Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 2, Número: 2, Publicado: 1996
  • Marginalia: algumas notas adicionais sobre o dom Artigos

    Bourdieu, Pierre

    Resumo em Português:

    Prosseguindo a análise do dom, este artigo busca ultrapassar as visões fenomenológica, estruturalista e economicista do fenômeno. Para tanto, desloca o eixo de interrogação na direção do tempo e da incerteza ligados ao intervalo entre o dom e o contradom, do agente e da ação ligados às práticas, da economia de bens simbólicos e o habitus específico que a funda. Demonstrase assim, contra todo reducionismo (à consciência, ao cálculo inconsciente ou ao cálculo propriamente dito), que a razão do dom só pode repousar sobre sua dupla verdade, seu caráter generoso e obrigatório. Por outro lado, demonstrase também que foi somente através de uma revolução simbólica, e não o desenvolvimento de uma suposta natureza humana, que uma economia da troca pôde, historicamente, se destacar da economia do dom, cuja possibilidade continua aberta, dependendo apenas dos investimentos coletivos que sejam efetuados em sua direção.

    Resumo em Inglês:

    Resuming an analysis of the gift, this article seeks to go beyond the phenomenological, structuralist, and economicist view of this phenomenon. It thereby shifts the trust of questioning towards the time and uncertainty linked with the interval between the gift and the counter-gift, the agent and the action linked to such practices, the economy of symbolic goods, and the specific habitus underlying it. It thus demonstrates against any and all reductionism (to consciousness, to unconcious calculation, and to calculation per se) that the gift's reason can only lie in its double truth, its generous and obligatory nature, both disinterested and interested. The author also demonstrates historically that it is only through a symbolic revolution, and not the development of a supposed human nature, that an economy of exchange can stand out from the economy of the gift, whose possibility remains open, requiring collective investments in its direction.
  • O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi Artigos

    Lima, Tânia Stolze

    Resumo em Português:

    A partir da caça de porco do mato, este artigo é um ensaio etnográfico sobre uma noção indígena de ponto de vista, aplicada ao campo das relações entre o humano e o animal, na cosmologia de um povo Tupi, os Juruna. Além de revelar a complexidade particular dessas relações, a noção de ponto de vista permite mostrar como a noção de duplo é irredutível à noção de alma, como "natureza" e "sobrenatureza" são efeitos de perspectivas, e como, finalmente, a caça se insere em uma estrutura espaço-temporal bilinear múltipla, evocadora dos "labirintos" que os Juruna desenham na pele.

    Resumo em Inglês:

    This article takes the wild boar hunt as the basis for an ethnographic essay on an indigenous notion of point of view, applied to the field of relations between humans and animals in the cosmology of a Tupi people, the Juruna. In addition to revealing the particular complexity of these relations, the concept of point of view shows how the notion of double is irreducible to that of soul, like "nature"and "supernature"are effects of perspectives, and finally how the hunt is included in a multiple bilinear spatial/temporal structure, evoking the "labyrinths" that the Juruna paint on their skin.
  • Morte e pessoa entre os kaxinawá Artigos

    McCallum, Cecilia

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma etnografia do pensamento e das práticas relativos à morte, ao processo de morrer e à condição de pessoa entre os Kaxinawá (Huni Kuin) da Amazônia Ocidental (Brasil e Peru Oriental). Articula o simbolismo de gênero, resultante das práticas cotidianas, com a forma das relações sociais estabelecidas entre a pessoa agonizante e os espíritos terrestres, aquáticos e celestiais em cada etapa do processo de morrer. A etnografia visa fornecer um contraponto crítico ao modelo que trata dessas mesmas relações e de seus processos, conhecido nos estudos americanistas como "economia simbólica da predação", no qual a "troca" funciona ao mesmo tempo como processo básico e como metáfora. O artigo sugere que uma análise da morte entre os Kaxinawá deve enfatizar o ciclo inteiro da produção consumptiva e não apenas o simbolismo da predação e da troca.

    Resumo em Inglês:

    This article is an ethnography of thinking and practice about death, the process of dying and personhood among the Cashinahua (Huni Kuin) of Western Amazonia (Brazil and Eastern Peru). It relates gender symbolism, arising from the practice of daily life, to the form that social relations between the moribund person and terrestrial, aquatic and celestial spirits take during each stage of dying. This ethnography is provided as a critical counterpoint to the model of such relations and the processes that surround them known in Americanist studies as "the symbolic economy of predation", in which "exchange" functions as the key process and metaphor. The paper suggests that any analysis of death among the Cashinahua must place emphasis on the whole cycle of consumptive production, not just on the symbolism of predation and exchange.
  • Max Weber: elementos para uma biografia sociointelectual (parte II) Artigos

    Pollak, Michael

    Resumo em Português:

