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Mana, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 1999
  • Protesto ambiental e mudança social no Reino Unido Artigos

    Beynon, Huw

    Resumo em Português:

    Os estudos sobre protesto e conflito no Reino Unido são dominados há décadas pelas pesquisas sobre o local de trabalho e as atividades sindicais. Nos anos 80 e 90, o declínio dos antigos setores industriais combinou-se com a crescente insegurança econômica e com a legislação governamental, causando um enfraquecimento das organizações de trabalhadores. A greve dos mineiros em 1984-1985 é vista como a última das grandes lutas dos sindicatos. Surgiram, contudo, novas formas de manifestação pública, de cunho ambiental, identificadas como legítimas formas de protesto, que acabaram por influenciar políticas governamentais, em particular no que concerne à crescente exploração de minas de carvão a céu aberto. Nas duas últimas décadas viu-se, assim, a mobilização de uma "nova classe", que veio a formar a espinha dorsal dos novos movimentos sociais e que trouxe questões específicas como a paz e o meio ambiente para o primeiro plano da vida política.

    Resumo em Inglês:

    For decades, studies of protest and conflict have been dominated by research into workplaces and union activities. In 1980s and 1990s Britain, the decline of the old industrial sectors combined with increasing economic insecurity and government legislation to create a weakening of workers' organizations. The 1984-85 miners' strike was seen as the last of the unions' great struggles. However, new forms of public demonstration appeared addressing environmental issues; these became identified as legitimate forms of protest and ended up influencing government policies, in particular those relating to the growing exploitation of open-seam coal mining. The last two decades have thus witnessed the mobilization of a `new class' of people who form the backbone of the new social movements and who bring specific questions such as peace and the environment to the forefront of political life.
  • O pajé e o caboclo: de homem a entidade Artigos

    Boyer, Véronique

    Resumo em Português:

    O personagem do caboclo, representado pelos médiuns durante a possessão, é uma figura central dos cultos de possessão da Amazônia urbana. O termo designa também, de modo pejorativo, as populações ribeirinhas da região. Neste artigo, procuramos entender a relação entre o caboclo invisível e poderoso dos cultos e o caboclo-homem visto como atrasado. Após situar o processo de formação dessa categoria do mundo invisível, e sua especificidade, voltamo-nos, com base na literatura folclórica, para a construção de seu significado enquanto designação de um tipo de população regional. Observamos que os intelectuais amazônicos, suavizando as conotações negativas do termo, tentaram fundamentar nele uma construção identitária original. Esta valorização do caboclo-homem veio ao encontro do prestígio do migrante nortista no domínio religioso. Tal fenômeno favoreceu a multiplicação de referências a entidades invisíveis designadas como caboclo. No entanto, ao contrário do que ocorreu no resto do Brasil onde essa categoria se restringiu a um estereótipo do índio, na Amazônia ela se abriu aos mais diversos tipos de população, permitindo a sua identificação com ela.

    Resumo em Inglês:

    The persona of the caboclo or 'mestizo,' represented by mediums during possession, is a central figure in the possession cults of urban Amazonia. Yet the term is also used pejoratively to designate the region's riverine populations. This article aims at understanding the relationship between the invisible and powerful caboclo found in the cults, and the human caboclo perceived as backward. After establishing the specific way in which this category of the invisible world takes shape, the paper turns to folkloric literature and examines the evolution of caboclo's meaning as a designation for a type of regional population. We find that Amazonian intellectuals, softening the term's negative connotations, attempted to use it as the basis for an authentic regional identity. This valorization of the human caboclo combined with the religious prestige of the Northern migrant, a phenomenon which in effect stimulated an increase in the number of allusions to invisible entities designated by the term. However, in contrast to the rest of Brazil where the category caboclo was restricted to a stereotype of the Indian, in Amazonia the category opened itself to a wide range of populations, allowing their identification with it.
  • Jeje: repensando nações e transnacionalismo Artigos

    Matory, J. Lorand

    Resumo em Português:

    Teóricos e observadores do transnacionalismo, ou globalização, tendem a perceber o fenômeno como sendo novo e antagônico à nação territorial. Este ensaio pretende demonstrar a célebre, porém pouco compreendida, natureza transnacional e histórica de uma "nação" africana no Brasil. Busca mostrar também que as identidades negras transnacionais evoluíram em um diálogo mutuamente transformativo com a nação territorial. Portanto, longe de prognosticar a morte desta última, este e outros fenômenos transnacionais têm sido essenciais na construção da nação territorial americana.

