Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 1998
  • Por uma semântica profunda: arte, cultura e história no pensamento de Franz Boas Artigos

    Almeida, Kátia Maria Pereira de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a teoria de Franz Boas (1848-1952) sobre a arte primitiva e, assim, estabelecer um novo princípio de inteligibilidade para a análise de sua obra, tendo como pano de fundo a problematização da relação entre a(s) perspectiva(s) antropológica(s) e o domínio específico da arte e da cultura material. Com tal escopo, dois aspectos são destacados: por um lado, a ênfase boasiana no elemento formal no que se refere à delimitação do fenômeno artístico, redimesionando o simbolismo primitivo; por outro, a ênfase na padronização estilística, como correlata dos mecanismos de processamento das sínteses histórico-culturais, o que redimensiona a questão da imaginação. A discussão deste tema revela alguns dos fundamentos epistemológicos e ontológicos implicados na proposta metodológica do autor, reavalia seu posicionamento crítico em relação às teorias antropológicas anteriores, especialmente o evolucionismo social, e demonstra a originalidade da articulação entre história e ciência, por um lado, e entre as perspectivas atomista e holista da cultura, por outro.

    Resumo em Inglês:

    Through a discussion of Franz Boas's theory of primitive art, this article aims to establish a new approach to understanding and analyzing his work, taking as its backdrop the problematic relation between anthropological perspective(s) and the specific domain of art and material culture. With this objective in mind, two aspects are emphasized: first, Boas's accentuation of the formal element within which artistic phenomena are delimited, an emphasis which reshapes primitive symbolism; secondly, his emphasis on stylistic patterning as a correlate of processual mechanisms of historico-cultural syntheses, an approach which reformulates the question of imagination. Discussion of this theme reveals some of the epistemological and ontological foundations implicated in Boas's proposed methodology. It also re-evaluates his critical position in relation to previous anthropological theories - in particular, social evolutionism - and demonstrates the originality of his bringing together of both history and science, as well as atomistic and holistic perspectives of culture.
  • "Quando o inimigo te abraça com entusiasmo...": etnografia de uma traição Artigos

    Boivin, Mauricio Fernando; Rosato, Ana; Balbi, Fernando Alberto

    Resumo em Português:

    No presente artigo, buscamos analisar alguns fatos ligados à derrota eleitoral sofrida pelo Partido Justicialista - no poder até então - em uma cidade da Mesopotâmia argentina, em 1995. Dirigentes e militantes do partido atribuíram a derrota para a prefeitura local a uma traição que teria sido cometida pelos membros de uma de suas facções, que teriam votado no candidato da oposição. Pretendemos examinar o significado dessa acusação e determinar as razões pelas quais a responsabilidade pela derrota foi atribuída, fundamentalmente, a dois homens. A análise do significado da acusação de traição concentrar-se-á nas formas de confiança que formam a base das relações sociais atingidas pelas rupturas qualificadas de traições. Isso nos leva à análise do conceito peronista de lealdade, que aparece como símbolo constitutivo fundamental da confiança que cimenta as relações entre os membros do partido. Nossa análise é etnográfica, ou seja, obtém seus materiais da observação participante e tem como eixo as variadas e mutáveis perspectivas dos atores - o que não significa considerá-las o elemento explicativo, mas situá-las em contextos teóricos que as tornem compreensíveis.

    Resumo em Inglês:

    In this work, the authors propose an analysis of events surrounding the 1995 electoral defeat of the incumbent Justicialista Party in an Argentinean town. Party leaders and activists blamed the defeat on betrayal by members from another internal section of the party alleged to have voted for opposition candidates. The authors examine the meaning of this accusation and attempt to determine the reasons why responsibility for the defeat was attributed in essence to two men. Their analysis concentrates on the forms of confidence which form the basis of social relationships subsequently ruptured by allegations of betrayal. This leads into an analysis of the Peronist concept of loyalty, a concept which appears to constitute an underlying symbol of the confidence cementing the relationships between members of the party. The analysis is ethnographic, deriving its primary material from participant-observation, and takes as its axis the varied and mutable perspectives of the actors - not as self-explanatory elements, but as material rendered intelligible when placed in theoretical contexts.
  • Da invenção do desemprego à sua desconstrução Artigos

