" and their paradoxes are intertwined requires a review of some ideas that marked the emergence and the consolidation of feminism as a political movement of "modernity" in its expansion from the 1960s on. In this article, I examine the connection between education and professionalization and non-marriage in the present day, taking into account narratives of middle class, childless single women living alone.
  • Gênero e política no noticiário das revistas semanais brasileiras: ausências e estereótipos Artigos

    Biroli, Flávia

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as relações entre gênero e política no noticiário das revistas semanais brasileiras Veja, Época e Carta Capital, em 2006 e 2007. Os dados permitem constatar a presença reduzida de mulheres no noticiário e a existência de estereótipos de gênero que remetem a compreensões do papel da mulher nas sociedades e de sua competência para atuar na vida pública. Por meio da análise das mulheres políticas que tiveram maior visibilidade no período analisado - Heloisa Helena, Marta Suplicy e Dilma Rousseff -, discute representações de feminilidade e de masculinidade, do privado e do público, que atribuem sentidos à presença diferenciada de homens e mulheres na política e na mídia.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyses the relationship between gender and politics in Brazilian weekly news magazines Veja, Época e Carta Capital, in 2006 and 2007. Data allows a discussion about the scant presence of women in news magazines and the presence of gender stereotypes that refer to understandings of women's role and their competence to act in public life. Analysing women who had most visibility within the chronological limits of the research - Heloisa Helena, Marta Suplicy e Dilma Rousseff -, it discusses representations of femininity and masculinity, private and public, that give specific meanings to the presence of men and women in politics and the media.
  • El género de la intimidad: Katherine Mansfield y Clarice Lispector

    Josiowicz, Alejandra

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza problemas teóricos y críticos en relación a la escritura de la intimidad en los Diarios de Katherine Mansfield y en las crónicas del Jornal do Brasil de Clarice Lispector. En primer lugar, aborda la relación entre género literario y género sexual y entre feminismo y autobiografía. En segundo lugar, analiza la constitución de la voz en los géneros íntimos y problematiza la idea de intimidad tomando como punto de partida la teoría psicoanalítica. Luego, propone el análisis comparativo de ambas escritoras en torno a la idea de literatura periférica y a la de relación entre obra literaria e intimidad exhibida. Finalmente, se pregunta por el rol de la imagen de mujer y la comunidad femenina en su textualidad.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with some of the theoretical problems of the writings of intimacy in the Journals of Katherine Mansfield and in chronicles written by Clarice Lispector in the Jornal do Brasil. Firstly, it examines the connections between literary genre and gender and between feminism and autobiography. Secondly, it considers the emergence of the self in the genres of intimacy and contends with the idea of the intimacy by making use of psychoanalytic theories. Subsequently, it analyzes both writers comparatively by considering the concept of the literature of the periphery. It also examines the bond between literary oeuvre and the intimacy exhibited in them. Finally, it judges the images of womanhood and of the feminine community in their intimate writings.
  • Corpos, cadeiras, colares: Charlotte Perriand e Lina Bo Bardi Artigos

    Rubino, Silvana

    Resumo em Português:

    O artigo investiga, a partir de duas fotografias, os pontos de encontro entre as trajetórias de duas profissionais ligadas à produção do espaço: a arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que atuou no Brasil, e a designer francesa Charlotte Perriand. Tomando as imagens como mote, comparamos a atuação dessas duas profissionais de renome, os momentos de exclusão, desclassificacão e também de sucesso de suas carreiras. Como Lina e Charlotte tiveram trajetórias longas e diversificadas, flagramos apenas dois momentos, o da produção de cadeiras emblemáticas que elas exibiram usando, ainda que de modo pretensamente anônimo, seus corpos como medida ergonométrica.

    Resumo em Inglês:

    The article explores the crossroads of the trajectories of two professional women linked to the production of space: the Italian architect Lina Bo Bardi, who worked in Brazil, and the French designer Charlotte Perriand. The article begins by comparing two photographs and then investigates the performance of these two well-known professionals, their moments of exclusion, disqualification as well as success throughout their careers. As they both had long and diversified careers, we capture two moments when they produced the emblematic chairs, that they exhibited using their own bodies, albeit in a quite anonymous way, as an ergonometric measure.
  • Hormônios e micropolíticas de gênero na era farmacopornográfica Resenhas

    Camargo, Wagner Xavier de; Rial, Carmen Silvia de Moraes
  • Construção, negociação e desconstrução de identidades: do movimento homossexual ao LGBT Resenhas

    Oliveira, Glaucia da Silva Destro de
  • Ouvrières des Lettres Resenhas

    Garzoni, Lerice de Castro
  • Género y sexualidades en las tramas del saber: revisiones y propuestas

    Plesnicar, Lorena Natalia
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br