    Resumo em Inglês:

    Theorists and observers of transnationalism, or globalization, tend to regard the phenomenon as new and as antagonistic to the territorial nation. This essay seeks to establish the historical and transnational nature of one famous but little-understood African "nation" in Brazil and to show that such transnational black identities have evolved in a mutually transformative dialogue with the territorial nation. Therefore, far from prefiguring the demise of the territorial nation, these and other such transnational phenomena have been critical to the very construction of the American territorial nation.
  • Elogio do cotidiano: a confiança e a arte da vida social em uma comunidade amazônica Artigos

    Overing, Joanna

    Resumo em Português:

    Este artigo expõe o valor atribuído por um povo amazônico, os Piaroa, à arte da existência cotidiana. Argumenta-se que sua ênfase na criatividade das práticas diárias é próxima de uma poderosa filosofia social igualitária. São também levantadas as dificuldades de se traduzir essa filosofia, onde o eu humano é situado no meio cósmico. O objetivo da tradução seria possibilitar nosso engajamento em um diálogo com os Piaroa a respeito de nossos interesses comuns (sobre a relação do indivíduo com a coletividade, por exemplo, ou sobre a idéia de liberdade, ou a questão da relação entre costumes e formas racionais de tomada de decisão). Os Piaroa são um povo que abertamente evita a idéia de regra social, ainda que valorizem muito a sociabilidade, seus próprios costumes e a mutualidade dos laços comunitários. Ao mesmo tempo, eles demonstram, de modo ainda mais vigoroso, um "individualismo obstinado". Um grande enigma a ser discutido é o fato de que a autonomia pessoal é entendida ao mesmo tempo como uma capacidade social e cultural: o eu volitivo, a relação social e o artifício cultural formam um conjunto de valores associados. Finalmente, é discutida a centralidade das noções de razão reflexiva e confiança pessoal nessa ética igualitária específica.

    Resumo em Inglês:

    The article states the high evaluation that an Amazonian people, the Piaroa, place upon the artful skills of everyday existence. It is argued that their emphasis upon the creativity of daily practice is forthcoming from a powerful and egalitarian social philosophy. The difficulties of translating such a philosophy, where the human self are contextualised within a wider cosmic setting, is raised. The aim of translation would be to enable us to engage in dialogue with the Piaroa about common concerns (upon the relation of the individual to the collectivity, for instance, or upon the idea of freedom, or the question of the relation of customs to rational decision making). These are a people who overtly shun the idea of a social rule, yet strongly value sociality, their own customs, and the mutuality of the ties of community. They at the same time demonstrate even more forcefully an "obstinate individualism". A major puzzle to be discussed is the notion that personal autonomy is understood as a social capacity, and a cultural one as well: the volitional I, the social relation, and the cultural artifice are an associated set of values. The centrality of the notions of reflective reason and personal trust to this particular egalitarian ethics will be discussed.
  • Honra moderna e política em Max Weber Artigos