    Gautié, Jerôme

    Resumo em Português:

    A categoria de "desemprego" é fruto de uma construção social, estatística e jurídica que se pode fazer recuar, na Europa, ao fim do século XIX e início do XX. Nasceu de uma reformulação da "questão social" que se articulava em torno da noção de "pobreza", até o fim do século XVIII, e de "pauperismo", no século XIX. A noção macrossocial de "desemprego" encontra-se no cerne de um novo paradigma de representação e de ação, que tem seu acabamento no programa de Beveridge de busca do "pleno emprego" nas sociedades democráticas do pós-guerra. A partir dos anos 60, assiste-se a um processo de "desconstrução" progressiva da noção de desemprego, em alguns aspectos simétrico ao que deu lugar à "invenção do desemprego". Esse processo fragiliza o discurso econômico, que fundara sua legitimidade, ao longo do pós-guerra, sobre o sucesso das políticas de "pleno emprego".

    Resumo em Inglês:

    The category of "unemployment" is the product of a social, statistical and juridical construction which can be traced to a period between late 19th and early 20th century Europe. It emerged from a reformulation of the "social question" which turned until the end of the 18th century on the notion of "poverty", and in the 19th century on one of "pauperism". The macro-social notion of "unemployment" is subsequently found at the core of a new paradigm of representation and action, one which culminates in Beveridge's program for "full employment" in post-war democratic societies. From the 1960s, we witness a progressive "deconstruction" of the notion of unemployment, a process in some aspects symmetrical to that which led to the "invention of unemployment". This process undermines an economic discourse which has based its post-war legitimacy on the success of "full employment" policies.
  • De homens, árvores e sapos: forma, espaço e tempo em Tapirapé Artigos

    Leite, Yonne

    Resumo em Português:

    Em várias línguas não-indo-européias, categorias gramaticais como nome, verbo, numerais etc. são classificadas segundo propriedades ou características físicas de seus referentes. Apresenta-se aqui a classificação que expressa, em tapirapé (família tupi-guarani, Brasil), as propriedades de forma ("chata", "redonda", "alta") que se aliam, com restrições combinatórias, à posição ("deitado", "sentado", "de pé") do objeto referenciado. A comparação feita com sistemas de classificação de línguas sul-americanas indica que, apesar da diversidade categorial aparente, é possível detectar não só um número reduzido de componentes semânticos geométricos sempre atuantes, mas também coincidências na inclusão ou exclusão dos membros nas diferentes classes. O exame, mesmo superficial, parece contrariar os pressupostos das versões, moderada ou extremada, do relativismo lingüístico ou de uma infinidade de recortes de um mundo que lá está. No caso tapirapé, o que está em jogo não é a expressão culturalmente filtrada de um mundo preexistente, mas antes a apreensão de uma realidade que se constrói a partir da perspectiva que o falante tem de um evento, de um fato ou de uma existência, que se consubstancia através de uma geometria extremamente simples, mas altamente rentável, em que forma, espaço, tempo/aspecto são interdependentes.

    Resumo em Inglês:

    In various non-Indo-European languages, grammatical categories such as name, verb and number are classified according to the physical properties or characteristics of their referents. Presenting material on the Tapirapé language (Tupi-Guarani family, Brazil), this paper focuses on a linguistic classification which expresses formal properties ("flat", "round", "tall") in alliance with the position of the referred object ("lying", "seated", "standing") within a system subject to combinatory restrictions. Comparison with classificatory systems of other South American Indian languages reveals that despite apparent diversity, it is possible to detect not only a reduced number of geometric-semantic components which are always at work, but also coincidences in the inclusion or exclusion of members in the different classes. Diversity can thus be seen as a surface phenomenon: closer examination appears to contradict both moderate and extreme versions of linguistic relativism or, in other words, of the alleged possibility of infinite shapings of an outside world. The Tapirapé case reveals that at stake is not the expression of a culturally filtered pre-existing world: rather, it is the case of a reality built out of a very simple but highly profitable semantic geometry in which time, space and aspect are interdependent and by which the speaker's perspective of an event, a fact or the mere recognition of the existence of objects and beings, is apprehended.
  • Lévi-Strauss nos 90 voltas ao passado Artigos