    O artigo propõe situar a obra de Max Weber em suas condições sociais de produção, com base nas características de seu contexto familiar, da estrutura do campo universitário alemão e de suas relações com o mundo da política, acompanhando as transformações desse espaço social no qual se construiu a trajetória individual de Weber. Relacionando seus primeiros trabalhos, orientados para a intervenção nas discussões políticas e sociais da Alemanha do final do século XIX, com as mais conhecidas formulações posteriores do sociólogo alemão sobre as relações entre ciência e política, o artigo permite compreender a complexidade e as mudanças nessas relações não só na obra de Weber, mas também no mundo social no qual as formulações weberianas foram produzidas.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes to situate Max Weber's work within the social conditions in which it was produced, studying the characteristics of his family configuration and the main traits in the structure of the German university field and its relationship to the world of politics, accompanying the changes in the social space in which Weber's individual trajectory was built. By relating his earlier works, oriented towards intervention in the political and social discussions of late 19th-century Germany, with this German sociologist's betterknown later formulations on the relations between science and politics, the article fosters an understanding of the complexity and changes in such relations, not only in Weber's work itself, but also in the social world in which his work was produced.
  • Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio Artigos

    Castro, Eduardo Viveiros de

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute o significado do "perspectivismo" ameríndio: as idéias, presentes nas cosmologias amazônicas, a respeito do modo como humanos, animais e espíritos vêem-se a si mesmos e aos outros seres do mundo. Essas idéias sugerem uma possibilidade de redefinição relacional das categorias clássicas de "natureza", "cultura" e "sobrenatureza" a partir do conceito de perspectiva ou ponto de vista. Em particular, argumenta-se que a antinomia entre duas caracterizações do pensamento indígena: de um lado, o "etnocentrismo", que negaria os predicados da humanidade aos humanos de outros grupos; de outro, o "animismo", que os estenderia a seres de outras espécies, pode ser resolvida se se considerar a diferença entre os aspectos espirituais e corporais dos seres.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the meaning of Amerindian "perspectivism": the ideas in Amazonian cosmologies concerning the way in which humans, animals, and spirits see both themselves and other world beings. Such ideas suggest the possibility of a redefinition of the classical categories of "nature", "culture", and "supernature" based on the concept of perspective or point of view. The study argues in particular that the antinomy between two characterizations of indigenous thought - on the one hand "ethnocentrism", which would deny the attributes of humanity to humans from other groups, and on the other hand "animism", which would extend such qualities to beings from other species - can be resolved if one considers the difference between the spiritual and corporal aspects of beings.
  • Três premissas perniciosas no estudo do gueto norte-americano Artigos

    Wacquant, Loïc J. D.

    Resumo em Português:

    Este artigo é um exame crítico de três premissas que dominaram e viciaram o debate recente sobre divisão racial e pobreza urbana nos Estados Unidos: a) diluir a noção de gueto fazendo-a designar simplesmente uma área urbana de intensa pobreza, o que obscurece a base racial da pobreza e despe o termo de seu significado histórico e de seus conteúdos institucionais; b) a idéia de que o gueto é uma formação social "desorganizada" que pode ser analisada em termos de falta e deficiências, sem identificar os princípios subjacentes à sua ordem interna; c) exotizar o gueto e seus moradores, ou seja, enfatizar os aspectos mais extremos e não usuais da vida no gueto tal qual vista de fora e de cima, isto é, do ponto de vista dos dominantes. Dotadas de plausibilidade pelo peso da história cultural e reforçadas por um idioma nacional individualista que eufemiza o poder de classe e a dominação étnico-racial, essas premissas constituem um formidável "obstáculo epistemológico" para uma adequada construção do gueto como objeto científico.

    Resumo em Inglês:

    This article offers a critical examination of three premises that have dominated and vitiated the recent debate on racial division and urban poverty in the United States: a) to dilute the notion of ghetto simply to designate an urban area of intense poverty, which obscures the racial basis of this poverty and divests the term of both historical meaning and institutional contents; b) the idea that it is a "disorganized" social formation that can be analyzed in terms of lack and deficiencies rather than by identifying the principles that underlie its internal order; c) to exoticize the ghetto and its residents, that is, to spotlight the most extreme and unusual aspects of ghetto life as seen from outside and above, i.e., from the standpoint of the dominant. Endowed with plausibility by the weight of cultural history, reinforced by an individualistic national idiom that euphemizes class power and ethnoracial domination, these premises form a formidable "epistemological obstacle" to an adequate construction of the ghetto as a scientific object.
  • Distanciamento, reflexividade e interiorização da pessoa no ocidente Ensaio Bibliográfico

    Duarte, Luiz Fernando D.
  • A escola de Chicago Conferência

    Becker, Howard
  • Ética: um Ensaio sobre a Consciência do Mal Resenhas

    Abreu Filho, Ovídio
  • About the house: Lévi-Strauss and Beyond Resenhas

    Gordon Jr., Cesar
  • Les deux soeurs et leur mère: anthropologie de l'inceste Resenhas

    Lourido, Clara
  • Naven ou le donner à voir: essai d'interprétation de l'action rituelle Resenhas

    Blázquez, Gustavo
  • Carismáticos e pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar Resenhas

    Mafra, Clara
  • Un nanterre algérien, terre de bidonvilles Resenhas

    Ramos, Jair de Souza
  • Besta-Fera: recriação do mundo. Ensaios de crítica antropológica Resenhas

    Oliveira, Luís R. Cardoso de
  • O mistério do samba Resenhas

    Dunn, Christopher
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com