    Teixeira, Carla Costa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é explorar o entendimento weberiano da esfera política, elegendo como ângulo de inserção a teoria de valor subjacente à obra de Max Weber e, como inspiração, o material etnográfico oriundo de minhas pesquisas acerca das concepções de decoro parlamentar no Congresso Nacional no período entre 1949 e 1994. Dessa perspectiva, o texto discute o conceito de vocação dos políticos e da política no mundo moderno, buscando compreender os critérios e valores decisivos da vida política em sua autonomia vis-à-vis as demais esferas de valor. Ao longo desse empreendimento, analiso a noção de honra e de ética da responsabilidade como categorias centrais à existência do político de vocação e a própria especificidade do domínio político, tomando como guia, para tal releitura dos textos weberianos, os trabalhos de Wolfgang Schluchter.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to explore the Weberian understanding of the political sphere, taking as its angle of approach the theory of value underlying Max Weber's work, and as its inspiration, the ethnographic material originating from my own research into conceptions of parliamentary decorum in the Brazilian National Congress during the period between 1949 and 1994. Working from this perspective, the paper discusses the concept of vocation adhered to by politicians and politics in the modern world, and seeks to comprehend the key criteria and values of political life in its autonomy vis-à-vis other value-laden spheres. In the course of this undertaking, I analyze the notions of honour and ethical responsibility as categories central to the existence of professional politicians and to the specific nature of the political domain, taking the works of Wolfgang Schluchter as a guide to the accompanying re-reading of Weber.
  • Algumas faces de outros eus. Honra e patronagem na antropologia do Mediterrâneo Ensaio Bibliográfico

    Marques, Ana Claudia D. R.

    Resumo em Português:

    A antropologia do Mediterrâneo mostra-se um campo fecundo para a discussão do exercício antropológico em geral, pela forma particularmente instigante em que neste campo se confundem objeto e sujeito de um discurso acadêmico. Em Anthropology Through the Looking Glass, Michael Herzfeld salienta aspectos, sobretudo políticos, embutidos em construções conceptuais mediterranistas e antropológicas como um todo. Inspirada em seu trabalho, a autora propõe distinguir alguns pressupostos que parecem orientar nossas práticas, acadêmicas e quotidianas, a partir de certos elementos recorrentes em análises centradas nos temas "mediterrânicos" por excelência da honra e da patronagem. Recorre aos trabalhos reunidos em Patrons and Clients in Mediterranean Societies e Honor and Shame, referências fundamentais da antropologia do Mediterrâneo, no intuito de reiterar riscos envolvidos nas construções simplificadoras de princípios culturais, com poder explicativo questionável, bem como de enfatizar a importância da pluralidade de elementos locais destacados e de perspectivas adotadas, fatores que podem dificultar simplificações e promover o enriquecimento das concepções que produzimos acerca dos outros e de nós mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Mediterranean anthropology has proven to be a fertile area for discussing anthropological practice in general, due to the particularly novel way in which academic discourse's object and subject merge in the region. In Anthropology Through the Looking Glass, Michael Herzfeld brings to the fore aspects (above all political) embedded in both Mediterranean and anthropological conceptual frameworks. Taking inspiration from his work, the author sets out to delineate some of the presuppositions, which appear to guide our academic and quotidian practices, starting with certain elements prevalent in analyses centering on the emblematically 'Mediterranean' themes of honor and patronage. The author turns to the works collected in Patrons and Clients in Mediterranean Societies and Honor and Shame - core texts in Mediterranean anthropology - in order to reiterate the risks involved in reducing cultural principles to simplifying formulas of questionable explanatory power, as well as to emphasize the importance of maintaining plurality in both the local elements selected and the perspectives adopted - factors which can work to inhibit simplifications, promoting instead the enrichment of the concepts we produce concerning others and ourselves.
  • Os limites de nosso auto-retrato. Antropologia urbana e globalização Entrevista

    Hannerz, Ulf
  • O enigma de Os Sertões Resenhas

    Souza, Candice Vidal e
  • Sobre a televisão - seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos Resenhas

    Nogueira, Silvia
  • Resenhas

    Belaunde, Elvira
  • Resenhas

    McCallum, Cecília
  • Preconceito de marca. As relações raciais em Itapetininga Resenhas

    Seyferth, Giralda
  • Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo Resenhas

    Baines, Stephen G.
  • A Pátria geográfica. Sertão e Litoral no Pensamento Social Brasileiro Resenhas

    Peixoto, Fernanda Arêas
  • Nobres e anjos. Um estudo de tóxicos e hierarquia Resenhas

    Barbosa, Lívia
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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