    Lévi-Strauss, Claude

    Resumo em Português:

    Este artigo responde às críticas formuladas por Christian Delacampagne e Bernard Traimond em "A Polêmica Sartre/Lévi-Strauss Revisitada. Nas Raízes das Ciências Sociais de Hoje", publicado em Les Temps Modernes 596 (novembro-dezembro de 1997). Para fazê-lo, recorda inicialmente o caráter relativo da oposição entre "sociedades frias" e "sociedades quentes". Em seguida, refuta a tese de que Maurice Merleau-Ponty, sob a capa de um elogio, teria dirigido críticas veladas ao autor. Finalmente, reconhecendo o afastamento da antropologia de hoje em face das posições do autor, admite, sem se pronunciar sobre o valor desse movimento, que temas de ar sartriano ressurgem nos antropólogos contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    This article replies to the critique formulated by Christian Delacampagne and Bernard Traimond in "The Sartre/ Lévi-Strauss Polemic Revisited: At the Roots of Today's Social Sciences," published in Les Temps Modernes 596 (Nov-Dec 1997). Firstly, the author reminds us of the relative nature of the opposition between "cold societies" and "hot societies". This is followed by a challenge to the thesis that Maurice Merleau-Ponty made a veiled attack on his work under the guise of a tribute. Finally, the author recognizes the distance between current anthropology and his own positions and - without pronouncing on the value of this development - admits to the resurgence of Sartrean-inspired themes among contemporary anthropologists.
  • Lévi-Strauss nos 90 a antropologia de cabeça para baixo Entrevista

    Castro, Eduardo Viveiros de
  • O corpo fazendo a diferença Ensaio Bibliográfico

    Rohden, Fabíola

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise comparativa dos livros Making Sex de Thomas Laqueur e The Woman in the Body de Emily Martin. Enquanto o primeiro se debruça sobre a trajetória de elaboração da distinção entre os sexos tal como a concebemos contemporaneamente, a segunda focaliza o corpo feminino visto a partir da ginecologia e da obstetrícia. O objetivo é mostrar como o corpo assume lugares distintos nas elaborações teórico-metodológicas dos dois autores, o que se reflete na construção de perspectivas mais ou menos reducionistas ou com maior ou menor capacidade explicativa. De um lado, uma concepção que leva em conta a historicidade do corpo e a pluricausalidade no processo da distinção entre os sexos; de outro, o corpo como substrato fundamental capaz de determinar uma experiência particular das mulheres.

    Resumo em Inglês:

    This article provides a comparative analysis of the books Making Sex, by Thomas Laqueur, and The Woman in the Body, by Emily Martin. While Laqueur studies how the distinction between the sexes as we now conceive of it was established, Martin focuses on the female body from the point of view of gynecology and obstetrics. The purpose is to show how the body assumes different places in the authors' respective theoretical/methodological work, as reflected in the construction of more or less reductionist perspectives, with greater or lesser explanatory capacity. On the one hand, a concept considering the body's historicity and the multicausality of the process of distinction between the sexes; on the other, the body as a fundamental substrate capable of determining women's particular experience.
  • Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia Resenhas

    Abreu Filho, Ovídio
  • Mulheres, militância e memória Resenhas

    Teixeira, Carla Costa
  • Cultural intimacy: social poetics in the nation-state Resenhas

    Goldman, Marcio
  • Os intelectuais e a invenção do peronismo Resenhas

    Abreu, Regina
  • Resenhas

    Faulhaber, Priscila
  • Ieipari: sacrifício e vida social entre os índios Arara (Caribe) Resenhas

    Melatti, Julio Cezar
  • Resenhas

    Pantaleón, Jorge
  • Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók Resenhas

    Gonçalves, João Felipe
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com